s

Todo conteúdo do Café Brasil

Café Brasil 914 – Os canteiros de Cecília

Cecília Meireles deixou uma obra que transcende o tempo, caracterizada por uma busca incessante pela beleza e pela verdade, através de uma expressão poética única e universal. Seu legado continua vivo, influenciando gerações de leitores e escritores. Este episódio é uma tímida amostra da obra imensa dessa mulher que, com sua poesia, nos acompanha, nos aquece, nos faz companhia nos momentos de solidão e silêncio. Do jeitinho que ela sempre quis.

| 21/02/2024 - Luciano Pires
LíderCast 307 – Thiago Ferraz

Hoje o convidado é o mineiro Thiago Ferraz, um engenheiro civil que, depois de duas décadas construindo casas, descobre sua verdadeira vocação: construir relacionamentos. Thiago se formou como psicanalista, para se transformar num coach de relacionamentos, orientando as pessoas como fazer para conseguir um amor. Veja bem, não é “como conquistar outra pessoa”, mas como amar outra pessoa. Uma conversa fascinante sobre um tema que merece um episódio muito maior.

| 25/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 906 – O Espírito Natalino

“Um Conto de Natal” de Charles Dickens, publicado em 1843, narra a transformação de Ebenezer Scrooge, um homem avarento e egoísta.

Na véspera do Natal, três espíritos visitam Scrooge, mostrando as consequências sombrias de sua vida atual.
Profundamente impactado, Ebenezer passa por uma transformação emocional ao reconhecer seus erros, e se torna dedicado a fazer o bem durante a temporada de Natal.
Quem mudou Scrooge foi o Espírito Natalino, que aparece sempre nesta época do ano, para nos incentivar a sermos alegres, generosos, amáveis e a praticar o perdão.
É época do espírito Natalino, e vale tentar entender de onde ele vem e porque causa tanta influência em nosso comportamento.
Vamos nessa?

| 27/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 902 – O casamento

Cara eu nunca imaginei que alguém poderia me chamar para celebrar um casamento, que faz parte dos momentos mais marcantes da vida de qualquer casal. O convite era muito louco. Tão louco, mas tão louco, que eu… aceitei.

| 29/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 900 – How Deep Is Your Love

900 semanas atrás foi ao ar o primeiro episódio do Podcast Café Brasil. De lá para cá o resultado foram quase 600 horas de conteúdo, três outros podcasts como filhotes, três livros publicados a partir dos roteiros, milhares de músicas apresentadas, um mundo de haters e dez mundos de pessoas que amam o Café Brasil. Tem sido uma aventura e tanto compartilhar com você estes episódios. E para o 900, fomos buscar gente de talento, que impactou nossas vidas e, certamente, trará lembranças para quem os curtiu no auge e mostrará às gerações mais novas o que é talento de verdade.

| 15/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 70 – Alexandre Barroso – Revisitado

Hoje é outra revisita daquelas que quebram as pernas da gente. Conversamos com Alexandre Barroso, num programa com duração recorde de 3 horas e 5 minutos, que conta uma história incrível de amor à vida.

| 10/08/2023 - Luciano Pires
LíderCast 100 – Neide dos Santos – Revisitado

Alguns episódios do LíderCast foram marcantes, e com o tempo ficam esquecidos no feed. Achamos que eles precisam ser ouvidos por quem não os ouviu, e até mesmo ouvidos novamente por quem foi por eles impactado tempos atrás. São histórias inspiradoras demais para ficarem esquecidas. 
Então, de quando em quando, relançaremos um episódio, começando hoje com o clássico LíderCast 100, publicado originalmente em 2018, que conta a impressionante história da Neide Santos, uma guerreira admirável. 
Prepare-se. Ninguém sai inteiro dele.

| 29/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 878 –  O outro

Em 1938 iniciou-se um estudo chamado Harvard Study of Adult Development. Ao longo de mais de 80 anos, o Estudo da Universidade de Harvard tem rastreado os mesmos indivíduos e suas famílias, fazendo milhares de perguntas e centenas de avaliações – desde exames no cérebro a análises hematológicas – com o objetivo de descobrir o que realmente contribui para uma vida (mais) feliz. E a conclusão é a importância do outro…

| 14/06/2023 - Luciano Pires
Isca intelectual – A última dança

Agnès Lassalle, era uma professora de espanhol de 50 anos, que foi morta a facadas por um aluno de 16 anos. Em seu funeral, o viúvo decide prestar uma homenagem emocionante. Veja.

| 15/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Uma questão de empatia

O cantor escocês Lewis Capaldi sofre da Síndrome de Tourette, que faz com que a pessoa apresente movimentos repetitivos incontroláveis ou sons indesejados (tiques), como piscar repetidamente, encolher os ombros ou deixar escapar palavras ofensivas. Durante uma apresentação em Praga, na República Tcheca, Capaldi cantava seu maior hit, “Someone You Loved”, quando começou a ter uma crise. E então…

| 10/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 803 – Enquanto houver sol

E aí? Pronto pro ano novo? Tá complicado, é? Muita pressão, muita incerteza, você não tem certeza de nada… a luz no fim do túnel parece que é um trem chegando em alta velocidade. Fique esperto. Pode ser que tenha alguém tentando tirar seus horizontes. Acabar com suas esperanças. Pintar um futuro sombrio. Manter você em constante aflição.

Não é assim que se entra num ano novo.

| 05/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 792 – Solte o belo!

A beleza existe? Ou é só coisa da nossa cabeça? E se existe, qual a importância dela para nossa vida?

| 20/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 767 – Sexo bom – Revisitado

Uma revisita a um programa de 2013 com um ponto de vista diferente de tudo que você já ouviu. Mas cuidado com a trilha sonora.

| 28/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 378 – Capitu traiu Bentinho?

Conheço um monte de gente com conhecimento, ilustrada, gente com muita experiência de vida e que…se acha. Gente que transforma conhecimento em fé. Falta-lhe al inteligência emocional que coloca o conhecimento nos trilhos.

| 19/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Liga e desliga
Chiquinho Rodrigues

Ela disse pra mim que gostar e desgostar eram coisas simples! Que existia dentro dela um botão de “liga e desliga”. Quando esse botão estava no “liga” era porque ela estava amando. Mas quando ela se enchia o saco do cara, era só girar o botão pro “desliga” e ela simplesmente deixava de gostar! Esse […]

| 26/03/2020 - Chiquinho Rodrigues
LíderCast 184 – Michelle Susan

Uma lutadora, que sai do zero para trabalhar em empresas e, depois de um relacionamento abusivo, muda de cidade para encontrar o amor de sua vida, transformar-se em mãe e… bem, ouça o programa.

| 23/01/2020 - Luciano Pires
A chave de fenda
Chiquinho Rodrigues

Toninho Macedo era um daqueles músicos de fim de semana. Amava música e tocava seu cavaquinho “de brincadeira” (como ele dizia) aos sábados e domingos em uma banda de pagode ali do bairro onde morávamos. Mas durante a semana, para seu sustento e da família, ele era mecânico. A mecânica do Toninho era um dos […]

| 14/11/2019 - Chiquinho Rodrigues
Velhos amigos
Chiquinho Rodrigues

Como é que pôde um simples pedaço de pau, preso em seis cordas, mexer tanto  com a vida de uma pessoa?

| 11/07/2019 - Chiquinho Rodrigues
Cafezinho 153 – Reposição Amornal

A reposição Amornal pode dar mais certo que a dos hormônios.

| 22/02/2019 - Luciano Pires
Dukkha
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca intelectual de Filipe Aprigliano sobre a primeira nobre verdade.

| 22/06/2017 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Café Brasil 548 – O efeito borboleta

Podcast Café Brasil 548 – O efeito borboleta. Você já ouviu aquela afirmação de que “O bater de asas de uma borboleta no Novo México pode desencadear um furacão na China”? Essa é uma das bases para a Teoria do Caos, que afeta diretamente sua vida. E é disso que vamos tratar hoje.

| 14/02/2017 - Luciano Pires
Sua Santidade, o papa humano
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Por Adalberto Piotto Francisco, o papa, não faz revoluções. Estas costumam ser idiossincráticas, personalistas, contraditórias e com efeitos desastrosos porque, não raro, se baseiam em emoções exacerbadas e autoindulgências dos revolucionários. Dão errado. Sua Santidade olha ao redor e faz, sim, concessões ao contemporâneo sem perder as sagradas referências antropológicas de quem somos e como […]

| 08/04/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
De volta para o presente…
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano sobre a elevação da consciência e o poder transformador de retornar ao presente.

| 10/11/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Para entender a humanidade
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano recomendando que da próxima vez que você se deparar com uma decisão, faça apenas essa pergunta: Eu estou motivado pelo amor ou pelo medo?

| 25/08/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
O filho e o pai
Tom Coelho - Sete Vidas

“Espera de teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.” (Tales de Mileto) Tenho uma natureza minimalista. Talvez porque forjado pelas adversidades da vida e pela vocação para lidar com gente, não tenho apego a coisas. Acredito que a simplicidade é a quinta-essência da extravagância e a melhor das ostentações. Este deve ser um […]

| 07/08/2015 - Tom Coelho em Sete Vidas
Go Ronda, go!
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Artigo de Adalberto Piotto sobre duas garotas e uma lição.

| 03/08/2015 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Café Brasil 394 – O home tem que te muié

Ninguém jamais vencerá a guerra dos sexos: há muita confraternização entre os inimigos.

| 18/03/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 373 – Sobre amor e paixão 5

O amor assemelha-se às batatas: pode ser preparado de vinte maneiras diferentes.

| 22/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 372 – Sobre amor e paixão 4

Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido.

| 15/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 371 – Sobre amor e paixão 3

Não existem amores perfeitos, mas amantes acomodados.

| 08/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 370 – Sobre amor e paixão 2

As grandes convivências estão a um milímetro do tédio.

| 01/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 368 – Sobre amor e paixão

Quando a paixão entra pela porta da frente, o juízo foge pela porta de trás.

| 17/09/2013 - Luciano Pires