Sitio do pica pau amarelo
Luciano Pires -
A série foi uma adaptação de Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha da obra homônima de Monteiro Lobato, uma das mais originais da literatura infanto-juvenil brasileira. Com direção de Geraldo Casé e supervisão de Edwaldo Pacote.
Dirigido especialmente ao público infantil, o programa unia entretenimento a um conteúdo de informação e instrução, sem adotar uma linguagem didática. Os capítulos tinham cerca de 30 minutos de duração e procuravam recriar a obra de Monteiro Lobato, adaptando-a para o formato da televisão.
A série, que estreou no dia 7 de março de 1977, procurou conservar o conteúdo rural, característica da produção de Monteiro Lobato, permitindo criar uma ligação maior das crianças com a natureza.
Assim como tiveram a preocupação de respeitar a obra de Monteiro Lobato, os autores procuraram aproximar o programa da realidade e linguagem da época, não esquecendo as diferenças entre o Brasil de 1977 e o da década de 1930. Era preciso manter o aspecto rural, sem esquecer a grande parcela da população infantil das cidades grandes, para quem a informação sobre o meio urbano também era importante. Para isso, o personagem Pedrinho tornou-se a ligação do sítio com a cidade.
Como exemplo de preocupação com a atualidade dos episódios, o diretor Geraldo Casé conta que colocou um aparelho de televisão na sala de Dona Benta, embora nem sempre fosse ligado. Apesar dessas medidas, o programa procurava ser atemporal. Houve ainda a preocupação de não urbanizar demais a parte rural, para não se perder o contraste vivido por uma criança que sai do centro urbano e vai para um sítio.
http://www.infantv.com.br/sitiopicapau.htm
[youtube]DLaP5boiYyw[/youtube]
[youtube]oLp73C90Y4Y[/youtube]
[youtube]lKmZ_tRm6W0[/youtube]
[youtube]Gul3OKlL-4Q[/youtube]
[youtube]SpbRN50IObU[/youtube]
[youtube]xmzXhFrAwos[/youtube]