Neste episódio recebemos Marcos Fava Neves, o Doutor Agro, para uma conversa fascinante sobre os riscos e oportunidades do agro brasileiro, assim como o desafio de aproximar a academia e a ciência das demandas do mercado.
Neste episódio temos Caio Carvalho, presidente da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio. Caio está no agro desde os anos setenta e acompanhou toda a transformação que fez do Brasil uma potência mundial na produção de alimentos. Falamos um pouco da história e dos desafios contemporâneos.
Neste episódio temos Sueme Mori, que é diretora de relações internacionais da CNA -Confederação as Agricultura e Pecuária. Uma conversa animada sobre o mercado internacional, a nova cara da globalização e a imagem do Brasil perante o mundo.
Neste episódio temos Carlos Cogo, um consultor especializado no mercado e em projeções do Agro no Brasil. Conversamos sobre a necessidade de aprimoramento da gestão por parte dos protagonistas do agronegócio.
Bom dia, boa tarde, boa noite, este é o LíderCast Business que, em parceria com a Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ouviu diversas vozes do agronegócio durante O Congresso Andav de 2024.
Neste episódio temos o fazendeiro Roberto Rodrigues, numa conversa sobre o protagonismo do Agro Brasileiro. Roberto foi, entre inúmeras atividades, Ministro da Agricultura. Um apaixonado pela capacidade do agro de criar vida.
Este é o LíderCast Business que, em parceria com a Andav – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários, ouviu diversas vozes do agronegócio durante O Congresso Andav de 2024. Neste episódio temos o ex-ministro Aldo Rebelo, cuja participação na efetivação do Código Florestal e na defesa da nossa soberania tem sido notável. Uma conversa de dois patriotas sobre a importância do agro.
No episódio de hoje temos Daniel Ferreira, que se formou em eletrônica e telecomunicações no interior de São Paulo, para depois seguir sua vocação empreendedora e fundar o Grupo DND, que se transformou em referência nacional e internacional na produção de soluções químicas para os setores sucroenergético, agrícola e águas. Uma prosa entre dois caipiras.
No episódio de hoje convidamos Christian Lohbauer, que é Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor de relações internacionais desde 1998. Christian foi executivo de empresas e entidades do setor do agronegócio e candidato a Vice-Presidente da República na chapa do Partido Novo nas eleições de 2018. Sua visão pragmática do Brasil é um alento em meio a tanta gente chutando seus “eu achos” e tentando destruir o pouco que conseguimos construir nos últimos anos. O Brasil tem jeito? Ouça nosso papo. Talvez você, que é ouvinte contumaz, perceba alguma diferença na ambientação e na qualidade do áudio. É que esta conversa foi gravada fora de nosso estúdio, lá nas instalações da Brasil Paralelo.
Neste episódio, Bárbara e Babica falam de como as informações sobre o Agro precisam ser cuidadosamente recebidas. Há muita mentira publicada, e é preciso compreender como funciona o processo de investigação científica.
Neste episódio, Bárbara a Babica continuam a falar sobre como os homens desenvolveram técnicas para combater as doenças que atacavam as plantações. E os fungos são uma delas. A cada dia os cientistas desenvolvem novos defensivos, mais eficientes e que atacam menos o meio ambiente.
Neste episódio, Bárbara e Babica vão mergulhar um pouco mais fundo nos cuidados que precisamos ter para usar produtos químicos na agricultura, mostrando como os procedimentos evoluíram e como temos de tomar cuidado com as informações veiculadas na imprensa e nos livros sobre o uso dos defensivos agrícolas pelo agronegócio.
A Serasa Experian Agro desenvolveu um estudo inovador para avaliar as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) dos produtores rurais brasileiros. Com informações de mais de 160 mil produtores, a empresa criou uma avaliação do comportamento desses produtores em relação às questões ambientais, sociais e de governança. A amostra significativa foi selecionada a partir de dados de 1 milhão e 600 mil produtores que solicitaram crédito nos últimos três anos. E o resultado é uma surpresa.
Neste episódio, Bárbara e Babica vão começar a se debruçar num tema pra lá de polêmico: o uso de defensivos agrícolas, que muitas pessoas ainda chamam de agrotóxicos. Afinal de contas, são perigosos? Como?
Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre de onde vem a eletricidade que utilizamos em nosso dia a dia. É mais um episódio que trata da influência do agronegócio em nossas vidas, com curiosidades e até a proposta de uma experiência fascinante usando um pente. Um episódio elétrico!
Neste episódio, mais um dedicado ao Agronegócio, Bárbara e Babica vão conversar sobre a cadeia produtora de ovos! E você vai conhecer como seria o Estádio do Maracanâ com 2 milhões de galinhas, ahahahahaha!
Neste episódio, Bárbara e Babica explicam como são feitas as roupas que nós usamos, utilizando como exemplo toda a cadeia de produção do algodão. Mais um episódio mostrando a importância do agronegócio.
Com patrocínio da UPL Agro, oluções agrícolas para fazer cada vez melhor, junto com você. Saiba mais no Instagram @uplbr.
Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre como funciona a sociedade humana, do ponto de vista dos vários setores da economia. E anunciam uma surpresa: Nosso primeiro patrocinador! A UPL Agro, uma empresa multinacional de soluções agrícolas presente em mais de 130 países, incluindo o Brasil, que é uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, com sede na Índia!
No episódio de hoje trazemos Lygia Pimentel, médica veterinária e economista, CEO e fundadora da Agrifato, empresa de consultoria no Agronegócio. Lygia é mãe e empreendedora, passou por empresas como a XP, mas decidiu contribuir com a revolução na pecuária brasileira, através da produtividade com instrumentos financeiros. A conversa gira sobre a ignorância que o brasileiro tem sobre os processos do agro, especialmente na agropecuária. Falamos de defensivos agrícolas, de tecnologia e muito mais. E a Lygia dá uma aula sobre o que o Brasil pode se tornar se tomar o rumo certo.
No programa de hoje trazemos José Otávio Machado Menten, professor Associado da USP / ESALQ, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia, Doutor em Agronomia, Pós-Doutorado em Resistência e Epidemiologia. Foi Diretor Executivo da ANDEF (Associação Nacional Defesa Vegetal), Pesquisador do IAC, EMBRAPA, USP/CENA e CNPq, Professor da UNIMAR e UNIPINHAL. Ou seja, Menten é uma referência no agronegócio, especialmente na questão dos agrotóxicos. E a conversa vai nessa direção. Uma verdadeira aula.
Hoje o convidado é Rodrigo Patussi, Zootecnista e diretor da Terra Desenvolvimento Agropecuário, empresa focada na promoção de métodos de gestão na agropecuária e que ajuda investidores interessados no agronegócio. A Terra é patrocinadora do podcast Café Brasil há mais de um ano, e a conversa será sobre carreira, agronegócio e mais umas coisinhas.
Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.
No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.
Hoje bato um papo com Antônio Chaker, que é o zootecnista, mestre em Produção Animal e que atua há mais de 20 anos em projetos de desenvolvimento de equipes e ampliação da gerenciabilidade e lucro em empresas agropecuárias.
Agronegócio, indústria e mudança de mindset “Quando adotamos um mindset, ingressamos num novo mundo. Num dos mundos – o das características fixas –, o sucesso consiste em provar que você é inteligente ou talentoso. Afirmar-se. No outro mundo – o das qualidades mutáveis –, a questão é abrir-se para aprender algo novo. Desenvolver-se.” Carol Dweck […]
Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do Podcast Café Brasil, trabalha no Agronegócio. Por isso comecei a trazer temas do Agro para o Podcast, e o que você ouvirá hoje é o áudio da primeira live de um projeto chamado ComunicaAgro. Essa live eu fiz com o meu amigo José Luiz Tejon. Ah, você não é do agro, é? Não importa. A conversa é para todos os públicos. Vem comigo.
“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”
Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.
A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.
Como é que combate uma narrativa dessas, hein?
O agronegócio, que talvez seja o mais espetacular caso de sucesso brasileiro em inovação e produtividade, tem um problema histórico: uma relação de amor e ódio com o brasileiro comum. Especialmente o urbano. O Paulo Ozaki, comemorando os três anos de seu podcast Agro Resenha, me convidou para falar sobre o tema em um episódio especial, que eu reproduzo aqui hoje.
Polêmica indesejável “Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo.” José Ortega y Gasset A aprovação do marco regulatório do saneamento pelo Senado, no dia 24 de junho[1], significou importante conquista para o governo, que comemorou o ocorrido como se fosse um gol em final […]
Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para funcionar como armas químicas. Depois da Guerra o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, também conhecido como pesticida, praguicida ou produto fitossanitário. Na legislação brasileira, o termo utilizado é agrotóxico. E acaba de ser aprovado um projeto que flexibiliza a liberação e uso dos agrotóxicos. Vixe… será que vamos todos morrer envenenados?
O problema do agrotóxico no Brasil não é dos Ministérios da Agricultura ou Meio Ambiente.
Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ONGs e pela mídia, sobre situações que muitas vezes não são embasadas cientificamente.
Se não bastassem as dificuldades para comprar, transportar e armazenar, como comentei no Cafezinho anterior, eles não são nada baratos.
Agrotóxicos são a bola da vez. Da forma como é espalhada a informação, parece que defensivos agrícolas estão à disposição de qualquer cidadão, como um remédio na farmácia, não é?
Durante dois dias eu vi um Brasil dos sonhos. E, acredite, como aquele lá de Barreiras, existem outras centenas por aí. Mas não aparecem na mídia.
LídeerCast – 075 – Renato Seraphin é presidente da Albaugh, uma empresa do segmento do agronegócio, que tem o desafio de se tornar líder da “segunda divisão”, como o campeão dos genéricos.
LíderCast 022 – RicardoTomczyk – Hoje a conversa é com Ricardo Tomczyk, advogado e agricultor no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Jovem e dinâmico, Ricardo é presidente da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso. Conversei com ele durante a realização do Circuito Aprosoja 2014, e pude conhecer detalhes do agronegócio muito diferentes daquilo que estamos acostumados a saber pela imprensa. Saiba mais sobre o papel das lideranças que atuam no segmento que é o motor da economia brasileira.
Vivi uma experiência privilegiada como palestrante do 9º. Circuito Aprosoja 2014, visitando 22 cidades no Mato Grosso e percorrendo cerca de 6500 km. Um banho de Brasil que mudou minha visão sobre o agronegócio.