Ter uma visão otimista da realidade é benéfica porque contribui para o bem-estar emocional, fortalece a resiliência, melhora a saúde física, promove relacionamentos positivos e aumenta a autoconfiança e a motivação. É isso que faz o otimismo que nos ajuda a enfrentar desafios com uma atitude positiva e aproveitar as oportunidades da vida. Mas cara, como é que faz pra ser um otimista sem ser um otário, hein? Um boca aberta. Olha, eu vou apresentar a você hoje aqui, o realismo esperançoso.
Temos um viés negativo, que faz a gente dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. E além do viés negativo, temos um viés de atenção. Damos mais atenção às coisas negativas do que às positivas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono por causa dos 5% negativos.
Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.
Temos um viés negativo que nos faz dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas.
Hoje tratamos da importância de divertir-se enquanto você executa suas obrigações. Mas mais que divertir-se, o segredo é deleitar-se. O tema do programa, uma revisita ao Café Brasil 20 lááááááá de 2007, é o deleite, que quer dizer gozo íntimo e suave, prazer inteiro, pleno. E o deleite contagia!
Pra você, o que é um dia útil?
Vamos combater o novo Coronavirus com Fitness Intelectual.
Vivemos uma epidemia de incivilidade que silenciosamente toma conta das pessoas, organizações e nossa economia. Desrespeito, falta de sensibilidade e comportamentos rudes estão presentes, fazendo com que, mesmo quem quer performar bem, não consiga. Além da questão moral, a incivilidade reduz lucros!
É nessa praia que vamos hoje
Metade cheia do copo Um pouco de otimismo, pra variar “A troca está para a evolução cultural como o sexo está para a evolução biológica.” Matt Ridley Em agosto do ano passado, a convite do presidente do Conselho Regional de Economia de Alagoas, Marcos Calheiros, fui assistir a uma palestra do ex-ministro da Agricultura do […]
Estamos em período de mudanças ou apenas nos preparando para mais uma grande brochada? Há motivos para ficar otimista? Ou melhor mesmo é continuar pessimista? Afinal de contas, ser pessimista é ser mais inteligente?
Posso entrar?
Pense negativo. isca intelectual de Luciano Pires. Não é provável que você se torne um bilionário, mas é possível. Não há probabilidade, mas há possibilidade. E tem gente que tem a resposta: – Pense positivo! Será?
Num momento de mudança, tudo que não preciso são os monstros da negatividade que, do alto de sua arrogância, destroem, dividem e desmotivam. Gente assim, quero bem longe de mim.
Podcast Café Brasil 444 – Tá ruim ou tá bom? Vamos mais um pouquinho na discussão sobre otimismo e pessimismo? Mas especificamente sobre o pessimismo que é usado pra manipular a gente? Ou que pode ajudar a gente?
Muito prazer, esta é a história de minha vida. Me pergunto como será viver num país sem crise? Não sei. Desde que nasci, vivo de crise em crise, nunca vi o Brasil em paz, tranquilo, sereno. Sempre enrolado, atrapalhado, desorientado, enganado, roubado, ameaçado…