s
Portal Café Brasil
Nem tudo se desfaz
Nem tudo se desfaz
Vale muito a pena ver a história da qual somos ...

Ver mais

Henrique Viana
Henrique Viana
O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique ...

Ver mais

Deduzir ou induzir
Deduzir ou induzir
Veja a quantidade de gente que induz coisas, ...

Ver mais

Origem da Covid – seguindo as pistas
Origem da Covid – seguindo as pistas
Tradução automática feita pelo Google, de artigo de ...

Ver mais

Café Brasil 792 – Solte o belo!
Café Brasil 792 – Solte o belo!
A beleza existe? Ou é só coisa da nossa cabeça? E se ...

Ver mais

Café Brasil 791 – Tempo Perdido
Café Brasil 791 – Tempo Perdido
Você certamente já ouviu falar do Complexo de ...

Ver mais

Café Brasil 790 – Don´t be evil
Café Brasil 790 – Don´t be evil
Existe uma preocupação crescente sobre o nível de ...

Ver mais

Café Brasil 789 – LíderCast Osvaldo Pimentel – Monetizze
Café Brasil 789 – LíderCast Osvaldo Pimentel – Monetizze
Hoje bato um papo com Osvaldo Pimentel, CEO da ...

Ver mais

Café Brasil 789 – LíderCast Osvaldo Pimentel – Monetizze
Café Brasil 789 – LíderCast Osvaldo Pimentel – Monetizze
Hoje bato um papo com Osvaldo Pimentel, CEO da ...

Ver mais

Café Brasil 785 – LíderCast Leandro Bueno
Café Brasil 785 – LíderCast Leandro Bueno
Sabe quem ajuda este programa chegar até você? É a ...

Ver mais

Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo
Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem ...

Ver mais

Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri
Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri
Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, ...

Ver mais

Café na Panela – Luciana Pires
Café na Panela – Luciana Pires
Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana ...

Ver mais

Sem treta
Sem treta
A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

Ver mais

O cachorro de cinco pernas
O cachorro de cinco pernas
Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

Ver mais

Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
A intolerância é muito maior na geração que mais teve ...

Ver mais

Trivium: Capítulo 4 – Regras de Definição (parte 5)
Alexandre Gomes
  Para cumprir a função de DEFINIÇÃO, esta deve atender alguns requisitos. Do contrário, será apenas enrolação ou retórica vazia. Os requisitos são: 1. CONVERSÍVEL em relação ao sujeito, à ...

Ver mais

O Brasil e o Dia do Professor
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
O Brasil e o Dia do Professor Aulinha de dois mil réis Apesar das frequentes notícias que vêm a público, dando conta do elevado grau de corrupção existente em nosso país, e da terrível ...

Ver mais

Trivium: Capítulo 4 – Definição dos Termos (parte 4)
Alexandre Gomes
  Uma definição torna explícita a INTENSÃO* ou significado de um termo, a essência que este termo representa.   *  você deve ter estranhado a palavra INTENSÃO, imaginando que seria ...

Ver mais

Enquanto isso
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
Em setembro do ano passado o STF julgou um processo muito interessante, sobre a propriedade do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi decidido que o palácio pertence ...

Ver mais

Cafezinho 431 – Sobre Egosidade
Cafezinho 431 – Sobre Egosidade
Descobri o que acontece com aquela gente enfática, que ...

Ver mais

Cafezinho 430 – A desigualdade nossa de cada dia
Cafezinho 430 – A desigualdade nossa de cada dia
Gritaria ideológica em rede social, sustentada em ...

Ver mais

Cafezinho 429 – Minha tribo
Cafezinho 429 – Minha tribo
E no limite, a violência, o xingar, o ofender, o ...

Ver mais

Cafezinho 428 – A cultura da reclamação
Cafezinho 428 – A cultura da reclamação
O ser humano, naturalmente, só confia em membros de sua ...

Ver mais

Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Luciano Pires -
O Instagram é uma rede social baseada em imagens, onde meninas postam sobre moda e maquiagem, garotos postam sobre games e viagens, chefs falam de comidas, artistas de suas artes, gente comum mostra a família… tem de tudo lá. E o Instagram mostrava quantas curtidas cada foto ganhava. Essa era a moeda que muitos influenciadores digitais usavam para ganhar dinheiro.
Influenciador digital é alguém que tem muitos seguidores e muitas curtidas em suas postagens. Diversas marcas, de olho na quantidade de visualizações, patrocinam essas postagens, fazendo com que muitos influenciadores digitais, normalmente muito jovens, ganhem boladas. Estima-se que um influenciador digital com 100 mil seguidores ganhe entre 5 mil e 10 mil reais por postagem patrocinada. E de repente o Instagram diz que não vai mais mostrar as curtidas.
 
E agora? Como saber se o influenciador digital tem relevância?
 
Vamos lá. Isso tudo é uma doença do crescimento da internet e das mídias socias. Um efeito colateral, digamos assim, algo que já ocorria nas mídias tradicionais, mas que assumiu proporções inimagináveis num ambiente onde a pessoa não precisa ser famosa para ter milhões de seguidores. Temos casos de gente que começou a postar do nada, sem nenhum recurso, morando numa periferia do Brasil e explodiu, arrebanhando milhões de seguidores interessados em ver as estripulias do influenciador.
 
Eu trabalho com podcasts há 13 anos, o suficiente para saber que quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas. É o indicador imediatista, de quem tem pressa, não de quem quer criar raízes. Ganha-se muito mais com 1000 seguidores engajados, inteligentes, capazes de contribuir com sua imagem, interessados em que você cresça, do que com 1 milhão de seguidores interessados em Eros e Thanatos: sexo e desgraça. E muitas marcas descobriram isso da pior maneira, aproximando-se de influenciadores sem noção, que fazem comentários racistas, intolerantes ou preconceituosos e colocam a perder a criação do “goodwill” para a marca. É preciso buscar a qualidade dos seguidores, o que é impossível através do número burro de likes.
Você quer se aproximar de um influenciador digital? Vá além das curtidas. Procure entender a qualidade da sua audiência. Os conteúdos postados contribuem para construir algo bom? Ou é só pra vender o batom? Leia os comentários dos seguidores e compartilhadores. Peça para ver depoimentos recebidos em privado. Veja quem você conhece e que conhece o influenciador e pergunte a opinião a respeito.
 
Por isso não estou nem aí com a decisão do Instagram.
 
Quantidade é burra, antiga e preguiçosa.
 
Qualidade é o nome do jogo. Só que é difícil…
 
Este cafezinho chega a você com apoio do Cafebrasilpremium.com.br, um MLA – Master Life Administration, que ajuda a refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. www.cafebrasilpremium.com.br