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Artigos Café Brasil
Deduzir ou induzir
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Veja a quantidade de gente que induz coisas, ...

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Origem da Covid – seguindo as pistas
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Tradução automática feita pelo Google, de artigo de ...

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Palestra Planejamento Antifrágil
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Aproveite o embalo, pois além de ouvir a história, você ...

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Como se proteger da manipulação das mídias
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Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, ...

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Café Brasil 774 – Adversário x Inimigo
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Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo ...

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Café Brasil 773 – Falando sobre nação – Revisitado
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O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido ...

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Café Brasil 772 – ComunicaAgro – Live com Tejon
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Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do ...

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Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri
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Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, ...

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Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri
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Café Brasil 766 – LíderCast Ilona Becskeházy
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E a educação brasileira, como é que vai, hein? Mal, não ...

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Café Brasil 762 – LíderCast Alessandro Santana
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Da mesma forma como o Youtube joga no colo da gente um ...

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Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti
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Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o ...

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Sem treta
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A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

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O cachorro de cinco pernas
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Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

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Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
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A intolerância é muito maior na geração que mais teve ...

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Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio
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Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida ...

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Conhecendo a história do Brasil
Luiz Alberto Machado
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Conhecendo a história do Brasil… por meio dos que contaram a história “A história é a justiça imparcial, mas tem a mania de chegar tarde.” Roberto Campos[1] Em artigo intitulado Livros para ...

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Tributo a Jaime Lerner
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Tributo a Jaime Lerner Recebi, com enorme tristeza, a notícia do falecimento de Jaime Lerner, ocorrido em Curitiba, dia 27 de maio. Seu trabalho como urbanista é merecedor de reconhecimento tanto ...

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Macrotendências
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Macrotendências: mudanças em curso  “As mortes totais causadas pelo terrorismo em todo o mundo despencaram 59% desde seu pico em 2014. No Ocidente, a ameaça presente é menos da violência islâmica ...

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Criatividade, empreendedorismo e inovação
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Anterioridade e importância da criatividade para o empreendedorismo e a inovação “Existe criatividade sem inovação, mas não existe inovação sem criatividade”. Bill Shephard Joseph Schumpeter ...

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Cafezinho 394 – Seu trabalho não nos interessa
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Isso é o que eu chamo de “celebrar o fracasso”: ...

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Cafezinho 393 – Velhos Ranzinzas
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Se no reino animal é a degeneração física que torna os ...

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Cafezinho 392 – Eu vou matar a rainha
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Tem tanta mentira em volta da gente, que acabamos ...

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Cafezinho 391 – A suspensão da descrença
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'Suspender a descrença' é aceitar temporariamente como ...

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É tudo soda

É tudo soda

Luciano Pires -

Sheena Iyengar, professora na escola de negócios de Columbia, nos EUA, desenvolve um trabalho de pesquisa sobre como as pessoas realizam suas escolhas. Durante pesquisa realizada com pessoas que cresceram sob regimes socialistas/comunistas, ela fez uma curiosa descoberta. Ao receber os grupos, Sheena oferecia sete diferentes tipos ou marcas de refrigerantes, perguntando qual as pessoas desejavam. E repetidamente, ouvia “qualquer uma”, afinal era tudo soda. A percepção só mudou quando foram oferecidos água e suco além das sete sodas. Então as pessoas passaram a ver três opções: soda, água e suco.

Sheena percebeu a diferença entre quem cresceu debaixo de um regime socialista, sem opções e sem exposição ao marketing, e os norte-americanos, por exemplo, com sua devoção quase religiosa às marcas.

E ela concluiu: para nós, que estamos expostos a opções de escolha e propagandas associadas a essas opções, escolher uma marca tem mais a ver com quem nós somos do que com o que o produto é.

Essa reflexão me surgiu neste final de semana ao ver as capas das revistas semanais e as mídias sociais definindo de vez que todos os políticos e todos os partidos são iguais: é tudo soda!

A crise política que a cada dia se torna mais profunda está causando a destruição de marcas construídas ao longo dos últimos 30 anos. Partidos e políticos que laboriosamente elaboraram suas narrativas, estão se desfazendo diante da percepção popular de que é tudo soda. E isso é péssimo, pois se é tudo igual, o jeito é escolher o menos ruim.

Mas quem escolhe o menos ruim, continua escolhendo o ruim.

Moral da história: assim como fomos expostos às propagandas das sodas que consumimos, mas no final escolhemos aquelas cujo sabor mais apreciamos, fomos expostos às propagandas dos políticos e partidos e percebemos os que têm gosto ruim. E se concluímos que todos têm gosto ruim, tá na hora de mudar pra suco. Ou água.

Abra os olhos para novas narrativas, para novas propostas, para marcas que você nunca viu. Mas jamais se esqueça: o produto que você escolher tem mais a ver com quem você é do que com a marca em si.