s

Todo conteúdo do Café Brasil

Cafezinho 621 – Obrigado por me chamar de ignorante

Seja raso. Não sofistique. Ninguém vai entender. E as consequências estão aí. Cada um entende como quer. Ou como pode.

| 26/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 620 – Educação? Quem se importa?

Não podemos nos acostumar com o errado, com o meio-bom, com o meio-certo, com o meio-justo. Quando fazemos isso, normalizamos o errado, o torto, o feio. Alguém tem de fazer alguma coisa, nós estamos fazendo.

| 19/04/2024 - Luciano Pires
Segunda Live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola

Segunda live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola, falando sobre a educação das crianças e a crise da masculinidade. Polêmica…

| 16/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 619 – Don´t make stupid people famous

As pessoas que realmente fazem diferença na sua vida não são aquelas com as maiores e melhores credenciais, com mais dinheiro, maiores prêmios ou status. Não são aquelas que têm milhares de seguidores ou que aparentam ser as tais. Não são os influencers que aparecem a cada clique. São aquelas que se importaram com você, que lhe deram atenção. Causaram impacto sobre seu futuro. E vão ficar gravadas em sua memória para sempre.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 921 – A Praça e a torre

O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump​​.

A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.

| 10/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 919 – Muito Além do Jardim

Neste episódio, a partir de um filme delicioso, uma grande reflexão sobre pessoas que parecem inteligentes e que acabam ganhando projeção indevida. Os assinantes recebem um extra com dez sinais de que essa inteligência aparente pode ser só aparente.

| 27/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 615 – Esquerda e direita

Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ajustar e melhorar ideias, incluindo as do capitalismo, para beneficiar a sociedade, sem se agarrar a ideologias que já não se aplicam mais. A história mostra que sistemas flexíveis funcionam melhor.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 313 – Silas Colombo

Hoje temos Silas Colombo, que é o CEO da Motim, a primeira aceleradora de reputações do mundo. Silas tem uma visão bastante interessante sobre uma atividade da velha economia, o serviço de Relações Públicas, que precisa ser adaptado à sociedade das narrativas. Focado no universo das empresas inovadoras e start ups, Silas desenvolve um trabalho de comunicação que vai muito além de contar boas histórias. Uma conversa fascinante entre dois profissionais de comunicação de gerações diferentes, conectados pela paixão por contar histórias.  

| 07/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 312 – Renata Silbert

No episódio de hoje trazemos Renata Silbert, que tem uma carreira profissional diversificada, de executiva em grandes empresas a profissional do mercado financeiro. Sentindo que precisava complementar sua experiência profissional com questões ligadas à gente, Renata decide cursar psicologia aos 47 anos, passando a clinicar. Essa experiência a colocou em contato com histórias impressionantes, que acabaram por inspirar o livro Psicopatas Domésticos. Uma conversa fascinante sobre o psicopata que está na sala ao lado. Ou ao seu lado. Ou dentro de você.

| 29/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 73 – Mentiras outra vez

Neste episódio, Bárbara e Babica vão mais fundo no tema: mentiras. Falam de assertividade e de como, às vezes, ser honesto pode ser prejudicial e somos obrigados a praticar algumas mentirinhas. Em certos casos, é bom equilibrar a honestidade com outros valores importantes para cuidar dos sentimentos das pessoas ao nosso redor.

| 27/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 612 – Se o Facebook não protege as crianças…

Em 2021, Frances Haugen, ex-diretora do Facebook, vazou centenas de documentos internos, indicando que o Facebook sabia que o Instagram poderia afetar negativamente a saúde mental e a imagem corporal de pessoas, especialmente adolescentes. Quando Haugen falou ao Congresso dos Estados Unidos, citou uma pesquisa do Facebook que revelou que crianças e adolescentes pensam que estão lutando com problemas como bullying e imagem corporal sozinhos porque seus pais não podem ajudá-los.

Haugen declarou: “Precisamos apoiar os pais. Se o Facebook não protege as crianças e jovens, pelo menos precisamos ajudar os pais a apoiá-los”.
Precisamos ajudar os pais a apoiar seus filhos.

| 23/02/2024 - Luciano Pires
LíderCast 311 – Gus Erlichmann e Ariel Krok

O episódio de hoje é especial, com dois convidados: Gus Erlichman e Ariel Krok, dois profissionais da área de e-commerce e TI respectivamente, que mantêm atividades junto à comunidade judaica no Brasil e exterior. Batemos um papo sobre Israel, o conflito Árabe x Israelense e os atentados terroristas praticados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Pude exercer minha ignorância genuína e assim conduzir uma conversa esclarecedora sobre um tema que desperta paixões e ainda renderá muita discussão.

| 22/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – Os pregos na cerca

Neste episódio, Bárbara e Babica usam uma metáfora de um pai e seu filho para falar sobre como as palavras têm poder de deixar marcas profundas depois de serem ditas. Podemos moldar o mundo ao nosso redor com nossas palavras e ações, então é importante escolher moldar algo positivo.

| 20/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 72 – A Mentira

Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre a mentira, mostrando que apesar de ser algo feio de se fazer, muitas vezes as pessoas mentem. A mentira é muito complicada, devemos tentar sempre falar a verdade. Mas às vezes, é até necessário mentir. Depois que você ouvir e aprender como a coisa funciona, responda a pergunta: Você já contou mentiras?

| 13/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 610 – Siga Los Pájaros!

As decisões triviais que tomamos podem ir muito além do que conseguimos perceber, influenciando não só a nossa vida, mas também a de outras pessoas, e até mesmo mudando o rumo da história. 

| 09/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 911 – Idioters fazem influencers

Recorro a um texto de Rubem Alves citando Schopenhauer: “No que se refere a nossas leituras, a arte de não ler é sumamente importante. Essa arte consiste em nem sequer folhear o que ocupa o grande público. Para ler o bom, uma condição é não ler o ruim: porque a vida é curta e o tempo e a energia escassos… Muitos eruditos leram até ficar estúpidos.”

Pois é. A arte de escolher aquilo que você não quer saber. A arte de perceber que você precisa criar filtros para se proteger daquilo que não presta. Até para abrir espaço para o que presta, sacou? A arte de não dar espaço pra quem fala merda. O nome disso é liberdade… Este episódio foi inspirado por outro láááááá de 2017, chamado “A arte de falar merda”.

| 31/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 910 – O esquecimento global

No episódio anterior do Café Brasil falamos de como convenientemente esquecemos certas lições que deveríamos ter aprendido ao ler as mídias, lembra? Parece que todos aplicamos uma espécie de esquecimento global involuntário.
Mas a ideia de gerenciar e preservar a memória é fascinante, não é? Afinal, existe uma memória que fica em algum lugar no cérebro, como um arquivo que podemos recuperar sem esforço? Ou a memória é um processo ativo e exigente,? Vamos nessa praia hoje.

| 24/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 607 – Fábrica de Otários

No início de suas carreiras, Daniel Khanenman e Amos Tversky trabalharam em diferentes ramos da psicologia: Kahneman estudou a visão, enquanto Tversky estudou a tomada de decisão. Em seus estudos, eles mostraram que, em ambos os domínios, os seres humanos dificilmente se comportam como se fossem estatísticos treinados ou intuitivos. Em vez disso, seus julgamentos e decisões se desviam dos modelos econômicos idealizados. As coisas não são como são, mas como as pessoas acham que são.

| 19/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 909 – O efeito do esquecimento

Em um discurso de 2002, o escritor Michael Crichton criou o termo “Efeito de Amnésia de Gell-Mann” para descrever o fenômeno em que especialistas leem artigos dentro de suas áreas de expertise e percebem que estão cheios de erros e mal-entendidos, mas aparentemente esquecem essas experiências ao ler artigos nas mesmas publicações sobre tópicos fora de suas áreas de expertise, os quais consideram confiáveis.

| 17/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 606 – Broken Windows

Quem me acompanha conhece o conceito do Broken Windows (Janelas Quebradas), que apresentei no Cafezinho 68. Pequenos desleixos levam a desleixos maiores. Pequenos crimes levam a crimes maiores. Pequenas sacanagens levam a sacanagens maiores. Faz parte do espírito humano.
Deixei o título em inglês por causa do “Windows”, que logo nos remete à internet. Quero falar das janelas quebradas da internet

| 12/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 908 – A inveja e o campeão

Zagallo era o único tetracampeão mundial de futebol. Teve uma carreira excepcional, que o levou a cometer um pecado capital no Brasil: teve sucesso. Como dizia Tom Jobim: No Brasil, sucesso é ofensa pessoal.
Vamos falar sobre a inveja, que é é uma fome insaciável.
Não é possível obter felicidade e bem-estar à custa de outra pessoa.

| 10/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 304 – Joel Gracioso

O convidado de hoje é Joel Gracioso, que possui graduação, Mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade de São Paulo. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo. Uma fascinante conversa sobre a importância da filosofia e como a sociedade brasileira lida com as questões morais.

| 04/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 907 – Conspiradores – revisitado

Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência. 

Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.

| 03/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – O Menino e o Lobo

Neste episódio, Bárbara e Babica recontam a fábula do Menino e o Lobo para falar da mentira e da importância de construir e manter credibilidade. Um tema importante para começar o ano!

| 02/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 604 – Não desista!

“O que cria um influencer é a quantidade de idioters” é a frase de uma das mais novas camisetas da loja Café Brasil. O quer dizer isso? Que um youtuber falando merda para 2 milhões de seguidores, só sobrevive porque tem 2 milhões dando-lhe ouvidos. A culpa não é do Youtuber, que está entregando aquilo que seu público quer. E o mesmo vale para a música, literatura, cinema, jornalismo…

| 29/12/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A Festa No Céu

Neste episódio, Bárbara e Babica recontam um dos mais conhecidos contos populares brasileiros: A Festa No Céu. Uma pequena história repleta de ensinamentos, que nos acompanha desde sempre. Agora é vez de nossos filhos e netos

| 19/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 904  – A praga

À medida que a guerra avança, e curiosamente, a gente já esqueceu da guerra da Ucrânia, muitas pessoas considerarão as mortes de civis no lado palestino moralmente equivalentes aos reféns judeus que ainda podem ser assassinados com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ou então aos jovens que foram torturados e assassinados pelo Hamas naquele concerto pela paz.
Não, não são equivalentes.

| 13/12/2023 - Julio Bessa
Cafezinho 601 – Os ladroezinhos

Acabo de ler um post no Linkedin dando conta de que todo mundo no mundo do SEO no Twitter estava falando sobre algo interessante:
Uma empresa deu um jeito de roubar uma quantidade enorme de tráfego dos seus concorrentes, tipo 3.6 milhões de visitas!
E a discussão que se segue é técnica, com gente elogiando e gente criticando a questão técnica. Ninguém está nem aí para a questão moral.

| 08/12/2023 - Julio Bessa
Cafezinho 600 – Falando merda

Obrigado a você que tem prestigiado meu cafezinho. Aqui é um esforço diário para não falar merda. Não porque eu seja melhor que os outros. É porque eu respeito profundamente a sua inteligência.

| 01/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 599 – O elefante na sala

Notícia no Estadão diz que a Magalu reconhece em balanço um rombo de 830 milhões de reais após denúncia anônima. Uma empresa campeã do “compliance”, agarrada no tal ESG, queridinha da bolsa e capa de revistas precisa de uma denúncia anônima para descobrir um rombo de quase um bilhão?

| 26/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 298 – Vladimir Pershine

Hoje trazemos Vladimir Pershine, que se graduou em Física pela Universidade Estatal de Tomsk, na Russia, em 1988. Vladimir tornou-se doutor em Ciências Físicas e Matemáticas pela mesma universidade em 1993. No começo dos anos 2000, mudou-se para o Brasil, apaixonando-se pelo país e construindo aqui uma carreira como pesquisador e professor na Universidade Federal do ABC. Em 2020, Vladimir naturalizou-se brasileiro. Uma conversa sobre culturas diferentes, choques culturais, guerras e muito mais.

| 23/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 297 – Dr. Francisco Cardoso

O convidado de hoje é o Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves, médico infectologista que tem atuação majoritária na área clínica em doenças clínicas, infectocontagiosas, parasitárias e tropicais além de diagnóstico médico em geral.

| 16/11/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – O toque de Midas

A partir da lenda do rei Midas, Bárbara e Babica fazem uma reflexão sobre ganância e cobiça. Às vezes, querer muito uma coisa pode nos fazer esquecer do que é realmente importante.

| 14/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 899 – A Torre de Babel

A Torre de Babel é um modelo clássico de orgulho humano e retribuição divina, arrogância escrita em pedra e depois um agente de divisão e incompreensão que vai muito além da mitologia. Ela enfatiza a crença de que Deus pode castigar a arrogância e a busca de poder. É uma das histórias mais conhecidas da Bíblia e tem sido interpretada e adaptada de várias maneiras ao longo do tempo. É a partir dela que, no episódio de hoje, falaremos de comunicação, autoconfiança, arrogância e poder.

| 08/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 596 – A mentalidade de rebanho

Na década de 1950, o psicólogo Solomon Asch conduziu o Experimento de Conformidade de Asch, onde formava um grupo de 7 a 9 alunos. Exceto um, todos eram cúmplices do pesquisador. A cada um deles foram mostradas linhas desenhadas num cartão, para que indicasse qual linha era maior. Embora a resposta correta fosse claramente evidente, os cúmplices apontavam a resposta errada. O sujeito que não era cúmplice sentia uma forte pressão do grupo para adotar a mesma opção errada, mesmo contra sua lógica. Cerca de um terço dos participantes reais escolheu a resposta errada, porque queria se encaixar no grupo. Isso passou a ser chamado de mentalidade de rebanho.

| 03/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 594 – Da indignação ao desprezo

É impressionante como gostamos de frivolidades, não é? Pode ser pela busca por entretenimento e escape das pressões da vida cotidiana. Pode ser a necessidade de conexão social pelo compartilhamento de interesses comuns. Pode ser influência da cultura da mídia que valoriza notícias sensacionalistas. Pode ser pela facilidade de consumo desse tipo de conteúdo. O atrativo da novidade. A pressão social para se manter informado sobre certos tópicos. O fascínio pela vida de outras pessoas. Aspectos psicológicos que estimulam emoções imediatas. E pode ser pela escassez de tempo em vidas ocupadas.
Não haveria nenhum problema se equilibrássemos esse interesse pela frivolidade com conteúdos que promovem crescimento pessoal e aprendizado. Mas…

| 20/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 896 – O Terror

Outubro de 2023, um dos grupos terroristas mais ativos da atualidade, o Hamas, faz um ataque à Israel que provoca mortes de muitos civis, com requintes de crueldade exibidos ao vivo em redes sociais. É o terror, atacando novamente. Atenção: este episódio não é sobre o conflito Israel X Palestina. É sobre terrorismo.

| 18/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 292 – Henrique Bottura

No episódio de hoje temos o Dr. Henrique Bottura que é Fundador e Diretor no Instituto de Psiquiatria Paulista. O Dr. Henrique é um especialista em saúde mental, uma questão que afeta a todos, independentemente da posição social ou profissional. Em seu trabalho ele aborda temas como a intensidade da carga emocional, dinâmicas psicológicas e comportamentais e aspectos do funcionamento de pessoas de alto desempenho, que podem levar a problemas de saúde mental que afetam não apenas o líder, mas também a empresa como um todo. É claro que em nosso papo demos um foco nas consequências da Pandemia nas mentes das pessoas. Um assunto fascinante, que você não pode perder.

| 12/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 592 – Fuja dos zumbis

A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.

| 06/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 291 – Dennys Xavier

Hoje convidamos o professor Dennys Xavier. Autor e tradutor de livros, artigos e capítulos científicos, Dennys é Professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises Brasil (IMB). Doutor em História da Filosofia, tem Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra e pela PUC-SP. É coordenador/autor da série best-seller ‘Breves Lições’. Uma conversa fascinante sobre esporte, sociedade, pensamento crítico e muito mais.

| 05/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 591 – A máquina de matar

Hoje vai ser um pouco diferente aqui. Em vez de ler um artigo meu, vou ler uma abertura de um livro muito interessante que você encontra à venda na livraria Café Brasil: A máquina de matar – A biografia definitiva de Che Guevara

| 29/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 893 – Por que mentimos?

Mentimos, mentimos, mentimos, por várias razões: ganho pessoal, proteção emocional, ou simplesmente por hábito. Detectar mentiras é desafiador por causa dos sinais ambíguos. Compreender as motivações por trás das mentiras é crucial para promover relações honestas e identificar quando alguém precisa de apoio psicológico, especialmente no caso de mentirosos patológicos. Você conhece algum?

| 27/09/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 59 – Por que a corrupção?

Neste episódio, Bárbara e Babica continuam a falar sobre corrupção, explicando qual o impacto na sociedade e como ela torna o povo mais pobre, criando um jogo onde só há perdedores.

| 26/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 590 – A matemática do troco

No meu tempo e no tempo dos seus pais havia uma coisa mágica chamada… troco. A gente comprava coisas usando dinheiro de papel. Quando chegava na padaria, dava dois dinheiros por uma caixinha de Chiclete Adams que custava, sei lá, 18 centavos. Imediatamente nosso cérebro começava a processar o cálculo do troco: 2 menos 0,18 = 1,82. Pronto.
Nossas mentes eram computadores processando operações matemáticas todo o tempo, estabelecendo conexões e identificando padrões. Mas um dia isso acabou…

| 22/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 892 – Na Dama de Ferro TV

O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.

| 20/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 891 – Indícios Probatórios

No episódio anterior falamos da necessidade da comunicação clara. E hoje continuamos nessa pegada. O mundo moderno nos desafia com complexidades e informações incessantes, tornando a clareza na comunicação mais valiosa do que nunca. Mas há uma linha tênue a ser observada: é fundamental ser simples, mas não ser simplório.

| 13/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 588 – A IA vai lhe atropelar

Ser ou não ser… O termo “ser” é um verbo que desempenha um papel fundamental na linguagem e na filosofia. Ele é usado para indicar a existência, identidade e características de entidades, sejam elas objetos físicos, seres vivos, conceitos abstratos ou estados. “Ser” também pode ser usado para expressar a natureza, estado ou condição de algo.
Mas nos dias de hoje, parece que deixamos para trás o “ser humano”, em benefício do “ser artificial”, em todos os âmbitos do termo “artificial”.

| 08/09/2023 - Luciano Pires
LíderCast 287 – Christian Lohbauer

No episódio de hoje convidamos Christian Lohbauer, que é Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor de relações internacionais desde 1998. Christian foi executivo de empresas e entidades do setor do agronegócio e candidato a Vice-Presidente da República na chapa do Partido Novo nas eleições de 2018. Sua visão pragmática do Brasil é um alento em meio a tanta gente chutando seus “eu achos” e tentando destruir o pouco que conseguimos construir nos últimos anos. O Brasil tem jeito? Ouça nosso papo. Talvez você, que é ouvinte contumaz, perceba alguma diferença na ambientação e na qualidade do áudio. É que esta conversa foi gravada fora de nosso estúdio, lá nas instalações da Brasil Paralelo.

| 31/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 886 – A arte de ouvir

Você que curte os podcasts raiz é alguém que sabe muito bem o valor que o áudio tem, não é? O áudio provoca emoções e nos estimula de formas que vão muito além do entretenimento em si.

| 09/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 583 – O Home Theater

Sua mente desempenha conforme o alimento intelectual que você dá a ela. O hardware você já tem, dentro do seu cérebro. Ele é capaz de reproduzir sons e imagens na qualidade que você o alimentar, entendeu? Você tem o equipamento natural que precisa para ter a visão mais clara, real e acurada do mundo.

| 04/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 582 – Avra Kedavra

Como palestrante, aprendi que não são apenas as palavras que usamos quando falamos, é a maneira como as usamos que cria a magia do grande palestrante. As palavras têm poder, que cresce ainda mais dependendo de quem as pronuncia.

| 28/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 283 – Adriana Martinelli

No episódio de hoje trazemos Adriana Martinelli, que tem mais de 25 anos de experiência em gestão de programas educacionais, desde concepção, implantação, avaliação e sistematização. Adriana se dedica ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para metodologias de ensino com utilização de tecnologias de comunicação e informação.

| 27/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 884 – A corrosão do consenso.

A temperatura das discussões políticas, ideológicas e sociais no Brasil continua alta, com grupos se radicalizando em torno da defesa de seus pontos de vista. Mas vivemos numa sociedade múltipla, que deveria permitir a convivência de ideias distintas. Ou melhor, deveria promover essa convivência. E para isso é preciso entender quais são os pontos de conflito. Vamos a eles hoje.

| 26/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 581 – Quem pensa, existe

Uma de minhas palestras trata do PENSAMENTO CRÍTICO E TOMADA DE DECISÃO. Nela eu faço um mergulho nas definições e no funcionamento do mecanismo que os pensadores críticos usam para valorizar a razão e como eles trabalham duro para evitar que seus próprios preconceitos, suposições ou emoções turvem sua lógica.
E abro a palestra contando que em 1637 o filósofo francês Renee Descartes apresentou em seu trabalho “Discurso do Método”, uma afirmação que marcou a humanidade. Ele disse: “Penso, logo existo”.

| 21/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 282 – Sílvio Grimaldo

No episódio de hoje temos Silvio Grimaldo, que é Cientista Político, Editor-Chefe da Vide Editorial e Diretor Executivo do portal Brasil Sem Medo, o primeiro streaming brasileiro de opinião e análise sobre política e cultura declaradamente conservador.

| 20/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 883 – Os negacionistas

Nos últimos tempos tem ficado cada vez mais complicado dar uma opinião contrária àquilo que uma certa elite determina que é o consenso. Não importa se é mesmo consenso, importa que haja uma percepção da sociedade de que aquilo é consenso, mesmo que seja só uma narrativa. Que nem precisa estar bem amarrada. O que vale é o grito, sacou? O que vale é a narrativa. E aí, os dissidentes viram negacionistas…

| 19/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 580 – O súdito Ideal

Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.

| 14/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 579 – Não creia em seus olhos

O comercial da VW que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a IA, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar o Tom Cruise ou da da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas…

| 07/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 881 – Material nóis

Durante a pandemia nos anos recentes, pudemos observar como é complicado lidar com informações sobre os riscos que enfrentamos. Todos queremos respostas, e para isso recorremos aos cientistas, especialistas e técnicos, esperando que eles tragam a luz. Mas os cientistas carecem de normas sobre por que e como devem comunicar o risco ao público. O resultado é que temos Youtubers, jornalistas e curiosos assumindo esse papel. Só pode dar confusão, não é? E se você manifesta dúvida, eles apelam para o cientificismo. E aí cara, ai de você…

| 05/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 576 – A vicose

Criei uma sigla para a fórmula para se obter audiência nas mídias: vicose.  Vi, de violência, Co de constrangimento e Se de sexo. Vicose. Mostre violência, pessoas em situações constrangedoras e sexo e você atrairá milhões de seguidores. É assim desde antes de descermos das árvores.

| 16/06/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 575 – Honesto ou canalha

Quando você decide ser honesto, se compromete a agir de acordo com seus princípios e valores. Se recusa a enganar, manipular ou prejudicar os outros para obter vantagens pessoais. Isso pode ser muito desafiador em um ambiente competitivo, onde a pressão para obter resultados a qualquer custo é esmagadora.

Ao optar por ser honesto, você coloca em risco a possibilidade de obter vantagens imediatas. Enquanto outros cortam caminhos e usam táticas questionáveis, você escolhe seguir pelo trajeto mais longo e difícil.

| 09/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 574 – Vai dar merd@

Temos um viés negativo, que faz a gente dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. E além do viés negativo, temos um viés de atenção. Damos mais atenção às coisas negativas do que às positivas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono por causa dos 5% negativos.

| 02/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 572 – Liberdade deletada

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”

| 19/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 873 –  Janelas para o mundo

E aí? A partir de qual janela você vê o mundo? Você é liberal ou progressita? Hummm, talvez seja um conservador? Quanto rótulo, não é? Mas o que quer dizer ser liberal ou progressista ou conservador? Pra que serve isso? Não tá confuso? Vamos ver…

| 10/05/2023 - Luciano Pires
George Orwell e o Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Presença de George Orwell “A luta em defesa da verdade objetiva ainda é fundamental e, embora Eric Blair tenha morrido em 1950, George Orwell continua bem vivo”. Alan Johnson Marcel Solimeo. economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, escreveu um artigo publicado pelo Diário do Comércio intitulado Instituições e anomia, destacando a importância do respeito […]

| 09/05/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Com Leite 44 – Um dragão na garagem

Neste episódio, Bárbara e Babica usam ideias de Carl Sagan para explicar como funciona o método científico e como é preciso ser cético. Mas o cético inteligente. Será que você tem um dragão na garagem?

| 09/05/2023 - Luciano Pires
LíderCast 272 – Claudia Riecken

A convidada deste episódio é a Dra. Claudia Riecken, empresária, autora de quatro livros e do Método Quantum, que enfatiza a importância da autodescoberta, da conexão com o propósito de vida e da busca pela felicidade. Claudia é psicoterapeuta, tem formação em hipnose ericksoniana, linguística computacional e é especializada nos padrões de neurologia do comportamento. Faz palestras no Brasil e no Mundo. Falamos sobre as psicoses que preocupam a sociedade, especialmente nestes tempos em que todo mundo tem certezas. E medo.

| 04/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 872 – Rau Dériu

E aí, você lembra como antigamente as comunicações eram? Limitadas às informações escritas e a relatos orais de pessoa para pessoa, o que demandava um baaaaaita tempo, não é? E pouca gente tinha dinheiro para bancar a tecnologia de distribuição. Pois é. Mas aí chegou a internet e mudou tudo, permitindo que qualquer um se tornasse comunicador e público. Imediatamente. Isso levou ao mundo atual dominado por narrativas, que são versões dos fatos, baseadas nos conhecimentos e perspectivas de quem as narra. Trato disso em meu livro “Merdades e Ventiras” e no curso “Inteligência Acima da Mídia”. Mas hoje eu quero provocar um pouco mais…

| 03/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 271 – Adriano Gianturco

Neste episódio convido Adriano Gianturco, que é Coordenador do Curso de Relações Internacionais no IBMEC, Professor de Ciência Política e autor de “A Ciência da Política”. Adriano é italiano, vive no Brasil desde 2010 e conversa sobre a dinâmica da política, no Brasil e no mundo. Falamos das mudanças a partir de 2013, dos problemas principais que atravancam o desenvolvimento do Brasil e daquilo que eu chamo de “brasiliência”, nossa capacidade de sobreviver às crises sempre com mais esperança. E também sobre o papel da mídia para o bem e para o mal.

| 27/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 871 – A Crítica Nutritiva – Revisitado

Neste mundo onde todo mundo tem opinião, onde todo mundo se transformou em criador de conteúdos, o sub produto que mais apareceu foi a crítica. Todo mundo critica todo mundo. Mas afinal, como fazer uma crítica que valha a pena? Esta é uma revisita mais que necessária a um programa publicado originalmente em 2015. Prepara…

| 26/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 270 – Rafael Mendes

No episódio de hoje temos Rafael Mendes, que é Head de conteúdo na Receita Previsível® e Cofundador e CEO da RP Trader®, maior startup de prospecção e vendas B2B do Brasil. Rafael utiliza métodos inspirados no modus operandi do Vale do Silício para terceirizar a etapa de prospecção de vendas e participou de projetos de terceirização em setores como tecnologia, farmácia, biotecnologia, varejo, logística, serviços, publicidade entre outros. Hoje conta com uma equipe com mais de 60 colaboradores. Além disso, é professor e curador de conteúdo na Conquer Edtech adquirida recentemente pelo Grupo Wiseup. Uma conversa sobre vendas num mundo que automatiza cada vez mais o contato humano.

| 20/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 870 – Papo com Leda Nagle

Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.

| 19/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 567 – O caso Escola Base

O caso Escola Base, ocorrido em 1994, é um marco da irresponsabilidade da imprensa na divulgação do que hoje é chamado de “fake news”. O Brasil foi tomado durante semanas por uma sucessão de notícias que apontavam abusos de crianças em idade pré-escolar, numa pequena escola de São Paulo. O caso virou escândalo nacional e com o tempo, provou-se que os denunciados eram inocentes. Mas o estrago estava feito.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 869 – Coincidentia Oppositorum

Existe um termo em latim que se traduz como “coincidência de opostos” ou “unidade de opostos”. É o COINCIDENTIA OPPOSITORUM, um conceito filosófico que descreve a união de princípios ou qualidades opostas ou contraditórias. Este conceito pode ser encontrado em várias tradições filosóficas, espirituais e místicas ao longo da história e serve pra ajudar a gente a entender a loucura que tomou conta do mundo.

| 12/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 868 – Siência, siência, siência

O método científico é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para se obter conhecimento empírico, baseado na observação e na experimentação. Não podemos abrir mão do método científico, pois ele é a maneira mais confiável e sistemática de se obter conhecimento sobre o mundo. Através da utilização do método científico, podemos testar hipóteses, coletar dados de forma objetiva e analisar esses dados para chegar a conclusões baseadas em evidências. Mas e quando a ciência passa a ser instrumento para manipular nossas cabeças?

| 05/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 266 – Bruno Scartozzoni

Hoje temos Bruno Scartozzoni, que há mais de 15 anos trabalha com sorytelling, um conjunto de técnicas normalmente utilizado pela indústria do entretenimento, para treinar pessoas na nobre arte de contar histórias. A humanidade evoluiu assim: contando histórias, e dominar essa técnica nunca foi tão importante como nos dias de hoje, pois num mundo cada vez mais poluído de informação, uma boa história é capaz de capturar a atenção, transmitir a mensagem certa, gerar engajamento e agregar valor. Uma conversa animada entre dois fãs do cinema, que trabalham com a mesma matéria prima: encantar as pessoas.

| 24/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 564 – Terceirização responsável

Se você não vive em Nárnia, sabe do que aconteceu com algumas vinícolas de Bento Gonçalves, acusadas de prática de trabalho análogo à escravidão, por conta de trabalhadores terceirizados.

| 24/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 562 – Uma questão de assédio

“Assédio no trabalho: eu disse NÃO!”, é essencial para qualquer empresa que deseja garantir que seus funcionários trabalhem em um ambiente seguro e saudável, livre de assédio e outras formas de abuso.

| 10/03/2023 - Luciano Pires
LíderCast 263 – Marcelo Suano

No programa de hoje temos Marcelo Suano, que se formou em filosofia, mas mergulhou no estudo das relações internacionais para se transformar num cientista político. Um dos temas de sua preferência é o estudo do pensamento militar brasileiro, que está profundamente entranhado no DNA dos brasileiros, embora muita gente não acredite nisso. Um papo muito interessante sobre o funcionamento do exército, com direito a uma aula sobre o conflito Russia X Ucrânia.

| 02/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 863 – Gaslighting

No episódio de hoje vamos explorar uma técnica de manipulação psicológica que tem sido cada vez mais discutida: o gaslighting, que é uma forma de abuso emocional que envolve uma pessoa tentando fazer com que outra duvide de sua própria percepção da realidade e sanidade mental. Fique esperto. Tá acontecendo aí, do seu lado…

| 01/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 862 – Conversa paralela

Luciano Pires foi convidado para participar do podcast Conversa Paralela, produzido pela Brasil Paralelo, com apresentação de Lara Brenner e Arthur Morisson. Uma conversa focada na importância e impacto da mídia, mas que aborda outras questões fundamentais sobre a vida em sociedade. Você ouvirá o áudio dessa conversa.

| 22/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 559 – Em qual realidade você vive?

Realidade Fantasma, Realidade Desejada e Realidade Real. Em qual delas você vive?

| 17/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 261 – Paula Schmitt

No episódio de hoje temos a jornalista e escritora Paula Schmitt, que tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção “Eudemonia” e do de não-ficção “Spies”. Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Hoje publica seus textos no Poder 360 e na revista Oeste.
Paula pratica um jornalismo que não existe mais, aquele que teima em ir contra a corrente, com investigação profunda e sem medo de opinar. Uma conversa muito interessante sobre o poder e a responsabilidade da mídia, a sociedade e… liberdade.

| 16/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 558 – Quem é o seu dono?

Mais de 20 anos atrás, tomei a decisão de ser orgulhosamente um independente. Com minhas plataformas próprias, usando redes sociais para fazer marketing exclusivamente. Sem depender delas, sem ficar na sombra de uma grande marca, sem depender da estrutura de um terceiro para sobreviver.

| 10/02/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 854 – O Otimismo Trágico

Viktor Frankl, foi um famoso psiquiatra vienense que sobreviveu a quatro campos de concentração e mais tarde fundou a Logoterapia, a psicoterapia centrada na vontade de obter um sentido na vida. Em sua obra, Viktor cunhou um termo muito interessante: otimismo trágico, que talvez nos ajude a passar por tempos sóbrios. Vamos nessa praia hoje.

| 28/12/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 815 – Redes sociais: bem ou mal?

Passar tempo nas redes sociais tornou-se quase um modo de vida para a maioria dos adultos – passando por vídeos de gatos fofinhos e danças malucas que prendem a atenção por horas… Mas será que é saudável que seus filhos tenham os mesmos hábitos, hein? E como você sabe se eles estão seguros nas mídias sociais? Existem alternativas? A reflexão de hoje é sobre esse tema e também para anunciar o nascimento do caçula da família Café Brasil: o Café com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 1 – Chicken Little

Uma fábula que nos ensina muito sobre como nos protegermos das fake news.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 476 – Deixe de ser um obeso intelectual

Mostrando uma forma interessante de tratar do consumo de conteúdos que recebemos diariamente. É como se fosse um nutricionismo intelectual.

| 28/03/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 475 – O mal que espreita seus filhos

Tem gente demais interessada em manter o mal nas sombras.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 473 – O Paradoxo do Dadinho

É a mesma coisa, modernizada, com processos de fabricação mais eficientes, com controles que nem se sonhava 50 anos atrás. Mas ficou melhor?

| 18/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 234 – Danilo Cavalcante

Hoje o convidado é o Danilo Cavalcante, que se diz “Historiador por formação, doador de memórias por vocação.” Danilo tem realizado um trabalho intenso de criação e distribuição de conteúdo com temática liberal/conservadora, usando os recursos de redes sociais, cinema e o dia a dia para discutir os grandes e polêmicos temas e ideias que ocupam nossos dias. 

| 17/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 813 – No creo en brujas

Sempre observei as redes sociais em busca de padrões que me fizessem compreender as escolhas que as pessoas fazem. E tem sido fascinante. Uma das perguntas mais insistentes é por que tanta gente acredita em narrativas estúpidas e evidentemente mentirosas. É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 16/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 812 – Agroecologia e Manipulação

Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.

| 09/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 232 – Giovanna Mel

Hoje a convidada é Giovanna Mel, comunicadora e jornalista que tem se dedicado ao ensino da oratória. A conversa vai de comunicação à política, passando pela visão conservadora e muito mais.

| 03/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 465 – Frankenstein

Ideias são como um vírus: vêm de um lugar qualquer, silenciosamente, vão infectando sem que gente perceba e podem se transformar numa doença, epidemia e pandemia.

| 18/02/2022 - Luciano Pires
Está chegando o Café com Leite!

Um podcast que trata o público infantojuvenil como cidadãos!

| 17/02/2022 - Luciano Pires
LíderCast 230 – Paulo Moura

Hoje a conversa é com Paulo Moura, Estrategista Político e Especialista em Marketing Político, Estratégia & Comunicação. Paulo é um dos mais argutos comentaristas políticos em atividade no Brasil, com seu canal o Youtube, o  Dextra. Um papo fascinante sobre posicionamento político, economia e o futuro do Brasil. 

| 17/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 809 – Ser Woke

Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?

Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.

| 16/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 464 – Isto é um microfone

Isto é um microfone. Estar diante dele é um privilégio. Através dele eu vibro em conjunto com outro ser humano.

| 14/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 461 – Ouça os negacionistas

Precisamos da liberdade dos negacionistas para garantir a nossa própria liberdade.

| 04/02/2022 - Luciano Pires
LíderCast 228 – Bruna Torlay

Hoje a convidada é Bruna Torlay, professora de filosofia, diretora de conteúdo da Revista Esmeril e comentarista da rádio Jovem Pan. Uma conversa sobre cultura, política e sociedade que deve deixar uns aí nervosos.

| 03/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 807 – O demolidor

“O que você realmente faz para não ser um idiota, nem ser feito de idiota, hein? Bom, talvez esta seja um pouquinho mais difícil. Talvez você precise de um momento de reflexão e autoanálise.”
Bem, o programa de hoje é dedicado aos que se consideraram idiotas e buscaram um jeito de sair dessa condição. Este Café Brasil é uma homenagem a um demolidor de idiotas.

| 02/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 460 – De volta para o passado

Que triste sina. Em vez de aprender com o passado, teimamos em viver nele. Ou dele.

| 31/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
LíderCast 226 – Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer

No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.

| 20/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 805 – O Estupro da Mente

Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando:  é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….

| 19/01/2022 - Luciano Pires
Por dentro das Big Techs

Alguma coisa está mudando na cultura do trabalho, e dentro de algum tempo os resultados serão cobrados. Aí veremos o bicho pegar.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 456 – Humildade na liderança

Quando você mistura ignorância com arrogância, pitadas de messianismo, e joga no contexto da montanha, o resultado mais provável é que você vai morrer.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 448 – O dito e o não dito

Eu não entendia como funcionava o pensamento de uma certa turma aí, mas agora, depois de ler Stephen Tyler e João Cabral de Melo Neto, penso que não são necessariamente desonestos, parte da quadrilha ou mal-intencionados.

| 20/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 443 –  O crime nosso de cada dia

A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.

| 03/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 798 – Raciocínios Perigosos – Revisitado

O Café Brasil de hoje é a releitura de um programa de 2012, mas que se torna absolutamente necessária. Vamos tratar de algo que falo há tempos: a necessidade da gente conhecer não só o que acontece, mas por que acontece. A maioria das pessoas acha que estar bem informada basta, mas é preciso mais que isso para quem não quer ser apenas um refém de quem sabe como manipular a informação.

| 01/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 441 – Qual cultura é melhor?

A baixa cultura faz crescer a bunda, melhorar o gingado, ficar com alguém e se divertir um bocado, o que é muuuuuito bom. Mas é pouco.

| 26/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 797 – ‘Bora pra Retomada – com Lucia Helena Galvão

Tenho feito uma série de lives que chamei de ‘Bora pra retomada’, com a ideia de refletir sobre o que aprendemos com a pandemia e como nos preparar para o futuro. Uma das convidadas foi Lucia Helena Galvão, que é professora de filosofia e poetisa. Aliás, poeta. Professora de filosofia e poeta. Navegar por ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros assuntos é um desafio. Mas a gente conseguiu amarrar com o conceito da retomada. Uma conversa adulta, rica e fortemente reflexiva. Vamos nessa?

| 24/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 440 – Alta e baixa cultura

Baixa cultura é aquela que me faz bater o pé, mexer a bunda, gargalhar, sentir asco ou atração física, usar meus sentidos animais sem grandes preocupações intelectuais. E intelectualmente que me deixa exatamente onde estou.

| 22/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 796 – Maiorias Irrelevantes

Outro daqueles acidentes estúpidos vitimou mais uma jovem, desta vez a cantora Marilia Mendonça, e mais quatro pessoas que estavam no avião. Jovens não foram feitos para ir embora tão cedo. Mas a amargura que senti, que é o que nos torna humanos, parece que não atinge um certo tipo de gente, capaz de destilar o seu ódio mesmo diante de tamanha comoção. O programa de hoje trata de umas certas minorias que tornam as maiorias irrelevantes.

| 17/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 436 – Os influenciadores

Onde é que você está aplicando o recurso mais limitado de que você dispõe: seu tempo de vida?

| 08/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 794 – O Paradoxo da Tolerância

Eu acho que você concorda que para ter uma sociedade justa que aceite a diversidade, bem como a liberdade de expressão e opinião que venham com essa diversidade, devemos praticar a tolerância, não é? E “tolerância” é entendida como permitir ou aceitar as ações, ideias ou as pessoas com as quais discordamos, não é?  Pois é. Mas e as pessoas que não querem aceitar os outros de quem discordam? Devemos tolerá-las?

Esse é o Paradoxo da Tolerância.

| 03/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 432 – O vencedor

As pessoas não se importam com o que você diz, desde que você seja um vencedor.

| 25/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 430 – A desigualdade nossa de cada dia

Gritaria ideológica em rede social, sustentada em achismo sobre as motivações do crime, não passa de liberação de instinto de morte e de histeria política.

| 18/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 429 – Minha tribo

E no limite, a violência, o xingar, o ofender, o ameaçar, passa a dar… prazer.

| 15/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 791 – Tempo Perdido

Você certamente já ouviu falar do Complexo de vira-latas, não é? Aquele conceito criado pelo escritor Nelson Rodrigues para definir uma das seleções brasileiras de futebol que, repleta de craques, sentia-se diminuída ao entrar em campo. Sempre se colocando como inferior diante dos adversários. Complexo de vira-latas é essa mania de considerar que nós, brasileiros, somos menos capazes, menos eficientes, menos importantes que as pessoas de outros países. Por que será, hein?

| 13/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 427 – Política e histeria

A histeria política é sintoma da perda total do controle político, provocada pela exploração do medo.

| 08/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 790 – Don´t be evil

Existe uma preocupação crescente sobre o nível de influência que as chamadas “big techs” estão exercendo sobre nossas vidas. A cada dia ficamos menos confortáveis com a perspectiva de ter alguém decidindo o que é bom para nós. Eu vou aproveitar um fato ocorrido quando o Google formou sua controladora Alphabet em 2015 e abandonou seu antigo lema, “Não seja mau”, para refletir sobre mudanças sutis que podem impactar totalmente nossas vidas. Vamos nessa?

| 06/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 426 – Quem tem pressa?

Hoje as narrativas familiares perderam espaço para uma cultura voltada ao consumo, que tem muita pressa.

| 04/10/2021 - Luciano Pires
Nem tudo se desfaz

Vale muito a pena ver a história da qual somos protagonistas, sem o ranço ideológico e narrativa torcida que temos visto nos documentários mais recentes.

| 23/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 422 – A política do ódio

Não siga a maioria só porque é maioria. Não siga a moda só porque é moda.

| 20/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 421 – A normose

É confortante saber que somos normais, não é? Pois é. Mas cuidado. Normalidade demais é doença.

| 17/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 419 – Pau que só dá em Chico.

Há quem chame isso de dissonância cognitiva, mas não é. Dissonância cognitiva é só o gatilho.

| 10/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 415 – Personalidades digitais

Entramos na era das personalidades artificiais, onde não existe absolutamente nada de natural.

| 27/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 784 – Avatar

Se você está achando complicado lidar com influenciadores de carne e osso, não perde por esperar. Estão chegando as personalidades digitais…

| 25/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 783 – Integridade intelectual

Os tempos andam sombrios, pessoas estão negociando princípios e valores e parece que embarcamos numa debandada moral. Isso é preocupante. Foi assim que caíram os grandes impérios, cara… Decidi então revisitar o tema do Podcast Café Brasil 432 -Descendo do muro, que foi publicado em 2014, lá atrás, num Brasil que não existe mais.

O tema é absolutamente atual e necessário.

| 18/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 412 – O viés de confirmação

No Cafezinho anterior eu defini “histeria ideológica”. Vou permanecer no tema trazendo agora a principal característica do histérico ideológico: o “viés de confirmação”.

| 16/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 411 – Histeria ideológica

Histeria ideológica é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.

| 13/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 782  – Bora Pra Retomada

Fiz uma live com meu amigo Gustavo Cerbasi, na qual conversamos sobre coisas que aprendemos durante a pandemia e algumas providências que deveríamos tomar para aproveitar as oportunidades quando o mundo voltar ao normal. É sim cara, ele vai voltar ao normal!

| 11/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 781 – Stalinismo tecnológico

Se você não é do ramo do marketing, da comunicação, da propaganda, há grande chance de não entender – ou até mesmo menosprezar – este programa. Não faz mal. Para mim, este episódio do Café Brasil tem a ver com algo que venho sentindo desde o final do milênio passado, e que se resume à presença já sufocante de uma frase:

– Qual é o payback, hein?

Em quanto tempo volta o dinheiro que investi?

E aí? Topa tudo por dinheiro?

| 04/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 408 – Correlações e causalidades

Preste muita atenção nos discursos dos educadores, dos políticos, dos jornalistas, das autoridades e dos vendedores que confundem correlações com causalidades.

| 02/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 405 – O babaca

Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?

| 23/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 778 – Cringe: a maldição dos Millennials

Um novo termo entrou em evidência: o cringe. A tradução do inglês para português quer dizer “vergonhoso ou vergonhosa”. Ampliando o escopo, quer dizer “vergonha alheia”, e passou a ser o adjetivo pelo qual a geração Z está chamando a geração Millennials de cafonas… de Boko Moko!

| 14/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 402 – Quem ganha com seu medo

A função primordial de nosso cérebro é sobreviver. Manter-se seguro. Evitar ameaças. Por isso estamos permanentemente à cata de sinais de perigo.

| 12/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 777 – Polarização Política

Se você não vive em Plutão, já sacou como a polarização política tomou conta da sociedade, não é? Até remédio e tratamento médico agora tem lado! O resultado é uma frustração imensa dos cidadãos, que assistem um lado culpando o outro pelas mazelas da sociedade, provocando conflitos, ressentimentos, vinganças e puxadas de tapete por todo lado. E enquanto isso, o país não anda.
Mas como é que chegamos nesta situação?

| 07/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 399 – Diálogo aberto ou porrada

Diálogo aberto. Quanto tempo faz que você não tem um?

| 02/07/2021 - Luciano Pires
Henrique Viana

O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 395 – Ervas daninhas

Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?

| 18/06/2021 - Luciano Pires
Deduzir ou induzir

Veja a quantidade de gente que induz coisas, especialmente nas mídias sociais. A partir de um fragmento de verdade, criam um cenário completo repleto de certezas absolutas.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 772 – ComunicaAgro – Live com Tejon

Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do Podcast Café Brasil, trabalha no Agronegócio. Por isso comecei a trazer temas do Agro para o Podcast, e o que você ouvirá hoje é o áudio da primeira live de um projeto chamado ComunicaAgro. Essa live eu fiz com o meu amigo José Luiz Tejon. Ah, você não é do agro, é? Não importa. A conversa é para todos os públicos. Vem comigo.

| 02/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 390 – Sobre relevância

Se só o que é relevante impacta em suas ações, preste atenção às coisas às quais você escolhe dar relevância.

| 31/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 770 – O Kit Para Detecção de Bobagens

Michael Shermer é fundador da The Skeptics Society, a sociedade dos céticos, e editor chefe da revista Skeptic, que se dedica a investigar alegações pseudocientíficas e sobrenaturais. A Fundação Richard Dawkins pela Razão e Ciência publicou um vídeo com ele, chamado “Kit de Detecção de Bobagens”, com dez questões que você deve perguntar quando encontrar esse povo cheio de certezas que prega suas verdades por aí. A inspiração para o Kit foi, evidentemente, Carl Sagan e o vídeo já existe legendado no Youtube, vou colocar o link no roteiro deste programa em portalcafebrasil.com.br.

Este episódio é a adaptação do texto daquele vídeo.

| 19/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 388 – O MLA

Julgamento e tomada de decisão. Com esses dois atributos desenvolvidos, você desempenha bem em qualquer cenário ou função.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 386 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 385 – O Vagabundo

Aquele vagabundo do cinema mudo, gentil, simples, ingênuo e cavalheiro, cheio de graça, não existe mais, é só memória.

| 14/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 769 – Paulo Gustavo e as 48 horas

Olha: eu tinha já começado a montar um programa sobre a regra das 48 horas quando, de repente, morreu o Paulo Gustavo. A princípio eu ia deixar passar batido, mas a reação foi tão grande que eu decidi misturar as duas coisas. Peguei um programa meio andado e trouxe alguns textos a respeito do Paulo Gustavo pra usar hoje aqui com você, tá bom? Então vamos lá?

| 12/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 384 – Gente estúpida

Distinguir talento de reputação, veja que questão interessante. Houve um tempo em que, para ser famosa, a pessoa precisava fazer algo extraordinário.

| 10/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 381 – País-pererê

Esse é um trecho de um poema de Affonso Romano de Sant´Anna publicado em 1998. Ouviu? Mil-novecentos-e-noventa-e-oito.

| 30/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 379 – Mentiras

A mentira está institucionalizada, em horário nobre e na cara dura.

| 23/04/2021 - Luciano Pires
Como se proteger da manipulação das mídias

Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.

| 17/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 377 – Uma onda de crimes

“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.

| 16/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 376 – Amizades supérfluas

Não tenho tempo de vida para amizades supérfluas.

| 12/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 764 – LíderCast Live – Gastronomia Viva

Medidas restritivas desproporcionais impostas pelos governos geraram uma tragédia social sem precedentes na história da alimentação fora do lar, o setor que mais emprega e treina mão de obra no mercado formal de trabalho do Brasil.
Um drama sem fim está se desenhando. O que se pode fazer para salvar empregos e negócios?

| 07/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”

Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.

A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.

Como é que combate uma narrativa dessas, hein?

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 372 – (des)Equilíbrio

Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.

| 29/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 371 – Infantilize o debate

Cada um entende como pode, e infantilizar o debate só piora a situação.

| 26/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 370 – Os ambulantes da rua Bresser

Difícil é quem tem acesso ao IFood, Netflix e supermercados, entender que a vida, uh, sempre encontra um caminho.

| 22/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 761 – O viés nosso de cada dia

Você já ouviu falar em autoilusão? A forma como nós enganamos a nós mesmos, aceitando como verdadeiro aquilo que é falso? Existem diversas maneiras desse mecanismo agir em nosso inconsciente, tentando fazer com que as circunstâncias e os fatos sejam moldados conforme nossas crenças e desejos. E hoje vamos refletir a respeito.

| 17/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 368 – Sobre Integridade

Não gosto, não aceito, não quero, não transijo, só porque você acha que sua visão de mundo, alinhada à patota, é melhor que a minha.

| 15/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 366 – Dissonância e hipocrisia

Dissonância cognitiva é o gatilho. O nome dessas atitudes é hipocrisia.

| 08/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 365 – (IN)segurança Nacional

Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.

| 05/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 759 – Karl Popper e os negacionistas

Não devemos aceitar verdades universais a partir de experiências indutivas, restritas a um contexto, no lugar e no tempo.

| 03/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 364 – Isolacionismo intelectual

O viés de confirmação leva ao isolacionismo intelectual, quando você não procura, refuta e, não raro, caçoa de ideias diferentes

| 01/03/2021 - Luciano Pires
Pelé e os parasitas.

Meu herói está lá, a Copa de 1970 está lá, o futebol maravilhoso está lá, vários depoimentos de jogadores espetaculares, tá tudo lá, mas…

| 28/02/2021 - Luciano Pires
Branding a preço de banana.

Quanto vale o branding? Pelo que estou vendo acontecer com o marketing através de mini infuenciadores digitais, nada.
Recorro a uma lembrança antiga: a Quinzena de Tapetes do Mappin para refletir a respeito de uma armadilha na qual os jovens infuencers estão caindo.

| 27/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 362 – Na bala!

Se a constituição brasileira não proíbe que o deputado ofenda quem ele quiser, eles resolvem na bala.

| 22/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 361 – Big Brother Brasil-sil-sil

Tudo o que é possível de ser tornado coletivo em grande escala, traz o sagrado dentro de si.

| 19/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 359 – Quem são os negacionistas.

Abra seu coração para a dúvida.

| 12/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 756 – Netiqueta e as mulas digitais

Usar a internet de forma responsável, é isso que trata a netiqueta, o antídoto para as mulas digitais.

| 10/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 358 – Só sei que nada sei

Bote na cabeça: não dá para ser mestre sem antes ser discípulo.

| 08/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 357 – Big Brother Brasil Educa

A partir de hoje o #cafezinho sai em duas versões em vídeo: para o público, só a primeira parte com a leitura do conteúdo, para assinantes com a segunda parte com comentários.   Para assinar: http://confraria.cafe Cafezinho 357 – Big Brother Brasil Educa “Numa discussão sobre o Big Brother provoquei caretas ao dizer que o […]

| 05/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 755 – Alfabestismo digital

Conhecimento sempre significou poder. Transitamos rapidamente de séculos de escassez de informação para uma abundância jamais vista, que acabou nos afogando e produzindo diversos tipos de analfabetismo. Especialmente o alfabestismo digital.

| 03/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 356 – O problema são os outros

Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 355 – A burrice

O que é a burrice? O Aurélio apenas cruza sinônimos. Não esclarece nada.

| 29/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 354 – Abaixo de zero

Sem um propósito, a saída é aguardar a morte suave chegar.

| 25/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 353 – Confie desconfiando

Uma sociedade repleta de gente com excesso de confiança e com acesso aos canais de distribuição de ideias, corre o risco de não dar certo.

| 22/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 351 – Um autoritário pra chamar de seu

As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.

| 15/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 349 – Pânico moral

Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.

| 08/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 751 – A hipocrisia nossa de cada dia

Os norte-americanos têm um termo interessante: talk is cheap, que numa tradução livre quer dizer “falar é barato”. Sim, falar é a parte fácil, cara. Como é simples abrir a bocarra e soltar um absurdo qualquer, não é? O duro mesmo é falar e fazer o que se diz. Quando isso não acontece, lidamos com um conceito interessante. O da hipocrisia. Vamos nessa?

| 06/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 348 – Quem conta as histórias

Imagino a criança perguntando aos pais por que é que isso acontece.

| 04/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 347 – Remédio ou veneno?

Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 343 – O Lobisomem

Depois que eu cresci, conheci um monte de lobisomens. Gente que é normalzinha, legalzinha, até receber uma promoção e virar lobisomem.

| 18/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 342 –Tornando aceitável o reprovável

Racionalizar a conduta delituosa, é disso que trata o desengajamento moral.

| 14/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 341 – O hiato da aspiração

Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.

| 11/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 747 – O vírus – Com Alessandro Loiola

Abri a temporada 16 do LíderCast com duas entrevistas importantes, ambas abordando a questão da Pandemia do Coronavírus sob um ponto de vista diferente daquele que dominou a imprensa e os debates que tomam conta da sociedade. Sem negar o problema – deixa eu repetir aqui quinhentas vezes tá? Sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema,  sem relevar a importância e o perigo desse vírus, mas tentando escapar da histeria e manipulação que transformaram o combate a uma doença numa questão política irracional.

Hoje eu apresento a conversa que tive com o médico Alessandro Loiola. Ouça com atenção, tente se livrar de seu viés político, apenas raciocine, cara! Existem outras narrativas além daquelas dos grandes veículos da mídia.

| 09/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 339 – Bote na rua esses urubus

Mantenha por perto quem quer construir. Livre-se dos que querem destruir.

| 04/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 746 – O viés

Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.

| 02/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 745 – Superhomem

O programa de hoje passa por igualdade de gêneros. E será a partir da obra de um de nossos maiores artistas: Gilberto Gil. Só que tem uma coisa, cara! Se você está contaminado pela política, se não gosta do Gil político, se só consegue enxergar as opiniões erradas que ele tem sobre como deve ser a sociedade, do pessoal com quem ele anda, cara! Olha: para por aqui tá? Neste episódio, estou interessado no poeta, no sujeito que teve a coragem de trazer a público, quase 50 anos atrás, um debate que hoje é considerado moderno.

| 25/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 744 – Sinalização de virtude

Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.

| 18/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 743 – A inveja

Olha, tá pesado, viu? A cizânia plantada na sociedade nos últimos quarenta anos foi tão bem sucedida que um clima de perseguição se instalou em todas as áreas. Especialmente nas redes sociais. Pessoas estão sendo perseguidas por conta de seu posicionamento, não apenas político, mas sobre qualquer tema. E eu acho que grande parte disso é por conta de velha e perigosa…inveja.

| 11/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 331 – Quatro pra um

Temos um viés negativo que nos faz dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas.

| 06/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade

Como funciona uma cadeia de eventos que pode provocar pânico .

| 23/10/2020 - Luciano Pires
LíderCast 206 – Alessandro Loiola

Médico, segunda aparição no LíderCast, por conta de seu trabalho incansável em interpretar os dados sobre a Pandemia com ceticismo saudável, tentando jogar um pouco de lucidez num cenário de histeria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
LíderCast 205 – Lorenzo Ridolfi

Um “nerd” fascinado por matemática e por big data, que fica cismado com as informações desencontradas sobre a epidemia da Covid e decide preparar seus próprios gráficos, lançando um pouco de bom senso na gritaria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas

Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio depois de 48 horas.

| 12/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 323 – Liberdade não tem preço

Quanto vale a sua liberdade?

| 09/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 319 – A cizânia

Fique de olho nos Tullius Detritus que infestam sua vida.

| 25/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 734 – Globalização e Globalismo

Olha, vira e mexe a gente ouve falar em globalização e globalismo, como se fossem a mesma coisa. Mas não são. Aliás, não poderiam ser mais diferentes, cara. No programa de hoje, vamos esclarecer a diferença.

| 09/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais

Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.

| 07/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 733 – Agro Resenha

O agronegócio, que talvez seja o mais espetacular caso de sucesso brasileiro em inovação e produtividade, tem um problema histórico: uma relação de amor e ódio com o brasileiro comum. Especialmente o urbano. O Paulo Ozaki, comemorando os três anos de seu podcast Agro Resenha, me convidou para falar sobre o tema em um episódio especial, que eu reproduzo aqui hoje.

| 02/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 307 – O Otário

Quase não há mais espaço para o deleite.

| 14/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 730 – Um massacre cultural revisitado

Você acha que a música popular brasileira acabou, hein? É? Quando? Então venha conosco nesta viagem pelas catacumbas do mercado fonográfico brasileiro. A gente vai tentar entender o que é que anda acontecendo.

| 12/08/2020 - Luciano Pires
Sem treta

A pessoa diz que gosta, mas não compartilha.

| 11/08/2020 - Luciano Pires
O cachorro de cinco pernas

Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de perna, hein? Quatro. Chamar o rabo de perna não faz do rabo uma perna. Essa frase é atribuída a Abraham Lincoln e eu a usei na abertura do Cafezinho 147, quando falei da realidade fantasma, a realidade desejada e a realidade em si. Diante […]

| 08/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 305 – Rabo e perna 2

Bote sua energia em mudar a realidade para outra realidade possível.

| 07/08/2020 - Luciano Pires
Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 06/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 729 – Cala Boca Zebedeu

Se você está feliz porque estão sendo caladas as vozes da patota que diz coisas com as quais você não concorda, é porquê não entendeu nada do que está acontecendo.

| 05/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 304 – (in)Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 303- O cérebro médio

Temas importantes que deveriam estar sendo discutidos, analisados e compreendidos, não estão.

| 31/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 728 – Saindo do armário Político

Já se sentiu perseguido ou discriminado por conta de sua visão de mundo? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.

| 29/07/2020 - Luciano Pires
Leitura do Cafezinho 301 – O coronismo

O Coronismo é, talvez, o vírus mais letal da história da humanidade.

| 28/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 302 – Tenho pressa

Houve um tempo em que as narrativas eram feitas dentro de nossos círculos familiares e de amizades.

| 27/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 301 – O Coronismo

O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.

| 24/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 727 – A nova Inquisição

Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.

| 22/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 300 – Mentalidade de caranguejo

A mentalidade de caranguejo só serve para alimentar inseguranças e baixa autoestima.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 299 – O genocídio

Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.

| 17/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes

Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o crescimento do QI – Quociente de Inteligência – médio foi de mais de 30 pontos. No Quênia e na Argentina, cresceu 25 pontos. Na Estônia e no Sudão, cresceu 12 pontos. E no Brasil? Ah, no Brasil aconteceu justamente o contrário. A queda do QI foi de quase 10 pontos nos últimos 100 anos. Talvez esse emburrecimento generalizado seja único na história da humanidade. O nosso QI médio é de 87, o que nos coloca, na média, no limite da deficiência intelectual.

Vamos nessa?

| 01/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele

Qual janela você escolheu para ver o mundo?

| 22/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 722 – O Poder do Mau

Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 17/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 290 – Relativismos morais

Se você está rindo de quem está se dando mal, é porque não entendeu nada.

| 15/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 289 – Sem futuro

Preste mais atenção às ameaças é nossa herança evolucionária.

| 12/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 288 – O Pacto dos Canalhas

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 287 – A Confiança que Sobrou

Diante do volume de bobagens, dados conflitantes, mentiras descaradas, hipocrisia e ignorância que temos assistido diariamente, perdemos a confiança em nossos especialistas e lideranças. Nos sentimos perdidos. Em quem acreditar?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 05/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 720 – Conversa com Ganime

O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.

Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 03/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 284 – A polarização de araque

Assistir a rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 25/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 283 – COVID 20

Precisamos reconhecer quem fez um bom trabalho e punir, mesmo que apenas com o ostracismo político e social, os criminosos e incompetentes.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 22/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 280 – A esperança

Vivemos na era mais pacífica da história da humanidade, mais confortável, com menos pobreza, mais saúde e harmonia. Nunca houve uma época assim.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 11/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 279 – A ameaça do inferno e a recompensa do céu

O terror nosso de cada dia.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 716 – Cafezinho Live com Adalberto Piotto

Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 06/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 715 – Cafezinho Live com Dado Schneider

O Cafezinho Live é o espaço que eu criei, onde eu recebi Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, hoje Dado Schneider, na próxima semana Adalberto Piotto, meus caros amigos, para gente discutir o que é que vem pela frente. Todas as lives foram transformadas num episódio do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, elas estão na minha página, no meu canal do Youtube que é o bit.ly/lucianonoyoutube.

Na quinta live, meu amigo Dado Schneider trocou algumas ideias sobre a perplexidade nesses dias de mudança absoluta.

O Dado é um dos mais ativos palestrantes brasileiros. Tem uma história de trabalho na área da propaganda e comunicação e uma visão irreverente e cabeça muita aberta para o mundo.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 29/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 271 – Chicken Little

Tem um monte de raposas morrendo de fome lá fora.

| 10/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 269 – O meu sapato

E aí chega a crise, o vento leva embora a espuma .

| 03/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 710 – Todo mundo junto

Cara… que tempo louco estamos vivendo, não é? E no meio de uma porção de canalhas que estão tentando tirar proveito, tá cheio de gente do bem, preocupada, angustiada… então em vez de fazer um programa falando das coisas ruins que esfregam diariamente na nossa cara, eu resolvi fazer um Café Brasil diferente.

Mas quem vai fazer este programa… não somos só nos aqui..

| 25/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho Live

Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.

| 24/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 265 – O Lado Cheio do Copo

Vamos combater o novo Coronavirus com Fitness Intelectual.

| 20/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 261 – O sabe tudo

A maioria dos que criticam com acidez, ofendendo, se fazendo de sabe tudo, não está interessada em provar sua verdade.

| 06/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 259 – Coronavirus e as vizinhas

Tuberculose, Hepatite, HIV, Gripe, Malária, Meningite, Cólera, Raiva, Febre Amarela e Dengue, suas vizinhas, matam por ano muito, mas muito mais que qualquer Coronavirus.

| 28/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 258 – O poder do Mau

Para sobreviver, a vida tem de vencer todo dia. A morte, precisa vencer uma vez só.

| 24/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 255 – Melhores Inimigos

Queremos é o barraco

| 14/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 703 – Fogo no Hall

Já fizemos diversos programas tratando da liberdade de expressão, o suficiente para perceber que a sociedade está caminhando para uma posição muito estranha sobre o assunto. Ela quer a liberdade, desde que seja relativa. Vamos ver…

| 05/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 251 – O Poder do Mau

Para sobreviver, a vida tem de vencer todo dia.

A morte, precisa vencer uma vez só.

| 31/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 701 – Sorte

E aí? Você se considera uma pessoa sortuda ou azarada? Aliás, sucesso tem a ver com sorte ou com talento? Com os dois? E quanto de cada um?
Que perguntas… Bem, chegou a hora de falar sobre sorte.

| 21/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 244 – A bomba

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar.

| 06/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 242 – 1700 anos

Que seu 2020 seja justo.

| 30/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 241 – Não entendo.

Entender que não entende. É essa habilidade que parece que muitos perderam.

| 27/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 697 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento. Fez algo errado, não importa o partido, pau nele. Fez certo, não importa o partido, parabéns para ele. Isso é ser isento.

Já “isentão” é um xingamento. Vamos tentar entender do que se trata?

| 25/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 238 – Sobre integridade e escolhas

Não gosto, não aceito, não quero, não concordo, não transijo.
Isso é integridade.

| 16/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 237 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento.

| 13/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 695 – Fake news, mentira e crime

Seguindo a série sobre influenciadores e manipuladores, no programa de hoje vou falar sobre como algumas pessoas estão manipulando o debate em torno das Fake News para obter o que desejam: a proibição de que quem pensa diferente tenha liberdade para manifestar-se nas mídias sociais.

| 11/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 235 – Pedrinha no Lago

Pronto. Joguei mais uma.

| 06/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 231 – A frouxidão nossa de cada dia

Nossa desgraça será causada pela frouxidão.

| 22/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 230 – Onde começam as grandes causas

Você tem a força. Mas antes de colocá-la nas grandes causas da humanidade, dê uma olhada no seu quintal.

| 18/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 229 – Manicômio Legal

O manicômio legal no qual estamos presos.

| 15/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 228 – O medo permanente

Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.

| 11/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 690 – Vale quanto?

Cara, você aceita pagar pelo ingresso de um show a metade do salário mensal de um professor ou policial militar? Ou 9 mil reais por um iPhone? Por que tem tanta gente ganhando tanto quando tantos outros ganham tão pouco? O que é que faz alguém ou algo valer mais ou menos?

| 06/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 226 – O MCSC

Um movimento que independe de partidos, de políticos, de líderes visionários, de gurus salvadores da humanidade.

| 04/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 222 – Sobre princípios e pragmatismo

Parece que está cada dia mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade.

| 21/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 220 – Mulheres gostosas fazem sexo e morrem no Everest

Assim como dinheiro atrai dinheiro, popularidade atrai popularidade.

| 14/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 219 – Brasil recusado na OCDE

Para essa gente, o Brasil não pode dar certo.

| 10/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 218 – Ignorância Pluralística

Colocando em você o medo de ser apontado como o único ou única que não concorda com a maioria.

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 217 – Os sinais

Os sinais de que o Brasil é diferente do que aparece na mídia estavam por aí. Mas pouca gente viu.

| 04/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 684 – Susceptibilidade à negatividade

Você está na boa, trabalhando ou fazendo suas coisas, quando alguém lhe dá uma palavra crítica. Abaixa então aquela sensação negativa. E pronto, cara! Seu dia acabou. Isso pode ser chamado de “susceptibilidade à negatividade”. E vamos nessa praia hoje.

| 25/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 212 – Cérebros roídos

Na República das Banalidades, o que não é visto e nem dói, não interessa.

| 16/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo

Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.

| 13/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 210 – Gosto médio

Vida em sociedade implica no exercício diário da política, da negociação, da concessão. Mas tenho minhas dúvidas…

| 09/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 208 – O Mas

Preste atenção em quem usa o “mas” como desculpa ou como negação.

| 02/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 207 – As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.

| 30/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 206 – Desconfio

Putz… me transformei num ser que desconfia de tudo.

| 26/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 679 – Será que acordamos?

Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico na TV Brasil, e convidou Luciano Pires para conversar sobre a participação popular na discussão dos temas brasileiros.
Será que finalmente acordamos a ponto de tomar conta do Brasil? Ou estamos fadados a chorar sobre o leite derramado?

| 21/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV

Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ONGs e pela mídia, sobre situações que muitas vezes não são embasadas cientificamente.

| 19/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 676 – Homem na Lua 2

Cinquenta anos atrás o homem pousou na Lua. Mas parece que cada vez mais gente não acredita nisso. Enquanto eram os anciãos da antiga, era só uma piada. Mas agora é uma molecada, a maioria nascida depois do pouso do homem na Lua, espalhando suas teorias por centenas de blogs, páginas e vídeos…
Que dureza…

| 31/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas.

| 26/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 196 – O sequestro do belo

Reduzir tudo isso à uma questão de simpatia por partidos políticos ou ideologias é ser um verdadeiro trouxa.

| 22/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 674 – Balde de Caranguejos

O termo “mentalidade de caranguejo” é utilizado em sociologia como uma metáfora para aquela pessoa que, ao ver alguém progredindo, melhorando de vida ou fazendo algo bom, faz de tudo para impedir que a pessoa seja bem-sucedida. É a mentalidade de “se eu não consigo, você também não pode conseguir”, que ganhou maior dimensão neste ambiente político mundial que aposta na divisão da sociedade em classes.

Vivemos num balde de caranguejos

| 17/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 192 – A arte de comer picanha

Antes de dizer “não comi e não gostei” ou “não leio esse idiota”, faça uma experiência: tire o excesso de gordura.

| 08/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 191 – Cuidado

Tanto o ingênuo quanto o estúpido são ingênuos e estúpidos demais para saber que estão sendo ingênuos e estúpidos.

| 05/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 188 – O coeficiente de trouxidão

É seu coeficiente de trouxidão, com a suspensão voluntária da incredulidade, que deixa você à mercê dos psicopatas.

| 24/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 177 – Os monstros da negatividade 3

A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer.

| 17/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 658 – Chá com a gente

Este programa reproduz a edição especial do Podcast Chá Com a Gente, produzido na Panela Produtora, com a participação de Filipe Trielli, Carlos Eduardo de Freitas com Flavio Morgenstern e Luciano Pires como convidados. A ideia era falar das novas formas de comunicação independente que surgiram nos últimos anos, mas o papo cresceu e acabamos falando daquilo que é a razão de ser com Chá Com a Gente, a discussão da alta, média e baixa cultura… sobretudo baixa.

| 27/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 154 – Pegando no pé

A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.

| 25/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 152 – 45 Dias

Tem muita coisa importante acontecendo enquanto você perde tempo com os prestidigitadores que desviam sua atenção pra bater sua carteira.

| 18/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 652 – A realidade real

Vivemos um tempo no qual muita gente tem dificuldades de decidir o que é real e permanece com a sensação de que está sendo manipulada. Uma tentativa de compreender a realidade é conhecer três esferas: a esfera política, a moral e a criminal. Duas estão por aí… a outra está dentro de sua cabeça.
Posso entrar?

| 13/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 651 – Era uma vez…

A melhor forma de ensinar política para crianças – e adultos que são crianças crescidas – é contando histórias. E o mestre em contar essas histórias era Rubem Alves. Então senta que lá vem história… Este programa reaproveita alguns textos que usei em programas muuuuuuuuito antigos…

Posso entrar?

| 06/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 148 – Os Hostis

Neste final de semana o Brasil parou para assistir a eleição para Presidente do Senado. E quem era bom e quem era mau? Os índios ou os soldados?

| 04/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 147 – O Rabo e a Perna

Três tipos de realidade que ajudam a entender a confusão na qual estamos metidos.

| 01/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 650 – A Espiral do Silêncio

Temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público. Bote aí uma pitada de histeria e pronto! Caímos na Espiral do Silêncio.

| 30/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 145 – Crime e Política

As esferas criminal e política são intencionalmente misturadas para criar pressão de opinião pública a favor de algum projeto político.

| 25/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 144 – O mundo é um moinho

Cada um entende como quer. Ou como pode.

| 21/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 143 – 13 dias

É pra descer a lenha mesmo, cobrar o que está errado, exigir que as promessas sejam cumpridas e a transparência prometida seja aplicada. Mas, vem cá… 13 dias?

| 18/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 648 – Ethos, Logos, Pathos e o Diálogo Aberto

Neste cenário onde até “bom dia” leva patada, o que é que podemos fazer para conseguir conviver com quem pensa diferente? Tratar na porrada? Bem, alguns merecem… mas com outros dá pra tentar o diálogo aberto.

Posso entrar?

| 15/01/2019 - Luciano Pires
#DicaNetFlix Trotsky

É uma série de terror. Tem assassinos em série, monstros psicopatas, tortura psicológica, tortura física, mortes explícitas, vítimas indefesas e a ruindade do ser humano, que nos leva a questionar se eram humanos.

| 12/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 141 – Os cães de Pavlov

Como cães de Pavlov, estamos condicionados a babar.

| 11/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 140 – A Espiral do Silêncio

Não enxergar o que Temer fez de bom foi uma escolha à qual você foi induzido.

| 07/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 135 – O mundo mental do homem médio

Como tem gente assanhada para cassar nossa liberdade de manifestar a discordância…

| 21/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 132 – Os cagonautas

Seu chefe é um cagonauta? Hummmm…tome cuidado, viu?

| 10/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 638 – O efeito Dunning-Kruger

Cara, eu fico besta com a quantidade de gente que evidentemente não sabe das coisas, sai dando pitaco sobre as coisas. Todo mundo tem certezas e com as mídias sociais o que mais tem é gente dando pitaco. Isso não seria problema se essa gente não sofresse do efeito Dunning-Kruger, que ajuda a entender esta zona na qual nos encontramos.
Posso entrar?

| 07/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 118 – Os padrões

Não parece existir um padrão no qual os caras apenas preenchem alguns espaços vazios?

| 26/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras

Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

| 08/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 108 – O Ismo Quântico

O Ismo Quântico é o fenômeno que acontece quando o sufixo ismo faz com que uma palavra signifique ao mesmo tempo duas coisas distintas.

| 21/09/2018 - Luciano Pires
Júlio de Mesquita Filho e a contrarrevolução cultural
Jota Fagner - Origens do Brasil

A ideia de concentração hegemônica não é exclusividade de Gramsci, outros autores de diferentes espectros ideológicos propuseram caminhos parecidos. Júlio de Mesquita Filho é um deles É preciso compreender que o debate público se resume a uma disputa de discursos. Cada lado faz o recorte que melhor lhe convém. Em 1994, com a publicação do […]

| 20/09/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 105 – Quem categoriza?

Quem define e categoriza o que será medido pode manipular qualquer resultado estatístico.

| 10/09/2018 - Luciano Pires
O que nos faz medíocres
Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas

O QUE NOS FAZ MEDÍOCRES Em época de campanha majoritária no Brasil, para presidente, governadores, senadores, e deputados, sempre me assusta o retrato e a leitura que eu acabo fazendo do nosso eleitorado a partir de suas opções e manifestação. Somos medíocres. O primeiro susto que eu levo é perceber que a maioria das pessoas […]

| 08/09/2018 - Labi Mendonça em Iscas Anarquiscas
Democracia, Tolerância e Censura

O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 627 – Os donos da liberdade

Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?

Posso entrar?

| 22/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 92 – Tirania Digital

Qual é o meio para se combater a tirania digital?

| 27/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 606- Histeria Política

O assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio em março de 2018, revelou que a histeria política no Brasil é regra, não exceção. E num contexto de histeria, é impossível ser racional.

| 28/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 601 – Alfabetização para a Mídia II

Publicamos um videocast sobre Alfabetização para a mídia no Café Brasil Premium, cujo áudio usamos num podcast anterior. Hoje é continuação. Vamos falar sobre a criação de filtros para ajudar você aselecionar as informações que chegam através das mídias.

| 21/02/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 591 – Alfabetização para a mídia

Hoje em dia as informações chegam até você fragmentadas, alterando sua percepção da realidade. É preciso tomar alguns cuidados para não se tornar massa de manobra.

| 12/12/2017 - Luciano Pires
Quero meu vermelho de volta.

Isca Intelectual de Luciano Pires que já teve calça vermelha, camisa vermelha, meia vermelha, gravata vermelha. Mas agora não tem mais.

| 30/09/2016 - Luciano Pires
Solidariedade às vítimas justas
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Por Adalberto Piotto Ninguém em sã consciência quer uma polícia que agrida manifestantes em protestos democráticos. Ninguém em sã consciência pode abrir mão de um aparato repressivo para conter vândalos que depredam bem público e punem com a pichação da violência e do vandalismo manifestações legítimas. Exageros e desequilíbrios precisam ser contidos e punidos com […]

| 05/09/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Divorciados da história
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Isca Intelectual de Adalberto Piotto, lembrando que temos um grande problema que se sobrepõe a todos os outros quando pretendemos falar de presente e de futuro no Brasil: somos divorciados de nosso passado.

| 21/08/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Pedir desculpas dói? Mas é necessário e justo.
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Por Adalberto Piotto Que senso ou órgão interno falta a Nancy Armour, do USA Today, pra reconhecer que errou ao se precipitar e julgar o caso com o preconceito dos esnobes? E pra se desculpar? O arremedo de artigo pretensamente sociológico que ela escreve sobre o ato irresponsável dos nadadores norte-americanos no Rio de Janeiro, […]

| 19/08/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
De preconceito em preconceito, a imprensa – a internacional também – definha.
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Por Adalberto Piotto O caso dos nadadores americanos e a suspeita de falsa comunicação de crime ainda merece prudência. As investigações continuam, mesmo com vídeos e depoimentos comprometedores. Prudência ao julgar nunca é demais. Não é no que acredita, ao que parece, a colunista Nancy Armour, do USA Today, que abandonou o ceticismo jornalístico para […]

| 18/08/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Militares de ouro do Brasil
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Isca Intelectual de Adalberto Piotto. Por que a maior parte da imprensa esconde que a judoca Rafaela Silva, o primeiro ouro nacional nos Jogos do Rio, é sargento da Marinha do Brasil e faz parte do programa de desenvolvimento de atletas de alto nível das Forças Armadas?

| 09/08/2016 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Creche sem Partido
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano sobre a relevância da discussão sobre doutrinação nas escolas quando simplesmente não se tem escolas.

| 26/07/2016 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Apareceu a Margarida

Afinal, um espectador que não concorda com o que está sendo dito no palco, tem o direito de interromper uma peça? E se forem dois espectadores? Dez? Cem? Bem, depende de quem está no palco…

| 24/03/2016 - Luciano Pires
Existo, logo penso.
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Isca Intelectual de Filipe Aprigliano, perguntando se você já se questionou sobre quanto do que é considerado verdade na sua cabeça você realmente sabe ou apenas acredita.

| 02/09/2015 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Verdades Confessas
Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas

Isca Intelectual de Labi Mendonça que pergunta: ninguém mais lê a verdade, ouve a verdade, vê a verdade?

| 29/08/2015 - Labi Mendonça em Iscas Anarquiscas
A Quimera da Corrupção
Tom Coelho - Sete Vidas

“O que a gente esconde é mais ou menos o que os outros descobrem.” (André Breton) Apenas uma semana. Este foi o tempo necessário para eclodir um dos maiores escândalos envolvendo o futebol em âmbito mundial. Primeiro, a prisão de sete dirigentes ligados à Fifa, a pedido da justiça norte-americana, com base em investigações promovidas […]

| 08/07/2015 - Tom Coelho em Sete Vidas
A Escala AECIO

A escala Aecio é um fenômeno da interpretação de textos que se tornou muito evidente com o surgimento das mídias sociais onde todo mundo opina, todo mundo se acha com a razão. Veja se você não é usuário contumaz…

| 07/05/2015 - Luciano Pires
#tutorial paraentenderopost

Publico sempre textos polêmicos no Facebook, que recebem comentários demonstrando que a pessoa não entendeu o que estava escrito. Chega a ser assustador. Então decidi publicar outra daquelas obviedades que podem ajudar um ou outro aí a entender o que lê, vê ou ouve. Vamos lá.

| 26/02/2015 - Luciano Pires
Os Cães de Pavlov

Com o saco cheio de tanta notícia ruim tomei a decisão de publicar durante um dia inteiro apenas boas notícias no Facebook. Um desafio. Um post por hora durante todo o dia, só com coisas legais. E cumpri, no dia 22 de Janeiro de 2015, uma experiência interessante que provocou algumas reflexões. Primeira: não foi […]

| 05/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 152 – A Gripe Suína

Vai uma gripe aí? Pois é… O Café Brasil de hoje vai tratar da gripe Suína. Não importa quando você vai ouvir este programa, se no auge da pandemia ou alguns meses depois que ela passar. Essa gripe está sendo uma lição de comunicação.

| 31/07/2009 - Luciano Pires