
Dedé Santana
Luciano Pires -Manfried Sant’Anna, mais conhecido como Dedé Santana, (Niterói, 9 de maio de 1936) é um ator, apresentador, diretor, humorista, comediante e roteirista brasileiro.
Integrou o grupo humorístico Os Trapalhões e atualmente participa do programa Aventuras do Didi, na Rede Globo.
Dedé Foi criado por sua família, que é descendente de ciganos, entre artistas de circo. Entrou no seu primeiro espectáculo circense apenas com três meses de vida.
Dedé formou, com o ator e irmão Dino Santana, uma dupla, Maloca e Bonitão. No filme Na Onda do Iê-iê-iê, de 1965, já na companhia de Renato Aragão, Dedé e Didi vão à delegacia para salvar o personagem César Silva, vivido pelo cantor Silvio César, que estava preso injustamente e tinha que sair da cadeia para participar de um festival, o guarda reconheceu Dedé perguntando: “Você não é o Maloca da televisão? Me conta uma piada!”, então Dedé ficou entretendo o guarda para que Didi abrisse o cadeado da prisão para a fuga do personagem César Silva.
Foi com Renato Aragão, que Dedé conheceu na Rede Excelsior, que iniciou o grupo de comediantes e humoristas que lhe viria a dar fama, Os Trapalhões. Como Dedé é de formação circense, ensinou muitas piruetas e movimentos de circo a Renato Aragão na época que eram uma dupla.
Ao lado de Mussum, Didi e Zacarias, do elenco da Globo e diversos artistas, Dedé participou de várias edições do Criança Esperança, de 1985 até 1996, Criado e estreado em 1985, foi ao ar exibido ao vivo direto do antigo Teatro Fênix, durante o especial que comemorou os 20 anos de Os Trapalhões, no dia 28 de dezembro de 1986, na “Rede Globo”. Dedé também comemorou os 25 anos de Os Trapalhões com Mussum e os 30 anos de Os Trapalhões com Didi no Criança Esperança.
Após sofrer com a perda dos amigos e parceiros “Zacarias”, falecido no ano de 1990, e “Mussum”, falecido no ano de 1994, Dedé teve a parceria com Renato Aragão desfeita em 1997. Era o fim de Os Trapalhões no Brasil.
Após o falecimento de Zacarias e Mussum, no ano de 1995 Dedé e Didi são contratados por um Canal de Televisão de Portugal e levam a magia trapalhônica ao velho continente com o programa Os Trapalhões em Portugal. O programa fica no ar por 4 anos, encerrando em 1998.
Integrante da Igreja Pentecostal Assembleia de Deus, Dedé Santana diz ter se convertido depois que passou por uma série de problemas cardíacos, em 1995.
Em 1999 Dedé foi escalado para ser um dos professores do programa humorístico Escolinha do Barulho da Rede Record.
Em 2004, após uma longa separação e diversos desentendimentos,(alguns devido a declarações que dava em entrevistas à imprensa), Dedé se reconciliou com o parceiro Renato Aragão como Didi, em uma participação no programa Criança Esperança daquele ano, exibido pela Rede Globo.
Em 2005, Dedé voltou à televisão com o programa Dedé e o Comando Maluco, em associação com o empresário e comediante Beto Carrero, exibido pelo SBT. O programa chegou a ser exibido no mesmo horário do programa A Turma do Didi. De acordo com o Ibope, o programa de Dedé no SBT chegou a vencer A Turma do Didi. Dedé e o Comando Maluco foi cancelado após o falecimento de Beto Carrero, em fevereiro de 2008.
Depois de ter ficado 14 anos afastado da “Rede Globo” e após diversas negociações, em junho de 2008 Dedé voltou a trabalhar com o atual parceiro Renato Aragão, e o retorno deu-se no programa humorístico A Turma do Didi, da Rede Globo, onde Dedé foi recebido com muita festa por toda a equipe do programa, com a música “No Mundo da Lua”, de autoria de Michael Sullivan e Paulo Massadas.
Dedé Também voltou ao Programa anual Criança Esperança da “Rede Globo” também no ano de 2008, ao lado dele, claro, Renato Aragão, o Didi e do elenco de A Turma do Didi, cantando as músicas “No Mundo da Lua” e “Um Cientista Maluco”.
Dedé inaugurou em julho de 2011, perto do Shopping São Gonçalo, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, o circo chamado de Circo do Dedé Santana.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dedé_Santana
Dedé Santana
[youtube]8mjXEqdOF08[/youtube]
[youtube]Q6Lwo2d1FFY[/youtube]
[youtube]7z6FErdGDhM[/youtube]