Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre o sentimento da frustração, aquele sentimento que temos quando algo não sai do jeito que esperávamos. É como tentar montar um quebra-cabeça e perceber que falta uma peça no final. Dá uma sensação de desânimo, não é? Mas ele pode ensinar muito a cada um de para nós.
A história de Frodo Bolseiro em “O Senhor dos Anéis” exemplifica o Crescimento Pós-Traumático através da maneira como ele é transformado pelas suas provações, aprendendo sobre sua própria força e a importância da comunidade e da compaixão, o que, por fim, o molda em um personagem mais complexo e profundo. E o que é que a história de Frodo tem a ver com as enchentes do Rio Grande do Sul?
E a brasiliência, que poderia ser a nossa maior qualidade, torna-se nosso maior defeito.
Brasiliência é uma forma de ver a vida, que faz com que as pessoas, mesmo sofrendo, se sintam felizes.
Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb, um daqueles raros livros que, quando surgem, causam um impacto capaz de mudar a visão de mundo de muitas pessoas. Além disso, foi um livro muito solicitado por assinantes do Café Brasil Premium, e me proporcionou a oportunidade para uma releitura. No fim, como sempre, quem mais sai ganhando sou eu. Neste Café Brasil especial, muito oportuno para o momento que vivemos, você vai receber a íntegra do Podsumário Antifrágil.
No começo dos anos 1970 apareceu um termo que anos mais tarde ganhou espaço nas teorias de gestão e pegou: resiliência. Posso entrar?
A minha experiência no ano passado mostrou que a história de viver cada dia como se fosse o último é uma baboseira. Aprendi que eu não preciso ter planos mirabolantes para ter uma vida digna, prazerosa e interessante. Aprendi isso de forma muito dura. Essa é a história contada no artigo.
Sobre como aprender com nossos insucessos, transformando os momentos em que quebramos a cara em novos pontos de partida.
“Transportai um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha.” (Confúcio) Muitas foram as profissões que desejei exercer. Do sonho pueril de me tornar jogador de futebol à pretensão de, como astrônomo, colocar a cabeça onde não raro ela costumava estar, ou seja, no mundo da lua. Acabei por seguir caminhos mais […]
“Eu nunca quis ser o maior ou o melhor. Queria apenas desenhar.” (Mauricio de Sousa) Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali. É quase impossível que estes personagens de histórias em quadrinhos não sejam seus conhecidos e praticamente improvável que não tenham participado de sua vida, em especial durante sua infância. Tive a honra de compartilhar momentos […]
Isca intelectual de Tom Coelho sobre pessoas diferentes porque decidiram enfrentar a mediocridade, o pessimismo, a negligência.
Vivemos um momento de inflexão na sociedade em que tudo parece se transformar de forma radical. São tantas oportunidades e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que as vezes ficamos paralisados sem saber como agir. E aí? Como fazer?
“O sucesso na vida não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com cartas ruins.” (Warren G. Lester) Eu contava cerca de sete anos de idade quando fui apresentado ao jogo de xadrez por um primo mais velho. Numa infância pobre, utilizávamos um tabuleiro de jogo de damas e adaptávamos as peças […]
“O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema.” (Kelly Young) Hoje, a tristeza me visitou. Tocou a campainha, subiu as escadas, bateu à porta e entrou. Não ofereci resistência. Houve um tempo em que eu fazia o impossível para evitá-la adentrar os meus domínios. E quando isso […]
“Se és homem, ergue os olhos para admirar os que empreenderam coisas grandiosas, ainda que hajam fracassado.” (Sêneca) É preciso discernimento para reconhecer o fracasso, coragem para assumi-lo e divulgá-lo e sabedoria para aprender com ele. O fracasso está presente em nossa vida, em seus mais variados aspectos. Na discussão fortuita dos namorados e […]
Quando terminar o trauma, quando o Brasil sair deste momento de loucura, o que devemos fazer? Uma reflexão rápida com quatro dicas sobre como transformar o trauma num momento de aprendizado.
Isca intelectual de Luciano Pires. Uma hora a turbulência passará e alguém terá de fechar os compartimentos de bagagem, recolher pertences caídos, acalmar os mais apavorados e retomar a rotina do voo de cruzeiro. Uma hora o susto passa. E o que será que vem depois?
Podcast Café Brasil 488 – O problema do problema. Sempre que um ano termina, a gente se enche de planos e prepara um recomeço. Alinha os problemas que tem que resolver e… pronto! Mas como é difícil, né? Pois é… mas o problema de verdade nem sempre é o problema, mas é o problema que você tem com o problema. Que confusão, né?
Podcast Café Brasil 467 – Brasiliência. Parece que somos uma nação eternamente conformada, como se esse conformismo fosse um escudo para nossa falta de expectativas, nossa vergonha de reclamar. Onde é que vamos chegar?
Tive uma conversa esta semana com um amigo empresário desiludido com o rumo de seus negócios. Sem qualquer expectativa de futuro, cansado, sem forças, ele está desistindo do Brasil. Quer “dar” a empresa para alguém, vender o que tem e ir embora. Pra longe. E ele não é o primeiro de quem ouço algo assim. […]
Brasiliência. Isca Intelectual de Luciano Pires sobre uma invenção do brasileiro: a brasiliência, uma singular capacidade de viver tomando porrada e continuar sorrindo.
Acabamos de sair da mais disputada eleição presidencial da qual temos memória. Seu candidato ganhou ou perdeu? Se perdeu, o que você pode fazer? Este programa vai discutir o “e agora?”.