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Loja de uma operadora de telefonia celular. Eu tentando cancelar uma linha. Já estava puto pois tive que sair do meu trabalho para ir pessoalmente resolver o assunto. O atendente, enrolando, colocando todo tipo de empecilho até que não aguentei. Dei um tapa na mesa e comecei a gritar, soltando um “esta merda” daqueles. O atendente me olhou assustado, notei pelo rabo dos olhos o segurança se movimentando, mas não parei. Continuei alterado e resolvi a questão em minutos.

Sabe o que mais me incomodou? Os olhares de censura de outras pessoas que ali estavam com problemas parecidos com o meu. Todos resignados, aguardando para serem atendidos ou pacientemente ouvindo a enrolação dos atendentes. Quando subverti a ordem, me olharam com aquela expressão de “nossa, que sujeito descontrolado”.

Pois é.

Talvez isso explique boa parte da combinação desafortunada de acontecimentos que nos trouxe até este caos. Eu diria que pacientemente construímos este contexto, a partir do abandono de certos valores que, por muito tempo, promoveram a busca pela excelência. Aprendemos a conviver com o mais ou menos, com o “dá pro gasto”, com o meia-boca, como o “foi sempre assim”. Criamos esse ambiente no qual se você reclamar da baixa qualidade do atendimento, ou por seus direitos, as pessoas olham feio pra…você!

Nos habituamos com a mediocridade. Com a média. E se o ambiente que nos cerca não nos desafia a usar os talentos nos quais somos ótimos, seremos o quê? Ora, cidadãos médios. Cidadãs médias…

Pois é. Só que quem é meio bom, também é meio ruim.

E num embate moral, dificilmente o meio bom vence.

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