
UNICAMP
Luciano Pires -Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma universidade pública brasileira, fundada em 1966. É uma das três universidades estaduais públicas do estado de São Paulo, junto com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Criada por decreto-lei, em 1962, e inaugurada, oficialmente, em 1966, a Universidade Estadual de Campinas surgiu como um centro estratégico para formação de mão-de-obra altamente capacitada nas áreas de Tecnologia e Ciências Naturais, voltadas, principalmente, para a pesquisa científica. Com o tempo, a universidade diversificou-se e ganhou destaque por sua formação e produção científica nas Ciências Humanas, tais como Artes, Economia, Filosofia, História e Geografia. Tamanha produção intelectual mantém à Unicamp o status de maior produtora de patentes de pesquisa do Brasil, superando instituições de renome como Petrobrás e Universidade de São Paulo (USP).
O seu campus principal fica no distrito de Barão Geraldo em Campinas, cerca de cem quilômetros de São Paulo. Possui outros campi nos municípios de Limeira e Piracicaba, um centro de pesquisas em Paulínia e um hospital em Sumaré.
A Universidade é ainda responsável pela realização de cursos de formação de professores em exercício na Região Metropolitana de Campinas. Em Campinas, o complexo médico hospitalar da Unicamp é integrado pelo Hospital de Clínicas (HC); Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp (Hemocentro); Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM); Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro); e Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O.S. Porto” (CEPRE). Fora do município, integra o complexo médico hospitalar da Unicamp o Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini (HES). Juntos, formam a maior área hospitalar do interior do Estado de São Paulo e uma das mais importantes do Brasil, proporcionando um alto nível de atendimento médico, associado à formação de profissionais das áreas médica e científica.
Em 2011, o QS World University Rankings, publicado pela Times Higher Education (THE), classificou a Unicamp como a 235ª melhor universidade do mundo e a 3ª melhor da América Latina. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU – sigla em inglês) de 2011, a Unicamp está classificada entre as posições 201ª e 300ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em novembro do mesmo ano, a Unicamp foi considerada a melhor universidade do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.
Em 2012, a universidade foi classificada pelo ranking Webometrics Ranking of World Universities como a 9ª universidade melhor colocada na América Latina, a 7ª no Brasil e a 193ª melhor do mundo e o THE também apontou a Unicamp, ao lado da Unesp, como uma das 100 melhores universidades “jovens” do mundo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Estadual_de_Campinas
http://www.unicamp.br/unicamp/
http://va.mu/WBKJ – mapa da cidade universitária