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Podcast Café Brasil com Luciano Pires
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Café Brasil 130 – Ensaio sobre a cegueira

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Luciano Pires -

Bom dia, boa tarde, boa noite, bem vindo! Esse seu olhar…quando encontra o meu…fala de umas coisas que nem posso acreditar… Eu sou o Luciano Pires e sou feliz. Ando, falo, ouço e vejo… Mas tem gente que não pode andar. Tem gente que não pode ouvir. Falar. Ver… Pois o Café Brasil de hoje é dedicado às pessoas que vêem o mundo sem o olhar. Que sentem as cores. Que enxergam a alma. E começo com uma frase de Benjamin Franklin:

São os olhos das pessoas que nos destroem. Se todos fossem cegos exceto eu, não desejaria roupas requintadas, casas requintadas nem mobília requintada.

Desde a antiguidade, a cegueira vem sendo considerada como algo de difícil compreensão. As pessoas cegas sempre foram consideradas como incapazes e dependentes, maltratadas e negligenciadas. Algumas civilizações chegavam a eliminá-las. Somente há 200 anos a sociedade começou a perceber que as pessoas cegas e com baixa visão poderiam ser educadas e viver independentemente. A forma como a cegueira era considerada e tratada em diversas culturas ajuda-nos a compreender as razões pelas quais a sociedade, em geral, ainda associa algumas profissões, mitos e idéias pré-concebidas às pessoas cegas. Mas… E se o cego fosse …você? É essa a experiência que faremos juntos neste programa. E para isso vou pedir ajuda a Helen Adams Keller, que nasceu em 1880 nos EUA. Hellen desenvolveu uma febre aos 18 meses de idade e em seguida ficou cega, surda e muda. Quando tinha seis anos, a professora Anne Sullivan, da Escola para cegos Perkins, foi contratada como professora de Helen.  A moça, de 20 anos, ensinou a Helen a linguagem de sinais e o braile. A história da professora e sua aluna foi recontada na peça e no filme de William Gibson, “O milagre de Anne Sullivan”.

Aos dez anos, Helen Keller aprendeu a falar. E tornou-se numa das grandes batalhadoras pela causa dos cegos nos Estados Unidos.

Essa foi a NOITE ENLUARADA, com as Ceguinhas de Campina Grande, que vão aparecer várias vezes ao longo deste programa. Maroca, Poroca e Indaiá, as três irmãs cegas que cantam, tocam ganzá e pedem esmolas por cidades do Nordeste e que foram estrelas de um documentário excelente chama do A PESSOA É PARA O QUE NASCE. A última informação que tive é de que elas brigaram por motivos familiares e já não estariam cantando juntas.  Aliás, esta música não é delas… ouça:

[tec] comentário [/tec]

[tec] the long and winding road [/tec]

Pois então… O que você olharia se tivesse apenas três dias de visão? Helen Keller, cega e surda desde bebê, dá a sua resposta num belo ensaio, publicado no Reader’s Digest (Seleções) há 70 anos. Seu texto é emocionante. Ao fundo você está ouvindo Carlos Malta, um mestre brasileiro do sopro, dando uma roupagem de chorinho ao clássico The Long and Winding Road, de Lennos e McCartney. Beatles, no Café Brasil…

 

“Várias vezes pensei que seria uma benção se todo ser humano, de repente, ficasse cego e surdo por alguns dias no principio da vida adulta. As trevas o fariam apreciar mais a visão e o silencio lhe ensinaria as alegrias do som.

De vez em quando testo meus amigos que enxergam para descobrir o que eles vêem. Há pouco tempo perguntei a uma amiga que voltava de um longo passeio pelo bosque o que ela observara. “Nada de especial”, foi à resposta.

Como é possível, pensei, caminhar durante uma hora pelos bosques e não ver nada digno de nota? Eu, que não posso ver, apenas pelo tacto encontro centenas de objetos que me interessam. Sinto a delicada simetria de uma folha. Passo as mãos pela casca lisa de uma bétula ou pelo tronco áspero de um pinheiro. Na primavera, toco os galhos das árvores na esperança de encontrar um botão, o primeiro sinal da natureza despertando após o sono do inverno. Por vezes, quando tenho muita sorte, pouso suavemente a mão numa arvorezinha e sinto o palpitar feliz de um pássaro cantando.

Às vezes meu coração anseia por ver tudo isso. Se consigo ter tanto prazer com um simples toque, quanta beleza poderia ser revelada pela visão! E imaginei o que mais gostaria de ver se pudesse enxergar, digamos por apenas três dias.

 

Eu dividiria esse período em três partes. No primeiro dia gostaria de ver as pessoas cuja bondade e companhias fizeram minha vida valer a pena. Não sei o que é olhar dentro do coração de um amigo pelas “janelas da alma”, os olhos. Só consigo “ver” as linhas de um rosto por meio das pontas dos dedos. Posso perceber o riso, a tristeza e muitas outras emoções. Conheço meus amigos pelo que toco em seus rostos.

Como deve ser mais fácil e muito mais satisfatório para você, que pode ver, perceber num instante as qualidades essenciais de outra pessoa ao observar as sutilezas de sua expressão, o tremor de um músculo, a agitação das mãos. Mas será que já lhe ocorreu usar a visão para perscrutar a natureza íntima de um amigo? Será que a maioria de vocês que enxergam não se limita a ver por alto as feições externas de uma fisionomia e se dar por satisfeita?

Por exemplo, você seria capaz de descrever com precisão o rosto de cinco bons amigos? Como experiência, perguntei a alguns maridos qual a exata cor dos olhos de suas mulheres e muitos deles confessaram, encabulados, que não sabiam.

Ah, tudo que eu veria se tivesse o dom da visão por apenas três dias!

 

Você está ouvindo Ceumar, que vem de Itanhandu, no sul de Minas, com O SEU OLHAR, de Paulo Tatit e Arnaldo Antunes, música que já andei tocando aqui no Café Brasil… Mas é irresistível…

O primeiro dia seria muito ocupado. Eu reuniria todos os meus amigos queridos e olharia seus rostos por muito tempo, imprimindo em minha mente as provas exteriores da beleza que existe dentro deles. Também fixaria os olhos no rosto de um bebê, para poder ter a visão da beleza ansiosa e inocente que precede a consciência individual dos conflitos que a vida apresenta. Gostaria de ver os livros que já foram lidos para mim e que me revelaram os meandros mais profundos da vida humana. E gostaria de olhar nos olhos fiéis e confiantes de meus cães, o pequeno scottie terrier e o vigoroso dinamarquês.

À tarde daria um longo passeio pela floresta, intoxicando meus olhos com belezas da natureza. E rezaria pela glória de um pôr-do-sol colorido. Creio que nessa noite não conseguiria dormir.

No dia seguinte eu me levantaria ao amanhecer para assistir ao empolgante milagre da noite se transformando em dia. Contemplaria assombrado o magnífico panorama de luz com que o Sol desperta a Terra adormecida.

Esse dia eu dedicaria a uma breve visão do mundo, passado e presente. Como gostaria de ver o desfile do progresso do homem, visitaria os museus. Ali meus olhos, veriam a história condensada da Terra — os animais e as raças dos homens em seu ambiente natural; gigantescas carcaças de dinossauros e mastodontes que vagavam pelo planeta antes da chegada do homem, que, com sua baixa estatura e seu cérebro poderoso, dominaria o reino animal.

Minha parada seguinte seria o Museu de Artes. Conheço bem, pelas minhas mãos, os deuses e as deusas esculpidos da antiga terra do Nilo. Já senti pelo tacto as cópias dos frisos do Paternon e a beleza rítmica do ataque dos guerreiros atenienses. As feições nodosas e barbadas de Homero me são caras, pois também ele conheceu a cegueira.

Assim, nesse meu segundo dia, tentaria sondar a alma do homem por meio de sua arte. Veria então o que conheci pelo tacto. Mais maravilhoso ainda, todo o magnífico mundo da pintura me seria apresentado. Mas eu poderia ter apenas uma impressão superficial. Dizem os pintores que, para se apreciar a arte, real e profundamente, é preciso educar o olhar. É preciso, pela experiência, avaliar o mérito das linhas, da composição, da forma e da cor. Se eu tivesse a visão, ficaria muito feliz por me entregar a um estudo tão fascinante.

E agora, hein? Você ouve OLHOS com a Banda Suburbana Brasil. Pesquisei sobre essa banda e sabe o que eu achei? Nada…

Olha só… você ouviu A LUZ E A ESCURIDÃO, com Gilberto Gil, falando das Ceguinhas de Campina Grande. Vamos voltar ao texto de Helen Keller?

À noite de meu segundo dia seria passada no teatro ou no cinema. Como gostaria de ver a figura fascinante de Hamlet ou o tempestuoso Falstaff no colorido cenário elisabetano! Não posso desfrutar da beleza do movimento rítmico senão numa esfera restricta ao toque de minhas mãos. Só posso imaginar vagamente a graça de uma bailarina, como Pavlova, embora conheça algo do prazer do ritmo, pois muitas vezes sinto o compasso da música vibrando através do piso. Imagino que o movimento cadenciado seja um dos espetáculos mais agradáveis do mundo. Entendi algo sobre isso, deslizando os dedos pelas linhas de um mármore esculpido; se essa graça estática pode ser tão encantadora, deve ser mesmo muito mais forte a emoção de ver a graça em movimento.

Na manhã seguinte, ávida por conhecer novos deleites, novas revelações de beleza, mais uma vez receberia a aurora. Hoje, o terceiro dia, passarei no mundo do trabalho, nos ambientes dos homens que tratam do negócio da vida. A cidade é o meu destino.

Primeiro, paro numa esquina movimentada, apenas olhando para as pessoas, tentando, por sua aparência, entender algo sobre seu dia-a-dia. Vejo sorrisos e fico feliz. Vejo uma séria determinação e me orgulho. Vejo o sofrimento e me compadeço.

Caminhando pela 5ª Avenida, em Nova York, deixo meu olhar vagar, sem se fixar em nenhum objeto em especial, vendo apenas um caleidoscópio fervilhando de cores. Tenho certeza de que o colorido dos vestidos das mulheres movendo-se na multidão deve ser uma cena espetacular, da qual eu nunca me cansaria. Mas talvez, se pudesse enxergar, eu seria como a maioria das mulheres – interessadas demais na moda para dar atenção ao esplendor das cores em meio à massa.

Da 5ª Avenida dou um giro pela cidade – vou aos bairros pobres, às fábricas, aos parques onde as crianças brincam. Viajo pelo mundo visitando os bairros estrangeiros. E meus olhos estão sempre bem abertos tanto para as cenas de felicidade quanto para as de tristeza, de modo que eu possa descobrir como as pessoas vivem e trabalham, e compreendê-las melhor.

Meu terceiro dia de visão está chegando ao fim. Talvez haja muitas atividades a que devesse dedicar as poucas horas restantes, mas acho que na noite desse último dia vou voltar depressa a um teatro e ver uma peça cômica, para poder apreciar as implicações da comédia no espírito humano.

À meia-noite, uma escuridão permanente outra vez se cerraria sobre mim.

Esse é Sérgio Sá, com seu FECHE OS OLHOS PARA VER MELHOR. Clareza não é privilégio…

Claro, nesses três curtos dias eu não teria visto tudo que queria ver. Só quando as trevas descessem de novo é que me daria conta do quanto eu deixei de apreciar.

Talvez este resumo não se adapte ao programa que você faria se soubesse que estava prestes a perder a visão. Mas sei que, se encarasse esse destino, usaria seus olhos como nunca usara antes. Tudo quanto visse lhe pareceria novo. Seus olhos tocariam e abraçariam cada objeto que surgisse em seu campo visual. Então, finalmente, você veria de verdade, e um novo mundo de beleza se abriria para você.

Eu, que sou cega, posso dar uma sugestão àqueles que vêem: usem seus olhos como se amanhã fossem perder a visão. E o mesmo se aplica aos outros sentidos. Ouça a música das vozes, o canto dos pássaros, os possantes acordes de uma orquestra, como se amanhã fossem ficar surdos. Toquem cada objeto como se amanhã perdessem o tacto. Sintam o perfume das flores, saboreiem cada bocado, como se amanhã não mais sentissem aromas nem gostos. Usem ao máximo todos os sentidos; goze de todas as facetas do prazer e da beleza que o mundo lhes revela pelos vários meios de contacto fornecidos pela natureza. Mas, de todos os sentidos, estou certa de que a visão deve ser o mais delicioso.

Olha só… você ouve GUARDE NOS OLHOS, de Ivan Lins e Vitor Martins, um fecho ideal para o texto emocionante de Helen Keller, não?

Nós que enxergamos o mundo, suas cores, suas luzes e sombras, talvez tenhamos muito a aprender com aqueles que enxergam o mundo com a alma. Você quer saber mais? Acesse www.bengalalegal.com.br . Ou então meu site www.lucianopires.com.br e procure o DLOG SE EU PUDESSE VER. Vou colocar lá dezenas de links para sites de organizações que você pode ajudar no trabalho de reduzir os preconceitos e auxiliar na inclusão social de quem é diferente… mas é igual a nós.

 

E é assim que o Café Brasil que falou de quem olha o mundo com a alma, vai –se embora. Ao som de DONO DOS TEU OLHOS, de Humberto Teixeira, que eu também já toquei aqui, com o Pessoal do Ceará.

Com Lalá Moreira na técnica, Ciça Camargo na produção e direção e apresentação de eu. Luciano Pires.

Estiveram conosco, prepare-se: Helel Keller, Ceumar, Banda Suburbana Brasil, Ceguinhas de Campina Grande, Gilberto Gil, Sérgio Sá, Ivan Lins e o Pessoal do Ceará…

Quer mais? Acesse www.lucianopires.com.br e faça parte de quem se importa…

E para encerrar que tal uma frase de meu amigo Sérgio Sá? O Sérgio não tem a visão, mas tem o talento para ver o mundo de uma forma que eu – que olho tudo – jamais conseguirei. O Sérgio disse assim…

Pior cego é aquele que só vê…