s

Todo conteúdo do Café Brasil

Artigos Café Brasil
Trivium: Capítulo 5 – Predicáveis: Classificação e Números (parte 4)
Alexandre Gomes

Os PREDICÁVEIS representam a mais completa classificação das relações que podem ser afirmadas DE UM PREDICADO. em relação a um sujeito, TANTO QUANTO as categorias (do ser) são a mais completa classificação do ser tal como é (estou falando das categorias metafísicas de Aristóteles, já tão faladas antes nestas lições) e do ser tal como […]

| 21/01/2022 - Alexandre Gomes
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
LíderCast 227 – Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer

No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.

| 20/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 805 – O Estupro da Mente

Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando:  é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….

| 19/01/2022 - Luciano Pires
Por dentro das Big Techs

Alguma coisa está mudando na cultura do trabalho, e dentro de algum tempo os resultados serão cobrados. Aí veremos o bicho pegar.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 456 – Humildade na liderança

Quando você mistura ignorância com arrogância, pitadas de messianismo, e joga no contexto da montanha, o resultado mais provável é que você vai morrer.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
Café com Leite – Episódio piloto

Este é o episódio piloto de um velho sonho, o Café Brasil com Leite, uma versão do Podcast Café Brasil voltada para crianças e jovens.

| 11/01/2022 - Luciano Pires
Vem aí o Café Com Leite!

Começamos 2022 expandindo o alcance das mensagens do Café Brasil para quem vai construir este país no futuro: nossos filhos.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 454 – A tecnologia mata a paciência

A vida é curta demais pra gente ficar esperando. Mas não é tão curta que não possamos ser pacientes.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
O que é que seus filhos andam ouvindo?

Fomos buscar no acervo do Café Brasil conteúdo que ajude a garotada a se preparar para entrar no universo adulto. O da responsabilidade.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
A normose vai infectar seus filhos!

Para fugr da normose, a primeira coisa é expor nossas mentes a ideias distintas daquelas às quais somos expostos diariamente pelas mídias. Especialmente nossos filhos.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Formas Proposicionais A E I O (parte 3)
Alexandre Gomes

As distinções apresentadas na lição anterior são as bases da CONCEITUAÇÃO e do MANEJO das proposições. Usando a qualidade, ou tanto a quantidade quanto a modalidade, como base, TODA PROPOSIÇÃO pode ser classificada como A, E, I ou O. Logo, temos as FORMAS (estruturas, modelos) A, E, I e O quantitativas – também chamadas categóricas […]

| 07/01/2022 - Alexandre Gomes
Cafezinho 453 – A força que a esperança tem

Em algum momento, de algum lugar no fundo de sua mente, surgiu uma fagulha.

| 07/01/2022 - Luciano Pires
Um pouquinho de história

Um pouquinho de história só para manter as coisas em perspectiva.

| 06/01/2022 - Luciano Pires