Luhli
Luciano Pires -
Luhli
Luhli é uma cantora, compositora e violinista e percussionosta brasileira.
É mais conhecida por ter apresentado Ney Matogrosso aos Secos e Molhados, possibilitando, assim, a formação clássica do grupo. Com João Ricardo, ela é a co-autora de sucessos como “O Vira” e “Fala”.
Tem músicas gravadas por Nana Caymmi, Joyce, Wanderléa, Tetê Espíndola, Rolando Boldrim, Zélia Duncan e principalmente Ney Matogrosso, que gravou 15 sucessos de Luhli, como Vira,Fala, Pedra de Rio, Aqui e agora, De Marte, Êta nóis!, Me rói,Coração Aprisionado, Chance de Aladim, Bugre, e ainda Napoleão e Bandolero, recentemente regravadas, entre outras.
Luhli tem sete discos em parceria com Lucina, e diversos sucessos na voz de cantores de renome, que as colocaram num lugar de alto prestígio no cenário musical brasileiro. Com ativa participação no movimento ecológico e na resistência cultural, sempre se apresentaram em shows por todo o Brasil e no exterior. Com o programa radiofônico Conversinha, pela FM USP, alcançaram primeiro lugar em audiência durante um ano, em São Paulo.
Além de se apresentar em shows solo e de participar de projetos de espetáculos com outros artistas, Luhli faz arranjos para coral, trilhas sonoras, direção musical de shows e discos, faz presentes musicais por encomenda. Aplica, há anos, oficinas de ritmo e de criatividade musical em universidades e centros culturais em todo o país. Forma grupos de vivencia com cristais, interligando a terapia das pedras à música. É formada em Artes Gráficas e assina inúmeros projetos gráficos de cartazes, marcas e logotipos, capas de discos e livros. Lançou o livro Segredo dos Gnomos com 49 ilustrações de sua autoria.
Em 1998 montou sua primeira exposição de tambores no Centro Cultural KVA em São Paulo, com cerca de cem peças de cerâmica e bambu. Desde então expôs seus Tambores de Luz em unidades do SESC, ( Barra Mansa, Madureira, Ramos, etc.), no Fórum de Folclore da Universidade Gama Filho e no Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro. Dentro do importante projeto pioneiro MúsicaVivaMúsica, seus Tambores de Luz fizeram a ambientação da festa de lançamento do CD gravado no SESC Ramos, com músicas compostas por crianças e jovens sob sua direção criativa.
Depois de montar um espetáculo sobre folclore brasileiro apresentado por um ano em SESCs de diversas cidades, Luhli lançou, em parceria com a pesquisadora Betti Albano, o cd e o espetáculo Todo Céu Pra Voar, onde a música e a dança se uniam homenageando a natureza, com violas, violões, vozes, a percussão de Flávia Thorga e a participação das bailarinas Joana Carelli e Rita Albano.
Entre 2004 e 2007, Luhli se dedicou a projetos sociais com população carente através de ONGs , desenvolveu e aprimorou com êxito seus métodos de musicalização, multiplicou parcerias por todo o país através da Internet, na lista M-MÚSICA, enquanto produzia seu CD solo LUHLI, gravado em São Paulo no estúdio Flautim, distribuído pelo selo ATRAÇÃO e lançado em shows nas principais cidades do país. Desde então, adotou mais uma letra em seu nome artístico, passando a ser LUHLI com H. Paralelamente gravou, com Décio Gioielli, um cd para projeto de livro infantil pela editora Salamandra.
Elaborou, com o poeta Felipe Cerquize, o livro de poemas em parceria Conversa Rimada, lançado em outubro de 2007 pela editora Litteris, na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro e em shows litero-musicais em diversas cidades do país. Em outubro de 2008 o livro Conversa Rimada foi premiado entre os melhores livros do ano, pela União Brasileira de Escritores.
Em 2008 lançou o projeto O NEY E EU onde, entre conversas e canções, apresenta arranjos pessoais das13 músicas de sua autoria gravadas e consagradas por Ney Matogrosso, cercada pelas belas imagens do artista clicadas pelo fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca.
Também em 2008 participou de grandes shows no Amapá, dentro do movimento cultural voltado para a ecologia dos artistas dos povos da floresta, movimento esse que envolve toda a região norte do Brasil, culminando com uma grande mostra musical em São Paulo, no SESC Ipiranga.
Numa temporada de enorme sucesso em Curitiba, em setembro, participou do espetáculo TRÊS MULHERES, num encontro memorável de música e poesia, com a poetisa Etel Frota e com a pesquisadora musical Consuelo de Paula.
Para Nova Friburgo, onde agora fixou residência, agenda para 2009 um ciclo de oficinas de percussão e de vivencias com cristais, dando novo impulso à construção de seus Tambores de Luz, abrindo ao público o atelier VIVA RAIZ .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luhli
http://www.luhli.mpbnet.com.br/release.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luli_e_Lucina
[youtube]lrUfhqRrEdY[/youtube]
[youtube]1Jw4QpUpulI[/youtube]
[youtube]bOlGZY1nCA8[/youtube]
[youtube]sFQ42jzgXoM[/youtube]