s

Artigos do Café Brasil

Artigos Café Brasil
Corrente pra trás

O que vai a seguir é um capítulo de meu livro Brasileiros Pocotó, lançado em 2004. Fica sendo a minha homenagem ao grande Wilson Fittipaldi, que nos deixou hoje. Foi um privilégio conviver com ele, ouvir as histórias e perceber a capacidade de perseguir um sonho de forma obstinada que ele tinha. Eu ia dizer […]

| 23/02/2024 - Luciano Pires
O que é um “bom” número de downloads para podcasts?

A Omny Studio, plataforma global na qual publico meus podcasts, começou  a publicar dados de benchmarking em 2021, com o objetivo de abordar a pergunta sempre presente na mente de todos os editores de podcast – “O que constitui um ‘bom’ número de downloads?” Em 2022, expandiram os dados para incluir diferentes países. Separei alguns dados de 2023.

| 12/02/2024 - Luciano Pires
O campeão

Morreu Zagallo. Morreu o futebol brasileiro que aprendi a admirar. O que ficou é outra coisa.  

| 06/01/2024 - Luciano Pires
O potencial dos microinfluenciadores

O potencial das personalidades digitais para as marcas já foi evidenciado. Mas muita gente ainda acredita que o marketing de influência só pode ser realizado por meio de perfis que possuem milhões de seguidores, que custam o olho da cara. Estão enganados.
Os microinfluenciadores, também conhecidos como microinfluencers, que possuem entre dez mil e cem mil seguidores nas plataformas de mídia social, são uma alternativa inteligente e real.

| 19/09/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Onde você estava naquele dia?

Exatamente 22 anos atrás o mundo assistia boquiaberto a um daqueles eventos que mudam o eixo da história, quando dois aviões atingem as Torres Gêmeas em Nova Iorque. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo da tragédia. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar.

| 11/09/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Enriqueça o seu canto

Gostamos tanto de livros que decidimos entrar de cabeça. E a partir de hoje está funcionando a todo vapor a https://livrariacafebrasil.com.br , um templo onde você NÃO encontrará best sellers para idiotas, livros vazios de adolescentes de 40 anos ou aquelas fórmulas mágicas para se dar bem na vida.

| 30/08/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Humor de gênio dispensa palavras

Jerry Lewis foi um famoso ator, comediante, diretor e produtor de cinema norte-americano. Ele nasceu em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, e faleceu em 20 de agosto de 2017, em Las Vegas, Nevada. Jerry era conhecido por sua habilidade excepcional na comédia física. Ele usava expressões faciais exageradas, gestos engraçados e movimentos corporais cômicos para arrancar risadas do público. Seu estilo muitas vezes envolvia situações engraçadas e trapalhadas físicas, que se tornaram sua marca registrada.

| 02/08/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Davi dentro do silo

Durante a II Guerra Mundial, muitas obras de arte se perderam durante bombardeios. As fotos incríveis de arquivos italianos mostram as esculturas de Michelângelo na Academia em Florença: David e os escravos inacabados  – envoltos numa espécie de silos de tijolos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um esforço para protegê-los de possíveis danos durante os ataques aliados. 

| 18/06/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Talento ou gênio?

O violinista vencedor do Grammy, Augustin Hadelich, tocou com todas as grandes orquestras dos Estados Unidos, muitas em várias ocasiões, bem como com um número cada vez maior de grandes orquestras no Reino Unido, Europa e Extremo Oriente. E desenvolveu uma técnica inacreditável.

| 07/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Sua velhice será suportável?

“Nessun dorma” é uma frase em italiano que significa “ninguém dorme” em português. Ela é também o título de uma famosa ária da ópera Turandot, escrita por Giacomo Puccini. A ária é cantada pelo personagem Calaf no último ato da ópera. “Nessun dorma” é uma expressão poderosa e intensa que reflete a determinação e a paixão do personagem. A ária é muito conhecida e amplamente interpretada por tenores em performances musicais e eventos especiais.

E então, surge Angelo Lo Forese…

| 26/05/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Uma questão de competência

Em 2022, durante um show em Luxemburgo, Steve Luthaker, guitarrista da banda Toto, enfrenta problemas técnicos. Percebendo a dificuldade, mesmo após a troca da guitarra, o técnico da banda entra em cena para resolver o problema enquanto o show continua. O tecladista assume o lugar da guitarra e o show continua. Dá até agonia ver o apuro do técnico, que faz um trabalho excepcional.

| 18/05/2023 - Luciano Pires
O palestrante Uber Black

Tenho observado muito a quantidade de gente que se acha palestrante e acabei criando a classificação Palestrante Uber. Tem palestrante X e tem palestrante Black.

| 22/04/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Um elemento surpresa

O maestro da Orquestra da Filadélfia, Yannick Nézet-Séguin, se voluntariou para reger o “Hallelujah Chorus” do Messias de George Frideric Handel, numa apresentação que fazia parte do All-City High School Music Festival, em 6 de março de 2019 – aniversário de 44 anos de Nézet-Séguin. E aí veio a surpresa.

| 06/04/2023 - Luciano Pires
Isca intelectual – A última dança

Agnès Lassalle, era uma professora de espanhol de 50 anos, que foi morta a facadas por um aluno de 16 anos. Em seu funeral, o viúvo decide prestar uma homenagem emocionante. Veja.

| 15/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Uma questão de empatia

O cantor escocês Lewis Capaldi sofre da Síndrome de Tourette, que faz com que a pessoa apresente movimentos repetitivos incontroláveis ou sons indesejados (tiques), como piscar repetidamente, encolher os ombros ou deixar escapar palavras ofensivas. Durante uma apresentação em Praga, na República Tcheca, Capaldi cantava seu maior hit, “Someone You Loved”, quando começou a ter uma crise. E então…

| 10/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Beautiful day

Uma canção do cantor gospel jamaicano Jermaine Edwards, chamada “Beautiful Day”, que é uma música sobre os pontos negativos e positivos que enfrentamos todos os dias, se transforma numa ferramenta de conexão inesperada entre uma criança jamaicana , um músico sul-africano e nossos corações.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 13/02/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Quando a solidão é povoada.

Aos 94 anos, depois de sofrer um derrame que o deixou quatro anos sem tocar, Julian recebe a visita de seu velho amigo James Lloyd Morrison, músico de jazz da Austrália que toca trompete e uma série de outros instrumentos, incluindo trombone, tuba flugelhorn, saxofone, contrabaixo, clarinete, guitarra e até piano.
E então, o Jazz faz a mágica.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O grito

Chuck Berry e John Lennon já eram artistas lendários quando uniram forças em 1972, para fazer história na televisão. Ao vivo no The Mike Douglas Show, a icônica dupla tocou Memphis Tennessee e Johnny B Goode juntos pela primeira e única vez. Lennon citava Berry como um de seus heróis de todos os tempos e principais influências musicais. Aí Yoko resolveu contribuir…

| 26/01/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Prepare-se para o inesperado

Em 2006, num enorme evento onde o filme Missão Impossível 3 estava estreando, o protagonista Tom Cruise chegou a bordo de um fabuloso Bugatti Veyron no tapete vermelho.
Tom saiu, acenou para os fans e deu a volta no carro para gentilmente abrir a porta do passageiro para sua companheira Katie Holmes. E então…

| 18/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 09/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 02/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O dia em que James Brown salvou Boston

No dia 4 de abril de 1968, o reverendo Dr. Martin Luther King foi assassinado nos Estados Unidos, desencadeando uma onde de protestos em todo país, com manifestações violentas nas principais cidades. E James Brown salvou uma cidade.

| 29/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 26/12/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O Toque da Nokia

Francisco Tárrega foi um compositor e violonista clássico espanhol, conhecido por peças como Capricho Árabe e Recuerdos de la Alhambra. Ele é muitas vezes chamado de “o pai do violão clássico” e é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos. Mas sua obra mais conhecida, não leva seu nome…

| 22/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 19/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 12/12/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Ame o que você faz

O canto lírico é uma arte difícil, complexa e para poucos. E Cecilia Bartoli faz como poucos.
Neste vídeo, você vai apreciá-la cantando a dificílima, impossível para as pessoas normais, ária ‘Agitata da due venti’ de Vivaldi. Eu não sei se você curte ópera, mas não importa. O que ela faz aqui vai além da música.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

Resumo de tudo que foi publicasdo no ecossistema Café Brasil ao longo da semana.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

VemAí A terceira edição da Black Friday Café Brasil, desta vez com uma oferta nunca antes vista por aqui!
Fique atento aos nossos próximos e-mails e saiba mais!

| 14/11/2022 - Luciano Pires
O seu Café Coado da semana!

Receba as boas vindas ao seu sempre seleto e quentinho, Coado, o resumo de conteúdos da semana do ecossistema Café Brasil.

| 07/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Herói cobrado e solesmãe!

Você consegue perceber a capacidade que um país tem de construir seu futuro, pelo nível intelectual de seu povo. São as ideias, inteligentemente trocadas, somadas, misturadas, que geram as ações necessárias para o progresso. E essas ações serão tão mais eficientes, quanto mais ricas forem as ideias.

| 01/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – The Devil In My Fingers

Bandas de rock normalmente têm um “front man”, um vocalista com grande presença, que atrai a atenção. Mas no AC/DC, é diferente.

| 01/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Puro deleite

Os bailarinos Jordan Frisbee, norte-americano, e Emeline Rochefeuille, francesa, compareceram ao concurso de dança Invitational/Champions Jack&Jill no festival Budafest, na Hungria. E então…

| 13/10/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: O papel é seu!

Henry Thomas tinha apenas 10 anos quando fez a audição para o papel de Elliot, no filme ET – O Extraterrestre, que marcou várias gerações. No vídeo a seguir, você assistirá o momento em que o diretor explica a ele o contexto da cena, e ele interage com um ator que, provavelmente, está lendo o diálogo. Trata-se do momento em que agentes do governo dizem a Elliot que vão levar seu amigo ET embora.
Henry entra no papel e… bem, assista no play.

| 27/09/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Talento mais paixão

O ano é 1987, no Teatro Fênix no Rio de Janeiro, durante a gravação de um programa da Rede Globo chamado Chico e Caetano, o convidado é Milton Nascimento. E um momento é especial…

| 24/08/2022 - Luciano Pires
Pacto brutal

Terminei de assistir a Pacto Brutal, a mini série da HBO Max que trata do assassinato da atriz Daniella Perez em 1992. Eu tinha 36 anos na época, e foi um choque receber a sucessão de notícias que criavam uma história muito mais impactante que as novelas das quais Daniella era protagonista.

| 13/08/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O paraquedas de Da Vinci

Cerca de 500 anos atrás, Leonardo da Vinci teve a ideia de um paraquedas, que consistia em um pano de linho selado mantido aberto por uma pirâmide de postes de madeira, com cerca de sete metros de comprimento

| 26/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Música na cabeça e no corpo

Na isca de hoje, você verá Anna-Maria Helefe fazendo uma demonstração de canto em Matiz Polifônico.

| 16/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O mago Steve Ray Vaughn

Quando você domina sua técnica, tem repertório e recursos, o imprevisto é bem-vindo.

| 07/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual sobre talento

O que tinham feito suas mãos?

| 28/06/2022 - Luciano Pires
Arremessando Alto (Hustle) na NetFlix.

Um filme para cima, focado na busca pelo sucesso mesmo diante de repetidos fracassos, é receita certa para estes dias intensos em que todos estamos de saco cheio com as pressões, a raiva reinante, a politização de nossas vidas e esse clima de torcida para que o outro dê errado.

| 19/06/2022 - Luciano Pires
Planejamento Antifrágil – Aula gratuita!

Planejamento Antifrágil é a capacidade de incorporar o imponderável a nossos planos, tornando-os flexíveis para aproveitar as oportunidades que sempre surgem nos momentos de crise. É a capacidade de reduzir a margem de erro e ter opções para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão.

| 05/06/2022 - Luciano Pires
Ensaio sobre Palestras e Palestrantes

Depois de realizar mais de 1000 palestras no Brasil e exterior, decidi escrever um ensaio sobre palestras e palestrantes, olhando para os dois “lados do balcão” e respondendo a perguntas fundamentais: como as palestras agregam valor para os eventos? Quais cuidados tomar quando escolher o palestrante? E se você for palestrante, o que fazer para se diferenciar?

| 18/05/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O Tema da Vitória

Senna foi o típico exemplo de que para saber algo, só tentando e testando. É a tal experiência, que exige a prática para ser alcançada.

| 12/05/2022 - Luciano Pires
5o. Sarau Café Brasil

Depois da Pandemia, está de volta o #Sarau Café Brasil, um encontro para assinantes dos vários canais do Café Brasil, onde teremos convidados para falar de sociedade e cultura, música e uma troca de ideias nutritivas com gente interessada em crescimento pessoal e profissional. Não perca!

| 10/05/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: o poder da autenticidade

Coisas que só acontecem quando somos autênticos, quando temos respeito e reconhecimento pelo nosso interlocutor.

| 28/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: a emoção de se mostrar humano

É a emoção de se mostrar humano que fará com que você performe além das expectativas.

| 19/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: quanto vale um mentor?

Um mentor não se mede pela quantidade de ensinamentos, pelo talento ou pela capacidade de ensinar. Se mede pela forma como ele explicita como você é importante para ele.

| 11/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Choque de Titãs

Dois talentos espetaculares numa situação tensa de bastidores, que normalmente nunca vemos.

| 05/04/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Um Brasil que não existe mais

Prepare-se. São 12 minutos de um conteúdo que foi ao ar na MTV de um Brasil que não existe mais.

| 22/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Tamanho não é documento

Uma moto Kawasaki H2R, um Tesla P100DL, um Aston Martin Vantage New, um Lotus Evora GT 430, um carro de fórmula 1 da Red Bull, um caça de combate Soloturk F16 e um jato particular Challenger 605. Qual é o mais rápido?

| 19/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual : Tempo de energia

Coisas boas, atraem coisas boas. Assim como gentileza, gera gentileza.

| 15/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – No flow

Flow (fluxo em português), é aquele momento mágico de foco total, em que você mergulha completamente numa atividade, como se não existisse mais nada no mundo. Veja um exemplo máximo de flow, neste vídeo.

| 12/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Isso é Produtividade Antifrágil

Eu decidi que de agora em diante, toda vez que me deparar com uma pergunta sobre o que significa ser uma pessoa Produtiva e Antifrágil, enviarei este vídeo. 

| 09/03/2022 - Luciano Pires
Por dentro das Big Techs

Alguma coisa está mudando na cultura do trabalho, e dentro de algum tempo os resultados serão cobrados. Aí veremos o bicho pegar.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Um pouquinho de história

Um pouquinho de história só para manter as coisas em perspectiva.

| 06/01/2022 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Nem tudo se desfaz

Vale muito a pena ver a história da qual somos protagonistas, sem o ranço ideológico e narrativa torcida que temos visto nos documentários mais recentes.

| 23/09/2021 - Luciano Pires
Henrique Viana

O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Deduzir ou induzir

Veja a quantidade de gente que induz coisas, especialmente nas mídias sociais. A partir de um fragmento de verdade, criam um cenário completo repleto de certezas absolutas.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Origem da Covid – seguindo as pistas

Tradução automática feita pelo Google, de artigo de Nicholas Wade, que causou repercussão no mundo ao apontar a possibilidade de origem do vírus da Covid19 em laboratório. Essa tese, que foi tratada como teoria da conspiração, ganha corpo a cada dia. Por isso é importante conhecer os argumentos de quem foi fundo na reflexão sobre a possibilidade de um vírus feito pelo homem ser o responsável pela Pandemia.

| 26/05/2021 - Luciano Pires
Palestra Planejamento Antifrágil

Aproveite o embalo, pois além de ouvir a história, você verá as imagens. É uma experiência totalmente diferente.

| 04/05/2021 - Luciano Pires
Como se proteger da manipulação das mídias

Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.

| 17/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Pelé e os parasitas.

Meu herói está lá, a Copa de 1970 está lá, o futebol maravilhoso está lá, vários depoimentos de jogadores espetaculares, tá tudo lá, mas…

| 28/02/2021 - Luciano Pires
Branding a preço de banana.

Quanto vale o branding? Pelo que estou vendo acontecer com o marketing através de mini infuenciadores digitais, nada.
Recorro a uma lembrança antiga: a Quinzena de Tapetes do Mappin para refletir a respeito de uma armadilha na qual os jovens infuencers estão caindo.

| 27/02/2021 - Luciano Pires
O Tigre Branco. Ou poderia ser Cidade de Budah…

Um grande comentário sócio-político sobre a divisão em castas a divisão entre os pobres e ricos na Índia. Ou daqui.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho Live

Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.

| 24/03/2020 - Luciano Pires
Me Engana Que Eu Gosto

Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão um Brasil inteiro.

| 23/01/2020 - Luciano Pires
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!

Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

| 11/01/2020 - Luciano Pires
Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!

MUDANÇAS IMPORTANTES NO CAFÉ BRASIL PREMIUM A você que é assinante do Café Brasil Premium, trago informações muito importantes. É fundamental que você leia tudo, pois acontecerão alterações na forma como você acessa e consome os conteúdos.   Acabamos de lançar a versão 2.0 do site cafebrasilpremium.com.br com profundas mudanças. Ainda não é o que queremos, mas […]

| 06/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil no Top 10 Podbean

O Café Brasil está entre os Top 10 numa das maiores plataformas de podcasts do mundo.

| 18/12/2019 - Luciano Pires
O Irlandês

O Irlandês é um PUTA filme, para ser degustado. Se você conhece cinema, vai se lambuzar.

| 02/12/2019 - Luciano Pires
Palestra O Meu Everest

Meu amigo Irineu Toledo criou um projeto chamado Positive-se Talks que acontece de quando em quando em São Paulo, e me convidou desta vez. Dia 20 de Novembro de 2019, quarta feira, farei minha palestra O Meu Everest, depois de muito tempo, num evento aberto ao público. Com 120 minutos, O Meu Everest é uma […]

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Brazilian Rhapsody

O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.  

| 24/07/2019 - Luciano Pires
O Guia do Anunciante em Podcasts

O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações básicas sobre como um patrocinador pode obter o melhor dessa nova e crescente mídia.

| 17/07/2019 - Luciano Pires
Bandidos Na TV

Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que conta a história do apresentador e político de Manaus Wallace Souza, mas que vai muito além disso.

| 09/06/2019 - Luciano Pires
1964 – O Brasil entre armas e livros

Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo qual observar a história.

| 11/04/2019 - Luciano Pires
Os Podcasts Café Brasil Musicais

Música é uma de nossas grandes paixões, por isso de quando em quando lançamos um episódio especialmente dedicado a um artista, uma banda, uma música. Veja a listagem com todos os Podcasts Café Brasil especiais musicais.

| 29/03/2019 - Luciano Pires
#DicaNetFlix Trotsky

É uma série de terror. Tem assassinos em série, monstros psicopatas, tortura psicológica, tortura física, mortes explícitas, vítimas indefesas e a ruindade do ser humano, que nos leva a questionar se eram humanos.

| 12/01/2019 - Luciano Pires
Visualizando as estruturas do discurso do Portal Café Brasil

Se você se aproximar do Café Brasil, prepare-se para ser provocado a QUERER dizer, fazer, ver, dar, saber…

| 05/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil Premium – Retrospectiva 2018

Ao longo de 2018 o Café Brasil Premium decolou e fechamos o ano com 1483 assinantes ativos. O que vai neste post é um apanhado do que foi publicado:

| 03/01/2019 - Luciano Pires
#Retrospectiva PodSumários

Comece 2019 praticando o Fitness Intelectual. A barriga pode ser grande, mas o cérebro tem de ser tanquinho.

| 01/01/2019 - Luciano Pires
Podpesquisa 2018

Em sua quarta edição, a PodPesquisa 2018 recebeu mais de 22 mil respostas, sendo até o momento a maior pesquisa sobre o universo de podcasts no país.

| 21/10/2018 - Luciano Pires
Como decidi em quem votarei para Presidente

Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou entrando na modinha, mas jogando com as variáveis, com o possível, e tirando minhas conclusões. Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.

| 03/10/2018 - Luciano Pires
Democracia, Tolerância e Censura

O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
O dia seguinte

Com o aumento considerável do mercado de palestrantes nos últimos anos, sinto que aumentou também o questionamento sobre a eficácia de palestras para alcance de resultados dentro de empresas. A relação custo x benefício tem sido cada vez mais difícil de comprovar. E o incômodo sobre o que acontece depois que o palestrante vai embora é cada vez mais persistente.

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Fact Check? Procure o viés.

Investigar o que é verdade e o que é mentira – com base em fatos – é o papel dos “fact checkers”. Determinar o que é legítimo, não.

| 22/05/2018 - Luciano Pires
O impacto das mídias sociais nas eleições

Baixe a pesquisa da IdeiaBigdata que mostra o impacto das mídias sociais nas eleições de 2018.

| 15/05/2018 - Luciano Pires
Síntese de indicadores sociais 2016 do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apresenta, a Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016, indicadores como demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e domicílios.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina

Uma reunião para ser objeto de estudo em qualquer aula de sociologia, antropologia e negócios. E negociação.

| 01/11/2017 - Luciano Pires
#TransgressaoEhIsso

Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na rua ou expor uma pintura de mau gosto. Transgredir é ultrapassar os limites, o que é muito positivo quando quebra tabus e destrói preconceitos de uma cultura. Quando simplesmente quebra a lei, é só um crime.

| 21/09/2017 - Luciano Pires
Vem aí o Cafezinho

Nasce nesta segunda, 4/9 o CAFEZINHO, podcast curtíssimo (menos de 3 minutos) com um tema que possivelmente será desenvolvido mais tarde no Podcast Café Brasil. O teste foi feito com o Café Brasil Curto, que teve 24 edições ao longo dos últimos 3 meses.

| 03/09/2017 - Luciano Pires
Educação adulta

Preocupados demais com a educação de nossos filhos, esquecemos a dos pais…

| 09/07/2017 - Luciano Pires
É tudo soda

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que escolher uma marca tem mais a ver com quem nós somos do que com o que o produto é. Inclusive na política.

| 19/06/2017 - Luciano Pires
A selhófrica da pleita

Isca intelectual de Luciano Pires tratando do nonsense semântico que tomou conta da sociedade como nunca antes na história deste país.

| 10/06/2017 - Luciano Pires
Freestyle

Isca Intelectual de Luciano Pires dizendo que quando ouve Olavo de Carvalho, Luiz Felipe Pondé, Reinaldo Azevedo, Clóvis de Barros, Leandro Karnal, Flavio Morgenstern, Mario Sérgio Cortella, Bruno Garschagen, Alexandre Borges, se sente um mané.

| 02/06/2017 - Luciano Pires
O Cagonauta

Isca intelectual de Luciano Pires. Se o seu chefe é um cagonauta, tome cuidado.

| 29/05/2017 - Luciano Pires
Terezinha de Santana

Isca Intelectual de Luciano Pires propondo uma reflexão sobre nossas prioridades, nosso tempo e as pessoas que importam.

| 26/05/2017 - Luciano Pires
O pacto dos canalhas

Isca Intelectual de Luciano Pires sobre o grande mal que aflige o Brasil. Onde é que você se situa?

| 22/05/2017 - Luciano Pires
A colheita

isca intelectual de Luciano Pires, sobre um Brasil que precisa de mais que instrução. Precisa de formação.

| 13/05/2017 - Luciano Pires
Pelo exemplo

Isca intelectual de Luciano Pires sobre gestão. Todo líder é um professor de ética, para o bem e para o mal. Escolha com quem você quer aprender.

| 05/05/2017 - Luciano Pires
Quem faz nossa cabeça

Isca intelectual de Luciano Pires. Imagino uma criança de oito anos, vendo na capa da Folha de hoje, em cores, a foto dos ônibus pegando fogo no Rio de Janeiro. Ou dos encapuzados destruindo orelhões. Ou dos milhares de automóveis parados diante de algumas dezenas de pessoas que queimam pneus.

| 29/04/2017 - Luciano Pires
A “Netflix de Conteúdo”

Surge o Café Brasil Premium, uma espécie de “Netflix do Conhecimento”, que quer dar a você os estímulos para a prática do Fitness Intelectual que ajuda a ampliar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. Neste mundo doido, não é pouco…

| 22/04/2017 - Luciano Pires
OrgulhoDeSerCorrupto

Isca intelectual de Luciano Pires. Neste Brasil confuso, perdido, aviltado, onde a confiança morreu, eles ostentam o orgulho de serem corruptos.

| 14/04/2017 - Luciano Pires
O moço do Uber

Isca intelectual de Luciano Pires relatando uma conversa com um motorista do Uber, imigrante ilegal nos EUA que precisou retornar ao Brasil por causa do Trump.

| 07/04/2017 - Luciano Pires
A terceirização e os brontossauros

A terceirização e os brontossauros. Isca intelectual de Luciano Pires mostrando que a terceirização é uma excelente saída, de eficiência comprovada pessoalmente em inúmeras ocasiões. Mas ainda há quem prefira enxergá-la pelas exceções.

| 30/03/2017 - Luciano Pires
A fábrica de conteúdo

A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a criar o conteúdo que ela própria consome. Acredite, não existe muito disso por aí…

| 22/03/2017 - Luciano Pires
Um jeito de ver o mundo

Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar o que é ser direita ou ser esquerda, e qual dos dois é mau ou bom.

| 17/03/2017 - Luciano Pires
LíderCast 5

Acabamos de lançar a Temporada 5 do podcast LíderCast, com 14 programas. São mais de 20 horas de conversas que vão da emoção à dicas preciosas de gente que faz tudo, menos cruzar os braços.

| 10/03/2017 - Luciano Pires
O padrão

Isca intelectual de Luciano Pires demonstrando que existe um padrão de rótulos, no qual ano após ano se encaixam os nomes e… pronto! É nisso que transformou a imprensa.

| 02/03/2017 - Luciano Pires
#EnquantoIsso

Isca intelectual de Luciano Pires sobre celebrar pessoas que, apesar de terem diante de si problemas aparentemente insolúveis, partem para a ação e conseguem atingir objetivos que pareceriam impossíveis.

| 23/02/2017 - Luciano Pires
O desengajamento moral

Isca intelectual de Luciano Pires sobre o desengajamento moral, que nos transforma em monstros.

| 17/02/2017 - Luciano Pires
A descoberta

Isca intelectual de Luciano Pires que fala de bombardeios na II Guerra e de Pedro Álvares Cabral para tratar de… planejamento.

| 16/02/2017 - Luciano Pires
O ridículo

Isca intelectual de Luciano Pires pra incomodar: será que isso é o melhor que a gente consegue fazer?

| 09/02/2017 - Luciano Pires
Quando um não quer.

Isca intelectual de Luciano Pires com um exemplo de como uma discussão nas mídias sociais pode sair do confronto para a troca produtiva de ideias.

| 02/02/2017 - Luciano Pires
Nas Asas Da Panair

Isca intelectual de Luciano Pires falando de como ao evoluir tecnologicamente involuímos em muitos outros parâmetros.

| 01/02/2017 - Luciano Pires
Um bosta

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que “Fundado em 1952, o BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

| 26/01/2017 - Luciano Pires
A rã e o escorpião

Isca intelectual de Luciano Pires, dizendo que é como se houvesse uma torcida para que deem errado. Como se não estivéssemos todos no mesmo barco.

| 19/01/2017 - Luciano Pires
Fake News

Isca intelectual lembrando da teoria dos Quatro Rês, que pode ser uma instrumento para escapar das Fake News.

| 12/01/2017 - Luciano Pires
Matrizes da Violência

Isca intelectual lembrando que os presídios brasileiros sempre foram violentos. Pessoas morrem nesses depósitos de corpos sem surpresas, em crônicas de mortes anunciadas. E já faz muito, muito tempo…

| 07/01/2017 - Luciano Pires
Mudei de ideia

Isca intelectual de Luciano Pires incentivando que você olhe para outras tribos.

| 30/12/2016 - Luciano Pires
2016 – Que ano!

Hora de parar e olhar pra trás pra ver o quanto subimos. E fazer disso a motivação para subir ainda mais alto.

| 23/12/2016 - Luciano Pires
Meus respeitos

Isca intelectual de Luciano Pires que reconhece que muitos dos que estiveram no lado oposto de seu no espectro político deixaram um pedacinho de cada um deles em quem ele é.

| 15/12/2016 - Luciano Pires
Culpa e vergonha

Culpa e vergonha. Um artigo de 2007 revela o tamanho da nossa tragédia. Nove anos depois, a única ação efetiva de mudança parece ser a operação Lava Jato. Por isso nos agarramos desesperadamente a ela.

| 09/12/2016 - Luciano Pires
Por que eu?

Ela foi a primeira mulher a assumir publicamente que tinha o vírus da AIDS no Rio Grande do Sul, na década de 90. E sua história é um misto de emoções, tragédia e superação. Uma lição de vida.

| 02/12/2016 - Luciano Pires
Cobertor de solteiro

Cobertor de solteiro. Isca intelectual de Luciano Pires que trata da Priscila e do Geddel, que vivem realidades tão diferentes que doem. O que é que nós, brasileiros, podemos fazer?

| 25/11/2016 - Luciano Pires
O véinho

Isca intelectual de Luciano Pires que pergunta: que geração é essa que precisa recorrer a um véinho para botar ordem na casa?

| 18/11/2016 - Luciano Pires
Pluralidade narrativa 2

Revendo uma Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar a eleição de Trump.

| 12/11/2016 - Luciano Pires
A política da pós-verdade

Pós-verdade é a confiança em afirmações que parecem verdadeiras, mas não têm qualquer base em fatos. Qualquer semelhança com seu dia-a-dia não é mera coincidência…

| 04/11/2016 - Luciano Pires
Lídercast IV – liderança e empreendedorismo na veia!

Saiu a quarta temporada do LíderCast, o Podcast que trata de liderança e empreendedorismo em bate papos com gente que faz acontecer. E esta temporada está uma porrada! São 12 programas, cerca de 16 horas de conteúdo para todos os gostos.

| 27/10/2016 - Luciano Pires
A lulificação do Brasil

Desaprendemos a ler nas entrelinhas, a entender uma ironia, a apreciar um desafio intelectual. Não sabemos mais o que significa “opinião” e o grande argumento nas discussões é o kkkkkkkkkk. Nada disso foi por acaso, nada disso é acidente. São sintomas de um meticuloso trabalho de mestrado de obra social.

| 22/10/2016 - Luciano Pires
O Dia Do Podcast

No Dia do Podcast, 21 de outubro, você se inscreve para assistir ao Webminário Café Brasil 10 anos e ganha o e-book! No Dia do Podcast, quem sai ganhando é você.

| 15/10/2016 - Luciano Pires
O meiostream

Isca intelectual de Luciano Pires reconhecendo que a maioria dos empreendedores sérios que encararem o desafio de investir em seus sonhos, provavelmente passará a vida no meiostream. E isso não é ruim.

| 08/10/2016 - Luciano Pires
Quero meu vermelho de volta.

Isca Intelectual de Luciano Pires que já teve calça vermelha, camisa vermelha, meia vermelha, gravata vermelha. Mas agora não tem mais.

| 30/09/2016 - Luciano Pires
Seis dicas para o Eureka

Isca intelectual de Luciano Pires sobre a maquininha de encontrar o eureka. Acumule informações, dados, de todas as formas possíveis, reflita sobre o problema e deixe seu cérebro descansar.

| 23/09/2016 - Luciano Pires
A arte suave

Isca Intelectual de Luciano Pires sobre uns lutadores, uma plateia e uns comentaristas que não entendem da arte suave, zombaram, riem e subestimam, sem perceber o golpe que está a caminho.

| 16/09/2016 - Luciano Pires
A vida como processo

Isca intelectual de Luciano Pires. A vida é um processo. As coisas são mais complexas do que achamos que são.

| 09/09/2016 - Luciano Pires
Canalhas…ou estúpidos?

Isca Intelectual de Luciano Pires lembrando que a estupidez é uma condição, portanto é possível sair ou tirar alguém dela. Mas e os canalhas?

| 01/09/2016 - Luciano Pires
Sobre fascismo e a arte de comer picanha

Isca intelectual sobre quem perde conteúdo excelente por causa de umas gordurinhas…

| 20/08/2016 - Luciano Pires
Fale da trave

Isca intelectual de Luciano Pires sobre a dificuldade que as pessoas têm para elogiar um acerto.

| 12/08/2016 - Luciano Pires
As lágrimas do milionário

As lágrimas do milionário. Isca intelectual de Luciano Pires sobre motivação de quem já não precisa provar nada para ninguém.

| 08/08/2016 - Luciano Pires
O agora

O agora. isca Intelectual de Luciano Pires sobre uma turma que se juntou para criar um movimento de conscientização para que os jovens descubram oportunidades que provavelmente lhes serão ocultadas pelo sistema educacional e profissional. O tal que “forma para o futuro”. Não! Os jovens precisam se formar para o agora!

| 05/08/2016 - Luciano Pires
O sexagenário

O sexagenário. isca intelectual de Luciano Pires se questionando: devemos usar um direito pelo simples fato de ter o direito?

| 30/07/2016 - Luciano Pires
Combo Café Brasil 10 anos

Lançamos um Combo de produtos para comemorar os 10 anos do Podcast Café Brasil. E o brinde é irresistível…

| 26/07/2016 - Luciano Pires
Pense negativo

Pense negativo. isca intelectual de Luciano Pires. Não é provável que você se torne um bilionário, mas é possível. Não há probabilidade, mas há possibilidade. E tem gente que tem a resposta: – Pense positivo! Será?

| 22/07/2016 - Luciano Pires
Egosidade

Isca intelectual de Luciano Pires. Sabe aquele seu amigo que só tem certezas, sabe tudo e não aceita ideias de outros? Ele está doente.

| 14/07/2016 - Luciano Pires
O fator Merlin

Isca intelectual de Luciano Pires sobre viagens no tempo,

| 07/07/2016 - Luciano Pires
Grana, cultura, mimimi e o valor da arte

Sou um autor independente, sem estrutura de uma editora profissional para me bancar. Meus e-books são vendidos por 7, 10 , 14 ou 25 reais e de quando em quando entram em promoção por até 1 real e 99 centavos, além de estarem no esquema de empréstimo da Amazon. Só falta eu dar de graça. […]

| 30/06/2016 - Luciano Pires
Brazil-zil-zil

Isca intelectual de Luciano Pires sobre um mega evento esportivo no Brasil que lembra o pai desempregado organizando uma festa de debutante cinematográfica para a filha…

| 23/06/2016 - Luciano Pires
O ginete e o elefante

Isca intelectual de Luciano Pires sobre certos cinco fundamentos morais para o comportamento das pessoas que foram aplicados à política, criando cinco tipos de Moralizadores Políticos. Veja em qual você se encaixa.

| 16/06/2016 - Luciano Pires
A dissonância cognitiva

Isca intelectual de Luciano Pires. Vivemos hoje tantas as contradições que estamos desenvolvendo uma nova cultura, a das generalizações e afirmações absolutas. O resultado não pode ser bom.

| 10/06/2016 - Luciano Pires
A audiência que interessa

A Confraria Café Brasil está nascendo, convido você a conhecê-la acessando o www.portalcafebrasil.com.br e clicando no banner “Fitness Intelectual para quem quer cérebro tanquinho”.

| 03/06/2016 - Luciano Pires
A cultura do “estrupo”

A cultura do estrupo. Isca Intelectual de Luciano Pires que quer saber: temos mesmo no Brasil uma Cultura do Estupro? Ou a cultura é outra?

| 28/05/2016 - Luciano Pires
O princípio de Eisenhower

Isca intelectual de Luciano Pires para quem tem dificuldades em diferenciar o que é importante do que é urgente.

| 19/05/2016 - Luciano Pires
Os monstros da negatividade

Num momento de mudança, tudo que não preciso são os monstros da negatividade que, do alto de sua arrogância, destroem, dividem e desmotivam. Gente assim, quero bem longe de mim.

| 12/05/2016 - Luciano Pires
Recuperando do trauma

Isca intelectual de Luciano Pires. Uma hora a turbulência passará e alguém terá de fechar os compartimentos de bagagem, recolher pertences caídos, acalmar os mais apavorados e retomar a rotina do voo de cruzeiro. Uma hora o susto passa. E o que será que vem depois?

| 06/05/2016 - Luciano Pires
A Confraria Café Brasil

Para quem está acostumado com a briga de rua em que se transformaram as mídias sociais, encontrar um local onde você pode trocar ideias e conteúdo, sem xingamentos, sem abobrinhas, sem fotozinhas engraçadinhas, sem jogar fora tempo de vida, é encontrar um oásis.

| 28/04/2016 - Luciano Pires
Sua excelência, Tiririca.

Ao agir como palhaços, políticos transformaram uma cerimônia que representa um dos momentos mais importantes da história recente do Brasil, num circo. Devo gastar meu tempo com eles?

| 20/04/2016 - Luciano Pires
As visões se clareando

Isca intelectual de Luciano Pires sobre um Brasil que está mudando mas ainda está cheio de gente que teima não ver.

| 14/04/2016 - Luciano Pires
O surfista

O surfista. Isca intelectual de Luciano Pires sobre quem está pegando a onda. Tecnologias disruptivas chegam para tomar conta por uma razão fundamental: facilitam as vidas dos usuários e criam valor de uma forma visível e imediata. E é impossível contê-las, mesmo com a força da lei. E quem sacou o jogo, leva vantagem.

| 07/04/2016 - Luciano Pires
A imunização cognitiva

Se você está se sentindo entorpecido das ideias, incapaz de descer do muro, provavelmente alguém está lhe ministrando umas doses de imunizante cognitivo.

| 31/03/2016 - Luciano Pires
Apareceu a Margarida

Afinal, um espectador que não concorda com o que está sendo dito no palco, tem o direito de interromper uma peça? E se forem dois espectadores? Dez? Cem? Bem, depende de quem está no palco…

| 24/03/2016 - Luciano Pires
Meu adversário me define.

Levanta aí, ô. Vamos pra luta! Do jeito que você puder: pelo Facebook, pelo Whatsapp, batendo panelas, indo às ruas, pressionando o político mais próximo, processando os bandidos se você tem as manhas, mobilizando mais gente. Só não dá pra ficar parado, assistindo.

| 16/03/2016 - Luciano Pires
Debaixo de vara

Debaixo de vara. Isca intelectual de Luciano Pires. Com a “vara” logo vem à mente a imagem de Lula protegendo a cabeça enquanto agentes da polícia descem a vara sobre ele não é? Mas de onde vem essa vara? Fiquei curioso e fui atrás.

| 10/03/2016 - Luciano Pires
E agora, Luiz?

E agora, Luiz? Uma licença poética de Luciano Pires sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade. Com todo o respeito.

| 04/03/2016 - Luciano Pires
Mentiras simbólicas, dez anos depois

Mentiras simbólicas, dez anos depois. Em 2006 publiquei um texto onde se desenhava claramente como a indústria da mentira conduzia os brasileiros como gado. Bem, dez anos depois, taí….

| 26/02/2016 - Luciano Pires
Gosto/Não gosto

Gosto/Não gosto. Isca cultural de Luciano Pires lembrando Blaise Pascal: “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.”. Mais que negar: ridicularizar. E aí faz papel de bobo.

| 18/02/2016 - Luciano Pires
Obrigado Senhor!

Isca intelectual de Luciano Pires. Quando as pessoas não se importam com o que você diz ou faz, desde que você seja um vencedor, esse se torna o padrão moral e ético da sociedade, não interessa que partido, cor ou religião você tenha.

| 11/02/2016 - Luciano Pires
O esperto

O Esperto. Isca intelectual de Luciano Pires que, a partir de um acontecimento real, reflete sobre os padrões morais e éticos que explicam a pindaíba em que os brasileiros se meteram.

| 05/02/2016 - Luciano Pires
A faxineira

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que políticos, advogados, jornalistas, juízes, empresários, qualquer um que se atrevesse a criticar Lula recebia imediatamente o rótulo de “elite ameaçada que não suportava ver pobres andando de avião”. Mas agora não vai dar.

| 29/01/2016 - Luciano Pires
Seu bosta

Que coisa. Parece que está aumentando a quantidade de gente que, por trabalhar em empresas badaladas, se acha. Empáfia, arrogância, desrespeito, ignorância… Já aconteceu com você? Pois acontece comigo, cada vez mais.

| 21/01/2016 - Luciano Pires
Incompetência, burrice ou má fé?

O Fórum Econômico Mundial apontou o Brasil como o país com o pior sistema de impostos do planeta. Mas o Estado, com sua mão peluda, se esmera em tornar a vida dos empreendedores mais complicada, cara, improdutiva e desmotivadora. Será incompetência, burrice ou má fé?

| 14/01/2016 - Luciano Pires
Do lado esquerdo do peito

“ Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: ‘Veja!’, e ao falar, aponta. O aluno olha e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande! Ele fica mais rico, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria, que é a razão pela qual vivemos. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca havíamos visto.”

| 06/01/2016 - Luciano Pires
Tempo é vida

Tempo é vida. Isca intelectual de Luciano Pires pra entrar em 2016 com o pé direito. O que é que você faz com a vida que os outros dão a você?

| 31/12/2015 - Luciano Pires
Nossa pátria tão bela e perdida

Nossa pátria bela e perdida. Isca Intelectual de Luciano Pires relembrando uma ópera que pode nos inspirar para salvar o Brasil em 2016.

| 26/12/2015 - Luciano Pires
Três olhares para Star Wars

Três olhares para Star Wars. Eu estava lá, 38 anos atrás, assistindo ao primeiro episódio lançado. Com 21 anos de idade, recebendo um impacto que mudou minha vida. Hoje, aos 59, estive lá outra vez, no lançamento do episódio mais recente. E agora?

| 17/12/2015 - Luciano Pires
Sobre posse e acesso

Sobre posse e acesso. Isca intelectual de Luciano Pires para quem já percebeu ( e os que ainda não sacaram) que algo muito profundo está mudando.

| 10/12/2015 - Luciano Pires
LíderCast II

Em meio aos sobressaltos destes dias intensos, estou lançando a segunda temporada do LíderCast, o podcast que trata de liderança e empreendedorismo entrevistando gente que faz acontecer. E ficou bom!

| 04/12/2015 - Luciano Pires
Os meninos de Mariana

Isca intelectual de Luciano Pires sobre dois mundos, duas janelas, duas lentes pra enxergar a realidade. Mas qual realidade?

| 27/11/2015 - Luciano Pires
Terror sagrado

Isca intelectual de Luciano Pires que tenta compreender a violência incompreensível espalhada pelo terror no mundo.

| 20/11/2015 - Luciano Pires
A visão

Isca intelectual de Luciano Pires para quem pode ver, mas escolheu cruzar os braços.

| 13/11/2015 - Luciano Pires
Como correr riscos

Isca intelectual de Luciano Pires para quem teme correr riscos. Tem que temer mesmo, mas o segredo é agir apesar do medo.

| 06/11/2015 - Luciano Pires
O imponderável

Isca intelectual de Luciano Pires sobre ele, o destino, o imponderável, que vive à espreita, não respeita nossas vontades, não obedece nosso controle. Simplesmente aparece quando quer, toma conta da vida da gente, faz suas artes e pronto. Fim.

| 30/10/2015 - Luciano Pires
Mundos morais

Isca intelectual de Luciano Pires desesperadamente procurando entender a razão de gente inteligente pensar tão diferente.

| 22/10/2015 - Luciano Pires
O babaca

Isca Intelectual de Luciano Pires, que pergunta: “Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?”

| 15/10/2015 - Luciano Pires
Violência endêmica

“O Brasil ostenta taxas tão altas há tantos anos que se pode falar em uma violência endêmica, e não epidêmica. É um problema grave e crônico. Nós concentramos 2,8% da população do mundo e 11% dos homicídios. Somos um país extremamente violento”. Samira Bueno, responsável pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ao divulgar que o […]

| 09/10/2015 - Luciano Pires
A ética da corrupção

Isca Intelectual de Luciano Pires para tentar entender o que anda acontecendo por aí. Roubaram demais, de porta aberta. Envolveram gente demais. Deixaram milhares de pontas soltas. Mostraram sinais de riqueza. Roubaram mesmo quando faltou pão. E agora alguém tem que limpar.

| 01/10/2015 - Luciano Pires
Sobre adrenalina e empreendedorismo

Isca intelectual de Luciano Pires. Afinal de contas, o que é que define “empreendedorismo”? Quem empreende numa empresa como empregado é diferente de quem empreende como dono?

| 25/09/2015 - Luciano Pires
Pinte o seu quintal e seja universal

Isca Intelectual de Luciano Pires para quem está indignado com a situação dos refugiados na Europa, e não sabe o que fazer.

| 17/09/2015 - Luciano Pires
Esperanças perdidas

Isca Intelectual de Luciano Pires para entender os que não conseguem lidar com as esperanças perdidas. Usando o processo dos cinco estágios do luto, talvez você possa ajudá-los.

| 10/09/2015 - Luciano Pires
Café Brasil – O livro

Café Brasil – O Livro. Um projeto para celebrar os 10 anos do podcast que transforma “célebros” em cérebros. Participe!

| 03/09/2015 - Luciano Pires
Eu tenho a força!

Eu tenho a força! Isca Intelectual de Luciano Pires, lembrando que cada um de nós, consumidores dos produtos culturais, tem a força para revolucionar o mercado. Basta remunerar o que nos gera valor.

| 28/08/2015 - Luciano Pires
Os eles

Os eles. Isca Intelectual de Luciano Pires tentando descobrir quem são esses seres que agem nas sombras, essas assombrações que querem o mal dos que só querem o bem.

| 21/08/2015 - Luciano Pires
Participe do Debate!

No lançamento do livro ME ENGANA QUE EU GOSTO, Luciano Pires, Adalberto Piotto e Luiz Alberto de Souza Machado debaterão o cenário político e social brasileiro, a partir da seguinte questão levantada no livro: “Quarenta anos atrás, entre 1975 e 1977 eu estava nas ruas, no vigor de meus vinte e poucos anos, com cartazes nas […]

| 18/08/2015 - Luciano Pires
Traga seus ressentimentos passivos

Traga seus ressentimentos passivos. Isca intelectual e convite de Luciano Pires para quem quer transformar ressentimentos passivos em participação ativa. Haverá outra forma de mudar este país?

| 10/08/2015 - Luciano Pires
O quê e o porquê.

O quê e o porquê. Isca Intelectual de Luciano Pires, mais uma vez tratando de escolhas morais. Ou serão amorais?

| 07/08/2015 - Luciano Pires
Pod… o quê?

Pod… o quê? Isca Intelectual de Luciano Pires sobre a mídia do futuro: os podcasts. Quem ainda não ouviu, não sabe o que está perdendo…

| 30/07/2015 - Luciano Pires
Abaixo de zero

Tive uma conversa esta semana com um amigo empresário desiludido com o rumo de seus negócios. Sem qualquer expectativa de futuro, cansado, sem forças, ele está desistindo do Brasil. Quer “dar” a empresa para alguém, vender o que tem e ir embora. Pra longe. E ele não é o primeiro de quem ouço algo assim. […]

| 23/07/2015 - Luciano Pires
Brasiliência

Brasiliência. Isca Intelectual de Luciano Pires sobre uma invenção do brasileiro: a brasiliência, uma singular capacidade de viver tomando porrada e continuar sorrindo.

| 16/07/2015 - Luciano Pires
UFA, a União Faz a Força.

Como palestrante, viajo o Brasil de cabo a rabo e conheço uma realidade muito distante daquele país inviável que a televisão despeja em nossas salas toda noite. E diante de tantos exemplos de gente que faz acontecer por este país, concluo que a grande pauta de discussão no Brasil deveria ser… Conectividade! Normalmente se define […]

| 09/07/2015 - Luciano Pires
Seis mortos por hora

Seis mortos por hora. Isca Intelectual de Luciano Pires que discute o que acontece enquanto o Comitê está reunido com o Conselho, com o Coletivo, com a Sociedade, com o Grupo, com a Pastoral, discutindo o assunto na velocidade de 6 mortos por hora.

| 02/07/2015 - Luciano Pires
Morda a isca.

Morda a isca. Isca intelectual de Luciano Pires para quem quer tirar proveito das iscas. Quem morde a isca sai mais rico do que entrou. Quem não morde, não aprende nada, não ganha nada, não aproveita nada. Sai da leitura do mesmo jeito que entrou. Qual é a sua escolha?

| 26/06/2015 - Luciano Pires
Jane de Jacundá

No interior do Pará um exemplo de como a ação individual, aliada ao verdadeiro papel que o estado deveria representar, pode mudar a realidade. Ainda há esperança.

| 19/06/2015 - Luciano Pires
Quo usque tandem abutere.

O Brasil mudou. A fila andou. A paciência acabou. E Marco Túlio Cícero, em 63 antes de Cristo, disse as palavras que hoje precisam ser repetidas.

| 11/06/2015 - Luciano Pires
O teimoso

O teimoso. Isca Intelectual de Luciano Pires sobre um mal milenar. A luta contra a mediocridade, a idiotice e a estupidez tem um passado respeitável e um futuro interminável. Você está nela?

| 04/06/2015 - Luciano Pires
A armadilha

E a Câmara dos Deputados desarmou uma armadilha que estava sendo colocada no caminho do Brasil: tornou explicitamente constitucional a doação de empresas privadas para partidos em campanhas eleitorais. Vou aproveitar parte de um texto que escrevi a respeito em 2013: O raciossímio era o seguinte: quando os partidos recebem doações de empresas privadas ou […]

| 28/05/2015 - Luciano Pires
Vem pra briga!

Tenho um podcast, programa em áudio distribuído pela internet, chamado Café Brasil. Simples, com reflexões, bom humor e música popular brasileira diferenciada. O programa nasceu em maio de 2005 na rádio Mundial de São Paulo e se transformou em podcast em setembro de 2006. Um dia achei que daria para veicular o programa em alguma […]

| 22/05/2015 - Luciano Pires
Onde foi que erramos?

Eu era um dos garotos que sonhavam com uma mudança no país. E hoje, depois que a geração que estava nas ruas nos anos 1970 assumiu o poder, vejo que aqueles sonhos não se concretizaram. Onde foi que erramos?

| 14/05/2015 - Luciano Pires
A Escala AECIO

A escala Aecio é um fenômeno da interpretação de textos que se tornou muito evidente com o surgimento das mídias sociais onde todo mundo opina, todo mundo se acha com a razão. Veja se você não é usuário contumaz…

| 07/05/2015 - Luciano Pires
A pedagogia da porrada

Passado o conflito, as redes sociais e a imprensa se dedicam furiosamente a falar da truculência da polícia, das pobres vítimas e do perverso governador, focando naquilo que se vê. Mas a questão está no que não se vê.

| 30/04/2015 - Luciano Pires
Terceirização fora de foco

Nós brasileiros temos um talento inigualável para entender mal, traduzir mal e aplicar mal conceitos de administração. Foi assim com o “partnership”, que virou “parceria”, com “reengineering”, que virou “reengenharia” e com o “outsourcing” que virou “terceirização”. Toda essa discussão em função da PL 4330, por exemplo, que regulamenta a terceirização, não trata daquele “outsourcing” […]

| 24/04/2015 - Luciano Pires
Pânico nas hostes

Numa semana de tirar o fôlego surge uma certeza: o Brasil está no caminho da mudança, E quem está provocando isso são os que descruzaram os braços e deixaram a zona da indiferença para gritar seu “basta”. Por isso o pânico nas hostes.

| 16/04/2015 - Luciano Pires
Meu dedinho

Vivemos um momento histórico no Brasil, uma transição espetacular que apenas os historiadores, dentro de uns 100 anos, serão capazes de avaliar com precisão. E nesse embalo, muitos se perguntam: mas o que posso fazer? Como posso ajudar? Basta sair às ruas e fazer uns posts no Facebook? Vou dar uns exemplos de como fazer.

| 10/04/2015 - Luciano Pires
Correndo da crise

Correndo da Crise. Isca Intelectual de Luciano Pires para o momento que vivemos. O medo provocado pela crise é uma experiência interessante. Comigo, quando bate aquele frio no estômago, o alerta de perigo, em vez de ficar paralisado sou empurrado para as oportunidades. E você? reage como?

| 03/04/2015 - Luciano Pires
O olhar não poluído

… Meu amigo sofria do mal que muita gente sofre, o de não reparar nas coisas que são rotineiras, da incapacidade, pela proximidade, de enxergar coisas legais que apenas um olhar não treinado consegue. A rotina faz com que tudo vire parte da paisagem. É preciso chegar um estrangeiro para nos acordar.

| 26/03/2015 - Luciano Pires
Vossa Excelência Achacadora

O bicho pegou na Câmara dos deputados quando o ex-ministro Cid Gomes confirmou em alto e bom som que ali existem “400 ou 300 achacadores”. Quem assistiu ao embate Cid x deputados ficou, como diria aquela, estarrecido. Mas só os bobinhos achavam que Cid baixaria a crista e humildemente pediria desculpas. Não é de sua […]

| 19/03/2015 - Luciano Pires
#VemPraRua

Domingo, 15 de março de 2015, está programada uma manifestação popular que promete tomar as ruas do país. Uma leitora de meu Facebook, a Ana Paula Maia, mandou um texto tão interessante sobre o assunto que decidi aproveitar algumas partes para este artigo da semana. O texto original da Ana, se você quiser ler, é um […]

| 12/03/2015 - Luciano Pires
Unidos! Jamais seremos vencidos!

Unidos! Jamais seremos vencidos! Neste Brasil esculhambado eu tenho um sonho daqueles, em que unidos, jamais seremos vencidos. Se é pra esculhambar, vamos nessa…

| 05/03/2015 - Luciano Pires
#tutorial paraentenderopost

Publico sempre textos polêmicos no Facebook, que recebem comentários demonstrando que a pessoa não entendeu o que estava escrito. Chega a ser assustador. Então decidi publicar outra daquelas obviedades que podem ajudar um ou outro aí a entender o que lê, vê ou ouve. Vamos lá.

| 26/02/2015 - Luciano Pires
Chucrute com banana

Duas culturas, duas histórias separadas por 35 anos, dois continentes ligados pela mágica da música e emoção. Nestes dias bicudos de más notícias, pessimismo e ódio destilado pelas mídias sociais, esta história é um sopro de inspiração. Deleite-se.

| 19/02/2015 - Luciano Pires
Sexta Feira 13 e o impeachment

Quem assistiu Sexta Feira 13 sabe como funcionam os filmes de horror produzidos em série: Jason Voorhees, o monstro, mata um monte de gente até ser derrotado. Mas quando achamos que está tudo bem e o mocinho beija a mocinha, Jason levanta e ataca outra vez para ser morto pelo mocinho mais uma vez. E […]

| 13/02/2015 - Luciano Pires
Os Cães de Pavlov

Com o saco cheio de tanta notícia ruim tomei a decisão de publicar durante um dia inteiro apenas boas notícias no Facebook. Um desafio. Um post por hora durante todo o dia, só com coisas legais. E cumpri, no dia 22 de Janeiro de 2015, uma experiência interessante que provocou algumas reflexões. Primeira: não foi […]

| 05/02/2015 - Luciano Pires
O bitelo

Sua caixa postal também está cheia de mensagens com métodos milagrosos para aumentar o pênis? A princípio fiquei ofendido por achar que poderia ser alguém me dando uma indireta mas, sem trocadilho, a coisa cresceu. São uns dez ou doze e-mails por semana.

| 29/01/2015 - Luciano Pires
O valor da liberdade

Cena 1: no calor infernal de São Paulo, pifa o ar condicionado de meu carro. Sim, sou coxinha, elite branca, burguês que anda de carro com ar condicionado. Na oficina especializada pergunto quanto tempo leva para arrumar. A resposta, com uma imensa má vontade: – Ah… um dia e meio só para achar o vazamento. […]

| 22/01/2015 - Luciano Pires
Não passarão.

As patrulhas do politicamente correto estão aí, mais fortes, numerosas e agressivas que nunca. Como você vai reagir?

| 15/01/2015 - Luciano Pires
Crônica para Charlie Hebdo

O atentado ao jornal Charlie Hebdo, que terminou com 12 mortos, entre eles cinco cartunistas franceses de grande expressão, fez com que aquele clima de ano novo, de esperança, de “agora vai”, fosse apagado num piscar de olhos. Saímos do sonho para a realidade em meio à barbárie. Pensei numa forma de escrever sobre o […]

| 08/01/2015 - Luciano Pires
Limpando a lista

Todo final de ano reviso minha agenda telefônica para eliminar os contatos que não têm mais relevância. Antes uma cadernetinha de endereços, hoje é em meu iPhone que vou revisando, em ordem alfabética, cada contato. É sempre uma surpresa. Quantos contatos nem me lembro quem são! Pessoas com as quais estive durante a realização de […]

| 31/12/2014 - Luciano Pires
Os velhinhos

Final de ano, época de reflexões, de revisão de nossos atos, de calibrar expectativas. Um texto meu antigo cabe bem aqui. Eu o escrevi após ver na televisão uma cena terrível: uma empregada espancando uma anciã indefesa. Nós, com a energia dos 20, 30, 40, 50 anos, não entendemos como alguém pode ficar à mercê […]

| 25/12/2014 - Luciano Pires
Dei ouro para o bem do Brasil

Houve um tempo em que os brasileiros orgulhosos doavam suas jóias para o bem do Brasil. Você faria isso hoje? Tem gente pensando nisso…

| 18/12/2014 - Luciano Pires
O outro Brasil que vem aí

Acho que quem se mete a escrever suas idéias, tem a obrigação de também disseminar as idéias de outros. Pensando assim, a caminho de fechar um ano complicado, escolhi um texto e cometi a suprema ousadia de adaptar um pedacinho.

| 11/12/2014 - Luciano Pires
Onde está a graça?

Bote na cabeça: não sou aquele desocupado que passa pelo Facebook pra dar uma especulada. Meus posts são parte da minha profissão. Antes de publicar, penso e repenso: como dar um nó na cabeça do leitor?

| 04/12/2014 - Luciano Pires
Minha vida

Muito prazer, esta é a história de minha vida. Me pergunto como será viver num país sem crise? Não sei. Desde que nasci, vivo de crise em crise, nunca vi o Brasil em paz, tranquilo, sereno. Sempre enrolado, atrapalhado, desorientado, enganado, roubado, ameaçado…

| 27/11/2014 - Luciano Pires
Minha escolha sou eu

Não lembro de jamais ter visto o marketing político causar tanta influência numa eleição como na presidencial de 2014. Como é que gente educada, inteligente, letrada, continua acreditando nas mentiras que os políticos contam? E vota neles? Será que a culpa é do marketing?

| 20/11/2014 - Luciano Pires
É a credibilidade, estúpido.

O governo fixou uma meta, mudou-a duas vezes e agora, aos 43 do segundo tempo, vem dizer que não há mais meta. E, questionado, diz: “Ah, mas os outros também não vão cumprir…”. Mais um golpe num atributo que deveria ser sagrado: a credibilidade.

| 13/11/2014 - Luciano Pires
Vivo tranquilo

É possível conviver em harmonia com quem pensa diferente da gente? E quando é período de eleições? Eu vivi semanas intensas, com conflitos, discussões, dente ficando de mal e uma certeza: a gente quer gente que tem opinião.

| 05/11/2014 - Luciano Pires
Os icebergs

Raciocine comigo: saímos deste processo eleitoral mais maduros, parece que aquele conformismo brasileiro ficou para trás. Muita, mas muita gente mesmo está discutindo política. Vi jovens que não davam a menor bola para o tema, fazendo perguntas e se interessando.

| 31/10/2014 - Luciano Pires
La grieta

Existe uma divisão irreconciliável no Brasil, ‘A Greta’. Eu realmente creio que a greta é o pior que se passa conosco. E acredito que vá transcender o atual governo que será sucedido por outros que também passarão.

| 24/10/2014 - Luciano Pires
Ostracismo social

“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato.

| 17/10/2014 - Luciano Pires
Os vivos e os mais vivos 2

Já se passaram 25 anos desde que eu – aos 33 anos de idade – pude exercer meu voto para Presidente pela primeira vez. Agora é a sétima e ainda parece muito pouco, não é? Por isso temos que estar antenados.

| 10/10/2014 - Luciano Pires
Razão, emoção e eleição.

Há muito os estudos psicológicos dizem que o ser humano se motiva muito mais para evitar a dor do que buscar o prazer e isso se reflete em períodos de eleição. Afinal de contas, você vota com a razão ou com a emoção? Contra ou a favor?

| 02/10/2014 - Luciano Pires
70:20:10

Esta será a sétima eleição pós redemocratização do Brasil e continuamos levando na flauta, escolhendo candidatos sem pensar no futuro. Será que ainda não deu tempo de aprender a votar?

| 25/09/2014 - Luciano Pires
Muito além das lixeiras.

Vivi uma experiência privilegiada como palestrante do 9º. Circuito Aprosoja 2014, visitando 22 cidades no Mato Grosso e percorrendo cerca de 6500 km. Um banho de Brasil que mudou minha visão sobre o agronegócio.

| 18/09/2014 - Luciano Pires
O infinito talento.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar das virtudes, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

| 11/09/2014 - Luciano Pires
A escolha.

Qualquer pessoa que tenha estudado as questões que envolvem moral e ética, em algum momento deparou com o conceito do Imperativo Categórico, criado pelo filósofo Immanuel Kant por volta de 1785.“Imperativo”, no contexto utilizado por Kant, pode ser entendido como “mandamento”. E “categórico” é o que não aceita dúvidas, o “indiscutível.”

| 04/09/2014 - Luciano Pires
Pedrinhas no lago.

Em minha palestra TUDO BEM SE ME CONVÉM, recorro a uma frase de Aristóteles: “Não se pode conceber o muitos sem o um.” Olho para um grupo de pessoas e não consigo ver uma massa uniforme, o que vejo são vários “eus”, cuja soma de escolhas e atitudes determinará o “nós”.
E às vezes é um desses “eus” que faz a diferença.

| 28/08/2014 - Luciano Pires
Saindo da zona da indiferença.

Em artigo recente, tratei da Zona da Indiferença, aquele lugar onde as pessoas cruzam os braços e agem como se nada fosse com elas. Se você não leu, recomendo que leia. Está aqui: . Pois bem, como fazer quando você perceber que está lá, de braços cruzados, na Zona da Indiferença? Será fácil sair dela? Tudo […]

| 21/08/2014 - Luciano Pires
Snap!

Ele tem energia, carisma, sabe falar em público, é bem educado, é letrado, jovem, boa aparência, bem de vida, com uma família linda e parentes influentes na política nacional. E tem planos. Muitos planos. Surge lá no Nordeste e aos poucos vai se tornando uma personalidade nacional, sendo visto, reconhecido e ouvido. Passa a convencer […]

| 14/08/2014 - Luciano Pires
A Zona da Indiferença

A culpa não é minha, não é tua, não é dele. A culpa não é nossa, não é vossa, não é deles.

| 07/08/2014 - Luciano Pires
Desconfio

A sociedade cada vez mais desconfiada

| 31/07/2014 - Luciano Pires
No outono da vida

Não tem jeito, a hora chega para todo mundo.

| 24/07/2014 - Luciano Pires
O propósito

Só porque vivo nele.

| 17/07/2014 - Luciano Pires
#ORGULHOEVERGONHA

O que sentir com a Copa do Mundo? Orgulho ou vergonha?

| 11/07/2014 - Luciano Pires
20 anos de Real

Duas décadas atrás um plano que salva o Brasil.

| 03/07/2014 - Luciano Pires
Neocid

Veneno pras cabeças.

| 26/06/2014 - Luciano Pires
Seleção ou sucessão

Afinal, é a Copa o mais importante?

| 20/06/2014 - Luciano Pires
O complexo de vira latas II

Nelson Rodrigues falou, Nelson Rodrigues avisou.

| 13/06/2014 - Luciano Pires
A utopia

Promessas são promessas. Realizá-las é a utopia.

| 05/06/2014 - Luciano Pires
A guerra interminável

Por falar em prioridades…

| 30/05/2014 - Luciano Pires
Os turistas

Vão falar mal da vovozinha, pô!

| 22/05/2014 - Luciano Pires
Ser polícia

Ser ou não ser, eis a (falsa) questão.

| 15/05/2014 - Luciano Pires
Machado de Assis, misto quente e tomate

Um dia haverá Memórias Póstumas de Um Sanduíche.

| 08/05/2014 - Luciano Pires
Aí…

Mas por que as autoridades demoram tanto para agir?

| 01/05/2014 - Luciano Pires
Fiscalmente iludidos

Tem imposto pra todo lado. E a gente nem percebe…

| 24/04/2014 - Luciano Pires
Fogo na bandeira

Sobre a incapacidade de compreender o que é bom e o que é ruim.

| 17/04/2014 - Luciano Pires
Os suspeitos

Pode ser que sim, pode ser que não, ou até mesmo pelo contrário.

| 10/04/2014 - Luciano Pires
O preço da liberdade

Conviver com quem pensa diferente é o grande teste para um democrata.

| 03/04/2014 - Luciano Pires
A ISO que nunca vem

Dez anos depois, é só observar os resultados…

| 27/03/2014 - Luciano Pires
O Marco Civil não orna

O melhor Marco Civil para o Brasil é o Não-Marco Civil.

| 20/03/2014 - Luciano Pires
Poder e responsabilidade

Com os “Facebooks” à mão, você é muito mais poderoso do que pensa. Mas…

| 13/03/2014 - Luciano Pires
Produções simbólicas

Tem focinho de mentira, rabo de mentira e pé de mentira. Mas não é mentira…

| 06/03/2014 - Luciano Pires
Zeitgeist tropical

Qual o espírito de nosso tempo?

| 27/02/2014 - Luciano Pires
Gosto ruim

Hoje em dia não dá pra confiar em mais ninguém?

| 20/02/2014 - Luciano Pires
O fundo do poço

“Fazei o bem sem olhar a quem”? Mais ou menos…

| 13/02/2014 - Luciano Pires
Sobre erros e concertos

Herrar é umano… Mas acertar também é.

| 06/02/2014 - Luciano Pires
Votar nulo anula eleição?

Vai começar a ladainha: “A maioria de votos nulos anula a eleição”. Será?

| 30/01/2014 - Luciano Pires
Não me representa

Cada povo tem o governo que merece?

| 23/01/2014 - Luciano Pires
Rolezinhos, raciocínio e fé

A fé dispensa o raciocínio.

| 16/01/2014 - Luciano Pires
Oito ou oitenta

Neste mundo de extremos, é comum achar que é tudo ou nada.

| 09/01/2014 - Luciano Pires
O lixão

Cuidado com quem quer o bem comum, sem cobrar cada um.

| 03/01/2014 - Luciano Pires
Introspectiva 2013

Que tal em vez de olhar para trás ou para a frente, olhar para dentro?

| 27/12/2013 - Luciano Pires
O cara

100 anos atrás ele mudou sua vida. E você nem sabia disso.

| 19/12/2013 - Luciano Pires
O que falta

É gente demais querendo, para não dar certo.

| 12/12/2013 - Luciano Pires
O valor subjetivo

Eu tenho a força! Mas parece que no Brasil, não.

| 05/12/2013 - Luciano Pires
Os X Men

Os X Men estão chegando e a sociedade vai ter que se adaptar a eles.

| 28/11/2013 - Luciano Pires
A nomenklatura e o mensalão

Sorte deles que isto aqui é o Brasil.

| 21/11/2013 - Luciano Pires
Sobre fascismo e a arte de comer picanha

Leio, ouço e vejo como se estivesse comendo picanha.

| 14/11/2013 - Luciano Pires
A onda

Gente que diz o que você não quer ouvir. Ou quer?

| 07/11/2013 - Luciano Pires
Minha ideia, minha obra

Nossos ídolos ainda são os mesmos, mas…

| 31/10/2013 - Luciano Pires
O ilusionista

Nada nesta mão, nada nesta mão…nada no seu bolso!

| 24/10/2013 - Luciano Pires
Sobre resignação e princípios

A coisa mais útil sobre um princípio é que ele pode ser sacrificado pela conveniência.

| 18/10/2013 - Luciano Pires
Celebrando o fracasso

Um jeito delicioso de aprender com os fracassos.

| 11/10/2013 - Luciano Pires
Iscas Intelectuais de mão em mão

Esta é uma corrente do bem.

| 04/10/2013 - Luciano Pires
Sim Senhora

Elas foram chegando aos poucos, devagarinho…

| 26/09/2013 - Luciano Pires
Causa ou negócio?

Defenda uma causa e não apenas um negócio.

| 20/09/2013 - Luciano Pires
De frente para o vazio

Dez anos atrás, em Manhattan, escrevi um texto que repriso hoje.

| 12/09/2013 - Luciano Pires
Nivelando por baixo

Infantilização dos discursos, redução das questões ao mínimo divisor comum, falta de provocação ao pensamento crítico? To fora.

| 05/09/2013 - Luciano Pires
Quem é o sujeito?

Quando achamos que o fundo do poço chegou…

| 29/08/2013 - Luciano Pires
UFC no STF

Ladies and Gentlemen, we are liiiiiiiveeeee!!

| 22/08/2013 - Luciano Pires
Pluralidade narrativa

Quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau?

| 15/08/2013 - Luciano Pires
A janela de Overton

De quem são suas opiniões? Suas próprias ou de um terceiro?

| 08/08/2013 - Luciano Pires
A Fórmula da Satisfação

Satisfação é igual a desempenho menos expectativa. É tão óbvio que dói.

| 01/08/2013 - Luciano Pires
O urgente e o importante

Confundir urgente com importante serve para justificar a violência.

| 25/07/2013 - Luciano Pires
Contemplando o caos

Um retrato do Brasil que não nos interessa.

| 18/07/2013 - Luciano Pires
Todos os sonhos do mundo

Eu era nada, nunca seria nada, não podia querer nada. Mas à parte isso, tinha em mim todos os sonhos do mundo.

| 11/07/2013 - Luciano Pires
A matriz Carver

No meio dessa gritaria toda, o que é realmente prioritário?

| 04/07/2013 - Luciano Pires
De onde virá o grito?

Como a aurora precursora do farol da divindade, foi o dezessete de junho o precursor da liberdade.

| 27/06/2013 - Luciano Pires
Fazendo história

A verdadeira revolução acontecer quando mudam os papéis e não apenas os autores.

| 20/06/2013 - Luciano Pires
A ética da agressão

Dois perdidos no oceano, cada um remando para um lado…

| 13/06/2013 - Luciano Pires
A guerra dos asnos

Não concordo, portanto…xingo!

| 06/06/2013 - Luciano Pires
A universidade do milho

Se você acha o custo da educação alto, experimente o da ignorância.

| 31/05/2013 - Luciano Pires
Compe-tititi-vidade

Chega de discutir, que tal começar a fazer acontecer?

| 23/05/2013 - Luciano Pires
Pré-sal, pós-xisto

Enquanto debatemos como distribuir o dinheiro que ainda não existe, eles mudam o mundo.

| 16/05/2013 - Luciano Pires
O Podbook

Uma amostra da liberdade que a internet pode dar a quem tem algo a dizer.

| 09/05/2013 - Luciano Pires
O óbvio

Uma coleção de obviedades para combater a violência. Mas se é tão óbvio, por que não fazemos?

| 03/05/2013 - Luciano Pires
No calor da emoção

Algo precisa ser feito. Se não no calor da emoção, quando?

| 25/04/2013 - Luciano Pires
Ironia

Como é que ninguém pensou nisso antes?

| 19/04/2013 - Luciano Pires
Antigos Problemas

Entra ano, sai ano, e o Brasil não tem problemas novos.

| 11/04/2013 - Luciano Pires
Arta curtura

Mexa o popozão, mas também a cabeça.

| 04/04/2013 - Luciano Pires
Deseleições brasileiras

Finalmente uma chance de dar o troco!

| 28/03/2013 - Luciano Pires
Escrever rasoavel é errado, mas…

Conheça o “mas” como Conjunção Coordenativa Escusativa.

| 21/03/2013 - Luciano Pires
O Papa e o astronauta

O que é que você vai ser quando crescer?

| 14/03/2013 - Luciano Pires
As marionetes

O cérebro médio é naturalmente preguiçoso e tende sempre a escolher o caminho por onde encontra menor resistência.

| 28/02/2013 - Luciano Pires
Liderança nutritiva

O educador diz: ‘Veja!’. E ao falar, aponta. O aluno olha e vê o quenunca viu. O seu mundo se expande.

| 21/02/2013 - Luciano Pires
O capital social

Um teclado, uma tela, uma conexão wifi e o fim do Capital Social.

| 14/02/2013 - Luciano Pires
Chave de fendas

O Brasil do tudo bem, se me convém.

| 07/02/2013 - Luciano Pires
Amadores e amadores

Eu estava trabalhando neste texto quando aconteceu a tragédia de Santa Maria. Acho que esta reflexão ganha mais importância ainda.

| 31/01/2013 - Luciano Pires
Tô de olho no sinhô!

Inspirado na campanha presidencial de Bill Clinton em 1992: É a confiança, estúpido!

| 24/01/2013 - Luciano Pires
Difícil de entender

O mundo está cheio de contradições, mas acho que por aqui estamos exagerando…

| 17/01/2013 - Luciano Pires
Como pluma ao vento

O que é isso, companheiro? Trinta e quatro anos depois, a resposta.

| 10/01/2013 - Luciano Pires
O mínimo divisor comum

Se seu interlocutor é um imbecil, você também tem de ser imbecil?

| 03/01/2013 - Luciano Pires
Tudo por dinheiro

Quem gosta e quem não gosta de livros.

| 20/12/2012 - Luciano Pires
Escritores da internet

Como é fascinante escrever para a internet!

| 13/12/2012 - Luciano Pires
O melhor senso

Um brado contra os maria-vai-com-as-outras.

| 06/12/2012 - Luciano Pires
Torturadores de palavras

Quem não lê não pode assistir tevê.

| 29/11/2012 - Luciano Pires
O marisco

Na briga do rochedo com o mar quem se ferra é o marisco.

| 23/11/2012 - Luciano Pires
Pré conceitos

Não li, não ouvi, não assisti, não comi… E não gostei.

| 15/11/2012 - Luciano Pires
O lugar da média

Por onde você começa a comer a coxinha? Pela parte pontuda ou pela parte grossa?

| 08/11/2012 - Luciano Pires
Vergonha alheia

Uma reflexão sobre o constrangimento alheio como atração de audiência.

| 01/11/2012 - Luciano Pires
Lá vem o negão – de novo

Revendo à luz dos últimos acontecimentos a expectativa de cinco anos atrás.

| 25/10/2012 - Luciano Pires
Punguistas Intelectuais

Uma reflexão sobre escritores (des)honestos e leitores (in)capazes.

| 18/10/2012 - Luciano Pires
O naufrágio e o mensalão

O povo precisa de um norte, de modelos, de líderes que, se forem convictos, são transformados em heróis.

| 11/10/2012 - Luciano Pires
Avacaeleição

Que tal um Código de Decoro Pré-Parlamentar para ver se dá pra botar ordem no circo?

| 04/10/2012 - Luciano Pires
Seu Batista de Piancó

Nas ruas de João Pessoa uma reflexão sobre como é que se define “sucesso”.

| 28/09/2012 - Luciano Pires
A grande brochada

Não, não é pessimismo. É apenas um pequeno truque para escapar de mais uma grande brochada.

| 20/09/2012 - Luciano Pires
O vício oculto

Preste atenção. Ao final de cada frase eles enviam uma mensagem para você.

| 13/09/2012 - Luciano Pires
O mensalão e os poetas da corrupção

Refletindo sobre a questão da subjetividade da materialidade no mundo da retórica. Só sendo poeta…

| 06/09/2012 - Luciano Pires
Parpites

Cada geração imagina-se mais inteligente que a geração que veio antes, e mais sábia que a geração que vem depois.

| 30/08/2012 - Luciano Pires
Sobre otários e sacanas

Para uma empresa sacana, todo consumidor é otário.

| 23/08/2012 - Luciano Pires
Me engana que eu gosto

Cegos para as trapaças, aceitamos projeções de custos subestimadas e de ganhos superestimadas.

| 16/08/2012 - Luciano Pires
O maior brasileiro de todos os tempos

E quando tudo mais tiver terminado, restará o talento.

| 09/08/2012 - Luciano Pires
O mensalão e a política dos chimpanzés

Fique de olho no julgamento e tente descobrir quem é o macaco.

| 02/08/2012 - Luciano Pires
Little Brother

Afinal de contas, o que leva um indivíduo a disparar uma arma sobre gente que não conhece?

| 26/07/2012 - Luciano Pires
Mas só isso?

Qual valor você dá às coisas que não consegue medir?

| 19/07/2012 - Luciano Pires
Definindo Liderança

Liderança é a habilidade de inspirar e provocar as pessoas a fazer acontecer. Parece óbvio, não é? E é. Mas vai fazer…

| 12/07/2012 - Luciano Pires
Coisa de Corinthiano

Uma divertida história real reflete sobre o que fazer quando se está assistindo a um jogo no meio da torcida fanática…do adversário.

| 05/07/2012 - Luciano Pires
A ação não-ativa

Às vezes você percebe que todo mundo está super ocupado, mas não acontece nada? Bem vindo à ação não ativa.

| 28/06/2012 - Luciano Pires
A teoria da relatividade

Ah, se fosse possível viajar no tempo… O artigo de hoje é uma atualização de um que foi publicado algum tempo atrás. E que não cansa de ficar atual.

| 22/06/2012 - Luciano Pires
Chorei, chorei

Diante de artistas maduros, uma reflexão sobre nossas reações quando vivemos a verdadeira experiência da arte. Tem gente que não entende.

| 14/06/2012 - Luciano Pires
Saúde implícita

Uma ilha de excelência que a televisão nunca mostra. Talvez o Brasil tenha jeito…

| 07/06/2012 - Luciano Pires
Lula, Gilmar e o oceano

Uma tentativa livre e bem humorada de entender o enfrentamento Gilmar Mendes x Lula. Não justifica, mas esclarece…

| 31/05/2012 - Luciano Pires
Perguntas

O que leva um experiente, rico e respeitável advogado a defender um criminoso que todos sabem que é culpado?

| 24/05/2012 - Luciano Pires
Gênios por natureza

Ao final de minha palestra “Geração T”, um dos garotos perguntou se a pessoa nasce gênio ou estuda para se transformar em gênio. Respondi com uma história de dois gênios.

| 17/05/2012 - Luciano Pires
Revisitando a república da meia boca

Um texto para reflexão daqueles que se contentam com pouco, mostrando que em certas áreas é difícil evoluir. Enquanto isso os chineses…

| 10/05/2012 - Luciano Pires
Porque escrevo

“… Sou ruim em gramática, erro a acentuação. E há mesmo uma pessoa que se dedicava a escrever-me longas cartas para corrigir meu português. Parou de escrever.”

| 03/05/2012 - Luciano Pires
Liderança póstuma

Depois que eu morrer.

| 26/04/2012 - Luciano Pires
Sobre dores nas costas

Como era duro antigamente.

| 12/04/2012 - Luciano Pires
Compre o CD do Luan Santana

É dando que se recebe.

| 05/04/2012 - Luciano Pires
Chico Anysio, Millôr e a moeda má

Ficando pobres.

| 29/03/2012 - Luciano Pires
Momento Kodak

Falando de mágica.

| 22/03/2012 - Luciano Pires
Facefamily

Muitos quilos depois.

| 08/03/2012 - Luciano Pires
A importância da importância

Relevante ou importante?

| 01/03/2012 - Luciano Pires
As ervas daninhas

Dá uma carpidinha?

| 23/02/2012 - Luciano Pires
O caso Eloá e a relevância

Preste atenção!

| 16/02/2012 - Luciano Pires
Tamanho não é documento

Grandão. E daí?

| 09/02/2012 - Luciano Pires
Aquabras

Desde o tempo dos romanos.

| 02/02/2012 - Luciano Pires
O estupro e a Luiza que voltou do Canadá

Adaptação Sensorial

| 25/01/2012 - Luciano Pires
Ai se eu te pego

Delícia, delícia…

| 19/01/2012 - Luciano Pires
Câncer e Poder

Causa ou sintoma?

| 12/01/2012 - Luciano Pires
O calhorda

Adjetivo substantivo.

| 05/01/2012 - Luciano Pires
Introspectiva 2011

Olha pra dentro!

| 29/12/2011 - Luciano Pires
Chefepédia

Qual seu estilo?

| 22/12/2011 - Luciano Pires
Proteção emocional

O que está aí dentro?

| 15/12/2011 - Luciano Pires
Quantidade x Qualidade

O que é que dinheiro compra?

| 08/12/2011 - Luciano Pires
A mão peluda

Cuidado com os “bem intencionados”.

| 01/12/2011 - Luciano Pires
Humanidade em meio ao horror

Vaidade relativa.

| 24/11/2011 - Luciano Pires
Sem desculpas

Foi mal…

| 17/11/2011 - Luciano Pires
Ganhar com a copa

Qual o legado?

| 10/11/2011 - Luciano Pires
O problema nosso

Não é problema meu.

| 03/11/2011 - Luciano Pires
Eu Laiko!

Tu Laikas?

| 27/10/2011 - Luciano Pires
O Chiquinho

Palco vazio.

| 20/10/2011 - Luciano Pires
Indignite aguda

O que é que está à venda?

| 13/10/2011 - Luciano Pires
A quarta maçã

Qual será a próxima?

| 06/10/2011 - Luciano Pires
O bis

Mais um, mais um!

| 29/09/2011 - Luciano Pires
Que curso fazer?

O que ser quando crescer.

| 22/09/2011 - Luciano Pires
O importômetro

E você? Se importa?

| 15/09/2011 - Luciano Pires
Críticas, confrontos e apreço

Construir ou destruir.

| 08/09/2011 - Luciano Pires
Love, Janis

De frente para o Vazio

| 01/09/2011 - Luciano Pires
Os zoiudos

Falta de tato.

| 25/08/2011 - Luciano Pires
Dona Helena e a Pocahontas

Geração isso e aquilo.

| 18/08/2011 - Luciano Pires
A devassa

É assim que funciona.

| 11/08/2011 - Luciano Pires
É o dente, atendente!

Conceito ou preconceito?

| 28/07/2011 - Luciano Pires
Serviço que presta

Sobre corretores e Corretores.

| 21/07/2011 - Luciano Pires
Essa tal brasilidade

Meu mulato inzoneiro?

| 07/07/2011 - Luciano Pires
Fé de menos

Todo mundo é culpado.

| 30/06/2011 - Luciano Pires
O problema deles

De quem é a culpa mesmo?

| 23/06/2011 - Luciano Pires
O disjuntor

Verifique a amperagem

| 16/06/2011 - Luciano Pires
Geração T

Você é testemunha

| 09/06/2011 - Luciano Pires
A ladra

Sobre desvalores individuais

| 02/06/2011 - Luciano Pires
O monumento à incompetência

Com que olhos examinar o passado.

| 26/05/2011 - Luciano Pires
A velha guarda

Você tem curriculum vitae?

| 19/05/2011 - Luciano Pires
O Lacraia

Não, não quero ser um pocotó.

| 12/05/2011 - Luciano Pires
Felicidades

Dinheiro compra felicidade?

| 05/05/2011 - Luciano Pires
Celebrando o fracasso

O que é um “não” pra você?

| 28/04/2011 - Luciano Pires
A inércia

Repetindo, repetindo, repetindo…

| 20/04/2011 - Luciano Pires
Os tortos e os direitos

Vai começar de novo…

| 14/04/2011 - Luciano Pires
Depende do ponto

Comparado a quê?

| 07/04/2011 - Luciano Pires
Percepção de (des)valor

O Brasil tem uma lixeira.

| 31/03/2011 - Luciano Pires
Competência Moral

Uma história (quase) inacreditável

| 24/03/2011 - Luciano Pires
Fogo ou Água

Fogo não incendeia água

| 17/03/2011 - Luciano Pires
O gargalo

Você deixa alguém esperando?

| 10/03/2011 - Luciano Pires
A revolução do iPad

Quando os chineses quiserem um iPad…

| 03/03/2011 - Luciano Pires
O tigre da Esso

Ponha um tigre no seu carro. Antes que acabe.

| 24/02/2011 - Luciano Pires
Poços e escadas: uma lição de liderança

Você é poço ou escada?

| 17/02/2011 - Luciano Pires
Impulso ou incentivo?

O que motiva as pessoas?

| 10/02/2011 - Luciano Pires
Memórias de um inconformado

Esperança é estratégia?

| 03/02/2011 - Luciano Pires
Possuir ou ser possuído

Você fica feliz quando dá um presente?

| 27/01/2011 - Luciano Pires
Artigos estuprados

Não mexam com meus filhos…
 

| 21/01/2011 - Luciano Pires
Acabativa: o óbvio para fazer acontecer

Para fazer tem que ter método.

| 13/01/2011 - Luciano Pires
A síndrome do consenso

Gosto médio não tem gosto

| 06/01/2011 - Luciano Pires
Dicas óbvias de ano novo

Para um ano novo que não seja óbvio

| 30/12/2010 - Luciano Pires
Acabativa: Fazer Acontecer

Chega de iniciativa. Precisamos de acabativa.

| 23/12/2010 - Luciano Pires
Limusine

Muita gente desconhece a diferença entre valor e preço.

| 16/12/2010 - Luciano Pires
Imprecisos desejos

Minha nova palestra “Pessoas Criativas, Empresas Lucrativas” começa ao som de “Os Argonautas” com Caetano Veloso, focando especialmente o refrão: “Navegar é preciso. Viver não é preciso.” Foi lendo Rubem Alves que entendi que o “preciso” daqueles versos escritos originalmente pelo poeta português Fernando Pessoa, vinha de “exatidão” e não de “necessidade”:
– Antes da precisão da ciência de navegar vem o impreciso desejo de navegar.

| 09/12/2010 - Luciano Pires
Corrida pura

Vale a pena assistir ao documentário “Senna”, dirigido por Asif Kapadia, um inglês de ascendência indiana. O roteirista, Manish Pandey, é um indiano apaixonado por Senna e pela Fórmula 1. A produção é toda estrangeira, o que permitiu que o filme escapasse da armadilha do nacionalismo bocó. O que vemos na tela é a opinião de gente que gosta da Fórmula 1 pelo que ela é e não pelo super-herói ser brasileiro, inglês ou francês.

| 25/11/2010 - Luciano Pires
O gatilho

Meu amigo Minás escreve: “Quando eu tinha oito anos e estava no primeiro ano da escola, ganhei um prêmio com uma redação. O prêmio foi o livro ‘Fábulas da Emília’, do Monteiro Lobato. Encadernado. Devorei e, na sequência, li todos os vinte volumes do Pica Pau Amarelo. Duas vezes! Meus pais temiam pela minha sanidade, porque eu não saía nem pra brincar… Receber o livro pelo correio, em meu nome… ah, acho que foi o dia mais feliz da minha vida.”

| 18/11/2010 - Luciano Pires
A imperfeição do perfeito

Recentemente escrevi um texto falando do Tico e do Teco empresarial: o Transtorno da Incompetência Compulsiva Obsessiva e o Transtorno da Excelência Compulsiva Obsessiva. Dois extremos de um mesmo problema: a incompetência empresarial. O conceito agora faz parte de minha nova palestra “Gente Criativa, Empresas Lucrativas”, na qual exercito algumas reflexões incômodas sobre como – num mundo em transformação – continuamos repetindo processos ultrapassados e comprovadamente ineficientes.

| 12/11/2010 - Luciano Pires
Perdedores honrados

No final de 2006 a coisa estava preta nos EUA para a matriz da multinacional na qual eu trabalhava. Um aviso global foi disparado para que todas as operações apertassem os cintos. Um dos diretores brasileiros colocou em questão a comemoração de final de ano que havíamos cuidadosamente planejado para nossos 5 mil funcionários. Afinal, se era para apertar o cinto não poderia haver festa, não é?

| 04/11/2010 - Luciano Pires
Nulo, branco ou praia

Uma leitora me escreve: “Luciano, sugiro que você esclareça como podemos anular nossos votos para que não seja nem Dilma nem Serra, e que pelo percentual possam ver a indignação de um povo, que só tem a opção do menos pior.”O comentário da leitora merece uma reflexão que alguns acharão óbvia, mas que pode ser útil. Vamos lá.Na votação do dia 31 estaremos diante de cinco opções de voto: Dilma, Serra, nulo, branco ou simplesmente não aparecer para votar. Para muita gente as duas primeiras opções exigirão aquilo que a leitora chamou de “escolher o menos pior”.

| 28/10/2010 - Luciano Pires
O guri e a bolinha de papel

Você certamente se lembra daquela famosa música do Chico Buarque, O Meu Guri, não é? A letra diz assim:“Quando, seu moço / Nasceu meu rebento / Não era o momento/ Dele rebentar /Já foi nascendo / Com cara de fome /E eu não tinha nem nome / Prá lhe dar / Como fui levando / Não sei lhe explicar / Fui assim levando / Ele a me levar / E na sua meninice /Ele um dia me disse /Que chegava lá / Olha aí! Olha aí! /Olha aí! / Ai o meu guri, olha aí! / Olha aí! / É o meu guri e ele chega!”A música foi composta por Chico em 1981 e conta pelos olhos de uma mãe – pobre e favelada – a história do filho ladrão. O olhar da mãe é incapaz de ver o marginal, só vê o filho amoroso. Chega a ser comovente a ingenuidade dela diante do produto dos roubos do filho:

| 22/10/2010 - Luciano Pires
ISO sim, Excelência

Aproveitando a eleição do Excelentíssimo Deputado Federal Tiririca, reciclarei um artigo que publiquei em 2005 e que me rendeu previsíveis xingamentos por parte dos “ justiceiros sociais”: elitista, direitista, fascista e aquelas coisas que vocês já conhecem. Mas o artigo nunca esteve tão atualizado.
Se eu quiser exercer medicina, não posso. Preciso do diploma, obtido depois de pelo menos sete anos de estudo. Se eu quiser advogar, não posso. Preciso de diploma e exame da Ordem dos Advogados. Se eu quiser “engenheirar”, não posso. Preciso do diploma de engenheiro. Se eu quiser ser gari, não posso. Tenho que ter diplomas básicos e passar por um teste físico.Mas se eu quiser ser vereador, deputado, senador ou presidente da república, eu posso. Ninguém me pede credenciais. Diplomas. Nem mesmo testes físicos, apesar do poder dessas funções de impactar nossa vida.Daí o deprimente espetáculo protagonizado por atores que elegemos, vários deles falando um português sofrível, revelando ignorância generalizada e valores morais questionáveis. E transformando política em balcão de trocas.

| 14/10/2010 - Luciano Pires
Em quem votar?

Moro em São Paulo e nas eleições terei que escolher entre nove candidatos a Presidente, nove a Governador, 15 a Senador, 1.162 a Deputado Federal e 1.771 a Deputado Estadual. Que desafio… Pois hoje quero contar como fiz minhas escolhas usando o conceito da “motivação”.

| 30/09/2010 - Luciano Pires
O Yeti

Este artigo foi originalmente publicado em 2004. Após oito anos de governo Lula e diante do que anda acontecendo nesta véspera de eleição – especialmente com as ameaças à liberdade de imprensa – achei pertinente reproduzi-lo. Comparar o PT de 2010 com aquele de 2001 pode nos ensinar muito sobre a natureza humana.

| 24/09/2010 - Luciano Pires
Pior que tá pode ficá?

– Pai, uns amigos meus estão de saco cheio. E vão votar no Tiririca!Quando a Gabi, minha filha, disse essa frase durante o jantar, um filme se passou em minha mente. Já se foram 21 anos desde que eu – aos 32 anos de idade – exerci meu direito de votar para Presidente pela primeira vez. Com as eleições de Fernando Collor em 1989, FHC em 1994 e 1998 e Lula em 2002 e 2006, só tive cinco oportunidades para praticar o voto. Parece pouco, não é? E este é o primeiro ano que a Gabi vai votar.

| 16/09/2010 - Luciano Pires
O nariz de Pinóquio

 
Sempre que penso em mentiras, lembro de um personagem famoso da minha infância: o Pinóquio. Criado pelo italiano Carlo Collodi em 1883, o boneco mentiroso, cujo nariz crescia a cada mentira pronunciada, foi imortalizado por Walt Disney num desenho animado inesquecível. Pois li uma coisa interessante relacionada a mentiras e crianças: o Institute of Child Study da Universidade de Toronto, no Canadá, realizou uma pesquisa com 1200 crianças com idades entre 2 e 16 anos para tentar entender como elas mentem. E a descoberta foi fascinante.

| 03/09/2010 - Luciano Pires
O Antídoto

No livro “O Médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson, uma poção transforma o gentil Dr. Jekyll no sinistro e monstruoso Mister Hyde. Pois eu conheço o antídoto! Como todo viajante aéreo frequente, tenho minhas manias. Ou truques. Um deles é sempre viajar com bagagem de mão, que não precisa ser despachada. Outro é escolher assento no corredor. É mais confortável, mais livre. Se tiver que ir ao banheiro não atrapalha ninguém e na hora de sair é mais rápido. Quando o check in pela internet funciona é formidável, pois marco em casa o assento. Mas nem sempre é assim. Semana passada embarquei pela Tam de Passo Fundo para São Paulo, com mudança de vôo em Porto Alegre. O trecho Passo Fundo – Porto Alegre é operado pela companhia NHT, num acordo com a Tam. No embarque, a surpresa:

| 19/08/2010 - Luciano Pires
De volta pro futuro

Em minha palestra A FÓRMULA DA INOVAÇÃO, falo como somos focados nas experiências passadas enquanto deixamos de lado as expectativas futuras. Parece que só conseguimos gerenciar o passado, enquanto é no futuro que estão as oportunidades. Conhecer as expectativas é, portanto, fundamental. Quer ver?

| 06/08/2010 - Luciano Pires
Cliente Bom

Fui ao banco. Ao sair da sala para me atender, a gerente foi interceptada por outro cliente, extremamente irritado. Ela havia marcado hora para me atender e o sujeito queria passar à frente. Educadamente, ela explicou a situação e pediu que ele aguardasse na sala ao lado. Enquanto conversávamos, o quadrúpede fazia escândalo em voz alta, até que decidi encerrar a reunião e pedir a ela que atendesse o sujeito de uma vez. Algumas horas depois ela me ligou, pedindo desculpas. O sujeito era um grande cliente e se julgava no direito de ser atendido na hora, mesmo que tivesse que constranger a todos na agência. O suspiro dado ao telefone deixou claro que se pudesse, ela mandaria a cavalgadura para a ponte que partiu.

| 30/07/2010 - Luciano Pires
Quando eu crescer

Meu filho completou 26 anos! E durante aquelas viagens no tempo que – a cada aniversário – os pais fazem com seus bebês, revivi o momento em que, aos 19 anos de idade, diante do vestibular, ele teve que escolher o que seria “quando crescesse”. Até então eu havia dito que era cedo para definir o futuro, mas que ele deveria conversar com profissionais, visitar pessoas, fazer testes de aptidão, usar todos os recursos para avaliar as oportunidades de carreira profissional.

| 22/07/2010 - Luciano Pires
O método

Na década de 1950 Joseph Wolpe, psiquiatra sul-africano, desenvolveu um método bem sucedido para tratamento de fobias ao combinar técnicas de relaxamento com situações imaginárias de medo experimentadas pelos pacientes. Por exemplo: se o paciente tinha medo de avião, Wolpe iniciava um trabalho de relaxamento profundo. Relaxado, o paciente era convidado a imaginar-se num aeroporto, olhando aviões. Suportando a idéia, o paciente ia para a fase seguinte, imaginando-se andando em direção ao avião. Depois vendo uma escada em sua frente. Em seguida, imaginava-se subindo a escada. Depois olhando dentro do avião. Em seguida entrando… e assim sucessivamente, até chegar à situação imaginária de pânico em que o avião enfrentava turbulências. Segundo o doutor Wolpe, o relaxamento e a tensão se anulavam, acabando com a fobia. O método recebeu o nome de “inibição recíproca” e também “dessensibilização sistemática”.

| 16/07/2010 - Luciano Pires
Jovens Esperanças

Minha filha vai completar 20 anos, uma jovem adulta que começa a ter contato com as relações profissionais. Outro dia perguntei-lhe sobre um curso que a interessava. Veio a resposta: – To esperando o cara do estágio.Ela remeteu o currículo para uma empresa e o contato ficou de dar o retorno. E até aquele momento… Nada. E ela não podia se matricular no curso sem saber a resposta sobre o estágio. Por isso esperava.

| 09/07/2010 - Luciano Pires
O jornal de ontem

 

| 02/07/2010 - Luciano Pires
A Tribo

 

| 24/06/2010 - Luciano Pires
Meu nome é Teco

 

| 10/06/2010 - Luciano Pires
Muito prazer, Tico

Quem tem Tico jamais aprende com os erros.

| 04/06/2010 - Luciano Pires
A sabedoria que vem da mata

A sabedoria está nas coisas mais simples.

| 21/05/2010 - Luciano Pires
O que dá pro gasto

O conflito entre a sofisticação e a simplificação além da conta.

| 14/05/2010 - Luciano Pires
OS REIS DO CAnGAÇO

O impulsionador das decisões deles era o medo. Fiquei cismado com aquilo. A empresa treinava todo mundo, gastava uma bala em tecnologia, botava gente viajando pra todo lado, promovia reuniões em cima de reuniões, falava de inovação e de “produtos disruptivos”, mas na hora de tomar a decisão não havia um só fariseu disposto a assumir riscos.

| 30/04/2010 - Luciano Pires
SustentHABILIDADE

A onda agora é “sustentabilidade”, depois de “qualidade total”, “foco no cliente”, “parceria”, “inovação”, “responsabilidade social” e etc. Todo mundo fala em sustentabilidade, as propagandas informam como as empresas estão interessadas no assunto e grandes debates, como o da hidrelétrica de Belo Monte, tem o tema em suas raízes.

| 23/04/2010 - Luciano Pires
Os vivos e os mais vivos

Já se passaram 21 anos desde que eu – aos 32 anos de idade – pude exercer meu voto para Presidente pela primeira vez.

| 16/04/2010 - Luciano Pires
Casimiro e o Bauru

Num simples sanduíche um exemplo de como a imaginação pode transformar o trivial numa inovação.

| 09/04/2010 - Luciano Pires
I See You

O filme Avatar, que está estourando os recordes de bilheteria, tem um enredo tão antigo quanto a história da Humanidade. Um soldado é enviado para aprender os costumes dos inimigos e facilitar que eles sejam derrotados. Mas se apaixona por uma inimiga e muda de lado. Um dos momentos fascinantes é quando o soldado aprende […]

| 02/04/2010 - Luciano Pires
Raciocínios perigosos

Antes do “como”, preocupe-se em saber os porquês.

| 01/04/2010 - Luciano Pires
Sobre chutes e previsões

Quando não dá pra prever, o homem chuta.

| 18/03/2010 - Luciano Pires
Quem Dá Mais?

Li uma frase ótima de Albert Einstein: “A energia atômica mudou tudo, exceto nossa forma de pensar… a solução para esse problema está dentro do coração do homem. Se eu soubesse disso antes, teria me tornado relojoeiro.” Refletindo sobre a frase me lembrei que nos anos 80 Michael Jackson liderou uma campanha memorável chamada “We […]

| 12/03/2010 - Luciano Pires
Tuitando

Cerca de 30 anos atrás fiquei impressionado ao ver Mario Lago na televisão dizendo que em seu ofício de escritor e letrista, o mais difícil não era escrever textos, mas cortar excessos. Mais tarde descobri que o mérito dos bons escritores estava em saber cortar o que era realmente “sobra” e manter a essência do […]

| 04/03/2010 - Luciano Pires
Os Meninos Maluquinhos

Parece mentira: 303 quilômetros por hora! Na Rio-Santos! Essa é a marca do Recorde Brasileiro de Velocidade, batido em 1991. Naquele ano eu era o Gerente de Marketing da Albarus, que estava lançando os anéis de pistão Perfect Circle. Coube a mim coordenar a quebra do recorde como parte dos eventos para promover a marca. […]

| 25/02/2010 - Luciano Pires
Entrando pelo Tube

Dois acontecimentos interessantes marcaram a passagem de 2009 para 2010: o caso de Geisy Arruda, a garota que foi à escola com um vestidinho e quase foi linchada e o comentário de Boris Casoy sobre os garis na televisão, que foi ao ar sem que ele percebesse. O mundo quase caiu sobre Geisy, que no […]

| 11/02/2010 - Luciano Pires
Nossa Novilíngua

“A melhor maneira de ocultar a verdade é usar um português obscuro, ambíguo, diz minha amiga Jussara Simões. Quer um exemplo? O Portal Imprensa publicou que UOL, Terra e Globo decidiram notificar a Rede Record por supostamente distorcer os dados do Ibope para classificar www.R7.com.br  como o segundo maior Portal do Brasil. No final do […]

| 05/02/2010 - Luciano Pires
Sobre Relevância

Então vem o terremoto do Haiti e morre Zilda Arns. A mesma comunidade (jovem, muito jovem) do Twitter que havia passado dois dias discutindo a morte de Brittany Murphy, jovem e obscura atriz de séries e filmes B, ficou repleta de gente dizendo “Zilda quem?”. De onde concluí: a definição de “relevância” – numa sociedade […]

| 21/01/2010 - Luciano Pires
Jabuticabas Elétricas

Jabuticabas só existem no Brasil, mas não são só as jabuticabas que só existem no Brasil… Passei o Natal e ano novo numa chácara e para animar as festas montei uma traquitana com caixa de som, DVD , Ipod e outras coisas. O trambolho tinha quatro cabos de força. Para poder ligar tudo era necessário […]

| 14/01/2010 - Luciano Pires
Eribertos e Francenildos

Bem, o ano começa quente. Na edição de 31 de dezembro de 2009 do “”Jornal da Band””, dois garis apareceram desejando felicidades aos telespectadores. Entrou então a vinheta da emissora e, sem saber que o áudio estava sendo transmitido, o jornalista Boris Casoy, que apresenta o noticiário, comentou: – Que merda! Dois lixeiros desejando felicidades […]

| 07/01/2010 - Luciano Pires
Cérebros Roídos

Quando em 2001 decidi começar uma cruzada pessoal contra a miséria intelectual que assola o Brasil eu sabia que a briga seria dura, mas que valeria a pena. De lá para cá sabe o que aconteceu?Tornei-me colunista de programas de rádio. Lancei meu livro Brasileiros Pocotó. Realizei minhas palestras centenas de vezes no Brasil e […]

| 17/12/2009 - Luciano Pires
Pequenas Obviedades

Constantemente sou convidado a falar para grupos de jovens em escolas, entidades e eventos específicos. É sempre uma experiência fascinante pegar pela frente uma platéia jovem, faminta por informação e questionadora. Numa das últimas vezes falei sobre minha experiência de 26 anos como executivo numa multinacional. Hoje como empresário, olho o universo corporativo sob um […]

| 12/12/2009 - Luciano Pires
A República Da Quantidade

Um seguidor do confucionismo, Ji Mèngke, que passou para a história como Mêncio, escreveu uns 300 anos antes de Cristo o seguinte:“Alguns trabalham com a cabeça, outros com os músculos. Os que trabalham com a cabeça dirigem os que trabalham com os músculos.”Muito bom, né? O pensamento de Mêncio tem me ocupado a cada vez […]

| 11/12/2009 - Luciano Pires
Thriller

O sujeito decidiu nadar e morreu afogado. No resort, bem no meio de uma grande convenção de vendas. Trabalho com eventos desde os anos setenta, na condição de organizador, patrocinador, palestrante ou simplesmente participante. Em mais de 30 anos, já vi estande derrubado pelo vento, bêbado fazendo escândalo, hotel com falta de luz, comida estragada, […]

| 04/12/2009 - Luciano Pires
O Ilusionista

Mágicos e ilusionistas me fascinam. E existe uma diferenciação entre eles. Mágicos seriam os profissionais que fazem truques usando o mínimo de auxílio externo. Ilusionistas seriam o oposto. Aqueles shows sofisticados, cheios de iluminação, fumaça, traquitanas, belas ajudantes, elefantes, caminhões e explosões são coisa de ilusionistas. Mas tanto o mágico como o ilusionista só são […]

| 03/12/2009 - Luciano Pires
Torturando Palavras

Olha que história sensacional recebi por email: Judy Wallman é uma pesquisadora na área de genealogia nos Estados Unidos. Durante pesquisa da árvore genealógica de sua família deu de cara com uma informação interessante. Um tio-bisavô, Remus Reid, era ladrão de cavalos e assaltante de trens.  No verso da única foto existente de Remus (em […]

| 02/12/2009 - Luciano Pires
Sequência e Consequência

Numa de minhas leituras topei com um conceito muito interessante, que resume em poucas palavras o que deveria ser a técnica de administração de nossos negócios e vidas. O texto dizia que “deixamos de viver a era em que gerenciamos sequências, para viver a era de gerenciar consequências.” Gerenciar consequências, não apenas sequências! Brilhante! Desde […]

| 27/11/2009 - Luciano Pires
Caçando Passarinhos

“Vou caçar passarinho!”. Quando eu era criança lá em Bauru, quarenta anos atrás, todo garoto andava com seu estilingue ou sonhava com uma espingardinha de chumbo pra matar passarinhos. Não é um absurdo?Nossa consciência sobre a proteção ao meio ambiente é cada vez mais forte e isso é bom, muito bom. Quem agride o meio ambiente […]

| 06/11/2009 - Luciano Pires
A Cultura da Banalidade

 

| 29/10/2009 - Luciano Pires
Entre Rios

E lá fui eu fazer minha palestra O MEU EVEREST em Guarapuava, no Paraná. Pra chegar lá tive que desembarcar em Curitiba e pegar a estrada que vai para Foz do Iguaçu. E dá-lhe chão… São mais de três horas de estrada. Minha palestra encerraria um evento da Cooperativa Agrária Agroindustrial que fica no distrito […]

| 22/10/2009 - Luciano Pires
O que é Popular?

 

| 17/10/2009 - Luciano Pires
A Grande Festa

Em minha palestra “”O Meu Everest””descrevo tudo que precisei fazer para realizar o sonho de minha vida: chegar o mais próximo possível da maior montanha do mundo. Começo a palestra falando de minha infância em Bauru, em 1963, e dos sonhos de uma criança com seis anos de idade. Depois vou caminhando pelo tempo, contando […]

| 10/10/2009 - Luciano Pires
Nas Mãos Do Mané

Segunda metade dos anos setenta, festinha com a turma da faculdade na casa do Waltinho. Com os pais dele viajando. O pai do Waltinho tinha uma adega particular com vinhos de primeira, que decidimos experimentar.Abrimos a primeira garrafa. Faz tempo demais pra eu lembrar a marca, mas era um tinto italiano maravilhoso. A molecada surtou. […]

| 07/10/2009 - Luciano Pires
Déjà Vu

Ando envolvido com o Everest outra vez, acompanhando a aventura de um amigo que está a caminho do topo da maior montanha do mundo. Você também pode acompanhar em www.omeueverest.com.br/blog .Quando eu era garoto, lá pelos meus 10 ou 12 anos, em Bauru, tive um sonho. Não me lembro de detalhes, a única coisa que […]

| 04/10/2009 - Luciano Pires
Na Dúvida

Num artigo anterior escrevi sobre o problema da escolha diante de muitas opções. E eu dizia que temos dificuldades de lidar com a liberdade de escolha. A consciência dessa liberdade dá medo. Pois bem, faltou comentar sobre uma curiosa atitude que está presente na maioria dos contatos profissionais que venho realizando com grandes empresas, agora […]

| 26/09/2009 - Luciano Pires
Argumentos Emocionais

Sou um dos imbecis que julgam o Bolsa Família um programa assistencialista criado para comprar votos. Vamos ao caso. No Ceará, o Sindicato da Indústria Textil fechou um acordo com o governo para coordenar um curso de formação de costureiras. O governo exigiu que o curso atendesse exclusivamente um grupo de 500 mulheres cadastradas no […]

| 11/09/2009 - Luciano Pires
No Mundo Do Joystick

Fui alfabetizado em 1963, em Bauru. E tenho um privilégio que poucas pessoas têm: a professora que me alfabetizou no primeiro ano primário do Grupo Escolar Rodrigues de Abreu chama-se Helena Pires. Minha mãe.Lembro-me da cartilha usada na época e de ficar escrevendo cada letrinha, preenchendo espaços vazios e treinando, treinando, treinando. Até caderno de […]

| 01/08/2009 - Luciano Pires
Nóis Qui Inverte As Coisa

No Brasil não é mais o mérito que determina o valor das pessoas, mas sua ideologia, sua cor, sua raça, sua condição física ou social. Falar bem o idioma é motivo de piada. Ser elite é quase uma maldição. Música de sucesso é a mais escatológica. O homem honesto aparece na televisão como algo excepcional. […]

| 05/07/2009 - Luciano Pires
Meu Desaniversário

Charles Lutwidge Dodgson, um professor de matemática da universidade de Oxford, na Inglaterra, tinha vários talentos. Era um especialista em lógica e fotógrafo pioneiro. Viveu entre 1832 e 1898 no norte da Inglaterra. Mas entrou para a história como escritor, cujo pseudônimo ficou famoso: Lewis Carroll. Ele escreveu “Alice no país das maravilhas”, um livro […]

| 26/06/2009 - Luciano Pires
Depois Da Marolinha

Começam a surgir sinais de que a crise econômica está passando. Empresas anunciam lucros no primeiro semestre, já começa a faltar mão-de-obra em alguns segmentos, contratações estão aumentando e parece que a marolinha passou. Muito bem. O que é que vem agora? Voltaremos ao que éramos antes da crise? É só uma questão de tempo […]

| 08/06/2009 - Luciano Pires
As Trombadas

Estive dezenas de vezes em diversas cidades dos EUA, onde volta e meia me deparava com acidentes de trânsito. Nunca eram pequenas batidas, mas escandalosos acidentes com automóveis destruídos e vítimas fatais, coisas graves mesmo. Eu examinava os arredores: o pavimento perfeito, a sinalização perfeita, áreas de escape à vontade e uma profunda disciplina com […]

| 02/06/2009 - Luciano Pires
A Manada

Othon Moacyr Garcia foi um filólogo, lingüista, ensaísta e crítico literário brasileiro. Em um de seus trabalhos escreveu que “ainda que cometamos um número infinito de erros, só há, na verdade, do ponto de vista lógico duas maneiras de errar: erramos raciocinando mal com dados corretos ou raciocinando bem com dados falsos.”Vivemos numa sociedade em […]

| 03/05/2009 - Luciano Pires
Big Brother Brasil Educa

Numa discussão sobre o Big Brother Brasil – que a cada edição bate recordes de audiência – provoquei várias caretas ao dizer que considero o programa uma oportunidade fantástica de aprendizado. Quase apanhei. Mas expliquei que tudo depende de como o espectador encara o programa. Se você procura mais que simples entretenimento, consegue assistir o […]

| 06/04/2009 - Luciano Pires
Chiquinho E O Loki

Fui ao cinema assistir Loki, um delicioso documentário sobre a vida de Arnaldo Batista, um dos componentes do grupo Os Mutantes, que impactou a música popular brasileira no final dos anos sessenta e começo dos setenta. Loki são dois documentários em um. O primeiro trata de dois garotos (Arnaldo e Sérgio) e uma menina (Rita) […]

| 09/03/2009 - Luciano Pires
Mexendo No Bolso

Quando lancei meu podcast “Mídia e Baixaria”, comentei sobre pessoas que ligam para as rádios pedindo músicas ruins. Eu dizia que quem faz isso é uma minoria que as rádios preguiçosas usam para justificar a veiculação de porcarias musicais. Uma leitora e ouvinte, a Valnice, enviou-me um email comentando: “Luciano, tempos atrás a emissora de […]

| 07/03/2009 - Luciano Pires
O Montanhista

Um amigo está escalando o Everest. Carlos Morey, que conheci quando estava me preparando para a caminhada ao Campo Base da maior montanha do mundo, levou a sério um plano ambicioso: escalar cada uma das montanhas mais altas de cada continente. E só falta o Everest.Quem nunca foi para a montanha dificilmente entende o que alguém […]

| 04/03/2009 - Luciano Pires
Introspectiva 2008

Todo final de ano tem retrospectivas. E quem não gosta, hein? Vai dizer que você não passa uns bons minutos em frente à televisão revendo aquelas cenas que nos tiraram o fôlego ao longo do ano que passou?Retrospectivas são uma forma de colocar molho em nosso rotineiro cotidiano. E servem para lembrar como somos sortudos, […]

| 01/02/2009 - Luciano Pires
Sobre Unhas

Desde que nasci tenho o hábito de roer unhas. Não sei exatamente quando isso começou, mas a vida toda foi aquela coisa incômoda: nos momentos de tensão levar uma das mãos à boca e roer. Que coisa desagradável… Fico incomodado quando vejo outras pessoas fazendo o mesmo. Passa uma sensação de insegurança. Sem contar os […]

| 10/01/2009 - Luciano Pires
O Macaco E O Baixo

Em 1975 um conjunto chamado “10 CC” lançou uma música com grande sucesso : “I’m not in Love”. No arranjo chamava atenção o baixo. Ele era o instrumento mais importante. Era algo diferente, instigante até. Lembro-me de ver meu amigo Chiquinho com outros músicos estudando o arranjo e vibrando com o baixo. Mas um dia o […]

| 12/11/2008 - Luciano Pires
A Empresinha

Eu odeio a TIM. Quando cheguei em casa, de volta do réveillon, no dia 4 de janeiro, encontrei um pacote com um celular da TIM, acompanhado de nota fiscal e contrato de venda. Era a segunda vez que isso acontecia. O detalhe é que eu não havia comprado celular nenhum… Imediatamente liguei para a TIM, […]

| 01/11/2008 - Luciano Pires
O Artista

Cheguei de volta de minha aventura para o Pólo Norte. A viagem foi tudo que eu imaginava e mais um pouquinho. Nada como cair fora do dia-a-dia…Como estava a bordo de um navio numa das mais remotas regiões do planeta, experimentei algumas coisas inéditas. Quinze dias sem e-mail, internet e celular, por exemplo. Não dá […]

| 07/10/2008 - Luciano Pires
Os Patrulheiros

Recebi de um patrulheiro pelos direitos dos gays um e-mail ameaçando me cobrir de porrada. Afinal, escrevi que o Lacraia, que faz dupla com aquele ícone da MPB chamado Mc Serginho, era efeminado.E os patrulheiros do PT? A cada vez que cometo a ousadia de criticar Lula ou seus companheiros, sou acusado de “preconceituoso” contra […]

| 04/10/2008 - Luciano Pires
O Jogo

Pediram-me para comentar a crise global que começou com os tais “subprimes” nos EUA. Fico apreensivo, não sou economista e provavelmente falaria besteiras. Mas aí me lembro daquelas famosas duas regras da economia: 1. Para cada economista existe outro igual dizendo exatamente o contrário. 2. Ambos podem estar errados…Poxa, então posso dar meus pitacos! Olha […]

| 10/09/2008 - Luciano Pires
O Milho E O Fubá

Minha filha adolescente dá um trabalho… Tira notas baixas na escola e quando vou reclamar ela diz com todas as letras:– Todo mundo foi mal. Até mais do que eu.Reclamo que ela não estuda, que fica tempo demais na internet. E ela é infalível: “Os outros alunos também ficam.”No final de semana sai com as […]

| 02/08/2008 - Luciano Pires
O Sedutor

Assim como Alckmin nas eleições presidenciais de 2006, o melhor momento de McCain foi o discurso em que reconheceu a derrota nas eleições para presidente dos Estados Unidos. Vê-lo pedindo que seus eleitores parassem de vaiar Barak Obama e dizendo que “meu adversário é agora meu presidente” é um momento histórico. McCain é água, Obama é […]

| 11/07/2008 - Luciano Pires
Os Mais Iguais

E então o presidente Lula assina uma lei regulamentando o funcionamento dos callcenters, aqueles centros de atendimento telefônico que você já conhece, sabe? Uma rápida leitura das novas regras indica que vamos finalmente ser tratados como cidadãos, olha só:– No menu eletrônico agora tem que ter a opção de ser atendido por uma pessoa de […]

| 08/07/2008 - Luciano Pires
Georgias

Os e-mails que recebo de leitores são uma riquíssima fonte de inspiração. Retratam fatos, sentimentos, visões de mundo e me honram quando descubro que existe gente informada, interessada e inteligente estabelecendo um diálogo internético comigo. Mas certos e-mail são mais especiais que outros. São aqueles que tratam de sonhos, de ideais, de paixões e de […]

| 03/07/2008 - Luciano Pires
A Compra

O assunto é sério. Juro que tentei. Mas não agüentei… Reunião de emergência no Departamento de Compras do Ministério. Sobre a mesa dezenas de pênis de borracha. Pequenos, médios e grandes. Rosas, brancos, negros, vermelhos e lilás. Com pilha e sem pilha. Com pelo e sem pelo. Começa a reunião.– Muito bem, precisamos escolher o […]

| 12/05/2008 - Luciano Pires
O Testículo Da Mãe

Seu pai e sua mãe têm dois testículos. Ambos de seu pai, evidentemente, já que sua mãe – se for daquelas mães tradicionais – deve ter nenhum. No entanto, estatisticamente posso fazer o seguinte enunciado:– Seus pais têm, em média, um testículo cada um.Imaginou a cena? Seu pai e sua mãe, cada um com um […]

| 09/04/2008 - Luciano Pires
Ano Novo, Vida Velha

Eu queria começar o ano com um texto diferente. Algo motivador. Pensei em escrever sobre política, mas começamos o ano com uma sacanagem, o aumento de impostos feito no escurinho… E não é mole agüentar o Mantega dizendo que “o presidente prometeu que não aumentaria em 2007. Estamos aumentando em 2008”… Nada mudou. Continuam me […]

| 01/04/2008 - Luciano Pires
O Muro

No auge da Guerra Fria, em 1961, a Alemanha foi dividida em duas. De um lado a República Federativa Alemã, controlada pelo bloco liderado pelos Estados Unidos. De outro a República Democrata Alemã, controlada pelo bloco liderado pela União Soviética. Aliás, veja como eles adoram manipular palavras: os socialistas/comunistas chamavam-se de democratas enquanto fuzilavam quem […]

| 07/03/2008 - Luciano Pires
A Cultura Do Vergulho

Existem leitores que são indispensáveis. Enriquecem nossos textos, abrem horizontes, sugerem caminhos e ampliam as possibilidades. Escrevem para reclamar, para perguntar, para contestar, mas são sempre positivos. Querem construir.Como o Claudio, que ao ler um artigo em que eu falava do orgulho e da vergonha de ser brasileiro, soltou esta pérola: “… se tenho orgulho […]

| 04/03/2008 - Luciano Pires
Quem Escreve

Todo escritor vive com um frio no estômago. Nestes tempos internéticos, o frio aparece no momento em que apertamos a tecla “enter” e lançamos nossos escritos ao mundo. Em segundos milhares de pessoas estarão lendo o que escrevemos. Nossas idéias serão apreciadas, desprezadas, amadas, odiadas, encaminhadas. Seremos julgados. Pessoas tirarão conclusões sobre nossos valores e […]

| 02/01/2008 - Luciano Pires
Os Ecos Do Grito

Escrevi um artigo chamado “De onde virá o grito?”, sobre as impressões que tive em Pernambuco e no Rio Grande do Sul, que me deram a certeza de que daqueles estados sairá o grito contra a esculhambação e a corrupção que tomam conta do país. Eu comentava que São Paulo perdeu a capacidade de liderar […]

| 07/12/2007 - Luciano Pires
Sobre Moral E Televisores

Meu texto Orgulho e Vergonha “causou”. Escrevi sobre o orgulho que tenho de pertencer à “zelite”. Orgulho do que conquistei com meu esforço honesto. Orgulho por ter educação superior, por ter em casa mais de dois aparelhos de televisão, por ter dado um automóvel a meu filho quando ele completou 18 anos, etc… Foi o […]

| 04/12/2007 - Luciano Pires
Tudo É Possível

Recebi por e-mail o que seria a carta de despedida do jogador Zé Roberto, da seleção brasileira e do Santos, que decidiu voltar para a Alemanha. Leia uns trechos e reflita: “Por muitos anos vivi com minha família na Alemanha e me identifiquei completamente com o país.. Minhas filhas mal falam português e são totalmente […]

| 08/10/2007 - Luciano Pires
O Boss Of Departament

Um amigo trabalha na área de comunicação de uma multinacional. E está enlouquecendo. A empresa cresceu demais, as lideranças experientes foram substituídas por uma garotada sem coragem de assumir riscos. As responsabilidades foram pulverizadas. As chefias estão preocupadas em “tirar peças”, em produzir produtos e só. E cortar custos. Tudo aquilo que envolve os processos […]

| 05/10/2007 - Luciano Pires
A República Das Coincidências

O Brasil transformou-se no país das coincidências. Já temos aquela fama de ser o país dos santos, dos jogadores de futebol, das mulheres de biquíni. E agora somos a República das Coincidências.Veja só: cai um avião da Gol num acidente estranho. Dez meses depois cai um da Tam noutro acidente estranho. Quatro meses depois caem […]

| 11/08/2007 - Luciano Pires
O Papa É Pop?

“Cultura Popular ou Cultura Pop é a cultura vernacular – isto é, do povo – que existe numa sociedade moderna. O conteúdo da cultura popular é determinado, em grande parte, por quem dissemina o material cultural, como por exemplo o cinema, a televisão e as editoras, bem como os meios de distribuição de notícias.” Conforme […]

| 03/08/2007 - Luciano Pires
Ressentimentos Passivos

RESSENTIMENTOS PASSIVOSOuvi Soninha Francine, ex-vj da MTV que hoje é vereadora, explicando a razão de escolher a carreira política. Soninha disse que, preocupada em cumprir um papel social, fazia parte de um grupo que dava aulas de teatro para crianças em favelas. E achava legal. Mas quando as crianças terminavam a atividade e voltavam para […]

| 02/08/2007 - Luciano Pires
Tudo Igual

Há uns cinco anos realizei uma pesquisa sobre a qualidade da comunicação no segmento de autopeças do Brasil. A conclusão foi antológica. Lembro-me da moça que apresentou o resultado, uma pesquisadora com muitos anos de experiência:– A propaganda do segmento de autopeças é uma merda. O nível de exigência do público ao qual ela se […]

| 06/07/2007 - Luciano Pires
Orgulho E Vergonha

Tenho lido e ouvido um papo antigo, que parece ganhar cada vez mais espaço na mídia. É um papo-furado, repetido como ameaça por todo canto. Querem que eu tenha vergonha. Vergonha de ter um bom emprego. Vergonha de ter um bom carro. Vergonha de morar numa bela casa, em um bairro classe “A”. Vergonha de […]

| 04/07/2007 - Luciano Pires
A Muvuca

Depois de assistir pela televisão os últimos acontecimentos político-carnavalescos, dormi mal. E tive um sonho que quero compartilhar com você. Conforme eu for descrevendo, tente imaginar a cena….No ano passado participei de passeatas contra a corrupção na Avenida Paulista. Na primeira vez, éramos cerca de 3 mil pessoas. Na segunda, talvez umas mil. E da […]

| 12/06/2007 - Luciano Pires
O Empresário

Quando garoto em Bauru eu ia com meus pais aos eventos sociais e sempre admirava os amigos deles. Um era médico. O outro advogado. Outro era Juiz. Tinha o professor, o industrial e o engenheiro. Mas tinha uma categoria que me deixava curioso: o Empresário. O termo “empresário”, para mim, sempre teve uma conotação positiva. […]

| 09/06/2007 - Luciano Pires
Conectando

Em meus artigos anteriores, tratei da “conectividade” como uma solução possível para o Brasil: milhares de pequenos abnegados conectando-se para transformar seus esforços de formiguinhas numa avalanche de ações capazes de transformar a sociedade.Pois nesta semana encontrei um modelo que demonstra claramente como a conectividade pode mudar a vida das pessoas.Estive em Rolândia, uma pequena […]

| 07/05/2007 - Luciano Pires
Don Facundo

Don Facundo era o nome dele. Pelo menos eu acho que era, pois já lá se vão uns 40 anos… Don Facundo era um boneco de ventríloquo que nos anos sessenta e início dos setenta fazia a festa da criançada na televisão. Me lembro bem que o boneco era espirituoso e falava com sotaque. Eu […]

| 10/04/2007 - Luciano Pires
O Chato Do Chato

O CHATO DO CHATOA última coisa que fiz em 2006 foi participar de uma reunião. Daquelas em que você olha para os lados e não vê vida inteligente. Em que você se pega pensando “o que é que eu estou fazendo aqui?”. A reunião durou quatro – eu disse quatro – horas… Era mais uma […]

| 01/04/2007 - Luciano Pires
O Templo

Êêê Brasil… O Senado está quase aprovando um projeto do senador Marcelo Crivella – o bispo Crivella – incluindo as igrejas entre as beneficiárias da Lei Rouanet, que permite que as empresas apliquem em projetos culturais até 4% do Imposto de Renda devido no ano. O bispo Crivella é sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal […]

| 05/03/2007 - Luciano Pires
Limite De Tolerância

Anos atrás participei do lançamento de um produto para o mercado de autopeças. Era um conjunto satélite-planetária para os caminhões Mercedes Benz, composto por engrenagens sofisticadas que funcionam dentro do eixo diferencial. Não demorou para começarmos a receber reclamações de campo. Nosso conjunto era “duro”. Os mecânicos montavam e ele não girava com a mão, […]

| 08/02/2007 - Luciano Pires
O Mutante

Tive um descolamento de retina. Do nada. Estava tudo bem e de repente apareceu uma mancha que começou a prejudicar a visão de meu olho esquerdo. Era uma quinta-feira. No domingo, assustado com o crescimento da mancha falei com um oftalmologista. E já na segunda-feira entrei na faca. Uma cirurgia delicada e demorada para colar […]

| 11/01/2007 - Luciano Pires
Causa E Conseqüência

Algumas histórias que aconteceram no Brasil ao longo dos últimos anos e no final uma pergunta bastante incômoda: das sete histórias apresentadas, qual você classifica como causa e qual como consequência?

| 03/01/2007 - Luciano Pires
Os Turistas

OS TURISTASEstréia nos Estados Unidos um filme chamado “Turistas” que conta as desventuras de um grupo de jovens estadunidenses que decide passar as férias no Rio de Janeiro. Depois de uma noite de mulatas e caipirinhas, acordam numa praia, sem dinheiro. Caíram no golpe “boa noite Cinderela”. São torturados; os seqüestradores retiram e vendem os […]

| 02/01/2007 - Luciano Pires
O Champinha

O CHAMPINHAChampinha é o apelido de Roberto Aparecido Alves Cardoso, que em meados de 2005 chocou o Brasil ao liderar o assassinato do casal de namorados Liana e Felipe, que acampavam na região do Embu, em São Paulo. A descrição da tortura e do assassinato de Liana é uma das peças mais aterradoras que já […]

| 10/12/2006 - Luciano Pires
O Diálogo

O DIÁLOGO Trimmm– Alô.– Alô. Quem está falando?– É o Tom.– Ô Tom, aqui é o Zé. Que voz é essa?– É uma gripe que me pegou… Tudo bem, Zé?– Mais ou menos. Fazer interurbano daqui é um horror… Tem que pedir pra telefonista e ela não me entende direito. Mas deixa pra lá. Escuta, eu […]

| 05/12/2006 - Luciano Pires
A Perca

A PERCA Recebo cópia de um e-mail relatando o extravio de um telefone celular. Não conheço a pessoa que mandou, mas o nome da empresa está lá, depois do “arroba”. Título do e-mail: “Perca do celular do fulano de tal”. “Perca” do celular… Primeiro vem a porrada ao ler “perca”. Depois vem a constatação de que […]

| 08/10/2006 - Luciano Pires
O Professor

O PROFESSOR– Pai, quem é aquele homem na TV?– É o Professor Luizinho, meu filho.– Professor? E ele dá aula de quê?– Ele não dá aula, meu filho. Ele é político. Professor é o nome dele. Na verdade, apelido. O nome é Luiz.– Mas se ele não dá aula, não devia se chamar “professor”.– É […]

| 03/09/2006 - Luciano Pires
Os Preçonhentos

OS PREÇONHENTOSAlguns conhecidos voltaram da China impressionados. Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões… A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas… Com preços que são uma fração dos […]

| 02/09/2006 - Luciano Pires
O Vampiro

O VAMPIRO Lá estava eu, caminhando pela avenida Paulista em meio a três mil pessoas, num domingo friorento, na passeata do Dia pela Dignidade Nacional. Muita emoção, discursos inflamados e um clima de indignação genuína (opa!) no ar. Lá pelas tantas, o carro de som começa a tocar “Pra não dizer que não falei das flores”, […]

| 06/08/2006 - Luciano Pires
A República Da Meia Boca

A REPÚBLICA DA MEIA BOCAO ano de 2006 marcou o cinqüentenário da indústria automobilística brasileira. Em 1956 o Brasil vivia um momento ímpar. Tínhamos na presidência da república um sujeito interessantíssimo, chamado Juscelino Kubitscheck, que prometia fazer em cinco anos o que qualquer outro faria em cinqüenta. O Brasil era o país do futuro, todos […]

| 12/07/2006 - Luciano Pires
Não Tenho Culpa

NÃO TENHO CULPAA primeira cena foi assustadora. No Pacaembu, no final do jogo Corinthians e River, cerca de 300 marginais vestidos com camisas da torcida do Corinthians tentaram invadir o campo. E trinta policiais seguraram os marginais. No peito. Eu gritava diante da televisão: cadê as bombas? Cadê as bombas? Felizmente a polícia agüentou o […]

| 09/07/2006 - Luciano Pires
Animais Políticos

ANIMAIS POLÍTICOSOutro dia escrevi sobre política, tentando recuperar o verdadeiro valor dessa verdadeira “ciência”, que não é essa coisa que está aí. Perdoem-me agora os meus leitores fiéis, mas vou trazer mais uma vez um texto delicioso chamado “O Analfabeto Político”, que tenho num quadrinho em meu escritório e sempre uso em anos de eleição:“O […]

| 07/06/2006 - Luciano Pires
Desdudifique-Se

DESDUDIFIQUE-SEBem, meus amigos que parecem bobos, ta chegando a hora da eleição. Os ânimos estão esquentando. A adrenalina subindo. E daqui pra frente, o que a gente vai ver é briga de rua. Mais. Chinelagem. Vão botar até a mãe no meio. A gritaria vai ser alta, vão te encher o saco por tv, rádio, […]

| 04/06/2006 - Luciano Pires
A Sociedade Amigos De Plutão

A SOCIEDADE AMIGOS DE PLUTÃOConsternado recebi a informação de que a União Astronômica Internacional decidiu rebaixar Plutão da condição de planeta. Assim, o sistema solar passa a ter, não nove, mas oito planetas. Fiquei abalado. Desde garoto decorei: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. É tão bonito… Como é que vou […]

| 10/05/2006 - Luciano Pires
A Curva

O ano era 1974. Eu tinha acabado de fazer meus 18 anos e estava ali para fazer o exame prático para tirar a carteira de motorista.Era um horror. Uma fila de carros esperando, e eu olhava pelo retrovisor o examinador caminhando na minha direção. O coração parecia uma bate estacas, a respiração ofegante, eu suava […]

| 01/05/2006 - Luciano Pires
Oh, Dúvida.

OH, DÚVIDA.Meu texto anterior, “Não é ‘pobrema’ meu”, rendeu muitos comentários. Nele relatei o absurdo dos problemas de depredação que estariam acontecendo no recém inaugurado Museu da Língua Portuguesa em São Paulo. O texto nasceu de uma nota publicada com destaque na página 6 da  “Veja São Paulo”, a Vejinha, de 26 de Abril, que […]

| 05/04/2006 - Luciano Pires
Abundância

ABUNDÂNCIA Tempos atrás escrevi um artigo chamado “Bundalelê” em que falava da importância da bunda na cultura brasileira, inspirado no presidente Lula, que nos mandou mexer o traseiro para reduzir os juros. Pois li recentemente uma notícia segundo a qual o Instituto de Medicina Preventiva de Copenhagem descobriu que as mulheres com quadris mais largos estão […]

| 08/03/2006 - Luciano Pires
Meu Programinha

MEU PROGRAMINHATenho um programa de rádio. Chamado Café Brasil. Simples, com reflexões, humor, poesia e música popular brasileira diferente. O programa vai ao ar desde abril de 2005 pela rádio Mundial de São Paulo. E também na Internet, pelo meu site. Quando decidi pôr o programa no ar em outras cidades, fiz o que a […]

| 11/02/2006 - Luciano Pires
Experiências

EXPERIÊNCIASRecebi de um leitor, o Alberto, um texto instigante. Lá pelas tantas ele escreveu: “Há um mês fiz uma entrevista numa agência de emprego aqui no Rio de Janeiro. Passei por todo aquele ritual já conhecido. No meu currículo estava toda a minha história profissional. Só que a entrevistadora disse que a empresa que iria […]

| 03/02/2006 - Luciano Pires
Asinidade Estratégica

ASINIDADE ESTRATÉGICAEntão me pego pensando… como é que um sujeito tão inteligente… aliás, um sujeito não, vários sujeitos, tão inteligentes, em papel de liderança na empresa, conseguem tomar uma decisão idiota, em nome de uma estratégia?Pois saiba que já participei de decisões assim. Já fiz parte, na verdade faço, de tomadas de decisão das quais […]

| 02/02/2006 - Luciano Pires
Memórias Mortas

MEMÓRIAS MORTASEstive em minha terra natal, Bauru, nos últimos dias e fui surpreendido com o falecimento de um grande amigo da família, o Rubinho Figueiredo. Que pena! O Rubinho era uma daquelas pessoas do bem, sabe como é? Que quase não existem mais? Pois é… Meu amigo Rubinho se foi.No caminho para o velório, ao […]

| 12/01/2006 - Luciano Pires
A Entropia

A ENTROPIAEntropia. Você sabe o que quer dizer essa palavra? Entropia designa a tendência generalizada de todos os sistemas do universo, sejam eles naturais ou feitos pelo homem, de deteriorar-se. O corpo humano passa por um processo de entropia: vai envelhecendo e um dia morre. O automóvel também. Vai ficando velho, desgastando as peças e […]

| 09/01/2006 - Luciano Pires
Não Acredito

NÃO ACREDITOEra 1988. Meu filho tinha uns três ou quatro anos de idade e estávamos na piscina da chácara de meus pais em Bauru. Eu dentro d´água e ele do lado de fora, ensaiando saltar em meus braços, com todo o medo de quem experimenta uma situação de risco. Eu o incentivava e ele hesitava. […]

| 06/01/2006 - Luciano Pires
O Quarto Do Poeta

– Eu amo o mundo! Eu detesto o mundo! Eu creio em Deus! Deus é um absurdo! Eu vou me matar! Eu quero viver! – Você é louco? – Não, sou poeta.Esse é o poema “Simultaneidade” de Mario Quintana, poeta gaúcho cuja obra é reverenciada por todos os que têm sensibilidade para perceber as sutilezas […]

| 03/11/2005 - Luciano Pires
A Zona

Sou de Bauru, terra onde surgiu Pelé, onde nasceu o inventor do sanduíche mais famoso do Brasil, do primeiro astronauta brasileiro e…da Eny. A Casa da Eny foi, talvez, o mais famoso prostíbulo brasileiro nos anos 60 e início dos 70.  Até hoje passo pela estrada e vejo o luminoso, caindo aos pedaços, onde se […]

| 02/11/2005 - Luciano Pires
Um Beijo

UM BEIJO Era 1951, na primeira novela brasileira, “Sua Vida me Pertence”, Walter Forster e Vida Alves, ao vivo, em preto-e-branco, foram o grande acontecimento daquele veículo que nascia para transformar a cultura brasileira: deram o primeiro beijo em frente às câmeras. Escândalo!!!Em 2001, cinqüenta anos depois, outro beijo. No programa “Fica Comigo”, na MTV, dois […]

| 11/10/2005 - Luciano Pires
O Príncipe

O PRÍNCIPEO que fazer diante dos acontecimentos dos últimos dias? Por enquanto decidi observar. Quero ver quem vai saber escolher entre moral e política… Mas ando agoniado diante da perspectiva de perda do único recurso que não podemos renovar: o tempo. Imagino que os 60 ou 90 dias em que estaremos mergulhados na questão do […]

| 06/09/2005 - Luciano Pires
Passarinhos

PASSARINHOS Ilustração de Eldes -www.eldes.comSão três. Piando o dia todo, num ninho construído na janela do meu escritório. Acho que são sanhaços. “Preciso mostrar pras crianças!”. Aí lembro que meu filho tem vinte e um anos, não vai se animar a correr pra ver os passarinhos. Mas a outra “criança”, minha filha, ainda tem quinze. Pode […]

| 12/08/2005 - Luciano Pires
Incompetence Day

INCOMPETENCE DAYConfesso que quando vi as primeiras cenas do furacão Katrina deixando Nova Orleans coberta de água, imaginei que veríamos mais um show dos Estados Unidos. Fiquei à espera de milhares de helicópteros e carros anfíbios da guarda nacional e do exército, esvaziando a cidade em algumas horas e salvando não só as pessoas, mas […]

| 09/08/2005 - Luciano Pires
Robertos Do Brasil

ROBERTOS DO BRASILMinha amiga Sumara Ancona Lopes me manda um e-mail descrevendo a emoção que sentiu num show de Roberto Carlos em Araras, no mês de junho: “A noite estava fria, como sempre é no mês de junho, com aquele sereno caindo fininho. O povo lotou o ginásio. Por volta das 21h20, um grande agito, […]

| 07/07/2005 - Luciano Pires
Os Reclame

OS RECLAMEFui xingado. De moralista. Moralista é palavrão? Sei lá, mas que incomoda, incomoda.Tudo em razão da crítica que fiz a uma propaganda de cerveja onde um grupo de senhoras de idade corria atrás de um moço, que fugia desesperado. O texto dizia que “todos querem o novo…”. O que é que eles queriam dizer?  […]

| 04/07/2005 - Luciano Pires
Seu Timo

SEU TIMO<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-comfficeffice” /> O Timo era meu vizinho de apartamento em 1984, ao lado do Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Eu nunca soube seu nome, mas o apelido era Timo. Tinha uns trinta e poucos anos.O Timo vivia com uma moça linda e magérrima, cujo nome não me lembro mais. […]

| 05/06/2005 - Luciano Pires
Própios Poblemas

PRÓPIOS POBLEMAS Você reparou no efeito colateral das CPIs televisionadas? A autoridade está lá, discursando sobre ética, democracia, macroeconomia e estratégias para colocar o país nos trilhos, tentando explicar o inexplicável, justificar o injustificável. Repentinamente solta um “menas”. Tudo bem. Ato falho. Vamos continuar apreciando o discurso. Sai um “nóis”. Rá,rá… Tudo bem. É vício de […]

| 08/04/2005 - Luciano Pires
Meus Preconceitos

Nestes tempos da hipocrisia do “politicamente correto”, não existe palavrão mais ofensivo do que “preconceituoso”. Preconceito, conforme a definição dos dicionários, é um conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério; uma superstição. E a facilidade com que as patrulhas rotulam a gente de preconceituoso é impressionante. Basta discordar delas…Pois quer saber? Sou preconceituoso. Quer ver?Odeio […]

| 03/04/2005 - Luciano Pires
Invasão Pocotó

INVASÃO POCOTÓCena um: convenção de vendas de uma das principais redes de fast food do nordeste. Faço, com sucesso, minha palestra “Brasileiros Pocotó” para um público composto dos gerentes das lojas de todo o Brasil. Gente com formação universitária, viagens para o exterior e um bom padrão de vida. Após o evento, uma festa, com […]

| 11/03/2005 - Luciano Pires
O Taxista De Araxá

O TAXISTA DE ARAXÁIlustração por Eldes – www.eldes.comRecentemente fui para Araxá, num evento da Associação Brasileira da Indústria de Massas. Conheci o Tropical Grande Hotel, inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas. Fiquei deslumbrado ao entrar no grande saguão do hotel, com aquela arquitetura dos anos 30. Uma pérola, esquecida, e praticamente fora do circuito turístico […]

| 06/02/2005 - Luciano Pires
Uonderifi

UONDERIFI– É uonderifi. Dábliu, o, ene, dê, ê, erre, espaço, i, éfe. Uon-de-rifi…Era a professora ajudando com a letra de “Imagine”, de John Lennon, numa aula de inglês quando eu era garoto. Ele cantava “I wonder if you can”.Depois de traduzir, compreendi a letra de Lennon, mas eu era jovem demais para entender a mensagem […]

| 12/01/2005 - Luciano Pires
Nossas Ondas

NOSSAS ONDAS Recentemente li sobre os problemas que a Rádio e TV Cultura vinha passando para manter-se. Faltava dinheiro, as produções eram canceladas, muita transmissão de reprises e uma falta de perspectiva brutal diante da escassez de recursos. A maior parte da verba que mantém a RTV Cultura vem do Estado de São Paulo. E na […]

| 09/01/2005 - Luciano Pires
Dois Brasis

  DOIS BRASIS Meu amigo Nuno Mindelis diz que o Brasil não é um, mas dois. Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. É um Brasil pobre de espírito, conformado em ser dirigido. Um Brasil ignorante, que faz dessa ignorância fonte de poder e […]

| 07/01/2005 - Luciano Pires
Sem Rodas

Tente imaginar um lugar onde não existam rodas. Isso mesmo, rodas. Não tem carro, não tem caminhão, não tem moto nem bicicletas. Nem mesmo carroças e carros-de-boi. Conseqüentemente, nem a imprensa especializada…É possível existir um lugar assim? É. E eu estive lá. Passei 20 dias no último mês de abril, percorrendo a Trilha do Everest, […]

| 27/11/2001 - Luciano Pires
Três Cês

 

| 17/11/2001 - Luciano Pires
O Jornalista

Li outro dia que o volume de informações contido numa edição de um grande jornal é equivalente ao volume de informações que um indivíduo acumularia durante TODA a vida no século 17…é mole? Exercendo meu papel de diretor numa grande empresa, lido diariamente com o desafio de filtrar o volume imenso de informações que recebo. […]

| 01/11/2001 - Luciano Pires
Vaga-Lumes

VAGA-LUMESRecebi muitas respostas ao texto que escrevi quando completei meus quarenta e nove anos este ano. Uma delas fez com que eu visualizasse a cena. Quem escreveu foi Ledy Buttendorf: “Você não é diferente da gente. Já completei cinqüenta e posso adiantar que não dói. Sou avó e a Júlia é uma graça. Sexta-feira, 9,30h […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Eu Repilo

EU REPILOSe eu tivesse que escolher a “palavra do ano” de 2005, apesar da tentação de apontar “mensalão” ou “excelência”, optaria por um verbo conjugado na primeira pessoa do presente do indicativo: REPILO.Repetido mais de uma vez por José Dirceu, enquanto ele se debatia para escapar à cassação, o “eu repilo” transformou-se numa daquelas afirmações […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Paladinos De Fraldas

PALADINOS DE FRALDASVocê já reparou nos promotores do Ministério Público? Fico sempre impressionado: são praticamente meninos e meninas! Jovens e com a imensa responsabilidade de acabar com a farra da corrupção que assola o país.  Lembrei-me então que Luiz Carlos Cruz, que é professor da UNIP, escreveu uma resposta a um artigo meu, enfocando justamente […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Deleite

O DELEITEQuando terminei uma de minhas palestras, uma garota me surpreendeu com uma frase:– Luciano, sabe o que mais gostei na sua palestra? Foi perceber que você estava se divertindo!Acho que esse foi um dos maiores elogios que recebi… Se ela percebeu que eu me diverti, a palestra foi um sucesso! Pelo menos para ela.Você […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
As Quedas

Caiu o Corinthians. Foi pra segunda divisão do campeonato! Que emocionantes as cenas da torcida gritando mesmo após o final do jogo. Vários brutamontes tatuados chorando convulsivamente enquanto os jogadores saíam de campo. Se fossem os jogadores do Corinthians que eu aprendi a admirar nos anos setenta, oitenta e noventa, eu teria certeza de que […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Natais Legais

Escrever sobre Natal – no Natal – é uma obrigação. Mas com o tempo a gente meio que esgota o assunto. Apesar disso, em minhas pesquisas encontrei uma frase genial da escritora e humorista estadunidense Erma Bombeck:– Nada é mais triste neste mundo do que acordar numa manhã de Natal e não ser criança.Pronto. Bastou […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Moerda

-”Reforma? Prefiro vender a casa”. É minha resposta cada vez que ouço alguém falar sobre realizar obras em casa. Fui treinado nesse calvário. Pelos melhores. Pedreiros, encanadores, eletricistas, telhadistas, pintores, gesseiros, jardineiros… Capitaneados por um empreiteiro. Todos inteligentes enganadores, que prometiam e jamais cumpriam. Mas cobravam direitinho. Tem uma frase que, quando ouço, me arrepia:– […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Os Pedregulhos

Brasileiro adora crise. Se não está no meio de uma, está especulando quando chegará a próxima. Que por sinal, será a definitiva, a maior de todas, o Juízo Final.Perguntado sobre como vejo a crise, contei mais uma das muitas histórias da minha viagem ao Campo Base do Everest, que tantas lições me trouxe.Quando viajei para […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Capital Social

Desde que eu era criança em Bauru e até meus 45 anos de idade mais ou menos, todo Natal era especial. Meus avós, seu Duarte e Dona Dora faziam questão de reunir a família durante as festas de final de ano. Era uma grande bagunça, entre vinte e trinta pessoas nos almoços e jantares festivos, com […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Pílulas Natalinas

Hoje vou pegar leve, com algumas pílulas natalinas que andei juntando. São retalhos que vou costurando, sabe como é?Pílula um:  O Natal é um período especial do ano. Uma convenção. Quando ele chega o tempo muda, um clima diferente toma conta da casa, da cidade, do país. Conheço muita gente que odeia o período do […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Alforria

ALFORRIAEste artigo faz parte do livro NÓIS…QUI INVERTEMO AS COISA ( http://www.lucianopires.com.br/livros/Nois/)                                                                                                                    Recebi um artigo do diretor teatral Gerald Thomas, detonando com o Ministro da Cultura Gilberto Gil. Deslumbrado pelo poder, Gil estaria acabando com o teatro, para decepção da classe artística que esperava que um músico colocasse o cenário cultural brasileiro nos eixos.Na mesma […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Estelionato Televisivo

ESTELIONATO TELEVISIVOQuem acompanha meus artigos desde 2004 sabe que andei me estranhando com o advogado de Augusto Liberato – o Gugu – no ano passado, por conta do Troféu Brasileiro Pocotó, que nosso solerte apresentador estava prestes a ganhar. Em eleição direta pelos internautas.Naquela ocasião o advogado veio pra cima de mim, dizendo que se […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Pintão

Querem que eu aumente o pênis. Recebo diariamente uns dez ou doze e-mails com títulos estranhos recomendando técnicas e pílulas milagrosas para aumentar o pênis. Você também recebe, né? Conversei com amigos e amigas e todos recebem o mesmo tipo de mensagem, o que foi um alívio para mim. Já estava achando que era sacanagem […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Penso Diferente

PENSO DIFERENTEVivemos recentemente uma experiência que pode nos ensinar muito sobre a convivência com pessoas de idéias antagônicas.Durante as semanas em que nos envolvemos no referendo do “sim” ou “não”, foi interessante ver o volume de informação que circulou pela Internet com argumentos pró e contra o desarmamento. Não me lembro de ter visto um […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Colheita

A COLHEITAA maioria dos idiotas que conheço tem diploma universitário. E sobre esse assunto, recebi um e-mail de minha amiga Jane Pólo: “A pocotização começou há muito tempo. Escolas medíocres, professores idem. Esse é o ponto de partida. Para onde vai toda essa gente malformada? Ocuparão postos em todos os lugares. Malformado não quer dizer […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Therezinha De Jesus

THEREZINHA DE JESUSDia 21 de novembro de 1981 me casei. E em algum momento imaginei como eu estaria vinte e cinco anos depois. Me imaginei pai. Me imaginei com cinqüenta anos. Me imaginei morando em minha casa própria… Nem sei se imaginei como seriam minhas bodas de prata. Será que eu estaria bem? Será que […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Os Porta-Vozes

No programa do Jô a senadora petista Ideli Salvatti, perguntada sobre a  incoerência do PT, que sempre combateu a CPMF e agora a defende, respondeu que é assim mesmo, que a oposição tem que dificultar. Mesmo contra os interesses do país… Enquanto falava, Ideli ostentava aquele sorriso sarcástico dos que só têm compromisso com o […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Noticiários Fortes

Fico imaginando o horror que devem ser as reuniões de pauta dos telejornais brasileiros neste final de ano. As televisões precisam atingir as metas de faturamento e lucro e para isso necessitam de audiência. E este ano vinha muito bem: eleições no Brasil e nos EUA; crise global; Olimpíada; guerra de polícias… E os grandes […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Com Um Pé Atrás

Ando cada vez mais cético. Olha só esse escândalo da operação Satiagraha, com o delegado Protógenes. O herói que prendeu o banqueiro desonesto agora é o indiciado que passa por cima da Constituição e abusa de seu poder de polícia. Mas basta sair às ruas para ver a manifestação pró Protógenes numa esquina e a […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Mundo Cinza

É cada vez mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade. Ambientalistas x desenvolvimentistas, criação x evolução, esquerda x direita, ciência x religião… Todo mundo tem certeza, todo mundo tem razão. A gente lê uma argumentação brilhante e concorda com ela. E – graças à internet – segundos depois lê uma […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
E Se?

Ela é apresentadora veterana de programas de televisão. Não está nas redes de grande audiência, mas conhece profundamente os bastidores da indústria televisiva e faria uma palestra no mesmo evento que eu. Aproveitei para tirar um monte de dúvidas, uma delas sobre um programa novo que sua emissora havia colocado no ar. Uma coisa estranha, […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Coragens

Os deputados Raul Jungman e Fernando Gabeira me deixaram perplexo quando participaram daquela confusão na entrada do Congresso, no dia do julgamento de Renan Calheiros. Tentaram entrar no plenário do Senado e foram impedidos pelos seguranças, entre gritos e empurrões… Nunca imaginei vê-los saindo no tapa. Não combina com eles… Pois naquele dia, como em […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
As Repúblicas Do Cagaço

  AS REPÚBLICAS DO CAGAÇO Ontem vi uma matéria sobre a implementação de mais de 100 mudanças no projeto que mandou dois chineses ao espaço. Eles disseram que não querem repetir os problemas que os estadunidenses tiveram nas últimas missões do ônibus espacial.A primeira reação que tive foi de exclamar “que audácia”. Mas depois pensei mais […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Ô Tédio…

Ô TÉDIO…E a turma da área de comunicação decidiu inovar e criou uma mensagem de espera telefônica diferente. Aproveitando umas propagandas de rádio bem humoradas, fez com que quem ligasse para a empresa, ouvisse uma mensagem alegre, engraçada e diferente daquela musiquinha de crematório que outras empresas escolhem… Resultado?Alguns diretores da empresa entraram em pânico. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Concessões

CONCESSÕESConversando com meu amigo, o músico Sérgio Sá, eu comentava sobre uma constatação triste. Dizia que eu havia separado os primeiros CDs de Djavan, Fagner e Simone e que ao ouvi-los, ficara entusiasmado com a proposta, a “rusticidade” das músicas e interpretações. Havia naqueles CDs uma originalidade, uma experimentação, um tipo de conteúdo que se […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Choque

O CHOQUEA vida toda aprendi que o Brasil é um país abençoado por Deus e bonito por natureza. “Nestepaíz” não tem terremoto, tufão, tsunami nem vulcão. Tem sol que não acaba mais. Em se plantando, tudo dá. Tem água como nenhum outro. Tem vento. Tem terra, terra e mais terra. Aprendi também que o Brasil […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Don Trujillo

Em texto recente sobre um assalto que sofri, lembrei de Don Facundo, um boneco de ventríloquo que nos anos sessenta e setenta foi a alegria da garotada na televisão. Um dia o boneco foi roubado e jamais reapareceu. E o ventríloquo sumiu. Pesquisei informações sobre ele e nada encontrei. Mas graças a alguns leitores – […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Os Carapintadas

Cadê os estudantes? Onde foram parar os inconformados jovens que foram a linha de frente dos movimentos sociais nos anos sessenta, setenta e oitenta? Sobre esse tema, recebi um e-mail de um leitor, o Julio Cesar.Olha só: “Tenho me manifestado com freqüência em fóruns dos quais participo a respeito da apatia do brasileiro com relação […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Dedo De Buda

O DEDO DE BUDAOlha só a notícia que recebi por e-mail: “Há alguns dias os meios de comunicação divulgaram notícias sobre as cerimônias religiosas em torno da chegada do dedo de Buda à Coréia do Sul, local onde ficaria exposto à visitação dos budistas por 42 dias. O pedaço de osso foi descoberto numa câmara […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Inserido No Contexto

Nos anos setenta um músico pernambucano de voz rouca fez sucesso no Brasil. Era Paulo Diniz, cujo maior sucesso foi “Quero voltar pra Bahia”. Mas havia outra música no lado B do compacto, “Ponha um arco-íris na sua moringa”: “Ponha um arco-íris na sua moringa ai ai aiÉ lúcido é válido inserido no contexto ai […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Os Pombos

Este ano está sendo uma festa para a mídia, olha só: tivemos o pai que jogou a menina pela janela, seguido da Olimpíada, depois as eleições, o seqüestro de Santo André e as eleições nos EUA. Quando a bola baixa temos o aquecimento global para ocupar o espaço. As tiragens e a audiência estão garantidas […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Ideologicamente Estressados

IDEOLOGICAMENTE ESTRESSADOSRecentemente cunhei a expressão “ideologicamente estressados” para adjetivar algumas pessoas que me atacaram quando manifestei a necessidade de se falar o idioma com correção ou de se criar um sistema de qualificação a quem concorrer a cargos públicos. Na visão daquelas pessoas, sou preconceituoso e elitista. Alguns leitores pediram que eu explicasse melhor o […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Lição De Vida

LIÇÃO DE VIDA Vivi dias atrás uma das experiências marcantes em minha vida, ao promover a edição de meu livro BRASILEIROS POCOTÓ, em Braille. São raras as obras de autores contemporâneos em Braille. Dá um trabalhão, custa caro e o retorno é baixo em termos de marketing. Mas eu achei que deveria fazê-lo. E fiz. Através […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Minha Idéia, Minha Obra

MINHA IDÉIA, MINHA OBRAAlmocei num restaurante que passava nas telas de plasma o show “Kaia na gandaia” de Gilberto Gil. O show é uma homenagem ao reggae de Bob Marley. Gil canta e encanta, dança e ilumina. Uma delícia. Mas… Tinha gente com cara feia na mesa.– Odeio o Gil.Gil é ministro. É do PT. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Pesquisa

A PESQUISAMe acordaram e me perguntaram sobre política. Eu não sabia.Me perguntaram o que faz um vereador. Eu não sabia.Me perguntaram o que faz um deputado estadual. Eu não sabia.Me perguntaram o que faz um deputado federal. Eu não sabia.Me perguntaram o que faz um senador. Eu não sabia.Me perguntaram em quem votei nas últimas […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Cara Do Espelho

O CARA DO ESPELHOSabe como eu voto? No dia da eleição acordo cedo, vou pro banheiro e me olho no espelho. Aí converso com o cara que está me encarando.– Meu, que diferença faz um insignificante voto entre milhões?– Seu pequeno e insignificante voto vai mexer no governo.– Que governo? – O governo da democracia […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Quem Matou Taís?

Lá para os idos de 1990, Renan Calheiros era um fiel escudeiro de Fernando Collor. Lembro que ele chamava atenção pelo cabelo sempre despenteado. Era uma figura estranha, vivendo na sombra do poder. Foi eleito senador pelo estado de Alagoas em 1994 e reeleito em 2002. Quando do impeachment, fazia parte da “tropa de choque” […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Bobo

Alguns conhecidos foram embora do Brasil. Sempre pela mesma razão: Não dá mais para viver aqui e esperar um futuro digno. O Brasil já era…É claro que não concordo com eles. Abandonar o barco não está nos meus planos. Mas eles cansaram de lutar, de se decepcionar, e decidiram construir seu futuro em outros lugares. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Diferente Deles

Olha, eu não canso de me admirar com a capacidade que os políticos têm de conviver com uma situação como essa que envolve o Renan Calheiros. Se fosse comigo eu já teria morrido de vergonha. Saberia que por onde passo as pessoas me olhariam e cochichariam “olha ele aí”. Saberia que na casa de cada […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Intimação

Fui intimado. Tenho que ir à delegacia prestar contas num processo no qual fui envolvido pelo jogador Zé Roberto, ex-Santos e ex-Seleção Brasileira de Futebol. O Zé Roberto sentiu-se ofendido pela divulgação de uma carta bem pouco elogiosa ao Brasil, que ele teria escrito quando voltou para a Europa. Zé Roberto nunca escreveu a tal […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Desemprego Qualificado

Socorro! Minha casa está em reforma! O pedreiro estraga a porta, o marceneiro estraga o gesso, o gesseiro estraga a pintura, o pintor estraga o piso, o ladrilheiro estraga a parede… Contratei uma empresa para não ter dor-de-cabeça com os pedreiros e agora tenho dor-de-cabeça com os donos da empresa.Como é difícil encontrar bons profissionais! […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Melô Do Sarney

Quem segue meu trabalho sabe que gosto de usar humor para tratar de coisas sérias. Cinco anos atrás decidi optar pela velha arma da paródia, da animação, da música e das imagens para distribuir algumas críticas pela internet. Nada que gerasse grandes mudanças, mas pequenas alfinetadas que devem doer muito em quem veste a carapuça. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Peçonhento

O PEÇONHENTOLuciano PiresIgnorante. Preconceituoso. Peçonhento. Pe-ço-nhen-to… Fui presenteado com esses adjetivos por alguns leitores que comentaram meus artigos “Própios Poblemas” (onde critiquei as “otoridades” que aparecem nas CPIs dizendo “poblema”) e “ISO Sim”, onde propus uma certificação da qualidade para quem concorrer a cargos públicos. Primeiro foram alguns lingüistas, indignados com minha “investida”. Disseram que […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Batendo Pino

BATENDO PINOMais uma vez me pego numa daquelas discussões sem fim sobre tangíveis e intangíveis. Sobre a nossa incapacidade de dar valor ao que não conseguimos medir. Sobre a absoluta ignorância da sociedade acerca daqueles aspectos ligados ao intelecto, à alma. Na discussão mais uma vez perguntei para que vale um médico, um advogado, um […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Monga

A MONGAAos quatorze anos, eu estava com os hormônios explodindo e começando a achar que meninas talvez fossem… legais. Uma vizinha começou a me despertar umas sensações estranhas. De repente, começou a ficar bom estar perto dela… E eu, moleque de tudo, não tinha a menor idéia do que fazer. Pô, estávamos em Bauru, em […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
E.Escola

Olha só o que me vem de Portugal: “A TMN é o primeiro operador a disponibilizar 300 mil computadores portáteis com banda larga, a 150 euros , no âmbito do programa e.escola, iniciativa anunciada pelo governo como o projeto mais ambicioso do Plano Tecnológico Nacional de combate à infoexclusão. O objetivo é levar a meio […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
As Amazonas

Existe uma lenda antiga que fala das Amazonas, uma tribo só de mulheres, bravas guerreiras, que viviam numa comunidade onde não existiam homens. Elas procuravam homens em outras tribos apenas para acasalar e procriar. Uma sociedade só de mulheres, já pensou?Pois parece que essa possibilidade existe. Li um estudo do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Zeitgeist Tropical

Você já ouviu esse termo “Zeitgeist”? É alemão e a pronúncia é “tzaitgaist”. Adotado pelos filósofos românticos alemães do século dezoito como uma tradução do latim genius (espírito guardião) e saeculi (do século), o termo foi popularizado pelo filósofo Hegel em seu livro Filosofia da História. Zeitgeist é traduzido para o português como “espírito do […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Lá Vem O Negão

– Lá vem o negão… Cheio de paixão… Te catá, te catá, te catá… Foi em 1994 que o Cravo e Canela – um daqueles grupos musicais que surgem com um sucesso para desaparecer em seguida – lançou a música “Lá vem o negão”. Pois sempre que vejo as cenas do Supremo Tribunal Federal tratando […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Passageiros E Tripulantes

Durante minha vida como executivo enfrentei milhares de reuniões de todo tipo. No começo da carreira, jovem e inexperiente, eu admirava a habilidade com que aqueles altos executivos tomavam decisões. Que beleza! Será que um dia eu seria como eles? E a cada convocação para uma reunião eu ficava orgulhoso. Pô, eu fazia parte do esquema!Com o tempo fui […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Gastão, O Vomitador

Nos anos setenta, quando o tablóide O PASQUIM estava no auge, o cartunista Jaguar criou um personagem antológico: Gastão, o vomitador. O Gastão era um sujeito comum, tinha cara de contador, carequinha, barba mal feita, óculos com moldura grossa e usava um terninho com gravata escura. Sempre que uma situação o desagradava, especialmente se relacionada […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Efêmeros Heróis

Quando o Cirque du Soleil estava no Brasil assisti a uma curiosa matéria na televisão. Acho que foi no Fantástico. Os repórteres foram para o interior do Nordeste, até um pobre circo mambembe, daqueles em que o pai é o apresentador, o mágico e o trapezista, a mãe é ajudante do mágico, contorcionista e palhaço […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Virei Jabor

Meu texto “De onde virá o grito?” circula pela internet e outras mídias desde que o lancei em 12 de Junho de 2007. Virou uma daquelas correntes tão características da web. Nele trato da necessidade de colocar pra fora nossa indignação diante de certos acontecimentos. Ou errados acontecimentos. E digo que o grito talvez venha […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Escândalo

O ESCÂNDALOLuciano PiresVocê se lembra da primeira vez que falou num celular? Não foi o máximo? Hoje celular é rotina, faz parte de nossas vidas e ninguém mais repara neles.O trato diário com o celular banalizou esse aparelhinho fantástico.Uma vez escrevi um texto sobre uma experiência num Pronto Socorro, quando um médico friamente me comunicou […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Valores E Convicções

VALORES E CONVICÇÕESLuciano PiresAquele depoimento da esposa do Marcos Valério foi chocante.Principalmente quando os questionamentos colocavam nos holofotes a família dela e dele. Quando os filhos de ambos foram mencionados, pelo menos em minha cabeça, um drama se desenrolou.Deixei de lado as razões sórdidas que colocaram tanto ele como ela na situação em que estão […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Americanos

AMERICANOSLuciano PiresQuando fiz minha viagem ao Everest em 2001, encontrei gente de todo mundo. Numa das passagens de meu livro O MEU EVEREST, conto da experiência de ir conversar com duas mulheres que estavam próximas, observando os alpinistas que desciam da montanha.Perguntei de onde elas eram. Eram duas barangas, cheias de pose que, como se […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Xerxesando

XERXESANDOEstou relendo um livro precioso. Chama-se Ética & Negócios e foi escrito por Julio Lobos. É uma publicação independente, não está à venda em livrarias. Foi publicado em 2003 e nunca esteve tão atual. Julio trata de ética no ambiente empresarial, numa linguagem simples e objetiva. É uma delícia. Lá pelas tantas, encontro uma história […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Dona Dora

DONA DORA                                                        Seu Duarte e Dona Dora no dia da festa de 100 anos dele Eu era o Lucianinho. Tinha oito ou dez anos. Em pé, na cozinha, com os olhos esbugalhados, assistia Dona Dora que lidava com um prato de louça sobre a pia. No centro do prato, um pouco de água e azeite. Dona […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Tanta Porcaria

TANTA PORCARIAFui ligar a televisão na hora do jantar e meus filhos protestaram. “Chega, pai. Não agüentamos mais ouvir tanta porcaria”…“Tanta porcaria”… É só abrir o jornal ou a revista. Ligar o rádio ou a televisão. Navegar pela Internet. Telefonar pro amigo. Bater um papo no bar da esquina. Conversar com o taxista… Tanta porcaria.A […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Aquarela Do Brasil

Brasil, meu Brasil brasileiroMeu mulato inzoneiro, vou cantar-te nos meus versos…Caiu outro avião no Brasil. Eu achava que nunca mais veria aquelas cenas de corpos ensacados na calçada. Ou os familiares desesperados nos aeroportos. Ou a expressão aparvalhada, incrédula e impotente dos funcionários da companhia aérea, incapazes de dizer algo além de um número 0800 […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Os Conspiradores

Outro dia fui almoçar com o escritor Rubem Alves e ao contar o que eu vinha fazendo no sentido de “despocotizar” o Brasil, ele disse que eu era um “conspirador”. E que precisamos de conspiradores. Gostei do rótulo: “conspirador”. Gente que está nos bastidores discutindo, propondo, fazendo cabeças, montando estratégias que um dia  – e […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Fogo No Rabo

Ajeitando minha caixa postal encontrei um e-mail antigo de um leitor, o Ignácio. Um e-mail alegre que merece ser reproduzido:“Recebo semanalmente suas mensagens, e vou tomar a liberdade de lhe informar que hoje recebi o resultado de minha prova de vestibular para a Universidade Federal Fluminense para o curso de Física. Entre cerca de 450 […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Escassez

Quando deixei a Dana, empresa onde trabalhei por 26 anos, para dedicar-me a projetos de internet, radio, palestras e edição de livros, mergulhei no mundo dos empreendedores. Escrevi na época um texto chamado “Sobre Canários e Sabiás” onde eu comparava a segurança do canário (o executivo) preso na gaiola, com a liberdade do sabiá (o […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Veneno

“Luciano, pare de enviar esses seus textos. Na boa, você escreve mal. Vá fazer outra coisa.”Recebi esse comentário cerca de oito anos atrás, quando comecei a escrever meus artigos semanais. Foi um soco no estômago. Nem tanto pela crítica, mas pelo: “na boa”.  O desgraçado dava a entender que estava me ajudando! Ele não sugeriu […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Quente Ou Frio?

Todo mundo quer saber do aquecimento global no Pólo Norte. Oras, se eu fui pra lá tenho que ter visto a tragédia, não é mesmo?Antes de sair do Brasil pesquisei a respeito e fiquei aterrorizado quando topei com esta notícia:“Capa polar do Ártico pode desaparecer neste verão.”O texto trazia as declarações do Dr. Olav Orheim, […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Mortômetro

48… 49… 50… 51… 52 mortos pela gripe suína. E aumentando! Tá chegando a minha hora… Cada morte numa cidade diferente dá uma nova manchete. Como o Brasil tem algo em torno de 5 mil municípios temos aí um potencial gigantesco para ocupar os jornais, rádios e televisões com o alerta: “Mulher morre de gripe […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Caiu O Zé

CAIU O ZÉEnquanto isso, num corredor escuro do Congresso…– Caiu o Zé!– Pois é…E essa sacola aí, o quê é?– Um troquinho, Nobre Deputado.– Intão, Nobre Deputado, passa aí. É um assarto!– O que é isso, Excelência!– Isso o cacete. Vossa Sapiência vai mandano a grana aí, ou vai tomá uma azeitona.– Mas…Iluminado Deputado…– Não […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Tiozinho

O TIOZINHOSábado, 25 de junho, completo 49 anos de idade. A cada manhã diante do espelho, custo a acreditar que estou prestes a me tornar um cinqüentão. Mas os cabelos brancos, as rugas e a olheira não deixam dúvidas. Virei um tiozinho.Meio século de vida aumenta as dores nas costas, diminui a audição, a vista […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Minha Vida

MINHA VIDANasci no dia 25 de junho de 1956, cinqüenta anos atrás. O Brasil estava em estado de sítio e, pra piorar, nasci Corintiano. Levei mais de 20 anos pra ver meu time ganhar um título. Em 1959, os militares tentam derrubar JK. Em 1961, Jânio toma um porre e renuncia. Em 1962, a crise […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Justiça Cega

JUSTIÇA CEGAA justiça é cega. Sempre aprendi que essa “cegueira” era positiva. Não podendo distinguir entre os humildes e os poderosos, a justiça aplicava as leis de forma igualitária. Cresci vendo aquela figura da senhora com os olhos vendados, uma espada e uma balança nas mãos, como garantia de que eu seria igual a todos. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Pequenos Abnegados

Em meu texto anterior, falei dos milhares de pessoas que, praticamente sozinhas, desenvolvem projetos de inclusão social e de mudanças na sociedade. Pequenos abnegados que dedicam parte de sua vida para mudar o futuro dos menos afortunados. E falei também de milhares de entidades que desenvolvem projetos mais ou menos ambiciosos por todo canto.Como palestrante, […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Balonista

Ele nasceu numa pequena cidade, era inteligente e articulado. Um dia, já maduro, decidiu colocar em prática um sonho: subiria aos céus num tipo de balão e ao sabor dos ventos faria uma viagem inédita, como nunca antes havia sido feita. Muitos acharam que havia perigo, que a aeronave não era segura, que não havia […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Meu Polo Norte

Enquanto você lê este texto, estou em Murmansk, na Rússia, a bordo do “Fifty Years of Victory”, o maior navio quebra-gelos do mundo. Um navio nuclear russo. Faço parte de uma turma que terá o privilégio de ir até o Pólo Norte. Não, você leu certo: estou indo para o Pólo Norte, aquele lugar longe […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Clima Fervente

As conseqüências do aquecimento global aparecem no Ártico como em nenhum outro lugar no mundo. A diminuição da camada de gelo que cobre o oceano é visível, com conseqüências sobre a fauna da região e sobre nosso futuro. Foi isso que vi em minha viagem ao Pólo Norte.Um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Do Grão Ao Bilhão

De grão em grão a galinha enche o papo. Você já ouviu esse dito popular, não é? Convidei o deputado Índio da Costa, DEM-RJ, para escrever nas Iscas Intelectuais de meu site, pois admiro o trabalho que ele vem fazendo para profissionalizar o processo de tomada de decisão na administração municipal.  Decisões baseadas em fatos, […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Grito

DE ONDE VIRÁ O GRITO?Num texto anterior introduzi o conceito de “Ressentimentos Passivos”. Para relembrar, lá vai um trecho: “Você também é mais um (ou uma) dos que preenchem seu tempo com ressentimentos passivos? Conhece gente assim? Pois é. O Brasil tem milhões de brasileiros que gastam sua energia distribuindo ressentimentos passivos. Olham o escândalo na […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Cartilha

 A CARTILHApor Luciano PiresNão canso de me surpreender com a criatividade que nossos conterrâneos revelam nos momentos mais inesperados. Agora foi a tal Cartilha do Politicamente Correto, editada para evitar que usemos termos, digamos, ofensivos a diversas categorias de pessoas. Ela quer derrubar preconceitos.Pela cartilha, não poderemos mais chamar um mau motorista de barbeiro, pois […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Mar De Letras

MAR DE LETRASAcabo de chegar da Bienal do Livro, no Rio de Janeiro, onde participei como um dos debatedores no Café Literário desta noite.Eu já me preparara para o que veria, pois a Bienal está bastante divulgada. Li entrevistas, assisti matérias, entrei no site. Mas descer no aeroporto e encontrar um motorista de terno me […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Como Vai, Como Vai. Como Vai?

COMO VAI, COMO VAI, COMO VAI?Ilustração de ELDES – www.eldes.comWaldemar Seyssel, o Arrelia, faleceu esta semana no Rio de Janeiro, aos 99 anos. Qualquer adulto, na faixa dos 40, que ainda mantenha dentro de si uma criança há de se lembrar com carinho do palhaço Arrelia. Houve um tempo em que o Circo do Arrelia […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Não É Isso Que Está Aí.

NÃO É ISSO QUE ESTÁ AÍLá estava eu, nos meus vinte e poucos anos, diante daquele senhor. Ele era um político experiente, que teve projeção nacional. Estava com mais de setenta anos e a saúde bastante abalada. Sentamos na sala de seu apartamento. Imaginei a quantidade de gente que não teria sentado ali para as […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Estratégia Bin Laden

A ESTRATÉGIA BIN LADENOsama Bin Laden talvez seja quem melhor usou a arma mais eficiente deste milêni a mídia. Numa avaliação rasteira, eu diria que os aviões atingindo as torres gêmeas foram apenas 40% do evento. Os outros 60% ficaram por conta da mídia. Você contou quantas vezes viu a cena dos aviões chocando-se com […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Nopelourinho.Com

Algum tempo atrás usei um texto de Rubem Alves no podcast “A volta do Malandro”. O Rubem escreveu assim: “É preciso notar que os criminosos não  são criminosos só por razões práticas, como dinheiro e poder. Eles são  criminosos também por razões estéticas. Todos os homens desejam ser figuras  lendárias, objetos de admiração, espanto ou […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Culpa E Vergonha

Quando o avião parou em Brasília, um daqueles políticos envolvidos em escândalos entrou. Cabeça erguida, altivo. E, aos poucos, os passageiros começaram a sussurrar, imitando pombos:– Corrupto… corrupto…Pensei comigo mesmo: “que vergonha”… Mas o sujeito continuou impassível, ajeitou a bagagem e sentou-se, seguindo no vôo normalmente. Desembarcou como qualquer um de nós e pronto. Nenhum […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Oficina

Passeando por Recife fui conhecer a Oficina Brennand. Os Brennand são uma família rica e Francisco – que se revelou um talentoso desenhista, pintor, escultor e ceramista – dedicou-se por mais de 30 anos a um sonho. Transformou a velha olaria que seu pai fundou em 1917 num complexo artístico chamado Oficina Brennand. Saí de […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Correlações E Causalidades

Você sabe qual é a diferença entre correlações e causalidades? Não? Você não está sozinho. A maioria das pessoas confunde uma com a outra.Correlações acontecem quando as coisas se relacionam. Por exemplo, o Zé adora a festa junina da igreja. Ele vai vestido de caipira e com uma barba desenhada com carvão. E se mata […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás tive o privilégio de conviver com Orlando Villas Boas enquanto trabalhei num livro sobre ele e seu irmão Cláudio. O que ouvi do velho sertanista foram profecias…

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Soma De Todos Nós

“Ninguém é tão burro quanto a soma de todos nós”. Outro dia escrevi sobre a “asinidade estratégica”, uma curiosa situação que faz com que pessoas inteligentes tomem decisões burras. Diz a sabedoria popular que quando discutimos problemas em grupo as idéias ficam mais claras, mais pontos de vista surgem, mais rica fica a tomada de […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Compromisso

Quando eu era criança meu pai sempre me incomodava com um maroto dilema ético. Ele perguntava se eu preferia ser um herói morto ou um covarde vivo. E eu, voluntarioso, respondia:– Herói morto!Lembrei dessa história quando vi a foto de Dilma Roussef segurando a peruca que o vento estava levando, lá na base aérea de […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Mc Papa

MCPAPATalvez tenha sido em 62 ou 63. Eu devia ter uns seis anos e estava jogando bola no parquinho infantil, ao lado da Igreja Santa Terezinha em Bauru. Repentinamente o sino da igreja começou a tocar e professora juntou a garotada no meio da quadra e comunicou que o Papa havia morrido. Era João XXIII. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
“Seu” Pasquim

  “SEU” PASQUIM O Pasquim foi um jornal que por treze anos revolucionou o jornalismo brasileiro. Era feito por gente brilhante como Ziraldo, Henfil, Jaguar, Ivan Lessa, Millôr Fernandes… Eu ficava na banca de jornais esperando a chegada do meu Pasquim, toda semana. Naquele pequeno grande jornal havia idéias, opiniões, conteúdo que explicitava, para um […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Paradoxo De Valmart

O PARADOXO DE VALMARTHenry Ford criou em 1909 o conceito de linha de montagem, uma inovação tecnológica revolucionária. Os carros eram colocados sobre esteiras e iam passando pelos operários, que desempenhavam funções específicas. Mas não foi apenas na questão tecnológica que Henry Ford inovou. Ele tinha um ideal empresarial muito interessante, tendo lançado o conceito […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Não É “Pobrema” Meu

NÃO É “POBREMA” MEU Dias atrás foi inaugurado o Museu da Língua Portuguesa, nas instalações da Estação da Luz, em São Paulo. Imagine só, um museu dedicado à língua portuguesa…Nossa língua é um patrimônio que a sociedade materialista trata com descaso, pois não tem valor aparente. Qualquer um fala. Não dá pra vender. Não dá pra […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Levi Do Porto

E lá estava eu, na cidade do Porto, em Portugal. Linda, surpreendente. Participei de um evento no prédio da Alfândega, uma área portuária muito antiga que foi revitalizada e transformada em local para eventos. Conversando com os locais, a pergunta óbvia:– Que idade tem a cidade do Porto?– Ah, não tenho certeza. Mas parece que […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Teoria Da Relatividade

Um dos filmes que mais causaram impacto em minha vida foi “Em algum lugar no passado”, com Christopher Reeve, uma história de amor lindíssima, em que um escritor apaixona-se pela foto de uma atriz dos anos vinte. Uma paixão tão avassaladora que ele acha uma forma de voltar ao passado para encontrar a moça e […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Sobre Canários E Sabiás

Algum tempo atrás comentei com um amigo sobre minha carreira como executivo e a intenção de um dia partir para vôo solo. Esse amigo então me falou de canários e sabiás. Disse que o canário passa a vida numa gaiola maravilhosa, com comida e água em abundância, veterinário e todos os cuidados necessários para cumprir […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Herança Maldita

Pronto. Agora são os paraguaios que vão enfiar as mãos em nossos bolsos, cobrando mais caro pela energia de Itaipu. Você não acha estranha a complacência com que Lula e seus companheiros tratam nossos vizinhos? Sempre que entramos numa pendenga com algum “hermano” a sensação é a de que o Brasil acaba cedendo. Não existe […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Desemburrádio

Em 2005 eu buscava formas de ampliar o alcance de meu trabalho, para falar às pessoas que não estavam conectadas ao limitado universo da internet.Foi quando meu amigo Jackson Dorta sugeriu a rádio Mundial, em São Paulo. Fiquei curioso e marquei uma reunião com a diretora, quando expliquei quem eu era, mostrei meus livros e […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Lanterna De Diógenes

Liberdade é o que internet nos dá. Mas ao terminar um texto recente sobre as maravilhas da Web, escrevi: “…é bom você aproveitar. Isso não deve durar muito mais tempo.” E várias pessoas perguntaram o que eu quis dizer.Quando eu era garoto, meu pai me deu uma lanterna. Fascinado, eu andava com ela de noite […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
É Provável

É PROVÁVELOutro dia ouvi no rádio uma baita discussão sobre a política econômica. Havia sido anunciada mais uma vez a prévia da inflação da quadrissemana comparada com a quadrissemana anterior e o índice apresentava crescimento. O crescimento era de 0,02 por cento. Zero vírgula zero dois por cento. Mais ou menos nada. Ninguém pergunta qual […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Desconfio

Ando desconfiado. Desconfio do que leio nos jornais. Desconfio do que vejo na TV. Desconfio do que recebo pela Internet. Desconfio das estatísticas dos políticos. Desconfio das estatísticas dos economistas. Desconfio do desconto na loja. Desconfio da promoção da empresa de telefonia. Desconfio do brinde no posto de gasolina. Desconfio do vendedor. Desconfio do padre. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Operação Padrão

OPERAÇÃO PADRÃOUm amigo me explica como está sendo desenvolvido o processo de “lean manufacturing”, ou “manufatura enxuta” na sua empresa. Essa é a moda da hora, um processo que prevê produzir mais com menos recursos. Tem resultados assombrosos, obtendo índices de produtividade crescente com menos gente, menos máquinas, menos operações, menos espaço, menos tempo.O que […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Publicitário

O PUBLICITÁRIO– Pai, quem é aquele homem na televisão?– É o Duda, meu filho. Um dos maiores publicitários brasileiros.– Puxa! Mas ele está lá faz um tempão e tudo que perguntam pra ele, ele diz que não vai responder…– Pois é, filho. É orientação do advogado.– Advogado? Mas ele ta preso?– Não filho, o advogado […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Dze Rowlystones

DZE ROWLYSTONES Recebi por e-mail um anúncio publicado em jornal de uma cidade do interior, oferecendo um pacote imperdível a quem quisesse assistir ao show dos Rowlystones na praia de Copacabana, em fevereiro passado. No título do anúncio estava assim mesmo: row-lys-tones.Mais de um milhão e meio de pessoas reunidas para assistir ao show da mais […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Invisível

Foi no dia primeiro de setembro de 2004. Uma semana antes eu fora contatado por um representante da CBF – Confederação Brasileira de Futebol, que me perguntara se eu faria minha palestra “O Meu Everest” para a Seleção Brasileira. Seria uma forma de motivar os jogadores para o jogo contra a Bolívia pelas eliminatórias para […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Foi Mal

Uns documentos importantes desaparecem. Foram enviados para mim por motoboy. Chegaram à portaria da empresa no final da tarde e… Ninguém sabe, ninguém viu. O comprovante de recebimento está lá, assinado. E o dono da assinatura me procura para dizer que recebeu e colocou na caixa de entrada. Dali pra frente não se responsabiliza mais. […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Crítico E O Criativo

Em minha palestra “O Meu Everest”, trato dos desconfortos da aventura de caminhar até o Acampamento Base do Monte Everest em 2001, enfrentando maratonas de mais de oito horas, banheiros deploráveis, frio, tonturas e vômitos. Ainda no Brasil, durante minha preparação psicológica para a aventura, considerei duas opções para encarar a viagem. Eu poderia adotar aquele ponto […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Os Inconformistas

Alguns dias atrás me reuni com um consultor financeiro para receber dicas de como preparar meu futuro. E a primeira pergunta foi desconcertante. Ele queria saber quando é que eu pretendia parar de trabalhar para curtir minha aposentadoria. Foi a primeira vez que pensei nisso. E eu não tinha a resposta. Chutei: “setenta e cinco […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Sociedade Desconfiada

Logo após a reeleição de Lula, seu marqueteiro João Santana foi perguntado sobre a deseducação do eleitor quando a campanha do PT afirmou que a privatização é algo ruim. Santana respondeu assim: ”Não quero questionar como foram feitas as privatizações no governo FHC, mas o fato é que ficou, na cabeça das pessoas, como se […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Cara Do Brasil

“Aqueles que desejam tratar política e moral separadamente, jamais entenderão nada sobre nenhum dos dois”. Quem escreveu isso foi Jean-Jacques Rousseau no século 18…Você já refletiu sobre a forma como nossos políticos se comportam quando valores morais entram em conflito com interesses políticos? A recente eleição na Câmara foi uma aula para quem conseguiu acompanhar […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Hipocrisil

HIPOCRISILSaí de uma daquelas reuniões na empresa. Nas quais você entra já sabendo que vai perder tempo e assistir como que a uma peça de teatro. Você sabe que aquele ali te odeia. Aquele outro quer puxar seu tapete. Aquela ali não quer nada com nada. A outra lá está concordando com tudo, mas ao […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
The Perfect Jam

Outro dia assisti a um filme chamado “The Perfect Storm”, de Wolfgang Petersen. No Brasil o filme recebeu o título de “Mar em Fúria”. É estrelado por George Clooney e relata episódio real ocorrido em outubro de 1991 quando uma combinação de fatores raros – que só acontece uma vez a cada século – produziu […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Senhor Tempo

Durante uma de minhas palestras um grupo de jovens perguntou sobre fórmulas para construir uma carreira de sucesso. Eles viam em mim um executivo de uma multinacional, um sujeito que fala em público com facilidade, um escritor, um radialista enfim, e queriam descobrir o que fiz e como fiz para chegar até ali.Cada um tem […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Uma Segunda Chance

UMA SEGUNDA CHANCEAbalado com a cara de pau dos políticos e técnicos que teimam em “não tomar decisões no calor da emoção”, comecei a escrever um texto sobre a violência nossa de cada dia. Subitamente senti que estava sendo repetitivo. E decidi dar uma revisada e publicar outra vez um texto meu de 2003. Veja […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Trogloditas Corporativos

TROGLODITAS CORPORATIVOS Décio, um leitor antigo, me escreve desconsolado. Não agüenta mais o ambiente de trabalho. Tem 28 anos, um espírito criativo e uma inquietação próprios de pessoas que gostam de fazer acontecer. Quando saiu da universidade tinha planos de tornar-se executivo de uma grande empresa, o que acabou conseguindo. Trabalha numa multinacional de serviços. Cresceu […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Velhinha De Itajaí

Quem será que cria aquelas propagandas de lojas de varejo que infestam a televisão? Aquelas coisas tipo Casas Bahia, Lojas Marabras, Lojas Mariza e outras que ocupam um espaço publicitário gigantesco com tanto mau gosto? É sempre a mesma coisa: um sujeito pretensamente simpático ou um casal jovem e risonho falando alto e rápido sobre […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Comandante

Meu irmão esteve em Cuba trabalhando. Foi recebido como turista, hospedou-se como turista e viveu uns dias de turista, no bem-bom dos hotéis e praias do Caribe. Comida da melhor qualidade, paisagens maravilhosas, música de primeira e um tratamento de rei. Até botar os pés na rua e ser assaltado por um moleque. No dia […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Desculpa

Poucos dias atrás marquei uma reunião com o pessoal de compras de um dos grandes grupos editoriais brasileiros. Saí de meu escritório com noventa minutos de antecedência e na hora exata eu estava lá. A recepcionista avisou que a pessoa que me receberia na hora marcada estava numa reunião e que havia outra pessoa esperando […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Matemática Da Dor

Em fevereiro de 2007 Rosa Cristina Fernandes e seus filhos Aline, 13 e João Hélio, 6, foram abordados por homens armados ao parar seu Corsa num sinal de trânsito, no Rio de Janeiro. Todos saíram do carro, mas João Hélio ficou pendurado do lado de fora, preso ao cinto de segurança. O menino morreu ao […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Conselhos

CONSELHOSLuciano PiresOutro dia um grupo de adolescentes me cercou após uma palestra, querendo que eu lhes desse uns conselhos sobre como ser bem sucedidos nas carreiras que eles iriam escolher. É uma situação de alta responsabilidade você ter em sua frente cinco pares de olhos curiosos aguardando palavras de orientação. É fácil entrar na onda […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Arte E Comércio

ARTE E COMÉRCIOLuciano PiresLi um texto delicioso de Oscar Wilde, em “A Alma do Homem Sob O Socialismo”, onde ele diz o seguinte:“Um trabalho de arte é o resultado único de um temperamento único. Sua beleza vem do fato de o autor ser o que ele é. Nada tem a ver com o fato de […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Oportunismo Disciplinado

OPORTUNISMO DISCIPLINADO Você já refletiu sobre a forma como nós brasileiros administramos nossos projetos? De um lado, a indisciplina coletiva que beira a irresponsabilidade. De outro um potencial criativo capaz de soluções inacreditáveis.Brasileiros não se adaptam a planos longos e complexos. Brasileiros querem fazer. Querem ação. E pagam um preço alto por isso. Mesmo quando obtemos […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Que Baratinho!

QUE BARATINHO!Cai o avião da Gol e descobrimos que nossa estrutura de controle do tráfego aéreo é inadequada, ultrapassada e que não é digna de confiança. A explicação? Cortaram os investimentos necessários para a modernização do setor.Janeiro chega, e com ele as chuvas, as enchentes e as imagens de casas inundadas, gente desabrigada e autoridades […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Plano

O PLANO Li o documento oficial que o governo publicou sobre um plano para alavancar o crescimento do Brasil. Gostei muito de um trecho: “Nada mais equivocado do que pensar que […] para promover o desenvolvimento teríamos de aumentar o déficit fiscal. Não o estamos aumentando, porque mobilizamos recursos da sociedade. […] que o controle da […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Tirando A Tampa

“Qual a principal lição que você aprendeu em relação a liderar pessoas?” Foi uma das perguntas que recebi de um grupo de jovens executivos, todos em posição de liderança de equipes, após uma de minhas palestras. Respondi na lata:– Tire a tampa.E então contei a história de um vizinho, também jovem executivo, que sempre conversava […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Em Quem We Trust

A maior empresa de relações públicas do mundo, a estadunidense Edelman, elabora desde 1998 um índice de confiança, chamado de “Trust Barometer”. Anualmente ela entrevista mais de 3.000 formadores de opinião em 18 países. Os entrevistados possuem formação superior e idade entre 35 e 64 anos. Fazem parte dos 25% da população com maior renda […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Próxima Bomba

No canal GNT foi ao ar algum tempo atrás um documentário sobre as crianças israelenses e palestinas, mostrando o ódio que aprendem a nutrir entre si desde que nascem. Depois de uma extensa negociação, no momento mais dramático, o jornalista reúne numa mesma sala os dois grupos inimigos. O clima é pesadíssimo. A desconfiança, o […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
O Garimpeiro

Achei! Num sebo, a coleção completa da enciclopédia “Conhecer” que a Editora Abril lançou no final dos anos sessenta. Linda, novinha… Eu não estava procurando, mas foi irresistível. Voltei pra casa com doze volumes mais três “dicionários” e um frio no estômago.Quando cheguei preparei minha viagem. Sim, a lembrança que eu tenho de minha experiência […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
A Opinião Que Falta

A extradição de Cesare Battisti transformou-se em mais uma daquelas comédias macunaímicas tão brasileiras. Para quem não acompanhou, um resumo.Cesare Battisti é um italiano que durante os anos setenta participou de um grupo de esquerda (Proletários Armados pelo Comunismo) praticando atos terroristas na Itália. Cesare foi preso, mas escapou da cadeia e foi para a […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
Jabuticaba Elétrica

Jabuticabas só existem no Brasil, mas não são só as jabuticabas que só existem no Brasil… Passei o Natal e ano novo numa chácara e para animar as festas montei uma traquitana com caixa de som, DVD , Ipod e outras coisas. O trambolho tinha quatro cabos de força. Para poder ligar tudo era necessário […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires