Iscas Intelectuais
Produtividade Antifrágil
Produtividade Antifrágil
PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL vem para provocar você a rever ...

Ver mais

Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o ...

Ver mais

Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Pois é... esta semana completo 64 anos de idade. ...

Ver mais

Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração ...

Ver mais

Café Brasil 721 – Lake Street Dive
Café Brasil 721 – Lake Street Dive
Olha, os dias andam um saco! Todo mundo nervoso, ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

LíderCast 204 – Marco Bianchi
LíderCast 204 – Marco Bianchi
Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, ...

Ver mais

LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
Empreendedor de Vitória, no Espírito Santo, que começa ...

Ver mais

LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
Que está à frente da LEO Learning Brasil, uma empresa ...

Ver mais

Sobre Liberdade
Sobre Liberdade
Abri uma das aulas de meu curso Produtividade ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
A mente da gente é que nem o Windows; está agitando mas ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 - Livre-se do lixo

Ver mais

Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Desenvolva a sua própria pegada produtiva!

Ver mais

Revisionismos e intolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar ...

Ver mais

Motivos de orgulho
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, ...

Ver mais

5 ações de marketing para ajudar a superar a crise do coronavírus
Michel Torres
Negócios em todo o mundo estão sentindo os efeitos da pandemia: menos clientes, menor receita e o medo de não ter condições de aguentar esse tempo de prejuízo. Precisamos salvaguardar a saúde e o ...

Ver mais

Brasis
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Brasis  “Quanto tempo um homem deve virar a cabeça, fingindo não ver o que está vendo?” Bob Dylan Minha primeira lembrança pra valer do que vou focalizar neste artigo é de quando li Os dos ...

Ver mais

Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus ...

Ver mais

Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse ...

Ver mais

Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.
Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das ...

Ver mais

Cafezinho 292 – A bunda da Daniele
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele
Qual janela você escolheu para ver o mundo?

Ver mais

Eles Não Querem Vender

Eles Não Querem Vender

Suely Pavan Zanella - Iscas Comportamentais -

ELES NÃO QUEREM VENDER!vendasbaixas

Por Suely Pavan Zanella

Crise, crise, crise…É a palavra que mais ouvimos na TV e lemos em diferentes portais.

Porém, na vida real, o que se vê em shoppings, lojas de rua e supermercados, são pessoas que não querem vender, e até sentem um prazer quase orgástico ao dizer “Não” para o cliente. São mal selecionadas para os cargos e extremamente mal treinadas.

Se antigamente a toda a vez que um vendedor ouvia um não como resposta isso significava venda perdida, hoje a impressão que tenho na maioria dos casos, sem fazer nenhum tipo de generalização, é que pouco importa se a venda é efetuada ou não.

E não é à toa que na maioria das vezes preferimos comprar via Internet, mesmo que tenhamos problema futuros. Como boa compradora pela Internet posso dizer que os prazos para a entrega na maioria das lojas aumentaram, e há uma quase escassez de produtos. Ou seja, se gastam rios de dinheiro em propaganda para absolutamente nada. Imagino até, que ao contrário do que dizem as notícias sobre a crise, os donos de lojas e supermercados estão pouco se lixando sobre o fato de venderem ou não.  Se apenas leem números ao invés de irem a campo não conseguirão detectar o problema do desatendimento e a falta de vontade em vender.

Compraram a tal crise como um produto da moda, ao invés de tomarem providencias assertivas e reforçarem sua força de vendas através de processos seletivos exemplares (a base de qualquer boa empresa) , bons treinamentos de vendas e atendimento ao cliente, e claro, acompanhamento acirrado por parte dos gestores através de processos e liderança (aquele ingrediente que anda em falta na maioria das empresas).

Na profecia de autorrealização, números e não sintomas são analisados, a crise finalmente vencerá. Faltam produtos nas lojas, embora hajam pessoas com desejo de comprar. Faltam também funcionários nos caixas o que gera descontentamento por parte dos clientes, e principalmente gente gabaritada para atender e vender.

Ontem tive o desabor de constatar mais uma vez este processo de não vendas por parte das lojas do shopping. É a semana que antecede o Dia da Criança. Comprar brinquedos pela Internet significava que o mesmo chegaria 3 ou 4 dias após a data. Lá fui eu ao shopping. Estresse na certa!

Mas, não pense você que isso aconteceu apenas nesta data, desde o ano passado tenho alertado para este problema. No Natal conversei com clientes, por exemplo, e o descontentamento com maus vendedores e atendentes era geral, além da falta de produtos que ocorreu também na Copa do Mundo, como já relatei em outros textos.

Quem quer saber o que acontece tem que ir pra rua, ao invés de ficar em escritórios, esta é a regra básica de vendas.

Mas, quem quer vender? É melhor mesmo acreditar em crise. Quando era uma das sócias da Natura dona Yara do Amaral Pricolli costumava dizer nas reuniões de vendas: Tirem a bunda da cadeira!

Hoje sobram bundas sentadas nas cadeiras assistindo TV e vendo notícias sobre a crise na Internet. Vender que é bom, nada!

Ver Todos os artigos de Suely Pavan Zanella