Norma Benguell
Luciano Pires -Foi a primeira atriz brasileira a apresentar-se em uma cena de nu frontal no filme Os cafajestes, de 1962. Ela estreou no cinema em 1959, no filme estrelado por Oscarito O Homem do Sputnik. Chamou a atenção pela sua sensualidade, cantando e parodiando a famosa atriz francesa Brigitte Bardot.
Norma Bengell depois tentaria a carreira de diretora, realizando nessa função o filme de 1996 O guarani, baseado na obra do romancista José de Alencar.
Foi lançada no mundo artístico por Carlos Machado, tornando-se muito conhecida por seus shows como vedete na boate Nigth and Day, no Rio de Janeiro.
Atuou no cenário musical a partir de meados dos anos 1950.
Como cantora, seu primeiro sucesso foi o 78 rpm com “A lua de mel na lua” e “E se tens coração” (da trilha sonora do filme “Mulheres e milhões”, de Jorge Ilely).
Em 1959, lançou “Ooooooh! Norma”, seu primeiro LP, com uma sonoridade bastante próxima da bossa nova, com várias canções de Tom Jobim e João Gilberto.
Após anos gravando participações em trilhas sonoras e discos de outros artistas, seu segundo LP “Norma canta mulheres”, sai apenas em 1977, com composições de Dona Ivone Lara, Luli e Lucina, Marlui Miranda, Dolores Duran, Chiquinha Gonzaga, Rosinha de Valença, Glória Gadelha, Sueli Costa, Rita Lee, Joyce e Maysa, além de “Em nome do amor”, parceria de Norma com Glória Gadelha.
Foi casada durante 30 anos com o ator italiano Gabrielle Tinti.
http://www.dicionariompb.com.br/norma-bengell
Norma Benguell
[youtube]8E9DLMxsrNU[/youtube]
[youtube]FgScdm9EG1s[/youtube]
[youtube]B7e7s6IQOxM[/youtube]