
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?
Luciano Pires -
Assine o Café Brasil em http://mundocafebrasil.com
A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo:
Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase?
Aposta segura. Se a definição de “aposta” é “evento incerto”, como é que pode ser segura?
Silêncio Ensurdecedor. Um som alto e impactante na ausência de som é usado para descrever um silêncio tão intenso que se torna notável.
Doçura Amarga. Algo doce com algo ácido ou amargo, descreve uma experiência que é ao mesmo tempo agradável e dolorosa.
Verdadeira Mentira. Autenticidade com falsidade descreve uma mentira que, de alguma forma, revela uma verdade oculta.
Prazer doloroso. Precisa explicar?
Essas expressões muitas vezes são usadas em contextos literários, poéticos ou figurativos para criar um impacto emocional ou destacar uma contradição aparente. São recursos válidos, portanto. Mas tem algumas que me incomodam de montão. Por exemplo:
Democracia autoritária: fachada de democracia, mas controle autoritário sobre o governo.
Liberalismo restrito: princípios liberais de liberdade individual limitados ou restringidos de alguma forma.
Paz armada: tecnicamente em paz, mas se preparando para o conflito.
E a pior de todas… Guerra Santa. O conflito que é considerado sagrado, justo ou legítimo por uma determinada religião ou grupo religioso. Como é que uma guerra, com assassinato de pessoas, pode ser conduzida em nome de Deus ou de uma causa religiosa? Como é que degolar um bebê, matar uma mulher grávida ou um ancião pode ser um dever religioso? Como é que o terrorismo pode caber numa ideia de santidade, retidão e justiça divina?
A história da humanidade é repleta de tragédias. Praticar avaliações morais é sempre um desafio. Equilibrar os padrões éticos antigos e atuais, assim como elementos do bem e do mal que estão presentes em nossa vida, é um exercício que precisa de muita inteligência.
Terrorista do bem é um oxímoro. Ruim. Se você o adotou, é porque politizou a moral, e isso revela mais sobre sua conduta e ignorância do que sobre os alvos de seus comentários.
Ou talvez você seja apenas um burro esperto.