O convidado de hoje é Joel Gracioso, que possui graduação, Mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade de São Paulo. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo. Uma fascinante conversa sobre a importância da filosofia e como a sociedade brasileira lida com as questões morais.
O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.
O conceito de mindfulness virou moda no mundo. Não posso fazer nenhum julgamento mais profundo porque não tenho conhecimento suficiente. Mas o que pesquisei sobre mindfulness, ou atenção plena, me fez encontrar paralelos e perpendiculares com relação à minha visão pessoal do que seja o processo criativo. Me deparei com algumas reflexões que acenderam minhas […]
Lidar com os imprevistos usando as mesmas fórmulas conhecidas é como colocar um quadrado dentro de uma bola: as coisas não se encaixam.
A profissão é uma espécie de carimbo, que nos identifica como profissional e sela nosso reconhecimento. Por outro lado, o carimbo de uma profissão pode ser extremamente limitante, fechando portas e alternativas de carreira. As empresas fazem isso, mas pior mesmo somos nós, que muitas vezes nos canibalizamos sem sentir. Para isso o remédio é estarmos sempre prontos para nos libertarmos da profissão. O artigo é sobre tirar a bola de ferro profissional que temos presa em nossa perna. Ahhh, e o sabonete tem uma explicação.
Na cerimônia de posse dos novos ministros, o livro oficial foi assinado pela caneta Bic que o novo presidente tinha no bolso. Por outro lado, na cerimônia dentro do Congresso Nacional, cafe e água foram servidos por garçons durante os discursos. Os pequenos detalhes fazem os grandes momentos. O novo presidente precisará estar atento aos detalhes para transformar o país.
Imagine que você carrega dentro de sua cabeça uma máquina repleta de fios, que nunca é desligada, que consome energia e que precisa de manutenção constante. Esse é o seu cérebro. Nesse artigo você vai conhecer melhor essa sua máquina.
Será que os headhunters realmente ajudam (ou não) a nossa carreira? A experiência de Mauro Segura com headhunters pode ajudar a encontrar a resposta para essa pergunta.
Uma discussão sobre os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para a educação brasileira. Mas será que estamos preparados para isso?
Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral…
Numa era em que o tempo parece escoar pelos dedos, ironicamente precisamos reaprender a “sentar e observar”.
Vivemos a “cultura do estresse”, de não perder tempo e usar cada minuto para sermos mais produtivos. Mas isso tem um preço.
Não interessa determinar o que é verdade e o que é mentira. Interessa determinar o que é legítimo de acordo com os interesses do grupo. O esperto indivíduo se transforma no estúpido coletivo.
A minha experiência no ano passado mostrou que a história de viver cada dia como se fosse o último é uma baboseira. Aprendi que eu não preciso ter planos mirabolantes para ter uma vida digna, prazerosa e interessante. Aprendi isso de forma muito dura. Essa é a história contada no artigo.
Em 1964, Kitty Genovese foi assassinada em Nova York. Em 2018 um prédio caiu no centro de São Paulo. O “Efeito Genovese” ajuda a explicar os dois acontecimentos.
Ironicamente, quanto mais experiência profissional eu acumulo, mais incertezas aparecem. Está difícil em lidar com algumas coisas na minha cabeça.
Há 18 anos eu vivi a reunião mais impactante e emblemática que eu já tive com um headhunter. Aprendi lições que levo até hoje comigo.
Por que o mesmo brasileiro que aqui é vândalo e cínico se transforma em cidadão ordeiro nos Estados Unidos ou na Europa? Que pergunta…
A gracinha hipócrita começou, como não poderia deixar de ser, no New York Times (o jornal mais esquerdista dos EUA), e na revista New Yorker, a mais bestinha das revistas daquela cidade cujos habitantes crêem realmente ser um “povo” mais civilizado que os demais (a Califórnia já teve essa doença e parece estar convalescendo, depois […]
Estou vivendo atualmente uma fase de “emergency mode”… com a clara percepção de que tenho mais coisas para realizar do que a minha capacidade de entrega-las. E aí?
O cara me perguntou: “Você é capaz de me responder em 1 minuto o que você considera mais importante para se avaliar numa oferta de emprego?”. Eis a minha resposta.
Esse é o texto mais importante que escrevi na vida. Na ponta da caneta havia um coração batendo forte. Todo o resto perto a importância perto do que vivemos ao longo desse ano.
Nem sempre é fácil avaliarmos as oportunidades que a vida coloca diante de nós, principalmente quando somos muito jovens. Essa é uma história que nunca contei para ninguém, diz respeito a uma incrível oportunidade que vivenciei e só mais tarde consegui ter a dimensão do que eu tive na minha frente.
A facilidade e a displicência com que publicamos algo numa rede social são incríveis. As vezes publicamos coisas que não entendemos bem e nem temos consciência do impacto que causamos.
Desde criança convivemos com a existência de dois banheiros: masculino e feminino. Basta chegar na frente das portas e entrar. Esse ato diário não é tão simples quanto parece para algumas pessoas. Consegue separar 5 minutos para abrir a cabeça e dar um tapa na cara do preconceito?
Um manual para entender melhor o seu próximo colega de trabalho
Influenciadores digitais no marketing das empresas é algo cada vez mais constante, mas nem tudo são flores.
Como ser um líder que viabiliza a transformação? Como se transformar e transformar os outros?
Nesses tempos bicudos, quando o politicamente correto rege as vidas dos seres humanos ordeiros e trabalhadores (menos dos bandidos – pra esses vale a lei do cão e ninguém reclama de nada), e o feminazismo floresce como uma flor do esgoto, é de se assustar com as atitudes dessa facção que deturpou a corajosa escalada […]
O que acontece quando uma grande empresa implode o código de vestimenta e libera a bermuda?
Como podemos superar os nossos receios de tomar riscos? Como podemos mudar o curso da nossa história? A decisão de mudar é meramente individual. Aqui Mauro Segura conta algumas histórias e dá dicas, que podem mudar algo em você.
Vivemos um momento de inflexão na sociedade em que tudo parece se transformar de forma radical. São tantas oportunidades e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que as vezes ficamos paralisados sem saber como agir. E aí? Como fazer?
Mauro Segura conta em vídeo uma história pessoal, que teve origem numa carta recebida há 30 anos.
Pós-verdade é a confiança em afirmações que parecem verdadeiras, mas não têm qualquer base em fatos. Qualquer semelhança com seu dia-a-dia não é mera coincidência…
O que acontece quando uma pessoa que sente um medo terrível de altura resolve saltar de paraquedas? Essa é uma história de lição de vida contada por Mauro Segura.
Invasões às escolas de ensino fundamental e médio se repetem pelo País, predominantemente no Paraná. Seus mentores alegam lutar contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 (PEC do teto) e pela melhoria do ensino. Aham. Senta lá, Cláudia. Chamam essa loucura de “Primavera Estudantil”, ou “Primavera do Paraná”. Embora não passem de invasões a prédios […]
Depois de semanas de férias, em que fez um pleno detox digital, Mauro Segura compartilha 5 decisões que tomou para mudar algumas coisas em sua vida, no lado profissional e no lado pessoal.
Isca intelectual de Luciano Pires reconhecendo que a maioria dos empreendedores sérios que encararem o desafio de investir em seus sonhos, provavelmente passará a vida no meiostream. E isso não é ruim.
A noite de baderna do nadador Ryan Lochte durante os Jogos Olímpicos no Rio ricocheteou nas marcas que patrocinam o atleta. Quais são os riscos de associar uma marca a uma pessoa? É sobre isso a conversa de Mauro Segura.
Isca intelectual sobre a crise de imagem vivida por Bel Pesce, o jovem talento que em poucos dias deixou ser menina prodígio para virar vilã.
Uma pesquisa mostrou que 2 entre cada 3 millennials (também chamada de geração Y) pensam em deixar o emprego nos próximos três anos. Como funciona a cabeça dessa turma que pensa em transformar o mundo? Nem tudo são flores.
O Brasil tem 4 dos 10 YouTubers mais influentes do mundo. O YouTube no mundo tem mais de 1 bilhão de usuários. Um fenômeno está ocorrendo diante de nós. Mauro Segura nos fala sobre o tsunami que vem por aí: todos seremos youtubers !!
A cultura corporativa das empresas está impregnada de amor pela hierarquia e pelo excesso de controles. Isso invade a agenda dos executivos que não tem mais tempo para pensar. Mas essa armadilha é muito mais complexa do que imaginamos.
“A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude.” (William James) Um novo emprego, um novo empreendimento, um novo relacionamento. Qualquer seja seu novo projeto, apenas mediante atitudes renovadas será possível cultivar resultados diferenciados. Afinal, se você trilhar o mesmo caminho, chegará somente aos mesmos […]
A introdução da inteligência artificial no nosso cotidiano vai impactar diretamente o mercado de trabalho, provocando o surgimento e a transformação de muitas profissões. Conheça o Dino, um exemplo real do que vem por aí.
Muitas vezes os hackathons são vistos como coisas de nerds, designers e desenvolvedores, mas essa é uma visão muito limitada. Hackathons são jornadas que representam muito bem a vida real e o mundo dos negócios. Nessa isca, Mauro Segura compartilha 3 ensinamentos aprendidos no mundo dos hackathons.
Isca intelectual de Mauro Segura. Existe uma supervalorização dos escritórios divertidos e bem transados, porém as paredes coloridas não valem de nada se os seus colegas de trabalho são cinza.
Um vídeo de 4 apenas minutos, sem música ou dancinha, gravado por uma senhora dentro do carro num estacionamento, explodiu no facebook alcançando a estratosférica marca de mais de 150 milhões de views. Um tsunami de acontecimentos veio a reboque. Esse foi o recorde histórico de views de vídeo do facebook, o recorde anterior nem chega perto disso.
O que está por trás desse fenômeno?
Quais os motivos desse vídeo tem alcançado essa marca?
Eduardo Cunha finalmente se foi. Talvez para sempre. E mesmo que tente um dia reeleger-se deputado federal, ou mesmo fiscal de quarteirão, terá muito a explicar aos eleitores e à Justiça. Aqueles podem até perdoá-lo, ou cair em sua conversa mole; esta, não. Cunha deve um cacife inteiro à Justiça, e não será meia-dúzia de […]
A maioria de nós segue o fluxo do rio. Deixamos a rotina da vida, pessoal e profissional, nos levar para onde a água corre. Afinal, quem é o seu maior inimigo?
Mauro Segura conta o que rolou nos bastidores da entrevista do presidente da nação mais poderosa do mundo para o WTF, que é um dos podcasts mais prestigiados no USA
Isca intelectual de Mauro Segura sobre o preconceito que todos nós carregamos a respeito das gerações a nossa frente. Quer fazer um teste?
Isca intelectual de Fernando Montes Lopes sobre a intolerância que vê crimes onde nada há.
Isca intelectual de Mauro Segura sobre o trabalho em nossas vidas. Por que o trabalho representa um sacrifício sem fim para a maioria esmagadora das pessoas no planeta? Dá para ser feliz no trabalho?
Isca intelectual de Mauro Segura sobre a super exposição dos pais e das mães nas mídias sociais. Será que não está na hora de desligar um pouco?
Isca Intelectual de Mauro Segura sobre as redes sociais em nossas vidas. Nós ganhamos ou perdemos tempo nas redes sociais?
Isca Intelectual de Mauro Segura, citando Ian Morris: “Se colocarmos 500 mil pessoas no Brasil e 500 mil pessoas na Alemanha, elas vão se desenvolver de forma desigual porque estarão em locais distintos, diante de desafios diversos, e não porque brasileiros e alemães tenham diferenças de natureza biológica ou sociológica”
Artigo de Mauro Segura. De uns tempos para cá virou lugar comum as empresas falarem que estão em busca de profissionais com perfil empreendedor. Todos querem um “cara” assim.
Da boa educação brasileira e latino americana. Isca Intelectual de Adalberto Piotto sobre um certo comportamento autodestrutivo da média dos brasileiros, que na verdade é internacional, o que não nos redime de nossos vândalos tupiniquins,
Nas últimas semanas se intensificou no país o debate Uber versus taxistas, mas acho que essa conversa pode ser a ponta do iceberg. A questão vai muito além do Uber, nós estamos discutindo a prestação e as opções de serviço de transporte dentro das cidades, esta é a discussão real por trás de tudo, e […]
Na Índia, o elefante é um animal sagrado. Muitos deles vivem livres, porém muitos outros são criados em cativeiro. Quando bebê, o elefantinho é amarrado a uma árvore com uma corda forte. Ele tenta de todas as maneiras se livrar da corda, o que é muito natural pois os elefantes são animais para viverem livres, […]
Dias atrás, entrei em um papo no qual quatro mães conversavam. Eu era o único homem da roda e fiquei só ouvindo. Todas elas falando sobre seus filhos e a dificuldade em lidar com a geração Y. Saquei um papel e saí anotando algumas frases. “Hoje os filhos não querem mais sair de casa, pois […]
Dias atrás, numa palestra, eu falei sobre as transformações na carreira de comunicação e marketing. No fim do evento, algumas pessoas vieram falar comigo. Uma jovem disse que havia ficado encucada com algumas das minhas mensagens e que gerei inquietude e desconforto. Respondi que essa era a minha intenção, que todos nós estamos nesse mesmo […]
Luiz é recrutador da empresa XYZ. Ele tinha a responsabilidade de contratar um determinado especialista para a empresa e, de repente, após 6 meses de longa busca no mercado, chegou em suas mãos um currículo que parecia ser a salvação da lavoura. O candidato se chamava Eduardo. O currículo mostrava um nível super adequado de […]
Há muito tempo atrás, quando eu estava dando os meus primeiros passos como gerente, eu fui liderado por um gerente muito competente tecnicamente. Ele era uma espécie de gênio, altamente talentoso e profundo conhecedor técnico da função. No entanto, ele “não segurava a onda”. Por diversas vezes ele era pressionado pelo superior dele, o diretor […]
Definitivamente as mídias sociais entraram na rotina das famílias, especialmente naquelas com muitos adolescentes. Os pais já descobriram que precisam entrar na onda para conversar e se relacionar com seus filhos. Uma pesquisa realizada nos USA apresentou algumas conclusões incríveis, como por exemplo que 7 entre cada 10 pais estão usando as mídias sociais […]
Discurso sólido, coerente, com começo, meio e fim é uma raridade num País de cultura cada vez mais profanada pelo simplismo, pela preguiça mental, pelo automatismo e pelas soluções fáceis – tão fáceis quanto erradas. […]
Bom mocismo eliminou os rebeldes dentro das organizações Por que as empresas hoje não estão inovando ou tendo ousadia? Porque o bom mocismo dentro das organizações eliminou os rebeldes. A afirmação não é minha, é de Walter Longo, numa palestra que assisti tempos atrás. O título desse post é dele. Ele repetiu várias vezes tal […]
Matéria que li na imprensa dizia que Ginni Rometty, atual CEO da IBM, recebeu um conselho de Sam Palmisano, seu predecessor no comando da empresa. Ele disse: “não importa qual é o seu negócio, ele vai se desvalorizar com o tempo. Você tem que mudá-lo constantemente para torná-lo relevante”. Ginni aprendeu com ele que a única […]
Tenho observado diversas discussões vinculando o empreendedorismo ao jovem profissional, estabelecendo uma relação direta entre ambos os temas. Os principais argumentos são de que o jovem está mais disposto a “correr riscos” e, por ter mais intimidade com a tecnologia, possui mais facilidade em ter ideias diferentes e inovadoras. Além disso, por buscar mais intensamente […]
O processo de seleção não estava na velocidade desejada. A empresa desejava contratar alguém para a vaga recém aberta na área de desenvolvimento de novos negócios. Buscavam-se candidatos com perfil empreendedor, mente inovadora e com alguns anos de experiência. O salário não era alto, mas a chance de carreira era bem concreta. O processo de […]
Estou super honrado em me juntar a este cafezinho. Aliás, cafezinho que já venho curtindo há muito tempo. Sou fã disciplinado do podcast, mas confesso tudo que rola dentro do portal Café Brasil me interessa muito. Obrigado, Luciano Pires, por me dar este espaço para contribuir com ideias, reflexões e pontos de vista muito pessoais, […]
Talento. Essa força enorme que afirmam estar presente em todas as pessoas, mas que poucos conseguem acessar. É constantemente confundido com um superpoder capaz de eliminar qualquer barreira e trazer sucesso incontestável a quem o possui. Com esse tipo de pensamento, nos acostumamos a acreditar que pessoas com talento não precisam se preocupar com nada, […]
Cena 1: no calor infernal de São Paulo, pifa o ar condicionado de meu carro. Sim, sou coxinha, elite branca, burguês que anda de carro com ar condicionado. Na oficina especializada pergunto quanto tempo leva para arrumar. A resposta, com uma imensa má vontade: – Ah… um dia e meio só para achar o vazamento. […]
A culpa não é minha, não é tua, não é dele. A culpa não é nossa, não é vossa, não é deles.
Como disse um dia Napoleão Bonaparte: A melhor maneira de manter sua palavra é não dá-la… Pois é, é barato fazer promessas. Especialmente quando não temos a intenção de cumpri-las! O programa da semana vai tratar exatamente disso: nossa capacidade de fazer aquilo que dizemos que fazemos, o famoso walk the talk. Na trilha sonora a festa de sempre: Arthur Moreira Lima, Demônios da Garoa, Teixeirinha, Jorge Benjor, Marina de La Riva e até a Ofélia e o Fernandinho.