Neste episódio especial, Bárbara e Babica contam uma fábula de Esopo que trata das oportunidades que perdemos quando insistimos nas teimosias nossas de cada dia.
Outro daqueles acidentes estúpidos vitimou mais uma jovem, desta vez a cantora Marilia Mendonça, e mais quatro pessoas que estavam no avião. Jovens não foram feitos para ir embora tão cedo. Mas a amargura que senti, que é o que nos torna humanos, parece que não atinge um certo tipo de gente, capaz de destilar o seu ódio mesmo diante de tamanha comoção. O programa de hoje trata de umas certas minorias que tornam as maiorias irrelevantes.
Eu acho que você concorda que para ter uma sociedade justa que aceite a diversidade, bem como a liberdade de expressão e opinião que venham com essa diversidade, devemos praticar a tolerância, não é? E “tolerância” é entendida como permitir ou aceitar as ações, ideias ou as pessoas com as quais discordamos, não é? Pois é. Mas e as pessoas que não querem aceitar os outros de quem discordam? Devemos tolerá-las?
Esse é o Paradoxo da Tolerância.
Sem um propósito, a saída é aguardar a morte suave chegar.
A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.
Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida olhe em volta pra ver quanta gente altruísta e bondosa assanhada para cassar a sua liberdade de manifestar a discordância.
A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.
Temas importantes que deveriam estar sendo discutidos, analisados e compreendidos, não estão.
Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.
Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar uma revolução; faz-se a revolução para estabelecer a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objetivo da […]
Existe uma crença muito difundida de que a história humana avança em etapas gradativas e que culminará numa revolução transformadora. O tipo de revolução muda conforme o viés ideológico. A esquerda acredita na chegada do socialismo real, a direita no liberalismo redentor. Comecemos pelo socialismo. Segundo essa crença, as pessoas terão igualdade de oportunidades numa […]
A Escala de Allport tem cinco níveis, que vão se sucedendo, tudo começando com rótulos e piadinhas inocentes que ouvimos aqui e ali. Por isso é tão importante combater as manifestações de intolerância.
Isca intelectual sobre quem perde conteúdo excelente por causa de umas gordurinhas…
“Combater a si próprio é a mais dura das guerras, vencer a si próprio é a mais bela das vitórias.” (Friedrich von Logau) Desde pequeno acostumei-me com a guerra. Acho que por influência de meus pais – e um cara chamado Freud disse que as coisas sempre começam assim – passei a considerar a […]
Podcast Café Brasil 437 – Crônica para Charlie Hebdo. E o ano de 2015 começa de um jeito sombrio, com gente morrendo por pensar diferente.