Quando você decide ser honesto, se compromete a agir de acordo com seus princípios e valores. Se recusa a enganar, manipular ou prejudicar os outros para obter vantagens pessoais. Isso pode ser muito desafiador em um ambiente competitivo, onde a pressão para obter resultados a qualquer custo é esmagadora.
Ao optar por ser honesto, você coloca em risco a possibilidade de obter vantagens imediatas. Enquanto outros cortam caminhos e usam táticas questionáveis, você escolhe seguir pelo trajeto mais longo e difícil.
Neste episódio, pedindo ajuda a mais alguns super-heróis, especialmente o Quarteto Fantástico, Bárbara e Babica tratam de mais questões relacionadas à moral e ética, começando por definir o que são e para que servem os princípios morais.
Tá gostando dos episódios sobre os filósofos? Hoje vamos falar sobre um aspecto do trabalho deles que ensina a gente como viver em paz em sociedade. A conversa será sobre valores, princípios, moral e ética.
Olha, eu não sei você, mas eu nunca vi tantos canalhas pintando e bordando à luz do sol. Essa gente agia escondida, mas parece que perdeu o medo e agora espalha o ódio, a enganação, a mentira, por todos os lados.
Tá faltando gente com caráter…
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de muito, mas muito tempo atrás. O assunto é importante demais para ficar perdido num arquivo. Vamos tratar de uma espécie que está ameaçada de extinção: o homem de caráter. Você lembra quando existiam muitos por aí, hein?
Pois sabe que eu acho que eles ainda são a maioria, mas não dão audiência?
É nessa praia que vamos navegar hoje.
Eu luto por aquilo que acredito e pelos valores que defendo. Isso é integridade.
O que faz com que a pessoa tenha consciência do certo e errado e capacidade de analisar e agir sobre o tema é seu caráter.
Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?
Não gosto, não aceito, não quero, não transijo, só porque você acha que sua visão de mundo, alinhada à patota, é melhor que a minha.
Quando decidi que lançaria meu primeiro curso on-line, parti de uma declaração de princípios que sigo há vinte anos
“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” (Albert Schweitzer) Há mais de 15 anos eu estava à frente de uma indústria metalúrgica, que contava com quase uma centena de funcionários, quando instituí o prêmio “Destaque do Mês”. Todos poderiam participar exceção feita aos profissionais em cargo […]
“Se hoje eu sou estrela amanhã já se apagou. Se hoje eu te odeio amanhã lhe tenho amor.” (Raul Seixas) Foram necessários 18 séculos para que a teoria geocêntrica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo, formulada por Aristóteles, desse passagem para o modelo heliocêntrico de Nicolau Copérnico, com os planetas […]