Cafezinho 17 – Oportunismo disciplinado
Luciano Pires -Depois de mais de 40 anos trabalhando, hoje consigo olhar para trás e perceber que acabei adotando um estilo de gestão bem brasileiro, que chamo de “Oportunismo Disciplinado”. Sempre trabalhei com a equação “sessenta por quarenta”. Meus planos têm 60% das variáveis sob controle, as outras 40% eu guardo para as oportunidades. Digo que esse é um estilo brasileiro pois não tenho dúvidas que ele só existe em função de nossa completa incapacidade de planejar firme e a longo prazo no Brasil. A cada minuto é um susto, uma lei que muda, o caminhão que quebrou, o motoboy que não chegou, o sistema que caiu. Não sei o que vai acontecer, mas aconteça o que acontecer, estou pronto para tirar proveito. Se a surpresa é uma oportunidade, encaixe-se no plano! Não dá é para deixar passar por “ não estar no orçamento”, percebe? Se eu tivesse um plano rígido, focado, obcecado pelo controle, talvez fosse ainda hoje um executivo de multinacional, não um escritor, palestrante, radialista, podcaster, cartunista… educador. Aliás, talvez você nem estivesse me lendo aqui.
Meu plano de vida só tem 60% firmes, o resto é flexível, aberto às oportunidades. E como essa atitude não faz “parte do plano”, mas “É” o plano, as oportunidades surgem naturalmente. Mais que isso: conto com elas. Busco por elas. Pela surpresa. O preço disso é manter-se antenado todo o tempo, buscando de forma contínua e sistemática pela oportunidade que surgirá quando eu dobrar a esquina. E recebe-la de braços abertos.
Oportunismo disciplinado. Mais que os 60% de organização e controle, sou os 40% flexibilizados, improvisados e irreverentes. Mas disciplinados.
________________________________________
Para assinar o Cafezinho:
No WATSAPP:
Feed do Cafezinho: http://feed.portalcafebrasil.com.br/tools/cafezinho.xml
Para iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/cafezinho-caf%C3%A9-brasil/id1281343582?mt=2