Portal Café Brasil
Produtividade Antifrágil
Produtividade Antifrágil
PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL vem para provocar você a rever ...

Ver mais

Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Café Brasil 725 – A revolução da mídia
Café Brasil 725 – A revolução da mídia
Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com ...

Ver mais

Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o ...

Ver mais

Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Pois é... esta semana completo 64 anos de idade. ...

Ver mais

Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

LíderCast 204 – Marco Bianchi
LíderCast 204 – Marco Bianchi
Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, ...

Ver mais

LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
Empreendedor de Vitória, no Espírito Santo, que começa ...

Ver mais

LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
Que está à frente da LEO Learning Brasil, uma empresa ...

Ver mais

Sobre Liberdade
Sobre Liberdade
Abri uma das aulas de meu curso Produtividade ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
A mente da gente é que nem o Windows; está agitando mas ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 - Livre-se do lixo

Ver mais

Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Desenvolva a sua própria pegada produtiva!

Ver mais

O fenômeno da fraude acadêmica no Brasil
Gustavo Bertoche
É preciso lançar pontes.
Existe um fenômeno curioso na cultura brasileira: a falsificação de credenciais acadêmicas. A mentira do novo ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, que afirma ter concluído um doutorado que ...

Ver mais

Pandemia ou misantropia?
Filipe Aprigliano
Iscas do Apriga
Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.

Ver mais

Revisionismos e intolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar ...

Ver mais

Motivos de orgulho
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, ...

Ver mais

Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance
Se você tem acesso a informações que outras pessoas não ...

Ver mais

Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus ...

Ver mais

Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse ...

Ver mais

Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.
Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das ...

Ver mais

Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Luciano Pires -
O Instagram é uma rede social baseada em imagens, onde meninas postam sobre moda e maquiagem, garotos postam sobre games e viagens, chefs falam de comidas, artistas de suas artes, gente comum mostra a família… tem de tudo lá. E o Instagram mostrava quantas curtidas cada foto ganhava. Essa era a moeda que muitos influenciadores digitais usavam para ganhar dinheiro.
Influenciador digital é alguém que tem muitos seguidores e muitas curtidas em suas postagens. Diversas marcas, de olho na quantidade de visualizações, patrocinam essas postagens, fazendo com que muitos influenciadores digitais, normalmente muito jovens, ganhem boladas. Estima-se que um influenciador digital com 100 mil seguidores ganhe entre 5 mil e 10 mil reais por postagem patrocinada. E de repente o Instagram diz que não vai mais mostrar as curtidas.
 
E agora? Como saber se o influenciador digital tem relevância?
 
Vamos lá. Isso tudo é uma doença do crescimento da internet e das mídias socias. Um efeito colateral, digamos assim, algo que já ocorria nas mídias tradicionais, mas que assumiu proporções inimagináveis num ambiente onde a pessoa não precisa ser famosa para ter milhões de seguidores. Temos casos de gente que começou a postar do nada, sem nenhum recurso, morando numa periferia do Brasil e explodiu, arrebanhando milhões de seguidores interessados em ver as estripulias do influenciador.
 
Eu trabalho com podcasts há 13 anos, o suficiente para saber que quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas. É o indicador imediatista, de quem tem pressa, não de quem quer criar raízes. Ganha-se muito mais com 1000 seguidores engajados, inteligentes, capazes de contribuir com sua imagem, interessados em que você cresça, do que com 1 milhão de seguidores interessados em Eros e Thanatos: sexo e desgraça. E muitas marcas descobriram isso da pior maneira, aproximando-se de influenciadores sem noção, que fazem comentários racistas, intolerantes ou preconceituosos e colocam a perder a criação do “goodwill” para a marca. É preciso buscar a qualidade dos seguidores, o que é impossível através do número burro de likes.
Você quer se aproximar de um influenciador digital? Vá além das curtidas. Procure entender a qualidade da sua audiência. Os conteúdos postados contribuem para construir algo bom? Ou é só pra vender o batom? Leia os comentários dos seguidores e compartilhadores. Peça para ver depoimentos recebidos em privado. Veja quem você conhece e que conhece o influenciador e pergunte a opinião a respeito.
 
Por isso não estou nem aí com a decisão do Instagram.
 
Quantidade é burra, antiga e preguiçosa.
 
Qualidade é o nome do jogo. Só que é difícil…
 
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br