Neste episódio, Bárbara e Babica discutem os conceitos de democracia e república de forma divertida e acessível. Através da história da Cidade dos Animais Sábios, ilustram como a participação coletiva e a proteção dos direitos são essenciais para uma sociedade justa, encerrando com uma reflexão sobre a importância do envolvimento cívico e a luta pela justiça.
O livro “Desobediência Civil” de Henry David Thoreau é um manifesto atemporal que desafia a autoridade do governo e a legitimidade das leis quando estas se opõem à moralidade individual. Escrito em 1849 após a prisão de Thoreau por se recusar a pagar impostos em protesto contra a escravidão e a Guerra Mexicano-Americana, este ensaio não é apenas um relato pessoal de resistência, mas também uma reflexão profunda sobre os princípios da justiça, do dever cívico e da responsabilidade individual.
O episódio de hoje traz esse Podsumário, Desobediência Civil, que é um chamado para que cada pessoa reflita sobre seu papel na sociedade e sobre como suas ações ou inações contribuem para perpetuar sistemas de injustiça.
Uma reflexão a partir de uma experiência pessoal nos Estados Unidos sobre a nossa capacidade, enquanto brasileiros, de construir a sociedade que queremos. Ou merecemos.
Ser estrangeiro “Quando vemos no noticiário crianças sírias ou de países africanos que morrem afogadas tentando chegar à Europa em botes, ou dezenas de pessoas sufocadas dentro de caminhões em travessia clandestina do México para os Estados Unidos, é essencial entender de que horror essas pessoas fogem.” Patrícia Campos Mello Um dos problemas […]
O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.
Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.
O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em castas, em classes, em raças, em grupos. E fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.
O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado em Janeiro de 2010, cara… 11 anos atrás.
Não me reconheço mais neste povo incompleto e perdido, olhando para o próprio umbigo.
O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.
Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Na terceira live da Temporada 1 do Cafezinho Live, meu amigo Bruno Garschagen, nos ajudou a discutir sobre política nestes tempos de pandemia.
O Bruno é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, professor de Ciência Política, escritor, autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo e do livro Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil. Também é colunista em diversos sites e comentarista em programas de rádio. E acima de tudo, é um lorde…
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Jornalista combativo que sofreu as consequências da perseguição política e hoje é Deputado Federal, numa conversa animada sobre jornalismo, política e cidadania.
Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br
Para que, daqui a 40 anos, os jovens que hoje têm ido às ruas pedindo decência, honestidade e justiça, não sintam a mesma sensação de vazio que eu senti.
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão um Brasil inteiro.
Segunda participação do Deputado Federal do partido Novo por São Paulo, que retorna para contar o que está acontecendo após quase um ano da posse. Vamos aos bastidores da política.
O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.
Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é possível, de aproveitar as partes boas e corrigir o que está errado.
Marcel Van Hattem é um jovem Deputado Federal pelo partido Novo, cuja atuação tem chamado atenção pela garra na defesa das ideias liberais. Neste LíderCast, um pouco de sua história e visão para a construção de um Brasil melhor.
Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!
Se alimentamos o processo com matéria fecal, como é que vamos reclamar do resultado depois?
O Ministro da Educação anuncia que vai impulsionar o Projeto Rondon e retomar educação moral e cívica nas escolas.
Você que pretende não votar, anular, ou votar em branco, tem todo direito de fazê-lo. Mas…
Professor, consultor, com vasta experiência no setor privado, ex-presidente do IBGE e do BNDES e agora candidato a Presidente da República. Tempo de gravação: 01 horas, 31 minutos e 33 segundos
Desde criança convivemos com a existência de dois banheiros: masculino e feminino. Basta chegar na frente das portas e entrar. Esse ato diário não é tão simples quanto parece para algumas pessoas. Consegue separar 5 minutos para abrir a cabeça e dar um tapa na cara do preconceito?
Podcast Café Brasil 540 – Cobertor de solteiro. Cidadania é o status de ser um cidadão. Se você tem a cidadania num país, você tem o direito de viver nele, trabalhar, votar e, claro, pagar impostos. Todo homem, toda mulher têm, portanto direito a cidadania. Mas o que é mesmo exercer a cidadania?
O gado aqui tá esperando ansiosamente um norte. Ao menos, na falta da fogueira, Sérgio Moro trouxe uma lanterna. E que lanterna! Terra Em Transe, como apontaria o chatérrimo Glauber Rocha.
Isca intelectual de Fernando Montes Lopes, que interpreta a derrocada do lulismo com o naufrágio do Titanic. Só que no naufrágio atual, em vez do navio Carpathia, apareceu para “socorrer” a gentalha outra nau a pique…
Isca intelectual de Fernando Montes Lopes sobre a Rainha de Copas da Banânia, que leva 900 (novecentas!) pessoas para passear em Paris durante a COP 21, lotados em hotéis luxuosíssimos, e é a mesma que alega falta de grana pra escolas
Isca intelectual de Paulo Rabello Costa. Infelizmente, a maior corrupção de todas é a que hoje nos rouba a esperança no futuro. Com descrença geral, esta sim, a maior de todas as unanimidades burras, o Brasil nunca dará a volta por cima.
O Brasil, definitivamente, é um país que representa nada menos que um inferno pra quem vive dentro de um mínimo de raciocínio lógico; aqui, qualquer boato se espalha como fogo no mato seco, e é tratado como se fosse a verdade mais inabalável do sistema solar. Já uma verdade evidente, axiomática, acaciana, visível, é encarada […]
Café Brasil 475 – Estadão ou estadinho. Que tamanho deve ter o Estado? Aliás, pra que serve o Estado, hein? Que funções ele deve exercer? Por que tanta incompetência, corrupção e incapacidade, hein? Continuamos nessa praia hoje.
Isca intelectual de Fernando Montes Lopes para alunxs, professorxs e brasileirxs que culpam o dólar por subir demais.
Isca Intelectual de Filipe Aprigliano sobre as consequências da igualdade e da desigualdade, e a pergunta inevitável: você quer liberdade ou igualdade?
Douglas, meu amigo e colega de faculdade, contou uma história divertida e absolutamente verídica: Nos anos 80, sua família comprou uma casa de praia em Caraguá, litoral norte paulista. Modesta mas confortável, no trecho preferido dos bauruenses da época, a Praia de Capricórnio. Tudo que estivesse sobrando na residência de Bauru devia ser levado para […]
Como palestrante, viajo o Brasil de cabo a rabo e conheço uma realidade muito distante daquele país inviável que a televisão despeja em nossas salas toda noite. E diante de tantos exemplos de gente que faz acontecer por este país, concluo que a grande pauta de discussão no Brasil deveria ser… Conectividade! Normalmente se define […]
Te cuida, Mulher Melancia. Vocês também, Mulher Melão e Mulher Morango. Tremei, todas as Mulheres-Algo, pois brota do chão a mais nova tendência feminina para o fim de feira ao qual o Brasil foi relegado: A Mulher Mandioca. […]
Discurso sólido, coerente, com começo, meio e fim é uma raridade num País de cultura cada vez mais profanada pelo simplismo, pela preguiça mental, pelo automatismo e pelas soluções fáceis – tão fáceis quanto erradas. […]
Bom mocismo eliminou os rebeldes dentro das organizações Por que as empresas hoje não estão inovando ou tendo ousadia? Porque o bom mocismo dentro das organizações eliminou os rebeldes. A afirmação não é minha, é de Walter Longo, numa palestra que assisti tempos atrás. O título desse post é dele. Ele repetiu várias vezes tal […]
Apresentação de Luciano Pires no Epicentro em Campos de Jordão, em 28/9/2014. Essa apresentação foi um resumo da palestra TUDO BEM SE ME CONVÉM, que tem 90 minutos de duração e tem sido apresentada para empresas, associações e entidades por todo o país.
Raciocine comigo: saímos deste processo eleitoral mais maduros, parece que aquele conformismo brasileiro ficou para trás. Muita, mas muita gente mesmo está discutindo política. Vi jovens que não davam a menor bola para o tema, fazendo perguntas e se interessando.
Hoje vamos tratar mais uma vez de cidadania, de eleições, de política, de votos! Por que será hein? Esse seu voto aí, ó… A questão é o que fazer depois das eleições? Como cobrar o candidato ao qual você passou uma procuração?
Eu não sei se com você acontece isso, mas eu sempre me surpreendo com a capacidade que pessoas aparentemente inteligentes tem de fazer coisas estúpidas. O que será que acontece, hein? É nessa balada que vamos hoje…
Mais discussão de ano de eleição: afinal voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? É possível provocar uma mudança simplesmente não participando do processo? É esta a discussão do programa de hoje.