s
Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Cafezinho Live
Cafezinho Live
Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café ...

Ver mais

Me Engana Que Eu Gosto
Me Engana Que Eu Gosto
Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão ...

Ver mais

Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!
Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

Ver mais

Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!
MUDANÇAS IMPORTANTES NO CAFÉ BRASIL PREMIUM A você que ...

Ver mais

Café Brasil 735 – Morrer de quê?
Café Brasil 735 – Morrer de quê?
Fala a verdade, quem é que não se pegou pensando sobre ...

Ver mais

Café Brasil 734 – Globalização e Globalismo
Café Brasil 734 – Globalização e Globalismo
Olha, vira e mexe a gente ouve falar em globalização e ...

Ver mais

Café Brasil 733 – Agro Resenha
Café Brasil 733 – Agro Resenha
O agronegócio, que talvez seja o mais espetacular caso ...

Ver mais

Café Brasil 732 – Os quatro Princípios da Objetividade
Café Brasil 732 – Os quatro Princípios da Objetividade
Que tempo de medos, não? Mas será um medo ...

Ver mais

Comunicado Café Brasil e Omnystudio
Comunicado Café Brasil e Omnystudio
Nos 14 anos em que produzimos podcasts, esta talvez ...

Ver mais

Comunicado sobre o LíderCast
Comunicado sobre o LíderCast
Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do ...

Ver mais

LíderCast 204 – Marco Bianchi
LíderCast 204 – Marco Bianchi
Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, ...

Ver mais

LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
LíderCast 203 – Marllon Gnocchi
Empreendedor de Vitória, no Espírito Santo, que começa ...

Ver mais

Sem treta
Sem treta
A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

Ver mais

O cachorro de cinco pernas
O cachorro de cinco pernas
Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de ...

Ver mais

Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância
A intolerância é muito maior na geração que mais teve ...

Ver mais

Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio
Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio
Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida ...

Ver mais

O boom no turismo regional no mundo pós-pandemia do coronavírus
Michel Torres
Estratégias para diferenciação e melhor aproveitamento da imensa demanda por hotéis e pousadas Um detalhe sobre a pandemia do coronavírus em curso é que as áreas com focos concentrados são ...

Ver mais

Boicote, Coelhinho?
Fernando Lopes
Iscas Politicrônicas
O britânico Charles Cunningham entrou pra História de um jeito muito diferente. Em 1880, foi à Irlanda dirigir os negócios de um grande proprietário de terras local. Acabou entrando em desavenças ...

Ver mais

Aquém do potencial
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Aquém do potencial  “A economia está sujeita a conveniências políticas que a levaram por maus caminhos. Por isso enfatizo tanto a gravidade da situação, na esperança de levar seus responsáveis ao ...

Ver mais

Forjado na derrota
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Forjado na derrota “A um escritor, assim como a um armador, não era permitido sentir medo.” Pat Conroy Conversando por telefone com minha irmã, depois de meses sem nos vermos por ...

Ver mais

Cafezinho 317 – Declaração de Princípios
Cafezinho 317 – Declaração de Princípios
Quando decidi que lançaria meu primeiro curso on-line, ...

Ver mais

Cafezinho 316 – Não somos estúpidos
Cafezinho 316 – Não somos estúpidos
Não, não é para mergulhar no otimismo cego, que é tão ...

Ver mais

Cafezinho 315 – Como nasce uma palestra
Cafezinho 315 – Como nasce uma palestra
É exatamente como um pintor, um escultor, um músico ...

Ver mais

Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais
Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a ...

Ver mais

Café Brasil 714 – Cafezinho Live com Murilo Gun

Café Brasil 714 – Cafezinho Live com Murilo Gun

Luciano Pires -

O mundo está mergulhado num cenário de perplexidade, cheio de gente chutando achismo, pra lá e pra cá. A imprensa fazendo aquele terrorismo diário, construindo um clima de pânico que, alguns dizem que é necessário porque assim as pessoas ficam mais prudentes, mas eu imagino que, o que a gente só consegue com isso é mais pavor, é mais histeria, é mais dificuldade de tomada de decisão, é mais medo. Isso não pode ser bom pra sociedade não. A gente aqui não quer fazer parte do coro dos apocalípticos.

E por isso, lancei o projeto CAFEZINHO LIVE. Nele, eu convidei seis amigos para conversar sobre: o mundo que está em confusão e com perspectivas que são sombrias, a gente já sabe, né? Mas e daí? O que é que pode ser feito para passar pela crise?

Nos queremos fazer parte da solução. E hoje você ouvirá o áudio do quarto Cafezinho Live, com a participação de Murilo Gun. Foram seis programas que eu estou reproduzindo os áudios aqui nessa série do Café Brasil durante a pandemia, tá bom?

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

Olá Luciano. Aqui quem fala é a Vivi de Franca, interior de São Paulo e dentro desse cenário de guerra, eu não poderia me lembrar de outra situação que não, que não uma situação de guerra mesmo. Então, eu gostaria de compartilhar com você aqui, um texto que eu fiz, que se chama: Análises que só serão possíveis, depois que tudo passar.

O exército alemão avançava diuturnamente sobre a Europa, com seus Panzers extremamente rápidos e sua Luftwaffe, disciplinada e bem conduzida, eliminava alvos com facilidade.

Não existia comparação para aquilo que os chefes de estado estavam vendo, os países capitulavam um a um, como em um jogo de dominós macabro.

Em meio a este caos, e não vou me ater à ordem cronológica dos fatos, temos uma ilha chamada Reino Unido prestes a cair. Os polidos e diligentes parlamentares britânicos, tentam achar um caminho para que Hitler não esteja, em breve, tomando chá no palácio de Buckingham, com a bandeira nazista hasteada no topo do Palácio de Westminster.

Temos aqui Halifax, que tentava a todo custo uma negociação de paz com Hitler, através de Mussolini. Temos também Chamberlain, que negligenciou e subestimou demais a situação e agora amarga um câncer terminal, enquanto assiste horrorizado, o mundo se curvando ao terceiro Reich,

E temos Churchill, péssima reputação, péssima conduta pessoal, péssimos resultados em outras empreitadas e invasões, porém o único que não estava disposto a negociar a soberania de seu país.

O único que prometeu, sangue, suor e lágrimas, para defender sua nação.

Pois bem, obviamente temos o ataque a Pearl Harbor, que mudou todo curso da história, assim como mudou o desfecho da guerra na Europa, mas Churchill virou ícone da liderança que não declina, diante de obstáculos que parecem intransponíveis, exemplo de envergadura moral e modelo de obstinação.

Meus amigos, não se iludam, Churchill teria se tornado mais odiado que Hitler, se o Reino Unido tivesse caído nas mãos dos nazistas. Ele seria o teimoso e irresponsável e não o patriota pertinaz, seria execrado pela história para sempre, mas não foi, porque venceu a guerra com os aliados, contra o eixo.

Volte para o ano de 2020 um vírus chamado COVID-19, derruba, dia a dia, o sistema de saúde ao redor do mundo, estamos de joelhos diante do invisível, ninguém sabe qual a decisão certa a ser tomada.

O primeiro líder (prefeito, governador, presidente) que tentar voltar às atividades normais, estará correndo um risco seríssimo, ele pode acertar e virar um herói, ou errar e carregar em sua biografia, a morte de centenas ou milhares de pessoas, isso só a história e o tempo vão dizer.

Não é possível tomar nenhuma decisão minimamente responsável, sem pagar um ônus altíssimo. Liberar o fluxo de pessoas e arcar com a responsabilidade de ter milhares de mortes em sua biografia, ou jogar o mundo em um cenário de pós guerra econômico?

A resposta, absolutamente ninguém sabe, mas será herói ou vilão, aquele que tomar uma providência a respeito deste assunto.

Só o tempo irá nos dizer…

Um grande abraço a todos e vida longa ao Café Brasil.

É Vivi, é impossível não comparar os dias que vivemos com os cenários de guerra, não é? E é aí que surgem os líderes covardes, visionários e heróis. Mas o principal de tudo, desta vez, é que não é um inimigo visível, previsível, finito, localizado. A gente tem algo desconhecido, sobre o qual sabemos muito pouco. É um cenário de incerteza total. Cada um tenta defender sua verdade, mesmo que à custa da liberdade dos outros. E o que a gente tem visto é um vírus que dizima sabe o que? Reputações.

Eu não sei de nada, não sei o que vai acontecer, não sei em quem acreditar, não sei qual caminho seguir, estou dando tempo ao tempo e esperando a poeira baixar e trabalhando que nem um condenado, cara. Olha! Talvez venha uma lição valiosa logo mais aí, com um mundo diferente, viu? Ou não…

Muito bem. Quando essa loucura toda passar, a Vivi receberá um KIT DKT. A gente não está indo no correio, né? Recheado de produtos PRUDENCE, como géis lubrificantes e preservativos masculinos. Envie seu endereço para contato@lucianopires.com.br.

A DKT continua conosco mesmo em tempos de pandemia. Ela distribui as marcas Prudence, Sutra e Andalan. É um parceiraço, viu bicho?  Contemplando a maior linha de preservativos do mercado, além de outros produtos como anticonceptivos intrauterinos, géis lubrificantes, estimuladores, coletor menstrual descartável e lenços umedecidos. A causa da DKT é reverter grande parte de seus lucros para projetos nas regiões mais carentes do planeta para evitar  a gravidez indesejada, infecções sexualmente transmissíveis e a AIDS. Ao comprar um produto Prudence, Sutra ou Andalan você está ajudando nessa missão!

facebook.com/dktbrasil.

Vamos lá então!

Luciano – Lalá, em tempos de pandemia o que que a gente tem que prestar atenção quando tem a hora do amor?

Lalá – É meu! Tem que continuar usando Prudence, né?

Então você já sabe, né? O Cafezinho Live é aquele espaço que eu dediquei areceber Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, Dado Schneider e Adalberto Piotto, na primeira temporada. São meus caros amigos, e a gente discutiu um pouco de economia, vendas em tempo de quarentena, política, criatividade e comunicação. Todas as lives estão sendo transformadas num episódio do Café Brasil.

Se você quiser assisti-las, estão  no meu canal no Youtube. É o bit.ly/lucianonoyoutube.

Na quarta live, meu amigo Murilo Gun nos ajudou a pensar um pouco nos cenários desconhecidos de mudança. Esses cenários que nos rodeiam agora.

O Gun é um mestre da criatividade, alguém que a vida toda se reinventou e que há tempos busca uma relação menos materialista,  mais espiritual com o mundo que nos cerca. Ele tem umas lições pra dar, viu?

Mas antes…

Você já sabe, a essa altura que o  Itaú Cultural tem três podcasts para quem se interessa por música, literatura e questões indígenas.

O podcast Escritores-Leitores existe para que autores brasileiros falem de seu processo criativo. No podcast Toca Brasil, são artistas, produtores e pesquisadores do universo musical falam de seu trabalho. E no podcast Mekukradjá escritores, cineastas e lideranças de povos indígenas de várias regiões do Brasil tratam das questões indígenas. É um esforço grande para trazer cultura pros brasileiros.

Acesse itaucultural.org.br, Agora você tem cultura entrando por aqui, ó:

Pelos ouvidos…

 

Muito bem. O Café Brasil é produzido por quatro pessoas. Eu, Luciano Pires, na direção e apresentação, Lalá Moreira na técnica, Ciça Camargo na produção e, é claro, você, completando o ciclo.

Fique esperto aí. Os próximos programas trarão Dado Schneider e Adalberto Piotto.

O que não dá pra fazer nestes tempos de pandemia é ficar parado.

De onde veio este programa tem muito mais, especialmente para quem assina o cafebrasilpremium.com.br, a nossa “Netflix do Conhecimento”, onde você tem uma espécie de MLA – Master Life Administration. Cara! Tá uma loucura. A gente está botando cconteúdo direto lá nesses tempos aqui de pandemia. Então o acesso aumentou bastante e eu tenho dado um foco muito grande em alguns conteúdos voltados a encarar esse problema do momento, de negatividade, de más notícias, essa máquina motoniveladora que parece que quer jogar a gente no chão. eu estou batendo nisso bastante e fortemente com um podsumário ali, maravilhoso0, tá bom?

O conteúdo do Café Brasil pode chegar ao vivo em sua empresa através de minhas palestras, estou fazendo elas online agora. Acesse lucianopires.com.br e vamos com um cafezinho ao vivo.

Mande um comentário de voz pelo WhatSapp no 11 96429 4746. E também estamos no Telegram, com o grupo Café Brasil.

Não se esqueça: estou em fase de pré-lançamento do meu curso Produtividade Antifrágil. produtividadeantifrágil.com.br.

E vou terminar o programa com uma frase de Winston Churchill:

Um pessimista vê uma dificuldade em cada oportunidade; um otimista vê uma oportunidade em cada dificuldade.