s

Todo conteúdo do Café Brasil

Café Brasil 914 – Os canteiros de Cecília

Cecília Meireles deixou uma obra que transcende o tempo, caracterizada por uma busca incessante pela beleza e pela verdade, através de uma expressão poética única e universal. Seu legado continua vivo, influenciando gerações de leitores e escritores. Este episódio é uma tímida amostra da obra imensa dessa mulher que, com sua poesia, nos acompanha, nos aquece, nos faz companhia nos momentos de solidão e silêncio. Do jeitinho que ela sempre quis.

| 21/02/2024 - Luciano Pires
Festas populares e economia criativa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Festas populares e economia criativa   “Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo.” Leonardo Cruz   As festas populares ocupam lugar de destaque entre os inúmeros segmentos da […]

| 05/02/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Com Leite Especial – A Lenda dos Tambores Africanos

Bárbara e Babica contam uma lenda originária da Guiné-Bissau, que explica de onde teriam vindo os tambores africanos: da Lua!
Uma lição sobre respeto aos compromissos que assumimos e de como mesmo nas situações mais difíceis podemos encontrar maneiras de criar coisas especiais.

| 23/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 905  – Music and Me

Então, o que é que a música é para você, hein? Aliás, que tipo de música você consome? E consome para que? Vamos nessa praia hoje…

| 20/12/2023 - Julio Bessa
Café Brasil 900 – How Deep Is Your Love

900 semanas atrás foi ao ar o primeiro episódio do Podcast Café Brasil. De lá para cá o resultado foram quase 600 horas de conteúdo, três outros podcasts como filhotes, três livros publicados a partir dos roteiros, milhares de músicas apresentadas, um mundo de haters e dez mundos de pessoas que amam o Café Brasil. Tem sido uma aventura e tanto compartilhar com você estes episódios. E para o 900, fomos buscar gente de talento, que impactou nossas vidas e, certamente, trará lembranças para quem os curtiu no auge e mostrará às gerações mais novas o que é talento de verdade.

| 15/11/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 62 – O rock da Babica

Neste episódio, apresentamos o rock da Babica! Na levada da Babica, cada historia ;e um rock`n roll!

| 24/10/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Humor de gênio dispensa palavras

Jerry Lewis foi um famoso ator, comediante, diretor e produtor de cinema norte-americano. Ele nasceu em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, e faleceu em 20 de agosto de 2017, em Las Vegas, Nevada. Jerry era conhecido por sua habilidade excepcional na comédia física. Ele usava expressões faciais exageradas, gestos engraçados e movimentos corporais cômicos para arrancar risadas do público. Seu estilo muitas vezes envolvia situações engraçadas e trapalhadas físicas, que se tornaram sua marca registrada.

| 02/08/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Talento ou gênio?

O violinista vencedor do Grammy, Augustin Hadelich, tocou com todas as grandes orquestras dos Estados Unidos, muitas em várias ocasiões, bem como com um número cada vez maior de grandes orquestras no Reino Unido, Europa e Extremo Oriente. E desenvolveu uma técnica inacreditável.

| 07/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Beautiful day

Uma canção do cantor gospel jamaicano Jermaine Edwards, chamada “Beautiful Day”, que é uma música sobre os pontos negativos e positivos que enfrentamos todos os dias, se transforma numa ferramenta de conexão inesperada entre uma criança jamaicana , um músico sul-africano e nossos corações.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Quando a solidão é povoada.

Aos 94 anos, depois de sofrer um derrame que o deixou quatro anos sem tocar, Julian recebe a visita de seu velho amigo James Lloyd Morrison, músico de jazz da Austrália que toca trompete e uma série de outros instrumentos, incluindo trombone, tuba flugelhorn, saxofone, contrabaixo, clarinete, guitarra e até piano.
E então, o Jazz faz a mágica.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O grito

Chuck Berry e John Lennon já eram artistas lendários quando uniram forças em 1972, para fazer história na televisão. Ao vivo no The Mike Douglas Show, a icônica dupla tocou Memphis Tennessee e Johnny B Goode juntos pela primeira e única vez. Lennon citava Berry como um de seus heróis de todos os tempos e principais influências musicais. Aí Yoko resolveu contribuir…

| 26/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 856 – Tá na hora do Café Com leite

Quando criamos o Podcast Café Com Leite em 2022, tínhamos muitos sonhos. Um deles era ter músicas autorais para o programa, o que só foi possível no final do ano. E o episódio que apresentou a música ficou tão legal, tão curioso, que eu decidi trazer aqui para o Café Brasil. Prepare-se, é meio que uma aula de música, bicho, e vai grudar na sua mente.

| 11/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 255 – Maurício Nunes (A Toca do Lobo)

No episódio de hoje, temos Mauricio Nunes, músico, escritor, ator, jornalista, viajante e mais um milhão de coisas, entre elas, a página Toca do Lobo no Facebook.

| 04/01/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 29 – Tá na hora do Café Com Leite

Este episódio é a realização de um sonho. Bárbara e Babica apresentam a Melô do Café Com Leite, junto com seu criador, Daniel Galli, da Panela Produtora. Prepare-se que gruda que nem chiclete! 

| 03/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 855 – Alguém me avisou

No bairro da Vila Madalena vivi uma experiência que me marcou, que tem a ver com brasilidade, com as raízes culturais de meu país. Logo eu, que su do rock, me vi repentinamente emocionado numa roda de samba. Ficquei impactado a ponto de decidir fazer um episódio do Café Brasil a respeito. Venha comigo, hoje somos samba.

| 01/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 853 – É Natal Revisitado

Vamos caminhando para o final de mais um ano, e que ano, cara. Que ano… Por isso resolvi revisitar um episódio sobre o Natal, que publicamos láááá em  2010, sabe? Na pré-história. Foi um episódio pra falar sobre o Natal, mas que acabou tratando de Música Popular Brasileira, de Natal.
É um presente para fechar 2022 com um pouco de paz.

| 21/12/2022 - Luciano Pires
Playlist Café Brasil No Spotify

Fizemos uma playlist com muitas das músicas utilizadas no Podcast Café Brasil. Já são mais de 4 mil músicas!

| 27/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 447 – Oitocentos

Esta semana colocamos no ar o episódio número 800 do Podcast Café Brasil. Oi-to-cen-tos! Sabe o que significa oitocentos semanas? Mais de 15 anos ininterruptos, algo como 400 horas de conteúdo! Você precisaria de quase 17 dias seguidos para ouvir todos os 800 episódios lançados desde 2006. Não é mole..

| 19/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 800 – The devil in my fingers

Olha: há um bom tempo, mas um bom tempo mesmo,  eu queria fazer um Café Brasil sobre rock. Puro rock. Eu já tinha feito aquele O diabo é o pai do rock, mas eu queria mais. Eu queria ir um pouco mais longe. Eu confesso que tenho alguma dificuldade quando me perguntam qual a banda de rock que eu prefiro. Rolling Stones? Beatles? Led Zepellin? Quem sabe o Grand Funk ou The Who? Já ouvi tudo desses caras e eu tenho ele nas minhas playlists. São bandas que, ao ouvir o primeiro acorde, eu paro o que estou fazendo para curtir. Mas aí me chegou um pedido muito especial e eu resolvi atender em alto estilo. Olha, este não será um programa para ser ouvido de qualquer jeito em qualquer lugar. Tem de estar na vibe.

Hoje é rock´n roll, brother!

Segure-se.

| 15/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 788 – Love, Janis

Janis Joplin era uma garota incompreendida, saiu da pequena cidade de Port Arthur, no Texas, para encontrar a liberdade no meio hippie de San Francisco. Janis se transformou num ícone dos anos 60, sempre indo ao limite em tudo que fazia. Janis representou a rebeldia, a intensidade e a entrega daquele tipo de gente que não cabe numa vida só. Morreu por overdose aos 27 anos, mas deixou uma marca que nunca será apagada.

O programa de hoje não é uma biografia, é só uma homenagem.

| 22/09/2021 - Luciano Pires
Café na Panela – Luciana Pires

Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana Pires cantando músicas autorais e clássicos do jazz. Duração: 25 minutos.

| 08/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 765 – Foxes and Fossils

Mais um Café Brasil musical, daqueles que eu adoro fazer. Descubro uma banda e apresento para você. Hoje é a turma do Foxes and Fossils, uma banda que nunca gravou um disco, que não fez turnês, que toca covers e… bom, escute os caras.

| 14/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti

Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o LíderCast uma dupla sertaneja que estivesse no auge da fama. E depois de um bom tempo tentando casar agendas, eis que surge a oportunidade de um bate-papo com o Ceésar Menotti, que em parceria com seu irmão Fabiano, compõe uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Como dois bons caipiras, Luciano E César mandaram ver num proseado bão, com direito a viola, coxinhas e muitos causos.

| 24/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 750 – The Rocket Man

Algumas obras de arte são tão perfeitas, mas tão perfeitas, que conseguem condensar em alguns minutos todo o espírito de um tempo. E tornam-se assim, eternas. É assim com a canção Rocket Man, da excepcional dupla Elton John e Bernie Taupin, inspirada por Ray Bradbury.
Vamos embarcar nessa nave?

| 30/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 346 – O homem foguete

Uma homenagem aos que não se entregaram ao medo que paralisa, e tiveram a coragem de assumir riscos mesmo com informações fragmentadas ou incompletas.

| 28/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 726 – Gently Weeps

Olha, algumas canções são tão sagradas que eu me sinto intimidado só de pensar em fazer um programa sobre elas, cara! Aí fico cozinhando… cozinhando… esmerilhando, até que um dia acontece alguma coisa que gera a faísca… E pronto! Aí é uma catarse criativa. Aconteceu isto com este programa, que eu acho que você devia ouvir de joelhos, cara… É sobre While my guitar gently weeps, um clássico dos Beatles, obra prima de George Harrison… Segura esta.

| 15/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 721 – Lake Street Dive

Olha, os dias andam um saco! Todo mundo nervoso, conflitos, política dominando o dia a dia… se bobear a gente esquece que o ser humano é capaz de coisas maravilhosas. Pois eu vou aproveitar o programa de hoje pra apresentar pra você a Lake Street Dive, uma banda.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 10/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 12 – The Dark Side Of The Moon

Olha, este é outro daqueles programas de sonho, daqueles que a gente diz: um dia vou fazer. Simplesmente Pink Floyd. De um jeito como você nunca ouviu. Um podcast que vai direto para a lista dos clássicos! Prepare-se para uma viagem inesquecível para o lado escuro da lua…

| 26/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 10 – Va Pensiero

Sempre tivemos um sonho trazer ópera para o Café Brasil… e hoje surgiu a oportunidade, a inspiração. Se você odeia ópera, faça um esforço. É possível que passe a ouvir com outros ouvidos a partir deste programa

| 19/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 9 – Rua Ramalhete

O programa de hoje é uma homenagem a um artista especial, que contribuiu com a trilha sonora de nossas vidas: Tavito.

| 17/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 8 – Tapestry

Neste programa contamos um pouco da história de um disco que abriu caminho para o negócio bilionário da música dos anos 70. É Tapestry, de Carole King.

| 14/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 05 – Hallelujah

Leonard Cohen, autor canadense, um dia nos presenteou com uma daquelas obras primas que impactam a vida da gente, a canção Hallelujah. É sobre ela o programa de hoje. Olha, este é um daqueles programas que você deve ouvir quietinho, no seu canto…

| 07/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 03 – Hotel Califórnia

Em fevereiro de 1977 a banda Eagles lançou uma música que faria a cabeça de milhões de jovens em todo o mundo. Foi um mega sucesso, daqueles que entram para a história. Hotel Califórnia. Esse é o clássico que vamos visitar no programa de hoje, que é uma versão especial do Café Brasil.

| 03/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 01 – God Save The Queen

A história da banda que fez a trilha sonora de nossas vidas: o Queen. Prepare-se para se emocionar de verdade.

| 28/04/2020 - Luciano Pires
Ilusão acústica
Chiquinho Rodrigues

Não sei se eu já contei, mas tenho um irmão que é do “Disco” (é assim que as pessoas do mercado fonográfico se definem, mesmo até hoje, fabricando CDs) Esse meio é muito maluco e nele cabe toda a espécie de membros; vendedores, lojistas, produtores, divulgadores, chefes de vendas, diretores, bicos, e todo o pessoal […]

| 09/04/2020 - Chiquinho Rodrigues
É possível detectar o que é apropriação cultural?
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Neste carnaval, mais uma vez um tema bastante polêmico voltou à discussão com força e apesar de ninguém ter pedido, gostaria de oferecer minha contribuição para o samba-enredo “Apropriação Cultural: O Ataque dos Colonizadores Oportunistas Contra as Minorias Oprimidas da Mãe Terra”. Pretendo colocar prós e contras do conceito e, adianto, não chegarei à uma […]

| 18/03/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Uma lan house no céu
Chiquinho Rodrigues

Sabe… Todo músico tem um público imaginário. Quando pego meu violão e sozinho em casa toco algo que gosto, sempre imagino uma pequena e seleta platéia me assistindo. Nessa platéia (que varia muito) estão amigos que eu admiro o bom gosto, outras pessoas que eu pouco conheço, mas que gostaria que me ouvissem tocando e […]

| 12/03/2020 - Chiquinho Rodrigues
O Músico Substituto
Chiquinho Rodrigues

Repito sempre a seguinte frase do pianista, arranjador e compositor Cezar Camargo Mariano: “Não é a gente que escolhe o instrumento, é o instrumento que escolhe a gente”. E o saxofone escolheu o Cazé. O Cazé era de uma família de músicos (até onde eu sei) todos eles saxofonistas. Eu cheguei a tocar com dois […]

| 27/02/2020 - Chiquinho Rodrigues
Lendas urbanas volume um
Chiquinho Rodrigues

Ademar e Ademir eram gêmeos siameses isquiópagos. Gêmeos siameses xifópagos (E não XiPófagos como alguns entendem) são aqueles unidos por um segmento físico. A nomenclatura provém de xifóide que é o apêndice terminal do osso esterno (com s) situado na frente do tórax onde se unem as costelas Ademar e Ademir eram Gêmeos siameses isquiópagos. […]

| 13/02/2020 - Chiquinho Rodrigues
A harpa elétrica
Chiquinho Rodrigues

Valdenir era um cara que acreditava piamente em reencarnação. Mas não era só isso… Acreditava também em vidas passadas, ufos e astrologia. Flertava com o candomblé, o budismo e era também um católico fervoroso (uma puta salada eu sei… mas era uma figura super doce). Era um negro baiano filho de uma família pobre nascido […]

| 16/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 700 – Girl Power

Bem, você sabe que sempre que chegamos num programa centenário, fazemos um especial, não é? Que toda vez acaba virando um clássico. Vamos tentar outro daqueles hoje? E o tema é… o poder da mulher… existem algumas áreas onde ele aparece muito claramente, como por exemplo…

Na música.

Vamos tratar de… girl power…

| 15/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 246 – Setecentos

São 74 minutos de puro deleite.

| 13/01/2020 - Luciano Pires
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!

Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

| 11/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 696 – Cachaça, Prosa e Viola

Tem muita gente fazendo podcasts agora, com novos programas surgindo diariamente. E vários programas morrendo também, diariamente. Alguns chamam a atenção, como o programa que eu vou apresentar hoje para você. O Cachaça, prosa e viola.

| 18/12/2019 - Luciano Pires
LíderCast 178 – Tristan Aronovich

Ator, músico, escritor, diretor e produtor de cinema, acima de tudo um empreendedor, que atua no Brasil e nos Estados Unidos

| 14/11/2019 - Luciano Pires
Vilmoteca
Chiquinho Rodrigues

Ser músico e ter viajado por esse imenso Brasil são dádivas que agradeço todo dia ao Papai do Céu! Ter colecionado experiências e conhecido os mais variados tipos de malucos acabaram fazendo de mim um observador natural da alma humana. Eu tocava numa banda de baile chamada Reveillon. Era uma banda bem grande! Com seis […]

| 31/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Sem enredo
Chiquinho Rodrigues

Ainda bem que o U2 pegou um avião e foi pra puta-que-pariu! Eu já não aguentava mais, cara! Te juro que se eu visse o Bono Vox mais uma vez no Jornal Nacional ou na droga de um palanque qualquer desafinando de novo com a Ivete Sangalo, eu vomitava! País triste e cafona este aqui. […]

| 17/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Era uma guitarra chamada Judith
Chiquinho Rodrigues

Um modelo 68 Stratosonic da Giannini, cópia da Fender americana. Corpo em Marupá, braço em maple, três captadores  single-coil, chave seletora, controles de graves, agudos, volumes, alavanca de efeitos e tudo mais a que se tinha direito na época. Assim como B.B. King dera o nome de Lucille para sua famosa guitarra, João também tinha […]

| 05/09/2019 - Chiquinho Rodrigues
Brazilian Rhapsody

O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.  

| 24/07/2019 - Luciano Pires
Velhos amigos
Chiquinho Rodrigues

Como é que pôde um simples pedaço de pau, preso em seis cordas, mexer tanto  com a vida de uma pessoa?

| 11/07/2019 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 666 – O diabo é o pai do rock

Existem dezenas de explicações para o 666 ser chamado de o número da Besta, do Diabo, do Anticristo. Uma delas é que escrito em Hebreu, que usava letras para designar números, o 666 seria uma forma cifrada de dizer o nome do imperador Nero, o maluco que tocou fogo em Roma.  Bem, seja lá o que for, ao longo dos séculos o 666 passou a ser considerado um número maldito. O número da besta. Do diabo. E o que quer Lúcifer? Uma revolução! O Diabo comanda uma rebelião fracassada contra Deus, e é astuto, persuasivo, dissimulado e carismático. Ele corrompe nosso espírito. E que melhor forma de fazer um programa com o número do diabo do que falando de sua arma predileta?

A música…

| 22/05/2019 - Luciano Pires
LíderCast 147 – Sherlock Gomes

Músico, um guitarrista e baixista excepcional cuja vocação é ensinar. É um papo delicioso sobre música e viver de música, daqueles que eu adoro.

| 04/04/2019 - Luciano Pires
Os Podcasts Café Brasil Musicais

Música é uma de nossas grandes paixões, por isso de quando em quando lançamos um episódio especialmente dedicado a um artista, uma banda, uma música. Veja a listagem com todos os Podcasts Café Brasil especiais musicais.

| 29/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 656 – Rua Ramalhete

Este programa é uma homenagem ao Tavito, que faleceu em fevereiro de 2019 e deixou algumas das músicas que fazem a trilha sonora de muita gente.
Com este programa prometemos a você duas coisas:
1. Sentir saudades da Rua Ramalhete, mesmo que você jamais tenha estado lá…
2. Ficar uma semana com a música na cabeça.
Acredite, vale a pena.

| 12/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 655 – É carnaval

Tem gente boa, muito boa, fazendo a legítima música de carnaval, com humor, ironia, crônica e crítica social. E com uma qualidade musical rara.
Como o pessoal da Panela Produtora que lança o disco É Carnaval e com quem vou conversar no programa de hoje.

Posso entrar?

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 646 – Harry Nilsson

Mais um daqueles especiais musicais que você gosta tanto. Você já ouviu falar em Harry Nilsson? Compositor, músico, cantor… Um sujeito que influenciou uns carinhas aí, uma bobagem… tipo Beatles e outros tantos sabe? Mas que é desconhecido para as novas gerações. Hoje você vai conhecê-lo. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, […]

| 01/01/2019 - Luciano Pires
LíderCast 129 – Guga Weigert

DJ e empreendedor, que a partir da experiência com a música, decide construir uma casa de shows de seu sonho. No Rio de Janeiro, em plenos anos de crise!

| 25/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 618 – No Toca Fitas Do Meu Carro – Scary Pockets

Mais um programa musical. E daqueles, cara. Você sabe que parte de meu trabalho é pesquisar músicas para os programas, não é? E nessa tarefa eu acabo encontrado cada coisa cara, muito legal, que eu vou juntando, até que um dia dá um programa. Como hoje, quando vou apresentar pra você um grupo de amigos que se junta pra curtir. E sai um funk irresistível. A turma do Scary Pockets.

| 20/06/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 617 – O Clube da Música Autoral

Uma das coisas mais fascinantes de quem se dispõe, como eu, a ser um gerador de conteúdo, é perceber que algumas pessoas se sentem tão inspiradas com nosso trabalho que partem para a ação. Mudam hábitos, mudam processos, mudam perspectivas, mudam a vida. E algumas vão ainda mais longe, partindo para também criar conteúdos e assim influenciar outras pessoas. Lembra da história da pedrinha no lago, hein? Pois é. E alguns fazem isso muito bem feito, como você verá neste programa. E de quebra, você ainda vai curtir um clássico, O portão, de Roberto e Erasmo Carlos.

Posso entrar?

| 13/06/2018 - Luciano Pires
LíderCast 099 – Nuno Mindelis

LíderCast 099 – Hoje conversamos com Nuno Mindelis, um dos maiores guitarristas de blues do mundo. Ele conta um pouco de sua história, da vida de artista e de alguns momentos de tirar o fôlego.

| 09/03/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 600 – God Save The Queen

Café Brasil 600… Chegou a hora de comemorar outra data importante. E tem de ser pra arrasar, não é? Convidamos uns amigos para a festa: Brian May, Roger Taylor, John Deacon e Freddie Mercury.

| 13/02/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 594 – Sultans of Swing

Láááááá em 1977 uma obscura banda inglesa começou a jornada para se transformar numa das mais conhecidas da história: o Dire Straits. E chegaram chegando, com um clássico chamado Sultans of Swing. Senta que lá vem bronca…

| 01/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 573 – Despacito

Afinal de contas, o que é que faz uma música grudar do cérebro da gente e ficar o dia inteiro na cabeça, repetindo… repetindo… repetindo… mesmo que a gente não goste da música? Que inferno, cara! Bem, a ciência explica.

| 09/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 572 – O ouvinte ativo – Revisitado

Se você acompanha o Café Brasil, sabe da importância que a música tem no programa. Queremos mexer com sua cabeça, seu coração, sua alma e seu corpo. Queremos que você pense intensamente nos assuntos que escolhemos e por isso a música é imprescindível. Este programa é a revisita a outro que foi publicado originalmente em 2009.

| 02/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 560 – Welcome to the Hotel California

Podcast Café Brasil 560 – Hotel Califórnia. O programa viaja por uma das mais conhecidas e icônicas canções da história do rock´n roll, lembrando detalhes de sua composição, da formação dos Eagles e, especialmente, da fantástica batalha das guitarras num dos mais importantes solos já gravados. Welcome to the Hotel Califórnia.

| 09/05/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 550 – Carnaval revisitado

Podcast Café Brasil 550 – Carnaval Revisitado. Mais um carnaval. O programa de hoje é a revisita que fazemos a outro que publicamos em 2010. Há um compromisso de manter a história viva e a história do carnaval brasileiro e suas músicas é preciosa.

| 27/02/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 542 – Tapestry

Podcast Café Brasil 542 – Tapestry. Em 1971 uma cantora tímida lançou um disco que redefiniu o mercado da música nas décadas seguintes. Seu nome é Carole King, e este programa celebra aquele disco: Tapestry.

| 03/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 535 – Hallelujah

Podcast Café Brasil 535 – Hallelujah. Poucos dias atrás morreu Leonard Cohen, autor canadense que um dia nos presenteou com uma daquelas obras primas que impactam a vida da gente, a canção Hallelujah. É sobre ela o programa de hoje.

| 22/11/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 529 – Equilíbrio Distante

Podcast Café Brasil 529 – Equilíbrio distante. Em 1996 morria Renato Russo. Neste programa falaremos um pouco, bem pouquinho, sobre um artista que, depois de 20 anos de sua morte, continua vivo. Este programa fica sendo uma homenagem.

| 11/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 500 – Caleidoscópio

Podcast Café Brasil 500 – Caleidoscópio. Celebrando 500 episódios, uma viagem a um mundo repleto de juventude, irreverência, inovação, empreendedorismo, criatividade e, é claro, loucura. Vamos contar a história de uns garotos brasileiros que marcaram o cenário cultural/musical do Brasil num período de intensas mudanças. E que influenciaram muito do que vemos hoje por aí: Os Mutantes.

| 21/03/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 491 – O homem das estrelas

Podcast Café Brasil 491 – O homem das estrelas. David Bowie foi uma das mais importantes figuras culturais dos últimos 50 anos. Mas a moçada mais nova não sabe muito bem disso. Este programa vai servir como uma homenagem para quem curte o artista, como uma apresentação pra quem não o conhece ou simplesmente como um manifesto pela necessidade de se mergulhar intensamente naquilo que você ama fazer. Até o último dia.

| 18/01/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 457 – Va Pensiero

Podcast Café Brasil 457 – Va Pensiero. Há muito tempo sonho trazer ópera para o Café Brasil e hoje surgiu a oportunidade, a inspiração, falando de liberdade. Se você não curte ópera, faça um esforço, talvez se surpreenda ao conhecer mensagens que ela carrega.

| 02/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 455 – Bohemian Rhapsody Revisitada

Podcast Café Brasil 455 – Bohemian Rhapsody Revisitada – Na trilha da comemoração dos 10 anos do Café Brasil, reapresentamos os dois programas sobre Bohemian Rhapsody montados como se fosse um só. É uma overdose da música que faz a cabeça de gerações.

| 19/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 445 – Matéria Estelar

Podcast Café Brasil 445 – Matéria Estelar. Outro daqueles especiais que foi uma tremenda curtição fazer. No primeiro programa gravado fora de nossos estúdios, conversamos com quatro artistas sobre uma porção de coisas, com muita música e o Brasil no meio. Um deleite!

| 10/03/2015 - Luciano Pires
Chucrute com banana

Duas culturas, duas histórias separadas por 35 anos, dois continentes ligados pela mágica da música e emoção. Nestes dias bicudos de más notícias, pessimismo e ódio destilado pelas mídias sociais, esta história é um sopro de inspiração. Deleite-se.

| 19/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 442 – Clássicos do Samba Enredo

Em pleno carnaval, um programa carnavalesco em grande estilo. Não que eu seja um carnavalesco, não sou, mas às vezes pintam umas obras de arte que passam a fazer parte da vida. Neste programa eu, a Ciça e o Lalá lembramos os sambas enredo que fazem parte de nossas vidas, e topamos com algumas obras prima que passam desapercebidas, mas que reúnem talento musical, poesia, história e um espírito bem brasileiro de misturar chichete com banana. Confesso que quando escrevi o programa, tive medo que ficasse chato. Mas ficou uma delícia, até para quem não curte carnaval.
E para terminar, o poema de Aluizio Machado:
Super escolas de samba S/A
Super alegorias
Escondendo gente bamba
Que covardia!

| 17/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 436 – The Dark Side of the Moon

Podcast Café Brasil 436 – The Dark Side of the Moon, a obra prima de Pink Floyd que há 40 anos influencia gerações. Viaje neste programa!

| 06/01/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 431 – No toca fitas do meu carro – Postmodern Jukebox

Mais um daqueles programas musicais, desta vez apresentando uma banda que talvez você não conheça, mas que tomou conta do toca fitas do meu carro: Postmoderm Jukebox, que pega sucessos pop e regrava como jazz, soul, ragtime, swing. É ouvir pra crer.

| 02/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 424 – Aos Vinte e Sete

Gênios acham que a vida como ela é, é pouco, precisam buscar mais, uma outra realidade, uma outra expressão, um algo que nós, os normais, não conseguimos perceber. E então se entregam… mas o corpo parece só suportar até os 27 anos.

| 14/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 400 – Já que SOUL brasileiro

Assuma sua identidade black, brother! E boa festa!

| 29/04/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 369 – No toca fitas do meu carro – Blues

Eu acredito que parte de meu talento, se é que tenho algum, é o fato de eu amar ouvir.

| 24/09/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 339 – Die gedanken sind frei

O programa da semana é uma tremenda viagem. Vai tratar da liberdade de pensamento e de sua prima, a liberdade de expressão. E para isso vamos recorrer a uma história verídica e impressionante, de alguém que teve coragem de enfrentar ninguém menos que Adolf Hitler, pagando um alto preço por isso e deixando uma lição para nós. E não por acaso esse programa vai ao ar logo após a recepção que alguns trogloditas fizeram à blogueira cubana Yoani Sánchez, que ousa pensar – e manifestar o pensamento – diferente deles. E isso é inaceitável. Na trilha, uma música só, que certamente emocionará quem tem ascendência alemã. Apresentação de Luciano Pires.

| 26/02/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 328 – O efeito Mozart

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você sabia que a música tem certas propriedades e poderes que podem aguçar nossa mente e transformar nossa alma? Acho que sim, não é? Mas sabe que a música provoca efeitos físicos também? Quando ritmo, melodia e harmonia estão organizados em uma bela forma, mente, corpo, espírito e emoções se harmonizam e a música pode até mesmo…curar! Bem vindo a um Café Brasil muito musical! A trilha sonora maravilhosa é de Wolfgang Amadeus Mozart. Mas com surpresinhas. Apresentação de Luciano Pires.

| 11/12/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 304 – Arqueologia musical

Você já ouviu falar em “arqueologia musical”? Pois é, é mais uma daquelas loucuras do Café Brasil. Às vezes mergulhamos numas pesquisas históricas que tem como objetivo apenas matar a curiosidade, mas esses mergulhos são exercícios de prazer, inestimáveis. E às vezes podem dar samba, como o programa de hoje onde praticamos a tal arqueologia musical buscando as raízes de duas músicas. Na trilha sonora Solomon Linda com o Evening Birds, Pete Seeger, The Weavers, Mahotella Queens, The Tokens, The Rokets, Bob Lind, Miriam Makeba, REM, Ladysmith Black Mambazo com The Mint Juleps e Os Caçulas! Uma viagem. Apresentação de Luciano Pires.

| 26/06/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 300 – Stairway to Heaven

100…200…300! Esta é a edição número 300 do Podcast Café Brasil. São seis anos, 130 horas de conteúdo, cerca de 1500 músicas, mais de 4,5 milhões de downloads, putz! Tem que comemorar, não é? Então vamos com mais um programa épico, dedicado a um monumento do Rock: o petardo Stairway To Heaven do Led Zeppelin. Mais que uma música, STH faz parte da vida de muita gente e vamos curtir um pouco de suas histórias, detalhes e outras coisinhas mais. Na trilha, olha só: a banda Spirit, Jubing Kristianto, Stanley Jordan, Congo Natty, Rick Wakeman, Claudio Goldman com Sérgio Sá, Joe Edmonds, uma banda cover dos Doors e, é claro, o Led Zeppelin com Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. Apresentação feliz de Luciano Pires. Bem vindo aos próximos 300…

| 29/05/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 284 – Bohemian Rhapsody 2

Is this the real life? Is this just fantasy? É real! O programa Bohemian Rhapsody foi o mais baixado, mais curtido e comentado de 2011! Teve uma repercussão muito superior à que imaginamos, o que nos levou a fazer este outro, desta vez com os comentários dos ouvintes. Fizemos uma seleção entre as dezenas de mensagens enviadas, mas tomamos cuidado para não produzir apenas um programa de leitura de e-mails. Afinal, aqui é o Café Brasil não é? Tem algumas surpresinhas… Na trilha sonora, evidentemente, o Queen, Les Lyon’s Singers, Dallton Santos, Edgar Cruz, Mo’Sax, Benaud Trio e vários ouvintes. Apresentação de Luciano Pires.

| 07/02/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 275 – Bohemian Rhapsody

O programa da semana é diferente de tudo que já fizemos. É coisa de fã, totalmente dedicado a uma música: Bohemian Rhapsody * da banda inglesa Queen, que é considerada um dos maiores rocks de todos os tempos, se é que pode ser chamada de rock. O programa foge completamente da temática do Café Brasil, mas TINHA que ser feito e foi uma curtição montá-lo, com cinco horas de gravação e edição, contra a hora e vinte dos programas tradicionais. Com um trabalho minucioso de edição do Lalá Moreira, vamos desmontar a música e falar sobre ela. Se você gosta de Bohemian Rhapsody *, vai se emocionar… Na trilha sonora, Brian May, John Deacon, Roger Taylor e Freddie Mercury, do Queen, William Shatner, Jake Shimabukuro e a banda canadense The Braids. Apresentação de Luciano Pires.

| 08/12/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 244 – Guerrilheiro Formiga

O programa desta semana é uma aula. De música, de produção independente, de rádio, de criação, de vida de artista. E até sobre os primórdios da internet no Brasil. Um bate papo especial com 90 minutos de duração com Mauricio Pereira. Mauricio é músico, ator e jornalista. Em 1985 criou com André Abujamra a banda Os Mulheres Negras, um dos ícones da cena musical independente de São Paulo. No início dos anos 90 participou, como cantor, do programa diário Fanzine, na TV Cultura. Entre 1995 e 2009, lançou cinco CDs e em dezembro de 1996 realizou o primeiro show ao vivo via internet no Brasil. Como a maioria dos artistas independentes brasileiros, Mauricio é um guerrilheiro. Um guerrilheiro formiga, como ele mesmo se define. Curta este programa, ele fará com que 90 minutos de seu dia sejam realmente úteis. Na trilha sonora temos Itamar Assumpção, Miriam Maria, Antonio Marcos, Guilherme Arantes, Jacó e Jacozinho, Tim Maia, Ronnie Von e, é claro, o Mauricio Pereira.

| 05/05/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 225 – Especial de Natal

O programa da semana era pra ser sobre Natal. Acabou tratando de Música Popular Brasileira, de Natal. Um presente para fechar o ano com chave de ouro. Vamos falar (e tocar) músicas que você cantou quando era criança, comentando um pouco sobre elas. E no meio, um pouco sobre Assis Valente um compositor brasileiro que era capaz de traduzir ao próximo e a si com muita clareza, mas tinha dificuldades em se relacionar com o mundo. Na trilha sonora um Adoniran Barbosa que nunca foi gravado, Eliezer Setton, os Golden Boys, Simone, Ivan Lins, Novos Baianos, Roberto Gnatalli e sua garotada, Agostinho dos Santos e Altamiro Carrilho. Feliz Natal! Apresentação de Luciano Pires.

| 23/12/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 196 – Bossa Nova

O Brasil é o país das mulheres, do futebol e do carnaval, certo? Mas é também o país da Bossa Nova! No programa da semana usamos um texto apaixonado do jornalista Ruy Castro para contar um pouco sobre a Bossa Nova que ele considera “a trilha sonora para um país ideal”. Ou coisa parecida. Embalado por uma trilha instrumental deliciosa do trio 3 Na Bossa, que desfila um clássico após o outro, o programa presta uma justa homenagem ao gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. Na trilha, além do 3 Na Bossa, uma canjinha com um dos ícones da Bossa Nova. Apresentação de Luciano Pires.

| 04/06/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 191 – Canta Patativa

O podcast da semana é todo dedicado a um sujeito especial: o Patativa do Assaré. Vamos contar um pouquinho de sua história, mas principalmente ouvir suas poesias e músicas. Conheça mais sobre um talento popular brasileiro que merece um lugar especial em nossa história. A trilha sonora, evidentemente, teria que ser daquelas: Di Freitas, Luiz Gonzaga, José Fábio com Dominguinhos, Trio Carapiá, Pena Branca e Xavantinho e o próprio Patativa. Apresentação de Luciano Pires.

| 30/04/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 157 – Hinos a Paisana

Você é da época em que desfilávamos no sete de setembro ao som de fanfarras tocando os hinos nacionais? Não? Que pena… Sim? Então você vai pirar com o programa de hoje! Vamos apresentar a você Eliezer Setton, que vem lá de Maceió com um projeto delicioso: rever alguns daqueles hinos que moram em nossas memórias. Mas desta vez cantando-os “à paisana…”. Após anos de pesquisa Eliezer recria os hinos seguindo as letras originais e recuperando um pouco de nossa história. Prepare-se para ficar emocionado. Apresentação de Luciano Pires.

| 04/09/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 139 – Eme Pê Bê

O podcast da semana trata de MPB. A música popular brasileira. Tem um texto interessante de Ruy Castro que diz que “MPB” não é a mesma coisa que “música popular brasileira”. E depois tem uma tremenda provocação sobre a evolução da nossa música desde o século passado. Na trilha tem uma baita festa… Maria Bethânia, Nana Caymmi, Gilberto Gil., Renato Motha e Patrícia Lobato, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Tom Jobim, Roberto Carlos, Fagner, 14 Bis, Marisa Monte, Pixinguinha, Julinho Marasi e Gutemberg. Ah, e o Bonde do Tigrão! Apresentação de Luciano Pires.

| 30/04/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 129 – Brincante

O podcast da semana apresenta um artista completo: o pernambucano Antonio Nóbrega. A partir da experiência emocionante de assistir em Recife ao show de encerramento do projeto NOVE DE FREVEREIRO, Luciano Pires apresenta a obra de um artista que nos enche do orgulho de ser brasileiro. Vivendo na cidade de São Paulo há vinte e […]

| 20/02/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 044 – Música e Ditadura

Que tal um mergulhinho nas trevas? O podcast da semana trata de música e ditadura. Fala dos artistas que resistiram ao governo militar e tiveram suas músicas censuradas. Recria o discurso de Marcio Moreira Alves que foi o estopim para a promulgação do Ato Institucional Nr. 5. Na trilha sonora, documentos importantes. Chico cantando seu disfarce Julinho de Adelaide, Jorge Maravilha. MP4 com Betinho cantando “O Bêbado e a equilibista”. Chico e Caetano com a “Bárbara” censurada. Vandré. Uma gravação rara de Sérgio Sampaio aloprando com seu bloco na rua. E a Tropicália com aquele discurso famoso de Caetano Veloso no festival de MPB. Esse programa ficou bom de verdade. Experimente.

| 02/07/2007 - Luciano Pires