s

Todo conteúdo do Café Brasil

Cafezinho 351 – Um autoritário pra chamar de seu

As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.

| 15/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 349 – Pânico moral

Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.

| 08/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 751 – A hipocrisia nossa de cada dia

A Perfetto é patrocinadora do Café Brasil e… sabe o que eles fazem? Sorvetes! Você já foi no blog da Perfetto? Fica lá no perfetto.com.br , esse perfetto tem dois tês. Achei lá o Purple Power, um delicioso picolé de açaí, rico em polpa de açaí natural… huummmm… Tem uma cobertura de chocolate branco e […]

| 06/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 348 – Quem conta as histórias

Imagino a criança perguntando aos pais por que é que isso acontece.

| 04/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 347 – Remédio ou veneno?

Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 343 – O Lobisomem

Depois que eu cresci, conheci um monte de lobisomens. Gente que é normalzinha, legalzinha, até receber uma promoção e virar lobisomem.

| 18/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 342 –Tornando aceitável o reprovável

Racionalizar a conduta delituosa, é disso que trata o desengajamento moral.

| 14/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 341 – O hiato da aspiração

Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.

| 11/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 747 – O vírus – Com Alessandro Loiola

Abri a temporada 16 do LíderCast com duas entrevistas importantes, ambas abordando a questão da Pandemia do Coronavírus sob um ponto de vista diferente daquele que dominou a imprensa e os debates que tomam conta da sociedade. Sem negar o problema – deixa eu repetir aqui quinhentas vezes tá? Sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema,  sem relevar a importância e o perigo desse vírus, mas tentando escapar da histeria e manipulação que transformaram o combate a uma doença numa questão política irracional.

Hoje eu apresento a conversa que tive com o médico Alessandro Loiola. Ouça com atenção, tente se livrar de seu viés político, apenas raciocine, cara! Existem outras narrativas além daquelas dos grandes veículos da mídia.

| 09/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 339 – Bote na rua esses urubus

Mantenha por perto quem quer construir. Livre-se dos que querem destruir.

| 04/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 746 – O viés

Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.

| 02/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 745 – Superhomem

O programa de hoje passa por igualdade de gêneros. E será a partir da obra de um de nossos maiores artistas: Gilberto Gil. Só que tem uma coisa, cara! Se você está contaminado pela política, se não gosta do Gil político, se só consegue enxergar as opiniões erradas que ele tem sobre como deve ser a sociedade, do pessoal com quem ele anda, cara! Olha: para por aqui tá? Neste episódio, estou interessado no poeta, no sujeito que teve a coragem de trazer a público, quase 50 anos atrás, um debate que hoje é considerado moderno.

| 25/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 744 – Sinalização de virtude

Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.

| 18/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 743 – A inveja

Olha, tá pesado, viu? A cizânia plantada na sociedade nos últimos quarenta anos foi tão bem sucedida que um clima de perseguição se instalou em todas as áreas. Especialmente nas redes sociais. Pessoas estão sendo perseguidas por conta de seu posicionamento, não apenas político, mas sobre qualquer tema. E eu acho que grande parte disso é por conta de velha e perigosa…inveja.

| 11/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 331 – Quatro pra um

Temos um viés negativo que nos faz dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas.

| 06/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires