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Artigos Café Brasil
Deduzir ou induzir
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Veja a quantidade de gente que induz coisas, ...

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Origem da Covid – seguindo as pistas
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Tradução automática feita pelo Google, de artigo de ...

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Palestra Planejamento Antifrágil
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Aproveite o embalo, pois além de ouvir a história, você ...

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Como se proteger da manipulação das mídias
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Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, ...

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Café Brasil 773 – Falando sobre nação – Revisitado
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O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido ...

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Café Brasil 772 – ComunicaAgro – Live com Tejon
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Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do ...

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Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri
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Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, ...

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Café Brasil 770 – O Kit Para Detecção de Bobagens
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Michael Shermer é fundador da The Skeptics Society, a ...

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Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri
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Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, ...

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Café Brasil 766 – LíderCast Ilona Becskeházy
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E a educação brasileira, como é que vai, hein? Mal, não ...

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Café Brasil 762 – LíderCast Alessandro Santana
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Da mesma forma como o Youtube joga no colo da gente um ...

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Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti
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Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o ...

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Sem treta
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A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

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O cachorro de cinco pernas
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Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

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Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
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A intolerância é muito maior na geração que mais teve ...

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Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio
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Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida ...

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Conhecendo a história do Brasil
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Conhecendo a história do Brasil… por meio dos que contaram a história “A história é a justiça imparcial, mas tem a mania de chegar tarde.” Roberto Campos[1] Em artigo intitulado Livros para ...

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Tributo a Jaime Lerner
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Tributo a Jaime Lerner Recebi, com enorme tristeza, a notícia do falecimento de Jaime Lerner, ocorrido em Curitiba, dia 27 de maio. Seu trabalho como urbanista é merecedor de reconhecimento tanto ...

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Macrotendências
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Macrotendências: mudanças em curso  “As mortes totais causadas pelo terrorismo em todo o mundo despencaram 59% desde seu pico em 2014. No Ocidente, a ameaça presente é menos da violência islâmica ...

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Criatividade, empreendedorismo e inovação
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Anterioridade e importância da criatividade para o empreendedorismo e a inovação “Existe criatividade sem inovação, mas não existe inovação sem criatividade”. Bill Shephard Joseph Schumpeter ...

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Cafezinho 394 – Seu trabalho não nos interessa
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Isso é o que eu chamo de “celebrar o fracasso”: ...

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Cafezinho 393 – Velhos Ranzinzas
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Se no reino animal é a degeneração física que torna os ...

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Cafezinho 392 – Eu vou matar a rainha
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Tem tanta mentira em volta da gente, que acabamos ...

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Cafezinho 391 – A suspensão da descrença
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'Suspender a descrença' é aceitar temporariamente como ...

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Fale da trave

Fale da trave

Luciano Pires -

Daniele Hipolyto se apresentou na Olimpíada do Rio, com um desempenho excelente na trave, onde obteve a maior nota da equipe brasileira. Na ginástica solo, ao aterrissar de uma sequência de piruetas, Daniele caiu sentada no chão. Ao se retirar, um jornalista vai entrevista-la e pergunta da queda. E ela, com um sorriso constrangido e sarcástico, se é que isso existe, responde:

– Poxa, e você fala da queda e não fala da trave? Vocês em vez de ressaltarem a coisa boa, falam logo da queda…

E o jornalista responde:

– A gente fala de coisa ruim primeiro para depois falar de coisa boa…

Esse diálogo pode ser visto aqui: http://glo.bo/2aVxUkn

No Brasil, a BRF, empresa criada em 2009 a partir da fusão da Sadia com a Perdigão, lançará em setembro uma linha de frango congelado com o nome do famoso chef inglês Jamie Oliver, que se tornou conhecido por seu ativismo pela alimentação saudável. Seu trabalho revolucionou a alimentação nas escolas da Inglaterra. Em visita ao Brasil o cozinheiro contou que 183 granjas de integrados da BRF foram adaptadas para atender práticas de bem-estar animal defendidas por ele. A empresa investiu R$ 50 milhões nas adaptações para tornar a criação dos frangos mais próxima do ambiente natural e reduziu a densidade de aves nas granjas, além de deixar de utilizar antibióticos na criação dos animais. Tradicionalmente usados na produção de frangos para acelerar o ganho de peso, os antibióticos provocam resistência bacteriana, uma das maiores preocupações de Oliver.

Além disso, a BRF lançou o programa Saber Alimenta, constituído de parcerias com escolas públicas e particulares, para implementação de um conteúdo pedagógico que inclui receitas práticas desenvolvidas pelo próprio Jamie Oliver e adaptadas por ele para o uso de ingredientes mais acessíveis no Brasil. São receitas fáceis de preparar, inclusive em sala de aula, algumas nem requerem fogão. O objetivo é que as crianças sejam protagonistas na mudança dos hábitos alimentares dentro de casa, influenciando no consumo de mais frutas, legumes e verduras e reservando mais tempo para o preparo e consumo dos alimentos.

Vi o vídeo que explica o programa, publicado nas redes sociais, é bem legal: http://bit.ly/2aOLK6u .

Sob o vídeo, no Facebook, muitos comentários elogiando, mas uma quantidade preocupante de gente criticando a iniciativa, dizendo que a Sadia produz alimentos que fazem mal a quem os consome, que essa ação nada mais é que “greenwashing” (quando a empresa cria programas de marketing para construir uma imagem de preocupação com sustentabilidade), que deveriam ter usado um chef brasileiro, que o vídeo só mostra imagens de escolas particulares, etc etc etc. Saí da leitura dos comentários um pouco mais angustiado. Que tempos difíceis vivemos. Parecem aqueles pais que, ao receber as notas do filho, criticam a nota cinco em vez de elogiar as notas oito. Você sabe o que acontece com crianças que recebem esse tipo de tratamento, não?

Veja só, a única questão relevante nessa história deveria ser: o mundo fica MELHOR ou PIOR com essa campanha? Se a BRF não fizer a campanha, quem perde?

Podemos ter duas situações:

  1. A BRF continua produzindo seus produtos;
  2. A BRF continua produzindo seus produtos e investe na campanha Saber Alimenta.

Dá pra entender que, por mais que existam problemas,  a segunda situação é melhor que a primeira? E se for incentivada, todos ganham?

Olha, se você é dos que ficam com mimimi contra a campanha, faço uma recomendação: use seu tempo e energia para acessar as mídias sociais da Sadia e escreva lá:

– Parabéns pelo projeto. Como faço para trazer para minha escola, minha cidade?

Ou melhor, faça mais! Acesse as mídias sociais de todas as outras empresas de alimentos que você conhece e escreva lá:

– Vocês deviam fazer como a Sadia, que está bancando a Saber Alimenta.

Em vez de falar da queda, fale da trave.

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Não conheço ninguém na BRF e não ganhei um tostão para fazer este post.