
Gerald Thomas
Luciano Pires -Ao longo da sua vida, Gerald Thomas esteve sempre dividido entre o Brasil, a Inglaterra, a Alemanha e os Estados Unidos.
Formado em filosofia, começa a vida teatral no La MaMa Experimental Theater, onde começa a adaptar e dirigir peças dramáticas e em prosa de Samuel Beckett. Trabalhou com Julian Beck e o Living Theatre, inicialmente em Paris, adaptando novas ficções do autor, entre elas, All Strange Away e That Time, quando teve a oportunidade de dirigir o fundador do Living Theater em sua única atuação como ator fora de sua companhia.
No Brasil, dirigiu atores importantes como Fernanda Montenegro e Antonio Fagundes.
Segundo o seu verbete na “Enciclopédia Itaú Cultural”, a carreira de Gerald Thomas tem início em Londres. Em Nova Iorque trabalha no La MaMa, espaço dedicado a encenações experimentais de todo o mundo. Lá produz três espetáculos consecutivos, com textos de Samuel Beckett. Desde o seu primeiro projeto, objetiva uma montagem na qual a identificação emocional fosse suprimida, dedicando-se “a mostrar o pensamento como processo, e o processo como tempo e espaço da cena”.
Encenador polêmico, criador de uma estética que elabora de forma particular os recursos teatrais. Gerald Thomas renova e questiona a cena brasileira nas décadas de 1980 e 1990.
Suas peças já foram apresentadas em vários países, em teatros como o Lincoln Center em Nova Iorque, o Teatro Estatal de Munique, o Wiener Festwochen de Viena e eventos como o Festival de Taormina.
Nos 15 países em que já se apresentou, suas produções foram, na maioria das vezes, transmitidas em redes nacionais de TV.
Nos anos 1980, Thomas trabalhou com o autor alemão Heiner Müller, encenando suas obras nos Estados Unidos e no Brasil. Também nessa época começa uma feliz parceria com o compositor americano Philip Glass.
Em 1985, Thomas idealiza e dá forma à sua Companhia Ópera Seca, em São Paulo.
http://bit.ly/g8bAQG – Gerald Thomas na Enciclopédia Itau Cultural
http://geraldthomasblog.wordpress.com/ – em inglês
http://www.geraldthomas.com/ – em inglês
Gerald Thomas