
Cafezinho 45 – O louco
Luciano Pires -Na semana passada, quase sete anos após a apresentação do projeto do Falcon Heavy, o foguete criado pela SpaceX, uma etapa importantíssima da conquista espacial foi vencida. O projeto tinha como expectativa ser lançado em 2013, mas as complicações técnicas atrasaram em quase cinco anos o voo inaugural do foguete mais poderoso da atualidade. Que, para completar, colocou um automóvel no espaço, cara…
– Mas que bobagem!,
… muita gente pensou. Vamos lá.
Primeiro: essa é uma das jogadas de marketing geniais dos últimos tempos. A SpaceX é uma empresa do grupo de Elon Musk, o dono da Tesla, que quer nada menos que mudar a história da humanidade com seus carros elétricos. E colocar um deles no espaço, jogando sobre sua marca os olhares de cinco ou seis bilhões de pessoas, não tem preço.
Segundo: dois dos três propulsores pousaram sozinhos, ao mesmo tempo, exatamente no lugar onde o foguete foi lançado. E assim, serão reaproveitados, barateando incrivelmente o projeto.
Terceiro: essa é uma iniciativa de uma empresa privada. Estima-se que o custo do lançamento tenha sido 93, noventa e poucos milhões de dólares. O equivalente, feito pela Nasa, empresa estatal seria, no mínimo, três vezes mais caro.
Quarto: ainda tem gente pelo mundo caçoando de Elon Musk, tratando-o como um bilionário excêntrico com seus brinquedinhos, que vai quebrar suas empresas por causa de seus sonhos megalômanos. Olha! Os sonhos de Elon são: revolucionar a história da humanidade ao mudar a forma como se produz e consome energia, em casa e nos automóveis. E também, levar o homem para Marte.
Só isso, cara! Ele é um louco que acha que pode mudar o mundo.
Igualzinho os outros loucos que mudaram o mundo…
________________________________
Para assinar o Cafezinho:
No WhatsApp: bit.ly/querocafezinho
Feed do Cafezinho: http://feed.portalcafebrasil.com.br/tools/cafezinho.xml
Para iTunes: https://itunes.apple.com/br/podcast/cafezinho-caf%C3%A9-brasil/id1281343582?mt=2