s
Iscas Intelectuais
Corrente pra trás
Corrente pra trás
O que vai a seguir é um capítulo de meu livro ...

Ver mais

O que é um “bom” número de downloads para podcasts?
O que é um “bom” número de downloads para podcasts?
A Omny Studio, plataforma global na qual publico meus ...

Ver mais

O campeão
O campeão
Morreu Zagallo. Morreu o futebol brasileiro que aprendi ...

Ver mais

O potencial dos microinfluenciadores
O potencial dos microinfluenciadores
O potencial das personalidades digitais para as marcas ...

Ver mais

Café Brasil 919 – Muito Além do Jardim
Café Brasil 919 – Muito Além do Jardim
Neste episódio, a partir de um filme delicioso, uma ...

Ver mais

Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas
Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas
Neste episódio vamos mostrar algumas reações de ...

Ver mais

Café Brasil 917 – Os Argonautas
Café Brasil 917 – Os Argonautas
Hoje partimos de uma lenda mitológica - Jasão e os ...

Ver mais

Café Brasil 916 – Um papo sobre produtividade
Café Brasil 916 – Um papo sobre produtividade
Quando em 2008 decidi empreender como criador de ...

Ver mais

LíderCast 316 – Gustavo Succi
LíderCast 316 – Gustavo Succi
No episódio de hoje temos Gustavo Succi, que é o CEO da ...

Ver mais

LíderCast 315 – Marina Helena
LíderCast 315 – Marina Helena
Hoje temos como convidada Marina Helena, pré-candidata ...

Ver mais

LíderCast 314 – William Borghetti
LíderCast 314 – William Borghetti
O convidado de hoje é William Borghetti, um ...

Ver mais

LíderCast 313 – Silas Colombo
LíderCast 313 – Silas Colombo
Hoje temos Silas Colombo, que é o CEO da Motim, a ...

Ver mais

Café² – Live com Christian Gurtner
Café² – Live com Christian Gurtner
O Café², live eventual que faço com o Christian ...

Ver mais

Café na Panela – Luciana Pires
Café na Panela – Luciana Pires
Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana ...

Ver mais

Sem treta
Sem treta
A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

Ver mais

O cachorro de cinco pernas
O cachorro de cinco pernas
Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

Ver mais

G20
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Esclarecendo o que é o G20          Katherine Buso    Luiz A. Machado  Paulo Galvão Jr. 1. Considerações iniciais O presente artigo analisa os principais indicadores econômicos do Grupo dos Vinte ...

Ver mais

Talentos, tecnologia, tesouros e tolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Talentos, tecnologia, tesouros e tolerância “É a relação entre quem tem a força das ideias e quem tem o poder da força que permite progredir no tempo e no espaço na cidade, de forma ...

Ver mais

Os 30 anos do Plano Real
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Os 30 anos do Plano Real   Paulo Galvão Júnior (*) Luiz Alberto Machado (**)   1. Considerações iniciais É preciso sempre debater os destinos econômicos, sociais e ambientais de nosso ...

Ver mais

Releituras
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Releituras   “Quando um país é capaz de contar com as instituições preservadoras da autonomia individual (Estado de Direito e economia de mercado), de melhorar a qualificação de seus ...

Ver mais

Cafezinho 616 –  Bem-vindo, seu Caos
Cafezinho 616 –  Bem-vindo, seu Caos
Vivemos numa era de caos. Não se trata mais de planejar ...

Ver mais

Cafezinho 615 – Esquerda e direita
Cafezinho 615 – Esquerda e direita
Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ...

Ver mais

Cafezinho 614 – Um abismo cultural
Cafezinho 614 – Um abismo cultural
Uma reflexão a partir de uma experiência pessoal nos ...

Ver mais

Cafezinho 613 – Baixe a bola? Eu não!
Cafezinho 613 – Baixe a bola? Eu não!
Pô, Luciano, nessa idade você já devia ter baixado a ...

Ver mais

5 desafios para os negócios nessa crise da COVID-19

5 desafios para os negócios nessa crise da COVID-19

Michel Torres -

“Nada é permanente, exceto a mudança.” Heráclito de Éfeso

À medida que a crise da COVID-19 continua impactando a todos, a pergunta sobre “quando vai passar?” vai dando lugar a “o que posso fazer para trabalhar e viver melhor?”. Aquela sensação de todo mundo em compasso de espera vai dando lugar à necessidade gritante de tentar retomar a vida e o trabalho.

Nossa situação atual é profundamente perturbadora. As imensas dificuldades enfrentadas pelas empresas podem gerar um desemprego numa escala nunca vista e isso certamente traria ainda mais problemas sociais do que os muitos que já temos.

Levando em conta as muitas conversas que tenho com clientes – empresários e diretores de empresas de todos os portes – levantei cinco atitudes práticas para nos ajudar a passar por essa crise:

1 – Agir e avançar

De todas as complicações trazidas com essa crise, talvez a mais angustiante seja a paralisia gerada pela incerteza, acarretando um excesso de análise e uma quase incapacidade de se fazer algo.

Atrasar as decisões levará apenas a mais problemas – e esses problemas exigirão mais decisões. Li um artigo esses dias onde o autor comparava o que estamos passando com uma guerra e em determinado momento disse que “nas forças armadas, não importa em que direção você escolhe se mover quando está sob um ataque de morteiro, desde que você se mova. As decisões nunca são definitivas pelo simples fato de que a mudança nunca é absoluta.”. Para sobreviver, é preciso se mover.

Divida o que você precisa fazer em etapas menores e, em seguida, resolva os problemas com base no nível de urgência deles. Depois de começar a tomar medidas proativas, você se sentirá mais no controle e mais confiante em sua capacidade de vencer as dificuldades, atuais e futuras.

2 – Atenção à legislação

O cenário dos negócios está mudando rapidamente. Parece que o governo lança novos regulamentos que afetam os empresários quase todos os dias.

Para entender e seguir as novas leis e mudanças, os empresários precisam monitorar com atenção as notícias do governo local, estadual e federal. Mais importante, verifique se você está obtendo suas informações de uma fonte oficial, como um site do governo, um representante do banco, contador ou outros profissionais da sua rede.

Evite as fake news e busque informações pertinentes sobre saúde e segurança, dinheiro e impostos, benefícios, subsídios e muito mais.

3 – Trabalhe seu equilíbrio emocional através de uma mentalidade saudável

Medo. Ansiedade. Desesperança. Todos nós experimentamos emoções intensas durante esses tempos. Quem é empresário ainda mais, pois além de si mesmo e a própria família, precisa se preocupar com seus funcionários e as famílias deles.

É bom tomar cuidado. Exagerar demais leva ao esgotamento e, se você chegar a esse estado, não poderá ajudar ninguém. É por isso que é imperativo que os empresários arranjem tempo para recarregar as energias e cuidarem de si mesmos. Quanto mais você conseguir encontrar a calma interior durante esta crise, maior será a capacidade de tomar decisões e liderar seus negócios.

4 – Lidar com a sobrecarga de informações

Parece que a cada minuto somos inundados com uma avalanche incessante de informações sobre a COVID-19. Poder ter acesso às notícias é, sem dúvida, uma bênção, mas também pode ser um fardo. A sobrecarga de informação é algo muito real que ocorre quando há muita informação relevante sendo disseminada ao mesmo tempo.

Quando há um excedente de informações, tendemos a perder notícias importantes ou até a sucumbir a informações desinformadas potencialmente prejudiciais. Tome muito cuidado, pois as notícias falsas viajam mais rápido do que histórias verdadeiras nas mídias sociais.

Para entender todas as informações conflitantes existentes, os empresários precisam de um momento para recuar e avaliar se as informações que estão lendo são verificadas por fatos e de uma fonte confiável.

Também é bom definir um limite para você. Expor-se continuamente a notícias perturbadoras apenas aumentará a ansiedade. Tente verificar atualizações regularmente, mas assim que começar a se sentir sobrecarregado, faça uma pausa.

5 – Direcione seu foco corretamente

Os empresários estão lidando com inúmeras preocupações no momento e é difícil saber onde priorizar tempo e recursos. Uma maneira de escolher é considerar o que é realmente importante para o seu negócio. Para a maioria de nós, esse é o nosso pessoal: funcionários, clientes, fornecedores, parceiros.

Sua primeira prioridade deve ser a segurança e o bem-estar de seus funcionários. Em seguida seria a comunicação com os clientes. Eles podem não estar em condições de comprar de você, mas ainda desejam ser atualizados sobre quaisquer alterações em suas operações. Isso vale para outras partes interessadas, para que saibam qual é o seu status e o que esperar daqui para frente.

Em seguida, divida o que você precisa fazer em etapas menores e priorize-as pela urgência. Não se esqueça de dar crédito a si mesmo por fazer o seu melhor agora.

A escala desta crise é sem precedentes, mas há um lado positivo. Quando vencermos essa pandemia teremos ampliado nosso senso de empoderamento pessoal e conquistado uma maior conexão com a nossa comunidade e com o que mais importa de fato.

Ver Todos os artigos de Michel Torres