s

Todo conteúdo do Café Brasil

Cafezinho 612 – Se o Facebook não protege as crianças…

Em 2021, Frances Haugen, ex-diretora do Facebook, vazou centenas de documentos internos, indicando que o Facebook sabia que o Instagram poderia afetar negativamente a saúde mental e a imagem corporal de pessoas, especialmente adolescentes. Quando Haugen falou ao Congresso dos Estados Unidos, citou uma pesquisa do Facebook que revelou que crianças e adolescentes pensam que estão lutando com problemas como bullying e imagem corporal sozinhos porque seus pais não podem ajudá-los.

Haugen declarou: “Precisamos apoiar os pais. Se o Facebook não protege as crianças e jovens, pelo menos precisamos ajudar os pais a apoiá-los”.
Precisamos ajudar os pais a apoiar seus filhos.

| 23/02/2024 - Luciano Pires
LíderCast 311 – Gus Erlichmann e Ariel Krok

O episódio de hoje é especial, com dois convidados: Gus Erlichman e Ariel Krok, dois profissionais da área de e-commerce e TI respectivamente, que mantêm atividades junto à comunidade judaica no Brasil e exterior. Batemos um papo sobre Israel, o conflito Árabe x Israelense e os atentados terroristas praticados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Pude exercer minha ignorância genuína e assim conduzir uma conversa esclarecedora sobre um tema que desperta paixões e ainda renderá muita discussão.

| 22/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A história do Ubuntu

Neste episódio, Bárbara e Babica recorrem a uma historinha africana para falar que se ajudarmos e cuidarmos uns dos outros, todo mundo fica mais feliz e a vida fica melhor para todos. A história do Ubuntu fala sobre valores como cooperação, igualdade e respeito.

| 16/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 908 – A inveja e o campeão

Zagallo era o único tetracampeão mundial de futebol. Teve uma carreira excepcional, que o levou a cometer um pecado capital no Brasil: teve sucesso. Como dizia Tom Jobim: No Brasil, sucesso é ofensa pessoal.
Vamos falar sobre a inveja, que é é uma fome insaciável.
Não é possível obter felicidade e bem-estar à custa de outra pessoa.

| 10/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 907 – Conspiradores – revisitado

Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência. 

Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.

| 03/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 303 – Anderson Passos

No programa de hoje temos Anderson Passos, que serviu no Corpo de Bombeiros de Minas Gerais por 28 anos, onde foi docente, comandou o batalhão de Emergências Ambientais e Desastres, o Batalhão de Uberaba, e foi piloto instrutor de helicópteros de resgate. Anderson atuou em incêndios florestais e urbanos, desastres naturais, etc. Atualmente é secretário de Serviços Urbanos de Uberaba, mas, na época da tragédia, comandava o Corpo de Bombeiros da cidade e foi convidado para liderar as equipes de buscas e resgate das vítimas do desabamento da barreira de Brumadinho. Conversamos sobre a carreira de bombeiros e sobre uma das maiores tragédias já vividas no Brasil.

| 28/12/2023 - Luciano Pires
Contraste
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Contraste Iniciei a semana indo ao cinema – coisa rara desde a pandemia – para assistir ao filme O Sequestro do Voo 375, que me havia sido indicado por Andrea Matarazzo. Trata-se de um filme baseado em fatos reais, ocorridos no Brasil em 1988, quando um maranhense desempregado sequestra um avião da Vasp com o […]

| 22/12/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 602 – Cinco por cento

Há uma minoria capaz de resistir, e todos os grandes movimentos sempre começaram com uma minoria que não desistiu. O que podemos fazer? Nos juntarmos a essas minorias e montar nossa resistência. Sim, o inimigo está mais forte, tem gente defendendo terrorista abertamente, tem gente defendendo, elegendo e comemorando o sucesso de bandidos, tem gente namorando a ideia de genocídio de Judeus, tem gente sapateando sobre a Constituição, tem gente usando a Justiça como ferramenta de poder, e assim vai. Sem resistência, os planos dessa gente são implementados com facilidade.

| 15/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 904  – A praga

À medida que a guerra avança, e curiosamente, a gente já esqueceu da guerra da Ucrânia, muitas pessoas considerarão as mortes de civis no lado palestino moralmente equivalentes aos reféns judeus que ainda podem ser assassinados com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ou então aos jovens que foram torturados e assassinados pelo Hamas naquele concerto pela paz.
Não, não são equivalentes.

| 13/12/2023 - Julio Bessa
Café Brasil 903  – Combatendo o terrorismo

Recebi de um ouvinte o link para uma palestra de Gabriel Schorr que elucida enormemente o que significa combater o terror no conflito Israel x Hamas. Gabriel Schorr é um brasileiro-israelense que vive em Israel há mais de 20 anos, onde atua como guia turístico. Mas é um ex-soldado das Forças de Defesa Israelenses, com diversas incursões em Gaza para combater terroristas.
Durante sua fala, Gabriel oferece uma visão abrangente da região, compartilhando suas experiências e discutindo os acontecimentos recentes, incluindo os ataques do Hamas em Israel.

| 06/12/2023 - Luciano Pires
LíderCast 298 – Vladimir Pershine

Hoje trazemos Vladimir Pershine, que se graduou em Física pela Universidade Estatal de Tomsk, na Russia, em 1988. Vladimir tornou-se doutor em Ciências Físicas e Matemáticas pela mesma universidade em 1993. No começo dos anos 2000, mudou-se para o Brasil, apaixonando-se pelo país e construindo aqui uma carreira como pesquisador e professor na Universidade Federal do ABC. Em 2020, Vladimir naturalizou-se brasileiro. Uma conversa sobre culturas diferentes, choques culturais, guerras e muito mais.

| 23/11/2023 - Luciano Pires
Ser estrangeiro
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Ser estrangeiro   “Quando vemos no noticiário crianças sírias ou de países africanos que morrem afogadas tentando chegar à Europa em botes, ou dezenas de pessoas sufocadas dentro de caminhões em travessia clandestina do México para os Estados Unidos, é essencial entender de que horror essas pessoas fogem.” Patrícia Campos Mello   Um dos problemas […]

| 07/11/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 294 – Cris Nascimento e Murilo Macedo

Hoje trazemos A Cris Nascimento e o Murilo Macedo, um casal de brasileiros que se conheceram na Austrália quando estavam passando alguns meses por lá, e não mais voltaram para o Brasil. Juntos criaram na cidade de Sidney o @keentownproject, com a intenção de “servir comida com um toque humano”.

| 26/10/2023 - Luciano Pires