Em 2016 subi ao paco do Epicentro para mais uma de minhas palestras. Levei uma chamada SNAP, onde trato da brevidade da vida e como um acontecimento inesperado pode mudar tudo. No final presto uma homenagem a um fã e quase não consigo terminar a palestra, engasgado de emoção. Assista, é bem curtinha.
Eu escolhi participar ativamente, usando as armas que tenho.
Pra você, o que é um dia útil?
Numa era em que o tempo parece escoar pelos dedos, ironicamente precisamos reaprender a “sentar e observar”.
E daí? Ta fazendo o quê aí? Esperando, é? Esperando o quê? Esperando quem? E a pessoa que você está esperando está preocupada com você esperando? Também tem a sua pressa? Pois é… Esse é o mal da humanidade: a gente fica esperando… Este programa é a revisita a outro que foi ao ar em 2010.
Issac Newton escreveu que “um objeto que está em repouso ficará em repouso até que uma força desequilibradora atue sobre ele.” É a Lei da Inércia, que se aplica a nossas vidas.
Vivemos um momento de inflexão na sociedade em que tudo parece se transformar de forma radical. São tantas oportunidades e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que as vezes ficamos paralisados sem saber como agir. E aí? Como fazer?
O que acontece quando uma pessoa que sente um medo terrível de altura resolve saltar de paraquedas? Essa é uma história de lição de vida contada por Mauro Segura.
O Brasil tem 4 dos 10 YouTubers mais influentes do mundo. O YouTube no mundo tem mais de 1 bilhão de usuários. Um fenômeno está ocorrendo diante de nós. Mauro Segura nos fala sobre o tsunami que vem por aí: todos seremos youtubers !!
A piada é antiga: Em uma cidade da França, havia várias padarias numa mesma rua, separadas por alguns quarteirões. À porta da primeira lia-se: “O melhor pão da cidade”. Metros à frente, a concorrente anunciava: “Aqui, o melhor pão da região”; e na seguinte: Temos o melhor pão da França!” A última padaria anunciava, […]
A maioria de nós segue o fluxo do rio. Deixamos a rotina da vida, pessoal e profissional, nos levar para onde a água corre. Afinal, quem é o seu maior inimigo?
Podcast Café Brasil 492 – Qual é seu propósito? Você já deve ter sido questionado sobre qual é seu propósito, não é? Mas que coisa é essa de propósito? Será que todo mundo tem que ter? E se eu não tiver um, o que faço? Me mato? Vamos nessa onda hoje.
Podcast Café Brasil 488 – O problema do problema. Sempre que um ano termina, a gente se enche de planos e prepara um recomeço. Alinha os problemas que tem que resolver e… pronto! Mas como é difícil, né? Pois é… mas o problema de verdade nem sempre é o problema, mas é o problema que você tem com o problema. Que confusão, né?
Artigo de Mauro Segura sobre o marketing do futuro e o futuro do marketing. Chegou a hora da ruptura.
Artigo de Mauro Segura. De uns tempos para cá virou lugar comum as empresas falarem que estão em busca de profissionais com perfil empreendedor. Todos querem um “cara” assim.
Na Índia, o elefante é um animal sagrado. Muitos deles vivem livres, porém muitos outros são criados em cativeiro. Quando bebê, o elefantinho é amarrado a uma árvore com uma corda forte. Ele tenta de todas as maneiras se livrar da corda, o que é muito natural pois os elefantes são animais para viverem livres, […]
Podcast Café Brasil 459 – LíderCast – Programa que lança um novo podcast, o LíderCast, com um aperitivo com cada um dos 12 entrevistados da primeira temporada. Empreendedorismo e liderança na veia!
Bom mocismo eliminou os rebeldes dentro das organizações Por que as empresas hoje não estão inovando ou tendo ousadia? Porque o bom mocismo dentro das organizações eliminou os rebeldes. A afirmação não é minha, é de Walter Longo, numa palestra que assisti tempos atrás. O título desse post é dele. Ele repetiu várias vezes tal […]
Cena 1: no calor infernal de São Paulo, pifa o ar condicionado de meu carro. Sim, sou coxinha, elite branca, burguês que anda de carro com ar condicionado. Na oficina especializada pergunto quanto tempo leva para arrumar. A resposta, com uma imensa má vontade: – Ah… um dia e meio só para achar o vazamento. […]
Quem conhece o Café Brasil sabe que a gente vive falando da necessidade de mudanças. Já fizemos programas a respeito, mas é hora de voltar ao assunto. Afinal, a única coisa permanente, que nunca muda, é que tudo sempre muda.
O brasileiro é um povo resignado, acostumado a transferir para deuses todos os bens e males que lhe afligem. Acostumado a esperar, a torcer para que apareça um painho ou uma mainha que lhe dê ordem, segurança, saúde, comida e educação. Somos os reis do chororô sem consequência. E então, que tal sair da pasmaceira e fazer acontecer? Por isso o Mexe-mexe de hoje! Na trilha sonora, Dominguinhos, Mauricy Moura, Luiz Gonzaga, Mundo Livre SA, Antonio Nóbrega e Zuleide. Vai, ô! Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Apresentação de Luciano Pires
E daí? Você é daqueles que são cheios de iniciativa? Mas e acabativa, você tem? O programa de hoje trata dessa palavrinha que não existe no dicionário, acabativa, a capacidade de fazer acontecer, ou aquilo que os gurus de administração chamam de execução. O programa ficou com um jeitinho de auto ajuda, mas como nem toda auto ajuda é ruim, ficou de bom tamanho para quem está disposto a agitar as coisas e sair da inércia. Na trilha sonora, aquela festa de sempre: Maria Alcina, Juvenal Dal Castel, Cida Moreyra, Arthur Moreira Lima e Rogéria Holtz com Zeca Baleiro. Apresentação de Luciano Pires.
Podcast Café Brasil 236 – Empreender Ltda. No programa da semana tentaremos definir o que significa a palavra empreendedor que tanto anda na moda. Empreendedor é coisa de gente moderna? Evidentemente que não! E será que dá pra aprender a ser um? Evidente que sim!
E daí? Ta fazendo o quê aí? Esperando, é? Esperando o quê? Esperando quem? E a pessoa que você está esperando está preocupada com você esperando? Também tem a mesma pressa que você? Pois é… Esse é o mal da humanidade: a gente fica esperando… Vamos usar até um texto de Moacyr Scliar para falar dessa nossa incapacidade de reagir aos problemas. O programa começa com uma frase de Marta Medeiros: Tenho urgência de tudo que deixei para amanhã. Na trilha sonora, Kleber Albuquerque, Arnaldo Brandão, Água de Moringa, Chico Correa, Orlando Dias, Titãs e Iran Costa. Iran Costa? Pois é… Apresentação de Luciano Pires.