
Massacre dos Mucker
Luciano Pires -A família Mauer, era vista como diferente pela comunidade local, em decorrência da religião que praticavam, em cujos rituais diziam ouvir vozes celestiais e conselhos sobre a prática da cura.
A seita era liderada por um colono analfabeto, João Jorge Mauer, que se tornou um conhecido curandeiro e aglutinou cerca de 700 mil seguidores. Sua mulher, Jacobina, sofria de ataques epiléticos, crises de ausência e sonambulismo, associados na região à capacidade de fazer curas.
O clima hostil em relação aos Mucker cresceu e rendeu-lhes perseguições e retaliações. A família se preparou para reagir às agressões da comunidade e em 1873, os Mucker passaram a ser liderados por Jacobina e no ano seguinte aconteceu a matança em São Leopoldo.
Homens, mulheres e crianças foram assassinados, as casas e lavouras foram queimadas sendo os Mucker acusados pela violência. Cerca de 500 homens entre policiais e colonos foram recrutados para um sangrento confronto com a seita. No massacre, mulheres foram fuziladas e seviciadas, homens mortos tiveram seus pênis cortados. João Jorge conseguiu fugir. Jacobina resistiu mas acabou morrendo.
http://va.mu/COy – Documentário – A Ferro e Fogo – Os Mucker
Jacobina Mauer
[youtube]2Fs6d9E-DFU[/youtube]