
Nova York
Luciano Pires -Nova Iorque ou Nova York (em inglês: New York) é a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o centro da Região Metropolitana de Nova Iorque, uma das áreas metropolitanas mais populosas do mundo.
A cidade exerce um impacto significativo sobre o comércio, finanças, mídia, arte, moda, pesquisa, tecnologia, educação e entretenimento de todo o planeta. Nova York abriga a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo um importante centro para assuntos internacionais e amplamente considerada como a capital cultural do mundo. A cidade também é referida como Cidade de Nova York (em inglês: New York City) para distingui-la do estado de Nova York, do qual faz parte.
Localizada em um dos maiores portos naturais do mundo, Nova York é composta por cinco boroughs: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island.
Com uma população que, de acordo com o Censo dos Estados Unidos de 2010, atinge 8.175.133 habitantes, distribuídos em uma área de terra de apenas 790 km³, Nova York é a grande cidade mais densamente povoada dos Estados Unidos.
Com cerca de 800 idiomas diferentes falados em seu território, Nova York é a cidade com a maior diversidade linguística do mundo.
A população da Região Metropolitana de Nova York é a maior dos Estados Unidos, estimada em cerca de 18,9 milhões de pessoas distribuídas em cerca de 17.400 km².
Nova York é o local mais altamente “googlado” no mundo, registrando 4,6 bilhões de resultados de pesquisa em setembro 2011.
New York tem suas raízes na sua fundação em 1624 como um posto de comércio por colonos da República Holandesa, sendo nomeada Nova Amsterdã, em 1626. A cidade e seus arredores foram tomadas pelo Reino da Inglaterra em 1664 e seu nome foi alterado para Nova York, depois que o rei Carlos II da Inglaterra concedeu as terras para seu irmão, o Duque de York.
Nova York serviu como a capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790, sendo a maior cidade do país desde 1790.
A Estátua da Liberdade recebeu milhões de imigrantes que vieram para a América de navio no final do século XIX e início do século XX.
Muitos distritos e pontos turísticos de Nova York se tornaram bem conhecidos graças aos seus quase 50 milhões de visitantes anuais. Times Square, batizada de “a esquina do mundo”, é o hub iluminado do teatro da Broadway, um dos cruzamentos de pedestres mais movimentados do mundo e um importante centro da indústria do entretenimento mundial.
A cidade abriga algumas das pontes, arranha-céus e parques de maior renome no munfo.
O distrito financeiro de Nova Iorque, ancorado por Wall Street em Lower Manhattan, atua como a capital financeira do mundo e é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque, a maior bolsa de valores do planeta pelo total de capitalização de mercado de suas empresas listadas.
O mercado imobiliário de Manhattan está entre os mais valorizados e caros do mundo. O Chinatown de Manhattan incorpora a maior concentração de chineses do ocidente.
Ao contrário da maioria dos sistemas de metrô do mundo, o Metropolitano de Nova Iorque é projetado para fornecer o serviço 24/7. Inúmeros colégios e universidades estão localizados em Nova York, incluindo a Universidade de Colúmbia, a Universidade de Nova York e a Universidade Rockefeller, que estão classificadas entre as 100 melhores do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Iorque
http://www.nyc.gov – em inglês
http://www.estadao.com.br/megacidades/novayork.shtm