
Sérgio Sampaio
Luciano Pires -
Sérgio Sampaio
Sérgio Moraes Sampaio (Cachoeiro de Itapemirim, 13 de abril de 1947 – Rio de Janeiro, 15 de maio de 1994) foi um cantor e compositor brasileiro.
Suas composições variam por vários estilos musicais, indo do samba e choro, ao rock’n roll, blues e balada.
Sobre a poética de suas composições, em que se vê elementos de Kafka e Augusto dos Anjos, que lia e apreciava, declarou num estudo Jorge Luiz do Nascimento: “A paisagem urbana em geral, e a carioca em particular, na poética de Sérgio Sampaio, possui a fúria modernista. Porém, o espelho futurista já é um retrovisor, e o que o presente reflete é a impossibilidade de assimilação de todos os índices e ícones da paisagem urbana contemporânea.”
No dizer do cantor Lenine, Sampaio foi um nome marginalizado que equipara a Tim Maia e Raul Seixas, como um dos “malditos” da música popular brasileira.
Filho de Raul Gonçalves Sampaio, dono de uma tamancaria e maestro de banda, e de Maria de Lourdes Moraes, professora primária, era primo do compositor Raul Sampaio Cocco, autor de sucessos na voz do conterrâneo Roberto Carlos. Ali assistiu o pai compor a canção “Cala a boca, Zebedeu”, quando tinha 16 anos e que veio a gravar mais tarde.
Tocando violão, era um artista nato que buscava mostrar seus trabalhos – “Ele estava sempre sedento para mostrar suas músicas, precisava de uma orelha e nunca fez doce para tocar”, como registrou seu primo João Moraes.
Aficcionado pelos programas de rádio, onde acompanhava os cantores da época como Orlando Silva, Sílvio Caldas ou Nelson Gonçalves, que o inspiravam, veio a tornar-se imitador de radialistas como Luiz Jatobá e Saint-Clair Lopes, conseguindo trabalho numa emissora da cidade natal, a XYL-9. Em 1964 tentou trabalhar no Rio de Janeiro na Rádio Relógio, retornando após quatro meses.
Em fins de 1967 muda-se definitivamente para o Rio, inicialmente para tentar a carreira como radialista, embora não tenha conseguido firmar-se em nenhum trabalho por frequentar a vida boêmia carioca, atraído pela música e a bebida; mora em pensões baratas e até na rua, chegando a mendigar comida.
No Rio de Janeiro conhece o baiano Raul Seixas, então produtor musical da gravadora CBS (atual Sony Music), dando início a uma longa amizade e parceria. Raul é considerado o “descobridor” do artista.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sérgio_Sampaio
http://sergiosampaio.uol.com.br/
http://www.mpbnet.com.br/musicos/sergio.sampaio/
http://sergiobenditosampaio.blogspot.com.br/
[youtube]RQeHfct-YPs[/youtube]
[youtube]tVPgkXqZ03g[/youtube]
[youtube]L4bVa7M8Eh8[/youtube]
[youtube]PiCteoGZf7Q[/youtube]
[youtube]VFNgIPQtuQk[/youtube]
[youtube]sC3cEnSB-3g[/youtube]