Neste episódio temos Samanta Pineda, advogada especializada nas questões do Meio Ambiente e da Agenda Regulatória que enquadra o Agro. Samanta conta um pouco da história da regulamentação do agro no Brasil, fala do Código Florestal e dos desafios de atuar num ambiente polarizado.
Neste episódio, Bárbara e Babica discutem os conceitos de democracia e república de forma divertida e acessível. Através da história da Cidade dos Animais Sábios, ilustram como a participação coletiva e a proteção dos direitos são essenciais para uma sociedade justa, encerrando com uma reflexão sobre a importância do envolvimento cívico e a luta pela justiça.
A temperatura política sempre sobe em anos de eleições, mas o que está acontecendo em 2024 chega a ser surreal. Um candidato que domina as técnicas de comunicação do mundo digital chega para deixar todos os candidatos que apostam no marketing tradicional, perdidos. Mas junto com a técnica da comunicação digital, dos cortes e usos dos algoritmos, ele introduz um elemento inesperado: a agressividade das áreas de comentários das redes sociais. Ele se comporta como um hater de rede social, ofendendo, agredindo verbalmente a provocando até a agressão física do adversário destemperado.
2024 ficará marcado como a ano da cadeirada.
Afinal, isso é bom ou ruim?
Falta de compromisso com o equilíbrio fiscal Ao acompanhar o noticiário ou ouvir os depoimentos de muitos candidatos à prefeitura na campanha eleitoral gratuita, impossível não se preocupar com a evidente falta de compromisso com o equilíbrio fiscal. A impressão que se tem é que não há limites para os titulares de cargos executivos que […]
Bom dia, boa tarde, boa noite, este é o LíderCast Business que, em parceria com a Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ouviu diversas vozes do agronegócio durante O Congresso Andav de 2024.
Neste episódio temos o fazendeiro Roberto Rodrigues, numa conversa sobre o protagonismo do Agro Brasileiro. Roberto foi, entre inúmeras atividades, Ministro da Agricultura. Um apaixonado pela capacidade do agro de criar vida.
Olhe em volta, veja quanta gente altruísta e bondosa assanhada para cassar a sua liberdade de manifestar a discordância. Mesmo que para isso tenha de virar a Constituição de cabeça para baixo.
Essa gente não suporta ideias.
Este é o LíderCast Business que, em parceria com a Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ouviu diversas vozes do agronegócio durante O Congresso Andav de 2024. Neste episódio temos o ex-ministro Aldo Rebelo, cuja participação na efetivação do Código Florestal e na defesa da nossa soberania tem sido notável. Uma conversa de dois patriotas sobre a importância do agro.
Em tempos de desinformação e polarização, diante de uma analogia ou comparação, pergunte: “Esses dois casos realmente têm a mesma relevância, impacto ou intenção? Existem fatores importantes sendo ignorados?” Se você fizer isso, evitará cair em raciocínios falhos e manter debates mais justos e baseados em fatos.
Bote na sua cabeça: se uma opinião tem dados sólidos que a sustentam, mas a outra opinião é baseada em conjecturas, no “eu acho”, elas não são equivalentes em qualidade.
Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre a dengue, que é preocupante, pode causar sintomas graves e, em alguns casos, até levar à morte. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas com água parada, e cabe a cada um de nós ajudar a combatê-la.
Os movimentos pelos direitos civis dos anos 60 mudaram a perspectiva moral da maioria em relação às minorias sociais. A luta contra o racismo, sexismo, militarismo e degradação ambiental mudou leis e estabeleceu novas normas, transformando relações raciais, de gênero e internacionais. Comportamentos antes considerados naturais passaram a ser vistos como discriminatórios e imorais.
Essas lutas trouxeram conquistas legítimas e positivas, mas também deram às minorias um poder moral inédito. Surgiu uma categoria ainda mais radical: as minorias vitimizadas, sobre as quais as maiorias silenciosas não têm qualquer relevância.
A partir do primeiro debate entre Trump e Biden em junho de 2024, uma reflexão sobre as falsas equivalências, que são falácias lógicas onde dois assuntos, situações ou entidades são apresentados como sendo logicamente equivalentes, mesmo que não sejam. O resultado é que você acaba se tornando refém de narrativas e fazendo escolhas que não são as melhores para sua vida e seu futuro.
Memórias de um grande protagonista “Sem as cartas, não seríamos capazes de imaginar o fervor com que sentíamos e pensávamos aos vinte anos. Já quase não se escrevem mais cartas de amor, ou cartas simplesmente, e é pena. Aceitamos esse empobrecimento como preço da instantaneidade das comunicações por telefone, e-mails, mensagens fugazes de WhatsApp, […]
Em “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, Anakin Skywalker, um dos Jedi mais promissores, se encontra com o Chanceler Palpatine, que promete a Anakin o poder de salvar sua amada Padmé da morte, algo que Anakin teme profundamente.
Desesperado e confuso, Anakin se deixa levar pelas promessas de Palpatine, que o nomeia como seu novo aprendiz Sith, Darth Vader.
Essa transformação de Anakin em Darth Vader é um exemplo claro de radicalização, que é quando alguém começa a adotar ideias extremas e, às vezes, até violentas para defender suas crenças. Isso pode acontecer em qualquer grupo, como na escola, na comunidade ou até mesmo online.
Mas como isso começa e o que podemos fazer para evitar?
Protagonismo das economias asiáticas “Os eleitores da Índia − muitos deles pobres, com baixa escolaridade e vulneráveis, sendo que um em cada quatro é analfabeto − votaram a favor de freios e contrapesos, de limites ao poder e contra o culto excessivo à personalidade.” Fareed Zakaria Há algumas décadas o bom desempenho econômico […]
A Corte Constitucional da França recentemente declarou inconstitucional um artigo da lei digital que criminalizava o “outrage”, que equivale a nossos crimes contra a honra. A Corte decidiu que esse artigo não era necessário porque outras leis francesas cobriam bem essas situações. Estabelecer leis redundantes em um sistema jurídico sólido não é apenas desnecessário, mas prejudicial, restringindo liberdades e causando insegurança. A decisão tomada pela França serve como uma lição para o Brasil.
O livro “Desobediência Civil” de Henry David Thoreau é um manifesto atemporal que desafia a autoridade do governo e a legitimidade das leis quando estas se opõem à moralidade individual. Escrito em 1849 após a prisão de Thoreau por se recusar a pagar impostos em protesto contra a escravidão e a Guerra Mexicano-Americana, este ensaio não é apenas um relato pessoal de resistência, mas também uma reflexão profunda sobre os princípios da justiça, do dever cívico e da responsabilidade individual.
O episódio de hoje traz esse Podsumário, Desobediência Civil, que é um chamado para que cada pessoa reflita sobre seu papel na sociedade e sobre como suas ações ou inações contribuem para perpetuar sistemas de injustiça.
Rodrigo Rezende, carioca, empreendedor raiz, um dos donos da rede de restaurantes Delírio Tropical, que há 40 anos faz sucesso no Rio de Janeiro, e agora em São Paulo. O Delírio tem como mote “Pensamos que servir comida é um gesto de amor”, e isso explica muito de seu sucesso. Mas não para aí. Rodrigo é também o Presidente Estadual do Partido Novo, um raro empreendedor brasileiro sem medo de se envolver com política, para construir um Brasil melhor. Baita papo.
Americanah “O identitarismo tem duas dimensões, uma dimensão intelectual e uma dimensão política, que estão profundamente articuladas, integradas. A dimensão intelectual é resultado de uma degeneração pela qual vem passando a inteligência contemporânea.” Carlos Sávio Gomes Teixeira Dois fatores me levaram a escrever este artigo: o primeiro diz respeito ao meu gosto especial […]
Ao longo dos anos, o Brasil experimentou uma variedade de desastres naturais, incluindo secas, temperaturas extremas, inundações e tempestades. Mais de 63 mil desastres foram registrados entre 1991 e 2020, de acordo com um levantamento divulgado em 2022 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Mas…
O Brasil está vivenciando duas lamas que revelam muito sobre nossos líderes e sobre nós mesmos. A lama das enchentes e a lama moral. Elas mostram que, mesmo sob pressão extrema, há uma força coletiva em nosso povo que busca superar e reconstruir. Mas também deixam claro que mudanças são necessárias.
A tragédia e o princípio da subsidiariedade “Ações que se limitam às respostas de emergência em situações de crise não são suficiente. Eventos como esse – cada vez mais comuns por causa das mudanças climáticas – não podem mais ser tratados como ‘imprevistos’.” Marcio Astrini (Secretário-executivo do Observatório do Clima) Para Jacy Mendonça, ex-presidente do […]
No episódio de hoje a revisita a uma conversa que foi ao ar originalmente em 2018. Mais que um escritor, Rodrigo Gurgel é um professor de escrita, mas com uma história que começa com a militância sindical até chegar ao universo do conservadorismo. Que grande figura.
Recebi um convite para participar do podcast Beyond The Cave – O podcast que irá lhe tirar da caverna!
Nele, três médicos curiosos, o Regis Rodrigues, Marco Antônio e o Caio Fernandes, investigam o labirinto da sociedade e a busca por sentido na vida com a ajuda da Filosofia, da Ciência e das mais fantásticas histórias.
Num clima de papo de bar, bastante amigável, e regado com umas cervejas muito especiais, falamos de tudo um pouco. Um papo bom, entre adultos, que eu vou reproduzir no episódio de hoje.
Lááááááááá em 2007, na pré-história do Café Brasil, gravei um episódio falando de Portugal e da Revolução dos Cravos, que neste ano de 2024 completa 50 anos. Cinquenta anos, cara! De 2007 para cá muita coisa mudou, os brasileiros migraram com força para Portugal e as duas culturas nunca foram tão combinadas, com os benefícios e problemas que isso sempre traz. No mês em que a Revolução dos Cravos completa 50 anos, eu vou revisitar o Café Brasil 40, de 2007.
Percepções opostas sobre a Argentina “A lista de perrengues diários e dramas nacionais é grande, e a inflação, com certeza, é um dos mais complicados. […] A falta de confiança na moeda nacional fez com que, nas últimas décadas, milhares de pessoas passassem a guardar suas economias em moeda estrangeira, no exterior. Os argentinos em […]
Live inaugural da série Café Com Leite Na Escola, conversando com Roberto Motta sobre a educação de nossas crianças. A live foi ao ar pelo Instagram.
O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump.
A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.
O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.
Hoje temos como convidada Marina Helena, pré-candidata a prefeita de São Paulo. Economista com mestrado pela UNB com 20 anos de experiência em políticas públicas no setor privado, setor público e terceiro setor, Marina é 1ª suplente para deputada federal por SP, e foi dirigente nacional do Partido Novo. Marina foi diretora de Desestatização do Ministério da Economia a convite do Ministro Paulo Guedes, e foi responsável por coordenar a elaboração de um plano de governo pra cidade de São Paulo em 2020. Também foi CEO do Instituto Millenium e fundadora do movimento Brasil Sem Privilégios. Marina tem uma vasta experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado como economista por 14 anos em diversas instituições como Itaú, Bradesco e Bozano Investimentos. Detalhe: espera o nascimento de seu segundo filho na semana que vem. Por isso tivemos de fazer uma conversa mais reduzida, que não foi captada pelos microfones tradicionais do Café Brasil. Mas o que importa é o conteúdo.
Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ajustar e melhorar ideias, incluindo as do capitalismo, para beneficiar a sociedade, sem se agarrar a ideologias que já não se aplicam mais. A história mostra que sistemas flexíveis funcionam melhor.
O episódio de hoje é especial, com dois convidados: Gus Erlichman e Ariel Krok, dois profissionais da área de e-commerce e TI respectivamente, que mantêm atividades junto à comunidade judaica no Brasil e exterior. Batemos um papo sobre Israel, o conflito Árabe x Israelense e os atentados terroristas praticados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Pude exercer minha ignorância genuína e assim conduzir uma conversa esclarecedora sobre um tema que desperta paixões e ainda renderá muita discussão.
Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade. Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia. Elas querem liberdade apenas para elas próprias. Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams. Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.
Inexplicáveis apoios “O capitalismo é a causa raiz de um aumento global dos padrões de vida, em uma escala sem precedentes na história da humanidade antes do surgimento da economia de mercado.” Rainer Zitelmann Em sua edição de domingo, 14 de janeiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma entrevista do sempre […]
Facetas da criatividade, do empreendedorismo e da inovação no Brasil “A judicialização, em qualquer lugar, opera como um obstáculo a qualquer iniciativa, especialmente daquelas cujo conteúdo pode ser mais inovador.” Eiiti Sato Aproveitei o recesso de final de ano para intensificar minhas leituras e duas delas em particular servirão de base para este […]
O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.
Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência.
Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.
Contraste Iniciei a semana indo ao cinema – coisa rara desde a pandemia – para assistir ao filme O Sequestro do Voo 375, que me havia sido indicado por Andrea Matarazzo. Trata-se de um filme baseado em fatos reais, ocorridos no Brasil em 1988, quando um maranhense desempregado sequestra um avião da Vasp com o […]
Há uma minoria capaz de resistir, e todos os grandes movimentos sempre começaram com uma minoria que não desistiu. O que podemos fazer? Nos juntarmos a essas minorias e montar nossa resistência. Sim, o inimigo está mais forte, tem gente defendendo terrorista abertamente, tem gente defendendo, elegendo e comemorando o sucesso de bandidos, tem gente namorando a ideia de genocídio de Judeus, tem gente sapateando sobre a Constituição, tem gente usando a Justiça como ferramenta de poder, e assim vai. Sem resistência, os planos dessa gente são implementados com facilidade.
À medida que a guerra avança, e curiosamente, a gente já esqueceu da guerra da Ucrânia, muitas pessoas considerarão as mortes de civis no lado palestino moralmente equivalentes aos reféns judeus que ainda podem ser assassinados com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ou então aos jovens que foram torturados e assassinados pelo Hamas naquele concerto pela paz.
Não, não são equivalentes.
Henry Kissinger, pensador a ator das relações internacionais “Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum.” Henry Kissinger Fazendo uma rápida retrospectiva de minha trajetória profissional, constatei que estive quase integralmente vinculado à vida acadêmica em universidades ou a instituições de produção de ideias, pensamentos ou […]
Recebi de um ouvinte o link para uma palestra de Gabriel Schorr que elucida enormemente o que significa combater o terror no conflito Israel x Hamas. Gabriel Schorr é um brasileiro-israelense que vive em Israel há mais de 20 anos, onde atua como guia turístico. Mas é um ex-soldado das Forças de Defesa Israelenses, com diversas incursões em Gaza para combater terroristas.
Durante sua fala, Gabriel oferece uma visão abrangente da região, compartilhando suas experiências e discutindo os acontecimentos recentes, incluindo os ataques do Hamas em Israel.
A aposta dos argentinos “Milei herdou uma economia devastada pelo populismo, patrimonialismo e fisiologismo. Esse modelo peronista, assentado na tradicional fórmula da expansão do gasto público e no desequilíbrio fiscal só merece uma classificação: um desastre social.” Prof. Eduardo Costa (UFPA) Por uma diferença de aproximadamente doze pontos percentuais, superior ao que indicavam as pesquisas […]
Ser estrangeiro “Quando vemos no noticiário crianças sírias ou de países africanos que morrem afogadas tentando chegar à Europa em botes, ou dezenas de pessoas sufocadas dentro de caminhões em travessia clandestina do México para os Estados Unidos, é essencial entender de que horror essas pessoas fogem.” Patrícia Campos Mello Um dos problemas […]
A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.
O impacto da liberdade na prosperidade das nações “Os cubanos, sob um sistema socialista, permanecem pobres e comem alimentos insossos. A noventa quilômetros de distância, os cubanos que moram em Miami tornaram-se relativamente ricos e fazem uma comida maravilhosa. Mesmas pessoas, dois sistemas econômicos diferentes, dois resultados econômicos – e gastronômicos – drasticamente diferentes”. […]
Think tanks “O trabalho dos think tanks é de extrema importância para que os gestores recebam informações úteis, confiáveis e plausíveis sobre diversos recortes no conjunto da sociedade, entendendo quais políticas públicas funcionam e quais alternativas são possíveis na comparação com o que está sendo executado.” Margaret Tse Participei, nos dias 13 e […]
Outubro de 2023, um dos grupos terroristas mais ativos da atualidade, o Hamas, faz um ataque à Israel que provoca mortes de muitos civis, com requintes de crueldade exibidos ao vivo em redes sociais. É o terror, atacando novamente. Atenção: este episódio não é sobre o conflito Israel X Palestina. É sobre terrorismo.
Quem relativiza o crime, criminoso é. Quem relativiza o canalha, canalha é. Quem relativiza o terror, terrorista é. Não precisa pegar em armas e praticar o crime.
A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.
Hoje convidamos o professor Dennys Xavier. Autor e tradutor de livros, artigos e capítulos científicos, Dennys é Professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises Brasil (IMB). Doutor em História da Filosofia, tem Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra e pela PUC-SP. É coordenador/autor da série best-seller ‘Breves Lições’. Uma conversa fascinante sobre esporte, sociedade, pensamento crítico e muito mais.
Hoje vai ser um pouco diferente aqui. Em vez de ler um artigo meu, vou ler uma abertura de um livro muito interessante que você encontra à venda na livraria Café Brasil: A máquina de matar – A biografia definitiva de Che Guevara
O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.
Não é de hoje que os seguidores mais fanáticos de Lula vivem uma realidade paralela; mas essa fantasia megalômana, essa ficção de salto alto chegou a uma fase ainda pior, transformando-se num novo esporte: Fingir, no enorme picadeiro voador de Lula, que o mestre sempre tem razão. É de assustar o cinismo em voga. Todos […]
Em 2001 o mundo assistiu boquiaberto a um evento que mudou o eixo da história. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo do atentado às Torres Gêmeas. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar. Aqueles ataques tiveram impactos profundos e duradouros na história da humanidade.
No episódio de hoje convidamos Christian Lohbauer, que é Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor de relações internacionais desde 1998. Christian foi executivo de empresas e entidades do setor do agronegócio e candidato a Vice-Presidente da República na chapa do Partido Novo nas eleições de 2018. Sua visão pragmática do Brasil é um alento em meio a tanta gente chutando seus “eu achos” e tentando destruir o pouco que conseguimos construir nos últimos anos. O Brasil tem jeito? Ouça nosso papo. Talvez você, que é ouvinte contumaz, perceba alguma diferença na ambientação e na qualidade do áudio. É que esta conversa foi gravada fora de nosso estúdio, lá nas instalações da Brasil Paralelo.
Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre o livro A Lei, de Frédéric Bastiat, explicando que a maioria das pessoas, quando se fala em Leis, pensa em multas de trânsito e em impostos. Mas Bastiat explica que leis são mais que isso. Ele diz como devemos ficar atentos para que a lei proteja, e não ameace nossos direitos. Como já nascemos com direitos fundamentais, temos o dever de preservá-los! E a lei nos ajuda a fazer isso.
No episódio de hoje, Bruno Garschagen, professor e escritor, uma das vozes mais respeitadas do Conservadorismo brasileiro, vem falar sobre o Brasil, sobre o cenário político e as discussões dos grandes temas que nos tiram o sono.
Já é lugar-comum, frase feita, esse papo (já) antigo de “o mundo mudou”, “a internet é terra de ninguém” e afins. Esqueçam; as redes sociais, portais, podcasts e tudo mais que nos chega pelas telinhas/telonas veio pra ficar, gostemos ou não. Há duas saídas: Conviver da melhor forma possível com essa revolução nada silenciosa, contando […]
A temperatura das discussões políticas, ideológicas e sociais no Brasil continua alta, com grupos se radicalizando em torno da defesa de seus pontos de vista. Mas vivemos numa sociedade múltipla, que deveria permitir a convivência de ideias distintas. Ou melhor, deveria promover essa convivência. E para isso é preciso entender quais são os pontos de conflito. Vamos a eles hoje.
No episódio de hoje temos Silvio Grimaldo, que é Cientista Político, Editor-Chefe da Vide Editorial e Diretor Executivo do portal Brasil Sem Medo, o primeiro streaming brasileiro de opinião e análise sobre política e cultura declaradamente conservador.
Nos últimos tempos tem ficado cada vez mais complicado dar uma opinião contrária àquilo que uma certa elite determina que é o consenso. Não importa se é mesmo consenso, importa que haja uma percepção da sociedade de que aquilo é consenso, mesmo que seja só uma narrativa. Que nem precisa estar bem amarrada. O que vale é o grito, sacou? O que vale é a narrativa. E aí, os dissidentes viram negacionistas…
Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.
A filósofa alemã Hannah Arendt, investigou os regimes extremos como o nazismo e o stalinismo em sua obra “Origens do Totalitarismo”. Hannah enfatizou a ideia da pluralidade, reconhecendo a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e argumentou que a política é um espaço onde todos têm voz, apesar das diferenças. E agora é usada para legitimar a censura.
Hoje trazemos Ives Braghittoni que é doutor em Direito pela USP – Largo de São Francisco e advogado em São Paulo. Ives é professor de Direito em graduação e pós-graduação e coordenador da Pós Graduação em Direito, Política e Liberalismo do Instituto Mises Brasil.
O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo.
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.
Invisíveis “Ao focar nas habilidades e não nos estereótipos, as empresas podem focar nos talentos e habilidades das pessoas com deficiência, criando um ambiente inclusivo e propenso à inovação.” Em 2002, ministrei a palestra “Criatividade e Aprendizagem Acelerada” na quarta edição do Fórum Internacional de Processo Criativo, realizado em Aracaju. O referido evento, que posteriormente […]
Lula despiu de vez a fantasia. Ou seria disfarce? Mal aguentava fazer o papel de vovô bonzinho, socialista light, pai dos pobres, eleito pelo amor e pela “empatia” (que palavra ridícula, gizuiz). A verdade veio de fora, a reboque de um ditador/narcoterrorista que se transformou no melhor amigo do lobo – agora sem disfarce de […]
A definição clássica de justiça vem lá dos antigos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. Segundo eles, a justiça é um princípio ético e moral que se baseia na busca pela equidade, imparcialidade e respeito aos direitos individuais e coletivos. De acordo com essa visão clássica, a justiça é a virtude de dar a cada um o que lhe é devido, garantindo que todas as pessoas sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Não é lindo? Pois é. Vamos refletir a respeito revisitando um programa que foi ao ar em 2017…
“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”
Hoje temos Joao Henrique Martins, que é cientista político especializado em economia ilícita e políticas de controle do crime. Com mais de 20 anos de experiência e pesquisas na área, João é doutorando em relações internacionais e mestre em ciência política, ambos pela USP, e graduado em ciências policiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde também atuou como professor. Oficial da reserva da PM de SP, atuou como analista do Centro de Inteligência, foi qualificado em redes de financiamento do crime organizado e terrorismo pelo FBI (EUA) e em gestão de Sistemas de Justiça Criminal e Segurança Pública no Brasil (USP) e na Europa, em programa de cooperação policial e judicial entre Brasil e União Europeia. Uma aula sobre o funcionamento – o seria desfuncionamento – do setor da segurança pública brasileiro.
E aí? A partir de qual janela você vê o mundo? Você é liberal ou progressita? Hummm, talvez seja um conservador? Quanto rótulo, não é? Mas o que quer dizer ser liberal ou progressista ou conservador? Pra que serve isso? Não tá confuso? Vamos ver…
Presença de George Orwell “A luta em defesa da verdade objetiva ainda é fundamental e, embora Eric Blair tenha morrido em 1950, George Orwell continua bem vivo”. Alan Johnson Marcel Solimeo. economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, escreveu um artigo publicado pelo Diário do Comércio intitulado Instituições e anomia, destacando a importância do respeito […]
A Ásia pede passagem “A Índia tem sido, há cerca de 20 anos, a grande economia com o segundo maior ritmo de crescimento no mundo (atrás da China). Nos anos recentes, porém, a Índia tem conseguido acelerar o crescimento em razão de uma série de revoluções.” Fareed Zakaria A recente viagem à China do presidente […]
E aí, você lembra como antigamente as comunicações eram? Limitadas às informações escritas e a relatos orais de pessoa para pessoa, o que demandava um baaaaaita tempo, não é? E pouca gente tinha dinheiro para bancar a tecnologia de distribuição. Pois é. Mas aí chegou a internet e mudou tudo, permitindo que qualquer um se tornasse comunicador e público. Imediatamente. Isso levou ao mundo atual dominado por narrativas, que são versões dos fatos, baseadas nos conhecimentos e perspectivas de quem as narra. Trato disso em meu livro “Merdades e Ventiras” e no curso “Inteligência Acima da Mídia”. Mas hoje eu quero provocar um pouco mais…
O cineasta Woody Allen fez ótimos filmes, como Bananas, de 1971: Nessa comédia, um bobalhão novaiorquino tenta impressionar uma sexy militante de esquerda e acaba envolvido na revolução comunista de um fictício país latino-americano. O próprio Allen interpreta o protagonista; Mellish, um ingênuo, que acredita na vitória dos revolucionários de esquerda para encerrar uma ditadura […]
Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.”
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!
Neste episódio convido Adriano Gianturco, que é Coordenador do Curso de Relações Internacionais no IBMEC, Professor de Ciência Política e autor de “A Ciência da Política”. Adriano é italiano, vive no Brasil desde 2010 e conversa sobre a dinâmica da política, no Brasil e no mundo. Falamos das mudanças a partir de 2013, dos problemas principais que atravancam o desenvolvimento do Brasil e daquilo que eu chamo de “brasiliência”, nossa capacidade de sobreviver às crises sempre com mais esperança. E também sobre o papel da mídia para o bem e para o mal.
Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.
A garota que não se calou O título deste artigo é o mesmo de um livro publicado no Brasil em 2021, cuja história se passa na Nigéria, país de nascimento da autora Abi Daré, que mora há dezoito anos no Reino Unido, onde estudou direito na Universidade de Wolverhampton e fez mestrado em escrita criativa […]
“É uma ideia tão idiota que não chega nem sequer a ser uma ideia errada”. A frase é atribuída ao físico austríaco Wolfgang Ernst Pauli (1900-1958), ao analisar o trabalho de um aluno na universidade americana de Princeton. É mais ou menos isso que acontece no Brasil com os pretensos reformadores do idioma, buscando, alegadamente, […]
Neste mundo enlouquecido, como é possível viver uma “boa vida”? Como fazer o melhor dentro das nossas possibilidades, ao mesmo tempo aceitando que muito está fora do nosso controle? Essas são questões centrais de uma linha filosófica chamada estoicismo, criada há mais de 2 mil anos e que ainda ajuda a gente a encarar as dificuldades da vida contemporânea.
No programa de hoje temos Marcelo Suano, que se formou em filosofia, mas mergulhou no estudo das relações internacionais para se transformar num cientista político. Um dos temas de sua preferência é o estudo do pensamento militar brasileiro, que está profundamente entranhado no DNA dos brasileiros, embora muita gente não acredite nisso. Um papo muito interessante sobre o funcionamento do exército, com direito a uma aula sobre o conflito Russia X Ucrânia.
Guerra entre Rússia e Ucrânia: um ano “Um ano depois, Kiev está de pé. A democracia permanece.” Joe Biden Contrariando as expectativas iniciais que sinalizavam para um conflito de curta duração, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está completando um ano. Seus principais impactos podem ser vistos a partir de três prismas. […]
No episódio de hoje temos Celso Grecco, um velho conhecido que, do mundo da propaganda e da promoção, parte para trabalhar com temas como Desenvolvimento Social e Propósito, já tendo ajudado centenas de organizações sociais e empresas a desenvolverem programas e projetos que transformaram vidas. Celso atuou em países como Inglaterra, Portugal, África do Sul, Estados Unidos e Jamaica. Em 2008, recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York. Uma conversa leve sobre convicção, conveniência e constrangimento. Ouça que você entenderá.
No episódio de hoje temos a jornalista e escritora Paula Schmitt, que tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção “Eudemonia” e do de não-ficção “Spies”. Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Hoje publica seus textos no Poder 360 e na revista Oeste.
Paula pratica um jornalismo que não existe mais, aquele que teima em ir contra a corrente, com investigação profunda e sem medo de opinar. Uma conversa muito interessante sobre o poder e a responsabilidade da mídia, a sociedade e… liberdade.
Foco no passado, desconfiança nas instituições e falta de sintonia “O desempenho econômico é função das instituições e da sua evolução. Juntamente com a tecnologia empregada, elas determinam os custos de transação e produção.” Douglass North Passados quarenta dias da posse do novo governo e tomando por base diversas declarações ou entrevistas do […]
Quem há de ser contra os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade? Quem é que não quer uma sociedade mais justa, igualitária e amorosa? Quem é que não luta pela democracia? Cara, todo mundo quer, não é? E tem uns que querem tanto, mas tanto, que não pensam duas vezes antes de matar por amor. O episódio de hoje tem os pés na revolução francesa e a cabeça… bem você decide.
No episódio de hoje trazemos Lygia Pimentel, médica veterinária e economista, CEO e fundadora da Agrifato, empresa de consultoria no Agronegócio. Lygia é mãe e empreendedora, passou por empresas como a XP, mas decidiu contribuir com a revolução na pecuária brasileira, através da produtividade com instrumentos financeiros. A conversa gira sobre a ignorância que o brasileiro tem sobre os processos do agro, especialmente na agropecuária. Falamos de defensivos agrícolas, de tecnologia e muito mais. E a Lygia dá uma aula sobre o que o Brasil pode se tornar se tomar o rumo certo.
Fui convidado para participar do OesteCast, o podcast da revista Oeste, apresentado por Dagomir Marchezi e Cristyan Costa. O Dagomir tem mais ou menos a minha idade, então foi uma conversa repleta de referências, falando sobre a mídia, o Brasil cultura popular e muito mais.
O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.
No episódio de hoje temos uma curiosidade: o primeiro convidado que vem pela terceira vez ao LíderCast. É o Alexis Fonteyne, empresário, industrial, youtuber e – ainda – Deputado Federal, que termina o mandato dentro de alguns dias. Falamos sobre a atividade de um cidadão que decide impactar a sociedade, entrando para a política. Afinal de contas, valeu a pena?
Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais.
O ataque às palavras começou via certa espécie de hipérbole conceitual, na qual uma alegada agressão policial virava “massacre”, uma remoção de viciados em crack se tornava “higienização social”, morte de bandidos em confronto era “assassinato em massa”, manifestantes pacíficos não passavam de “fascistas” e tudo, absolutamente qualquer coisa, era uma inaceitável, vampiresca falta de […]
Montaigne trata da cegueira que a obstinação e a convicção exagerada provocam nas pessoas, impedindo que elas exerçam seu senso crítico, transformando-as em massa de manobra e expondo-as a todo tipo de perigos, especialmente nas mãos de quem sabe manipular as cordinhas, se é que você me entende.
Procurando entender as turbulências no Brasil e na América Latina “Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu não falei nada porque eu não era socialista. Depois eles vieram buscar os sindicalistas, e eu não falei nada porque eu não era sindicalista. Depois eles vieram buscar os judeus, e eu não falei nada porque eu […]
Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.
No dia 4 de abril de 1968, o reverendo Dr. Martin Luther King foi assassinado nos Estados Unidos, desencadeando uma onde de protestos em todo país, com manifestações violentas nas principais cidades. E James Brown salvou uma cidade.
Socialismo amargo Viajando por países socialistas bebendo muita cerveja “O socialismo de qualquer tipo leva a uma destruição total do espírito humano.” Alexander Soljenitsin Dediquei parte considerável do recesso de fim de ano à leitura, procurando diversificar os estilos por considerar esta uma estratégia adequada para expandir o repertório e, consequentemente, desenvolver […]
O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.
Quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais. São a “Abordagem 4D”: descartar, distorcer, distrair e desanimar.
Descasamento entre política e economia “A história dos últimos dois séculos pode ser lida como um processo de tensão permanente entre, de um lado, o mercado tentando subordinar a sociedade à sua lógica e, do outro, uma reação da sociedade lutando para domar o ‘touro em investida’”. Genauto Carvalho de França Filho e Jean-Louis Laville […]
O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.
Reconheço o direito de qualquer um defender o que quiser: Biden, Trump, Lula, Bolsonaro, o imperialismo norte-americano, o imperialismo chinês, o direito de autodeterminação dos Uigures. Tudo isso está no campo do debate político. Falemos, falemos à vontade, mas ouçamos o nosso adversário sem querer calar a sua voz. É no debate franco, é naquilo […]
O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.
Nossas opiniões e atitudes políticas são parte fundamental de quem nós somos. E de como construímos nossas identidades. Se eu pedir sua opinião sobre escolhas ou fatos políticos, você provavelmente a compartilhará comigo, mas também provavelmente resistirá a qualquer tentativa que eu fizer de tentar persuadi-lo a adotar um outro ponto de vista, não é? Afinal, se há algo que nos parece certo, são nossas próprias atitudes. Ou não? Mas… e se esse não fosse o caso?
Oxalá algum dia possamos superar essa greta, pois dois meios Brasis não somam um Brasil inteiro.
Nas sociedades democráticas, os meios de comunicação de massa são a força motriz da opinião pública. Fontes de mídia como Internet, jornais, noticiários, etc., desempenham papéis significativos na formação de nossa compreensão e percepção sobre os eventos ocorridos em nossas vidas diárias. E os profissionais da mídia sabem disso, usando algumas ferramentas que fazem a nossa cabeça. Neste vídeo, quero falar de três delas.
Tudo começou com Charles Cunningham Boycott, militar inglês que, aposentado, foi tentar a vida como representante de um rico proprietário de terras na Irlanda, em 1872. As coisas iam bem para Charles, até que um dia os camponeses locais foram até ele reclamar do alto valor cobrado pelo arrendamento das terras; eram tempos difíceis, e […]
VemAí A terceira edição da Black Friday Café Brasil, desta vez com uma oferta nunca antes vista por aqui!
Fique atento aos nossos próximos e-mails e saiba mais!
Talvez a principal característica da pessoa madura esteja relacionada com o desenvolvimento de uma boa tolerância às inevitáveis frustrações e contrariedades a que todos nós estamos sujeitos.
O convidado de hoje Emanuel Pessoa, advogado cearence com formação em Harvard, que tem uma visão crítica do segmento político, econômico e, especialmente, judiciário brasileiro. Falamos da judicialização da política e politização do judiciário, de ESG e de medidas – especialmente reformas – que precisamos fazer se quisermos que o Brasil dê certo.
Belo é o trágico que contemplamos sem que ele possa nos destruir.
Indo contra a minha regra das 48 horas eu vou fazer esse programa aqui, em cima das horas subsequentes à eleição.
Terminada mais uma eleição, temos uma nova situação, onde o Brasil passa a ter uma nova direção. Ou melhor, uma velha direção. Parece sina, cara… de quando em quando, estamos sob nova direção, que esquece o que foi feito pela anterior, e começa tudo outra vez. Do zero, cara!
Muita, mas muita gente ficou angustiada, amedrontada, decepcionada e agora está preocupada com o futuro. Bom, eu sou uma delas…
Um Cafezinho especial, relacionado às eleições presidenciais de 2022, onde abro o coração, até o limite que as redes sociais suportam, para manifestar as razões de minha escolha e o foco nas consequências no futuro do país.
Dom Lancelotti, um cearense que se formou em direito e um dia decidiu que precisava se envolver com o ambiente político. E em 2018 cria o movimento Gays com Bolsonaro, derrubando o disjuntor de muita gente.
Realizamos na semana passada a primeira Merdades e Ventiras Live, um encontro com personalidades para discutir como a mídia faz a nossa cabeça. No primeiro encontro, com o deputado Paulo Ganime e Roberto Motta, que hoje é comentarista na Jovem Pan, a discussão passou por política e, é claro, censura. É o áudio desse encontro que você ouvirá hoje.
Quem leu meus livros Brasileiros Pocotó, Nóis Qui Invertemo As Coisa e Me Engana Que Eu Gosto ou ouve meus podcasts há algum tempo, sabe que bato sempre nessa tecla: quais as consequências de uma sociedade dividida, onde o conflito substituiu o confronto de ideias?
Estamos vivendo um período de eleições, que sempre mobiliza as pessoas, e as crianças olham a mobilização dos adultos e ficam sem entender. Que importância tem tudo isso? Uma fábula de Rubem Alves nos ajuda a entender como funciona o processo de escolha e de manipulação que leva às leis que nos orientam.
Um episódio necessário para estes dias.
Entre um bom e um mau economista existe então uma diferença: um se detém no efeito que se vê, o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que só se devem prever.
Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar. Na história que for melhor contada, com mais gente contando, com mais presença na mídia.
Aproveitando este momento único de mobilização nacional, que emenda talvez a eleição mais importante de nossa história com uma copa do mundo, decidimos fazer um episódio especial do Café Com Leite, explicando para a garotada a letra do nosso Hino Nacional. Para ampliar o alcance desse episódio, vamos reproduzi-lo aqui no Café Brasil.
O Hino Nacional Brasileiro é um dos mais belos hinos do mundo. Mas você sabe o que é e para que serve um hino?
O programa de hoje é mais do que especial, onde Bárbara e Babica explicam a letra de nosso hino e contam algumas curiosidades.Emocione-se conosco!
Olha, sei muito bem quanto custou minha saída do armário político, quando em 2014 decidi abraçar o tema “política” em meus conteúdos. Foi um horror, que continua até hoje.
Você esconde suas preferências políticas, evita falar em público sobre quem segue, em quem votou? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.
Cara, é inexplicável como alguns políticos conseguem capturar corações e mentes das pessoas. Conquistam seguidores que acabam se transformando em torcidas organizadas. Tudo pelo meu time, até mesmo pregar a extinção do time adversário… Não é estranho isso? Há quem diga que sofremos uma espécie de psicose de formação de massa. Vamos dar uma outra olhada nesse tema?
Todos temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público.
Bolsonaro não precisará ser incompetente, grosso, desonesto, burro ou simplesmente ignorante para que seu governo seja diariamente contestado e que um escândalo o aguarde a cada esquina. E ele fará questão de botar lenha na fogueira, com a mesma língua solta e a capacidade infinita de irritar os adversários. Essa é sua natureza.
Ah, se o Brasil fosse um grande jogo de frescobol com todo mundo querendo que o outro acertasse…
Não, esse “KKK” não pertence à gíria interneto-uatizapiana que traduz gargalhadas. Na verdade, significa tristeza – não riso. E por dois motivos. Um deles é a banalização do mal na menção vazia, desnecessária, à Ku Klux Klan, KKK para os íntimos. A banalização do mal, aquela já explicada, digerida e exposta por tantos escritores, filósofos […]
O mundo está polarizado, parece dividido em dois, não é? É, parece. Mas não é assim. Existem alguns extremos gritando feito loucos e, no meio, milhões de pessoas tentando descobrir qual é a melhor escolha. Mas a gritaria nos extremos é tamanha que achamos que elas são maioria. Não são. São minorias, mas têm acesso à mídia, à cultura, aos canais de comunicação que batem em você o dia inteiro, influenciando suas decisões.
Ivan Pavlov era um médico russo que fez um experimento interessante cerca de um século atrás. Reuniu alguns cães e começou a condicioná-los. Cada vez que chegava com comida, Pavlov tocava uma sineta, até um ponto em que, mesmo sem comida, bastava acionar a sineta para que os cães começassem a salivar. Ficavam com a boca cheia d’água só de ouvir o sino. Pavlov desenvolveu a ideia dos reflexos condicionados.
Brasil e Coreia do Sul: 60 anos de trajetórias distintas Luiz Alberto Machado[1] Paulo Galvão Júnior[2] O Brasil comemorará no dia 7 de setembro próximo os 200 anos de sua independência. A Coreia do Sul, por sua vez, comemorou, no último dia 15 de agosto, 74 anos de sua independência, conquistada em 1948, poucos anos […]
Hoje trazemos Arthur Pinheiro Machado, um engenheiro e empresário inovador que abraçou o mercado financeiro para provocar uma revolução, batendo de frente com nada menos que a Bolsa de Valores, o que acabou trazendo-lhe muitos problemas.
O mundo vem passando por uma revolução sem precedentes na mídia. Nos comunicamos de um jeito muito diferente de como fazíamos dez anos atrás. Hoje, cada um de nós é uma mídia individual, compartilhando com outras pessoas aquilo em que acreditamos – ou não. A comunicação é a cola que nos une ou é a força que nos separa. Por isso, compreender como funciona a mídia é fundamental para não ser transformado em massa de manobra. Eu me preocupei tanto com isso cara, que eu lancei um livro. E essa é a praia hoje.
A poderosa onça decide desafiar o pequeno sapo para ver quem tem o grito mais forte. E então…
Entramos na reta final das eleições, a temperatura vai aumentado e, com certeza, nossos filhos olham com curiosidade os debates acalorados dos adultos.
O que será essa coisa chamada política que mobiliza as pessoas? Que provoca discussões nos almoços de domingo, que gera bate-bocas em alta temperatura? De onde vem a política? Para que serve?
Tá difícil, né? Tem comunista debaixo da cama, tem bolsonarista na esquina, tem doutrinador pra todo lado. Pessoas mudam de opinião na cara dura, defendendo o que atacavam antes. Não dá mais pra confiar em ninguém. Não dá mais pra curtir ninguém. Não dá mais para liberar e emoção de curtir o que é belo, pois o belo foi produzido por alguém do outro lado. Que porre, cara!
Neste episódio, pedindo ajuda a mais alguns super-heróis, especialmente o Quarteto Fantástico, Bárbara e Babica tratam de mais questões relacionadas à moral e ética, começando por definir o que são e para que servem os princípios morais.
Dois meio Brasis não somam um Brasil inteiro. Por anos, uma certa elite se esmerou em semear o ódio e o conflito entre os brasileiros. E obteve sucesso. A greta existe, mas o Brasil está longe de ser um país dividido. Divididos estão pequenos grupos organizados e barulhentos, em luta pelo poder. E que influenciam a maioria silenciosa a imaginar que o país está dividido.
A arte deve ser desconsiderada por conta da política?
No começo dos anos 2000 um pai preocupado resolveu fazer alguma coisa para combater a doutrinação ideológica que seus filhos vinham sofrendo nas escolas em Brasília. E ali nasceu um movimento que terminou até como pauta das eleições presidenciais de 2018. E um dia, o movimento puf! Acabou. Acabou? É essa história que contamos aqui hoje.
Hoje o convidado é Miguel Nagib, o homem que criou em 2004 o Movimento Escola Sem Partido que causou um enorme reboliço entre os diversos tons do espectro político. Uma história fascinante mostrando que se uma andorinha só não faz verão, pode provocar ventanias.
Direitos humanos são os direitos que você tem porque você é… humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como uma pessoa, como o direito de viver livremente, de falar o que pensa, e ser tratado como um igual. Os direitos humanos se aplicam a absolutamente todos em todos os lugares. Ou deveria ser assim. Vamos nessa praia hoje.
Tem uma frase de Willian James, que diz: “Quando você tem que fazer uma escolha e não a faz, isso por si só já é uma escolha”.
Terminei de assistir a Pacto Brutal, a mini série da HBO Max que trata do assassinato da atriz Daniella Perez em 1992. Eu tinha 36 anos na época, e foi um choque receber a sucessão de notícias que criavam uma história muito mais impactante que as novelas das quais Daniella era protagonista.
O convívio civilizado entre interesses conflitantes é nosso maior desafio. Lidamos com isso o tempo todo e de uma forma que nunca foi tão hipócrita. Os discursos vão para um lado, e as atitudes vão para outro. E não é só em política, não, mas em todos os segmentos de nossas vidas.
Frases que começam com as expressões “Então…” ou “Veja bem…” não têm como dar certo. Caso o cidadão receba resposta principiando com essas pérolas, pode esperar: Vem chumbo. Você pergunta ao mecânico se o carro vai ficar pronto antes do fim de semana e o nobre profissional engata um “Então…” já sabe qual a resposta […]
A minha família está passeando no Brasil. Eles estão aproveitando as férias escolares do nosso filho mais velho. Ontem uma menina de treze anos conversou com a Bruna, minha esposa. A menina lhe contou que não gosta de andar sozinha nas ruas: ela sente medo e nojo do modo como os homens a observam. Eu […]
No programa de hoje temos Paulo Ganime, Deputado Federal pelo partido Novo e recém lançado candidato ao governo do Rio de Janeiro. É sua segunda participação no LíderCast, falamos do dia a dia em Brasília e dos desafios de governar um estado como o Rio de Janeiro.
Um cantinho e um violão / Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar / E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado / O Redentor que lindo
Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama
E eu que era triste / Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci / O que é felicidade meu amor
O Rio de Janeiro continua lindo… mas tá perigoso…
Por muito tempo nos queixamos que não tínhamos liberdade de escolha, que éramos colonizados pelos conteúdos que meia dúzia de empresas distribuíam, que faziam com que a sociedade não tivesse liberdade de escolha e, portanto, seguisse uma cartilha hegemônica.
Em 2016 viralizou uma carta aberta ao Brasil, que um norte americano que viveu quatro anos por aqui, casou com uma brasileira e depois retornou para os Estados Unidos, escreveu. A carta provocou impacto, mas o enfoque dele não é novo, não. Eu decidi revisitar esse programa para que possamos refletir sobre o que ele disse em 2016, e ver se melhoramos de lá para cá.
Chegamos a um estado das coisas em que o sujeito é mais ou menos monstro dependendo de em quem ele votou.
Nós do Brasil Nossas heranças e nossas escolhas “No Brasil, o futuro de uma criança está em grande parte determinado pelas condições socioeconômicas de sua família no momento do nascimento. […] Como nascer em uma família rica ou pobre não é resultado de mérito, e sim da sorte, a loteria da vida é o principal […]
Na história do mundo, muitas pessoas se dedicaram a estudar o que é viver a vida, o que é verdade e mentira, como pensamos, como nos relacionamos. A essas pessoas nós chamamos de filósofos, e conhece-los nos ajuda a compreender melhor a vida e nos prepararmos para ela. É sobre os filósofos, que vamos falar hoje.
Há alguns dias, o convenientemente descondenado Lula da Silva afirmou: Se eleito, fechará todos os clubes de tiro do Brasil, substituindo-os por “clubes de leitura”. Primeiramente, seria necessário alertar o delirante candidato, de declarado horror a livros, sobre a existência de Bibliotecas em muitas das cidades brasileiras; e que, por sinal, estão às traças desde […]
A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade, a que se diz a mais tolerante, mas não perde uma oportunidade de cassar a voz de quem pensa diferente.
Observando a corrida eleitoral, com os malabarismos que os marqueteiros exigem de cada candidato, tentando transformar ogros em cavalheiros, ladrões em salvadores da pátria e estúpidos em luminares, uma reflexão sobre contextos é necessária.
Convidei o Christian Gurtner, criador e apresentador do podcast Escriba Café, para uma live. A ideia era conversar sobre podcasts, cultura de cancelamento e liberdade de expressão. Eu e o Christian produzimos podcasts há mais de 16 anos, experiência é o que não falta. E o papo foi pra lá de agradável. Quem não assistiu, vai poder ouvir agora.
A Pandemia causou prejuízos em todas as esferas de nossas vidas. Mas talvez o mais impactante, depois da morte de um ente querido, seja o estrago psicológico causado em muita gente, que se tornou insensível à dor alheia em nome de disputas políticas. No episódio de hoje abordaremos o caso de Arlene Graf, que perdeu o filho depois de tomar vacina contra o coronavírus. Esse tema teve cobertura desastrosa por parte da imprensa, e entra na história como um exemplo de vergonha, falta de sensibilidade e prova mais obscena da pequenez da imprensa. E de muitos de nós.
Foi-se o tempo da truculência, do tiro, porrada e bomba. Foi-se o tempo do bandido vestido de preto, com o mocinho vestido de branco. Agora o mal está dissimulado, você vive ao lado dele, acorda com ele, dorme com ele, tem aulas com ele, responde pra ele, sem perceber que é ele.
O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas eu acho que você já deve ter percebido que tem muita gente brigando, especialmente nas redes sociais, não é? Parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em grupos e fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.
O Carnaval de 1996 coroou o sucesso da banda de axé É o Tchan/Gera Samba, liderada por Compadre Washington, com a música-chiclete Segura o Tchan. Além da letra – digamos – exótica, a dançarina Carla Perez chamava a atenção pelos seus – também digamos – atributos coreográficos. O grupo começou despretensiosamente e caiu na graça […]
“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato, chamando-os pelos nomes que eles têm.
Técnicos respeitados, quando não servem a objetivosd de uma certa elite, são tratados com falsa reverência, homenageados, aparentemente respeitados e isolados.
Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade.
Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam juntos em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade… Mas um dia, qusndo o poder subiu à cabeça de alguns ratos, as coisas começaram a mudar.
Um advogado inteligente faz o que quiser com as leis, que foram feitas por humanos e podem portanto, ser manipuladas para dizer o que o humano quiser.
Você sabe o que é cultura do cancelamento? Na explicação bonitinha é a remoção de apoio a indivíduos por conta de alguma opinião ou ação censurável que eles tenham omitido. Entendeu? Remoção de apoio. Essa é a explicação bonitinha. Na explicação real cara, é o linchamento público de reputações com base numa onda que pode nascer de uma indignação legítima com alguma opinião ou ato, mas que ganha vida própria e é impossível de ser interrompida, atingindo o indivíduo acusado, seus familiares, a empresa onde trabalha, os amigos e todos que tentarem de alguma forma retornar à racionalidade. Cara: isso é perigoso…
No episódio anterior, terminamos com uma pergunta: Como criar um sistema político em que seja o povo que exercita o poder? Hoje vamos falar sobre isso.
A Terceira Via surgiu como uma tentativa de imbuir o capitalismo com uma consciência social. Sem ser esquerda ou direita, ela favoreceria uma economia de mercado, e não a sociedade de mercado.
A história mostra que muitos homens e mulheres puros e honestos, quando conquistam o poder, passam por horríveis transformações. Belos, transformam-se em monstros. Aconteceu assim com os reis, tão bonitos, tão honestos, antes de terem a coroa na cabeça e a espada na mão.
Ah, Brasil… País que nunca decepciona. Se há alguma modinha besta rodando pelo mundo, a chance dela se arraigar aqui na Banânia é de 100%. A “modinha dos especialistas”, por exemplo; o brasileiro sabe tudo, conhece tudo; é palpiteiro polivalente. Quando a Covid rebentou pra valer, milhões de microbiologistas, infectologistas e imunologistas sem diploma dedicavam-se […]
Você não gosta de política é? Que coisa chata! Sua família discute, às vezes fala alto, briga, seus colegas da escola acham que sabem sobre política, mas será que não estão apenas repetindo o que ouvem dos outros?
Olha, a política é necessária, viu? E você precisa entender algumas coisinhas antes de dar opiniões sobre ela!
Uma fábula que nos ensina muito sobre como nos protegermos das fake news.
Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.
Ensinamentos da História “A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será.” Eduardo Galeano Embora economista, por mais de 35 anos dediquei-me, na docência, às disciplinas do núcleo histórico do curso de ciências econômicas: História Econômica Geral, Formação Econômica […]
Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.
Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.
O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.
Imagem interna X Imagem externa “Nós ainda acreditamos que não há nem pode haver alternativa racional a não ser a política de coexistência pacífica, e gostaria de enfatizar este ponto com plena certeza.” Mikhail Gorbachev Enquanto assisto às fortes imagens da movimentação de forças russas nas imediações de Kiev, capital da Ucrânia, rememoro diferentes momentos […]
Em 2013 fiz um programa chamado DIAS SOMBRIOS, no qual eu falava dos conflitos crescentes no Brasil, da incapacidade das pessoas aceitar quem pensa diferente, do uso do rótulo “fascista” como se fosse “bobo” ou “tonto”. Aquele programa inspirou um outro em 2014, Simpatia pelo Diabo, que vou revisitar hoje.
Olha: já se vão oito anos… De lá para cá, saímos do bate boca para o cancelamento. Das sombras para as trevas, num crescendo de intolerância que continua dividindo o Brasil.
A liberdade econômica no Brasil e no mundo No início de 1990, Letônia, Lituânia e Estônia deixaram de fazer parte da União Soviética e iniciaram um processo de reformas liberais. Em 2001, a renda média de um cidadão desses países já era maior do que a de um brasileiro. Hoje é o dobro. Acaba de ser […]
Ideias são como um vírus: vêm de um lugar qualquer, silenciosamente, vão infectando sem que gente perceba e podem se transformar numa doença, epidemia e pandemia.
Um podcast que trata o público infantojuvenil como cidadãos!
Hoje a conversa é com Paulo Moura, Estrategista Político e Especialista em Marketing Político, Estratégia & Comunicação. Paulo é um dos mais argutos comentaristas políticos em atividade no Brasil, com seu canal o Youtube, o Dextra. Um papo fascinante sobre posicionamento político, economia e o futuro do Brasil.
Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?
Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.
Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.
“O que você realmente faz para não ser um idiota, nem ser feito de idiota, hein? Bom, talvez esta seja um pouquinho mais difícil. Talvez você precise de um momento de reflexão e autoanálise.”
Bem, o programa de hoje é dedicado aos que se consideraram idiotas e buscaram um jeito de sair dessa condição. Este Café Brasil é uma homenagem a um demolidor de idiotas.
Dias Gomes (1922-1999) foi um grande autor de romances, peças teatrais e novelas. Também pertencia à Academia Brasileira de Letras, nos bons tempos em que ser escritor era pré-requisito óbvio para ali ingressar. Que dó do grande Machado de Assis. Do jeito que a coisa vai, Anitta e Pabbbbbblllo Vitttttar estão com tudo para ocupar […]
O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.
Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando: é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….
George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”
O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.
Vamos nessa hoje?
Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?
A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.
Outro daqueles acidentes estúpidos vitimou mais uma jovem, desta vez a cantora Marilia Mendonça, e mais quatro pessoas que estavam no avião. Jovens não foram feitos para ir embora tão cedo. Mas a amargura que senti, que é o que nos torna humanos, parece que não atinge um certo tipo de gente, capaz de destilar o seu ódio mesmo diante de tamanha comoção. O programa de hoje trata de umas certas minorias que tornam as maiorias irrelevantes.
O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.
Alexis de Tocqueville escreveu que “uma idéia falsa, mas clara e precisa, tem mais poder no mundo do que uma idéia verdadeira, mas complexa”. Tocqueville estava certo. Em todos os campos da vida humana, a simplificação das idéias, a sua clarificação para que todos possam utilizá-las no discurso de modo aparentemente unívoco, impede que […]
Não é segredo que o consumo de drogas é problema endêmico no País, bem como o tráfico delas. O Brasil não apenas recebe toneladas de lixo aspirável ou injetável para consumo interno, como ainda “exporta” essa morte lenta (às vezes bastante rápida) para outros países consumidores, notadamente da Europa. Dos morros e favelas do Rio […]
Maquiavel é, com alguma freqüência, considerado o primeiro cientista político moderno: nas suas análises, ele teria sido um dos primeiros a rejeitar tanto uma concepção metafísica da natureza humana quanto uma filosofia sistemática da História. O fiorentino teria procurado descobrir na própria narrativa da História, a partir de um raciocínio indutivo, as leis da ação […]
Você certamente já ouviu falar do Complexo de vira-latas, não é? Aquele conceito criado pelo escritor Nelson Rodrigues para definir uma das seleções brasileiras de futebol que, repleta de craques, sentia-se diminuída ao entrar em campo. Sempre se colocando como inferior diante dos adversários. Complexo de vira-latas é essa mania de considerar que nós, brasileiros, somos menos capazes, menos eficientes, menos importantes que as pessoas de outros países. Por que será, hein?
A histeria política é sintoma da perda total do controle político, provocada pela exploração do medo.
Em setembro do ano passado o STF julgou um processo muito interessante, sobre a propriedade do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi decidido que o palácio pertence à União, e não a Isabel de Orleans e Bragança. Quem é essa senhora? Bem, ela passou para a História com o […]
Vale muito a pena ver a história da qual somos protagonistas, sem o ranço ideológico e narrativa torcida que temos visto nos documentários mais recentes.
Não siga a maioria só porque é maioria. Não siga a moda só porque é moda.
Menos Marx, mais Mises “Apesar de ainda ser muito pouco conhecido entre os jovens brasileiros em comparação com Karl Marx, o nome do economista austríaco Ludwig von Mises se tornou um dos símbolos da nova direita, que, ao longo de mais de uma década, passou a congregar de anarcocapitalistas a monarquistas ultramontanos.” Camila Rocha Em […]
Hoje, num grupo de professores, um velho colega me escreveu que “tem fé” no “Estado democrático de direito” e na “separação dos poderes”. Mas com uma ressalva: ele acredita que “o Estado democrático de direito no Brasil está falido”. Ele não percebe que “Estado democrático de direito”, “separação de poderes”, “eleições livres”, “liberdade de imprensa” […]
Todo mundo (ou quase) viu nas redes sociais e nos grupos de whatsapp; vídeo de uma mulher careca de ares muito sérios discorrendo didaticamente sobre a necessidade de mudarmos nossa forma de expressão na velha e boa Língua Portuguesa, para incluir os tais “pronomes neutros”, como se isso existisse no Português, taspariu. Deu até processo. […]
O que faz com que a pessoa tenha consciência do certo e errado e capacidade de analisar e agir sobre o tema é seu caráter.
Haiti, estado falido “O Haiti não é um país caribenho, é um país da África subsaariana que circunstancialmente está situado no mar do Caribe.” Georges Landau O terremoto ocorrido dia 14 de agosto, atingindo 7,2 graus na Escala Richter e matando mais de 1.900 pessoas[1], trouxe o Haiti de volta às manchetes dos noticiários. A […]
No Cafezinho anterior eu defini “histeria ideológica”. Vou permanecer no tema trazendo agora a principal característica do histérico ideológico: o “viés de confirmação”.
Histeria ideológica é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.
Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.
Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.
Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.
Reprise Já vi esse filme outras vezes… e não gostei do final A combinação de novas denúncias de irregularidades envolvendo membros do governo, o andamento da CPI da Covid e a sucessão de manifestações em diversas partes do País pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro gera uma preocupação crescente – assumida ou não – […]
A piada é antiga. Dá pra contar, se a turma do politicamente correto ainda não inventou o crime de lusofobia: A famosa cena bíblica do apedrejamento da adúltera, quando o Mestre teria dito… “Quem nunca errou, atire a primeira pedra!”. Manuel manda um pedregulho certeiro na coitada, pegando em cheio; Jesus reclama: “Ô português, você […]
Se você não vive em Plutão, já sacou como a polarização política tomou conta da sociedade, não é? Até remédio e tratamento médico agora tem lado! O resultado é uma frustração imensa dos cidadãos, que assistem um lado culpando o outro pelas mazelas da sociedade, provocando conflitos, ressentimentos, vinganças e puxadas de tapete por todo lado. E enquanto isso, o país não anda.
Mas como é que chegamos nesta situação?
O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]
O sistema trata os inovadores como um corpo estranho e faz tudo para expulsá-los.
Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?
A busca pela verdade e as ideias corretas por meio do debate honesto e respeitoso e da argumentação rigorosa, que é uma tarefa nobre, nunca foi tão difícil.
América do Sul: Continente dividido “Depois de perder força -com as eleições de Mauricio Macri na Argentina e de Jair Bolsonaro no Brasil -a esquerda volta a ganhar espaço na América do Sul. Com a recente vitória de Pedro Castillo no Peru, o tabuleiro geopolítico do subcontinente chegou a uma situação de empate.” Fernando Jordão […]
Direita, volver! “O que testemunhamos hoje no Ocidente não são as dificuldades temporárias de um desenvolvimento progressivo; não se trata de ‘pausa’, mas de retrocesso. É o desmanche do mundo pós-1989. E o traço mais dramático da transformação em curso não é o surgimento de regimes autoritários, mas o fato de que, em muitos países […]
Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?
Nestes tempos estranhos, algumas expressões da moda são muito ridículas, reverberadas principalmente pelas redes sociais; as politicamente corretas geralmente são as piores. Mas há outras, como o Inglês mal traduzido (falso cognato) que gera demências como “inicializar”, “empoderar” “planta” em lugar de fábrica ou “desclassificar” como tirar sigilo de algo. Enfim, resultado da atividade incessante […]
Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo assim: “Esclarecendo as regras para block nesta página: entrou aqui sujando postagens com coisas como “bolsonarista”, “genocida”, “gado” e outras demonstrações de estupidez, é block na hora. E junto vão os que curtirem o comentário. Hoje já foram quatro, um estúpido e três curtidores. O termo é “livramento”.
Cara! Pegou fogo! O post viralizou, provocou o block de mais uns vinte haters e centenas de comentários de pessoas dizendo que não suportam mais os ataques de ódio em redes sociais. Ódio em rede social. Vamos nessa hoje?
O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em castas, em classes, em raças, em grupos. E fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.
O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado em Janeiro de 2010, cara… 11 anos atrás.
‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.
Conhecendo a história do Brasil… por meio dos que contaram a história “A história é a justiça imparcial, mas tem a mania de chegar tarde.” Roberto Campos[1] Em artigo intitulado Livros para entender o Brasil de hoje[2], Rubens Figueiredo mencionou os grandes clássicos da historiografia brasileira, de leitura imprescindível, para discorrer sobre três livros recentes […]
Tributo a Jaime Lerner Recebi, com enorme tristeza, a notícia do falecimento de Jaime Lerner, ocorrido em Curitiba, dia 27 de maio. Seu trabalho como urbanista é merecedor de reconhecimento tanto no Brasil como no exterior. Arquiteto de formação, Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba, ficando internacionalmente conhecido pelo projeto de planejamento urbano, com […]
Macrotendências: mudanças em curso “As mortes totais causadas pelo terrorismo em todo o mundo despencaram 59% desde seu pico em 2014. No Ocidente, a ameaça presente é menos da violência islâmica e mais do terrorismo de extrema direita, que aumentou 250% no mesmo período e hoje responde por 46% dos ataques e 82% das mortes.” […]
A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.
Aquele vagabundo do cinema mudo, gentil, simples, ingênuo e cavalheiro, cheio de graça, não existe mais, é só memória.
Qual é o problema mais grave do nosso país? Vão dizer que é a corrupção. Vão dizer que é a criminalidade. Que é a desigualdade social, a qualidade dos nossos políticos, a ignorância da nossa elite. Todas essas respostas estão corretas, mas não vão à raiz da questão. É preciso ver para onde […]
Esse é um trecho de um poema de Affonso Romano de Sant´Anna publicado em 1998. Ouviu? Mil-novecentos-e-noventa-e-oito.
Brasileiro em geral não gosta muito de ler, infelizmente. Com a chegada do smartphone então… O celular faz-tudo é primeirão em qualquer aspecto, do prazer ao ócio total. Se os clássicos não eram lidos no passado, que dirá agora, nesses tempos de tweeter, instagram e outras bobagens de leitura relâmpago, de conteúdo tão profundo quanto […]
Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.
“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.
Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!
A corrupção e o desafio de combatê-la em três livros “Ao contrário da maioria dos crimes violento ou passionais, a corrupção em larga escala é um crime absolutamente racional, baseado na análise do custo – a probabilidade de ser descoberto e eventualmente punido – e do benefício – a quantidade e a possibilidade de usufruto […]
Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.
Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:
Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?
“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”
Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.
A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.
Como é que combate uma narrativa dessas, hein?
Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.
Exemplos positivos da sociedade O início do outono foi marcado pela publicação de dois documentos apresentados por diferentes segmentos da sociedade com considerações críticas e sugestões para o enfrentamento da difícil situação vivida pelo País. Um dos documentos, apresentado na forma de Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia, que se […]
A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.
Amigos, há quem nos exija uma declaração explícita de posicionamento diante das lutas políticas do nosso tempo, como se fosse necessário sustentar um discurso únivoco sobre tudo isso. O problema é que vejo a realidade política como inevitavelmente dialética. Por isso, não consigo me alinhar por completo às fileiras de um grupo nem […]
Dissonância cognitiva é o gatilho. O nome dessas atitudes é hipocrisia.
Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.
De 1912 a 1916 o Estado de Santa Catarina sofreu a Guerra do Contestado, conflito armado que opôs, de um lado, posseiros e pequenos produtores rurais, e de outro militares federais e estaduais. Nenhum dos contendores tinha muita razão; como nossos problemas sócio-econômicos são os mesmos desde sempre, a causa do rolo todo foi a […]
O imperialismo sedutor “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor Eu fui à Penha, fui pedir à Padroeira para me ajudar Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar O Tio Sam está querendo conhecer a […]
Não devemos aceitar verdades universais a partir de experiências indutivas, restritas a um contexto, no lugar e no tempo.
Meu herói está lá, a Copa de 1970 está lá, o futebol maravilhoso está lá, vários depoimentos de jogadores espetaculares, tá tudo lá, mas…
No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.
Se a constituição brasileira não proíbe que o deputado ofenda quem ele quiser, eles resolvem na bala.
Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.
Neste tempo de controvérsias de todos os tipos a respeito do Covid-19, é preciso perceber que há vários grupos econômicos com forte interesse em um ou outro tipo de biopolítica – as biopolíticas que favorecem as vacinas, ou os tratamentos preventivos, ou os tratamentos alternativos, ou a abertura dos comércios, ou o lockdown. Essas propostas […]
O essencial e o acessório Em 1984 ocorreu uma ampla reforma curricular nos cursos de ciências econômicas que instituiu uma série de mudanças a serem obedecidas por todos os cursos ministrados no Brasil para quem ingressasse a partir de 1985. Dentre as mudanças da referida reforma, uma das mais significativas foi a exigência de uma […]
Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.
Há neste momento um fenômeno que parece simplesmente curioso, mas que permite a compreensão de um processo político que se enraíza na própria metafísica. Páginas conservadoras no Facebook (como a comunidade “Eu não aguento mais concordar com o PCO”) têm apontado, com surpresa, a sua convergência com muitas análises do Diário Causa Operária (DCO), o […]
Honestidade: de diferencial a pré-requisito Luiz Alberto Machado[1] Em minha primeira contribuição para esta coluna do Instituto Não Aceito Corrupção vou recorrer ao argumento central de um artigo escrito em meados da década de 1990 e a um fato ocorrido mais ou menos na mesma época com o objetivo de estabelecer um paralelo com o […]
A mesma história, personagens diferentes. Há uns 20 anos, o protagonista era um picareta chamado José Bové. Esse francês, militante de extrema-esquerda, vivia sabotando qualquer concorrente que ousasse competir com o subsidiadíssimo mercado rural de seu país. A coisa funcionava (e ainda funciona!) assim: Como a França tem pequena e ineficiente produção agrícola, não cobrindo […]
Não espere os grandes dramas nacionais para agir.
As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.
Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.
Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.
Não, não existe o “novo normal” propalado por alguns construtores de expressões de efeito, apelando mais para o sentimento (desespero, histeria e terror, se possível) do que para os fatos, esses acontecimentos chatíssimos, que insistem em manter as vítimas – digo, pessoas – teimosamente dentro da realidade inescapável. Num Brasil onde facções de todos os […]
O ódio político que floresce no nosso tempo tem causado mal a todos nós – e ainda mais a quem realmente acredita nas narrativas políticas, em qualquer narrativa política. É preciso perceber que ambos os lados de um ambiente agressivo se beneficiam da tensão política que criam. A dança macabra entre as lideranças da esquerda […]
Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.
Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.
Não, o assunto não é a vacina contra a Covid-19. Por dois motivos: Primeiro, tem gente demais dando opinião sobre isso, e a maioria totalmente leiga no assunto. A coisa virou briga política, e não questão de saúde nacional. O outro motivo é bastante prosaico: Tá todo mundo de saco cheio desse assunto. Chega. A […]
A montanha-russa peruana Peru em flashes “Desde a década de 1970, a democracia na América Latina cresceu num clima internacional favorável, mas suas vantagens são prejudicadas pela fraqueza de suas instituições. Apesar disso, ao estancar a inflação crônica nas últimas décadas, os sistemas eleitorais na América Latina crescem e mostram resistência, não obstante o enfraquecimento […]
Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.
Amigos, a nossa alienação nunca está onde nós acreditamos que ela esteja: a nossa alienação está justamente onde temos certeza de que enxergamos a realidade. Digo isso porque percebo, em boa parte do campo crítico do qual participo, a incorporação da agenda ultraliberal: desde a queda do Muro, os metacapitalistas têm sequestrado cada vez […]
Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.
O pensamento, como o próprio real, é dialético: a escolha de um caminho sempre revela mais sobre nós mesmos do que sobre a paisagem. A escuridão sempre ilumina o que está oculto na nossa alma. A confusão sempre expõe uma ordem implícita. A crise do nosso tempo tem uma profundidade maior do que a sugerida […]
De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.
Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.
Um “nerd” fascinado por matemática e por big data, que fica cismado com as informações desencontradas sobre a epidemia da Covid e decide preparar seus próprios gráficos, lançando um pouco de bom senso na gritaria.
O médico Joseph Giordano esperava um dia tranquilo de trabalho naquele longínquo 30 de março de 1981, como cirurgião-chefe da equipe de traumatologia da Universidade George Washington, situado na capital de mesmo (sobre)nome. Perto dali, Ronald Reagan, presidente dos EUA, acabara de ser baleado em plena rua por um psicopata; a limusine presidencial arrancou em […]
Em pauta, a verdade “O mundo do século XXI remete aos navegadores que conquistaram novas terras no século XVI: eles sabiam onde estavam e tinham apenas uma pálida indicação de onde chegariam. Paradoxalmente, o desenvolvimento acelerado da tecnologia trouxa consigo, por incrível que pareça, muita insegurança e incerteza. Não nos perdemos mais com o Waze, […]
Fique de olho nos Tullius Detritus que infestam sua vida.
O britânico Charles Cunningham entrou pra História de um jeito muito diferente. Em 1880, foi à Irlanda dirigir os negócios de um grande proprietário de terras local. Acabou entrando em desavenças com os arrendatários, ao exigir deles um aluguel muito maior do que poderiam pagar. Em represália, os agricultores passaram a ignorar Charles; ninguém o […]
Quando decidi que lançaria meu primeiro curso on-line, parti de uma declaração de princípios que sigo há vinte anos
Não, não é para mergulhar no otimismo cego, que é tão burro e talvez até mais prejudicial que o pessimismo cego.
Olha, vira e mexe a gente ouve falar em globalização e globalismo, como se fossem a mesma coisa. Mas não são. Aliás, não poderiam ser mais diferentes, cara. No programa de hoje, vamos esclarecer a diferença.
Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.
Decidir se afastar das discussões políticas é uma decisão política
O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja
Em política, imagem em construção no presente faz diferença. Imagem consolidada no passado, boa ou ruim, costuma ser decisiva.
Amigos, esta epidemia não é a primeira pela qual a humanidade passa – e, a bem da verdade, nem particularmente mortal ela é. Houve muitas outras epidemias mais agressivas – como a Praga de Justiniano, em 541-542, que matou 40% da população de Constantinopla; a Peste Negra entre 1346 e 1353, que devastou a Europa, […]
No final dos anos 80, a pavorosa gemedeira caipiruda começou a invadir as rádios brasileiras. Muitos gostaram; afinal, nacionaleiros de plantão, cheios de arrogante ignorância, previam uma invasão cultural da “música americana”, como chamavam música estrangeira em geral – mesmo que fossem as ótimas músicas dos britânicos Queen, Elton John ou Rolling Stones, que dispensam […]
Sobre nossos esforços equivocados para diminuir a desonestidade.
A grande gripe “A primeira vítima de uma guerra é a verdade”. Senador Hiram Johnson (em 1917) Ao se deparar com o título deste artigo, muita gente deve ter feito uma associação imediata com a pandemia que assola o mundo, tendo dominado o noticiário desde o último mês de março. Não é o caso. O […]
Amigos, neste momento os Estados e municípios estão discutindo sobre a abertura das escolas públicas e particulares. Defensores da permanência do fechamento das escolas argumentam que “mais importante é a vida”. Eu concordo: mais importante é a vida. Justamente por isso defendo que as escolas – especialmente as públicas – voltem a funcionar. * * […]
Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.
Saiu na Folha de São Paulo de 14/08: “O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está com a melhor avaliação desde que começou o seu mandato. Segundo o Datafolha, 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho. Mais acentuada ainda […]
“Eu tomei cloroquina e fiquei curado”. Quantas vezes não ouvimos ou lemos alguém dizendo isso? Não duvido: muitos devem ter superado o Covid após o uso da cloroquina. Isso significa que o uso da cloroquina pode ajudar quem pegou o vírus? Não, não significa. * * * Amigos, é um fato: muitos brasileiros têm grande […]
Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de perna, hein? Quatro. Chamar o rabo de perna não faz do rabo uma perna. Essa frase é atribuída a Abraham Lincoln e eu a usei na abertura do Cafezinho 147, quando falei da realidade fantasma, a realidade desejada e a realidade em si. Diante […]
A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.
Se você está feliz porque estão sendo caladas as vozes da patota que diz coisas com as quais você não concorda, é porquê não entendeu nada do que está acontecendo.
A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.
Hoje as narrativas familiares perderam espaço para uma cultura voltada ao consumo, que tem muita pressa.
Já se sentiu perseguido ou discriminado por conta de sua visão de mundo? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.
O Coronismo é, talvez, o vírus mais letal da história da humanidade.
O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.
Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.
Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.
Não, não se trata de defender Bolsonaro, o presidente que não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade. Trata-se, isso sim, de admitir que muitos dos inimigos do presidente utilizam seus constantes escorregões para, com a lábia que lhe falta, fazer cara de anjinho e impingir suas demências – quando não desonestidades. São os aproveitadores […]
A linguagem é dialética. Para apreender toda a extensão do que é dito, é preciso captar não só o seu significado explícito, mas também o que se oculta. Todos sabemos: em período de pandemia, é preciso ficar em casa, cumprindo com o máximo de rigor a clausura, para que possamos nos proteger mutuamente. Esse é […]
Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.
Existe um fenômeno curioso na cultura brasileira: a falsificação de credenciais acadêmicas. A mentira do novo ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, que afirma ter concluído um doutorado que não concluiu, ostentando há anos um título que não possui, não é a primeira e – tenho certeza – não será a última fraude que veremos. * […]
Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!
Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.
Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar uma revolução; faz-se a revolução para estabelecer a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objetivo da […]
Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, sociais e psicológicas não é fácil encontrar razões capazes de gerar otimismo, e que, mesmo em quantidade insuficiente para contrabalançar o sentimento geral amplamente negativo, possam pelo […]
Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Se você está rindo de quem está se dando mal, é porque não entendeu nada.
Abri uma das aulas de meu curso Produtividade Antifrágil com um alerta importante aos alunos. Talvez você aprecie. Ou não.
Preste mais atenção às ameaças é nossa herança evolucionária.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Brasis “Quanto tempo um homem deve virar a cabeça, fingindo não ver o que está vendo?” Bob Dylan Minha primeira lembrança pra valer do que vou focalizar neste artigo é de quando li Os dos Brasis, de Jacques Lambert. Escrevendo em 1957, o jurista, sociólogo e demógrafo francês descrevia as particularidades e as diversas formas […]
O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.
Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Previsões sempre fascinaram o ser humano. Seja mediante leitura de cartas ou palmas das mãos, seja tentando adivinhar qual será o clima amanhã, sempre surge alguém alegando ter o poder de antever acontecimentos da próxima semana ou do outro mês. Ocorre na meteorologia, na política, na medicina, e até na sala secreta de madame Zoraide, […]
Assistir a rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Precisamos reconhecer quem fez um bom trabalho e punir, mesmo que apenas com o ostracismo político e social, os criminosos e incompetentes.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
O objetivo deste Cafezinho é tratar das escolhas que cada um deve fazer para ajudar quem precisa. De forma racional, do jeito que você pode, com as armas que você tem, como uma missão, como uma atitude que faz parte daquela arte que anda tão abalada: a vida em sociedade. Em harmonia.
Hoje é um nome pouco lembrado, mas Johnny Rotten já teve muita fama. Muito mais que os prosaicos 15 minutos que a internet provê a qualquer um. Johnny, atualmente usando seu sobrenome verdadeiro, Lydon, foi vocalista do Sex Pistols, uma das mais conhecidas bandas de rock’n’roll (punk rock, para os puristas) da história musical. Foi […]
Num momento de crise, como a situação de pandemia em que vivemos, muitos desejam uma orientação a respeito de como devem agir, mas não sabem em que confiar. Nesse contexto, leio aqui e ali pessoas inteligentes nos exortando a “seguir a ciência”. Que elas me desculpem, mas eu não sigo o que eu não sei […]
Na terceira live da Temporada 1 do Cafezinho Live, meu amigo Bruno Garschagen, nos ajudou a discutir sobre política nestes tempos de pandemia.
O Bruno é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, professor de Ciência Política, escritor, autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo e do livro Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil. Também é colunista em diversos sites e comentarista em programas de rádio. E acima de tudo, é um lorde…
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.
Tem um monte de raposas morrendo de fome lá fora.
A carência de lideranças políticas e o enfrentamento da pandemia “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.” Margaret Thatcher Poucos conceitos passaram por transformações tão profundas nas últimas três ou quatro décadas como o de liderança. Nessa trajetória de mudança, as características típicas de um líder tradicional cederam lugar […]
Jornalista combativo que sofreu as consequências da perseguição política e hoje é Deputado Federal, numa conversa animada sobre jornalismo, política e cidadania.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.
Sim… afinal, não é possível que atravessemos esse inferno “coronário” sem tirar algum ensinamento, alguma aprendizagem, disso tudo. No caso do brasileiro, alguma disciplina e respeito, e já tá ótimo. Seria muito bom se as duas qualidades dessem um upgrade nesta terra onde os Macunaímas se reproduzem em progressão geométrica. Não podemos sair dessa fria […]
Vivendo e aprendendo Lições da quarentena “Vivendo e aprendendo a jogar Vivendo e aprendendo a jogar Nem sempre ganhando Nem sempre perdendo Mas, aprendendo a jogar.” Guilherme Arantes O mundo todo está passando por uma experiência inédita. Mesmo em situações críticas, como em guerras, jamais havia ocorrido uma situação como a de agora, com a […]
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.
Neste momento em que para deter uma epidemia os planejadores congelam completamente as cadeias logísticas de suprimentos, de medicamentos e até de alimentos, ler Bastiat faz explodir os miolos.
Amigos, desde 2013 assistimos ao crescimento de uma polarização política que a nossa geração não conhecia. Como intelectual crítico, não sigo critérios pré-determinados por nenhum partido ou grupo político: sou completamente livre para circular, sem nenhuma culpa, entre idéias e autores de todas as cores. Estudo de Lukács a Voegelin, de Marilena Chauí a Olavo […]
Meu Pai, o Guru do Presidente, escrito pela Heloísa Helena de Carvalho Arribas e Henri Alfred Bugalho, é um livro que pretende retratar a conturbada relação entre Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (o guru do presidente) e sua filha Heloísa de Carvalho (coautora da obra). No entanto, o lançamento apressado acabou comprometendo a qualidade do […]
Levado pelos ventos da modinha do movimento americano Me too, nascido da hipocrisia e do revanchismo de gente (genta, Dilma?) que não admite seu passado arrivista e joga para a plateia enquanto conta seus milhões no banco, o extremo-feminismo desembarcou no Brasil com tudo, encontrando terreno fértil em cabeças que pouco raciocinam – no máximos […]
Já fizemos diversos programas tratando da liberdade de expressão, o suficiente para perceber que a sociedade está caminhando para uma posição muito estranha sobre o assunto. Ela quer a liberdade, desde que seja relativa. Vamos ver…
Brasiliência é uma forma de ver a vida, que faz com que as pessoas, mesmo sofrendo, se sintam felizes.
Jovem Deputado Estadual do partido Novo por São Paulo, empreendedor de sucesso que decide ser agente de mudanças e hoje está à frente do Código de Defesa do Empreendedor. Um papo sobre o chamado para a política e a consciência de que um indivíduo pode provocar muito impacto na sociedade.
O Saindo da Bolha se anuncia como um podcast para quem quer escapar da visão simplista sobre política e costumes que a imprensa nacional apresenta (ou não) sobre outros países. É produzido e apresentado por Tom Sarti, um profissional experiente dedicado à comunicação digital desde que a comunicação se tornou digital, e que decidiu botar a boca no mundo para jogar luz na escuridão. E convidaram Luciano Pires para uma conversa onde o assunto principal foi a liberdade de expressão e os contratempos que temos com o excesso de “politicamente correto”… o que tem levado muitas pessoas a entrarem em conflito, pelas piores razões possíveis.
Vamos a ele?
Monteiro Lobato tem um livro precioso chamado Fábulas, que eu li quando tinha meus doze anos e nunca mais esqueci. Uma das fábulas é a do Lobo e o Cordeiro.
Para que, daqui a 40 anos, os jovens que hoje têm ido às ruas pedindo decência, honestidade e justiça, não sintam a mesma sensação de vazio que eu senti.
Até anteontem, os Estados Unidos eram o império do mal, a síntese de tudo de ruim que há no universo; um inferno habitado por seres inumanos, que massacram sul-americanos por puro prazer sádico, e cujo produto da indústria cinematográfica não passava de lixo enlatado a serviço da colonização mental de cucarachas abaixo do Equador. Em […]
Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.
Segunda participação do Deputado Federal do partido Novo por São Paulo, que retorna para contar o que está acontecendo após quase um ano da posse. Vamos aos bastidores da política.
Como sabemos que muitos ouvintes do Café Brasil não ouvem o LíderCast, vamos reproduzir hoje uma conversa que tivemos num episódio daquele nosso outro podcast, que muita gente considera o mais importante LíderCast já gravado até hoje.
Trata-se de uma loooonga conversa com um brasileiro daqueles que não se faz mais.
Ozires Silva.
Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar.
Somos criaturas profundamente intuitivas cujas sensações guiam nosso raciocínio estratégico. Isso torna difícil – mas não impossível – fazer a conexão com quem vive sob outras matrizes morais, geralmente construídas a partir de diferentes configurações dos módulos morais disponíveis.
O programa de hoje é um daqueles especiais nos quais abro para os não assinantes, um conteúdo exclusivo do Café Brasil Premium.
Vamos com o PodSumário A mente moralista, feito a partir do livro homônimo escrito por Jonathan Haidt.
Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento. Fez algo errado, não importa o partido, pau nele. Fez certo, não importa o partido, parabéns para ele. Isso é ser isento.
Já “isentão” é um xingamento. Vamos tentar entender do que se trata?
Rebeliões das massas “Massa é todo aquele que não atribui a si mesmo um valor – bom ou mau – por razões especiais, mas que se sente ‘como todo mundo’ e, certamente, não se angustia com isso, sente-se bem por ser idêntico aos demais.” José Ortega y Gasset No último dia 5 de dezembro, o […]
Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento.
Quem acompanha corridas – de carro ou moto – pelo mundo sabe que os veículos elétricos estão na moda; desde o motociclismo de alta performance até disputas dignas de Fórmula 1. Meu amigo Cuca, viciado em qualquer coisa que tenha rodas (de carrinho de mão a caminhão atômico) garante que isso não é nada passageiro, […]
Justiça… onde é que a gente encontra a justiça? Nos tribunais? Nas leis? Na Constituição? Pelo que estamos assistindo, os sistemas sociais desenhados para nos garantir Justiça parece que não estão funcionando adequadamente. Nossa Justiça anda como um Jabuti. É a Jabustiça.
Mas afinal de contas, Justiça lenta, é Justiça? E por que tão lenta?
Você tem a força. Mas antes de colocá-la nas grandes causas da humanidade, dê uma olhada no seu quintal.
Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.
Cara, você aceita pagar pelo ingresso de um show a metade do salário mensal de um professor ou policial militar? Ou 9 mil reais por um iPhone? Por que tem tanta gente ganhando tanto quando tantos outros ganham tão pouco? O que é que faz alguém ou algo valer mais ou menos?
Um movimento que independe de partidos, de políticos, de líderes visionários, de gurus salvadores da humanidade.
Professor, podcaster e profissional de marketing e vendas da área de saúde, que se especializou em Gerontologia. Uma conversa fascinante sobre aquilo que alguns chamam de “melhor idade”, mas que é na verdade a envelhescência.
De quando em quando publicamos no Café Brasil a íntegra de algum bate-papo que realizamos no LíderCast. Fazemos isso sempre que encontramos conversas tão inspiradoras que precisam ser ouvidas por mais gente. É o caso do programa de hoje, com Henrique Prata, que está à frente do Hospital de Amor de Barretos.
Que história inspiradora… que missão.
A Justiça verdadeira limita o poder absoluto dos governantes.
Parece que está cada dia mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade.
Quando o Japão atacou os Estados Unidos, em 1941, destruindo a base aeronaval de Pearl Harbor, o então presidente Franklin D. Roosevelt discursou no congresso, externando toda a sua revolta pelo ataque. Foram palavras memoráveis, dignas de um estadista. Roosevelt classificou aquele fatídico dia 7 de dezembro como um dia que viveria na infâmia. Demorou, […]
Uma apresentação, com números, do descompromisso, a desonestidade e falta de responsabilidade dos que pintam o futuro de azul e têm respostas prontas para tudo.
Para essa gente, o Brasil não pode dar certo.
O homem que fundou o Hospital do Câncer de Barretos, hoje Hospital de Amor.
Uma história de empreendedorismo, mas, acima de tudo, de fé e de amor ao próximo
Colocando em você o medo de ser apontado como o único ou única que não concorda com a maioria.
Os sinais de que o Brasil é diferente do que aparece na mídia estavam por aí. Mas pouca gente viu.
O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.
Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é possível, de aproveitar as partes boas e corrigir o que está errado.
Encontrar e consertar uma goteira ou uma trinca é fácil. O bicho pega quando o problema é social. Moral. Ético.
Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.
Como se já não enfrentássemos todos os problemas possíveis – e mais uns imaginados – Bolsonaro parece se esforçar para piorar os reais e parir os imaginários. Por qual razão o presidente se esforça tanto ao atravessar a rua só para propositalmente escorregar na casca de banana? Bolsonaro alega que suas maiores preocupações, desde a […]
A nossa vaidade nos impede de construir um ambiente mais tolerável A palavra “insentão”, popularizada nos últimos anos, serve para classificar a pessoa que não se deixa iludir pelo canto da sereia da direita ou da esquerda. O grande problema é achar que todas as visões de mundo se resumem a esses dois espectros. Pior […]
Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.
Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.
Teleologia e escatologia nas concepções políticas ocidentais, direita e esquerda são dois lados da mesma moeda Já faz algum tempo que excluí o meu perfil no Facebook. Frequentar aquele ambiente virtual não estava me fazendo bem. Resolvi manter apenas a conta no Twitter, acreditando que ali eu estaria distante das disputas partidárias que tomaram conta […]
A Nova previdência é o primeiro passo para colocar o Brasil nos trilhos. E como toda grande mudança, traz dúvidas, desconforto e medo. Mas também esclarecimentos. Por isso voltei ao Ministério da Economia em Brasília para conversar novamente com Bruno Bianco, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho.
Vamos atualizar as informações…
O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de catequização para os credos seculares, nascido com a ascensão daquilo que o filósofo John Gray chamou de religiões políticas. Tal fenômeno transfere as energias que […]
Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico na TV Brasil, e convidou Luciano Pires para conversar sobre a participação popular na discussão dos temas brasileiros.
Será que finalmente acordamos a ponto de tomar conta do Brasil? Ou estamos fadados a chorar sobre o leite derramado?
O que podemos aprender com a tragédia que virá da Argentina? Live completa.
A história todo mundo conhece, pelo menos no enredo do samba: Criminosos de extenso currículo (estelionatários, ladrões, traficantes) foram contratados para espionar telefones privados de autoridades, variando de promotores até o presidente. De posse do material ilegal, os bandidos trataram de leiloá-lo; segundo eles próprios, ao confessar os crimes, foi por puro “patriotismo”, sem a […]
LIVE COMPLETA LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/
“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.
A política no Brasil definitivamente virou uma mixórdia.
Deslembro Reminiscências do regime militar “Apesar de ter suas mazelas, nossa estrutura institucional gerou uma democracia vibrante, que assegura eleições regulares, alternância de poder, liberdade de opinião e de organização.” Rubens Figueiredo Antonio Paim, no recém-publicado Personagens da política brasileira, nos lembra que no discurso inaugural da campanha presidencial, a 3 de outubro de 1909, […]
Fechei com minha palestra O Meu Everest as comemorações dos 159 anos do Ministério da Infraestrutura em Brasília. Na plateia, cerca de 120 a 150 pessoas da equipe do Ministério, dos mais humildes aos mais graduados.
O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.
https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157497430623631
Tabata Amaral é deputada federal por São Paulo, filiada ao PDT, partido de esquerda que já abrigou, entre outros, Leonel Brizola e Dilma Rousseff, só para mencionar a que ponto baixo pode chegar um partido. Mas Tabata provou que há vida inteligente na esquerda; inteligente, honesta e patriota. Com apenas 25 anos, formada em Harvard, […]
Reduzir tudo isso à uma questão de simpatia por partidos políticos ou ideologias é ser um verdadeiro trouxa.
Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.
LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157462927933631
Tanto o ingênuo quanto o estúpido são ingênuos e estúpidos demais para saber que estão sendo ingênuos e estúpidos.
Jovem deputado federal pelo partido Novo, engenheiro e economista que atuou em empresas multinacionais no Brasil e exterior e decidiu impactar na sociedade como político.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA.
Marcel Van Hattem é um jovem Deputado Federal pelo partido Novo, cuja atuação tem chamado atenção pela garra na defesa das ideias liberais. Neste LíderCast, um pouco de sua história e visão para a construção de um Brasil melhor.
No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA.
Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.
Um dos métodos mais eficazes para garantir a lavagem cerebral nos jovens de tenra idade (muitas vezes órfãos, vítimas da guerra ou dos pavorosos assassinatos em massa ordenados por Stalin) na ex-União Soviética era o Komsomol, uma organização juvenil do partido comunista que dirigiu o País de 1917 (em termos) até a derrocada em 1991. […]
Vem aí a Temporada 12 do LíderCast, que será lançada na segunda semana de Junho. Assinantes do www.cafebrasilpremium.com.br receberão a temporada completa. Não assinantes, um por semana.
Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA AQUI. PROMOÇÃO – CURSO ONLINE “DIGITAL PARA PESSOAS” FORMAÇÃO BIMODAL – versão 2.0 TODA REMODELADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 – FASE BETA (SÓ PARA OS BIMODAIS!) FAÇA O NOVO MÓDULO A R$ 200,00 !!! LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157340715398631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: […]
Se alimentamos o processo com matéria fecal, como é que vamos reclamar do resultado depois?
A imprensa, na média, é presidencialista. Ignora que o Brasil, depois da Constituição de 88, se tornou um arremedo de Parlamentarismo.
Toda mudança implica em incomodação. Se não incomoda, não tem mudança. E a incomodação é tão maior quanto mais fundo se mexe.
Nas últimas eleições, ganhou um candidato com um discurso de mudança. E assim que tomou posse e começou a mexer nas estruturas, foi parecido com um daqueles filmes de monstro, não lembro de o Godzilla, quando algum personagem começa a cutucar o chão até perceber que estava em cima do monstro, que então acorda e começa a se mover, tentando expulsar quem o incomodava. E quanto mais o incomodador insistia, mais nervoso o monstro ficava…
Esse é o Brasil. Você pode escolher se quer colocar sua energia a serviço da mudança ou então para parar as mudanças.
Passamos a valorizar as táticas agressivas pelo prazer de discutir, de confrontar, especialmente se existir uma plateia.
Bolsonaro fala demais, e sem freios. Não faz a necessária reflexão prévia. Ele precisa lembrar, urgentemente, que não é mais deputado nem está no balcão do boteco. O cargo que ocupa merece todo o respeito (de mão dupla), e a liturgia inerente é mais do que apenas isso; é essencial. Quanto aos filhos dele, o […]
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157340715398631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7XjPl0uOsj8TxfUISqzcl4YrxYBC0vOw O FUTURO DA POLÍTICA: DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER – VENHA FAZER O CURSO! https://www.bimodais.com.br/pagina-de-produto/o-futuro-da-pol%C3%ADtica-descentraliza%C3%A7%C3%A3o-de-poder
O Brasil está sofrendo um imenso exorcismo, e o demônio que nos possui há décadas não quer cair fora.
Eu não acredito na democracia representativa moderna. * * * Concordo com Schumpeter: no modelo de democracia do século XX, os indivíduos comuns são simplesmente consumidores de produtos políticos prontos sob a forma de programas-propaganda pré-embalados e dispostos no mercado eleitoral por elites que se interessam pelo poder de distribuir entre as instituições e as […]
A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157323556458631
Amigos, as revistas Veja e Isto É decidiram atacar o escritor Olavo de Carvalho nas matérias centrais das suas edições da semana. A que se deve esse ataque, orquestrado pelas duas maiores revistas semanais do Brasil, a um homem que simplesmente escreve, sozinho, fora do país? Evidentemente, esse ataque foi planejado por grupos políticos com […]
RESUMO DA LIVE: https://youtu.be/t6GIlLdASXU LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157307123768631 RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1
Confiança e reciprocidade. É disso que a presunção de honestidade trata.
Disjuntor é o dispositivo eletromecânico que desliga a corrente elétrica quando acontece um curto circuito. No seu cérebro acontece o mesmo.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157290061663631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7XjPl0uOsj8TxfUISqzcl4YrxYBC0vOw
É natural que, em meio a tantas derrotas, essa pequenina, acanhada e insignificante vitória seja comemorada e vire manchete nos jornais que veem a libertação do ex-presidente com simpatia.
Quando a esperteza é muita, come o dono, já dizia Tancredo Neves (1910-1985). Em tempos do politicamente correto, a onda mais ridícula desde a modinha do ioiô ou, quem sabe, fotografar comida, é muito importante segurar o rabo (no bom sentido, claro) porque a porta bate sem aviso. Todo cuidado é pouco, até para os […]
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157273773468631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7XjPl0uOsj8TxfUISqzcl4YrxYBC0vOw DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1
Os monstros da negatividade são incapazes de ver qualquer sinal positivo e culpam os outros, o sistema, as elites, os elementos externos pela desgraça que vai chegar.
Há silêncios e silêncios. Há o silêncio das pedras. Há o silêncio dos homens.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: RESUMO DAS LIVES ANTERIORES:
O que nos define são os adversários que vencemos.
Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo qual observar a história.
100 dias de Bolsonaro Mais dúvidas e incertezas do que avanços concretos “O discurso liberal, que parece ser o principal pilar da agenda econômica, está sendo obscurecido por dois outros discursos, um socialmente conservador e outro que é nostálgico para a ditadura de 1964-85.” Anthony Pereira Tradição nos Estados Unidos. Está virando moda por aqui: […]
Não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. É você quem pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Na esquina da sua casa.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1
Vivemos tempos de autonomia moral, onde cada indivíduo é incentivado a utilizar sua própria visão de mundo, e tudo fica cada vez mais relativo.
LIVE RESUMO: Veja no Facebook a Live Completa! https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157223885563631
Possíveis aspectos positivos do PROSUL[1] Considerações iniciais Na capital da República do Chile, em 22 de março de 2019, oito países se reuniram na criação de um fórum para o progresso da América do Sul, o PROSUL (em espanhol, PROSUR). Em Santiago de Chile, os presidentes da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do […]
Olhar para 64 me faz ver um país livre de ideologias ultrapassadas e maduro para discutir e participar da política. Mas qual 64?
Este programa reproduz a edição especial do Podcast Chá Com a Gente, produzido na Panela Produtora, com a participação de Filipe Trielli, Carlos Eduardo de Freitas com Flavio Morgenstern e Luciano Pires como convidados. A ideia era falar das novas formas de comunicação independente que surgiram nos últimos anos, mas o papo cresceu e acabamos falando daquilo que é a razão de ser com Chá Com a Gente, a discussão da alta, média e baixa cultura… sobretudo baixa.
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1
Em negociações complexas, emoções que levam a declarações, tuítes e posts provocando, ameaçando e ridicularizando a outra parte, precisam ser deixadas de lado.
Uma certa ideia de Brasil Excelente retrospectiva de 2003 a 2018 “Precisamos ter uma ideia de como nos vemos como país, de nosso passado, nosso presente e nosso futuro.” Pedro Malan Este não é, decididamente, o que ocorre com o livro de Malan. Muito pelo contrário, sua leitura fornece uma excelente visão da trajetória da […]
Embora pareça que tudo está dentro da esfera criminal, na verdade é a esfera política que comanda.
Não conhece Douglas Leandro Clizesqui? Sem problemas. Ninguém conhece. Ele é pai de Douglas Murilo, uma das oito vítimas fatais no massacre da escola estadual em Suzano; o caso todos conhecem. Douglas pai está preso em Flórida Paulista e pediu para ir ao enterro do filho, assassinado pela dupla de monstros que aterrorizou a tranquila […]
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: Quer fazer? Me mande um zap: 21-996086422. R$ 200,00 – cinco vídeos e respostas das dúvidas, via zap.
Ajudando a compreender o cenário político brasileiro.
O palhaço, o bobo, o gozador, é o único a perceber a gravidade do que estava acontecendo.
Se eu fosse o Bolsonaro, nestes primeiros 100 dias estaria trancado entre quatro paredes.
Diferentes tipos de capital “O mais valioso de todos os capitais é aquele investido em seres humanos.” Alfred Marshall Logo na primeira aula do curso de ciências econômicas aprendi que a economia é a ciência que estuda a combinação dos recursos escassos de forma a satisfazer, da melhor forma […]
Esse alvoroçado não é nome não, é adjetivo. Um professor, intérprete de libras, um ativista pela inclusão social através da tecnologia. É uma história fascinante de alguém que sai da periferia para causar impacto em toda a sociedade.
“Sou do Mato Grosso. Lá a gente lida com chantagista assim: é matar ou morrer”. A dramática frase acima foi replicada […]
O que é que aconteceu com o carnaval? Meus amigos da Panela Produtora lançaram no disco É Carnaval uma música que explica.
Realizamos mais uma edição do Café Brasil Premium, desta vez recebendo a agora deputada Janaína Paschoal para conversar um pouco sobre as coisas novas que precisam ser feitas para começar a colocar o país nos eixos. Neste programa, o áudio do Sarau.
Posso entrar?
A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.
Procurador do Ministério Público do Trabalho, uma conversa que mudará a forma como você vê o Ministério Público, mostrando como uma visão humanitária pode fazer com que a mão peluda do Estado impacte de forma positiva nas vidas de todos nós. Olha! É um programa fascinante.
Guerra Fria Antes, durante e depois “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”. Raymond Aron Não sou um cinéfilo, mas tenho o hábito de aproveitar as semanas que antecedem a entrega do Oscar, quando costumam entrar em cartaz os filmes que vão concorrer às diversas categorias […]
RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157131244103631/ LIVES DO NEPÔ – O DIGITAL NA POLÍTICA TODA TERÇA – AO VIVO NO FACEBOOK (POR VOLTA DAS 5:30 DA MANHÃ CAMINHANDO NA LAGOA) https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno LINK PARA AS ANTIGAS: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/
Tem muita coisa importante acontecendo enquanto você perde tempo com os prestidigitadores que desviam sua atenção pra bater sua carteira.
Doutor em Ciência da Informação, jornalista, escritor e consultor especializado em estratégia no mundo Digital. Mas acima de tudo um provocador, interessado em estudar o impacto da internet na sociedade, aplicando o pensamento bimodal. Bimodal? É. Curioso? Ouça.
Não dá pra saber quem é pior: A autora da bobagem, orgulhosa de sua total falta de noção, ou quem a defende, alegando lutar contra uma misoginia tão falsa quanto a cara de pau do arrivismo coitadista que impera no mundo. A autora: Deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT), recém empossada na Assembleia Legislativa […]
Vivemos um tempo no qual muita gente tem dificuldades de decidir o que é real e permanece com a sensação de que está sendo manipulada. Uma tentativa de compreender a realidade é conhecer três esferas: a esfera política, a moral e a criminal. Duas estão por aí… a outra está dentro de sua cabeça.
Posso entrar?
Resumo da Live: Assistir completa: Formação Digital Bimodal: Programa de Formação sobre Futurismo Competitivo Bimodal Lives antigas: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/
O Ministro da Educação anuncia que vai impulsionar o Projeto Rondon e retomar educação moral e cívica nas escolas.
LIVE DE HOJE: LIVES DO NEPÔ – O DIGITAL NA POLÍTICA TODA TERÇA – AO VIVO NO FACEBOOK (POR VOLTA DAS 5:30 DA MANHÃ CAMINHANDO NA LAGOA) https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno LINK PARA AS ANTIGAS: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/
A melhor forma de ensinar política para crianças – e adultos que são crianças crescidas – é contando histórias. E o mestre em contar essas histórias era Rubem Alves. Então senta que lá vem história… Este programa reaproveita alguns textos que usei em programas muuuuuuuuito antigos…
Posso entrar?
Neste final de semana o Brasil parou para assistir a eleição para Presidente do Senado. E quem era bom e quem era mau? Os índios ou os soldados?
Três tipos de realidade que ajudam a entender a confusão na qual estamos metidos.
Temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público. Bote aí uma pitada de histeria e pronto! Caímos na Espiral do Silêncio.
Fique esperto para perceber qual esfera estão usando para apresentar a você os acontecimentos.
As esferas criminal e política são intencionalmente misturadas para criar pressão de opinião pública a favor de algum projeto político.
Devidamente guardado pelo resto de sua criminosa vida na inexpugnável prisão de Oristano, localizada na ilha da Sardenha, o terrorista de extrema-esquerda Cesare Battisti finalmente está cumprindo pena pelos seus crimes pavorosos. Bandido profissional sob o manto de ”defensor” de alguma coisa difusa que todo comuna alega vagamente, esse monstro matou covardemente 4 pessoas e […]
É pra descer a lenha mesmo, cobrar o que está errado, exigir que as promessas sejam cumpridas e a transparência prometida seja aplicada. Mas, vem cá… 13 dias?
Neste cenário onde até “bom dia” leva patada, o que é que podemos fazer para conseguir conviver com quem pensa diferente? Tratar na porrada? Bem, alguns merecem… mas com outros dá pra tentar o diálogo aberto.
Posso entrar?
Eu não sei o que você está fazendo aí, cara, mas eu estou espalhando pra todo lado. Entre em contato com seus senadores e manifeste sua opinião. #RenanNao
É uma série de terror. Tem assassinos em série, monstros psicopatas, tortura psicológica, tortura física, mortes explícitas, vítimas indefesas e a ruindade do ser humano, que nos leva a questionar se eram humanos.
Como cães de Pavlov, estamos condicionados a babar.
Não enxergar o que Temer fez de bom foi uma escolha à qual você foi induzido.
Compartilho com vocês o depoimento de uma amiga, conterrânea, que foi discriminada ao tentar entrar na Espanha. A metodologia aplicada para decidir quem pode e quem não pode entrar parece de um primitivismo atroz. É mulher? É negra? Solteira? Ah, então ela não pode ser classificada como turista. Eu sei que parece caricato, mas sugiro […]
Se existe uma constante nas festas de fim de ano e na data do meu aniversário é esse sentimento de que a vida é transitória. Vou ficando mais velho, nem sempre mais sábio. A maior parte dos meus anseios ainda não se concretizou, mas, de acordo com a tradição popular, é preciso acreditar que nesse […]
Na cerimônia de posse dos novos ministros, o livro oficial foi assinado pela caneta Bic que o novo presidente tinha no bolso. Por outro lado, na cerimônia dentro do Congresso Nacional, cafe e água foram servidos por garçons durante os discursos. Os pequenos detalhes fazem os grandes momentos. O novo presidente precisará estar atento aos detalhes para transformar o país.
Como chegamos ao País que somos Interpretações do Brasil Reunindo textos de autoria de seus principais assessores e colaboradores, a Fundação Espaço Democrático, fundação de estudos e formação política do Partido Social Democrático (PSD) acaba de lançar Interpretações do Brasil – Tradicionais e novas abordagens históricas, econômicas e diplomáticas, um livro que pretende favorecer a […]
Estamos em período de mudanças ou apenas nos preparando para mais uma grande brochada? Há motivos para ficar otimista? Ou melhor mesmo é continuar pessimista? Afinal de contas, ser pessimista é ser mais inteligente?
Posso entrar?
Eu ouço as vozes, eu vejo as cores, eu sinto os passos de outro Brasil que vem aí
Como tem gente assanhada para cassar nossa liberdade de manifestar a discordância…
https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156987634518631/
Uma forma de fazer uma corrente do bem, capaz de garantir socorro, educação ou um teto para quem precisa, na África e no Brasil.
Como disse certa vez o ex-ministro Pedro Malan, no Brasil até o passado é incerto. Mas o futuro não – ao menos em um caso: Há plena certeza que o tecido social esgarçou e vai rasgar. Toda essa demência politicamente correta, juntamente com os autoproclamados intelectuais e artistas-engajados-militantes revolucionários de internet lutam com toda a […]
Live de terça O mundo platônico e suas consequências https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156972234548631/ TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado http://bit.ly/cursobimodalnepo Manda um zap: […]
https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156956112378631/ Live de terça A liderança liberal TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado Manda um zap: 21-99608-6422
O Brasil se transformou na República do Futuro do Subjuntivo.
Talvez nunca antes na história desses país os recorrentes embates na Internet tenham mostrado de modo tão claro nossa admirável habilidade de nos submetermos à polarização político-ideológica. Em Uncivil Agreement: How Politics Became Our Identity (University of Chicago Press, 2018), a escritora Liliana Mason discursou sobre este fenômeno, retratando como a Identidade é capaz de deslocar-se de um universo Pessoal […]
Coerência é o nome do bichinho de estimação da lulada, a seita que virou torcida de presídio. Coerência é muito maltratada; não dão atenção a ela, nem a alimentam. Ao contrário, é sempre espancada por seus donos, transformando uma relação que deveria ser de respeito em um samba do crioulo doido, como batizou Sérgio Porto […]
Rivotril filosófico: UM OLHAR DIGITAL SOBRE A POLÍTICA O NOVO POVO BRASILEIRO TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado http://bit.ly/cursobimodalnepo […]
Na ofensiva contra a liberdade, fica cada vez mais difícil viver nos termos da Constituição, segundo a qual todo brasileiro, respeitada a lei, tem o direito de se conduzir como prefere. O programa de hoje é feito com base num artigo do jornalista J.R. Guzzo
Posso entrar?
LIVE DA SEMANA: UM OLHAR DIGITAL SOBRE A POLÍTICA Mais duas coisas a falar sobre marxismo https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156940475083631/ TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp […]
Rivotril filosófico: Precisamos falar sobre marxismo! Áudio completo: https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156938425093631/ TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado http://bit.ly/cursobimodalnepo Manda um zap: […]
O americano Jonathan Haidt é um psicólogo social, e professor e Liderança Ética na Stern School of Business da New York University. Seu trabalho de pesquisa enfoca as bases da moralidade em diversas culturas No livro “A mente moralista: por que boas pessoas são divididas pela política e pela Religião” (2013), Haidt elaborou seis fundamentos […]
A Liberdade Econômica está realmente associada à melhor qualidade de vida e mais dinheiro no bolso dos cidadãos? Ou o discurso da Esquerda está certo e tudo que o capitalismo faz é oprimir os pobres e aumentar a miséria? O sucesso no capitalismo não reflete exatamente a inteligência e o trabalho duro per se, mas […]
Na minha live de hoje fiz uma afirmação que se tornou verdade para mim nos últimos anos, mas hoje ficou evidente. https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156923285683631 Imaginava que quando se falava comunismo, socialismo, havia algo que ia ser colocado no lugar do capitalismo, da república. Não tem. O marxismo é um projeto religioso político que tem uma única proposta: […]
– Mas eles estavam atendendo os brasileiros necessitados!
Se o governador mentiu ou se enganou, peço desculpas por ter acreditado nele e disseminado uma informação não verdadeira
Uma das consequências involuntárias do capitalismo é que ele coloca diferentes culturas e sociedades em contato direto muito mais amplo umas com as outras. Liga as pessoas entre si muito mais rapidamente do que estas e suas culturas possam estar preparadas para isso. Algumas culturas prosperam devido às repentinas oportunidades de colaboração que essa intimidade […]
Cowboy não havia dormido bem. Tinha feito corridas até às duas da manhã. O trabalho como moto-taxista costumava não render muito, mas em época de alta temporada a demanda era muito grande. Precisava aproveitar o período. Durante o inverno a cidade ficava vazia e sem muitas possibilidades. Naquela manhã de 24 de dezembro de 2012, […]
Diversos ouvintes mandam mensagens pedindo para que eu pare de falar de política, que querem de volta o Café Brasil que fala de música e de temas mais leves. Tá bom, então eu paro, vai.
Posso entrar?
É assim, com a luz do sol, que a gente faz a limpeza.
Ter consciência sobre o que é certo e errado todo mundo tem, exceto os psicopatas e as crianças muito pequenas. Mas capacidade de análise e ação a respeito, nem todos têm.
Mudar de assunto no calor dos acontecimentos é irresponsabilidade moral.
De tempos em tempos as sociedades alardeiam previsões catastróficas para um futuro não tão distante. Sempre existe o perigo do momento. Se ouvirmos os especialistas, atualmente temos que nos preocupar com o futuro da democracia no Brasil. Essas previsões apocalípticas muito raramente se confirmam, servem apenas para alimentar a sanha sensacionalista. Acadêmicos e especialistas são […]
Em essência, o capitalismo é indiferente quanto a raça, classe, cor, religião, sexo, nacionalidade, credo, bom ou mau. É impessoal e não-humano como um programa de computador. E tem suas neuroses conflitantes, como a escolha entre “liberdade com dispersão de poder versus efetividade com concentração das tomadas de decisões”. Defender o capitalismo como sendo o sistema o menos […]
Os defensores do capitalismo que utilizam esta linha de argumentação afirmam que, ao dispersar o controle da economia entre vários detentores de capital, o poder seria igualmente dispersado. Eles parecem esquecer que a concentração de capital também resulta na concentração de poder por meio da concentração de riqueza, que pode então se reverter em influência […]
Cara, eu fico besta com a quantidade de gente que evidentemente não sabe das coisas, sai dando pitaco sobre as coisas. Todo mundo tem certezas e com as mídias sociais o que mais tem é gente dando pitaco. Isso não seria problema se essa gente não sofresse do efeito Dunning-Kruger, que ajuda a entender esta zona na qual nos encontramos.
Posso entrar?
Luis Fernando Veríssimo é lulista cinicamente disfarçado de isentão. O escritor descobriu ser esquerdista só depois do fim da ditadura militar, tempo em que ganhou muito, mas muito dinheiro mesmo, com seus livros. Quando descobriu-se lulista convicto, passou a reescrever suas ideias de forma suave, sua especialidade como mestre das palavras, camuflando seu esquerdismo caviar, […]
Amigos do Café Brasil, tenho visto recentemente uma grande reação à sugestão de uma professora chamada Ana Caroline Campagnolo, eleita deputada estadual em SC, a que os alunos gravem as aulas de seus mestres. O contexto dessa sugestão é a acusação de estudantes a professores que sustentam posições político-partidárias em classe – e que, em […]
Voltar democraticamente aos trilhos. Se essa não é sua conversa, nem vem. Vou tratar como papo de bêbado.
Conhece alguém que fala de assuntos que não domina com excesso de confiança? É o efeito Dunning-Kruger, aquele mesmo que está dando o tom dos debates políticos no Brasil e no mundo. McArthur Wheeler tinha 44 anos quando resolveu assaltar um banco. Ele morava na cidade de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia. O ano […]
Mudadora de vidas, alguém que em vez de apenas lamentar a falta de sorte de seus semelhantes, arregaça as mangas e começa a mudar as vidas das crianças em sua comunidade.
Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno e Luciano Pires sobre as eleições presidenciais de 2018 e o que podemos esperar deste Brasil com Jair Bolsonaro.
A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.
Qual é a causa profunda desta situação na qual tanto a direita quanto a esquerda perderam a capacidade de compreender o outro? Em outras palavras: por que as elites políticas não mais são capazes de acessar o mundo do brasileiro trabalhador? Para mim, amigos, a resposta está, em primeiro lugar, na falência do sistema educacional […]
Não parece existir um padrão no qual os caras apenas preenchem alguns espaços vazios?
A palavra escatologia representa tudo que chega em sua fase final, incluindo a história humana. De origem grega – que novidade! –, eschatos significa “último”, “fim”; e logos significa “palavra”, “discussão”, “instrução”, “ensino”, “assunto”, “tema”, “lógica”. Portanto, escatologia é o estudo do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos […]
O Brasil vive duas revoluções em paralelo: – a digital, que iniciou mudança de cada eleitor/consumidor de dentro para fora, através da possibilidade do acesso a mais informação, interação e mobilização distribuída; – a republicana, que, a partir da digital, fez com que as pessoas passassem a querer muito mais do país do que antes. […]
Gravei um LíderCast da Temporada 11, que só vai ao ar em Janeiro de 2019, mas o papo acabou enveredando pelas eleições e vou aproveitar um trecho neste Café Brasil. O convidado foi Carlos Nepomuceno, e sua argumentação é brilhante.
Por que foi o Bolsonaro o escolhido pelos eleitores, e não o Alckmin, o Amoedo ou o Meirelles? Pertenço ao grande campo das esquerdas e, para mim, é muito claro o porquê da ascensão da sua candidatura. Nós não estamos conseguindo nos contrapor a ela – como também não conseguiram os outros candidatos anti-PT – […]
O jornal Folha de São Paulo publica um artigo feita por uma petista confessa: Ver aqui: https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/posts/10156853246303631 …sem nenhum fato, baseado em suposições. A essa matéria que foi criada sem nenhum critério jornalístico, passa a se chamar “escândalo”. Vejamos a definição: Escândalo: “indignação, perplexidade ou sentimento de revolta provocados por >>>> ato <<<<< que viola […]
O que vem por aí? Uma mudança ou nova brochada?
O advogado Mike Godwin criou em 1990 a seguinte “lei” das analogias nazistas: “À medida que uma discussão online se alonga, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou os nazistas tende a 100%.” Segundo as hostes vermelhas que infestam a internet, qualquer um que não siga Lula da Silva como seu […]
Existe uma crença muito difundida de que a história humana avança em etapas gradativas e que culminará numa revolução transformadora. O tipo de revolução muda conforme o viés ideológico. A esquerda acredita na chegada do socialismo real, a direita no liberalismo redentor. Comecemos pelo socialismo. Segundo essa crença, as pessoas terão igualdade de oportunidades numa […]
Vivemos o início de Revolução Civilizacional na qual ao se plantar um “pé de cooperativa de táxi” por mais que se tome litros de Design Thinking não nasce nunca um Uber.
O pau tá quebrando, a eleição ainda indefinida e nunca se viu tanta gente em conflito. E conflito consigo mesmo e com outros! No meio do tiroteio, sem ironia, um personagem: Jair Bolsonaro. É hora de procurar saber de onde veio essa figura. Este programa eu dedico a meus amigos e ouvintes da esquerda.
Posso entrar?
Não gaste sua energia e seu tempo precioso de vida discutindo narrativas que alguém está criando para manipular você.
Mudanças só acontecem quando a crise que sofremos for maior que a dor de uma nova solução.
Cara, que doideira é essa onda Bolsonaro que, se você elogia, apanha, se critica apanha, se fica em cima do muro, também apanha? E que quebra a perna de especialistas, institutos de pesquisas, jornalistas, políticos e cientistas sociais? De onde vem isso? E por que agora?
Posso entrar?
Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, o Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se […]
O pior ainda está por vir Todo mundo já percebeu o quanto está difícil manter um diálogo saudável nas redes sociais. Invariavelmente somos alvos de alguma militância raivosa defendendo ideias ou figuras controversas. Excluí meu perfil no Facebook por causa disso. Antes da campanha eleitoral começar oficialmente eu tive a sensação de que o ambiente ficaria insuportável. […]
Empresário criativo e agora candidato a Deputado Federal em São Paulo pelo partido Novo, um inconformado com o manicômio tributário brasileiro e disposto a botar pra quebrar. Saia da frente dele.
Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.
Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou entrando na modinha, mas jogando com as variáveis, com o possível, e tirando minhas conclusões. Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.
A proposta de Antonio Gramsci era ambiciosa, ocupar os espaços de produção e disseminação de conteúdo. Universidades, jornais, púlpitos, emissoras de rádio, etc. Sua ideia, no entanto, não era de tudo original. Vários pensadores já haviam percebido a importância desses espaços para o controle da opinião pública. No Brasil, muito antes de Gramsci ser amplamente […]
O Ismo Quântico é o fenômeno que acontece quando o sufixo ismo faz com que uma palavra signifique ao mesmo tempo duas coisas distintas.
A ideia de concentração hegemônica não é exclusividade de Gramsci, outros autores de diferentes espectros ideológicos propuseram caminhos parecidos. Júlio de Mesquita Filho é um deles É preciso compreender que o debate público se resume a uma disputa de discursos. Cada lado faz o recorte que melhor lhe convém. Em 1994, com a publicação do […]
Mais discussão de ano de eleição: afinal o que é o voto? E o voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? Vamos pensar a respeito disso no programa de hoje, que é a releitura de um episódio que foi ao ar em 2014.
Imagine Fernando Haddad sendo vítima de uma tentativa de assassinato. Por um ex-militante do DEM ou do PSL, no mesmo dia em que Bolsonaro quase morreu pelas mãos de um ex-PSOL. Primeiramente, os brucutus lulistas jamais deixariam que o sujeito escapasse; ia ser trucidado pelos amantes da paz, do entendimento e da tolerância. Depois de […]
Seu voto, antes de ir para um candidato, vai para um partido.
Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.
Como mencionado anteriormente, os reformistas sociais enxergam na ganância e na ambição os traços mais detestáveis das entranhas capitalistas. Mas estas características ancestrais são inerentes à condição humana e jamais serão extintas. Qualquer sistema político e econômico terá que lidar com elas. Os defensores do capitalismo gostam de salientar que ele é o sistema que […]
“Dar às pessoas o que elas fizeram por merecer ao invés de simplesmente dar-lhes o que desejam” – este é o mantra da cultura capitalista. Todavia, o capitalismo nem sempre recompensa responsavelmente o trabalho duro e o talento, temos que reconhecer isso. Não obstante, não pode haver Moralidade sem responsabilidade, ou responsabilidade sem autodeterminação. Responsabilidade […]
Com base nas evidências acumuladas até aqui – e especialmente após o colapso do comunismo soviético -, é impossível negar que o capitalismo seja o sistema econômico mais eficiente e produtivo de todos. Na mesma medida, também é complicado afirmar ele seja absolutamente Bom e Correto do ponto de vista Moral. Após séculos de quilometragem, o sistema […]
A Liberdade sempre foi a primeira linha de defesa de todos que amam o Capitalismo. “O capitalismo é o respeito constitucional ao livre comércio e à propriedade privada – todo o resto é socialismo”, escreveu Hans-Hermann Hoppe. Mas a liberdade do capitalismo deve ser limitada para manter a ordem e a segurança social – incluindo […]
Durante milênios, as sociedades caracterizaram-se majoritariamente por uma cultura agrícola de subsistência, com poucas cidades, poucas estradas, poucos sistemas de comunicação, pouco uso de dinheiro, pouca alfabetização e pouco comércio. Apesar das idas e vindas dos Impérios Persa e Romano, do longo período do Califado e da aparência eterna das dinastias Chinesas, as sementes do […]
Essa aparente doideira que aí está não é doideira. É método. Hoje vamos conhecer Antonio Gramsci, cuja obra genial ajudou a chegar na situação em que nos encontramos. Cuidado com o disjuntor aí…
Posso entrar?
O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.
Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com quem decide se abster, votar em branco ou anular seu voto.
Você que pretende não votar, anular, ou votar em branco, tem todo direito de fazê-lo. Mas…
Uma empreendedora da área de comunicação, que descobre a vocação do voluntariado, vive a mesma agonia das pessoas que ajudava e dá um novo rumo para sua vida. Outra daquelas histórias de superação, força e vontade de viver. É inspiradora.
É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.
A expressão é velha; óbvia, clichê, deve ser evitada a todo custo por qualquer um que caminhe pelo mundo das letras: O famoso “seria engraçado se não fosse trágico”. Porém, há túnel no começo da luz; os politicamente corretos inovaram nesse quesito, criando uma nova vertente, unindo o trágico e o engraçado. A coexistência desses […]
Mais que um escritor, um professor de escrita, mas com uma história que começa com a militância sindical até chegar ao universo do conservadorismo. Que grande figura.
Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?
Posso entrar?
Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral…
Os advogados e jornalistas que insistem que não existe a materialidade das provas, não são necessariamente desonestos, parte da quadrilha ou mal-intencionados.
O Brasil é uma grande cozinha. Nela existe uma lixeira. Mas o Brasil não é só a lixeira.
Continuando a conversa com candidatos a Presidente nas próximas eleições, hoje é a vez de João Amoêdo, do Partido Novo. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires. Antes de começar o show, um recado: a transcrição desta […]
A fila anda! A gente muda! O tempo passa! O mundo é outro! Vira o disco, meu!
O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.
Na medida do possível, estamos conversando com candidatos a Presidente nos episódios do LíderCast. Vamos republicar essas conversas aqui no Café Brasil, é uma prestação de serviços necessária. Hoje é o primeiro, Paulo Rabello de Castro.
Show de diplomacia Brasil é exceção “Fronteiras? Nunca vi uma. Mas ouvi dizer que existem na mente de algumas pessoas.” Thor Heyerdahl Assumidamente apaixonado por esportes de uma forma geral, fico, a cada quatro anos, particularmente envolvido com a Copa do Mundo de Futebol, descrita pelo jornalista Thiago Uberreich como “o maior espetáculo esportivo do […]
Se quem tem ideias novas é boicotado pela grande imprensa, cabe a cada um de nós trabalhar para que sejam ouvidos
A pequena república da Nicarágua tem vivido um banho de sangue desde os anos 60, quando do início da Revolução Sandinista. A revolta tinha esse nome em ao líder popular Augusto César Sandino, executado em 1934 por ordem de Anastasio Somosa Garcia, ditador derrubado em 1979 pelos sandinistas da Frente Sandinista de Libertação Nacional. Quem […]
Qual é o meio para se combater a tirania digital?
Uma planilha que reúne o posicionamento dos principais candidatos à Presidência, sobre temas importantes. Para ajudar você a escolher o candidato que mais se aproxima de suas ideias.
A sensação de culpa existe como um mecanismo que nos ajuda a reconhecer quando fazemos algo que prejudica nosso papel social dentro de um grupo, ameaçando nossos laços sociais.
Empreendedor, professor, engenheiro, mestre em gestão, escritor e pai. Ativista político e defensor da liberdade do indivíduo contra todas as tiranias. Um papo muito interessante sobre liberdade individual e a capacidade de fazer acontecer.
Quero um mundo melhor, igualzinho a você. Talvez divirjamos sobre a forma de chegar lá, e isso deve ser discutido.
O Rio de Janeiro continua lindo Gil, e complicado; mais do que isso, espantoso. Não dá pra entender a razão pela qual os fluminenses elegem gente (latu sensu, ófi córsi) como Anthony Garotinho, sua esposa Rosinha, Sérgio Cabral e outros desse naipe. A bola da vez (no mau sentido) é o notório Marcelo Crivella, eleito […]
Possivelmente você teve uma pessoa que, em determinado momento de sua vida, acendeu a faísca da sua curiosidade sobre determinado assunto ou área do conhecimento. Talvez tenha sido mais de uma pessoa. O fato é que, sem essa intervenção sua vida poderia ter tomado um rumo completamente diferente. O historiador francês Jean-François Sirinelli classifica essas […]
Em junho de 2018 realizamos o II Sarau Café Brasil, desta vez convidando o jornalista e cineasta Adalberto Piotto para exibir o seu filme Orgulho de ser brasileiro e, na sequência, participar de um bate-papo com a plateia. No programa de hoje reproduzimos a gravação do evento. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, […]
Empreendedor, com uma história incrível de como o destino o coloca à frente de uma das 500 maiores empresas do Brasil, onde ele percebe que, como cidadão, pode fazer muito mais. Então, nasce o Ranking dos Políticos.
“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade”.
Este programa é uma releitura do Café Brasil 264 – Democracia e censura, publicado originalmente em 2011.
Imagine um político profissional, que passou por sete partidos, mas acusa de traidor quem troca uma única vez. Um sujeito que alega ter sido professor na famosa universidade americana de Harvard, mas se expressa num inglês de provocar risos; que diz ser professor de Direito, mas afirmou que se for procurado pela polícia federal, vai […]
Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.
Neste programa apresentamos os convidados da Temporada 9 do LíderCast, que acaba de ser lançada. Serão 13 programas somando quase 20 horas de conteúdo sobre liderança e empreendedorismo. Na veia.
Professor, consultor, com vasta experiência no setor privado, ex-presidente do IBGE e do BNDES e agora candidato a Presidente da República. Tempo de gravação: 01 horas, 31 minutos e 33 segundos
A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.
A guerra civil espanhola (1936-1939) foi assustadora, cruel, mas teve seus lances tragicômicos. Um deles era a eterna bagunça entre as muitas facções que formavam as Forças Republicanas, compostas de anarquistas, comunistas, brigadas internacionais e outros aliados de pura conveniência, apoiados por uma insuspeita União Soviética, louca para expandir seu império de terror stalinista. Juntar […]
Num ambiente construído para que as pessoas fiquem “na média”, o resultado será esse mesmo: gente média, conformada com o médio. E, pior, com inveja dos que parecerem acima da média.
Todo mundo tem a capacidade de saber o que é certo e o que é errado, mas nem todos têm a capacidade de agir a respeito.
LíderCast 111 – Hoje conversamos com Tiemi Yamashita, uma brasileira que se achava japonesa e, no Japão, descobriu que era brasileira. E volta para disseminar o conceito do Mottainai, a eliminação do desperdício, que nos ensina uma forma diferente de encarar o mundo.
Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….
Mas… e se a história for falsa?
Uma das expressões que a esquerda (radical ou não) adora usar é o tal “complexo de vira-latas”. Essa gente não tem a menor ideia do que seja isso, nem de quem cunhou a expressão, mas a macaqueia reiteradamente, invocando-a como mantra para suas asnices nacionaleiras dignas do milênio passado; na sua visão troglodita, significaria uma […]
Investigar o que é verdade e o que é mentira – com base em fatos – é o papel dos “fact checkers”. Determinar o que é legítimo, não.
Não interessa determinar o que é verdade e o que é mentira. Interessa determinar o que é legítimo de acordo com os interesses do grupo. O esperto indivíduo se transforma no estúpido coletivo.
E aí? Você é de direita ou de esquerda? Se incomoda com este podcast que traz ideias com as quais você não concorda? Tá querendo parar de ouvir, é? Hummmm….tem que ver isso….
Baixe a pesquisa da IdeiaBigdata que mostra o impacto das mídias sociais nas eleições de 2018.
A tragédia do edifício que pegou fogo e desabou no Largo do Paissandu, em São Paulo, desvendou mais um bem bolado golpe; e golpe, novamente, travestido de “movimento social”: A máfia das invasões de prédios na capital paulista. Importante lembrar que o prédio de 24 andares não desabou, simplesmente. O incêndio provocado pelos invasores do […]
O comportamento de quem vê algo errado e nada faz a respeito foi chamado de Efeito Genovese, ou Efeito Espectador.
Hoje, não há qualquer ameaça ao domínio da esquerda nas novelas, filmes, séries, teatro, programas de TV, jornalismo. Por isso a reação agressiva quando alguma obra fura a ditadura cultural.
Gastar nosso dinheiro conosco; nosso dinheiro com outros; o dinheiro dos outros conosco e o dinheiro dos outros com os outros. Onde é que você acha que um gestor público, um político se encontra?
Quando desaparecem a lei, o respeito, a ordem, fica evidente que a propriedade abandonada não é de ninguém, não é? Então pode tudo.
As eleições estão chegando, meu caro, fique esperto com quem parece ser. A única coisa que ele quer é ganhar seu voto.
Até agora, com resultados variáveis, o smart badass power tem dado certo. E que Deus nos proteja e impeça que dê muito errado.
LíderCast 106 – 106 – Hoje conversamos com Labi Mendonça, cineasta, roteirista, pensador… uma história fascinante de um brasileiro que se vê sozinho no Rio de Janeiro dos anos 60, onde o Brasil acontecia. De lá pra a África e… bem,ouça o programa.
Abre-te Sésamo é a frase mágica do conto de Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, que abre a porta da caverna onde estão os tesouros roubados pelos 40 ladrões. A frase aqui é uma alegoria sobre abrir cabeças, com uma aulinha sobre Socialismo na América Latina, com Glória Álvarez.
Essa pesquisa que mede o grau de conservadorismo da sociedade brasileira é das coisas mais estúpidas que o Ibope já fez.
A vitrine acima é um quadro de uma animação de Mauricio Ricardo em https://www.youtube.com/watch?v=j7GJT3jALx4 A moda agora é “ter lado” sobre o vídeo de Gleisi Hoffman – que só é senadora quando não está fazendo arruaça ou defendendo ladrão – para a TV Al Jazeera, do Qatar. Um lado achou ótimo. O outro mostra o perigo […]
O caso do triplex no Guarujá começou em setembro de 2016. Foram mais de 9 meses de investigações, recolhimento de provas, perícias e depoimentos, inclusive de 99 testemunhas, 73 delas de defesa. O resultado foi uma sentença com 218 páginas, fundamentada em 1000 itens. E sentença de 9 anos e meio de prisão. VocêSabeQuem recorreu […]
No Fórum da Liberdade que aconteceu em abril de 2018 em Porto Alegre, uma das apresentações tratou das leis, levantando uma questão importante. Precisamos de mais leis no Brasil? É esse o convite à reflexão que eu faço hoje. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é […]
As pessoas com as quais você anda, as fontes das quais bebe, estão te prendendo no amargo Brasil dos Pocotós?
A esquerda em geral, e oportunistas em particular, usaram a morte da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada a tiros em 14/03, como palanque; e da forma mais vitimista possível. É óbvio que os assassinos devem ser encontrados, julgados e apodrecer na cadeia; mas usaram a morte dessa pobre mulher como munição contra algo que classificam […]
Você que já sacou qual é golpe do malandro, compartilhe com quem ainda não sabe.
Um país nunca será melhor do que os cidadãos que o compõe.
Com Paulo Cruz, professor, pensador, voz dissonante da média quando se trata de entender a sociedade brasileira em temas polêmicos como o racismo e a desigualdade
Se você é um desses radicais que discursam a favor desse separatismo social, instigando o instinto da morte e cego pela histeria política, não faz ideia dos demônios que está invocando…
O assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio em março de 2018, revelou que a histeria política no Brasil é regra, não exceção. E num contexto de histeria, é impossível ser racional.
Em 1980 o presidente dos EUA era Jimmy Carter. Boa pessoa, patriota, inteligente, mas um tremendo Zé-ruela quando o assunto era Cuba. Homem da esquerda americana, acreditava ser o ditador Fidel Castro digno de algum crédito. Aprendeu o contrário da pior forma possível. Pra variar, já naquela época o oprimido povo cubano fugia (ou tentava) […]
Olha, você vai ter de procurar por contra própria se educar nesses temas. Felizmente existe onde.
LíderCast 101 – Hoje conversamos com Rafael Rodrigues, que a partir de uma experiência frustrante numa ONG internacional, decide partir para fazer a diferença por conta própria. E começa a transformar vidas na África.
Por que o mesmo brasileiro que aqui é vândalo e cínico se transforma em cidadão ordeiro nos Estados Unidos ou na Europa? Que pergunta…
Gritaria ideológica em rede social, sustentada em achismo sobre as motivações do crime, não passa de histeria política. Que não leva a nada além de mais histeria.
LíderCast 100 – Hoje conversamos com Neide Santos, uma empreendedora social, uma guerreira que tinha tudo para desistir, dá a volta por cima e hoje muda a vida de outras pessoas.