s

Todo conteúdo do Café Brasil

Rubens Ricupero
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Memórias de um grande protagonista   “Sem as cartas, não seríamos capazes de imaginar o fervor com que sentíamos e pensávamos aos vinte anos. Já quase não se escrevem mais cartas de amor, ou cartas simplesmente, e é pena. Aceitamos esse empobrecimento como preço da instantaneidade das comunicações por telefone, e-mails, mensagens fugazes de WhatsApp, […]

| 17/07/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 932 – Não se renda

Em “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”, Anakin Skywalker, um dos Jedi mais promissores, se encontra com o Chanceler Palpatine, que promete a Anakin o poder de salvar sua amada Padmé da morte, algo que Anakin teme profundamente.
Desesperado e confuso, Anakin se deixa levar pelas promessas de Palpatine, que o nomeia como seu novo aprendiz Sith, Darth Vader.
Essa transformação de Anakin em Darth Vader é um exemplo claro de radicalização, que é quando alguém começa a adotar ideias extremas e, às vezes, até violentas para defender suas crenças. Isso pode acontecer em qualquer grupo, como na escola, na comunidade ou até mesmo online.
Mas como isso começa e o que podemos fazer para evitar?

| 26/06/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 629 – O luto político

E aí? Sofrendo de luto político? Luto político é quando sentimos perda de segurança, confiança ou esperança no futuro por conta dos políticos que elegemos. A governança irresponsável, a desintegração das estruturas políticas, a instabilidade social, as crises econômicas e a distorção de fatos, pioram muito o luto político. Muitas pessoas acabam se deslocando para extremos no espectro político.
E aí é tiro, porrada e bomba.

| 21/06/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 628 – Crimes de Honra

A Corte Constitucional da França recentemente declarou inconstitucional um artigo da lei digital que criminalizava o “outrage”, que equivale a nossos crimes contra a honra. A Corte decidiu que esse artigo não era necessário porque outras leis francesas cobriam bem essas situações. Estabelecer leis redundantes em um sistema jurídico sólido não é apenas desnecessário, mas prejudicial, restringindo liberdades e causando insegurança. A decisão tomada pela França serve como uma lição para o Brasil.

| 14/06/2024 - Luciano Pires
Americanah
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Americanah   “O identitarismo tem duas dimensões, uma dimensão intelectual e uma dimensão política, que estão profundamente articuladas, integradas. A dimensão intelectual é resultado de uma degeneração pela qual vem passando a inteligência contemporânea.” Carlos Sávio Gomes Teixeira   Dois fatores me levaram a escrever este artigo: o primeiro diz respeito ao meu gosto especial […]

| 20/05/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
A tragédia e o princípio da subsidiariedade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A tragédia e o princípio da subsidiariedade “Ações que se limitam às respostas de emergência em situações de crise não são suficiente. Eventos como esse – cada vez mais comuns por causa das mudanças climáticas – não podem mais ser tratados como ‘imprevistos’.” Marcio Astrini (Secretário-executivo do Observatório do Clima) Para Jacy Mendonça, ex-presidente do […]

| 10/05/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 924 – Portugal dos Cravos – Revisitado

Lááááááááá em 2007, na pré-história do Café Brasil, gravei um episódio falando de Portugal e da Revolução dos Cravos, que neste ano de 2024 completa 50 anos. Cinquenta anos, cara! De 2007 para cá muita coisa mudou, os brasileiros migraram com força para Portugal e as duas culturas nunca foram tão combinadas, com os benefícios e problemas que isso sempre traz. No mês em que a Revolução dos Cravos completa 50 anos, eu vou revisitar o Café Brasil 40, de 2007.

| 01/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 923 – O Corcunda de Notre Dame

“O Corcunda de Notre Dame”, obra-prima de Victor Hugo, é uma narrativa rica em temas complexos, incluindo a questão da liberdade de expressão. Publicado em 1831, o romance se passa em Paris durante o século XV, e sua trama gira em torno de Quasímodo, o corcunda, Esmeralda, uma bela cigana, e Claude Frollo, o juiz severo da catedral de Notre Dame.

A liberdade de expressão é explorada de diversas maneiras ao longo do romance. Um exemplo claro é a própria estrutura da catedral de Notre Dame, que é um símbolo de liberdade e devoção religiosa. No entanto, dentro de suas paredes, há uma contradição, pois o personagem Claude Frollo representa o extremo oposto da liberdade: ele é um juiz autoritário, que impõe suas próprias visões e preconceitos sobre os outros.

Juiz autoritário, é? Pois é…

| 24/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast Especial Ozires Silva – Parte 2

Segunda parte da entrevista realizada com o ex-ministro Ozires Silva em 2015, falando de um Brasil que não existe mais e demonstrando como, com paixão, obstinação, disciplina e coragem, podemos mudar a realidade.

| 11/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 921 – A Praça e a torre

O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump​​.

A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.

| 10/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast Especial Ozires Silva – Parte 1

Seguindo na missão de trazer de volta alguns dos episódios clássicos do LíderCast, aqui vai um muito especial: a primeira parte da entrevista que o ex-ministro Ozires Silva concedeu em 2015. Uma história de empreendedorismo e liderança daquelas que enchem os olhos e nos fazem sentir falta de homens assim.

| 04/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast 315 – Marina Helena

Hoje temos como convidada Marina Helena, pré-candidata a prefeita de São Paulo. Economista com mestrado pela UNB com 20 anos de experiência em políticas públicas no setor privado, setor público e terceiro setor, Marina é 1ª suplente para deputada federal por SP, e foi dirigente nacional do Partido Novo. Marina foi diretora de Desestatização do Ministério da Economia a convite do Ministro Paulo Guedes, e foi responsável por coordenar a elaboração de um plano de governo pra cidade de São Paulo em 2020. Também foi CEO do Instituto Millenium e fundadora do movimento Brasil Sem Privilégios. Marina tem uma vasta experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado como economista por 14 anos em diversas instituições como Itaú, Bradesco e Bozano Investimentos. Detalhe: espera o nascimento de seu segundo filho na semana que vem. Por isso tivemos de fazer uma conversa mais reduzida, que não foi captada pelos microfones tradicionais do Café Brasil. Mas o que importa é o conteúdo.

| 21/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 615 – Esquerda e direita

Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ajustar e melhorar ideias, incluindo as do capitalismo, para beneficiar a sociedade, sem se agarrar a ideologias que já não se aplicam mais. A história mostra que sistemas flexíveis funcionam melhor.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 917 – Os Argonautas

Hoje partimos de uma lenda mitológica – Jasão e os Argonautas, para uma reflexão sobre nossa (in)capacidade de agir como uma comunidade interessada em trabalhar para o bem comum, investindo em coisas que não tem retorno financeiro, mas que são boas para a sociedade. 

| 13/03/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 74 – Trabalho em equipe

Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre a importância de trabalhar em equipe e mostram os recados de diversos estudantes que trabalharam o Café Com Leite em sala de aula. Se queremos construir um país melhor, cidadãos melhores e um futuro melhor, precisamos da ação de todos.

| 12/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 614 – Um abismo cultural

Uma reflexão a partir de uma experiência pessoal nos Estados Unidos sobre a nossa capacidade, enquanto brasileiros, de construir a sociedade que queremos. Ou merecemos.

| 08/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 612 – Se o Facebook não protege as crianças…

Em 2021, Frances Haugen, ex-diretora do Facebook, vazou centenas de documentos internos, indicando que o Facebook sabia que o Instagram poderia afetar negativamente a saúde mental e a imagem corporal de pessoas, especialmente adolescentes. Quando Haugen falou ao Congresso dos Estados Unidos, citou uma pesquisa do Facebook que revelou que crianças e adolescentes pensam que estão lutando com problemas como bullying e imagem corporal sozinhos porque seus pais não podem ajudá-los.

Haugen declarou: “Precisamos apoiar os pais. Se o Facebook não protege as crianças e jovens, pelo menos precisamos ajudar os pais a apoiá-los”.
Precisamos ajudar os pais a apoiar seus filhos.

| 23/02/2024 - Luciano Pires
LíderCast 311 – Gus Erlichmann e Ariel Krok

O episódio de hoje é especial, com dois convidados: Gus Erlichman e Ariel Krok, dois profissionais da área de e-commerce e TI respectivamente, que mantêm atividades junto à comunidade judaica no Brasil e exterior. Batemos um papo sobre Israel, o conflito Árabe x Israelense e os atentados terroristas praticados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Pude exercer minha ignorância genuína e assim conduzir uma conversa esclarecedora sobre um tema que desperta paixões e ainda renderá muita discussão.

| 22/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A história do Ubuntu

Neste episódio, Bárbara e Babica recorrem a uma historinha africana para falar que se ajudarmos e cuidarmos uns dos outros, todo mundo fica mais feliz e a vida fica melhor para todos. A história do Ubuntu fala sobre valores como cooperação, igualdade e respeito.

| 16/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 908 – A inveja e o campeão

Zagallo era o único tetracampeão mundial de futebol. Teve uma carreira excepcional, que o levou a cometer um pecado capital no Brasil: teve sucesso. Como dizia Tom Jobim: No Brasil, sucesso é ofensa pessoal.
Vamos falar sobre a inveja, que é é uma fome insaciável.
Não é possível obter felicidade e bem-estar à custa de outra pessoa.

| 10/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 907 – Conspiradores – revisitado

Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência. 

Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.

| 03/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 303 – Anderson Passos

No programa de hoje temos Anderson Passos, que serviu no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais por 28 anos, onde foi docente, comandou o batalhão de Emergências Ambientais e Desastres, o Batalhão de Uberaba, e foi piloto instrutor de helicópteros de resgate. Anderson atuou em incêndios florestais e urbanos, desastres naturais, etc. Atualmente é secretário de Serviços Urbanos de Uberaba, mas, na época da tragédia, comandava o Corpo de Bombeiros da cidade e foi convidado para liderar as equipes de buscas e resgate das vítimas do desabamento da barreira de Brumadinho. Conversamos sobre a carreira de bombeiros e sobre uma das maiores tragédias já vividas no Brasil.

| 28/12/2023 - Luciano Pires
Contraste
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Contraste Iniciei a semana indo ao cinema – coisa rara desde a pandemia – para assistir ao filme O Sequestro do Voo 375, que me havia sido indicado por Andrea Matarazzo. Trata-se de um filme baseado em fatos reais, ocorridos no Brasil em 1988, quando um maranhense desempregado sequestra um avião da Vasp com o […]

| 22/12/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 602 – Cinco por cento

Há uma minoria capaz de resistir, e todos os grandes movimentos sempre começaram com uma minoria que não desistiu. O que podemos fazer? Nos juntarmos a essas minorias e montar nossa resistência. Sim, o inimigo está mais forte, tem gente defendendo terrorista abertamente, tem gente defendendo, elegendo e comemorando o sucesso de bandidos, tem gente namorando a ideia de genocídio de Judeus, tem gente sapateando sobre a Constituição, tem gente usando a Justiça como ferramenta de poder, e assim vai. Sem resistência, os planos dessa gente são implementados com facilidade.

| 15/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 904  – A praga

À medida que a guerra avança, e curiosamente, a gente já esqueceu da guerra da Ucrânia, muitas pessoas considerarão as mortes de civis no lado palestino moralmente equivalentes aos reféns judeus que ainda podem ser assassinados com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ou então aos jovens que foram torturados e assassinados pelo Hamas naquele concerto pela paz.
Não, não são equivalentes.

| 13/12/2023 - Julio Bessa
Café Brasil 903  – Combatendo o terrorismo

Recebi de um ouvinte o link para uma palestra de Gabriel Schorr que elucida enormemente o que significa combater o terror no conflito Israel x Hamas. Gabriel Schorr é um brasileiro-israelense que vive em Israel há mais de 20 anos, onde atua como guia turístico. Mas é um ex-soldado das Forças de Defesa Israelenses, com diversas incursões em Gaza para combater terroristas.
Durante sua fala, Gabriel oferece uma visão abrangente da região, compartilhando suas experiências e discutindo os acontecimentos recentes, incluindo os ataques do Hamas em Israel.

| 06/12/2023 - Luciano Pires
LíderCast 298 – Vladimir Pershine

Hoje trazemos Vladimir Pershine, que se graduou em Física pela Universidade Estatal de Tomsk, na Russia, em 1988. Vladimir tornou-se doutor em Ciências Físicas e Matemáticas pela mesma universidade em 1993. No começo dos anos 2000, mudou-se para o Brasil, apaixonando-se pelo país e construindo aqui uma carreira como pesquisador e professor na Universidade Federal do ABC. Em 2020, Vladimir naturalizou-se brasileiro. Uma conversa sobre culturas diferentes, choques culturais, guerras e muito mais.

| 23/11/2023 - Luciano Pires
Ser estrangeiro
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Ser estrangeiro   “Quando vemos no noticiário crianças sírias ou de países africanos que morrem afogadas tentando chegar à Europa em botes, ou dezenas de pessoas sufocadas dentro de caminhões em travessia clandestina do México para os Estados Unidos, é essencial entender de que horror essas pessoas fogem.” Patrícia Campos Mello   Um dos problemas […]

| 07/11/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 294 – Cris Nascimento e Murilo Macedo

Hoje trazemos A Cris Nascimento e o Murilo Macedo, um casal de brasileiros que se conheceram na Austrália quando estavam passando alguns meses por lá, e não mais voltaram para o Brasil. Juntos criaram na cidade de Sidney o @keentownproject, com a intenção de “servir comida com um toque humano”.

| 26/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 897 – A economia prateada

O tempo está passando, nossa pirâmide populacional está se invertendo. E uma população cada vez mais velha criará problemas sérios. Em particular, será difícil garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde e previdência em países onde a proporção de idosos pode até dobrar. Mas se o envelhecimento da população é um desafio, também é uma oportunidade. Você já ouviu falar na Economia Prateada?

| 25/10/2023 - Luciano Pires
Think tanks
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Think tanks   “O trabalho dos think tanks é de extrema importância para que os gestores recebam informações úteis, confiáveis e plausíveis sobre diversos recortes no conjunto da sociedade, entendendo quais políticas públicas funcionam e quais alternativas são possíveis na comparação com o que está sendo executado.” Margaret Tse   Participei, nos dias 13 e […]

| 18/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 896 – O Terror

Outubro de 2023, um dos grupos terroristas mais ativos da atualidade, o Hamas, faz um ataque à Israel que provoca mortes de muitos civis, com requintes de crueldade exibidos ao vivo em redes sociais. É o terror, atacando novamente. Atenção: este episódio não é sobre o conflito Israel X Palestina. É sobre terrorismo.

| 18/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 593 – Relativizar é absurdo

Quem relativiza o crime, criminoso é. Quem relativiza o canalha, canalha é. Quem relativiza o terror, terrorista é. Não precisa pegar em armas e praticar o crime.

| 13/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 291 – Dennys Xavier

Hoje convidamos o professor Dennys Xavier. Autor e tradutor de livros, artigos e capítulos científicos, Dennys é Professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises Brasil (IMB). Doutor em História da Filosofia, tem Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra e pela PUC-SP. É coordenador/autor da série best-seller ‘Breves Lições’. Uma conversa fascinante sobre esporte, sociedade, pensamento crítico e muito mais.

| 05/10/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 59 – Por que a corrupção?

Neste episódio, Bárbara e Babica continuam a falar sobre corrupção, explicando qual o impacto na sociedade e como ela torna o povo mais pobre, criando um jogo onde só há perdedores.

| 26/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 892 – Na Dama de Ferro TV

O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.

| 20/09/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 58 – Falando Sobre Corrupção

Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre um dos grandes males da humanidade, a corrupção, explicando o que é, quais as consequências e o que podemos fazer para combatê-la. Uma introdução leve e necessária para um assunto extremamente pesado.

| 19/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 589 – O 11 de Setembro de 2001

Em 2001 o mundo assistiu boquiaberto a um evento que mudou o eixo da história. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo do atentado às Torres Gêmeas. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar. Aqueles ataques tiveram impactos profundos e duradouros na história da humanidade.

| 15/09/2023 - Luciano Pires
LíderCast 287 – Christian Lohbauer

No episódio de hoje convidamos Christian Lohbauer, que é Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor de relações internacionais desde 1998. Christian foi executivo de empresas e entidades do setor do agronegócio e candidato a Vice-Presidente da República na chapa do Partido Novo nas eleições de 2018. Sua visão pragmática do Brasil é um alento em meio a tanta gente chutando seus “eu achos” e tentando destruir o pouco que conseguimos construir nos últimos anos. O Brasil tem jeito? Ouça nosso papo. Talvez você, que é ouvinte contumaz, perceba alguma diferença na ambientação e na qualidade do áudio. É que esta conversa foi gravada fora de nosso estúdio, lá nas instalações da Brasil Paralelo.

| 31/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 56 – A lei

Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre o livro A Lei, de Frédéric Bastiat, explicando que a maioria das pessoas, quando se fala em Leis, pensa em multas de trânsito e em impostos. Mas Bastiat explica que leis são mais que isso. Ele diz como devemos ficar atentos para que a lei proteja, e não ameace nossos direitos. Como já nascemos com direitos fundamentais, temos o dever de preservá-los! E a lei nos ajuda a fazer isso.

| 29/08/2023 - Luciano Pires
LíderCast 286 – Bruno Garschagen

No episódio de hoje, Bruno Garschagen, professor e escritor, uma das vozes mais respeitadas do Conservadorismo brasileiro, vem falar sobre o Brasil, sobre o cenário político e as discussões dos grandes temas que nos tiram o sono.

| 24/08/2023 - Luciano Pires
LíderCast 283 – Adriana Martinelli

No episódio de hoje trazemos Adriana Martinelli, que tem mais de 25 anos de experiência em gestão de programas educacionais, desde concepção, implantação, avaliação e sistematização. Adriana se dedica ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para metodologias de ensino com utilização de tecnologias de comunicação e informação.

| 27/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 282 – Sílvio Grimaldo

No episódio de hoje temos Silvio Grimaldo, que é Cientista Político, Editor-Chefe da Vide Editorial e Diretor Executivo do portal Brasil Sem Medo, o primeiro streaming brasileiro de opinião e análise sobre política e cultura declaradamente conservador.

| 20/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 578 – Esculhambando Hannah

A filósofa alemã Hannah Arendt, investigou os regimes extremos como o nazismo e o stalinismo em sua obra “Origens do Totalitarismo”. Hannah enfatizou a ideia da pluralidade, reconhecendo a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e argumentou que a política é um espaço onde todos têm voz, apesar das diferenças. E agora é usada para legitimar a censura.

| 30/06/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Invisíveis
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Invisíveis “Ao focar nas habilidades e não nos estereótipos, as empresas podem focar nos talentos e habilidades das pessoas com deficiência, criando um ambiente inclusivo e propenso à inovação.” Em 2002, ministrei a palestra “Criatividade e Aprendizagem Acelerada” na quarta edição do Fórum Internacional de Processo Criativo, realizado em Aracaju. O referido evento, que posteriormente […]

| 07/06/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 876 –  Três princípios da Justiça – Revisitado

A definição clássica de justiça vem lá dos antigos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. Segundo eles, a justiça é um princípio ético e moral que se baseia na busca pela equidade, imparcialidade e respeito aos direitos individuais e coletivos. De acordo com essa visão clássica, a justiça é a virtude de dar a cada um o que lhe é devido, garantindo que todas as pessoas sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Não é lindo? Pois é. Vamos refletir a respeito revisitando um programa que foi ao ar em 2017…

| 31/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 875 –  Infelizmente Não Pode Ser

Sou do tempo em que o INSS se chamava INPS – Instituto Nacional da Previdência Social, que a cultura popular chamava de Infelizmente Não Pode Ser. Foi assim de 1966 até 1990, quando o nome mudou para INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. O nome mudou, mas a prestação de serviços…

| 24/05/2023 - Luciano Pires
LíderCast 273 – João Henrique Martins

Hoje temos Joao Henrique Martins, que é cientista político especializado em economia ilícita e políticas de controle do crime. Com mais de 20 anos de experiência e pesquisas na área, João é doutorando em relações internacionais e mestre em ciência política, ambos pela USP, e graduado em ciências policiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde também atuou como professor. Oficial da reserva da PM de SP, atuou como analista do Centro de Inteligência, foi qualificado em redes de financiamento do crime organizado e terrorismo pelo FBI (EUA) e em gestão de Sistemas de Justiça Criminal e Segurança Pública no Brasil (USP) e na Europa, em programa de cooperação policial e judicial entre Brasil e União Europeia. Uma aula sobre o funcionamento – o seria desfuncionamento – do setor da segurança pública brasileiro.

| 11/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 271 – Adriano Gianturco

Neste episódio convido Adriano Gianturco, que é Coordenador do Curso de Relações Internacionais no IBMEC, Professor de Ciência Política e autor de “A Ciência da Política”. Adriano é italiano, vive no Brasil desde 2010 e conversa sobre a dinâmica da política, no Brasil e no mundo. Falamos das mudanças a partir de 2013, dos problemas principais que atravancam o desenvolvimento do Brasil e daquilo que eu chamo de “brasiliência”, nossa capacidade de sobreviver às crises sempre com mais esperança. E também sobre o papel da mídia para o bem e para o mal.

| 27/04/2023 - Luciano Pires
A garota que não se calou
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A garota que não se calou O título deste artigo é o mesmo de um livro publicado no Brasil em 2021, cuja história se passa na Nigéria, país de nascimento da autora Abi Daré, que mora há dezoito anos no Reino Unido, onde estudou direito na Universidade de Wolverhampton e fez mestrado em escrita criativa […]

| 30/03/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 564 – Terceirização responsável

Se você não vive em Nárnia, sabe do que aconteceu com algumas vinícolas de Bento Gonçalves, acusadas de prática de trabalho análogo à escravidão, por conta de trabalhadores terceirizados.

| 24/03/2023 - Luciano Pires
A ética e a inteligência artificial
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A ética e a inteligência artificial   “O professor Christian Terwiesch, da Universidade de Wharton, aplicou o exame final do Master in Business Administration (MBA) de sua universidade, além do Exame de Ordem (uma espécie de “prova da OAB” nos EUA) e também do Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE). Em todos os […]

| 10/03/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 263 – Marcelo Suano

No programa de hoje temos Marcelo Suano, que se formou em filosofia, mas mergulhou no estudo das relações internacionais para se transformar num cientista político. Um dos temas de sua preferência é o estudo do pensamento militar brasileiro, que está profundamente entranhado no DNA dos brasileiros, embora muita gente não acredite nisso. Um papo muito interessante sobre o funcionamento do exército, com direito a uma aula sobre o conflito Russia X Ucrânia.

| 02/03/2023 - Luciano Pires
LíderCast 262 – Celso Grecco

No episódio de hoje temos Celso Grecco, um velho conhecido que, do mundo da propaganda e da promoção, parte para trabalhar com temas como Desenvolvimento Social e Propósito, já tendo ajudado centenas de organizações sociais e empresas a desenvolverem programas e projetos que transformaram vidas. Celso atuou em países como Inglaterra, Portugal, África do Sul, Estados Unidos e Jamaica. Em 2008, recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York. Uma conversa leve sobre convicção, conveniência e constrangimento. Ouça que você entenderá.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 862 – Conversa paralela

Luciano Pires foi convidado para participar do podcast Conversa Paralela, produzido pela Brasil Paralelo, com apresentação de Lara Brenner e Arthur Morisson. Uma conversa focada na importância e impacto da mídia, mas que aborda outras questões fundamentais sobre a vida em sociedade. Você ouvirá o áudio dessa conversa.

| 22/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 860 – Liberdade, igualdade, fraternidade

Quem há de ser contra os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade? Quem é que não quer uma sociedade mais justa, igualitária e amorosa? Quem é que não luta pela democracia? Cara, todo mundo quer, não é? E tem uns que querem tanto, mas tanto, que não pensam duas vezes antes de matar por amor. O episódio de hoje tem os pés na revolução francesa e a cabeça… bem você decide.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 258 – Alexis Fonteyne III

No episódio de hoje temos uma curiosidade: o primeiro convidado que vem pela terceira vez ao LíderCast. É o Alexis Fonteyne, empresário, industrial, youtuber e – ainda – Deputado Federal, que termina o mandato dentro de alguns dias. Falamos sobre a atividade de um cidadão que decide impactar a sociedade, entrando para a política. Afinal de contas, valeu a pena?

| 26/01/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 31 – Como se faz um super-herói

Neste episódio, Bárbara e Babica apresentam as sete características para se tornar um super-herói. 

| 24/01/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 553 – Calibre suas expectativas

Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.

| 06/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 551 – “Uma revolução na minha vida”

Quem assina o Café Brasil passa a fazer parte da Confraria Café Brasil, um grupo de discussão no Telegram, onde rola todo tipo de debate.

| 20/12/2022 - Luciano Pires
Assista aqui ao lançamento do Podcast Café Com Leite

Assista o evento de lançamento do Podcast Café Com Leite – o podcast para jovens que querem pensar.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 234 – Danilo Cavalcante

Hoje o convidado é o Danilo Cavalcante, que se diz “Historiador por formação, doador de memórias por vocação.” Danilo tem realizado um trabalho intenso de criação e distribuição de conteúdo com temática liberal/conservadora, usando os recursos de redes sociais, cinema e o dia a dia para discutir os grandes e polêmicos temas e ideias que ocupam nossos dias. 

| 17/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 471 – Café Com Leite

Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.

| 11/03/2022 - Luciano Pires
Cuidar uns dos outros
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Cuidar uns dos outros “A sustentabilidade é uma injunção para que não nos satisfaçamos enquanto empobrecemos nossos sucessores.” Robert Solow Este é o título de um dos livros que mais me impressionaram nos últimos tempos. Com o subtítulo Um novo contrato social, focaliza as principais formas como os diversos países se organizam para garantir padrões […]

| 10/03/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 812 – Agroecologia e Manipulação

Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.

| 09/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 232 – Giovanna Mel

Hoje a convidada é Giovanna Mel, comunicadora e jornalista que tem se dedicado ao ensino da oratória. A conversa vai de comunicação à política, passando pela visão conservadora e muito mais.

| 03/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 231 – Geovana Conti

Hoje a convidada é Geovana Conti, que é Sócia Fundadora da Youngers, uma  Startup Social com foco no desenvolvimento das comunidades locais. Geovana coordenou o desenvolvimento de um modelo de educação Empreendedora para atender empresas em busca de programas de desenvolvimento das comunidades locais em seu entorno. Mais uma história de inciativa individual que muda vidas.

| 24/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 810 – Simpatia pelo Diabo – Revisitado

Em 2013 fiz um programa chamado DIAS SOMBRIOS, no qual eu falava dos conflitos crescentes no Brasil, da incapacidade das pessoas aceitar quem pensa diferente, do uso do rótulo “fascista” como se fosse “bobo” ou “tonto”. Aquele programa inspirou um outro em 2014, Simpatia pelo Diabo, que vou revisitar hoje.
Olha: já se vão oito anos… De lá para cá, saímos do bate boca para o cancelamento. Das sombras para as trevas, num crescendo de intolerância que continua dividindo o Brasil.

| 23/02/2022 - Luciano Pires
Está chegando o Café com Leite!

Um podcast que trata o público infantojuvenil como cidadãos!

| 17/02/2022 - Luciano Pires
LíderCast 230 – Paulo Moura

Hoje a conversa é com Paulo Moura, Estrategista Político e Especialista em Marketing Político, Estratégia & Comunicação. Paulo é um dos mais argutos comentaristas políticos em atividade no Brasil, com seu canal o Youtube, o  Dextra. Um papo fascinante sobre posicionamento político, economia e o futuro do Brasil. 

| 17/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 809 – Ser Woke

Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?

Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.

| 16/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 462 – The Walking Deads

Talvez tenha chegado a hora do basta. E a partir de cima de horda do ódio, com a mesma virulência que ela utiliza.

| 07/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 461 – Ouça os negacionistas

Precisamos da liberdade dos negacionistas para garantir a nossa própria liberdade.

| 04/02/2022 - Luciano Pires
LíderCast 228 – Bruna Torlay

Hoje a convidada é Bruna Torlay, professora de filosofia, diretora de conteúdo da Revista Esmeril e comentarista da rádio Jovem Pan. Uma conversa sobre cultura, política e sociedade que deve deixar uns aí nervosos.

| 03/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 459 – Velhos problemas

O economista italiano Amilcare Puviani publicou seu livro “Teoria da IlusãoFiscal”, onde explica que os governos criam estratégias para arrecadar impostos sem que a gente perceba. E ele faz uma lista:

| 28/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
LíderCast 226 – Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer

No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.

| 20/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 446 – Competência Moral.

Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral, ah, isso vem lá de um lugar que o dinheiro não alcança.

| 13/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 443 –  O crime nosso de cada dia

A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.

| 03/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 430 – A desigualdade nossa de cada dia

Gritaria ideológica em rede social, sustentada em achismo sobre as motivações do crime, não passa de liberação de instinto de morte e de histeria política.

| 18/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 791 – Tempo Perdido

Você certamente já ouviu falar do Complexo de vira-latas, não é? Aquele conceito criado pelo escritor Nelson Rodrigues para definir uma das seleções brasileiras de futebol que, repleta de craques, sentia-se diminuída ao entrar em campo. Sempre se colocando como inferior diante dos adversários. Complexo de vira-latas é essa mania de considerar que nós, brasileiros, somos menos capazes, menos eficientes, menos importantes que as pessoas de outros países. Por que será, hein?

| 13/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 427 – Política e histeria

A histeria política é sintoma da perda total do controle político, provocada pela exploração do medo.

| 08/10/2021 - Luciano Pires
Nem tudo se desfaz

Vale muito a pena ver a história da qual somos protagonistas, sem o ranço ideológico e narrativa torcida que temos visto nos documentários mais recentes.

| 23/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 418 – Na esquina da sua rua.

Você pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Aí na esquina da sua casa.

| 06/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 417 – We are the world

Os esforços tão valiosos dos artistas e de todos que compraram o disco, pouco ou nada adiantaram.

| 03/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 783 – Integridade intelectual

Os tempos andam sombrios, pessoas estão negociando princípios e valores e parece que embarcamos numa debandada moral. Isso é preocupante. Foi assim que caíram os grandes impérios, cara… Decidi então revisitar o tema do Podcast Café Brasil 432 -Descendo do muro, que foi publicado em 2014, lá atrás, num Brasil que não existe mais.

O tema é absolutamente atual e necessário.

| 18/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 782  – Bora Pra Retomada

Fiz uma live com meu amigo Gustavo Cerbasi, na qual conversamos sobre coisas que aprendemos durante a pandemia e algumas providências que deveríamos tomar para aproveitar as oportunidades quando o mundo voltar ao normal. É sim cara, ele vai voltar ao normal!

| 11/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 406 – Ressentimentos passivos

Eu escolhi participar ativamente, usando as armas que tenho.

| 26/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 403 – A teoria do banheiro mijado.

Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.

| 16/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 399 – Diálogo aberto ou porrada

Diálogo aberto. Quanto tempo faz que você não tem um?

| 02/07/2021 - Luciano Pires
Henrique Viana

O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 398 – Sobre valores e convicções

Convicções que não se fundamentam em valores morais não passam de bravatas.

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 395 – Ervas daninhas

Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?

| 18/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 774 – Adversário x Inimigo

Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo assim: “Esclarecendo as regras para block nesta página: entrou aqui sujando postagens com coisas como “bolsonarista”, “genocida”, “gado” e outras demonstrações de estupidez, é block na hora. E junto vão os que curtirem o comentário. Hoje já foram quatro, um estúpido e três curtidores. O termo é “livramento”.

Cara! Pegou fogo! O post viralizou, provocou o block de mais uns vinte haters e centenas de comentários de pessoas dizendo que não suportam mais os ataques de ódio em redes sociais. Ódio em rede social. Vamos nessa hoje?

| 16/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 773 – Falando sobre nação – Revisitado

O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em castas, em classes, em raças, em grupos. E fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.

O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado em Janeiro de 2010, cara… 11 anos atrás.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 385 – O Vagabundo

Aquele vagabundo do cinema mudo, gentil, simples, ingênuo e cavalheiro, cheio de graça, não existe mais, é só memória.

| 14/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 381 – País-pererê

Esse é um trecho de um poema de Affonso Romano de Sant´Anna publicado em 1998. Ouviu? Mil-novecentos-e-noventa-e-oito.

| 30/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 379 – Mentiras

A mentira está institucionalizada, em horário nobre e na cara dura.

| 23/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 766 – LíderCast Ilona Becskeházy

E a educação brasileira, como é que vai, hein? Mal, não é? E não é de hoje. Para todo lado aparecem especialistas com a solução que jamais é implementada. O discurso é ótimo cara, mas o resultado é pífio. Pois eu fui buscar alguém que vem do universo corporativo, de um mundo focado na gestão e na eficiência, para contribuir com a solução para esse nosso carma. Neste episódio, mais um da série LíderCast, trago Ilona Becskeházy, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, para discutir o assunto.

| 21/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 377 – Uma onda de crimes

“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.

| 16/04/2021 - Luciano Pires
Três livros sobre corrupção e como combatê-la
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A corrupção e o desafio de combatê-la em três livros “Ao contrário da maioria dos crimes violento ou passionais, a corrupção em larga escala é um crime absolutamente racional, baseado na análise do custo – a probabilidade de ser descoberto e eventualmente punido – e do benefício – a quantidade e a possibilidade de usufruto […]

| 08/04/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 764 – LíderCast Live – Gastronomia Viva

Medidas restritivas desproporcionais impostas pelos governos geraram uma tragédia social sem precedentes na história da alimentação fora do lar, o setor que mais emprega e treina mão de obra no mercado formal de trabalho do Brasil.
Um drama sem fim está se desenhando. O que se pode fazer para salvar empregos e negócios?

| 07/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 374 – Amizades perdidas

Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.

| 05/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Exemplos positivos da sociedade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Exemplos positivos da sociedade O início do outono foi marcado pela publicação de dois documentos apresentados por diferentes segmentos da sociedade com considerações críticas e sugestões para o enfrentamento da difícil situação vivida pelo País. Um dos documentos, apresentado na forma de Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia, que se […]

| 23/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 370 – Os ambulantes da rua Bresser

Difícil é quem tem acesso ao IFood, Netflix e supermercados, entender que a vida, uh, sempre encontra um caminho.

| 22/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 365 – (IN)segurança Nacional

Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.

| 05/03/2021 - Luciano Pires
A americanização do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O imperialismo sedutor     “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor Eu fui à  Penha, fui pedir à Padroeira para me ajudar Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar   O Tio Sam está querendo conhecer a […]

| 05/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 362 – Na bala!

Se a constituição brasileira não proíbe que o deputado ofenda quem ele quiser, eles resolvem na bala.

| 22/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 360 – Sobre políticos e educadores

Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.

| 15/02/2021 - Luciano Pires
O essencial e o acessório
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O essencial e o acessório Em 1984 ocorreu uma ampla reforma curricular nos cursos de ciências econômicas que instituiu uma série de mudanças a serem obedecidas por todos os cursos ministrados no Brasil para quem ingressasse a partir de 1985. Dentre as mudanças da referida reforma, uma das mais significativas foi a exigência de uma […]

| 07/02/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 356 – O problema são os outros

Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Honestidade: de diferencial a pré-requisito
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Honestidade: de diferencial a pré-requisito   Luiz Alberto Machado[1] Em minha primeira contribuição para esta coluna do Instituto Não Aceito Corrupção vou recorrer ao argumento central de um artigo escrito em meados da década de 1990 e a um fato ocorrido mais ou menos na mesma época com o objetivo de estabelecer um paralelo com o […]

| 26/01/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 352 – O drama da esquina

Não espere os grandes dramas nacionais para agir.

| 18/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 351 – Um autoritário pra chamar de seu

As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.

| 15/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 347 – Remédio ou veneno?

Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.

| 31/12/2020 - Luciano Pires
LíderCast 215 – Marco Antonio Villa

Historiador, professor, comentarista polêmico em rádio e televisão. Um papo delicioso sobre as raízes históricas e o cenário atual do Brasil… e sobre futebol!

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 344 – Quando um não quer

Quando um não quer… dois não brigam

| 21/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 341 – O hiato da aspiração

Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.

| 11/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 747 – O vírus – Com Alessandro Loiola

Abri a temporada 16 do LíderCast com duas entrevistas importantes, ambas abordando a questão da Pandemia do Coronavírus sob um ponto de vista diferente daquele que dominou a imprensa e os debates que tomam conta da sociedade. Sem negar o problema – deixa eu repetir aqui quinhentas vezes tá? Sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema,  sem relevar a importância e o perigo desse vírus, mas tentando escapar da histeria e manipulação que transformaram o combate a uma doença numa questão política irracional.

Hoje eu apresento a conversa que tive com o médico Alessandro Loiola. Ouça com atenção, tente se livrar de seu viés político, apenas raciocine, cara! Existem outras narrativas além daquelas dos grandes veículos da mídia.

| 09/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 338 – Cobertor de casal

Ir de um post ao outro foi como sair de uma sauna e cair numa piscina de gelo.

| 30/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 335 – Identidade

Não me reconheço mais neste povo incompleto e perdido, olhando para o próprio umbigo.

| 20/11/2020 - Luciano Pires
LíderCast 208 – Alon Lavi

Bacharel em Engenharia Biotecnológica na Universidade Ben-Gurion, em Israel, Alon é diplomata de carreira e Cônsul Geral de Israel em São Paulo. Uma conversa fascinante sobre Israel, Brasil e o mundo.

| 12/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires
LíderCast 206 – Alessandro Loiola

Médico, segunda aparição no LíderCast, por conta de seu trabalho incansável em interpretar os dados sobre a Pandemia com ceticismo saudável, tentando jogar um pouco de lucidez num cenário de histeria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
LíderCast 205 – Lorenzo Ridolfi

Um “nerd” fascinado por matemática e por big data, que fica cismado com as informações desencontradas sobre a epidemia da Covid e decide preparar seus próprios gráficos, lançando um pouco de bom senso na gritaria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais

Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.

| 07/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 313 – Pare de falar de política.

Decidir se afastar das discussões políticas é uma decisão política

| 04/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 310 – O Chaveiro

Sobre nossos esforços equivocados para diminuir a desonestidade.

| 24/08/2020 - Luciano Pires
Abrir as escolas?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, neste momento os Estados e municípios estão discutindo sobre a abertura das escolas públicas e particulares. Defensores da permanência do fechamento das escolas argumentam que “mais importante é a vida”. Eu concordo: mais importante é a vida. Justamente por isso defendo que as escolas – especialmente as públicas – voltem a funcionar. * * […]

| 21/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 729 – Cala Boca Zebedeu

Se você está feliz porque estão sendo caladas as vozes da patota que diz coisas com as quais você não concorda, é porquê não entendeu nada do que está acontecendo.

| 05/08/2020 - Luciano Pires
Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio

Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida olhe em volta pra ver quanta gente altruísta e bondosa assanhada para cassar a sua liberdade de manifestar a discordância.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 304 – (in)Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 301 – O Coronismo

O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.

| 24/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 300 – Mentalidade de caranguejo

A mentalidade de caranguejo só serve para alimentar inseguranças e baixa autoestima.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 299 – O genocídio

Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.

| 17/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 298 – Jogando luz sobre a incerteza

Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.

| 13/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 290 – Relativismos morais

Se você está rindo de quem está se dando mal, é porque não entendeu nada.

| 15/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 288 – O Pacto dos Canalhas

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 720 – Conversa com Ganime

O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.

Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 03/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 284 – A polarização de araque

Assistir a rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 25/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 717- Tequinologia do abraço – Revisitado

O que seria de nós se não fossem nossos amigos, hein? Que coisa interessante é esse sentimento que une as pessoas: a amizade, não é?

Olha! Vou revisitar um episódio lá de 2010,pra refletir sobre amigos e amizades. Nesse momento aqui de pandemia, de quarentena e de procurar um conforto cara, ter um amigo é tudo que a gente quer, não é?

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 13/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 04 – A Caverna de Todos Nós

O altruísmo é silencioso, o que faz barulho é o ego.

| 05/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 277 – Abrace uma causa

O objetivo deste Cafezinho é tratar das escolhas que cada um deve fazer para ajudar quem precisa. De forma racional, do jeito que você pode, com as armas que você tem, como uma missão, como uma atitude que faz parte daquela arte que anda tão abalada: a vida em sociedade. Em harmonia.

| 01/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 276 – Heróis da Saúde

Vamos cuidar de quem cuida da gente.

| 27/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 713 – Cafezinho Live com Bruno Garschagen

Na terceira live da Temporada 1 do Cafezinho Live, meu amigo Bruno Garschagen, nos ajudou a discutir sobre política nestes tempos de pandemia.

O Bruno é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, professor de Ciência Política, escritor, autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo e do livro Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil. Também é colunista em diversos sites e comentarista em programas de rádio. E acima de tudo, é um lorde…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 15/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 193 – Paulo Eduardo Martins

Jornalista combativo que sofreu as consequências da perseguição política e hoje é Deputado Federal, numa conversa animada sobre jornalismo, política e cidadania.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 02/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 268 – Skin In The Game

Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.

| 30/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 267 – Cafezinho.Live

Escolha bem suas conexões para não infectar também a mente.

| 27/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 710 – Todo mundo junto

Cara… que tempo louco estamos vivendo, não é? E no meio de uma porção de canalhas que estão tentando tirar proveito, tá cheio de gente do bem, preocupada, angustiada… então em vez de fazer um programa falando das coisas ruins que esfregam diariamente na nossa cara, eu resolvi fazer um Café Brasil diferente.

Mas quem vai fazer este programa… não somos só nos aqui..

| 25/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho Live

Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.

| 24/03/2020 - Luciano Pires
CAFEZINHO 266 – O QUE NÃO SE VÊ

Neste momento em que para deter uma epidemia os planejadores congelam completamente as cadeias logísticas de suprimentos, de medicamentos e até de alimentos, ler Bastiat faz explodir os miolos.

| 23/03/2020 - Luciano Pires
É possível detectar o que é apropriação cultural?
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Neste carnaval, mais uma vez um tema bastante polêmico voltou à discussão com força e apesar de ninguém ter pedido, gostaria de oferecer minha contribuição para o samba-enredo “Apropriação Cultural: O Ataque dos Colonizadores Oportunistas Contra as Minorias Oprimidas da Mãe Terra”. Pretendo colocar prós e contras do conceito e, adianto, não chegarei à uma […]

| 18/03/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Café Brasil 703 – Fogo no Hall

Já fizemos diversos programas tratando da liberdade de expressão, o suficiente para perceber que a sociedade está caminhando para uma posição muito estranha sobre o assunto. Ela quer a liberdade, desde que seja relativa. Vamos ver…

| 05/02/2020 - Luciano Pires
LíderCast 185 – Sérgio Victor

Jovem Deputado Estadual do partido Novo por São Paulo, empreendedor de sucesso que decide ser agente de mudanças e hoje está à frente do Código de Defesa do Empreendedor. Um papo sobre o chamado para a política e a consciência de que um indivíduo pode provocar muito impacto na sociedade.

| 30/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 702 – Saindo da Bolha

O Saindo da Bolha se anuncia como um podcast para quem quer escapar da visão simplista sobre política e costumes que a imprensa nacional apresenta (ou não) sobre outros países. É produzido e apresentado por Tom Sarti, um profissional experiente dedicado à comunicação digital desde que a comunicação se tornou digital, e que decidiu botar a boca no mundo para jogar luz na escuridão. E convidaram Luciano Pires para uma conversa onde o assunto principal foi a liberdade de expressão e os contratempos que temos com o excesso de “politicamente correto”… o que tem levado muitas pessoas a entrarem em conflito, pelas piores razões possíveis.

Vamos a ele?

| 29/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 249 – Na vanguarda do atraso

Para que, daqui a 40 anos, os jovens que hoje têm ido às ruas pedindo decência, honestidade e justiça, não sintam a mesma sensação de vazio que eu senti.

| 24/01/2020 - Luciano Pires
Me Engana Que Eu Gosto

Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão um Brasil inteiro.

| 23/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
LíderCast 182 – Alexis Fonteyne

Segunda participação do Deputado Federal do partido Novo por São Paulo, que retorna para contar o que está acontecendo após quase um ano da posse. Vamos aos bastidores da política.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 698 – A Mente Moralista

Somos criaturas profundamente intuitivas cujas sensações guiam nosso raciocínio estratégico. Isso torna difícil – mas não impossível – fazer a conexão com quem vive sob outras matrizes morais, geralmente construídas a partir de diferentes configurações dos módulos morais disponíveis.

O programa de hoje é um daqueles especiais nos quais abro para os não assinantes, um conteúdo exclusivo do Café Brasil Premium.
Vamos com o PodSumário A mente moralista, feito a partir do livro homônimo escrito por Jonathan Haidt.

| 01/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 242 – 1700 anos

Que seu 2020 seja justo.

| 30/12/2019 - Luciano Pires
Números reveladores
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Números reveladores “Para aumentar a performance de um país, é preciso investir na base, pensar em políticas e estratégias para que os mais vulneráveis aprendam. Não adianta fazer com que os poucos que estão no topo melhorem.” Ricardo Henriques (Superintendente do Instituto Unibanco) No dia 3 de dezembro, vieram a público revelações relevantes sobre dois […]

| 04/12/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 692 – Jabustiça

Justiça… onde é que a gente encontra a justiça? Nos tribunais? Nas leis? Na Constituição? Pelo que estamos assistindo, os sistemas sociais desenhados para nos garantir Justiça parece que não estão funcionando adequadamente. Nossa Justiça anda como um Jabuti. É a Jabustiça.
Mas afinal de contas, Justiça lenta, é Justiça? E por que tão lenta?

| 20/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 230 – Onde começam as grandes causas

Você tem a força. Mas antes de colocá-la nas grandes causas da humanidade, dê uma olhada no seu quintal.

| 18/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 229 – Manicômio Legal

O manicômio legal no qual estamos presos.

| 15/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 228 – O medo permanente

Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.

| 11/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 226 – O MCSC

Um movimento que independe de partidos, de políticos, de líderes visionários, de gurus salvadores da humanidade.

| 04/11/2019 - Luciano Pires
LíderCast 176 – Willians Fiori

Professor, podcaster e profissional de marketing e vendas da área de saúde, que se especializou em Gerontologia. Uma conversa fascinante sobre aquilo que alguns chamam de “melhor idade”, mas que é na verdade a envelhescência.

| 31/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 689 – A Missão

De quando em quando publicamos no Café Brasil a íntegra de algum bate-papo que realizamos no LíderCast. Fazemos isso sempre que encontramos conversas tão inspiradoras que precisam ser ouvidas por mais gente.  É o caso do programa de hoje, com Henrique Prata, que está à frente do Hospital de Amor de Barretos.

Que história inspiradora… que missão.

| 30/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 224 – Sobre Doação de Órgãos

Numa hora qualquer, um médico determinará que meu cérebro parou de funcionar e que, para todos efeitos, minha vida acabou.

| 28/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 688 – Doar órgãos é doar vida

A doação de órgãos é um ato de generosidade, é o supremo desprendimento de dar uma parte de si para que outra pessoa viva. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.

Doar órgãos é doar vida.

| 23/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 222 – Sobre princípios e pragmatismo

Parece que está cada dia mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade.

| 21/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 687 – A herança maldita

Uma apresentação, com números, do descompromisso, a desonestidade e falta de responsabilidade dos que pintam o futuro de azul e têm respostas prontas para tudo.

| 16/10/2019 - Luciano Pires
LíderCast 173 – Henrique Prata

O homem que fundou o Hospital do Câncer de Barretos, hoje Hospital de Amor.
Uma história de empreendedorismo, mas, acima de tudo, de fé e de amor ao próximo

| 10/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 217 – Os sinais

Os sinais de que o Brasil é diferente do que aparece na mídia estavam por aí. Mas pouca gente viu.

| 04/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 685 – Entrevista no Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.

| 02/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 214 – Entropia 2

Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é possível, de aproveitar as partes boas e corrigir o que está errado.

| 23/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 213 – Entropia

Encontrar e consertar uma goteira ou uma trinca é fácil. O bicho pega quando o problema é social. Moral. Ético.

| 20/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 683 – O peixe

E aí, hein? Dar o peixe ou ensinar a pescar? Será que se você ensinar a pescar, as pessoas magicamente vão mudar? Ou é preciso ir um pouco mais longe? Olha, a mudança aparece quem a quer. E é nessa praia que vamos hoje.

Posso entrar?

| 18/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 207 – As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.

| 30/08/2019 - Luciano Pires
Como o cristianismo influenciou os modernos movimentos políticos
Jota Fagner - Origens do Brasil

Teleologia e escatologia nas concepções políticas ocidentais, direita e esquerda são dois lados da mesma moeda   Já faz algum tempo que excluí o meu perfil no Facebook. Frequentar aquele ambiente virtual não estava me fazendo bem. Resolvi manter apenas a conta no Twitter, acreditando que ali eu estaria distante das disputas partidárias que tomaram conta […]

| 29/08/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 680 – Nova Previdência 2

A Nova previdência é o primeiro passo para colocar o Brasil nos trilhos. E como toda grande mudança, traz dúvidas, desconforto e medo. Mas também esclarecimentos. Por isso voltei ao Ministério da Economia em Brasília para conversar novamente com Bruno Bianco, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho.
Vamos atualizar as informações…

| 28/08/2019 - Luciano Pires
A quem interessa a divisão da sociedade?
Jota Fagner - Origens do Brasil

O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de catequização para os credos seculares, nascido com a ascensão daquilo que o filósofo John Gray chamou de religiões políticas. Tal fenômeno transfere as energias que […]

| 22/08/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi

O Abbey é um imigrante africano, que chegou ao Brasil para estudar, quebrou a cara, e hoje abre oportunidades de futuro para pessoas de classes mais baixas. E a Juliana é o porto seguro, o braço direito e a esposa, que divide com ele os sonhos. 

| 22/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 679 – Será que acordamos?

Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico na TV Brasil, e convidou Luciano Pires para conversar sobre a participação popular na discussão dos temas brasileiros.
Será que finalmente acordamos a ponto de tomar conta do Brasil? Ou estamos fadados a chorar sobre o leite derramado?

| 21/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 678 – Dominando a Civilidade

Vivemos uma epidemia de incivilidade que silenciosamente toma conta das pessoas, organizações e nossa economia. Desrespeito, falta de sensibilidade e comportamentos rudes estão presentes, fazendo com que, mesmo quem quer performar bem, não consiga. Além da questão moral, a incivilidade reduz lucros!

É nessa praia que vamos hoje

| 14/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 199 – A marcha da insensatez

A política no Brasil definitivamente virou uma mixórdia.

| 02/08/2019 - Luciano Pires
LíderCast 163 – Amanda Sindman

Profissional de comunicação, jornalista e mulher trans. Um papo sobre comunicação, desafios, sair do armário e… conservadorismo.

| 01/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 198 – Infraestrutura

Fechei com minha palestra O Meu Everest as comemorações dos 159 anos do Ministério da Infraestrutura em Brasília. Na plateia, cerca de 120 a 150 pessoas da equipe do Ministério, dos mais humildes aos mais graduados.

| 29/07/2019 - Luciano Pires
Brazilian Rhapsody

O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.  

| 24/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 673 – LíderCast 12

Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.

| 10/07/2019 - Luciano Pires
LíderCast 159 – Paulo Ganime

Jovem deputado federal pelo partido Novo, engenheiro e economista que atuou em empresas multinacionais no Brasil e exterior e decidiu impactar na sociedade como político. 

| 04/07/2019 - Luciano Pires
LíderCast 157 – Marcel Van Hattem

Marcel Van Hattem é um jovem Deputado Federal pelo partido Novo, cuja atuação tem chamado atenção pela garra na defesa das ideias liberais. Neste LíderCast, um pouco de sua história e visão para a construção de um Brasil melhor.

| 20/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 670 – A nova Previdência

No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.

| 19/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 183 – Ostracismo social

Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!

| 07/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 182 – No ninho

Se alimentamos o processo com matéria fecal, como é que vamos reclamar do resultado depois?

| 03/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 181 – De olhos bem abertos

A imprensa, na média, é presidencialista. Ignora que o Brasil, depois da Constituição de 88, se tornou um arremedo de Parlamentarismo.

| 31/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 667 – Ajuda, por favor

Toda mudança implica em incomodação. Se não incomoda, não tem mudança. E a incomodação é tão maior quanto mais fundo se mexe.

Nas últimas eleições, ganhou um candidato com um discurso de mudança. E assim que tomou posse e começou a mexer nas estruturas, foi parecido com um daqueles filmes de monstro, não lembro de o Godzilla, quando algum personagem começa a cutucar o chão até perceber que estava em cima do monstro, que então acorda e começa a se mover, tentando expulsar quem o incomodava. E quanto mais o incomodador insistia, mais nervoso o monstro ficava…
Esse é o Brasil. Você pode escolher se quer colocar sua energia a serviço da mudança ou então para parar as mudanças.

| 29/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 176 – Gostou? Compartilhe.

Gostou? Compartilhe! Só assim, fazendo a nossa parte, criando e compartilhando conteúdo pertinente, podemos nos livrar da ditadura da baixaria, do irrelevante, do medíocre.

| 13/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 174 – Presunção de honestidade

Confiança e reciprocidade. É disso que a presunção de honestidade trata.

| 06/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 169 – O silêncio das pedras

Há silêncios e silêncios. Há o silêncio das pedras. Há o silêncio dos homens.

| 19/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 168 – O que nos define

O que nos define são os adversários que vencemos.

| 15/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 660 – Na esquina da sua casa

Não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. É você quem pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Na esquina da sua casa.

| 10/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 166 – O nobre

Este Brasil de 2019 é muito diferente daquele de 2015.

| 08/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 165 – Moralfabetismo

Vivemos tempos de autonomia moral, onde cada indivíduo é incentivado a utilizar sua própria visão de mundo, e tudo fica cada vez mais relativo.

| 05/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 164 – Olhar para 64

Olhar para 64 me faz ver um país livre de ideologias ultrapassadas e maduro para discutir e participar da política. Mas qual 64?

| 01/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 157 – Papo de bêbado 2

Se eu fosse o Bolsonaro, nestes primeiros 100 dias estaria trancado entre quatro paredes.

| 08/03/2019 - Luciano Pires
LìderCast 143 – Doug Alvoroçado

Esse alvoroçado não é nome não, é adjetivo. Um professor, intérprete de libras, um ativista pela inclusão social através da tecnologia. É uma história fascinante de alguém que sai da periferia para causar impacto em toda a sociedade.

| 07/03/2019 - Luciano Pires
Tiroteio no Saloon
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

“Sou do Mato Grosso. Lá a gente lida com chantagista assim: é matar ou morrer”.                                                                       A dramática frase acima foi replicada […]

| 05/03/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 654 – Sarau Café Brasil III

Realizamos mais uma edição do Café Brasil Premium, desta vez recebendo a agora deputada Janaína Paschoal para conversar um pouco sobre as coisas novas que precisam ser feitas para começar a colocar o país nos eixos. Neste programa, o áudio do Sarau.
Posso entrar?

| 27/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 154 – Pegando no pé

A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.

| 25/02/2019 - Luciano Pires
LíderCast 141 – Ronaldo Lira

Procurador do Ministério Público do Trabalho, uma conversa que mudará a forma como você vê o Ministério Público, mostrando como uma visão humanitária pode fazer com que a mão peluda do Estado impacte de forma positiva nas vidas de todos nós. Olha! É um programa fascinante.

| 21/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 152 – 45 Dias

Tem muita coisa importante acontecendo enquanto você perde tempo com os prestidigitadores que desviam sua atenção pra bater sua carteira.

| 18/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 149 – Nação, não governo

O Ministro da Educação anuncia que vai impulsionar o Projeto Rondon e retomar educação moral e cívica nas escolas.

| 08/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 651 – Era uma vez…

A melhor forma de ensinar política para crianças – e adultos que são crianças crescidas – é contando histórias. E o mestre em contar essas histórias era Rubem Alves. Então senta que lá vem história… Este programa reaproveita alguns textos que usei em programas muuuuuuuuito antigos…

Posso entrar?

| 06/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 650 – A Espiral do Silêncio

Temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público. Bote aí uma pitada de histeria e pronto! Caímos na Espiral do Silêncio.

| 30/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 138 – A ponte

Feliz ano novo. Feliz ponte nova.

| 31/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 645 – O Brasil e a demanda por dar certo

Estamos em período de mudanças ou apenas nos preparando para mais uma grande brochada? Há motivos para ficar otimista? Ou melhor mesmo é continuar pessimista? Afinal de contas, ser pessimista é ser mais inteligente?
Posso entrar?

| 26/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 136 – O novo Brasil que vem aí

Eu ouço as vozes, eu vejo as cores, eu sinto os passos de outro Brasil que vem aí

| 24/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 135 – O mundo mental do homem médio

Como tem gente assanhada para cassar nossa liberdade de manifestar a discordância…

| 21/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 134 – A Síndrome de Chico Buarque

– Como é que um cara tão legal, tão sensível, tão inteligente pode defender uma barbaridade dessas?

| 17/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 133 – Rifa de CDs

Uma forma de fazer uma corrente do bem, capaz de garantir socorro, educação ou um teto para quem precisa, na África e no Brasil.

| 14/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 642 – A caverna de todos nós

Olhe em volta, quanta gente precisando de ajuda, quanta gente fazendo acontecer, quanta gente gritando, quanta gente orando, quanta gente doando, quanta gente precisando. Sim, existe gente pra tudo, altruístas, generosos, invejosos, egoístas… cabe a nós escolher como vamos agir para aliviar as dores do mundo.
Posso entrar?

| 05/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 641 – O delito de ser livre

Na ofensiva contra a liberdade, fica cada vez mais difícil viver nos termos da Constituição, segundo a qual todo brasileiro, respeitada a lei, tem o direito de se conduzir como prefere. O programa de hoje é feito com base num artigo do jornalista J.R. Guzzo
Posso entrar?

| 28/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 640 – O monumento à incompetência

É muito fácil e confortável examinar o passado com os olhos do presente. E quando fazemos isso, apenas demonstramos ignorância e arrogância. E falta de respeito.
Posso entrar?

| 21/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 125 – O chute

Se o governador mentiu ou se enganou, peço desculpas por ter acreditado nele e disseminado uma informação não verdadeira

| 16/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 639 – Chega de falar de política

Diversos ouvintes mandam mensagens pedindo para que eu pare de falar de política, que querem de volta o Café Brasil que fala de música e de temas mais leves. Tá bom, então eu paro, vai.
Posso entrar?

| 14/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 124 – À luz do sol

É assim, com a luz do sol, que a gente faz a limpeza.

| 13/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 123 – A zona da indiferença

Ter consciência sobre o que é certo e errado todo mundo tem, exceto os psicopatas e as crianças muito pequenas. Mas capacidade de análise e ação a respeito, nem todos têm.

| 12/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 121 – Papo de bêbado

Voltar democraticamente aos trilhos. Se essa não é sua conversa, nem vem. Vou tratar como papo de bêbado.

| 05/11/2018 - Luciano Pires
LíderCast 130 – Katia Carvalho

Mudadora de vidas, alguém que em vez de apenas lamentar a falta de sorte de seus semelhantes, arregaça as mangas e começa a mudar as vidas das crianças em sua comunidade.

| 01/11/2018 - Luciano Pires
Ah, se os políticos usassem sua criatividade para o bem
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Tem gente que acha que os políticos não são corruptos. Nós é que somos certinhos demais. Já o meu amigo Rodriguez diz que o pior tipo de político é o honesto, porque, além de trouxa, é traidor da sua classe. E emenda dizendo que, se ganhar na loteria, vai comprar uma casa, um carro e uns dois […]

| 11/10/2018 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
LíderCast 126 – Alexis Fonteyne

Empresário criativo e agora candidato a Deputado Federal em São Paulo pelo partido Novo, um inconformado com o manicômio tributário brasileiro e disposto a botar pra quebrar. Saia da frente dele.

| 04/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 631 – O valor de seu voto – Revisitado

Mais discussão de ano de eleição: afinal o que é o voto? E o voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? Vamos pensar a respeito disso no programa de hoje, que é a releitura de um episódio que foi ao ar em 2014.

| 19/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 107 – O voto proporcional

Seu voto, antes de ir para um candidato, vai para um partido.

| 17/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 630 – Outra Guerreira – Simone Mozilli

Este é outro Café Brasil que reproduz na íntegra um episódio do LíderCast. Por que faço isso? Porque existem histórias que precisam ser compartilhadas. Porque em meio a essa baixaria do dia a dia, quando somos bombardeados por bandidos, hipócritas, estúpidos e maus, histórias como a da Simone nos ajudam a ter esperança.

| 12/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 629 – Gramsci e os Cadernos do Cárcere

Essa aparente doideira que aí está não é doideira. É método. Hoje vamos conhecer Antonio Gramsci, cuja obra genial ajudou a chegar na situação em que nos encontramos. Cuidado com o disjuntor aí…

Posso entrar?

| 05/09/2018 - Luciano Pires
Democracia, Tolerância e Censura

O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 102 – Pra quem vai anular o voto

Você que pretende não votar, anular, ou votar em branco, tem todo direito de fazê-lo. Mas…

| 31/08/2018 - Luciano Pires
La grieta

Existe uma divisão irreconciliável no Brasil, ‘A Greta’. Eu realmente creio que a greta é o pior que se passa conosco. E acredito que vá transcender o atual governo que será sucedido por outros que também passarão.

| 24/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 108 – Pobreza e Riqueza

O podcast da semana vai dar o que falar… Trato de Riqueza e Pobreza e utilizei um texto de João Luiz Mauad que vai despertar a ira dos esquerdopatas. O programa pode ser resumido numa frase do filósofo chinês Confúcio: “Se um país é regido pelos princípios da razão, a pobreza e a miséria são objeto de vergonha. Se um país não é regido pelos princípios da razão, a riqueza e as honras são objeto de vergonha.” Na trilha sonora temos Almir Sater, Caximbinho e Geraldo Mouzinho, Aderbal Duarte, Grupo IRA!, Zé Luiz do Império Serrano, Sérgio Cassiano e Billy Fontana… Ou será Moacyr Franco? Apresentação Luciano Pires.

| 26/09/2008 - Luciano Pires