Iscas Intelectuais
Produtividade Antifrágil
Produtividade Antifrágil
PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL vem para provocar você a rever ...

Ver mais

Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Café Brasil 725 – A revolução da mídia
Café Brasil 725 – A revolução da mídia
Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com ...

Ver mais

Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes
Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o ...

Ver mais

Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho
Pois é... esta semana completo 64 anos de idade. ...

Ver mais

Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Café Brasil 722 – O Poder do Mau
Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

LíderCast 204 – Marco Bianchi
LíderCast 204 – Marco Bianchi
Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, ...

Ver mais

LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
Empreendedor de Vitória, no Espírito Santo, que começa ...

Ver mais

LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
LíderCast 202 – Richard Vasconcelos
Que está à frente da LEO Learning Brasil, uma empresa ...

Ver mais

Sobre Liberdade
Sobre Liberdade
Abri uma das aulas de meu curso Produtividade ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
Minuto da Produtividade 4 – Registre os pensamentos e ideias
A mente da gente é que nem o Windows; está agitando mas ...

Ver mais

Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 – Livre-se do lixo
Minuto da Produtividade 3 - Livre-se do lixo

Ver mais

Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Minuto da Produtividade 2 – Desenvolva sua própria pegada produtiva
Desenvolva a sua própria pegada produtiva!

Ver mais

O fenômeno da fraude acadêmica no Brasil
Gustavo Bertoche
É preciso lançar pontes.
Existe um fenômeno curioso na cultura brasileira: a falsificação de credenciais acadêmicas. A mentira do novo ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, que afirma ter concluído um doutorado que ...

Ver mais

Pandemia ou misantropia?
Filipe Aprigliano
Iscas do Apriga
Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.

Ver mais

Revisionismos e intolerância
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar ...

Ver mais

Motivos de orgulho
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, ...

Ver mais

Cafezinho 297 – Empatia Positiva
Cafezinho 297 – Empatia Positiva
Empatia positiva. Saborear a sensação boa do outro não ...

Ver mais

Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance
Se você tem acesso a informações que outras pessoas não ...

Ver mais

Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho
Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus ...

Ver mais

Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria
Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse ...

Ver mais

TRIVIUM: CAPITULO 2 – DIMENSÕES LÓGICA E PSICOLÓGICA DA LINGUAGEM (parte 8)

TRIVIUM: CAPITULO 2 – DIMENSÕES LÓGICA E PSICOLÓGICA DA LINGUAGEM (parte 8)

Alexandre Gomes -

 

Eu prometo que esse segundo capítulo vai acabar! Acho que terá umas 12 partes…

Mas vamos lá! De volta à diversão.

É claro que a linguagem tem aspectos LÓGICOS e PSICOLÓGICOS, veja só:

  1. A DIMENSÃO LÓGICA: a palavra é vista sob seu conteúdo de PENSAMENTO. Em RETÓRICA, chamamos essa visão de DENOTAÇÃO da PALAVRA;
  2. A DIMENSÃO PSICOLÓGICA: a palavra é vista sob seu conteúdo EMOCIONAL. O que classificamos, de acordo com a RETÓRICA, de CONOTAÇÃO da PALAVRA.

Perceba, casa e lar são duas palavras que demonstram facilmente essa diferença entre lógico e psicológico. Em uma representação gráfica, você veria assim:

Casa:  A_________B

Lar: A___________B______X

Ora, Lar é algo muito mais significativo, pois envolve sentimentos e memórias pessoais que a palavra Casa não traz.

Pois bem! Então, de que serve mesmo entender que lar tem mais emoção que casa? Afinal, são sinônimos, certo? Em uma redação, ou texto, eu (e você também) alterno os termos para não ser repetitivo e tals… fomos assim ensinados pela professora de Redação, oras!

Então…

Não é para ser sempre assim. O que foi apresentado a você é apenas UMA PARTE das lições de RETÓRICA.

Quando o texto a ser produzido é um documento legal, técnico, científico, ou até FILOSÓFICO (há quem ache que Filosofia é algo abstrato e subjetivo – e isso é um ERRO COLOSSAL). A repetição de termos e palavras é desejável para estes tipos de texto! Uma vez que o objetivo de tais escritos é SER CLARO E PRECISO, evitando interpretações diferentes e ambiguidades por conta de palavras semelhantes, mas diferentes.

Seguindo nesse pensamento, digo: as PALAVRAS ABSTRATAS são normalmente mais claras e mais precisas que as palavras concretas. Pois conceitos ABSTRATOS (fantasmas e essências, por exemplo) são mais uniformes na MENTE do LEITOR do que um conhecimento sensível – lembra do cão que você imaginou segurar em suas mãos, umas lições atrás? Pois é… eu tenho certeza que a raça do cão que você imaginou não era a mesma que eu imaginei.

Porém, se você estiver escrevendo uma história, poema – ou um texto literário qualquer -, então a situação se INVERTE. Palavras CONCRETAS são MELHORES que as ABSTRATAS, pois elas são mais comuns e RICAS EM IMAGENS na mente do leitor.

Note que a DIMENSÃO PSICOLÓGICA das palavras está no conteúdo EMOCIONAL que a linguagem tem. Veja dois exemplos disso:

  1. Mulheres são orientadas a reagir a ataques violentos gritando “Fogo!” e não “Socorro!”, pois uma mulher pedindo socorro pode ser entendido por quem ouve como uma briga de casal – e ninguém quer se meter nisso.
  2. Se um amigo seu vai pisar em uma poça d´água (ou cocô de cachorro), você pode dizer “Cuidado!” – e provavelmente irá vê-lo pisar na bosta, ou molhar o pé mesmo assim. Mas se você disser: “olha o dinheiro!” apontando para o chão, com certeza evitará o incômodo.

Entendeu que usamos a força emocional das palavras para ATRAIR A ATENÇÃO?

Pois é… é exatamente com essas emoções que o Marketing trabalha todos os dias.

Outro fator PSICOLÓGICO da LINGUAGEM é o som. Um dos vários encantos (e prova de habilidade de quem escreve) de um poema é o USO DO SOM CORRETO das palavras. Por isso os poetas usam palavras incomuns. Não é apenas por conta da técnica métrica do poema, ou frescura do poeta. É para fixar a emoção pretendida na mente/alma do leitor.

Agora vamos treinar o INGLÊS e espiar o USO DO SOM em um poema: Silver, de Walter de la Mare.

Slowly, silently, now the moon

                Walks the night in her silver shoons

                (…)

                One by one the casements catch

Her beams beneath the silvery thatch…”

Uma tradução porca seria assim:

Calmamente, silenciosamente, agora a lua

                Caminha pela noite em seus calçados prata

                (…)

                Um por um os caixilhos se encaixam

                Seus raios abaixo da argêntea palha…”

Outro exemplo de como o SOM ou a ESCOLHA DE PALAVRAS podem facilmente alterar a impressão que se tem do orador é o seu estilo de discurso.

Perceba, se eu digo: “o céu é azul” – não chamarei muito a sua atenção. Agora, se eu digo: “o domo abobado do céu é cerúleo”; você possivelmente vai me achar um babaca arrogante… quer dizer, vai achar que eu sou mais arrogante ainda.

O que importa mesmo é o seguinte: a escolha de uma forma adequada de discurso (ou se preferir, jeito de falar) irá chamar mais atenção que outra forma. Um bom orador sabe que impressão causar e como chamar a atenção para o que diz – ou o que querem que pensem que está sendo dito.

Alguns políticos entendem isso muito bem o poder da retórica. Um truque bacana que prende a atenção quase de maneira inconsciente é a pronúncia diferente de uma palavra. Ciro Gomes e Leonel Brizola não pronunciam a palavra “interesse(s)” como eu e você. Eles diziam “interesse(s)”. Não acredita em mim? Então escute!

Ciro: aos 40-42’’ (segundos): https://www.youtube.com/watch?v=co7fSxLg5o0

Brizola: (ele fala umas duas vezes em menos de 10’’ (segundos): https://www.youtube.com/watch?v=FNiqSgFtbSA

P.S. : o pior foi caçar um vídeo com o Ciro falando abobrinha até encontrar ele falando a palavra.

Ver Todos os artigos de Alexandre Gomes