s
Iscas Intelectuais
Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
MUDANÇAS IMPORTANTES NO CAFÉ BRASIL PREMIUM A você que ...

Ver mais

Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade
De quando em quando certos temas tomam a sociedade de ...

Ver mais

Café Brasil 740 – O tempo passou na janela
Café Brasil 740 – O tempo passou na janela
O tempo passou na janela. Você viu?

Ver mais

Café Brasil 739 – O deleite – Revisitado
Café Brasil 739 – O deleite – Revisitado
Hoje tratamos da importância de divertir-se enquanto ...

Ver mais

Café Brasil 738 – O encantador de Millennials
Café Brasil 738 – O encantador de Millennials
Todo mês, publicamos no Café Brasil Premium um ...

Ver mais

LíderCast 206 – Alessandro Loiola
LíderCast 206 – Alessandro Loiola
Médico, segunda aparição no LíderCast, por conta de seu ...

Ver mais

LíderCast 205 – Lorenzo Ridolfi
LíderCast 205 – Lorenzo Ridolfi
Um “nerd” fascinado por matemática e por big data, que ...

Ver mais

Comunicado Café Brasil e Omnystudio
Comunicado Café Brasil e Omnystudio
Nos 14 anos em que produzimos podcasts, esta talvez ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

Sem treta
Sem treta
A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

Ver mais

O cachorro de cinco pernas
O cachorro de cinco pernas
Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

Ver mais

Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
A intolerância é muito maior na geração que mais teve ...

Ver mais

Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio
Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio
Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida ...

Ver mais

A Dialética do Confinamento
Gustavo Bertoche
É preciso lançar pontes.
O pensamento, como o próprio real, é dialético: a escolha de um caminho sempre revela mais sobre nós mesmos do que sobre a paisagem. A escuridão sempre ilumina o que está oculto na nossa alma. A ...

Ver mais

Prêmio Nobel de Economia 2020
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Nobel de Economia 2020 Um prêmio em consonância com seu tempo “A teoria dos leilões é uma das construções mais coletivas da teoria econômica, tendo recebido a contribuição de grande número de ...

Ver mais

A lição de Giordano
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
O médico Joseph Giordano esperava um dia tranquilo de trabalho naquele longínquo 30 de março de 1981, como cirurgião-chefe da equipe de traumatologia da Universidade George Washington, situado na ...

Ver mais

Em pauta, a verdade
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Em pauta, a verdade “O mundo do século XXI remete aos navegadores que conquistaram novas terras no século XVI: eles sabiam onde estavam e tinham apenas uma pálida indicação de onde chegariam. ...

Ver mais

Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade
Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade
Como funciona uma cadeia de eventos que pode provocar ...

Ver mais

Cafezinho 326 – O atalho
Cafezinho 326 – O atalho
Enriquecer seu processo de julgamento e tomada de decisão

Ver mais

Cafezinho 325 – Os 35 MLA
Cafezinho 325 – Os 35 MLA
Demos a largada num projeto ambicioso que chamamos de ...

Ver mais

Cafezinho 324 – A regra das 48 horas
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas
Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio ...

Ver mais

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Monólogos da Rede – O que se diz e o que se faz

Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas -

É sempre bom lembrar… O efeito enganador que as redes sociais provoca nas pessoas pode ser danoso.
1-OqueSeDiz-26-638
De uma hora para outra as pessoas passam a acreditar que todos aquelas postagens, compartilhamentos, aprovações, “emoticons” anexados, são a prova concreta de que a realidade está em transformação conforme pretendem. Acham que estão vivendo aquilo…
2-ATeoria-524913
Mas é mais efeito virtual do que real. As pessoas se exibem, se expõem, replicam, multiplicam, compartilham, e aquela onda, parece que vai provocar um efeito devastador…
6-A-Onda-bbe198e
Só que não. A onda passa e como marola acaba diluída na miríade de novas postagens, novos “likes”, novos memes, e são de fato pouquíssimas as publicações na rede social que se tornam verdadeiramente impactantes a ponto de provocar efeitos concretos e reais. Milhares de estímulos por segundo…
2-A-comunicar-o-mundo
A pessoa fica ali hipnotizada pela constante renovação de mensagens, a ponto de acreditar que aquela vida virtual está mesmo provocando um efeito muito profundo nas pessoas. Não é bem assim.
4-A-original-300x214
Claro que é bastante democrático e muito entusiasmante você ter e estar presente numa sala de visitas coletiva onde pode se comunicar com o mundo e este com você. Em “real time”!
5-A-comunica
Mas justamente por ser essa grande babel alucinógena e totalmente virtual que os efeitos do que se faz ali são muito diluídos.
10-A-Virtual-52978aaacb7a1
Parece muito movimento, mas é pouco resultado.
-7-A-Morte-NaPraia
Excetuando-se casos extremos de ataques, manifestação aberta de preconceito, intolerância ou racismo, ou cenas bárbaras de violência ou crueldade, a maioria das postagens fica mesmo na espuma da onda onde flutuam e poucas chegam à praia das consequências…
8-A-tecnologia-real-e-virtual
Mas, certamente, os manipuladores, os influenciadores, formadores de opinião, profissionais da comunicação nas redes, estão trabalhando incansavelmente 24 horas por dia, para provocar estímulos, arregimentar multiplicações, conquistar apoiadores, e apreciadores.
13-A-Manipuladores-15215
No fundo é apenas para tanger as ondas. Isso torna viral alguma mensagem, e o seu efeito então fica inoculado naquela corrente por algum tempo. Não muito tempo.
12-A-time
A força de uma mensagem na rede é, salvo exceções, de efeito pouco prolongado. Se não houver o estímulo constante de novos compartilhamentos a coisa esfria e apodrece.
14-A-vitrola-perecivel-01
O próprio internauta, ao ver um post que já foi visto, em vez de buscar a pertinência de seu conteúdo, desvia dele como se fosse uma mensagem com o prazo de validade vencido.
5-A-mdias-sociais
É raro uma mensagem receber compartilhamento ou “like” depois de semanas ou meses de publicada. Vira massa perecível no passado. Ou “memória” para ser lembrada mais adiante.
9-A-mundo-virtual-no-mundo-real_1
Na vida real, a situação geralmente é distinta, a realidade é outra, e não tem a facilidade de ser manipulada como nas redes sociais. O fato incomoda e tem cheiro, sabor de carne, de vida, de sangue.
4-A-fora-todos
Por isso, sempre é bom lembrar que o que se diz e o que se faz, nem sempre estão harmônicos. Mas a maioria das pessoas nem quer saber.
1-A-MudarOmundo-1E
Na tela é tudo tão rápido, colorido, bonito, adaptável, julgável, condenável, aprovável, provável, “likável” que até parece verdade.
1-A-transformar-o-mundo-rec
Dá aquele “barato” e enquanto você está na “vibe” da ilusão, a vida passa rapidamente transitando além de você, do futuro para o passado. Mas não como você desejava.
13-A-TEMPO

Ver Todos os artigos de Labi Mendonça