s

Todo conteúdo do Café Brasil

Cafezinho 621 – Obrigado por me chamar de ignorante

Seja raso. Não sofistique. Ninguém vai entender. E as consequências estão aí. Cada um entende como quer. Ou como pode.

| 26/04/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 77 – A história das emoções

Bárbara e Babica conversam sobre como os sentimentos e emoções mudaram através da história. Amor, coragem e medo tinham formas diferentes de serem experimentados ao longo da história. Aprender sobre a história das emoções nos ajuda a entender a nós mesmos. 

| 23/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 620 – Educação? Quem se importa?

Não podemos nos acostumar com o errado, com o meio-bom, com o meio-certo, com o meio-justo. Quando fazemos isso, normalizamos o errado, o torto, o feio. Alguém tem de fazer alguma coisa, nós estamos fazendo.

| 19/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast 317 – Felipe Folgosi

Hoje recebemos Felipe Folgosi, ator, roteirista e autor de histórias em quadrinhos. Com uma longa carreira no teatro, televisão e cinema, Felipe é um contador de histórias que expressa sua arte de várias formas, mas tem um carinho especial pela HQ. Nossa conversa trata do desempenho nos palcos e diante das câmeras, das dificuldades para a produção de arte no Brasil e termina com uma visão um tanto preocupante do impacto da Inteligência Artificial no mundo das artes.

| 18/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 922 – A escolha de Neo

No filme Matrix, Neo, interpretado por Keanu Reeves, escolhe entre a pílula azul e a pílula vermelha oferecidas por Morpheus, uma atitude emblemática. Tomar a pílula azul o fará retornar à sua vida normal na ignorância. Tomar a pílula vermelha o fará descobrir a verdade sobre a Matrix, uma realidade simulada em que a humanidade está aprisionada sem saber. A escolha de Neo pela pílula vermelha inicia sua jornada para se tornar o “Escolhido”, capaz de ver além das ilusões da Matrix e lutar contra os opressores da humanidade.
Pensar sempre foi perigoso, e quem falou bastante sobre isso foi a filósofa Hanna Arendt.
Hannah Arendt e a Matrix. Onde mais? No Café Brasil, oras.

| 17/04/2024 - Luciano Pires
Segunda Live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola

Segunda live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola, falando sobre a educação das crianças e a crise da masculinidade. Polêmica…

| 16/04/2024 - Luciano Pires
Live Café Com Leite com Roberto Motta

Live inaugural da série Café Com Leite Na Escola, conversando com Roberto Motta sobre a educação de nossas crianças. A live foi ao ar pelo Instagram.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – Tutu Marambá

Neste episódio, Bárbara e Babica aproveitam a lenda do Tutu Marambá para falar sobre as histórias infantis, que sempre têm elementos mágicos, fabulosos e de horror. Parece que são feitas para assustar as crianças! Por que será?

| 02/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 917 – Mais pedras no lago

Já devíamos ter percebido que a colaboração e a união entre indivíduos que geram impactos positivos são essenciais para o progresso coletivo. Colocar em movimento um círculo virtuoso, em que os melhores estimulam os melhores a produzir o melhor e manter o seu legado, podemos criar uma corrente de influências positivas que se retroalimenta.

| 29/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas

Neste episódio vamos mostrar algumas reações de ouvintes ao programa anterior, o 917 – Os Argonautas. Teve quem gostou, teve quem não gostou. E também contaremos o que acnteceu na cidade de Cerquilho, mostrando que o projeto Café Com Leite Na Escola está caminhando e tem grande potencial.

| 20/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 314 – William Borghetti

O convidado de hoje é William Borghetti, um empreendedor com uma curiosa história de vida: depois de quebrar três negócios, acerta na mosca e, quanto tudo está muito bem, larga a empresa para se dedicar à uma paixão: dar aulas. E se transforma num estudioso da neurociência da comunicação, palestrante e professor adorado pelos alunos. Uma história sobre propósito, que tem muitos pontos em comum com minha própria vida.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 313 – Silas Colombo

Hoje temos Silas Colombo, que é o CEO da Motim, a primeira aceleradora de reputações do mundo. Silas tem uma visão bastante interessante sobre uma atividade da velha economia, o serviço de Relações Públicas, que precisa ser adaptado à sociedade das narrativas. Focado no universo das empresas inovadoras e start ups, Silas desenvolve um trabalho de comunicação que vai muito além de contar boas histórias. Uma conversa fascinante entre dois profissionais de comunicação de gerações diferentes, conectados pela paixão por contar histórias.  

| 07/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 916 – Um papo sobre produtividade

Quando em 2008 decidi empreender como criador de conteúdo, eu trouxe comigo muito do que aprendi na indústria.
Percebi que não dá para falar em produtividade se o seu olhar não estiver treinado para uma busca sistemática, organizada e contínua por oportunidades de ser mais produtivo.
Produtividade tem de ser visão de mundo.
E essa é a maior dificuldade que eu encontro no mercado: pessoas preocupadas em mergulhar nas ações táticas, em copiar fórmulas prontas, em seguir processos escritos e detalhados. Mas pouca gente preocupada em mudar o olhar, que vem antes de aprender a usar as ferramentas.
E o olhar faz toda a diferença.
Foi para conversar sobre isso que o Rafael Soares me convidou para participar de seu RafaSuperCast. É essa conversa que você ouvirá aqui hoje.

| 06/03/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 73 – Mentiras outra vez

Neste episódio, Bárbara e Babica vão mais fundo no tema: mentiras. Falam de assertividade e de como, às vezes, ser honesto pode ser prejudicial e somos obrigados a praticar algumas mentirinhas. Em certos casos, é bom equilibrar a honestidade com outros valores importantes para cuidar dos sentimentos das pessoas ao nosso redor.

| 27/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 612 – Se o Facebook não protege as crianças…

Em 2021, Frances Haugen, ex-diretora do Facebook, vazou centenas de documentos internos, indicando que o Facebook sabia que o Instagram poderia afetar negativamente a saúde mental e a imagem corporal de pessoas, especialmente adolescentes. Quando Haugen falou ao Congresso dos Estados Unidos, citou uma pesquisa do Facebook que revelou que crianças e adolescentes pensam que estão lutando com problemas como bullying e imagem corporal sozinhos porque seus pais não podem ajudá-los.

Haugen declarou: “Precisamos apoiar os pais. Se o Facebook não protege as crianças e jovens, pelo menos precisamos ajudar os pais a apoiá-los”.
Precisamos ajudar os pais a apoiar seus filhos.

| 23/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – Os pregos na cerca

Neste episódio, Bárbara e Babica usam uma metáfora de um pai e seu filho para falar sobre como as palavras têm poder de deixar marcas profundas depois de serem ditas. Podemos moldar o mundo ao nosso redor com nossas palavras e ações, então é importante escolher moldar algo positivo.

| 20/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 72 – A Mentira

Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre a mentira, mostrando que apesar de ser algo feio de se fazer, muitas vezes as pessoas mentem. A mentira é muito complicada, devemos tentar sempre falar a verdade. Mas às vezes, é até necessário mentir. Depois que você ouvir e aprender como a coisa funciona, responda a pergunta: Você já contou mentiras?

| 13/02/2024 - Luciano Pires
O que é um “bom” número de downloads para podcasts?

A Omny Studio, plataforma global na qual publico meus podcasts, começou  a publicar dados de benchmarking em 2021, com o objetivo de abordar a pergunta sempre presente na mente de todos os editores de podcast – “O que constitui um ‘bom’ número de downloads?” Em 2022, expandiram os dados para incluir diferentes países. Separei alguns dados de 2023.

| 12/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 610 – Siga Los Pájaros!

As decisões triviais que tomamos podem ir muito além do que conseguimos perceber, influenciando não só a nossa vida, mas também a de outras pessoas, e até mesmo mudando o rumo da história. 

| 09/02/2024 - Luciano Pires
LíderCast 308 – Kathia Alves

No episódio de hoje temos Kathia Alves, uma paulistana que se vê grávida aos 16 anos e precisa se virar. Mesmo sem terminar o segundo grau, começa uma jornada de empreendedorismo, na base da tentativa, erros e acertos. No meio do caminho, Kathia tem contato com o programa Empretec do Sebrae e, mais à frente, com um curso de gestão da Fundação Getúlio Vargas. Pronto! Hoje ela é CEO da VIP Solutions, empresa de tecnologia de voz em nuvem, que se prepara para integrar a Inteligência Artificial a seus processos. Uma história de empreendedorismo à brasileira, daquelas que a gente gosta de contar.

| 01/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 911 – Idioters fazem influencers

Recorro a um texto de Rubem Alves citando Schopenhauer: “No que se refere a nossas leituras, a arte de não ler é sumamente importante. Essa arte consiste em nem sequer folhear o que ocupa o grande público. Para ler o bom, uma condição é não ler o ruim: porque a vida é curta e o tempo e a energia escassos… Muitos eruditos leram até ficar estúpidos.”

Pois é. A arte de escolher aquilo que você não quer saber. A arte de perceber que você precisa criar filtros para se proteger daquilo que não presta. Até para abrir espaço para o que presta, sacou? A arte de não dar espaço pra quem fala merda. O nome disso é liberdade… Este episódio foi inspirado por outro láááááá de 2017, chamado “A arte de falar merda”.

| 31/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 307 – Thiago Ferraz

Hoje o convidado é o mineiro Thiago Ferraz, um engenheiro civil que, depois de duas décadas construindo casas, descobre sua verdadeira vocação: construir relacionamentos. Thiago se formou como psicanalista, para se transformar num coach de relacionamentos, orientando as pessoas como fazer para conseguir um amor. Veja bem, não é “como conquistar outra pessoa”, mas como amar outra pessoa. Uma conversa fascinante sobre um tema que merece um episódio muito maior.

| 25/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A Lenda dos Tambores Africanos

Bárbara e Babica contam uma lenda originária da Guiné-Bissau, que explica de onde teriam vindo os tambores africanos: da Lua!
Uma lição sobre respeto aos compromissos que assumimos e de como mesmo nas situações mais difíceis podemos encontrar maneiras de criar coisas especiais.

| 23/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 607 – Fábrica de Otários

No início de suas carreiras, Daniel Khanenman e Amos Tversky trabalharam em diferentes ramos da psicologia: Kahneman estudou a visão, enquanto Tversky estudou a tomada de decisão. Em seus estudos, eles mostraram que, em ambos os domínios, os seres humanos dificilmente se comportam como se fossem estatísticos treinados ou intuitivos. Em vez disso, seus julgamentos e decisões se desviam dos modelos econômicos idealizados. As coisas não são como são, mas como as pessoas acham que são.

| 19/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 306 – Renato Scarpin

Hoje trazemos Renato Scarpin, formado em engenharia, mudou para o mundo das artes cênicas ao se apaixonar pelas coisas do teatro. Fez minisséries e novelas na Record, SBT, Globo e Band e no teatro, realizou inúmeros trabalhos como ator, autor e diretor. Ficou 10 anos em cartaz com o monólogo cômico de sua autoria “Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca”, com o qual fez mais de 1.100 apresentações pelo Brasil. Uma conversa sobre artes, cultura, os bailes da vida e o público que queremos ter.

| 18/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 909 – O efeito do esquecimento

Em um discurso de 2002, o escritor Michael Crichton criou o termo “Efeito de Amnésia de Gell-Mann” para descrever o fenômeno em que especialistas leem artigos dentro de suas áreas de expertise e percebem que estão cheios de erros e mal-entendidos, mas aparentemente esquecem essas experiências ao ler artigos nas mesmas publicações sobre tópicos fora de suas áreas de expertise, os quais consideram confiáveis.

| 17/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A história do Ubuntu

Neste episódio, Bárbara e Babica recorrem a uma historinha africana para falar que se ajudarmos e cuidarmos uns dos outros, todo mundo fica mais feliz e a vida fica melhor para todos. A história do Ubuntu fala sobre valores como cooperação, igualdade e respeito.

| 16/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 606 – Broken Windows

Quem me acompanha conhece o conceito do Broken Windows (Janelas Quebradas), que apresentei no Cafezinho 68. Pequenos desleixos levam a desleixos maiores. Pequenos crimes levam a crimes maiores. Pequenas sacanagens levam a sacanagens maiores. Faz parte do espírito humano.
Deixei o título em inglês por causa do “Windows”, que logo nos remete à internet. Quero falar das janelas quebradas da internet

| 12/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 305 – João Paulo Picolo

O convidado de hoje é João Paulo Picolo, que tem mais de 20 anos de experiência no setor de feiras e exibições. Trabalhou no Transamerica Expo Center, Informa Exhibitions e Reed Exhibitions, quando ampliou sua visão de mercado e adquiriu experiência em diferentes setores. Após a primeira passagem pela NürnbergMesse Brasil, de 2005 a 2009, João Paulo Picolo retornou à empresa em 2016, agora como CEO. João Paulo reposicionou a subsidiária brasileira da NürnbergMesse entre as principais organizadoras de feiras do mercado. Uma conversa sobre marketing, gestão e o jeito do brasileiro trabalhar.

| 11/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 907 – Conspiradores – revisitado

Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência. 

Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.

| 03/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – O Menino e o Lobo

Neste episódio, Bárbara e Babica recontam a fábula do Menino e o Lobo para falar da mentira e da importância de construir e manter credibilidade. Um tema importante para começar o ano!

| 02/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 604 – Não desista!

“O que cria um influencer é a quantidade de idioters” é a frase de uma das mais novas camisetas da loja Café Brasil. O quer dizer isso? Que um youtuber falando merda para 2 milhões de seguidores, só sobrevive porque tem 2 milhões dando-lhe ouvidos. A culpa não é do Youtuber, que está entregando aquilo que seu público quer. E o mesmo vale para a música, literatura, cinema, jornalismo…

| 29/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 603 – O ignorante

A ignorância é geralmente vista como algo negativo, mas existem situações em que ela pode ter vantagens. Por exemplo, evitar o estresse e a ansiedade quando conhecemos certas informações. Se uma pessoa é ignorante sobre um problema global complexo, ela pode não se preocupar com isso e levar a uma vida mais tranquila e despreocupada.

| 22/12/2023 - Luciano Pires
LíderCast 301 – Marcio Brant

Márcio Brant é CEO e fundador da WEPOD, produtora de conteúdos focada na inteligência em podcast para grandes marcas. Márcio é produtor musical há 15 anos e membro da Latin Grammy Academy. Vem se dedicando também a impulsionar e acelerar várias carreiras independentes e já estabelecidas, através da aprendizagem e de uma metodologia própria de gerenciamento de carreira artística. Além disso, tem experiencia acadêmica de 20 anos nas áreas de Sound Design para Animação, Games, Marcas e Cinema.

| 14/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 601 – Os ladroezinhos

Acabo de ler um post no Linkedin dando conta de que todo mundo no mundo do SEO no Twitter estava falando sobre algo interessante:
Uma empresa deu um jeito de roubar uma quantidade enorme de tráfego dos seus concorrentes, tipo 3.6 milhões de visitas!
E a discussão que se segue é técnica, com gente elogiando e gente criticando a questão técnica. Ninguém está nem aí para a questão moral.

| 08/12/2023 - Julio Bessa
LíderCast 300 – Wagner Yamuto

No episódio de hoje trago Wagner Yamuto, CEO do Matraquinha, aplicativo de comunicação alternativa para ajudar crianças e adolescentes com autismo. Wagner é fundador da Adoção Brasil, uma plataforma para orientação de pretendentes à adoção de crianças e adolescentes. Nossa conversa fala sobre a adoção, que é uma missão à qual algumas pessoas se dedicam. Falamos de autismo e do projeto da Matraquinha, que merece estar na vitrine de qualquer um que se preocupe com o próximo.

| 07/12/2023 - Julio Bessa
Cafezinho 600 – Falando merda

Obrigado a você que tem prestigiado meu cafezinho. Aqui é um esforço diário para não falar merda. Não porque eu seja melhor que os outros. É porque eu respeito profundamente a sua inteligência.

| 01/12/2023 - Luciano Pires
LíderCast 297 – Dr. Francisco Cardoso

O convidado de hoje é o Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves, médico infectologista que tem atuação majoritária na área clínica em doenças clínicas, infectocontagiosas, parasitárias e tropicais além de diagnóstico médico em geral.

| 16/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 296 – Renato Arakaki

No episódio de hoje temos Renato Arakaki, que é fundador e CEO da BTC – Business Training Company. Renato é um engenheiro que, muito cedo, se apaixonou pelos processos de ensino. E das aulas informais que ministrava para alunos da USP, tirou a inspiração para criar uma empresa capaz de ministrar conteúdo de alto nível nas áreas de gestão com foco no Mercado Financeiro, Consultorias Estratégicas e Trainees.

| 09/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 899 – A Torre de Babel

A Torre de Babel é um modelo clássico de orgulho humano e retribuição divina, arrogância escrita em pedra e depois um agente de divisão e incompreensão que vai muito além da mitologia. Ela enfatiza a crença de que Deus pode castigar a arrogância e a busca de poder. É uma das histórias mais conhecidas da Bíblia e tem sido interpretada e adaptada de várias maneiras ao longo do tempo. É a partir dela que, no episódio de hoje, falaremos de comunicação, autoconfiança, arrogância e poder.

| 08/11/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 64 – Ganância e Ambição

Neste episódio, Bárbara e Babica falam da diferença entre ganância e ambição,e explicam como é importante ter ambição na vida para conseguir conquistar nossos sonhos.

| 07/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 596 – A mentalidade de rebanho

Na década de 1950, o psicólogo Solomon Asch conduziu o Experimento de Conformidade de Asch, onde formava um grupo de 7 a 9 alunos. Exceto um, todos eram cúmplices do pesquisador. A cada um deles foram mostradas linhas desenhadas num cartão, para que indicasse qual linha era maior. Embora a resposta correta fosse claramente evidente, os cúmplices apontavam a resposta errada. O sujeito que não era cúmplice sentia uma forte pressão do grupo para adotar a mesma opção errada, mesmo contra sua lógica. Cerca de um terço dos participantes reais escolheu a resposta errada, porque queria se encaixar no grupo. Isso passou a ser chamado de mentalidade de rebanho.

| 03/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 898 – Pé no saco.

Cara, como está difícil a vida em sociedade… Os padrões de qualidade caíram em tudo, de produtos a prestação de serviços. Tudo é meia-boca, meio-feito, meio-bom. A única coisa que cresce e se torna cada vez mais eficiente é o povo que reclama, que sabe de tudo, que não respeita hierarquia. Eu acho que estamos emburrecendo, e o que mais vejo por aí é gente pé no saco. Será que você é um? Ou talvez eu seja um?

| 01/11/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 63 – Orfeu e Eurídice

Neste episódio, a partir da história mitológica de Orfeu e Eurídice, Bárbara e Babica falam sobre compromissos, priorização, procrastinação e a diferença entre o urgente e o importante.

| 31/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 594 – Da indignação ao desprezo

É impressionante como gostamos de frivolidades, não é? Pode ser pela busca por entretenimento e escape das pressões da vida cotidiana. Pode ser a necessidade de conexão social pelo compartilhamento de interesses comuns. Pode ser influência da cultura da mídia que valoriza notícias sensacionalistas. Pode ser pela facilidade de consumo desse tipo de conteúdo. O atrativo da novidade. A pressão social para se manter informado sobre certos tópicos. O fascínio pela vida de outras pessoas. Aspectos psicológicos que estimulam emoções imediatas. E pode ser pela escassez de tempo em vidas ocupadas.
Não haveria nenhum problema se equilibrássemos esse interesse pela frivolidade com conteúdos que promovem crescimento pessoal e aprendizado. Mas…

| 20/10/2023 - Luciano Pires
Think tanks
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Think tanks   “O trabalho dos think tanks é de extrema importância para que os gestores recebam informações úteis, confiáveis e plausíveis sobre diversos recortes no conjunto da sociedade, entendendo quais políticas públicas funcionam e quais alternativas são possíveis na comparação com o que está sendo executado.” Margaret Tse   Participei, nos dias 13 e […]

| 18/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Palestra E-se?

Em 2016 subi ao paco do Epicentro para mais uma de minhas palestras. Levei uma chamada SNAP, onde trato da brevidade da vida e como um acontecimento inesperado pode mudar tudo. No final presto uma homenagem a um fã e quase não consigo terminar a palestra, engasgado de emoção. Assista, é bem curtinha. 

| 08/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 592 – Fuja dos zumbis

A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.

| 06/10/2023 - Luciano Pires
O extraordinário legado de Walt Disney
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O extraordinário legado de Walt Disney  “Nada define com tanta visibilidade os parques da Disney como a cordialidade e o comprometimento dos nossos membros do elenco ao longo dos anos e a apreciação que os convidados sentem pelo modo como são tratados.” Michael Eisner   “Gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”  “A vida […]

| 04/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 894 – Dezessete e setecentos

A matemática é uma ferramenta poderosa que ajuda as crianças a se destacar em outras áreas acadêmicas e a resolver problemas matemáticos. Mas ela também desenvolve a saúde mental e muitas outras habilidades, como pensamento espacial, raciocínio lógico, análise crítica, raciocínio concreto e resolução de problemas. Legal, né? Pois é… mas você não sabe nem fazer a conta do troco…

| 04/10/2023 - Luciano Pires
Café² – Live com Christian Gurtner

O Café², live eventual que faço com o Christian Gurtner, está no Youtube também

| 01/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 892 – Na Dama de Ferro TV

O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.

| 20/09/2023 - Luciano Pires
O potencial dos microinfluenciadores

O potencial das personalidades digitais para as marcas já foi evidenciado. Mas muita gente ainda acredita que o marketing de influência só pode ser realizado por meio de perfis que possuem milhões de seguidores, que custam o olho da cara. Estão enganados.
Os microinfluenciadores, também conhecidos como microinfluencers, que possuem entre dez mil e cem mil seguidores nas plataformas de mídia social, são uma alternativa inteligente e real.

| 19/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 891 – Indícios Probatórios

No episódio anterior falamos da necessidade da comunicação clara. E hoje continuamos nessa pegada. O mundo moderno nos desafia com complexidades e informações incessantes, tornando a clareza na comunicação mais valiosa do que nunca. Mas há uma linha tênue a ser observada: é fundamental ser simples, mas não ser simplório.

| 13/09/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A Flecha Errante do Imperador

Neste episódio, usando um conto chinês, Bárbara e Babica falam sobre aceitar que somos humanos, portanto, falíveis. Que temos de entender que todos erram , sermos humildes para aceitar os erros e, principalmente, aprender com eles.

| 12/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 588 – A IA vai lhe atropelar

Ser ou não ser… O termo “ser” é um verbo que desempenha um papel fundamental na linguagem e na filosofia. Ele é usado para indicar a existência, identidade e características de entidades, sejam elas objetos físicos, seres vivos, conceitos abstratos ou estados. “Ser” também pode ser usado para expressar a natureza, estado ou condição de algo.
Mas nos dias de hoje, parece que deixamos para trás o “ser humano”, em benefício do “ser artificial”, em todos os âmbitos do termo “artificial”.

| 08/09/2023 - Luciano Pires
LíderCast 288 – Virginia Planet

Hoje trazemos Virgínia Planet, que é psicóloga, empresária e palestrante, fundadora da primeira “escola de sentimentos” do Brasil. Virginia acredita que o autoconhecimento é o caminho para uma jornada leve e feliz. E falar de sentimentos é tão importante quanto falar de resultados. Virginia começou a estudar sobre felicidade em 2015, quando nasceu a semente da House of Feelings, empresa que cuida de mentes e corações das pessoas.

| 07/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 890 – Communicare

A comunicação é uma parte essencial de nossas vidas e desempenha um papel crucial em nossos relacionamentos e interações. Mas muitas vezes, assumimos que o que dizemos é entendido exatamente como dissemos por quem nos ouve. No episódio de hoje destacaremos as nuances da comunicação e ofereceremos dicas importantes sobre como a mensagem enviada nem sempre é a mesma que a mensagem recebida.

| 06/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 587 – Os livros e eu

Você também tem um cantinho de leitura onde seus livros reinam? E está cansado das prateleiras de livrarias cheias de bestsellers que não trazem nada de substancial? Biografias de adolescentes de 40 anos, reflexões de influencers saídos das fraldas, motivação barata, fórmulas mágicas de gurus de araque, temas requentados com rótulos marqueteiros e mais uma porção de bobagens.
Procura um lugar onde os livros são escolhidos com cuidado e dedicação?
Então aceite as boas-vindas à Livraria Café Brasil, um santuário literário que vai além do convencional!

| 01/09/2023 - Luciano Pires
Leitura e repertório
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Leitura e repertório “Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Pedro Bom Jesus   Entre outras coisas, aproveitei o fim de semana para ler o relatório de atividades de 2022 do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, um think tank que completou 35 anos no ano […]

| 23/08/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 888 – Inteligência Artificial Natural

As máquinas têm superado os seres humanos em tarefas que antes eram consideradas necessárias para a inteligência, como multiplicar números de vários dígitos. E aos poucos estão sofisticando suas capacidades. A questão é quando e de que maneira a inteligência artificial substituirá mais aspectos da inteligência humana. Ou não substituirá? Teremos um dia uma Inteligência Artificial Natural?

| 23/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – O Burro Juiz

Neste episódio, Bárbara e Babica recontam uma história escrita por Monteiro Lobato, que mostra como quem nasce burro, não importa a roupa que tenha, morre burro. Essa fábula mistura elementos de contação de histórias com um toque humorístico e reflexivo, abordando temas como justiça, imparcialidade e preconceitos.

| 22/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 55 – O poder dos livros

Neste episódio, Bárbara e Babica contam a história dos livros, partindo das tábuas de argila, dos papiros e dos pergaminhos da antiguidade, passando pela revolução da prensa tipográfica de Gutenberg e chegando até os dias de hoje. Os assinantes recebem uma recomendação de alguns livros clássicos.

| 15/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 886 – A arte de ouvir

Você que curte os podcasts raiz é alguém que sabe muito bem o valor que o áudio tem, não é? O áudio provoca emoções e nos estimula de formas que vão muito além do entretenimento em si.

| 09/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 54 – Monteiro Lobato

Neste episódio, Bárbara e Babica apresentam José Bento Renato Monteiro Lobato, que foi um famoso escritor e editor brasileiro, reconhecido como um dos pioneiros da literatura infantil no país. E proveitam para dar uma passadinha pelo Sítio do Pica Pau Amarelo.

| 08/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 583 – O Home Theater

Sua mente desempenha conforme o alimento intelectual que você dá a ela. O hardware você já tem, dentro do seu cérebro. Ele é capaz de reproduzir sons e imagens na qualidade que você o alimentar, entendeu? Você tem o equipamento natural que precisa para ter a visão mais clara, real e acurada do mundo.

| 04/08/2023 - Luciano Pires
LíderCast 284 – Jhon Cunha

O convidado de hoje é Jhon Cunha, um maranhense que cai no mundo para se tornar um empreendedor e depois um treinador de vendedores. Jhon fala de sua jornada de conhecimento, que começa na prática do trabalho diário, aos 8 anos, já atendendo o público, e chega até a descoberta dos clássicos da literatura como fonte de repertório para quem quer aprender a lidar com pessoas.

| 03/08/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Humor de gênio dispensa palavras

Jerry Lewis foi um famoso ator, comediante, diretor e produtor de cinema norte-americano. Ele nasceu em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, e faleceu em 20 de agosto de 2017, em Las Vegas, Nevada. Jerry era conhecido por sua habilidade excepcional na comédia física. Ele usava expressões faciais exageradas, gestos engraçados e movimentos corporais cômicos para arrancar risadas do público. Seu estilo muitas vezes envolvia situações engraçadas e trapalhadas físicas, que se tornaram sua marca registrada.

| 02/08/2023 - Luciano Pires
Mundo complexo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Mundo complexo “Vivemos a era pós-industrial. Neste mundo o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores. Ao homem cabe uma tarefa na qual é insubstituível: ser criativo, ter idéias.” Domenico de Masi   Grandes intérpretes, de tempos em tempos, criam expressões para definir a época em que estão inseridos e as […]

| 01/08/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 582 – Avra Kedavra

Como palestrante, aprendi que não são apenas as palavras que usamos quando falamos, é a maneira como as usamos que cria a magia do grande palestrante. As palavras têm poder, que cresce ainda mais dependendo de quem as pronuncia.

| 28/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 884 – A corrosão do consenso.

A temperatura das discussões políticas, ideológicas e sociais no Brasil continua alta, com grupos se radicalizando em torno da defesa de seus pontos de vista. Mas vivemos numa sociedade múltipla, que deveria permitir a convivência de ideias distintas. Ou melhor, deveria promover essa convivência. E para isso é preciso entender quais são os pontos de conflito. Vamos a eles hoje.

| 26/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 883 – Os negacionistas

Nos últimos tempos tem ficado cada vez mais complicado dar uma opinião contrária àquilo que uma certa elite determina que é o consenso. Não importa se é mesmo consenso, importa que haja uma percepção da sociedade de que aquilo é consenso, mesmo que seja só uma narrativa. Que nem precisa estar bem amarrada. O que vale é o grito, sacou? O que vale é a narrativa. E aí, os dissidentes viram negacionistas…

| 19/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 580 – O súdito Ideal

Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.

| 14/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 281 – Dennis Penna

Hoje o convidado é Dennis Penna, fundador da Polo Palestrantes, uma das principais agências de palestrantes do Brasil. Dennis também fundou o Talks Aprendizado Continuo, um inovador modelo de Clube de Treinamentos, que proporciona para as pequenas empresas treinamento de qualidade e continuado com os melhores palestrantes do Brasil. É também fundador da MinhaPalestra.Online, plataforma para transmissão online de palestras ao vivo, de forma segura, controlada e profissional, e Sócio fundador do SpeakerCast, startup que conecta palestrantes e contratantes se forma simples, eficiente e sem intermediários.

| 13/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 882 – O público decente

A vida do autor independente no Brasil é uma dureza, cara. Aliás, a vida de qualquer brasileiro é uma dureza, não é? Mas quem se mete a trabalhar com produtos culturais, sem jogar a regra das grandes organizações, sem ter dinheiro do estado, enfrenta um bando de leões por dia, cara. Tudo é inho, nada é ão. A gente bate cabeça, trabalha, se esforça e no final do dia é um inho. Pequenininho…pouquinho… E a turma pergunta: Luciano, mas você vai continuar fazendo livros?

| 12/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 579 – Não creia em seus olhos

O comercial da VW que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a IA, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar o Tom Cruise ou da da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas…

| 07/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 280 – João Gonçalves

No episódio de hoje temos João Gonçalves, executivo digital com ampla experiência em Marketing e Operações para start-ups, empresas digitais e modelos de marketplace.

| 06/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 881 – Material nóis

Durante a pandemia nos anos recentes, pudemos observar como é complicado lidar com informações sobre os riscos que enfrentamos. Todos queremos respostas, e para isso recorremos aos cientistas, especialistas e técnicos, esperando que eles tragam a luz. Mas os cientistas carecem de normas sobre por que e como devem comunicar o risco ao público. O resultado é que temos Youtubers, jornalistas e curiosos assumindo esse papel. Só pode dar confusão, não é? E se você manifesta dúvida, eles apelam para o cientificismo. E aí cara, ai de você…

| 05/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 578 – Esculhambando Hannah

A filósofa alemã Hannah Arendt, investigou os regimes extremos como o nazismo e o stalinismo em sua obra “Origens do Totalitarismo”. Hannah enfatizou a ideia da pluralidade, reconhecendo a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e argumentou que a política é um espaço onde todos têm voz, apesar das diferenças. E agora é usada para legitimar a censura.

| 30/06/2023 - Luciano Pires
LíderCast 279 – Thiago Concer

No programa de hoje, trago meu conterrâneo Thiago Concer que, de vendedor para representante comercial até gerente comercial em diversas empresas do segmento de comunicação e eventos, tornou-se um dos principais treinadores de profissionais de vendas do Brasil. Thiago criou a OSV – Orgulho de ser vendedor, como um movimento de profissionalização e valorização da profissão de vendedor em todo o território nacional. Em seguida, foi um dos criadores do Sales Clube, uma imersão para gestores de equipes comerciais crescerem e se tornarem verdadeiras máquinas de dinheiro. Um papo sobre vendas, mas de um jeito que não se papeia por aí. Na verdade, quando se juntam dois bauruenses, o que sai é prosa.

| 22/06/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – A Importância do Entimema (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Há uma grande importância prática no ENTIMEMA, pois nele, uma proposição — mais frequentemente a premissa MAIOR (P) — está apenas implícita, e por isso é mais provável que seja DESCUIDADAMENTE TOMADA COMO VERDADEIRA, sem um exame, tornando-se fonte de erro e de raciocínio falacioso. Ou aquela mentira que nem notamos porque parece verdade – […]

| 21/06/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 879 –  O Realismo esperançoso

Ter uma visão otimista da realidade é benéfica porque contribui para o bem-estar emocional, fortalece a resiliência, melhora a saúde física, promove relacionamentos positivos e aumenta a autoconfiança e a motivação. É isso que faz o otimismo que nos ajuda a enfrentar desafios com uma atitude positiva e aproveitar as oportunidades da vida. Mas cara, como é que faz pra ser um otimista sem ser um otário, hein?  Um boca aberta. Olha, eu vou apresentar a você hoje aqui, o realismo esperançoso.

| 21/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 576 – A vicose

Criei uma sigla para a fórmula para se obter audiência nas mídias: vicose.  Vi, de violência, Co de constrangimento e Se de sexo. Vicose. Mostre violência, pessoas em situações constrangedoras e sexo e você atrairá milhões de seguidores. É assim desde antes de descermos das árvores.

| 16/06/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
LíderCast 277 – Eugênio Mussak

No episódio de hoje temos Eugênio Mussak, que já foi considerado pelas revistas Veja e Exame como um dos palestrantes mais requisitados do país. Eugênio é diretor científico da Associação Brasileira de Recursos Humanos e integrante do comitê de criação do CONARH – Congresso Brasileiro de Recursos Humanos. É um dos editores da Revista Vida Simples, que trata sobre sobre comportamento, autor de um best seller chamado Metacompetências e um papo excelente, que discorre com humor e conhecimento sobre liderança e comportamento humano. Dois profissionais experientes falando daquilo que nos move: tratar o tempo sob o olhar de Kairós.

| 08/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 574 – Vai dar merd@

Temos um viés negativo, que faz a gente dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. E além do viés negativo, temos um viés de atenção. Damos mais atenção às coisas negativas do que às positivas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono por causa dos 5% negativos.

| 02/06/2023 - Luciano Pires
LíderCast 276 – Augusto Diegues

O convidado do episódio de hoje é Augusto Diegues, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado publicitário. Augusto é diretor executivo na Flag Comunicação, agência que faz parte do Grupo ECI. Ele atendeu clientes de grande porte e de diversos segmentos, como Liberty Seguros, Pirelli, Tokio Marine Seguros, Nakata, Brink’s, Banco24Horas, Holcim Cimentos, Klabin, entre muitos outros. E, claro, a Dana, durante o período em que fui Diretor de Marketing. Uma conversa entre duas pessoas muito experientes em marketing, branding e comunicação, que não poderia terminar sem uma reflexão sobre o que nos aguarda no futuro da comunicação com a Inteligência Artificial.

| 01/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 573 – Celebração à resistência

Acabo de lançar meu décimo livro. É o quinto como autor independente, sem contar mais três lançados por editoras, mas cujo controle eu assumi.  Ser um autor independente é emocionante, mas também é cheio de desafios.

| 26/05/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 45 – Você é curioso?

Neste episódio, Bárbara e Babica dão início a uma interessante reflexão sobre a importância da curiosidade, com algumas histórias da mitologia e apontando uma série de atributos que ajudam a desenvolver o espírito curioso que nos leva sempre mais longe.

| 23/05/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Silogismo MODO (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As formas A, E, I ou O (lembra delas?) das três proposições componentes CONSTITUEM (forma) o modo de um SILOGISMO. O modo é designado por essas letras dispostas em ordem DEFINIDA e CONVENCIONAL (ou seja, uma ordem escolhida antes e combinada como padrão por professor e aluno) Eis a ordem:  a premissa menor  a premissa […]

| 19/05/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 572 – Liberdade deletada

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”

| 19/05/2023 - Luciano Pires
LíderCast 274 – Ana Lucia Pita

A convidada do episódio de hoje é Ana Lucia Pita, que é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, pós-graduada em Semiótica da Marca pela ECA, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUCSP, pós-graduada em Estudos Portugueses pela Universidade de Lisboa e graduada em Letras e Filosofia pela PUCSP. A Ana Pita se especializou em Comunicação e Semiótica, Gestão da Marca, Gestão da Mudança e Inovação, Design Thinking, Formação de Multiplicadores, dentre outros temas. Nossa conversa navega pelo mundo das marcas, corporativas ou individuais e do impacto que a internet causou nas velhas fórmulas. E se já está complicado, imagina com a inteligência artificial chegando aí…

| 18/05/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – O professor arrogante

Uma pequena história que demonstra que quem acha que é mais que os outros só porque sabe um pouco mais sobre algum assunto, corre o risco de passar a vergonha.

| 16/05/2023 - Luciano Pires
George Orwell e o Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Presença de George Orwell “A luta em defesa da verdade objetiva ainda é fundamental e, embora Eric Blair tenha morrido em 1950, George Orwell continua bem vivo”. Alan Johnson Marcel Solimeo. economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, escreveu um artigo publicado pelo Diário do Comércio intitulado Instituições e anomia, destacando a importância do respeito […]

| 09/05/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 570 – A nota é DÓ!

Uma experiência de péssimo atendimento que me levou de volta às repartições públicas dos anos 70, quando vivíamos um inferno que já deveria ter sido ultrapassado. Não foi. E parece que vai piorar.

| 05/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 871 – A Crítica Nutritiva – Revisitado

Neste mundo onde todo mundo tem opinião, onde todo mundo se transformou em criador de conteúdos, o sub produto que mais apareceu foi a crítica. Todo mundo critica todo mundo. Mas afinal, como fazer uma crítica que valha a pena? Esta é uma revisita mais que necessária a um programa publicado originalmente em 2015. Prepara…

| 26/04/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 42 – Plantando mentiras

Neste episódio, Bárbara e Babica falam de como as informações sobre o Agro precisam ser cuidadosamente recebidas. Há muita mentira publicada, e é preciso compreender como funciona o processo de investigação científica.

| 25/04/2023 - Luciano Pires
O palestrante Uber Black

Tenho observado muito a quantidade de gente que se acha palestrante e acabei criando a classificação Palestrante Uber. Tem palestrante X e tem palestrante Black.

| 22/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 270 – Rafael Mendes

No episódio de hoje temos Rafael Mendes, que é Head de conteúdo na Receita Previsível® e Cofundador e CEO da RP Trader®, maior startup de prospecção e vendas B2B do Brasil. Rafael utiliza métodos inspirados no modus operandi do Vale do Silício para terceirizar a etapa de prospecção de vendas e participou de projetos de terceirização em setores como tecnologia, farmácia, biotecnologia, varejo, logística, serviços, publicidade entre outros. Hoje conta com uma equipe com mais de 60 colaboradores. Além disso, é professor e curador de conteúdo na Conquer Edtech adquirida recentemente pelo Grupo Wiseup. Uma conversa sobre vendas num mundo que automatiza cada vez mais o contato humano.

| 20/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 870 – Papo com Leda Nagle

Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.

| 19/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 567 – O caso Escola Base

O caso Escola Base, ocorrido em 1994, é um marco da irresponsabilidade da imprensa na divulgação do que hoje é chamado de “fake news”. O Brasil foi tomado durante semanas por uma sucessão de notícias que apontavam abusos de crianças em idade pré-escolar, numa pequena escola de São Paulo. O caso virou escândalo nacional e com o tempo, provou-se que os denunciados eram inocentes. Mas o estrago estava feito.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 269 – Rossandro Klinjey

No episódio de hoje trago Rossandro Klinjey, que é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Rossandro é autor de vários de livros, sendo os mais recentes, As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Nossa conversa trata de comportamento, de educação, da vida em sociedade em tempos caóticos. Um baita papo.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 869 – Coincidentia Oppositorum

Existe um termo em latim que se traduz como “coincidência de opostos” ou “unidade de opostos”. É o COINCIDENTIA OPPOSITORUM, um conceito filosófico que descreve a união de princípios ou qualidades opostas ou contraditórias. Este conceito pode ser encontrado em várias tradições filosóficas, espirituais e místicas ao longo da história e serve pra ajudar a gente a entender a loucura que tomou conta do mundo.

| 12/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 868 – Siência, siência, siência

O método científico é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para se obter conhecimento empírico, baseado na observação e na experimentação. Não podemos abrir mão do método científico, pois ele é a maneira mais confiável e sistemática de se obter conhecimento sobre o mundo. Através da utilização do método científico, podemos testar hipóteses, coletar dados de forma objetiva e analisar esses dados para chegar a conclusões baseadas em evidências. Mas e quando a ciência passa a ser instrumento para manipular nossas cabeças?

| 05/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 267 – Rafael Soares

No episódio de hoje temos Rafael Soares, empreendedor desde quando essa palavra não existia. Uma história sensacional de um batalhador que, de vendedor de sanduíches na praia, se torna dono de uma franquia de mídia que cresce a taxas absurdas. Rafael mostra que ser um inconformado é o primeiro passo para quem quer fazer acontecer. Baita papo.

| 30/03/2023 - Luciano Pires
LíderCast 266 – Bruno Scartozzoni

Hoje temos Bruno Scartozzoni, que há mais de 15 anos trabalha com sorytelling, um conjunto de técnicas normalmente utilizado pela indústria do entretenimento, para treinar pessoas na nobre arte de contar histórias. A humanidade evoluiu assim: contando histórias, e dominar essa técnica nunca foi tão importante como nos dias de hoje, pois num mundo cada vez mais poluído de informação, uma boa história é capaz de capturar a atenção, transmitir a mensagem certa, gerar engajamento e agregar valor. Uma conversa animada entre dois fãs do cinema, que trabalham com a mesma matéria prima: encantar as pessoas.

| 24/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Beautiful day

Uma canção do cantor gospel jamaicano Jermaine Edwards, chamada “Beautiful Day”, que é uma música sobre os pontos negativos e positivos que enfrentamos todos os dias, se transforma numa ferramenta de conexão inesperada entre uma criança jamaicana , um músico sul-africano e nossos corações.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 262 – Celso Grecco

No episódio de hoje temos Celso Grecco, um velho conhecido que, do mundo da propaganda e da promoção, parte para trabalhar com temas como Desenvolvimento Social e Propósito, já tendo ajudado centenas de organizações sociais e empresas a desenvolverem programas e projetos que transformaram vidas. Celso atuou em países como Inglaterra, Portugal, África do Sul, Estados Unidos e Jamaica. Em 2008, recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York. Uma conversa leve sobre convicção, conveniência e constrangimento. Ouça que você entenderá.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 862 – Conversa paralela

Luciano Pires foi convidado para participar do podcast Conversa Paralela, produzido pela Brasil Paralelo, com apresentação de Lara Brenner e Arthur Morisson. Uma conversa focada na importância e impacto da mídia, mas que aborda outras questões fundamentais sobre a vida em sociedade. Você ouvirá o áudio dessa conversa.

| 22/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 261 – Paula Schmitt

No episódio de hoje temos a jornalista e escritora Paula Schmitt, que tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção “Eudemonia” e do de não-ficção “Spies”. Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Hoje publica seus textos no Poder 360 e na revista Oeste.
Paula pratica um jornalismo que não existe mais, aquele que teima em ir contra a corrente, com investigação profunda e sem medo de opinar. Uma conversa muito interessante sobre o poder e a responsabilidade da mídia, a sociedade e… liberdade.

| 16/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 558 – Quem é o seu dono?

Mais de 20 anos atrás, tomei a decisão de ser orgulhosamente um independente. Com minhas plataformas próprias, usando redes sociais para fazer marketing exclusivamente. Sem depender delas, sem ficar na sombra de uma grande marca, sem depender da estrutura de um terceiro para sobreviver.

| 10/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 260 – Helder Peixoto

No episódio de hoje trago um velho e querido amigo, Helder Peixoto, que é um dos donos da Casa de Vídeo, uma produtora que está no mercado desde os anos noventa. Conversamos sobre esse mundo da produção de eventos, das dificuldades para sobreviver num segmento que passou por diversas crises e por uma revolução tecnológica. Pitadas sobre liderança, conquista de clientes e algumas reminiscências fazem deste um papo nutritivo.

| 09/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 859 – OesteCast

Fui convidado para participar do OesteCast, o podcast da revista Oeste, apresentado por Dagomir Marchezi e Cristyan Costa. O Dagomir tem mais ou menos a minha idade, então foi uma conversa repleta de referências, falando sobre a mídia, o Brasil cultura popular e muito mais.

| 01/02/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 32 – Conhece-te a ti mesmo

Ter um caráter forte é algo que todo mundo deveria desejar. Precisa de força de vontade e de bons valores para se manter sendo verdadeiro, pois todo dia a gente tem um monte de desafios. Neste episódio, Bárbara e Babica vão conversar sobre a importância do auto-conhecimento como primeiro passo para a construção de um bom caráter. 

| 31/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/01/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 31 – Como se faz um super-herói

Neste episódio, Bárbara e Babica apresentam as sete características para se tornar um super-herói. 

| 24/01/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 555 – Pirataria ou democratização

Qual a responsabilidade da audiência na revolução das mídias? Só recevber conteúdo ou fazer parte do processo de produção e distribuição?

| 20/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 257 – José Luiz Tejon

No programa de hoje tenho a satisfação de trazer meu amigo José Luiz Tejon, que é escritor, palestrante, professor, especialista sobre o agronegócio, colunista de várias revistas e emissoras. Tejon, aos 70 anos, continua inspirando muita gente com sua capacidade de superação e perspicácia para entender os rumos da sociedade. Tejon joga luz em diversas questões e, em alguns momentos, vira o perguntador do programa. Fascinante.

| 19/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 857 – Independência ou morte

Vivemos uma revolução das mídias, que tem mudado não só a forma como se produz e distribui informação, mas principalmente como a consumimos. E isso significa o aumento da responsabilidade sobre a análise e escolha da informação que vamos consumir. Mas muita gente ainda não percebeu isso.

| 18/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 856 – Tá na hora do Café Com leite

Quando criamos o Podcast Café Com Leite em 2022, tínhamos muitos sonhos. Um deles era ter músicas autorais para o programa, o que só foi possível no final do ano. E o episódio que apresentou a música ficou tão legal, tão curioso, que eu decidi trazer aqui para o Café Brasil. Prepare-se, é meio que uma aula de música, bicho, e vai grudar na sua mente.

| 11/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 255 – Maurício Nunes (A Toca do Lobo)

No episódio de hoje, temos Mauricio Nunes, músico, escritor, ator, jornalista, viajante e mais um milhão de coisas, entre elas, a página Toca do Lobo no Facebook.

| 04/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 26/12/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Silogismo Simples (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Como mencionado na lição anterior, vamos agora tratar de silogismo – que é o raciocínio mais associado à lógica.   Definição: O silogismo é um ATO DE RACIOCÍNIO pelo qual a mente percebe que, de uma relação entre duas proposições (chamadas PREMISSAS) que têm um termo em comum, necessariamente emergirá uma nova e terceira proposição […]

| 12/05/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – EDUÇÃO (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

EDUÇÃO é o processo formal de tornar explícito tudo o que está implícito em dada proposição; e por conta disto, a EDUÇÃO não é um avanço no conhecimento. Nisto difere radicalmente da DEDUÇÃO, da qual o SILOGISMO é a forma. comentário importante: quando é dito que a edução não é um avanço no conhecimento, o […]

| 23/04/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Conteúdo X Forma
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Conteúdo X forma: difícil equilíbrio   “Num evento científico, o fulgurante  jogo de luzes atropelou o que deveria ser uma serena discussão de ideias.” Claudio de Moura Castro   Na seção Espaço Aberto da edição do dia 3 de abril do jornal O Estado de S. Paulo, o economista Claudio de Moura Castro, que se […]

| 12/04/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – OPOSIÇÃO (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As PROPOSIÇÕES estão em oposição quando têm a mesma matéria, isto é, QUANDO TÊM O MESMO SUJEITO e o MESMO PREDICADO, mas diferem na forma, ou seja, em qualidade, quantidade ou modalidade ou em duas destas. Lembre que QUALIDADE se refere a proposições AFIRMATIVAS e NEGATIVAS; QUANTIDADE se refere a proposições TOTAIS ou PARCIAIS; e […]

| 07/04/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 815 – Redes sociais: bem ou mal?

Passar tempo nas redes sociais tornou-se quase um modo de vida para a maioria dos adultos – passando por vídeos de gatos fofinhos e danças malucas que prendem a atenção por horas… Mas será que é saudável que seus filhos tenham os mesmos hábitos, hein? E como você sabe se eles estão seguros nas mídias sociais? Existem alternativas? A reflexão de hoje é sobre esse tema e também para anunciar o nascimento do caçula da família Café Brasil: o Café com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 1 – Chicken Little

Uma fábula que nos ensina muito sobre como nos protegermos das fake news.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Assista aqui ao lançamento do Podcast Café Com Leite

Assista o evento de lançamento do Podcast Café Com Leite – o podcast para jovens que querem pensar.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 476 – Deixe de ser um obeso intelectual

Mostrando uma forma interessante de tratar do consumo de conteúdos que recebemos diariamente. É como se fosse um nutricionismo intelectual.

| 28/03/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 475 – O mal que espreita seus filhos

Tem gente demais interessada em manter o mal nas sombras.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 235 – Gilberto Lopes

Hoje a conversa é com Gilberto Lopes, o Giba, que é CEO da MyHelper, da Cuattro Trade Marketing, da PPR Digital e da Marco Marketing Brasil. Um empreendedor de primeira hora, com uma história admirável de superação. E que está impactando muitas vidas.

| 24/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Um Brasil que não existe mais

Prepare-se. São 12 minutos de um conteúdo que foi ao ar na MTV de um Brasil que não existe mais.

| 22/03/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – CONJUNÇÃO (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As RELAÇÕES das PROPOSIÇÕES são quatro: Conjunção; Oposição; Inferência (edução)* Silogismo * um aviso aos leitores que por acaso têm uma edição do Trivium da Ir. Miriam Joseph, há um erro de impressão que talvez confunda um pouco. No livro está escrito “dedução”. Ambas palavras têm o mesmo sentido, mas é bom avisar. Cada uma […]

| 21/03/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 234 – Danilo Cavalcante

Hoje o convidado é o Danilo Cavalcante, que se diz “Historiador por formação, doador de memórias por vocação.” Danilo tem realizado um trabalho intenso de criação e distribuição de conteúdo com temática liberal/conservadora, usando os recursos de redes sociais, cinema e o dia a dia para discutir os grandes e polêmicos temas e ideias que ocupam nossos dias. 

| 17/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 813 – No creo en brujas

Sempre observei as redes sociais em busca de padrões que me fizessem compreender as escolhas que as pessoas fazem. E tem sido fascinante. Uma das perguntas mais insistentes é por que tanta gente acredita em narrativas estúpidas e evidentemente mentirosas. É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 16/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual : Tempo de energia

Coisas boas, atraem coisas boas. Assim como gentileza, gera gentileza.

| 15/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 471 – Café Com Leite

Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.

| 11/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 233 – Flavia Zülzke

Flavia Zülzke é Head de Marketing, Branding, Comunicação e crescimento da Cultura Inglesa, e está coordenando uma mudança cultural provocada pela pandemia.

| 10/03/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – Introd. às Relações de Proposições Simples (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Desde os tempos de Aristóteles, reconhece-se que a LÓGICA e a RETÓRICA, como artes da composição, têm em comum a invenção e a disposição.   A invenção é a arte de DESCOBRIR MATERIAL PARA O RACIOCÍNIO ou DISCURSO.   A disposição é a arte de RELACIONAR ou ORDENAR com PROPRIEDADE O MATERIAL.   Na LÓGICA, […]

| 07/03/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 232 – Giovanna Mel

Hoje a convidada é Giovanna Mel, comunicadora e jornalista que tem se dedicado ao ensino da oratória. A conversa vai de comunicação à política, passando pela visão conservadora e muito mais.

| 03/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 467 – Chega de palminhas

O ato de compartilhar é um ato de generosidade. Não é um favor que você faz para quem originou o post, mas para as outras pessoas que vão acessá-lo. E isso implica numa tremenda responsabilidade.

| 25/02/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Conteúdo Proposicional e Símbolos Gramaticais (parte final)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O conteúdo proposicional pode ser simbolizado através de (1) uma frase declarativa simples, (2) de uma frase declarativa complexa, (3) de uma frase declarativa  COMPOSTA, ou ainda, em raras circunstâncias, por meio de (4) uma “não frase” . Agora que elenquei uma boa quantidade de possibilidades em que frases são construídas, vou buscar apresentar com […]

| 21/02/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Está chegando o Café com Leite!

Um podcast que trata o público infantojuvenil como cidadãos!

| 17/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 464 – Isto é um microfone

Isto é um microfone. Estar diante dele é um privilégio. Através dele eu vibro em conjunto com outro ser humano.

| 14/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Frases e Proposições (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Símbolos Gramaticais e Proposições Se uma proposição é simbolizada por uma frase, esta precisa ser uma FRASE DECLARATIVA. Uma frase não declarativa (ex. ordem, prece, desejo, pergunta ou exclamação) não pode simbolizar uma proposição, POIS NÃO É VERDADEIRA NEM FALSA; uma frase não declarativa expressa volição, não cognição, e, portanto, não tem STATUS na lógica, […]

| 07/02/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 462 – The Walking Deads

Talvez tenha chegado a hora do basta. E a partir de cima de horda do ódio, com a mesma virulência que ela utiliza.

| 07/02/2022 - Luciano Pires
LíderCast 228 – Bruna Torlay

Hoje a convidada é Bruna Torlay, professora de filosofia, diretora de conteúdo da Revista Esmeril e comentarista da rádio Jovem Pan. Uma conversa sobre cultura, política e sociedade que deve deixar uns aí nervosos.

| 03/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 806 – Não recuse imitações – Revisitado

Então… semana passada recebi uma daquelas notícias que tira a gente do centro, sabe? Quando um amigo se vai? Aquela notícia que faz a gente parar o que está fazendo para lembrar de momentos com saudades, para lamentar tudo aquilo que poderia ter sido feito com ele… mas não deu tempo. O programa de hoje recupera um Café Brasil de 2011.  E vai ser a minha homenagem ao meu amigo Alaor.

| 26/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 458 – Pedrinha no lago

Procure gente que valoriza o pensamento, que puxa para cima, que foca no que realmente importa. E jogue pedrinhas no lago.

| 24/01/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Predicáveis: Classificação e Números (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Os PREDICÁVEIS representam a mais completa classificação das relações que podem ser afirmadas DE UM PREDICADO. em relação a um sujeito, TANTO QUANTO as categorias (do ser) são a mais completa classificação do ser tal como é (estou falando das categorias metafísicas de Aristóteles, já tão faladas antes nestas lições) e do ser tal como […]

| 21/01/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
LíderCast 226 – Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer

No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.

| 20/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 805 – O Estupro da Mente

Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando:  é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….

| 19/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
O que é que seus filhos andam ouvindo?

Fomos buscar no acervo do Café Brasil conteúdo que ajude a garotada a se preparar para entrar no universo adulto. O da responsabilidade.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
A normose vai infectar seus filhos!

Para fugr da normose, a primeira coisa é expor nossas mentes a ideias distintas daquelas às quais somos expostos diariamente pelas mídias. Especialmente nossos filhos.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Formas Proposicionais A E I O (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As distinções apresentadas na lição anterior são as bases da CONCEITUAÇÃO e do MANEJO das proposições. Usando a qualidade, ou tanto a quantidade quanto a modalidade, como base, TODA PROPOSIÇÃO pode ser classificada como A, E, I ou O. Logo, temos as FORMAS (estruturas, modelos) A, E, I e O quantitativas – também chamadas categóricas […]

| 07/01/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Um pouquinho de história

Um pouquinho de história só para manter as coisas em perspectiva.

| 06/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 452 – Vai um cafezinho aí?

Começamos o ano com um cafezinho para o ntelecto e outro para o paladar!

| 03/01/2022 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Características das Proposições (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As PROPOSIÇÕES podem ser agrupadas por cinco características; e cada uma dessas se divide em duas classes. As cinco características são: a) referência à realidade, b) quantidade, c) qualidade, d) modalidade e, e) valor. Abaixo, uma exposição de cada uma delas. a) Referência à realidade: é a distinção FUNDAMENTAL, entre as proposições, é determinada pela […]

| 21/12/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 448 – O dito e o não dito

Eu não entendia como funcionava o pensamento de uma certa turma aí, mas agora, depois de ler Stephen Tyler e João Cabral de Melo Neto, penso que não são necessariamente desonestos, parte da quadrilha ou mal-intencionados.

| 20/12/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Proposições e sua Expressão Gramatical (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

DEFINIÇÕES E DISTINÇÕES Proposição e relação de termos. A proposição AFIRMA uma relação de termos. Em uma estrutura de palavras compostas de: um sujeito, uma cópula e um predicado. Os termos (sujeito e predicado) são a matéria da PROPOSIÇÃO; a cópula (termo restante) que relacionou os dois primeiros termos constitui a forma da PROPOSIÇÃO. Proposição […]

| 07/12/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 798 – Raciocínios Perigosos – Revisitado

O Café Brasil de hoje é a releitura de um programa de 2012, mas que se torna absolutamente necessária. Vamos tratar de algo que falo há tempos: a necessidade da gente conhecer não só o que acontece, mas por que acontece. A maioria das pessoas acha que estar bem informada basta, mas é preciso mais que isso para quem não quer ser apenas um refém de quem sabe como manipular a informação.

| 01/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 441 – Qual cultura é melhor?

A baixa cultura faz crescer a bunda, melhorar o gingado, ficar com alguém e se divertir um bocado, o que é muuuuuito bom. Mas é pouco.

| 26/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 797 – ‘Bora pra Retomada – com Lucia Helena Galvão

Tenho feito uma série de lives que chamei de ‘Bora pra retomada’, com a ideia de refletir sobre o que aprendemos com a pandemia e como nos preparar para o futuro. Uma das convidadas foi Lucia Helena Galvão, que é professora de filosofia e poetisa. Aliás, poeta. Professora de filosofia e poeta. Navegar por ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros assuntos é um desafio. Mas a gente conseguiu amarrar com o conceito da retomada. Uma conversa adulta, rica e fortemente reflexiva. Vamos nessa?

| 24/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 440 – Alta e baixa cultura

Baixa cultura é aquela que me faz bater o pé, mexer a bunda, gargalhar, sentir asco ou atração física, usar meus sentidos animais sem grandes preocupações intelectuais. E intelectualmente que me deixa exatamente onde estou.

| 22/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Tipos e Regras de Divisão Lógica (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Antes de tratar das regras da divisão lógica – pois pode parecer mais importante saber as regras de divisão que os tipos de divisão – será útil revisar alguns tópicos já tratados para melhor entender as regras. Lembra dos ELEMENTOS da DIVISÃO LÓGICA? o todo lógico; a base  – ou princípio – fundamental; e os […]

| 21/11/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 796 – Maiorias Irrelevantes

Outro daqueles acidentes estúpidos vitimou mais uma jovem, desta vez a cantora Marilia Mendonça, e mais quatro pessoas que estavam no avião. Jovens não foram feitos para ir embora tão cedo. Mas a amargura que senti, que é o que nos torna humanos, parece que não atinge um certo tipo de gente, capaz de destilar o seu ódio mesmo diante de tamanha comoção. O programa de hoje trata de umas certas minorias que tornam as maiorias irrelevantes.

| 17/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 438 – O homem cordial

Brasileiro Cordial é aquele que age conforme a emoção, e não a razão.

| 15/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 795 – A Black Friday

Uma vez ouvi que a origem do apelido Black Friday seria porque era um período do ano em que as margens de lucro dos varejistas finalmente eram escritas com a tinta preta dos lucros, depois de um ano de tinta vermelha das perdas. Embora seja verdade que os varejistas historicamente registraram suas perdas e lucros em vermelho e preto, esta versão da origem da Black Friday, na verdade, é imprecisa.

Vamos ver do que se trata. E aproveitar pra anunciar a Black Friday do Café Brasil.

| 10/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 436 – Os influenciadores

Onde é que você está aplicando o recurso mais limitado de que você dispõe: seu tempo de vida?

| 08/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Divisão (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A DIVISÃO é uma  ferramenta do pensamento extremamente VALIOSA. Platão colocou o seguinte comentário vindo de Sócrates: “… Eu também sou amigo desta maneira de compor e DECOMPOR as idéias É A MELHOR maneira de APRENDER A FALAR e a PENSAR” No trecho acima note que Sócrates aponta o valor da habilidade em DIVIDIR os […]

| 07/11/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 429 – Minha tribo

E no limite, a violência, o xingar, o ofender, o ameaçar, passa a dar… prazer.

| 15/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 791 – Tempo Perdido

Você certamente já ouviu falar do Complexo de vira-latas, não é? Aquele conceito criado pelo escritor Nelson Rodrigues para definir uma das seleções brasileiras de futebol que, repleta de craques, sentia-se diminuída ao entrar em campo. Sempre se colocando como inferior diante dos adversários. Complexo de vira-latas é essa mania de considerar que nós, brasileiros, somos menos capazes, menos eficientes, menos importantes que as pessoas de outros países. Por que será, hein?

| 13/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 425 – Não seja um idiota

Quando for comentar nas redes sociais, nas áreas de comentários dos sites, no whatsapp, use a lei de Wheaton.

| 01/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 422 – A política do ódio

Não siga a maioria só porque é maioria. Não siga a moda só porque é moda.

| 20/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 421 – A normose

É confortante saber que somos normais, não é? Pois é. Mas cuidado. Normalidade demais é doença.

| 17/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 787 – Reações ao Cuzão

O Café Brasil anterior, o 786 – O Cuzão, rendeu, viu? Foi muito legal receber o retorno dos ouvintes, em quantidade e em qualidade, e aproveitei alguns deles para fazer o programa de hoje. Vamos ouvir o que vocês têm a dizer e fazer mais algumas reflexões.

| 15/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 420 – A regra dos 30

Pé quente, cabeça fria, numa boa. Mas cuidado porque existe o bem e o mal.

| 13/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 419 – Pau que só dá em Chico.

Há quem chame isso de dissonância cognitiva, mas não é. Dissonância cognitiva é só o gatilho.

| 10/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 786 – O cuzão.

Cara, como é complicada a vida de podcaster, bicho! A gente se mata produzindo conteúdo, não tem paz, não tem vida fácil, faz tudo com carinho, pesquisa coisas novas, não abre mão da qualidade do conteúdo, perde noites de sono imaginando como fazer para que podcasts sejam um modelo de negócios mantendo a dignidade e seguindo ao pé da letra nossos princípios. E constrói uma obra da qual dá pra se orgulhar, viu? Mas não dá pra agradar todo mundo.

| 08/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 415 – Personalidades digitais

Entramos na era das personalidades artificiais, onde não existe absolutamente nada de natural.

| 27/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 784 – Avatar

Se você está achando complicado lidar com influenciadores de carne e osso, não perde por esperar. Estão chegando as personalidades digitais…

| 25/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 781 – Stalinismo tecnológico

Se você não é do ramo do marketing, da comunicação, da propaganda, há grande chance de não entender – ou até mesmo menosprezar – este programa. Não faz mal. Para mim, este episódio do Café Brasil tem a ver com algo que venho sentindo desde o final do milênio passado, e que se resume à presença já sufocante de uma frase:

– Qual é o payback, hein?

Em quanto tempo volta o dinheiro que investi?

E aí? Topa tudo por dinheiro?

| 04/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 408 – Correlações e causalidades

Preste muita atenção nos discursos dos educadores, dos políticos, dos jornalistas, das autoridades e dos vendedores que confundem correlações com causalidades.

| 02/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 406 – Ressentimentos passivos

Eu escolhi participar ativamente, usando as armas que tenho.

| 26/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 405 – O babaca

Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?

| 23/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 778 – Cringe: a maldição dos Millennials

Um novo termo entrou em evidência: o cringe. A tradução do inglês para português quer dizer “vergonhoso ou vergonhosa”. Ampliando o escopo, quer dizer “vergonha alheia”, e passou a ser o adjetivo pelo qual a geração Z está chamando a geração Millennials de cafonas… de Boko Moko!

| 14/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 402 – Quem ganha com seu medo

A função primordial de nosso cérebro é sobreviver. Manter-se seguro. Evitar ameaças. Por isso estamos permanentemente à cata de sinais de perigo.

| 12/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 400 – Duzentas semanas

Este é o Cafezinho número 400. São 200 semanas ininterruptas. Sem patrocinador, sem estar debaixo de nenhum portal importante, nenhum jornal ou revista. Independente, livre, leve e solto, apoiado apenas na teimosia deste que vos fala.

| 05/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 399 – Diálogo aberto ou porrada

Diálogo aberto. Quanto tempo faz que você não tem um?

| 02/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 776 – No mundo dos podcasts

Quem cria conteúdo sempre tem o desafio de monetizar o seu trabalho, e o mundo passa por uma transição de mídias. Não aprendemos ainda a usar as novas ferramentas, a monetizar corretamente, a explorar as oportunidades. Eu vou falar de podcasts e de propostas irresistíveis para influenciadores digitais. Vamos nessa?

| 30/06/2021 - Luciano Pires
Henrique Viana

O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 396 – Relativismo absoluto

A busca pela verdade e as ideias corretas por meio do debate honesto e respeitoso e da argumentação rigorosa, que é uma tarefa nobre, nunca foi tão difícil.

| 21/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 774 – Adversário x Inimigo

Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo assim: “Esclarecendo as regras para block nesta página: entrou aqui sujando postagens com coisas como “bolsonarista”, “genocida”, “gado” e outras demonstrações de estupidez, é block na hora. E junto vão os que curtirem o comentário. Hoje já foram quatro, um estúpido e três curtidores. O termo é “livramento”.

Cara! Pegou fogo! O post viralizou, provocou o block de mais uns vinte haters e centenas de comentários de pessoas dizendo que não suportam mais os ataques de ódio em redes sociais. Ódio em rede social. Vamos nessa hoje?

| 16/06/2021 - Luciano Pires
Deduzir ou induzir

Veja a quantidade de gente que induz coisas, especialmente nas mídias sociais. A partir de um fragmento de verdade, criam um cenário completo repleto de certezas absolutas.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 772 – ComunicaAgro – Live com Tejon

Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do Podcast Café Brasil, trabalha no Agronegócio. Por isso comecei a trazer temas do Agro para o Podcast, e o que você ouvirá hoje é o áudio da primeira live de um projeto chamado ComunicaAgro. Essa live eu fiz com o meu amigo José Luiz Tejon. Ah, você não é do agro, é? Não importa. A conversa é para todos os públicos. Vem comigo.

| 02/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 390 – Sobre relevância

Se só o que é relevante impacta em suas ações, preste atenção às coisas às quais você escolhe dar relevância.

| 31/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri

Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, apaixonado pela atividade física equilibrada para a promoção da saúde.

| 26/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 770 – O Kit Para Detecção de Bobagens

Michael Shermer é fundador da The Skeptics Society, a sociedade dos céticos, e editor chefe da revista Skeptic, que se dedica a investigar alegações pseudocientíficas e sobrenaturais. A Fundação Richard Dawkins pela Razão e Ciência publicou um vídeo com ele, chamado “Kit de Detecção de Bobagens”, com dez questões que você deve perguntar quando encontrar esse povo cheio de certezas que prega suas verdades por aí. A inspiração para o Kit foi, evidentemente, Carl Sagan e o vídeo já existe legendado no Youtube, vou colocar o link no roteiro deste programa em portalcafebrasil.com.br.

Este episódio é a adaptação do texto daquele vídeo.

| 19/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 386 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 769 – Paulo Gustavo e as 48 horas

Olha: eu tinha já começado a montar um programa sobre a regra das 48 horas quando, de repente, morreu o Paulo Gustavo. A princípio eu ia deixar passar batido, mas a reação foi tão grande que eu decidi misturar as duas coisas. Peguei um programa meio andado e trouxe alguns textos a respeito do Paulo Gustavo pra usar hoje aqui com você, tá bom? Então vamos lá?

| 12/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 384 – Gente estúpida

Distinguir talento de reputação, veja que questão interessante. Houve um tempo em que, para ser famosa, a pessoa precisava fazer algo extraordinário.

| 10/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 383 – Dicas do tio Lu

Não sei quantos anos você tem, mas garanto que perdeu um monte de oportunidades por não ter feito o óbvio, não é?

| 07/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 379 – Mentiras

A mentira está institucionalizada, em horário nobre e na cara dura.

| 23/04/2021 - Luciano Pires
Como se proteger da manipulação das mídias

Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.

| 17/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 373 – oladocheio.com

Venha para o lado dos que querem construir.

| 02/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”

Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.

A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.

Como é que combate uma narrativa dessas, hein?

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 371 – Infantilize o debate

Cada um entende como pode, e infantilizar o debate só piora a situação.

| 26/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 365 – (IN)segurança Nacional

Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.

| 05/03/2021 - Luciano Pires
A americanização do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O imperialismo sedutor     “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor Eu fui à  Penha, fui pedir à Padroeira para me ajudar Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar   O Tio Sam está querendo conhecer a […]

| 05/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 364 – Isolacionismo intelectual

O viés de confirmação leva ao isolacionismo intelectual, quando você não procura, refuta e, não raro, caçoa de ideias diferentes

| 01/03/2021 - Luciano Pires
Branding a preço de banana.

Quanto vale o branding? Pelo que estou vendo acontecer com o marketing através de mini infuenciadores digitais, nada.
Recorro a uma lembrança antiga: a Quinzena de Tapetes do Mappin para refletir a respeito de uma armadilha na qual os jovens infuencers estão caindo.

| 27/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti

Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o LíderCast uma dupla sertaneja que estivesse no auge da fama. E depois de um bom tempo tentando casar agendas, eis que surge a oportunidade de um bate-papo com o Ceésar Menotti, que em parceria com seu irmão Fabiano, compõe uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Como dois bons caipiras, Luciano E César mandaram ver num proseado bão, com direito a viola, coxinhas e muitos causos.

| 24/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 361 – Big Brother Brasil-sil-sil

Tudo o que é possível de ser tornado coletivo em grande escala, traz o sagrado dentro de si.

| 19/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 360 – Sobre políticos e educadores

Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.

| 15/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 756 – Netiqueta e as mulas digitais

Usar a internet de forma responsável, é isso que trata a netiqueta, o antídoto para as mulas digitais.

| 10/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 357 – Big Brother Brasil Educa

A partir de hoje o #cafezinho sai em duas versões em vídeo: para o público, só a primeira parte com a leitura do conteúdo, para assinantes com a segunda parte com comentários.   Para assinar: http://confraria.cafe Cafezinho 357 – Big Brother Brasil Educa “Numa discussão sobre o Big Brother provoquei caretas ao dizer que o […]

| 05/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 755 – Alfabestismo digital

Conhecimento sempre significou poder. Transitamos rapidamente de séculos de escassez de informação para uma abundância jamais vista, que acabou nos afogando e produzindo diversos tipos de analfabetismo. Especialmente o alfabestismo digital.

| 03/02/2021 - Luciano Pires
O Tigre Branco. Ou poderia ser Cidade de Budah…

Um grande comentário sócio-político sobre a divisão em castas a divisão entre os pobres e ricos na Índia. Ou daqui.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
LíderCast 217 – Amyr Klink

Meu nome é Amyr Klink, tenho 65 anos e eu construo viagens.

| 28/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 349 – Pânico moral

Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.

| 08/01/2021 - Luciano Pires
LíderCast 216 – Denise Pitta

Empreendedora digital, dona do site Fashion Bubbles, pioneiro no segmento da moda na internet. Uma estudiosa de tendências, que fala muito mais do que moda, mas de comportamento e estilo de vida.

| 07/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 750 – The Rocket Man

Algumas obras de arte são tão perfeitas, mas tão perfeitas, que conseguem condensar em alguns minutos todo o espírito de um tempo. E tornam-se assim, eternas. É assim com a canção Rocket Man, da excepcional dupla Elton John e Bernie Taupin, inspirada por Ray Bradbury.
Vamos embarcar nessa nave?

| 30/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 345 – Pedra no Lago

Um mundo dentro do peito, esperando para ser descoberto, conectado, compartilhado.

| 25/12/2020 - Luciano Pires
LíderCast 214 – Bianca Oliveira

Jornalista e apresentadora, hoje vivendo na Europa, onde produz o podcast Coisas Sobre Você. Um daqueles programas que já no início traz uma baita surpresa.

| 24/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 344 – Quando um não quer

Quando um não quer… dois não brigam

| 21/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 342 –Tornando aceitável o reprovável

Racionalizar a conduta delituosa, é disso que trata o desengajamento moral.

| 14/12/2020 - Luciano Pires
LíderCast 212 – Felipe Oliva

Empreendedor, fundador da Squid, empresa que organiza a comunicação utilizando micro influenciadores digitais, usando para isso a big data.

| 10/12/2020 - Luciano Pires
Mainstream
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Mainstream Tema atual e oportuno  “As indústrias criativas não são mais hoje em dia um tema exclusivamente americano: são um tema global.” Frédéric Martel Acabo de ler Mainstream. Concluído em 2010 e lançado no Brasil em 2012, o livro me havia sido recomendado por dois grandes professores, Jair Marcatti e Martin Cezar Feijó. Trata-se de uma […]

| 03/12/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 211- Luis Grottera

Um nome importante do mundo da propaganda brasileira, especializado em “branding” e com muita história para contar.

| 03/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 746 – O viés

Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.

| 02/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil – A chamada

Meu conteúdo vale muito desde que seja de graça.

| 26/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 332 – O Camp

Venha para o CAMP e deixe sua mente em forma para buscar os melhores resultados.

| 10/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 742 – Além Mar

O Pedro Hipólito tem um podcast produzido de Portugal para o mundo. O foco é o universo profissional e ele me convidou para bater um papo sobre vida, trabalho, comunicação e muito mais. Foi bem legal e vou reproduzir hoje a nossa conversa.

| 04/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 329 – Nós temos a força

Cada um de nós, consumidores dos produtos culturais, tem a força para revolucionar o mercado.

| 30/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade

Como funciona uma cadeia de eventos que pode provocar pânico .

| 23/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 325 – Os 35 MLA

Demos a largada num projeto ambicioso que chamamos de MLA – Master Life Administration.

| 16/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas

Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio depois de 48 horas.

| 12/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 323 – Liberdade não tem preço

Quanto vale a sua liberdade?

| 09/10/2020 - Luciano Pires
Em pauta, a verdade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Em pauta, a verdade “O mundo do século XXI remete aos navegadores que conquistaram novas terras no século XVI: eles sabiam onde estavam e tinham apenas uma pálida indicação de onde chegariam. Paradoxalmente, o desenvolvimento acelerado da tecnologia trouxa consigo, por incrível que pareça, muita insegurança e incerteza. Não nos perdemos mais com o Waze, […]

| 02/10/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 320 – IV Sarau Café Brasil

Um convite para o IV Sarau Café Brasil

| 28/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 315 – Como nasce uma palestra

É exatamente como um pintor, um escultor, um músico escrevendo uma partitura.

| 11/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais

Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.

| 07/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 311 – As bactérias

Está chegando a hora das bactérias.

| 28/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 307 – O Otário

Quase não há mais espaço para o deleite.

| 14/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 730 – Um massacre cultural revisitado

Você acha que a música popular brasileira acabou, hein? É? Quando? Então venha conosco nesta viagem pelas catacumbas do mercado fonográfico brasileiro. A gente vai tentar entender o que é que anda acontecendo.

| 12/08/2020 - Luciano Pires
Sem treta

A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

| 11/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 729 – Cala Boca Zebedeu

Se você está feliz porque estão sendo caladas as vozes da patota que diz coisas com as quais você não concorda, é porquê não entendeu nada do que está acontecendo.

| 05/08/2020 - Luciano Pires
Leitura do Cafezinho 302 – Tenho pressa

Hoje as narrativas familiares perderam espaço para uma cultura voltada ao consumo, que tem muita pressa.

| 29/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 302 – Tenho pressa

Houve um tempo em que as narrativas eram feitas dentro de nossos círculos familiares e de amizades.

| 27/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 301 – O Coronismo

O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.

| 24/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 727 – A nova Inquisição

Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.

| 22/07/2020 - Luciano Pires
Comunicado Café Brasil e Omnystudio

Nos 14 anos em que produzimos podcasts, esta talvez seja a maior mudança dos podcasts da família Café Brasil. Obrigado a você que continua conosco.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 299 – O genocídio

Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.

| 17/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 298 – Jogando luz sobre a incerteza

Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.

| 13/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 297 – Empatia Positiva

Empatia positiva. Saborear a sensação boa do outro não é apenas bom, é necessário.

| 10/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 725 – A revolução da mídia

Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com consequências imprevisíveis em nossas vidas. Mas depois de mais de meio século sendo pautados pelas mídias, ainda não nos demos conta do poder que está em nossas mãos. Ainda não nos demos conta da liberdade que está ao nosso alcance. E das nossas responsabilidades.

| 08/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Pandemia ou misantropia?
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.

| 04/07/2020 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho

Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus caros. Uma que não tem retorno.

| 03/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria

Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse Confraria.cafe e faça sua assinatura.

| 29/06/2020 - Luciano Pires
Comunicado sobre o LíderCast

Em função da pandemia e quarentena, a temporada 16 do LíderCast terá um novo formato. Será o LíderCast Live.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele

Qual janela você escolheu para ver o mundo?

| 22/06/2020 - Luciano Pires
LíderCast 204 – Marco Bianchi

Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, que marcaram época na rádio e televisão brasileiras. Fala de escolhas que impactaram enormemente em sua carreira.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 18/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 722 – O Poder do Mau

Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 17/06/2020 - Luciano Pires
LíderCast 201 – Marco Piquini

Ex-executivo da Fiat, um profissional de comunicação, hoje à frente de uma empresa que cuida da construção da imagem e da reputação das empresas.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 30/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 12 – The Dark Side Of The Moon

Olha, este é outro daqueles programas de sonho, daqueles que a gente diz: um dia vou fazer. Simplesmente Pink Floyd. De um jeito como você nunca ouviu. Um podcast que vai direto para a lista dos clássicos! Prepare-se para uma viagem inesquecível para o lado escuro da lua…

| 26/05/2020 - Luciano Pires
Perfeccionismo só é defeito quando mal utilizado
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Ao ser questionada sobre quais são seus defeitos, muita gente coloca, envergonhadamente, o perfeccionismo como um dos mais tóxicos, como está na moda dizer. Muitos, inclusive, culpam este presumido defeito por não conseguirem realizar trabalhos criativos. Lamento dizer, mas isso não passa de uma desculpa maltrapilha para não se desafiarem, para não seguirem um caminho […]

| 13/05/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Café Brasil 716 – Cafezinho Live com Adalberto Piotto

Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 06/05/2020 - Luciano Pires
LíderCast 197 – Luciana Cardoso

A jovem executiva que coordena um dos grandes desafios da imprensa brasileira: a transição digital do Estadão. Falamos do desafio de mudar uma estrutura tradicional, de conflito de gerações e do futuro das comunicações.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 30/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 715 – Cafezinho Live com Dado Schneider

O Cafezinho Live é o espaço que eu criei, onde eu recebi Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, hoje Dado Schneider, na próxima semana Adalberto Piotto, meus caros amigos, para gente discutir o que é que vem pela frente. Todas as lives foram transformadas num episódio do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, elas estão na minha página, no meu canal do Youtube que é o bit.ly/lucianonoyoutube.

Na quinta live, meu amigo Dado Schneider trocou algumas ideias sobre a perplexidade nesses dias de mudança absoluta.

O Dado é um dos mais ativos palestrantes brasileiros. Tem uma história de trabalho na área da propaganda e comunicação e uma visão irreverente e cabeça muita aberta para o mundo.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 29/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 275 – Nove anos atrás…

Lá se vão nove anos. De lá para cá, foram dezenas de milhões de downloads e um trabalho insano abrindo caminhos para o podcast no Brasil.

| 24/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 196 – Rapha Avellar

Jovem empreendedor CEO da Avellar Media, agência de comunicação que cresce rapidamente, fala sobre empreender, comunicar e liderar pessoas.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 23/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 195 – Patrick Santos

Patrick começa ainda jovem na rádio Jovem Pan, onde chega à posição de diretor de jornalismo. Até experimentar o chamado “burnout” e decidir parar tudo, no auge da carreira, para encontrar um caminho profissional e pessoal.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 16/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 194 – Vitor Bastos

Empreendedor com extensa carreira no segmento da call centers e que decidiu criar uma empresa para transformar o mercado de palestras. E realizou uma pesquisa para entender esse mercado.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 09/04/2020 - Luciano Pires
Ilusão acústica
Chiquinho Rodrigues

Não sei se eu já contei, mas tenho um irmão que é do “Disco” (é assim que as pessoas do mercado fonográfico se definem, mesmo até hoje, fabricando CDs) Esse meio é muito maluco e nele cabe toda a espécie de membros; vendedores, lojistas, produtores, divulgadores, chefes de vendas, diretores, bicos, e todo o pessoal […]

| 09/04/2020 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 712 – Cafezinho Live – Ricardo Jordão Magalhães

O Cafezinho Live é o espaço para receber Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, Dado Schneider e Adalberto Piotto, meus caros amigos, para discutir economia, vendas em tempos de quarentena, política, criatividade e comunicação. Todas as lives serão transformadas em episódios do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, acesse cafezinho.live e inscreva-se. Ou então acesse direto se já passaram as gravações, tá?

Na segunda Live, foi a vez do Ricardo Jordão Magalhães, que eu chamo de um anarquista corporativo. É o cara do Biz Revolution e do Epicentro, que não deixa pedra sobre pedra com sua franqueza. Vamos ao papo, hein?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/04/2020 - Luciano Pires
Palestras Online

Há muito tempo, Luciano Pires publica seus videocasts no Youtube e mídias sociais, além de realizar palestras online, atividade que se transformou em necessidade nos dias de hoje.

Neste vídeo, ele explica como funciona o processo. Interessado? Acesse lucianopires.com.br . 

| 04/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 269 – O meu sapato

E aí chega a crise, o vento leva embora a espuma .

| 03/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 193 – Paulo Eduardo Martins

Jornalista combativo que sofreu as consequências da perseguição política e hoje é Deputado Federal, numa conversa animada sobre jornalismo, política e cidadania.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 02/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 267 – Cafezinho.Live

Escolha bem suas conexões para não infectar também a mente.

| 27/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 710 – Todo mundo junto

Cara… que tempo louco estamos vivendo, não é? E no meio de uma porção de canalhas que estão tentando tirar proveito, tá cheio de gente do bem, preocupada, angustiada… então em vez de fazer um programa falando das coisas ruins que esfregam diariamente na nossa cara, eu resolvi fazer um Café Brasil diferente.

Mas quem vai fazer este programa… não somos só nos aqui..

| 25/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho Live

Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.

| 24/03/2020 - Luciano Pires
É possível detectar o que é apropriação cultural?
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Neste carnaval, mais uma vez um tema bastante polêmico voltou à discussão com força e apesar de ninguém ter pedido, gostaria de oferecer minha contribuição para o samba-enredo “Apropriação Cultural: O Ataque dos Colonizadores Oportunistas Contra as Minorias Oprimidas da Mãe Terra”. Pretendo colocar prós e contras do conceito e, adianto, não chegarei à uma […]

| 18/03/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Café Brasil 709 – Sobre perguntas

O Sandro Magaldi e o José Salibi Neto são dois educadores muito experientes no mundo dos negócios, que têm lançado alguns livros muito interessantes, como o GESTÃO DO AMANHÃ, O NOVO CÓDIGO DA CULTURA e O QUE AS ESCOLAS DE NEGÓCIOS NÃO ENSINAM.

Para esse último livro eles bolaram uma série de talk shows que complementa o conteúdo. Chamaram diversos profissionais para abordar temas tratados no livro. Coube a mim falar sobre a importância das perguntas.

Vem com a gente.

| 17/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 264 –  Não adianta mudar o rótulo.

Quando você muda o rótulo, pode até mudar o sentido da ação.

| 16/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 708 – Manifesto do Educador Honesto

Afinal de contas, o que é um educador? É uma professora que ensina matemática? É um padre que ensina religião? Um enfermeiro que ensina primeiros socorros? Um pai e uma mãe que ensinam como fazer o que é certo? É mais que isso, não é? Mas uma coisa independe do que o educador é: ele precisa ser honesto.

Vamos nessa hoje?

| 11/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 261 – O sabe tudo

A maioria dos que criticam com acidez, ofendendo, se fazendo de sabe tudo, não está interessada em provar sua verdade.

| 06/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 707 – O benefício da dúvida – Revisitado

O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado láááááá em 2011, num outro Brasil. Mas que permanece muito, mas muito atual. Vamos falar dos donos da verdade, aquela turma que tem opinião sobre tudo e que se convence que suas opiniões são incontestáveis.

Você conhece gente assim?

| 04/03/2020 - Luciano Pires
Criativo que se leva muito a sério não merece ser levado a sério
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Muitos dos que trabalham com criatividade no dia-a-dia costumam sofrer de delírios relacionados à sua relevância para a sociedade e para a raça humana, mesmo que não se conheça uma razão palpável para tamanho orgulho. Opinião da mãe não serve. Entendo que o trabalho criativo é muito desgastante. Trabalha-se diariamente com o subjetivo e a […]

| 21/02/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Resenha: Meu Pai, o Guru do Presidente
Jota Fagner - Origens do Brasil

Meu Pai, o Guru do Presidente, escrito pela Heloísa Helena de Carvalho Arribas e Henri Alfred Bugalho, é um livro que pretende retratar a conturbada relação entre Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (o guru do presidente) e sua filha Heloísa de Carvalho (coautora da obra). No entanto, o lançamento apressado acabou comprometendo a qualidade do […]

| 20/02/2020 - Jota Fagner em Origens do Brasil
LíderCast 188 – Emerson Muzeli

Homem da televisão, que dirigiu novelas, programas de auditório e agora está à frente da Centrípeta Filmes, produzindo cinema e séries como um empreendedor cultural. Uma história fascinante sobre liderança nos bastidores da televisão.

| 20/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 255 – Melhores Inimigos

Queremos é o barraco

| 14/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 704 – 45 Minutos do Primeiro Tempo

Patrick Santos é um jornalista que tem uma trajetória importante no rádio brasileiro. Em 2019 ele lançou um livro e na sequência começou a produzir o podcast 45 Minutos do Primeiro Tempo na rádio Jovem Pan. E me convidou para um bate -papo.

Vamos nessa?

| 12/02/2020 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Extensão e IntenSão* dos Termos (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

* Antes das piadas com o S no título, explico: a palavra “intensão” existe e é mais clara que “compreensão” (que poderia ter sido usada) por dois motivos: 1) a semelhança/oposição com a palavra “extensão” e 2) em Lógica, o significado de “intensão” nem sempre coincide com o de “compreensão”. Veja o original inglês: intension […]

| 11/02/2020 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 254 – Morda a Isca

Quem morde a isca, aprende.

| 10/02/2020 - Luciano Pires
LíderCast 186 – Jorge Cury Neto

Radialista, um estudioso do impacto da voz humana na sociedade. Jorge pesquisa a palavra falada no Voice Design, e desenvolve neste episódio uma conversa apaixonada sobre rádio, podcasts e esse instrumento precioso de influência, a voz.

| 06/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 703 – Fogo no Hall

Já fizemos diversos programas tratando da liberdade de expressão, o suficiente para perceber que a sociedade está caminhando para uma posição muito estranha sobre o assunto. Ela quer a liberdade, desde que seja relativa. Vamos ver…

| 05/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 251 – O Poder do Mau

Para sobreviver, a vida tem de vencer todo dia.

A morte, precisa vencer uma vez só.

| 31/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 250 – O lobo e o cordeiro

Monteiro Lobato tem um livro precioso chamado Fábulas, que eu li quando tinha meus doze anos e nunca mais esqueci. Uma das fábulas é a do Lobo e o Cordeiro.

| 27/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 247 – Compartilhe!

Sobre o hábito de compartilhar aquilo que vale a pena.

| 17/01/2020 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Classificação dos Termos (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Continuando os resumos depois de um belo fim de ano, vou continuar detalhando mais sobre os o que são os termos e suas variedades. Perceba que isso é muito mais uma base de compreensão lógica das palavras do que uma lição gramatical. Ou seja, querida leitora ou gentil leitor, isso é muito mais uma ferramenta […]

| 13/01/2020 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 246 – Setecentos

São 74 minutos de puro deleite.

| 13/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 244 – A bomba

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar.

| 06/01/2020 - Luciano Pires
LíderCast 181 – Christian Gurtner

Christian Gurtner – O homem que leva a gente para viajar por lugares misteriosos, assustadores e repletos de histórias com o podcast Escriba Café. Christian é um dos pioneiros do podcast no Brasil e pela primeira vez conta muito de sua história.

A transcrição deste programa é exclusiva para assinantes do www.cafebrasilpremium.com.br 

| 02/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 239 – O número 1

Um podcast brasileiro reinando na terra dos gringos!

| 20/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil no Top 10 Podbean

O Café Brasil está entre os Top 10 numa das maiores plataformas de podcasts do mundo.

| 18/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 237 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento.

| 13/12/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Termos e Seus Equivalentes (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Começo reforçando o que já comentei antes: PALAVRAS são símbolos criados para representar a realidade. Um TERMO é um CONCEITO comunicado através de um SÍMBOLO. No momento em que as PALAVRAS são usadas para comunicar um CONCEITO de realidade, tais PALAVRAS tornam-se TERMOS. A COMUNICAÇÃO é dinâmica, e a TRANSMISSÃO de uma IDEIA de uma […]

| 11/12/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 695 – Fake news, mentira e crime

Seguindo a série sobre influenciadores e manipuladores, no programa de hoje vou falar sobre como algumas pessoas estão manipulando o debate em torno das Fake News para obter o que desejam: a proibição de que quem pensa diferente tenha liberdade para manifestar-se nas mídias sociais.

| 11/12/2019 - Luciano Pires
O Irlandês

O Irlandês é um PUTA filme, para ser degustado. Se você conhece cinema, vai se lambuzar.

| 02/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 693 – O influencer e o manipulator

Existe uma disciplina chamada Psicologia Social, que é o estudo científico sobre como pensamos, influenciamos e nos relacionamentos uns com os outros. Ela nos ensina sobre a influência que outras pessoas exercem sobre nós. E sobre manipulação. É nessa praia que vamos hoje.

| 27/11/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Função da Gramática (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A função fundamental da Gramática é ESTABELECER LEIS para RELACIONAR SÍMBOLOS de modo a expressar um PENSAMENTO. Uma frase expressa um pensamento de várias formas: numa declaração, numa pergunta, numa ordem, num desejo, numa prece, ou… numa exclamação!   Para poder expressar tudo isso, usamos palavras que representam coisas (materiais e/ou imateriais), elas são SÍMBOLOS […]

| 21/11/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 179 – Varlei Xavier

Professor, que levou a figura do palhaço para a sala de aula para, ao lado dos alunos, aprender com mais eficiência.

| 21/11/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Morfologia Sincategoremática (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A MORFOLOGIA SINCATEGOREMÁTICA se refere a PALAVRAS que só tem significado quando associadas a outras PALAVRAS.   Bom, se tais palavras se referente a outras palavras, então as funções delas (as sincategoremáticas) passa a ser a de apontar para as outras palavras ou juntar palavras.   Logo, posso dizer que há DOIS TIPOS de PALAVRAS […]

| 08/11/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 3 – Palavras Atributivas: verbos, advérbios e adjetivos (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Continuando a tratar de VERBOS, irei expor agora sobre as classes de verbos:   TRANSITIVOS: aqueles que expressam uma ação que começa no sujeito (agente) e “vai até” (trans + ire) o objeto (receptor). Um VERBO TRANSITIVO sempre requer um complemento, isto é, uma palavra que complete o sentido do predicado. Ex.:  – Fernanda cortou […]

| 25/10/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 220 – Mulheres gostosas fazem sexo e morrem no Everest

Assim como dinheiro atrai dinheiro, popularidade atrai popularidade.

| 14/10/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Palavras atributivas: Verbos (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As palavras ATRIBUTIVAS expressam os ACIDENTES que existem na substância.  Os atributos PRIMÁRIOS incluem:   verbos; “eu preciso escrever um exemplo?” substantivos verbais; “ela cultiva o sorrir” adjetivos verbais; “conto o que me contaram” adjetivos. “o café está quente”   VERBO E SUAS FUNÇÕES:   Um verbo possui QUATRO FUNÇÕES:   expressa um atributo juntamente […]

| 08/10/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 218 – Ignorância Pluralística

Colocando em você o medo de ser apontado como o único ou única que não concorda com a maioria.

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 685 – Entrevista no Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.

| 02/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 212 – Cérebros roídos

Na República das Banalidades, o que não é visto e nem dói, não interessa.

| 16/09/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Características Gramaticais dos Substantivos (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Até agora mostrei maneiras um pouco diferentes de se ver um SUBSTANTIVO. Usando um tanto de Lógica e  Filosofia para explicar SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS. E só para te lembrar: toda a Realidade é composta por objetos, e tais objetos têm um conjunto específico de ACIDENTES, que  os diferenciam entre si. Para tudo isso, criamos palavras […]

| 09/09/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 208 – O Mas

Preste atenção em quem usa o “mas” como desculpa ou como negação.

| 02/09/2019 - Luciano Pires
A quem interessa a divisão da sociedade?
Jota Fagner - Origens do Brasil

O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de catequização para os credos seculares, nascido com a ascensão daquilo que o filósofo John Gray chamou de religiões políticas. Tal fenômeno transfere as energias que […]

| 22/08/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
LíderCast 166 – Juliana e Abbey Alabi

O Abbey é um imigrante africano, que chegou ao Brasil para estudar, quebrou a cara, e hoje abre oportunidades de futuro para pessoas de classes mais baixas. E a Juliana é o porto seguro, o braço direito e a esposa, que divide com ele os sonhos. 

| 22/08/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Morfologia Categoremática (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Depois de listar todas as CATEGORIAS DE PALAVRAS, de acordo com a Gramática Geral irei tratar com mais calma de cada categoria. Seguindo a lista da lição anterior, vamos começar pelo grupo das CATEGOREMÁTICAS, que são as…   PALAVRAS SUBSTANTIVAS (substantivos e pronomes) Um substantivo pode simbolizar tanto uma substância concreta quanto uma abstração.   […]

| 21/08/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 165 – Ícaro de Carvalho

Um dos mais influentes profissionais de comunicação especializado na internet, mídias sociais e em construir negócios.

| 15/08/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Gramática Geral (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Novo capítulo, nova pegada! O que você viu até agora era voltado à comunicação e como a linguagem realmente funciona. Imagino que você tenha notado uma coisa importante: as línguas e as palavras podem, e vão, mudar com o passar do tempo. E isso irá acompanhar a agudeza de nossas mentes, nossa inteligência – não […]

| 07/08/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
LíderCast 162 – Aldo Pini

Ex-diretor de planejamento da agência África, que assumiu o posto de chief strategy officer (CSO) da Bullet, uma das mais tradicionais e criativas agências de propaganda do Brasil.

| 25/07/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – CONCLUSÃO – LINGUAGEM (parte 12)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Chegamos ao final deste segundo capítulo do TRIVIUM! O que tentei apresentar para você foram as minhas impressões do material original. Tem muito mais no livro, que não consegui trazer para estas curtas lições. A Ir. Miriam joseph conclui de maneira brilhante o capítulo, e vou resumir e parafrasear (aí está algo que merece seu […]

| 22/07/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
O Guia do Anunciante em Podcasts

O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações básicas sobre como um patrocinador pode obter o melhor dessa nova e crescente mídia.

| 17/07/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA NATUREZA DO FANTASMA (parte 11)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Enfim chegamos no final (do capítulo) gentil leitora (querido leitor)! Este é o penúltimo texto sobre o Capítulo 2 do Trivium. No texto seguinte ( final deste mês), terá uma conclusão do que foi apresentado até aqui. Agora… vamos ao texto de hoje!   O tema AMBIGUIDADE é mesmo extenso. Afinal, muita coisa, quando comunicada […]

| 08/07/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 192 – A arte de comer picanha

Antes de dizer “não comi e não gostei” ou “não leio esse idiota”, faça uma experiência: tire o excesso de gordura.

| 08/07/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA LINGUAGEM (parte 10)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Já que uma PALAVRA é um SÍMBOLO, um SIGNO ARBITRÁRIO ao qual é imposto um significado por convenção, é natural que esteja sujeita (a palavra) à AMBIGUIDADE. E isso pode surgir de alguns pontos: DO TEMPO: no curso do tempo, vários significados foram impostos à palavra. E essa ambiguidade pode ser tanto pelo som, como […]

| 21/06/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
TRIVIUM: CAPITULO 2 – ESTILOS DE LINGUAGEM (parte 9)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O tema da lição anterior estava começando a ficar longo demais, então, dividi o assunto e sigo tratando mais dos estilos de linguagem. No artigo anterior falei sobre as DIMENSÕES LÓGICA e PSICOLÓGICA da linguagem. Lembra da diferença dos sinônimos casa e lar? Como este faz você lembrar da infância ou algum bom momento na […]

| 07/06/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
O Chiquinho
Chiquinho Rodrigues

Uma apresentação. Texto de Luciano Pires. Em 1979, próximo a meu estúdio havia uma escola de música e dança. Eu queria uma atividade física que desse prazer e a dança parecia uma bela ideia. Ao matricular-me conheci o dono da escola: Francisco Florentino Rodrigues, o Chiquinho. Não demorou para eu descobrir que o Chiquinho era […]

| 30/05/2019 - Chiquinho Rodrigues
TRIVIUM: CAPITULO 2 – DIMENSÕES LÓGICA E PSICOLÓGICA DA LINGUAGEM (parte 8)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

  Eu prometo que esse segundo capítulo vai acabar! Acho que terá umas 12 partes… Mas vamos lá! De volta à diversão. É claro que a linguagem tem aspectos LÓGICOS e PSICOLÓGICOS, veja só: A DIMENSÃO LÓGICA: a palavra é vista sob seu conteúdo de PENSAMENTO. Em RETÓRICA, chamamos essa visão de DENOTAÇÃO da PALAVRA; […]

| 21/05/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 177 – Os monstros da negatividade 3

A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer.

| 17/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 176 – Gostou? Compartilhe.

Gostou? Compartilhe! Só assim, fazendo a nossa parte, criando e compartilhando conteúdo pertinente, podemos nos livrar da ditadura da baixaria, do irrelevante, do medíocre.

| 13/05/2019 - Luciano Pires
O like é a droga do século
Henrique Szklo - Iscas Criativas

O sistema em que vivemos foi criado com o objetivo claro de deixar-nos ansiosos e estressados para que utilizemos o consumo como forma de aplacar nossa desventura crônica. Mas surpreendentemente as redes sociais estão conseguindo sobrepujar o consumo como produtoras ilimitadas de prazeres momentâneos. Num momento em que se discute a liberação das drogas, ninguém […]

| 08/05/2019 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
TRIVIUM: CAPITULO 2 – LINGUAGEM E REALIDADE (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

De toda aquela confusão sobre as DEZ CATEGORIAS DO SER (que espero ter esclarecido). Caso não tenha ficado claro, confio que tenham deixado comentários lá no texto para eu tentar esclarecer as dúvidas e corrigir meus possíveis erros. Agora vamos unir tópicos já apresentados antes. Já falei sobre a ESSÊNCIA (ou FORMA) e a MATÉRIA […]

| 07/05/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 151 – Irineu Toledo

Radialista, uma das vozes mais marcantes e conhecidas da rádio brasileira, com uma história fascinante que passa pela história da rádio AM e FM no Brasil. Olha. É um papo sobre a relação com os ouvintes. E além de tudo o Irineu é meu amigo de fé, meu irmão camarada.

| 02/05/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAP.2 – AS DEZ CATEGORIAS DO SER (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Eu tenho que ser sincero com você guria (ou velhinho…) esta parte do segundo capítulo será bem chata, pois iremos tratar de algo realmente formal e de certa forma, burocrático: as Dez Categorias do Ser, de acordo com Aristóteles. Em linhas gerais, as Dez Categorias tratam de qualquer ser (ente ou objeto), desde seu nome […]

| 21/04/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
TRIVIUM CAP.2 – CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Bom, você percebeu que as PALAVRAS são o meio que utilizamos para comunicar OUTRA PESSOA sobre a ESSÊNCIA das coisas que vemos ou imaginamos. Ou ainda, sobre INDIVÍDUOS que conhecemos. Logo, é fácil para você, guria (ou velhinho…) compreender que PALAVRAS são SÍMBOLOS DE IDEIAS sobre a realidade. Afinal, são as palavras que usamos para […]

| 10/04/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 658 – Chá com a gente

Este programa reproduz a edição especial do Podcast Chá Com a Gente, produzido na Panela Produtora, com a participação de Filipe Trielli, Carlos Eduardo de Freitas com Flavio Morgenstern e Luciano Pires como convidados. A ideia era falar das novas formas de comunicação independente que surgiram nos últimos anos, mas o papo cresceu e acabamos falando daquilo que é a razão de ser com Chá Com a Gente, a discussão da alta, média e baixa cultura… sobretudo baixa.

| 27/03/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM CAP.2 – LINGUAGEM E SEUS SÍMBOLOS (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O caminho até agora está ficando longo, não é? Por mais que eu use exemplos próximos da realidade; ainda assim, eu e você estamos buscando entender conceitos abstratos. Afinal, estamos falando sobre os nomes das coisas (materiais e imateriais). Pois bem! No texto de hoje vamos tratar justamente como se organizam e dividem as palavras! […]

| 21/03/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Por dentro da comunicação interna do McDonald’s no Brasil
Mauro Segura - Transformação

Como fazer comunicação interna p/ uma empresa que tem 50 mil jovens funcionários, sendo que 90% deles estão no primeiro emprego, atendendo mais de 2 milhões de clientes todos os dias? Como gerir uma operação sob risco constante de uma crise de comunicação? Como fazer a gestão de uma das marcas mais valiosas no mundo? Para quem trabalha com comunicação, o caso do McDonald’s no Brasil é ouro. As respostas para essas perguntas estão no artigo que Mauro Segura escreveu.

| 13/03/2019 - Mauro Segura em Transformação
Cafezinho 157 – Papo de bêbado 2

Se eu fosse o Bolsonaro, nestes primeiros 100 dias estaria trancado entre quatro paredes.

| 08/03/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM CAP.2 – FORMA DA LINGUAGEM (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Pois bem, no texto anterior eu falei sobre a MATÉRIA da palavra – lembra? Que a matéria da linguagem é o seu corpo (SOM); ou seja, palavras. Também falei sobre a FORMA da linguagem, que é a sua ALMA. Ou melhor, seu significado. Portanto, as palavras podem significar tanto INDIVÍDUOS quanto ESSÊNCIAS. Qual a diferença, […]

| 07/03/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LìderCast 143 – Doug Alvoroçado

Esse alvoroçado não é nome não, é adjetivo. Um professor, intérprete de libras, um ativista pela inclusão social através da tecnologia. É uma história fascinante de alguém que sai da periferia para causar impacto em toda a sociedade.

| 07/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 155 – O apreço

Da próxima vez que abrir a boca ou comentar, cuide de ter informação suficiente.

| 01/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 154 – Pegando no pé

A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.

| 25/02/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAP.2 – NATUREZA E FUNÇÃO DA LINGUAGEM (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Muito bem! Espero que tenha ficado claro a função da LINGUAGEM para você: comunicar pensamentos, vontades e emoções. E que para isso usamos símbolos, que podem ser especiais ou comuns. E que tudo isso muda com o tempo, com o objetivo de facilitar justamente a CLAREZA das IDEIAS que são COMUNICADAS. Agora que tanto a […]

| 21/02/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 152 – 45 Dias

Tem muita coisa importante acontecendo enquanto você perde tempo com os prestidigitadores que desviam sua atenção pra bater sua carteira.

| 18/02/2019 - Luciano Pires
A vida é muito melhor com boechatividade
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Como a maioria dos brasileiros, fiquei consternado com a morte do jornalista Ricardo Eugênio Boechat. Não posso dizer que eu era exatamente um fã, mas como sob minha perspectiva, ele utilizou em sua carreira – explícita ou subliminarmente – toda a liturgia intrínseca ao pensamento criativo, tinha a minha admiração genuína e espontânea. E como […]

| 14/02/2019 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
TRIVIUM: CAP.2 – NATUREZA E FUNÇÃO DA LINGUAGEM (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Continuando o trabalho em resumir (e aprender com) o Trivium, segue agora a primeira parte do resumo do capítulo 2 do livro. Sim, primeira parte porque esse é um capítulo extenso, com várias informações a serem entendidas e resumir tudo de uma vez ia gerar um texto muito longo e a apreensão das lições iria […]

| 07/02/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 144 – O mundo é um moinho

Cada um entende como quer. Ou como pode.

| 21/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 648 – Ethos, Logos, Pathos e o Diálogo Aberto

Neste cenário onde até “bom dia” leva patada, o que é que podemos fazer para conseguir conviver com quem pensa diferente? Tratar na porrada? Bem, alguns merecem… mas com outros dá pra tentar o diálogo aberto.

Posso entrar?

| 15/01/2019 - Luciano Pires
O Trivium – Capítulo 1
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Lembra do que foi dito no primeiro texto sobre as sete Artes Liberais? Pois bem, a Irmã Miriam Joseph expõe da maneira dela, e isso pode ajudar a entender o que foi dito antes. Bom, primeiro as damas, certo? Por isso vai primeiro a definição da Irmã: O Trivium contém as Artes da Linguagem, logo, […]

| 07/01/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Visualizando as estruturas do discurso do Portal Café Brasil

Se você se aproximar do Café Brasil, prepare-se para ser provocado a QUERER dizer, fazer, ver, dar, saber…

| 05/01/2019 - Luciano Pires
Esperando o sorriso da Fortuna
Jota Fagner - Origens do Brasil

Se existe uma constante nas festas de fim de ano e na data do meu aniversário é esse sentimento de que a vida é transitória. Vou ficando mais velho, nem sempre mais sábio. A maior parte dos meus anseios ainda não se concretizou, mas, de acordo com a tradição popular, é preciso acreditar que nesse […]

| 03/01/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil Premium – Retrospectiva 2018

Ao longo de 2018 o Café Brasil Premium decolou e fechamos o ano com 1483 assinantes ativos. O que vai neste post é um apanhado do que foi publicado:

| 03/01/2019 - Luciano Pires
A eterna falta de tempo
Jota Fagner - Origens do Brasil

Enquanto voltava para casa carregando alguns livros que acabara de comprar, encontrei uma senhorinha muito simpática que costumava trabalhar numa banca de jornal aqui perto. Havia sido demitida por irresponsabilidade e agora passava os dias perambulando. Ela me cumprimentou, perguntou de minha família, viu os livros em minhas mãos e perguntou se eu “estava na […]

| 20/12/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 644 – Apresentação da PodPesquisa 2018

No dia 7 de dezembro de 2018 a ABPOD – Associação Brasileira de Podcasters, em conjunto com a rádio CBN, realizou um evento para apresentar ao mercado a PodPesquisa 2018. No programa de hoje reproduziremos o áudio desse evento.
Posso entrar?

| 19/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 643 – Dominando a Civilidade

Vivemos uma epidemia de incivilidade que silenciosamente toma conta das pessoas, organizações e nossa economia. Desrespeito, falta de sensibilidade e comportamentos rudes estão presentes, fazendo com que, mesmo quem quer performar bem, não consiga. Além da questão moral, a incivilidade reduz lucros!
Posso entrar?

| 12/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 132 – Os cagonautas

Seu chefe é um cagonauta? Hummmm…tome cuidado, viu?

| 10/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 131 – Compartilhe!

Seja a mídia que você quer ver no mundo

| 07/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 127 – Eros e Thanatos

Ninguém precisa pensar, é só desligar o cérebro e deixar que os instintos comandem.

| 23/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 639 – Chega de falar de política

Diversos ouvintes mandam mensagens pedindo para que eu pare de falar de política, que querem de volta o Café Brasil que fala de música e de temas mais leves. Tá bom, então eu paro, vai.
Posso entrar?

| 14/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 122 – Vira a chave

Mudar de assunto no calor dos acontecimentos é irresponsabilidade moral.

| 09/11/2018 - Luciano Pires
Os especialistas e suas previsões
Jota Fagner - Origens do Brasil

De tempos em tempos as sociedades alardeiam previsões catastróficas para um futuro não tão distante. Sempre existe o perigo do momento. Se ouvirmos os especialistas, atualmente temos que nos preocupar com o futuro da democracia no Brasil. Essas previsões apocalípticas muito raramente se confirmam, servem apenas para alimentar a sanha sensacionalista. Acadêmicos e especialistas são […]

| 08/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
LíderCast 131 – Henrique Szklo e Lena Feil

Henrique Szklo e Lena Feil – Henrique se apresenta como CSO – Chief Subversion Officer e Lena como CoolHunter. Ambos se preparam para ganhar o mundo e nos provocar com sua Escola Nômade Para Mentes Criativas.

| 08/11/2018 - Luciano Pires
O efeito Dunning-Kruger
Jota Fagner - Origens do Brasil

Conhece alguém que fala de assuntos que não domina com excesso de confiança? É o efeito Dunning-Kruger, aquele mesmo que está dando o tom dos debates políticos no Brasil e no mundo.   McArthur Wheeler tinha 44 anos quando resolveu assaltar um banco. Ele morava na cidade de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia. O ano […]

| 01/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
A escatologia no jogo político
Jota Fagner - Origens do Brasil

A palavra escatologia representa tudo que chega em sua fase final, incluindo a história humana. De origem grega – que novidade! –, eschatos significa “último”, “fim”; e logos significa “palavra”, “discussão”, “instrução”, “ensino”, “assunto”, “tema”, “lógica”. Portanto, escatologia é o estudo do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos […]

| 25/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Como reduzir as Fakenews?
Carlos Nepomuceno

Ontem, a ministra Rosa Weber lançou este desafio. Vejamos o que podemos contribuir para este debate. O primeiro passo é compreender o que está ocorrendo. Vejamos: Note que estamos vivendo um alargamento da capacidade das pessoas receberem e produzirem informação, através de novos canais, que transferem o controle mais centralizado para um mais distribuído. (Tal […]

| 22/10/2018 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 117 – Caem as máscaras

Quando passar a alucinação coletiva saberemos com quem vale a pena gastar nosso tempo de vida.

| 22/10/2018 - Luciano Pires
Podpesquisa 2018

Em sua quarta edição, a PodPesquisa 2018 recebeu mais de 22 mil respostas, sendo até o momento a maior pesquisa sobre o universo de podcasts no país.

| 21/10/2018 - Luciano Pires
Somos quem podemos ser
Jota Fagner - Origens do Brasil

Já faz um tempo que venho desiludido quanto aos resultados da educação. Ainda acredito que ela seja essencial, mas já consigo enxergar que não basta. Uma pessoa bem instruída não é garantia de caráter, na verdade ela nem terá a justificativa da ignorância para amenizar seus atos. É claro que estou falando da educação como […]

| 11/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras

Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

| 08/10/2018 - Luciano Pires
Respire fundo e aguarde
Jota Fagner - Origens do Brasil

O pior ainda está por vir Todo mundo já percebeu o quanto está difícil manter um diálogo saudável nas redes sociais. Invariavelmente somos alvos de alguma militância raivosa defendendo ideias ou figuras controversas. Excluí meu perfil no Facebook por causa disso. Antes da campanha eleitoral começar oficialmente eu tive a sensação de que o ambiente ficaria insuportável. […]

| 04/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 633 – Ballascast

O Marcio Ballas, que é palhaço profissional, me convidou para participar de seu podcast. E batemos um excelente papo sobre…podcasts. A primeira parte eu vou reproduzir no programa de hoje. Eu posso entrar?

| 03/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 111 – Opinião Média

A média da opinião nunca criou inovações.

| 01/10/2018 - Luciano Pires
Resumindo meu artigo anterior
Jota Fagner - Origens do Brasil

A proposta de Antonio Gramsci era ambiciosa, ocupar os espaços de produção e disseminação de conteúdo. Universidades, jornais, púlpitos, emissoras de rádio, etc. Sua ideia, no entanto, não era de tudo original. Vários pensadores já haviam percebido a importância desses espaços para o controle da opinião pública. No Brasil, muito antes de Gramsci ser amplamente […]

| 27/09/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Democracia, Tolerância e Censura

O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 100 – Cem cafezinhos

Liberdade. Essa é a palavra que uso para definir podcasts.

| 24/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 627 – Os donos da liberdade

Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?

Posso entrar?

| 22/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 626 – AlôTénica – A Podpesquisa

O programa reproduz a conversa entre Luciano Pires, Leo Lopes (Radiofobia) e Paulo Vinicius (CBN) no podcast Alôténica, do Leo Lopes. O tema é a Podpesquisa2018 e a ABPOD. Um programa pra quem ama podcasts.

| 15/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 94 – Jornalismo e civilidade

O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.

| 03/08/2018 - Luciano Pires
LíderCast 115 – Nailor Marques Jr

Professor, palestrante, uma das mentes mais divertidas e brilhantes que conheço, capaz de navegar de Machado de Assis ao comportamento dos idiotas nas redes sociais com a mesma categoria.

| 12/07/2018 - Luciano Pires
Os caminhos para editar um livro
Isqueiro isqueiro

Muitas pessoas investem um tempo considerável colocando suas histórias e lições de forma escrita, para se perpetuarem na forma de livros. Mas, ao concluírem o texto, muitas vezes o guardam em alguma gaveta, porque não sabem que passos devem ser dados para que sua história ganhe forma.

| 10/07/2018 - Isqueiro isqueiro
Cafezinho 85 – Podpesquisa 2018

Acesse a Podpesquisa.com.br e ajude a montar um completo perfil dos ouvintes e produtores de podcasts no Brasil

| 01/07/2018 - Luciano Pires
As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho
Mauro Segura - Transformação

Uma das maiores barreiras atuais para o sucesso de qualquer empresa é a comunicação no ambiente de trabalho, por mais irônico que isso possa aparecer por conta de todas as facilidades tecnológicas que temos hoje para nos comunicarmos. Mas quais são as causas? Por que isso acontece?

| 30/06/2018 - Mauro Segura em Transformação
Café Brasil 615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
Fact Check? Procure o viés.

Investigar o que é verdade e o que é mentira – com base em fatos – é o papel dos “fact checkers”. Determinar o que é legítimo, não.

| 22/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 72 – Fake News 1

Quem julga o juiz?

| 18/05/2018 - Luciano Pires
LíderCast 109 – Romeo Busarello

LíderCast 109 – Hoje conversamos com Romeo Busarello, É Diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Tecnisa e professor do Insper e da ESPM, um especialista na combinação de comunicação com internet… Um inovador. Que papo legal…

| 18/05/2018 - Ciça Camargo
Cafezinho 71 – Reenquadre o hater

Reenquadre o otário e ele vira ouro. Reenquadre a ameaça e ela vira inspiração.

| 14/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 611 – Momentos felizes

Felicidade não existe. O que existe na vida são momentos felizes.

| 01/05/2018 - Luciano Pires
LíderCast 106 – Labi Mendonça

LíderCast 106 – 106 – Hoje conversamos com Labi Mendonça, cineasta, roteirista, pensador… uma história fascinante de um brasileiro que se vê sozinho no Rio de Janeiro dos anos 60, onde o Brasil acontecia. De lá pra a África e… bem,ouça o programa.

| 27/04/2018 - Ciça Camargo
Cafezinho 62 – Dona Terezinha

Aos domingos à tarde, a companhia da dona Terezinha de Santana, sou eu.

| 13/04/2018 - Luciano Pires
LíderCast 104 – Odayr Baptista

LíderCast 104 – Hoje conversamos com Odayr Baptista, uma das vozes marcantes do rádio brasileiro, que vem de uma rádio do interior para impactar os fãs do rádio dos anos 70. A voz inconfundível da Rádio Camanducaia.

| 13/04/2018 - Ciça Camargo
LíderCast 101 – Rafael Rodrigues

LíderCast 101 – Hoje conversamos com Rafael Rodrigues, que a partir de uma experiência frustrante numa ONG internacional, decide partir para fazer a diferença por conta própria. E começa a transformar vidas na África.

| 23/03/2018 - Ciça Camargo
Cafezinho 54 – Smart Talk

A definição clássica do termo “retórica” é a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva. Isso é bom, mas…

| 16/03/2018 - Luciano Pires
LíderCast 098 – Olavo de Carvalho

Hoje é um programa mais que especial. Fomos aos Estados Unidos para conversar com Olavo de Carvalho, professor, filósofo, um pensador que há anos influencia brasileiros no sentido de ampliar seus repertórios, desenvolver senso crítico e, especialmente, defender a inteligência e a alta cultura. Polêmico, visionário, ácido e essencial, Olavo é amado e odiado com intensidade. E é indispensável. Você vai reparar que o som é diferente, pois gravamos no escritório do Olavo. Inclusive, deixamos algumas interferências para que você se ambiente com nosso bate-papo.

| 02/03/2018 - Ciça Camargo
Cafezinho 50 – A escala AECIO

A Escala AECIO é uma das pragas que têm destruído as áreas de comentários de jornais, revistas e da internet. É ela que tem acabado com a capacidade das pessoas de dialogar ou mesmo de debater de forma sadia qualquer tema por qualquer meio.

| 02/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 601 – Alfabetização para a Mídia II

Publicamos um videocast sobre Alfabetização para a mídia no Café Brasil Premium, cujo áudio usamos num podcast anterior. Hoje é continuação. Vamos falar sobre a criação de filtros para ajudar você aselecionar as informações que chegam através das mídias.

| 21/02/2018 - Luciano Pires
Como vencer um debate tendo razão
Bruno Garschagen - Ciência Política

O estrondoso sucesso do psicólogo canadense Jordan Peterson tem mostrado coisas extremamente interessantes sobre como parte da sociedade reage diante de alguém que sabe defender corajosamente as suas ideias e que sabe se comunicar de forma eficiente

| 13/02/2018 - Bruno Garschagen em Ciência Política
Cafezinho 39 – Como fazer críticas nutritivas

Num cafezinho anterior falei sobre a importância de fazer críticas. E neste dou algumas dicas.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 38 – A agarra

Basta implantar uma dúvida, uma agarra… e pronto! A verdade deixa de existir, agora o que temos é uma versão dela.

| 19/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 596 – A complicada arte de ver – revisitado

“A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê.” É a partir dessa frase do poeta e pintor inglês William Blake que vamos revisitar um programa publicado lá, mas lááá em 2011, que tratou de um assunto especialmente importante: a dificuldade que a gente tem de enxergar o que vê. É isso mesmo, enxergar o que vê. Você tá pensando que é fácil, é?

| 17/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 37 – Sobre críticas

Saber avaliar as críticas é fundamental, mas saber fazê-las, é essencial.

| 15/01/2018 - Luciano Pires
LíderCast 95 – Pascoal da Conceição

Pascoal da Conceição, que fala sobre a vida de ator no Brasil. Pascoal faz parte da vida de muitos brasileiros que encantou como o Dr. Abobrinha no inesquecível Castelo Rá Tim Bum.

| 12/01/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 594 – Sultans of Swing

Láááááá em 1977 uma obscura banda inglesa começou a jornada para se transformar numa das mais conhecidas da história: o Dire Straits. E chegaram chegando, com um clássico chamado Sultans of Swing. Senta que lá vem bronca…

| 01/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 593 – Chororô

Uma das reações mais lindas do ser humano tem sido tratada como algo menor, digno de vergonha: o choro. Tá na hora de recuperar a dignidade dele.

| 26/12/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 592 – Transgressores

Estamos sendo bombardeados por dezenas de manifestações de gente deslumbrada com humoristas ruins, performances pobres, arte de quinta categoria, rebeldes de araque e manifestações supostamente transgressoras em festivais e na televisão. Transgressores, é? Sei…

| 20/12/2017 - Ciça Camargo
Cafezinho 28 – No grito

Não dá pra construir um país no grito.

| 15/12/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 591 – Alfabetização para a mídia

Hoje em dia as informações chegam até você fragmentadas, alterando sua percepção da realidade. É preciso tomar alguns cuidados para não se tornar massa de manobra.

| 12/12/2017 - Luciano Pires
LíderCast 89 – Bruno Teles

Bruno Teles, um educador que sai de Sergipe para se tornar professor na Oral Roberts University nos Estados Unidos, nas disciplinas de International Business, International Marketing e International Finance. Mas não é só isso. Ele coordena um projeto no inteiro do Brasil… bom , é melhor ouvir o programa.

| 01/12/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 087 – Ricardo Camps

Ricardo Camps, empreendedor e fundador do Tocalivros, ambiente de assinatura recorrente onde você tem acesso a audiolivros. Uma história de um empreendedor brasileiro que, quando não acha o que precisa, inventa.

| 17/11/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 084 Rodrigo Azevedo

LiderCast 084 – Rodrigo Azevedo – Rodrigo Azevedo é empreendedor e fundador do Comunique-se, um dos mais importante ambientes para a comunicação das empresas.

| 06/10/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 581 – Carta aos jornalistas

Advogados erram. Treinadores erram. Mecânicos erram. Médicos erram. Cozinheiros também erram. Seres humanos erram. Então por que quando um jornalista erra gera tanta felicidade nas redes sociais?

| 04/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 579 – A arte de falar merda

Tenha um filtro, meu caro, minha cara. Para o bem do mundo, do Brasil, de sua família, seu mesmo, bote na cabeça: não dá para ser mestre sem antes ser discípulo.

| 20/09/2017 - Luciano Pires
LíderCast 081 Lucia Helena Galvão Maya

LíderCast 081 – Lúcia Helena Galvão Maya é diretora da escola de filosofia Nova Acrópole e proporciona uma conversa fascinante sobre o impacto da filosofia no nosso dia a dia.

| 15/09/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 078 Leo Lopes

LíderCast 078 – Leo Lopes – Leo Lopes é uma referência quando se fala em podcasts no Brasil. E é o fundador da primeira empresa que está vivendo 100% de podcasts. Um batalhador.

| 25/08/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 077 Waldey Sanchez

LíderCast 077 – Waldey Sanches – Waldey Sanches é um experiente ex-presidente de empresas multinacionais, que agora se prepara para seguir carreira solo. E começa com o Caminho de Santiago.

| 18/08/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 072 Oscar Maroni

LíderCast 072 – Oscar Maroni se identifica como “dono de uma empresa de entretenimento adulto, o popular puteiro”. Uma visão que vai abalar alguns pilares morais.

| 14/07/2017 - Ciça Camargo
Manual de disrupção do marketing
Mauro Segura - Transformação

17 fenômenos acontecendo no marketing que nem todo mundo está enxergando

| 19/05/2017 - Mauro Segura em Transformação
Influenciador digital: você precisa mesmo?
Mauro Segura - Transformação

Influenciadores digitais no marketing das empresas é algo cada vez mais constante, mas nem tudo são flores.

| 01/05/2017 - Mauro Segura em Transformação
Basta de informação!
Tom Coelho - Sete Vidas

“Hoje joguei tanta coisa fora Vi o meu passado passar por mim Cartas e fotografias, gente que foi embora A casa fica bem melhor assim.” (Herbert Vianna)   Feriados têm sido para mim verdadeiras férias para reflexão. Enquanto muitos trilham para as montanhas ou singram para o litoral, enfrentando o trânsito e as filas que […]

| 30/04/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Confraria Café Brasil

A Confraria Café Brasil nasceu para conectar pessoas que têm em comum uma visão de mundo: estamos aqui para aprender, valorizamos nosso tempo e se tivermos de escolher onde gastá-lo, que seja com coisas que valham a pena.

| 25/04/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 558 – O Café Brasil Premium

Podcast Café Brasil 558 – O Café Brasil Premium. No décimo segundo ano do programa Café Brasil, juntamos tudo que aprendemos e lançamos o Café Brasil Premium. Este programa apresenta o projeto, dando uma perspectiva histórica e descrevendo os conteúdos aos quais os assinantes terão acesso.

| 25/04/2017 - Luciano Pires
A fábrica de conteúdo

A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a criar o conteúdo que ela própria consome. Acredite, não existe muito disso por aí…

| 22/03/2017 - Luciano Pires
E agora, Tony?
Mauro Segura - Transformação

Representando a JBS nos últimos quatro anos, agora é hora de Tony Ramos assumir publicamente a sua posição de defensor da marca.

| 20/03/2017 - Mauro Segura em Transformação
Precisamos falar sobre religião
Jota Fagner - Origens do Brasil

Na última terça feira, dia 14, após voltar da PUC – onde tinha assistido ao V Seminário de Pesquisa e Integração do EHPS – recebi uma mensagem do meu amigo e colega jornalista, Jonatas Oliveira. Ele havia me enviado um texto, com link para a fonte, que comentava o ato falho do ex-presidente Lula em depoimento […]

| 16/03/2017 - Jota Fagner em Origens do Brasil
O dia em que a IBM Brasil vestiu bermuda e adotou o desconfiômetro
Mauro Segura - Transformação

O que acontece quando uma grande empresa implode o código de vestimenta e libera a bermuda?

| 13/03/2017 - Mauro Segura em Transformação
O padrão

Isca intelectual de Luciano Pires demonstrando que existe um padrão de rótulos, no qual ano após ano se encaixam os nomes e… pronto! É nisso que transformou a imprensa.

| 02/03/2017 - Luciano Pires
Videocast Nakata – T02 09

Videocast Nakata – Temporada 02 Episódio 09 Quando pensamos na construção de uma marca, o que você imagina? Certamente num logotipo de fácil identificação, numa propaganda, num cartão de visitas que o faça reconhecer a marca imediatamente ou mesmo um slogan que grude na cabeça e não saia mais.

| 23/02/2017 - Ciça Camargo
Videocast Nakata T02 08

Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei sobre a importância de ser uma pessoa nutritiva. Vamos agora nos aprofundar um pouco mais no assunto. O ser nutritivo, além de divertido, informado, confiável e articulado, pode focar as suas qualidades em 3 dimensões diferentes.

| 22/02/2017 - Ciça Camargo
Videocast Nakata T02 06

Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 06 Em seu dia a dia você também é cliente e sabe que consumidores têm uma perspectiva diferente do fornecedor. Mais que isso: eles têm expectativas.

| 20/02/2017 - Ciça Camargo
Fake News

Isca intelectual lembrando da teoria dos Quatro Rês, que pode ser uma instrumento para escapar das Fake News.

| 12/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 543 – Desengajamento moral

Podcast Café Brasil 543 – Desengajamento moral. Como é que tem gente que pratica ações horrorosas, prejudicando outras pessoas, mas não sente remorso? É disso que trata o desengajamento moral.

| 10/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 541 – A festa do podcast

Podcast Café Brasil 541 – A festa do Podcast. Aproveitando o último programa de 2016, botamos os ouvintes pra trabalhar e fazemos uma homenagem ao podcast, ao podcaster e ao ouvinte do podcast. Quer entrar?

| 27/12/2016 - Luciano Pires
Exemplos e opiniões
Tom Coelho - Sete Vidas

“Depois de escrever, leio… Por que escrevi isto? Onde fui buscar isto? De onde me veio isto? Isto é melhor do que eu…” (Fernando Pessoa)   À medida que um escritor vai criando intimidade com seus leitores, algumas questões surgem com naturalidade. São perguntas que ora beiram o abismo do interesse filosófico e conceitual, ora […]

| 06/11/2016 - Tom Coelho em Sete Vidas
O Dia Do Podcast

No Dia do Podcast, 21 de outubro, você se inscreve para assistir ao Webminário Café Brasil 10 anos e ganha o e-book! No Dia do Podcast, quem sai ganhando é você.

| 15/10/2016 - Luciano Pires
Os riscos de associar uma marca a uma pessoa
Mauro Segura - Transformação

A noite de baderna do nadador Ryan Lochte durante os Jogos Olímpicos no Rio ricocheteou nas marcas que patrocinam o atleta. Quais são os riscos de associar uma marca a uma pessoa? É sobre isso a conversa de Mauro Segura.

| 16/09/2016 - Mauro Segura em Transformação
Todos seremos YouTubers
Mauro Segura - Transformação

O Brasil tem 4 dos 10 YouTubers mais influentes do mundo. O YouTube no mundo tem mais de 1 bilhão de usuários. Um fenômeno está ocorrendo diante de nós. Mauro Segura nos fala sobre o tsunami que vem por aí: todos seremos youtubers !!

| 16/08/2016 - Mauro Segura em Transformação
O vídeo que superou os 150 milhões de views no Facebook
Mauro Segura - Transformação

Um vídeo de 4 apenas minutos, sem música ou dancinha, gravado por uma senhora dentro do carro num estacionamento, explodiu no facebook alcançando a estratosférica marca de mais de 150 milhões de views. Um tsunami de acontecimentos veio a reboque. Esse foi o recorde histórico de views de vídeo do facebook, o recorde anterior nem chega perto disso.
O que está por trás desse fenômeno?
Quais os motivos desse vídeo tem alcançado essa marca?

| 06/06/2016 - Mauro Segura em Transformação
A audiência que interessa

A Confraria Café Brasil está nascendo, convido você a conhecê-la acessando o www.portalcafebrasil.com.br e clicando no banner “Fitness Intelectual para quem quer cérebro tanquinho”.

| 03/06/2016 - Luciano Pires
A imunização cognitiva

Se você está se sentindo entorpecido das ideias, incapaz de descer do muro, provavelmente alguém está lhe ministrando umas doses de imunizante cognitivo.

| 31/03/2016 - Luciano Pires
Entrevista de Obama é um marco na mídia podcast
Mauro Segura - Transformação

Mauro Segura conta o que rolou nos bastidores da entrevista do presidente da nação mais poderosa do mundo para o WTF, que é um dos podcasts mais prestigiados no USA

| 11/01/2016 - Mauro Segura em Transformação
Café Brasil 487 – Unfollow

Podcast Café Brasil 487 – Unfollow. E aí você sofre com aquele sujeito ou aquela sujeita que entra na sua página e diz abobrinhas, publica fotos que não tem nada a ver, te enche o saco… Aliás, já parou pra pensar que se sofre com quem te enche o saco a culpa pode ser sua?

| 25/12/2015 - Luciano Pires
Sua marca está pronta para os podcasts?
Mauro Segura - Transformação

Isca intelectual de Mauro sobre a explosão dos podcasts nos USA e Brasil. Nunca se consumiu tanto podcasts como atualmente, mas parece que os anunciantes e as agências ainda não se tocaram disso.

| 18/11/2015 - Mauro Segura em Transformação
De volta para o presente…
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano sobre a elevação da consciência e o poder transformador de retornar ao presente.

| 10/11/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Pai, você está postando demais!
Mauro Segura - Transformação

Isca intelectual de Mauro Segura sobre a super exposição dos pais e das mães nas mídias sociais. Será que não está na hora de desligar um pouco?

| 08/10/2015 - Mauro Segura em Transformação
Nós amamos abobrinha
Mauro Segura - Transformação

Isca Intelectual de Mauro Segura sobre as redes sociais em nossas vidas. Nós ganhamos ou perdemos tempo nas redes sociais?

| 29/09/2015 - Mauro Segura em Transformação
A internet das coisas e a recriação do marketing
Mauro Segura - Transformação

Isca Intelectual de Mauro Segura sobre tecnologias que provocarão uma revolução gigantesca na forma como vivemos, consumimos e nos relacionamos. Especialmente no marketing e comunicação das empresas.

| 05/09/2015 - Mauro Segura em Transformação
Café Brasil – O livro

Café Brasil – O Livro. Um projeto para celebrar os 10 anos do podcast que transforma “célebros” em cérebros. Participe!

| 03/09/2015 - Luciano Pires
O Uber das agências e o hacker do crescimento
Mauro Segura - Transformação

Artigo de Mauro Segura sobre o marketing do futuro e o futuro do marketing. Chegou a hora da ruptura.

| 24/08/2015 - Mauro Segura em Transformação
A Lei da Santa Ignorância
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano, que é a favor da virtude, do mérito e da verdade. E se você é daqueles que acredita que tudo é relativo, esse texto foi feito com carinho para a sua pessoa.

| 21/08/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
De ignorância e prepotência sobre o Brasil
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Sabe o primeiro erro que comete a maioria dos correspondentes estrangeiros no Brasil? É tentar medir a temperatura social pelo bucólico ou pelo estereótipo nacional. Muitos desses repórteres não se envolvem de fato nem se informam nos lugares, com grupos e pessoas que decidem a realidade brasileira. Uma foto e uma reportagem com personagens locais […]

| 08/08/2015 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Café Brasil 466 – Perfil do ouvinte

Podcast Café Brasil 466 – Perfil do ouvinte. O programa de hoje é uma daqueles que a gente faz de quando em quando, que trata do umbigo do Café Brasil, mas que é fundamental para nos situarmos sobre onde estamos e para onde vamos.

| 04/08/2015 - Luciano Pires
Nossa estranha pressa de rotular
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Responda, por gentileza, à seguinte pergunta na linha abaixo: Quantas vezes você já rotulou alguém sem dar a essa pessoa ou a si mesmo o direito de pensar um pouco antes de ser taxativo? Já chegou a uma conclusão? Pense um pouco mais. Não há pressa. Exame de consciência demora mais que imaginamos, mas é saudável. […]

| 30/07/2015 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Pod… o quê?

Pod… o quê? Isca Intelectual de Luciano Pires sobre a mídia do futuro: os podcasts. Quem ainda não ouviu, não sabe o que está perdendo…

| 30/07/2015 - Luciano Pires
036 – A Melô do Pocotó

Neste episódio Luciano apresenta a MELÔ DO POCOTÓ que deu início a uma série de pequenos vídeos críticos e bem humorados gravados a partir de 2004. A intenção é deixar o registro do primeiro deles, inclusive com o Making Of.

| 27/10/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 221 – O contador de histórias

No podcast da semana Luciano Pires fala de sua atividade de palestrante, sob o ponto de vista do contador de histórias. Entre algumas lembranças, trata da importância do ouvir e contar histórias para o desenvolvimento da humanidade e de como perdemos certas referências quando as histórias passaram a ser contadas por quem quer nos vender alguma coisa. A trilha sonora é a bagunça de sempre, com Caboclada, Karla Sabah, Arthur Moreira Lima, Ana Moura, os Doces Bárbaros, Vicente Barreto…e o Silvio Santos. Apresentação de Luciano Pires.

| 25/11/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 179 – Os filtros

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você já deve estar de saco cheio de tanto ouvir que “vivemos na era da informação”, não é? Mas o que é que isso quer dizer realmente? Ou melhor, que cuidados nós temos que ter para viver nesse mar de informações? Um deles é desenvolver alguns filtros. É disso […]

| 05/02/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 178 – Os Sofistas

Bom dia, boa tarde, boa noite. Vivemos numa sociedade onde todos querem te convencer a fazer algo que traga vantagens para alguém. Seja na compra de um produto ou serviço, na escolha de uma religião ou na eleição de um político. É uma grande competição. E nesse ambiente competitivo, se os argumentos dos “vendedores”são verdadeiros […]

| 29/01/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 152 – A Gripe Suína

Vai uma gripe aí? Pois é… O Café Brasil de hoje vai tratar da gripe Suína. Não importa quando você vai ouvir este programa, se no auge da pandemia ou alguns meses depois que ela passar. Essa gripe está sendo uma lição de comunicação.

| 31/07/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 001 – Mídia e Baixaria

Café Brasil 001 – Mídia e baixaria. Existem duas formas de espalhar a luz: ser a vela ou ser o espelho que reflete a vela”. Este foi o primeiro Cafe´Brasil em podcast, que foi ao ar em setembro de 2006, discutindo mídia e baixaria. É fascinante ouvir hoje e tentar descobrir o que mudou…

| 05/09/2006 - Luciano Pires