Iscas Intelectuais
Produtividade Antifrágil
Produtividade Antifrágil
PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL vem para provocar você a rever ...

Ver mais

Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Café Brasil 725 – A revolução da mídia
Café Brasil 725 – A revolução da mídia
Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com ...

Ver mais

Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o ...

Ver mais

Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Pois é... esta semana completo 64 anos de idade. ...

Ver mais

Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

LíderCast 204 – Marco Bianchi
LíderCast 204 – Marco Bianchi
Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, ...

Ver mais

LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
Empreendedor de Vitória, no Espírito Santo, que começa ...

Ver mais

LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
Que está à frente da LEO Learning Brasil, uma empresa ...

Ver mais

Sobre Liberdade
Sobre Liberdade
Abri uma das aulas de meu curso Produtividade ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
A mente da gente é que nem o Windows; está agitando mas ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 - Livre-se do lixo

Ver mais

Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Desenvolva a sua própria pegada produtiva!

Ver mais

O fenômeno da fraude acadêmica no Brasil
Gustavo Bertoche
É preciso lançar pontes.
Existe um fenômeno curioso na cultura brasileira: a falsificação de credenciais acadêmicas. A mentira do novo ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, que afirma ter concluído um doutorado que ...

Ver mais

Pandemia ou misantropia?
Filipe Aprigliano
Iscas do Apriga
Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.

Ver mais

Revisionismos e intolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar ...

Ver mais

Motivos de orgulho
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, ...

Ver mais

Cafezinho 297 – Empatia Positiva
Cafezinho 297 – Empatia Positiva
Empatia positiva. Saborear a sensação boa do outro não ...

Ver mais

Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance
Se você tem acesso a informações que outras pessoas não ...

Ver mais

Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus ...

Ver mais

Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse ...

Ver mais

Simples assim

Simples assim

Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas -

Simples assim

Excelência em Educação

Dia 10 de agosto, compareci a um evento muitíssimo interessante. Estimulado pela chamada do convite eletrônico – Avanços na educação pública: o que podemos aprender com o Ceará? – fui assistir à palestra da professora Ana Emília Dias Pinheiro, diretora da EEEP Lysia Pimentel Gomes, localizada em Sobral, no Ceará.

O evento foi promovido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial que tem, como uma de suas principais atividades, o Programa Círculos de Leitura, do qual a EEEP Lysia Pimentel Gomes é uma das escolas parceiras.

O estado do Ceará vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no panorama educacional brasileiro, com resultados que devem merecer ampla reflexão. Ano após ano, seus índices vêm melhorando em avaliações internas e externas, mostrando que é possível construir uma educação pública de qualidade, pautada pela alta expectativa de aprendizagem de seus alunos.

A Escola Lysia Pimentel Gomes foi destaque na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA), uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.

Na modalidade leitura, os alunos da escola de Sobral foram superados apenas pelos da Finlândia e Canadá, países que ocuparam colocações muito boas no ranking. Além de se orgulhar deste resultado, a EEEP Lysia Pimentel Gomes se orgulha de ter a maioria de seus alunos aprovados em importantes universidades públicas, alguns dos quais em cursos que se caracterizam por elevada concorrência na relação candidato/vaga.

Da exposição da diretora, chamaram-me especialmente a atenção os seguintes fatos:

  • todos os professores são contratados em regime de 40 horas;
  • o estudo é em tempo integral, estendendo-se das 7:00 às 16:40, com três refeições, doação da camiseta do uniforme e livros;
  • o envolvimento das famílias é fortemente estimulado por meio de uma série de atividades;
  • há colaboração voluntária de antigos alunos;
  • existe preocupação em oferecer boas instalações, com carteiras personalizadas, e mapa de salas, com alteração de lugares de acordo com as necessidades;
  • o processo de seleção leva em conta o histórico das notas dos últimos três anos dos que pleiteiam as vagas (850 candidatos em média por ano para 180 vagas);
  • os alunos são rigorosamente cobrados em quesitos como uso de uniforme, pontualidade e disciplina, além, evidentemente, de rendimento acadêmico, não podendo continuar na escola em caso de reprovação sucessiva.

Quando questionada sobre eventual resistência de alunos ou de seus pais à obediência dessas regras, a diretora não hesitou em afirmar que a escola pretende preparar não apenas bons estudantes, mas cidadãos aptos a atuarem em empresas ou instituições de ponta, onde a obediência às regras é exigência básica.

Faço questão de mencionar um exemplo dado por ela. Recentemente houve um caso grave de indisciplina. Um dos alunos colocou uma bomba caseira no banheiro feminino, esticando um barbante até uma distância considerável, de onde acendeu o referido barbante, provocando a detonação. Felizmente, o banheiro se encontrava vazio quando aconteceu a explosão.

Independentemente disso, a professora acionou imediatamente professores e inspetores de disciplina com o objetivo de identificar o aluno infrator. Uma vez conseguida a identificação, ela chamou os pais e informou que o aluno não poderia continuar na escola “por ter praticado um ato terrorista” que, felizmente, não teve consequências mais graves.  Reconhecendo a gravidade do ato cometido pelo filho, os pais aceitaram a penalidade sem maiores contestações.

Refletindo com calma depois do evento, cheguei à conclusão de que os resultados da EEEP Lysia Pimentel Gomes são decorrentes de uma filosofia clara e da atitude de uma verdadeira educadora, que exige responsabilidade de seus professores e colaboradores no exercício de suas respectivas funções, e também dos alunos, que devem corresponder fazendo a sua parte.

Creio ser a única forma possível de reverter um quadro preocupante, assim sintetizado recentemente por Eduardo Giannetti: “uns fingem que ensinam; outros fingem que aprendem; e tudo acaba em diploma”.

Confesso que lembrei com saudade dos tempos de estudante em que minha responsabilidade era constantemente cobrada tanto por meus pais como por meus professores, sem que disso tenha resultado qualquer trauma, síndrome ou espécie de depressão!!!

Ver Todos os artigos de Luiz Alberto Machado