Neste episódio, Bárbara e Babica vão mergulhar um pouco mais fundo nos cuidados que precisamos ter para usar produtos químicos na agricultura, mostrando como os procedimentos evoluíram e como temos de tomar cuidado com as informações veiculadas na imprensa e nos livros sobre o uso dos defensivos agrícolas pelo agronegócio.
Neste episódio, Bárbara e Babica vão começar a se debruçar num tema pra lá de polêmico: o uso de defensivos agrícolas, que muitas pessoas ainda chamam de agrotóxicos. Afinal de contas, são perigosos? Como?
No programa de hoje trazemos José Otávio Machado Menten, professor Associado da USP / ESALQ, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia, Doutor em Agronomia, Pós-Doutorado em Resistência e Epidemiologia. Foi Diretor Executivo da ANDEF (Associação Nacional Defesa Vegetal), Pesquisador do IAC, EMBRAPA, USP/CENA e CNPq, Professor da UNIMAR e UNIPINHAL. Ou seja, Menten é uma referência no agronegócio, especialmente na questão dos agrotóxicos. E a conversa vai nessa direção. Uma verdadeira aula.
Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.
No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.
Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do Podcast Café Brasil, trabalha no Agronegócio. Por isso comecei a trazer temas do Agro para o Podcast, e o que você ouvirá hoje é o áudio da primeira live de um projeto chamado ComunicaAgro. Essa live eu fiz com o meu amigo José Luiz Tejon. Ah, você não é do agro, é? Não importa. A conversa é para todos os públicos. Vem comigo.
O problema do agrotóxico no Brasil não é dos Ministérios da Agricultura ou Meio Ambiente.
Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ONGs e pela mídia, sobre situações que muitas vezes não são embasadas cientificamente.
Quem é o idiota que quer deliberadamente envenenar seus clientes?
Se não bastassem as dificuldades para comprar, transportar e armazenar, como comentei no Cafezinho anterior, eles não são nada baratos.
Agrotóxicos são a bola da vez. Da forma como é espalhada a informação, parece que defensivos agrícolas estão à disposição de qualquer cidadão, como um remédio na farmácia, não é?
Vivi uma experiência privilegiada como palestrante do 9º. Circuito Aprosoja 2014, visitando 22 cidades no Mato Grosso e percorrendo cerca de 6500 km. Um banho de Brasil que mudou minha visão sobre o agronegócio.