Henri Dominique Lacordaire
Luciano Pires -Foi padre, jornalista, educador, deputado e académico, sendo considerado como um percursor do catolicismo moderno e restaurador em França da Ordem dos Pregadores.
A Ordem dos Pregadores (ou Dominicanos), nasceu em 1215, fundada por Domingos de Gusmão, e foi suprimida em França em 1790 na sequência da Revolução Francesa.
O interesse de Lacordaire por esta ordem religiosa explica-se pela própria missão e carisma da Ordem que era o de pregar e ensinar, bem como pelas regras de funcionamento, pois que todas as autoridades internas dos dominicanos se baseiam em estruturas democráticamente eleitas e com mandatos previamente limitados temporalmente.
Foi a partir de 1836 que Lacordaire assume o projecto de restabelecer a Ordem em França. Com esse objectivo utilizará uma estratégia que se poderá qualificar de “moderna”, na medida em que se baseava sobretudo no apoio da opinião pública, bem como na defesa dos direitos do homem e da liberdade de associação.
Tendo sido eleito em 1830 para o parlamento francês, proferiu diversos discursos inflamados em defesa da liberdade de expressão e de associação, sempre vestido de frade dominicano, o que provocou fortes reacções junto dos seus advesários. Foi também um prolixo escritor e conferencista, destacando-se as suas prédicas na Catedral de Notre Damme de Paris, bem como o seu livro História de São Domingos traduzido em várias línguas, que causou um profundo impacto, levando outras regiões da Europa a encetar movimentos de restauração da Ordem Dominicana onde tinha sido extinta.
Escolhido para a Academia Francesa em 1860, apenas proferiu o seu discurso de aceitação, falecendo pouco depois em 21 de novembro de 1861.
Lacordaire pintado por Théodore Chassériau