s

Todo conteúdo do Café Brasil

Encontro Roberto Motta e Luciano Pires

Roberto Motta e Luciano Pires numa manhã de conversas sobre visão de mundo, experiências e propósito. Mas só acontecerá se houver interesse.

| 14/06/2024 - Luciano Pires
LíderCast 307 – Thiago Ferraz

Hoje o convidado é o mineiro Thiago Ferraz, um engenheiro civil que, depois de duas décadas construindo casas, descobre sua verdadeira vocação: construir relacionamentos. Thiago se formou como psicanalista, para se transformar num coach de relacionamentos, orientando as pessoas como fazer para conseguir um amor. Veja bem, não é “como conquistar outra pessoa”, mas como amar outra pessoa. Uma conversa fascinante sobre um tema que merece um episódio muito maior.

| 25/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A Lenda dos Tambores Africanos

Bárbara e Babica contam uma lenda originária da Guiné-Bissau, que explica de onde teriam vindo os tambores africanos: da Lua!
Uma lição sobre respeto aos compromissos que assumimos e de como mesmo nas situações mais difíceis podemos encontrar maneiras de criar coisas especiais.

| 23/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A história do Ubuntu

Neste episódio, Bárbara e Babica recorrem a uma historinha africana para falar que se ajudarmos e cuidarmos uns dos outros, todo mundo fica mais feliz e a vida fica melhor para todos. A história do Ubuntu fala sobre valores como cooperação, igualdade e respeito.

| 16/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 906 – O Espírito Natalino

“Um Conto de Natal” de Charles Dickens, publicado em 1843, narra a transformação de Ebenezer Scrooge, um homem avarento e egoísta.

Na véspera do Natal, três espíritos visitam Scrooge, mostrando as consequências sombrias de sua vida atual.
Profundamente impactado, Ebenezer passa por uma transformação emocional ao reconhecer seus erros, e se torna dedicado a fazer o bem durante a temporada de Natal.
Quem mudou Scrooge foi o Espírito Natalino, que aparece sempre nesta época do ano, para nos incentivar a sermos alegres, generosos, amáveis e a praticar o perdão.
É época do espírito Natalino, e vale tentar entender de onde ele vem e porque causa tanta influência em nosso comportamento.
Vamos nessa?

| 27/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 902 – O casamento

Cara eu nunca imaginei que alguém poderia me chamar para celebrar um casamento, que faz parte dos momentos mais marcantes da vida de qualquer casal. O convite era muito louco. Tão louco, mas tão louco, que eu… aceitei.

| 29/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 70 – Alexandre Barroso – Revisitado

Hoje é outra revisita daquelas que quebram as pernas da gente. Conversamos com Alexandre Barroso, num programa com duração recorde de 3 horas e 5 minutos, que conta uma história incrível de amor à vida.

| 10/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 880 –  O apreçado

Tratamos hoje da importância do apreço. E por isso o “apreçado” do título do programa aqui é com cedilha e não dois esses..

| 28/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 878 –  O outro

Em 1938 iniciou-se um estudo chamado Harvard Study of Adult Development. Ao longo de mais de 80 anos, o Estudo da Universidade de Harvard tem rastreado os mesmos indivíduos e suas famílias, fazendo milhares de perguntas e centenas de avaliações – desde exames no cérebro a análises hematológicas – com o objetivo de descobrir o que realmente contribui para uma vida (mais) feliz. E a conclusão é a importância do outro…

| 14/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Uma questão de empatia

O cantor escocês Lewis Capaldi sofre da Síndrome de Tourette, que faz com que a pessoa apresente movimentos repetitivos incontroláveis ou sons indesejados (tiques), como piscar repetidamente, encolher os ombros ou deixar escapar palavras ofensivas. Durante uma apresentação em Praga, na República Tcheca, Capaldi cantava seu maior hit, “Someone You Loved”, quando começou a ter uma crise. E então…

| 10/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Quando a solidão é povoada.

Aos 94 anos, depois de sofrer um derrame que o deixou quatro anos sem tocar, Julian recebe a visita de seu velho amigo James Lloyd Morrison, músico de jazz da Austrália que toca trompete e uma série de outros instrumentos, incluindo trombone, tuba flugelhorn, saxofone, contrabaixo, clarinete, guitarra e até piano.
E então, o Jazz faz a mágica.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
Seja a cura e não a doença do mundo.
Mauricio Nunes

David tinha seis anos, em 1983, quando seu pai, Charles, estava em uma luta pela custódia dele com a mãe da criança, Marie, e resolveu então incendiar o próprio filho, que teve 90% do corpo queimado, para atacar a ex-esposa. Uma tragédia que mudou quando Michael Jackson surgiu na vida de David.

| 06/02/2023 - Mauricio Nunes
Café Brasil 806 – Não recuse imitações – Revisitado

Então… semana passada recebi uma daquelas notícias que tira a gente do centro, sabe? Quando um amigo se vai? Aquela notícia que faz a gente parar o que está fazendo para lembrar de momentos com saudades, para lamentar tudo aquilo que poderia ter sido feito com ele… mas não deu tempo. O programa de hoje recupera um Café Brasil de 2011.  E vai ser a minha homenagem ao meu amigo Alaor.

| 26/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 423 – Capital social? Só se der lucro.

Estamos perdendo aquilo que o cientista político e professor norte americano Robert Putnan definiu como “capital social”

| 24/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 376 – Amizades supérfluas

Não tenho tempo de vida para amizades supérfluas.

| 12/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 374 – Amizades perdidas

Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.

| 05/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 297 – Empatia Positiva

Empatia positiva. Saborear a sensação boa do outro não é apenas bom, é necessário.

| 10/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 287 – A Confiança que Sobrou

Diante do volume de bobagens, dados conflitantes, mentiras descaradas, hipocrisia e ignorância que temos assistido diariamente, perdemos a confiança em nossos especialistas e lideranças. Nos sentimos perdidos. Em quem acreditar?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 05/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 719 – Licença poética

Quem me acompanha há muitos anos sabe que tive um amigo chamado Chiquinho com quem dividi alguns dos melhores anos de minha vida. Eu decidi republicar no portalcafebrasil.com.br, os textos que eu havia separado para um dia transformar num livro dele. eram textos que ele mandava pra mim de quando em quando. E ao relê-los, eu não resisti. O programa de hoje usa alguns daqueles textos. Ah, e várias músicas aqui, são dele.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 27/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 718 – No lugar do outro

É nos momentos de tempestade, de crise, quando não há um horizonte visível, quando temos de lutar pela sobrevivência, que as pessoas revelam seu verdadeiro caráter. E essa pandemia chegou para arrancar máscaras, destruir reputações, revelar os pés de barro de alguns santos e, acima de tudo, apontar nossas falhas e carências.

Mas em meio a esse terror, pessoas das mais diversas áreas surgem com atitudes fora da curva. São pessoas que cumprem suas funções, mas que têm aquele algo mais que as coloca numa categoria especial.

Vamos falar um pouco sobre elas hoje

| 20/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 717- Tequinologia do abraço – Revisitado

O que seria de nós se não fossem nossos amigos, hein? Que coisa interessante é esse sentimento que une as pessoas: a amizade, não é?

Olha! Vou revisitar um episódio lá de 2010,pra refletir sobre amigos e amizades. Nesse momento aqui de pandemia, de quarentena e de procurar um conforto cara, ter um amigo é tudo que a gente quer, não é?

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 13/05/2020 - Luciano Pires
Samba no céu
Chiquinho Rodrigues

Por volta dos anos 90 a Som Livre lançou um álbum com o infeliz nome de “Samba no Céu”. Eu me lembro de alguns nomes como Elis, Cartola, Pixinguinha, Gonzaguinha e outros artistas que já haviam morrido fazendo parte desse estranho elenco. Fico pensando então no puta som que deve rolar de vez em quando […]

| 07/05/2020 - Chiquinho Rodrigues
Uma certa caixa preta
Chiquinho Rodrigues

O Renato era contato do Estúdio Bandeirantes. Gostava de João Gilberto e flertava um pouco com o violão. Umas das músicas preferidas dele era “Tim Tim Por Tim Tim” do álbum Amoroso do João. Um dia eu estava ensinando-o a tocar essa música, quando do nada ele me conta que naquela noite ia com a […]

| 23/04/2020 - Chiquinho Rodrigues
Uma lan house no céu
Chiquinho Rodrigues

Sabe… Todo músico tem um público imaginário. Quando pego meu violão e sozinho em casa toco algo que gosto, sempre imagino uma pequena e seleta platéia me assistindo. Nessa platéia (que varia muito) estão amigos que eu admiro o bom gosto, outras pessoas que eu pouco conheço, mas que gostaria que me ouvissem tocando e […]

| 12/03/2020 - Chiquinho Rodrigues
Lendas urbanas volume um
Chiquinho Rodrigues

Ademar e Ademir eram gêmeos siameses isquiópagos. Gêmeos siameses xifópagos (E não XiPófagos como alguns entendem) são aqueles unidos por um segmento físico. A nomenclatura provém de xifóide que é o apêndice terminal do osso esterno (com s) situado na frente do tórax onde se unem as costelas Ademar e Ademir eram Gêmeos siameses isquiópagos. […]

| 13/02/2020 - Chiquinho Rodrigues
Lady Murphy
Chiquinho Rodrigues

Há alguns anos dei aula em um conservatório musical em São Paulo onde conheci uma senhora muito interessante chamada Charlote Mellors Buckingham. Era uma elegante senhora inglesa alta e magra que vivia quase o tempo todo vestida de preto e carregava pra onde quer que fosse um fino estojo de couro onde guardava seu amado […]

| 30/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Minha despedida
Chiquinho Rodrigues

Como você bem sabe, sou músico e tenho uma produtora de vídeo aqui em São Paulo que é o Estúdio Bandeirantes. Atendemos clientes de quase todo o Brasil. Seja fazendo arranjos, produção de Cds, jingles ou vídeos empresariais e comerciais. Pois bem. Você sabe também o quanto eu amo escrever aqui neste espaço. Porém isso […]

| 23/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Lendas urbanas volume um
Chiquinho Rodrigues

Ademar e Ademir eram gêmeos siameses isquiópagos. Gêmeos siameses xifópagos (E não XiPófagos como alguns entendem) são aqueles unidos por um segmento físico. A nomenclatura provém de xifóide que é o apêndice terminal do osso esterno (com s) situado na frente do tórax onde se unem as costelas Ademar e Ademir eram Gêmeos siameses isquiópagos. […]

| 09/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
A chave de fenda
Chiquinho Rodrigues

Toninho Macedo era um daqueles músicos de fim de semana. Amava música e tocava seu cavaquinho “de brincadeira” (como ele dizia) aos sábados e domingos em uma banda de pagode ali do bairro onde morávamos. Mas durante a semana, para seu sustento e da família, ele era mecânico. A mecânica do Toninho era um dos […]

| 14/11/2019 - Chiquinho Rodrigues
Vilmoteca
Chiquinho Rodrigues

Ser músico e ter viajado por esse imenso Brasil são dádivas que agradeço todo dia ao Papai do Céu! Ter colecionado experiências e conhecido os mais variados tipos de malucos acabaram fazendo de mim um observador natural da alma humana. Eu tocava numa banda de baile chamada Reveillon. Era uma banda bem grande! Com seis […]

| 31/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Sem enredo
Chiquinho Rodrigues

Ainda bem que o U2 pegou um avião e foi pra puta-que-pariu! Eu já não aguentava mais, cara! Te juro que se eu visse o Bono Vox mais uma vez no Jornal Nacional ou na droga de um palanque qualquer desafinando de novo com a Ivete Sangalo, eu vomitava! País triste e cafona este aqui. […]

| 17/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Sinopse para um curta
Chiquinho Rodrigues

Dois personagens e 43 figurantes. Locações: Duas salas, um estacionamento e uma recepção. Se não tiver verba, uma sala só dá. (Foda-se a produção) Personagem 1: Felipe Freitas. 29 anos, solteiro, mora com a mãe, vive na cola do pai, largou os estudos, fez uma porrada de cursos, (deixou todos pela metade) reatou com a […]

| 19/09/2019 - Chiquinho Rodrigues
Era uma guitarra chamada Judith
Chiquinho Rodrigues

Um modelo 68 Stratosonic da Giannini, cópia da Fender americana. Corpo em Marupá, braço em maple, três captadores  single-coil, chave seletora, controles de graves, agudos, volumes, alavanca de efeitos e tudo mais a que se tinha direito na época. Assim como B.B. King dera o nome de Lucille para sua famosa guitarra, João também tinha […]

| 05/09/2019 - Chiquinho Rodrigues
O Chiquinho
Chiquinho Rodrigues

Uma apresentação. Texto de Luciano Pires. Em 1979, próximo a meu estúdio havia uma escola de música e dança. Eu queria uma atividade física que desse prazer e a dança parecia uma bela ideia. Ao matricular-me conheci o dono da escola: Francisco Florentino Rodrigues, o Chiquinho. Não demorou para eu descobrir que o Chiquinho era […]

| 30/05/2019 - Chiquinho Rodrigues
Da cor do racismo ESPANHOL
Jota Fagner - Origens do Brasil

Compartilho com vocês o depoimento de uma amiga, conterrânea, que foi discriminada ao tentar entrar na Espanha. A metodologia aplicada  para decidir quem pode e quem não pode entrar  parece de um primitivismo atroz. É mulher? É negra? Solteira? Ah, então ela não pode ser classificada como turista. Eu sei que parece caricato, mas sugiro […]

| 04/01/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 32 – É Natal

“Nada mais triste que acordar numa manhã de Natal e não ser criança.”

| 29/12/2017 - Luciano Pires
Dukkha
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca intelectual de Filipe Aprigliano sobre a primeira nobre verdade.

| 22/06/2017 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Café Brasil 556 – Certos abraços – Revisitado

Podcast Café Brasil 556 – Certos abraços – Revisitado. Um programa que trata de certas oportunidades únicas que temos de demonstrar nosso afeto, nossa amizade, mas deixamos de lado até que um dia… é tarde demais.

| 11/04/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 548 – O efeito borboleta

Podcast Café Brasil 548 – O efeito borboleta. Você já ouviu aquela afirmação de que “O bater de asas de uma borboleta no Novo México pode desencadear um furacão na China”? Essa é uma das bases para a Teoria do Caos, que afeta diretamente sua vida. E é disso que vamos tratar hoje.

| 14/02/2017 - Luciano Pires
Sua Santidade, o papa humano
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Por Adalberto Piotto Francisco, o papa, não faz revoluções. Estas costumam ser idiossincráticas, personalistas, contraditórias e com efeitos desastrosos porque, não raro, se baseiam em emoções exacerbadas e autoindulgências dos revolucionários. Dão errado. Sua Santidade olha ao redor e faz, sim, concessões ao contemporâneo sem perder as sagradas referências antropológicas de quem somos e como […]

| 08/04/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
De volta para o presente…
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano sobre a elevação da consciência e o poder transformador de retornar ao presente.

| 10/11/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
O imponderável

Isca intelectual de Luciano Pires sobre ele, o destino, o imponderável, que vive à espreita, não respeita nossas vontades, não obedece nosso controle. Simplesmente aparece quando quer, toma conta da vida da gente, faz suas artes e pronto. Fim.

| 30/10/2015 - Luciano Pires
Para entender a humanidade
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano recomendando que da próxima vez que você se deparar com uma decisão, faça apenas essa pergunta: Eu estou motivado pelo amor ou pelo medo?

| 25/08/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
O filho e o pai
Tom Coelho - Sete Vidas

“Espera de teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.” (Tales de Mileto) Tenho uma natureza minimalista. Talvez porque forjado pelas adversidades da vida e pela vocação para lidar com gente, não tenho apego a coisas. Acredito que a simplicidade é a quinta-essência da extravagância e a melhor das ostentações. Este deve ser um […]

| 07/08/2015 - Tom Coelho em Sete Vidas
Yes Man
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Yes Man. Isca Intelectual de Filipe Aprigliano que fala daquela mudança que todos queremos ter e deveríamos ser.

| 04/08/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Café Brasil 458 – Questão de Mulher

Podcast Café Brasil 458 – Questão de Mulher. Neste programa apresentamos um novo podcast, o Questão de Mulher, que entrevistou Luciano Pires. Um papo de velhos amigos. Junto com o programa vem um desafio.

| 09/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 438 – Limpando a lista

Podcast Café Brasil 438 – Limpando a lista. Quando você se for, seu nome será apagado da lista ou permanecerá nela com carinho e respeito?

| 20/01/2015 - Luciano Pires