s

Todo conteúdo do Café Brasil

Cafezinho 442 – Por que cultura é boa?

A cultura é boa porque influencia diretamente a forma como nosso cérebro processa a informação.

| 29/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 441 – Qual cultura é melhor?

A baixa cultura faz crescer a bunda, melhorar o gingado, ficar com alguém e se divertir um bocado, o que é muuuuuito bom. Mas é pouco.

| 26/11/2021 - Luciano Pires
Quadrinhos em alta
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Quadrinhos em alta Apesar do início com publicações periódicas impressas para públicos específicos, as HQs não se limitam a atender às crianças. Há quadrinhos para adultos, de muita qualidade, em exposição nas prateleiras das melhores livrarias do mundo.  Anna Rachel Ferreira Começo chamando a atenção para dois fatos – ou mitos? O brasileiro lê pouco. […]

| 25/11/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 440 – Alta e baixa cultura

Baixa cultura é aquela que me faz bater o pé, mexer a bunda, gargalhar, sentir asco ou atração física, usar meus sentidos animais sem grandes preocupações intelectuais. E intelectualmente que me deixa exatamente onde estou.

| 22/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Tipos e Regras de Divisão Lógica (parte 7)
Alexandre Gomes

Antes de tratar das regras da divisão lógica – pois pode parecer mais importante saber as regras de divisão que os tipos de divisão – será útil revisar alguns tópicos já tratados para melhor entender as regras. Lembra dos ELEMENTOS da DIVISÃO LÓGICA? o todo lógico; a base  – ou princípio – fundamental; e os […]

| 21/11/2021 - Alexandre Gomes
Cafezinho 439 – O melhor investimento da Black Friday

Uma coisa é comprar um televisor. Outra é adquirir cultura!

| 19/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 438 – O homem cordial

Brasileiro Cordial é aquele que age conforme a emoção, e não a razão.

| 15/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 795 – A Black Friday

Uma vez ouvi que a origem do apelido Black Friday seria porque era um período do ano em que as margens de lucro dos varejistas finalmente eram escritas com a tinta preta dos lucros, depois de um ano de tinta vermelha das perdas. Embora seja verdade que os varejistas historicamente registraram suas perdas e lucros em vermelho e preto, esta versão da origem da Black Friday, na verdade, é imprecisa.

Vamos ver do que se trata. E aproveitar pra anunciar a Black Friday do Café Brasil.

| 10/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Divisão (parte 6)
Alexandre Gomes

A DIVISÃO é uma  ferramenta do pensamento extremamente VALIOSA. Platão colocou o seguinte comentário vindo de Sócrates: “… Eu também sou amigo desta maneira de compor e DECOMPOR as idéias É A MELHOR maneira de APRENDER A FALAR e a PENSAR” No trecho acima note que Sócrates aponta o valor da habilidade em DIVIDIR os […]

| 07/11/2021 - Alexandre Gomes
Trivium: Capítulo 4 – Regras de Definição (parte 5)
Alexandre Gomes

  Para cumprir a função de DEFINIÇÃO, esta deve atender alguns requisitos. Do contrário, será apenas enrolação ou retórica vazia. Os requisitos são: 1. CONVERSÍVEL em relação ao sujeito, à espécie e ao termo por definir. A CONVERSIBILIDADE é o teste de uma definição. Uma declaração é conversível se for igualmente verdadeira com o sujeito […]

| 21/10/2021 - Alexandre Gomes
Cafezinho 428 – A cultura da reclamação

O ser humano, naturalmente, só confia em membros de sua tribo. E quem abraça causas de outra tribo, se transforma nos tais “eles”, aqueles agentes “do mal” que precisam ser exterminados, pois ameaçam nossa tribo, a tribo de gente “do bem”.

| 11/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 788 – Love, Janis

Janis Joplin era uma garota incompreendida, saiu da pequena cidade de Port Arthur, no Texas, para encontrar a liberdade no meio hippie de San Francisco. Janis se transformou num ícone dos anos 60, sempre indo ao limite em tudo que fazia. Janis representou a rebeldia, a intensidade e a entrega daquele tipo de gente que não cabe numa vida só. Morreu por overdose aos 27 anos, mas deixou uma marca que nunca será apagada.

O programa de hoje não é uma biografia, é só uma homenagem.

| 22/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 778 – Cringe: a maldição dos Millennials

Um novo termo entrou em evidência: o cringe. A tradução do inglês para português quer dizer “vergonhoso ou vergonhosa”. Ampliando o escopo, quer dizer “vergonha alheia”, e passou a ser o adjetivo pelo qual a geração Z está chamando a geração Millennials de cafonas… de Boko Moko!

| 14/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 378 – Capitu traiu Bentinho?

Conheço um monte de gente com conhecimento, ilustrada, gente com muita experiência de vida e que…se acha. Gente que transforma conhecimento em fé. Falta-lhe al inteligência emocional que coloca o conhecimento nos trilhos.

| 19/04/2021 - Luciano Pires