s

Todo conteúdo do Café Brasil

Iscas Intelectuais
Tentação perigosa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Tentação perigosa   “O tabelamento de preços é como o segundo casamento: é a vitória da esperança sobre a experiência.” John Kenneth Galbraith   Depois de quase trinta anos de relativa estabilidade monetária, os brasileiros voltam a conviver com preocupações decorrentes do aumento generalizado dos preços, que é o que caracteriza a inflação. Diferentemente de […]

| 25/06/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 823 – Dinheiro: rico sem, pobre com

Você é daqueles para quem dinheiro é tudo? Por causa dele temos guerras, divórcios, depressão e até assassinatos? Afinal, dinheiro pode causar paixão, felicidade e salvar vidas, não é? Poucas coisas têm tanta influência no mundo como o dinheiro, por isso é surpreendente que a gestão do dinheiro ainda seja um dos principais problemas que enfrentamos. Hoje vou falar de dinheiro.

| 25/05/2022 - Luciano Pires
5o. Sarau Café Brasil

Depois da Pandemia, está de volta o #Sarau Café Brasil, um encontro para assinantes dos vários canais do Café Brasil, onde teremos convidados para falar de sociedade e cultura, música e uma troca de ideias nutritivas com gente interessada em crescimento pessoal e profissional. Não perca!

| 10/05/2022 - Luciano Pires
Diferentes gerações, diferentes traumas
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Inflação e crescimento: diferentes gerações, diferentes traumas “Vejo o Brasil como um país que viveria os ideais do crescimento sustentável. É o lugar mais bonito do mundo e integrar o mundo natural e a economia seria uma agenda perfeita para o Brasil. Portanto, espero que um próximo governo use o desenvolvimento sustentável como um princípio […]

| 06/05/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Inflação e corrupção
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Inflação e corrupção A honestidade pública e privada tendem a se deteriorar na atmosfera de cassino engendrada pela inflação alta. A inflação, tal qual nós a conhecemos, através da história, corrompe e distorce toda a base da sociedade. Eu não afirmo que o mundo chegará ao seu fim se nós degenerarmos até a posição da […]

| 16/04/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Assista a live do Café Com Leite no canal da Bruna Torlay

Um bate-papo sempre nutritivo com a Bruna Torlay sobre o projeto do Podcast Café Com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 473 – O Paradoxo do Dadinho

É a mesma coisa, modernizada, com processos de fabricação mais eficientes, com controles que nem se sonhava 50 anos atrás. Mas ficou melhor?

| 18/03/2022 - Luciano Pires
Cuidar uns dos outros
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Cuidar uns dos outros “A sustentabilidade é uma injunção para que não nos satisfaçamos enquanto empobrecemos nossos sucessores.” Robert Solow Este é o título de um dos livros que mais me impressionaram nos últimos tempos. Com o subtítulo Um novo contrato social, focaliza as principais formas como os diversos países se organizam para garantir padrões […]

| 10/03/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 812 – Agroecologia e Manipulação

Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.

| 09/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Imagem interna X Imagem externa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Imagem interna X Imagem externa “Nós ainda acreditamos que não há nem pode haver alternativa racional a não ser a política de coexistência pacífica, e gostaria de enfatizar este ponto com plena certeza.” Mikhail Gorbachev Enquanto assisto às fortes imagens da movimentação de forças russas nas imediações de Kiev, capital da Ucrânia, rememoro diferentes momentos […]

| 26/02/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
A liberdade econômica no Brasil e no mundo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A liberdade econômica no Brasil e no mundo   No início de 1990, Letônia, Lituânia e Estônia deixaram de fazer parte da União Soviética e iniciaram um processo de reformas liberais.  Em 2001, a renda média de um cidadão desses países já era maior do que a de um brasileiro. Hoje é o dobro.   Acaba de ser […]

| 18/02/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 809 – Ser Woke

Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?

Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.

| 16/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 808 – Sobre caráter – revisitado

Olha, eu não sei você, mas eu nunca vi tantos canalhas pintando e bordando à luz do sol. Essa gente agia escondida, mas parece que perdeu o medo e agora espalha o ódio, a enganação, a mentira, por todos os lados.

Tá faltando gente com caráter…

O programa de hoje é uma revisita a um episódio de muito, mas muito tempo atrás. O assunto é importante demais para ficar perdido num arquivo. Vamos tratar de uma espécie que está ameaçada de extinção: o homem de caráter. Você lembra quando existiam muitos por aí, hein?

Pois sabe que eu acho que eles ainda são a maioria, mas não dão audiência?

É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 09/02/2022 - Luciano Pires