s

Artigos do Café Brasil

Artigos Café Brasil
Corrente pra trás

O que vai a seguir é um capítulo de meu livro Brasileiros Pocotó, lançado em 2004. Fica sendo a minha homenagem ao grande Wilson Fittipaldi, que nos deixou hoje. Foi um privilégio conviver com ele, ouvir as histórias e perceber a capacidade de perseguir um sonho de forma obstinada que ele tinha. Eu ia dizer […]

| 23/02/2024 - Luciano Pires
O campeão

Morreu Zagallo. Morreu o futebol brasileiro que aprendi a admirar. O que ficou é outra coisa.  

| 06/01/2024 - Luciano Pires
O potencial dos microinfluenciadores

O potencial das personalidades digitais para as marcas já foi evidenciado. Mas muita gente ainda acredita que o marketing de influência só pode ser realizado por meio de perfis que possuem milhões de seguidores, que custam o olho da cara. Estão enganados.
Os microinfluenciadores, também conhecidos como microinfluencers, que possuem entre dez mil e cem mil seguidores nas plataformas de mídia social, são uma alternativa inteligente e real.

| 19/09/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Onde você estava naquele dia?

Exatamente 22 anos atrás o mundo assistia boquiaberto a um daqueles eventos que mudam o eixo da história, quando dois aviões atingem as Torres Gêmeas em Nova Iorque. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo da tragédia. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar.

| 11/09/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Humor de gênio dispensa palavras

Jerry Lewis foi um famoso ator, comediante, diretor e produtor de cinema norte-americano. Ele nasceu em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, e faleceu em 20 de agosto de 2017, em Las Vegas, Nevada. Jerry era conhecido por sua habilidade excepcional na comédia física. Ele usava expressões faciais exageradas, gestos engraçados e movimentos corporais cômicos para arrancar risadas do público. Seu estilo muitas vezes envolvia situações engraçadas e trapalhadas físicas, que se tornaram sua marca registrada.

| 02/08/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Talento ou gênio?

O violinista vencedor do Grammy, Augustin Hadelich, tocou com todas as grandes orquestras dos Estados Unidos, muitas em várias ocasiões, bem como com um número cada vez maior de grandes orquestras no Reino Unido, Europa e Extremo Oriente. E desenvolveu uma técnica inacreditável.

| 07/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Sua velhice será suportável?

“Nessun dorma” é uma frase em italiano que significa “ninguém dorme” em português. Ela é também o título de uma famosa ária da ópera Turandot, escrita por Giacomo Puccini. A ária é cantada pelo personagem Calaf no último ato da ópera. “Nessun dorma” é uma expressão poderosa e intensa que reflete a determinação e a paixão do personagem. A ária é muito conhecida e amplamente interpretada por tenores em performances musicais e eventos especiais.

E então, surge Angelo Lo Forese…

| 26/05/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Uma questão de competência

Em 2022, durante um show em Luxemburgo, Steve Luthaker, guitarrista da banda Toto, enfrenta problemas técnicos. Percebendo a dificuldade, mesmo após a troca da guitarra, o técnico da banda entra em cena para resolver o problema enquanto o show continua. O tecladista assume o lugar da guitarra e o show continua. Dá até agonia ver o apuro do técnico, que faz um trabalho excepcional.

| 18/05/2023 - Luciano Pires
O palestrante Uber Black

Tenho observado muito a quantidade de gente que se acha palestrante e acabei criando a classificação Palestrante Uber. Tem palestrante X e tem palestrante Black.

| 22/04/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Um elemento surpresa

O maestro da Orquestra da Filadélfia, Yannick Nézet-Séguin, se voluntariou para reger o “Hallelujah Chorus” do Messias de George Frideric Handel, numa apresentação que fazia parte do All-City High School Music Festival, em 6 de março de 2019 – aniversário de 44 anos de Nézet-Séguin. E aí veio a surpresa.

| 06/04/2023 - Luciano Pires
Isca intelectual – A última dança

Agnès Lassalle, era uma professora de espanhol de 50 anos, que foi morta a facadas por um aluno de 16 anos. Em seu funeral, o viúvo decide prestar uma homenagem emocionante. Veja.

| 15/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Uma questão de empatia

O cantor escocês Lewis Capaldi sofre da Síndrome de Tourette, que faz com que a pessoa apresente movimentos repetitivos incontroláveis ou sons indesejados (tiques), como piscar repetidamente, encolher os ombros ou deixar escapar palavras ofensivas. Durante uma apresentação em Praga, na República Tcheca, Capaldi cantava seu maior hit, “Someone You Loved”, quando começou a ter uma crise. E então…

| 10/03/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Beautiful day

Uma canção do cantor gospel jamaicano Jermaine Edwards, chamada “Beautiful Day”, que é uma música sobre os pontos negativos e positivos que enfrentamos todos os dias, se transforma numa ferramenta de conexão inesperada entre uma criança jamaicana , um músico sul-africano e nossos corações.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 13/02/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Quando a solidão é povoada.

Aos 94 anos, depois de sofrer um derrame que o deixou quatro anos sem tocar, Julian recebe a visita de seu velho amigo James Lloyd Morrison, músico de jazz da Austrália que toca trompete e uma série de outros instrumentos, incluindo trombone, tuba flugelhorn, saxofone, contrabaixo, clarinete, guitarra e até piano.
E então, o Jazz faz a mágica.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O grito

Chuck Berry e John Lennon já eram artistas lendários quando uniram forças em 1972, para fazer história na televisão. Ao vivo no The Mike Douglas Show, a icônica dupla tocou Memphis Tennessee e Johnny B Goode juntos pela primeira e única vez. Lennon citava Berry como um de seus heróis de todos os tempos e principais influências musicais. Aí Yoko resolveu contribuir…

| 26/01/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Prepare-se para o inesperado

Em 2006, num enorme evento onde o filme Missão Impossível 3 estava estreando, o protagonista Tom Cruise chegou a bordo de um fabuloso Bugatti Veyron no tapete vermelho.
Tom saiu, acenou para os fans e deu a volta no carro para gentilmente abrir a porta do passageiro para sua companheira Katie Holmes. E então…

| 18/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 09/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 02/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O dia em que James Brown salvou Boston

No dia 4 de abril de 1968, o reverendo Dr. Martin Luther King foi assassinado nos Estados Unidos, desencadeando uma onde de protestos em todo país, com manifestações violentas nas principais cidades. E James Brown salvou uma cidade.

| 29/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 26/12/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O Toque da Nokia

Francisco Tárrega foi um compositor e violonista clássico espanhol, conhecido por peças como Capricho Árabe e Recuerdos de la Alhambra. Ele é muitas vezes chamado de “o pai do violão clássico” e é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos. Mas sua obra mais conhecida, não leva seu nome…

| 22/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 19/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 12/12/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Ame o que você faz

O canto lírico é uma arte difícil, complexa e para poucos. E Cecilia Bartoli faz como poucos.
Neste vídeo, você vai apreciá-la cantando a dificílima, impossível para as pessoas normais, ária ‘Agitata da due venti’ de Vivaldi. Eu não sei se você curte ópera, mas não importa. O que ela faz aqui vai além da música.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

Resumo de tudo que foi publicasdo no ecossistema Café Brasil ao longo da semana.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

VemAí A terceira edição da Black Friday Café Brasil, desta vez com uma oferta nunca antes vista por aqui!
Fique atento aos nossos próximos e-mails e saiba mais!

| 14/11/2022 - Luciano Pires
O seu Café Coado da semana!

Receba as boas vindas ao seu sempre seleto e quentinho, Coado, o resumo de conteúdos da semana do ecossistema Café Brasil.

| 07/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Herói cobrado e solesmãe!

Você consegue perceber a capacidade que um país tem de construir seu futuro, pelo nível intelectual de seu povo. São as ideias, inteligentemente trocadas, somadas, misturadas, que geram as ações necessárias para o progresso. E essas ações serão tão mais eficientes, quanto mais ricas forem as ideias.

| 01/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – The Devil In My Fingers

Bandas de rock normalmente têm um “front man”, um vocalista com grande presença, que atrai a atenção. Mas no AC/DC, é diferente.

| 01/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: O papel é seu!

Henry Thomas tinha apenas 10 anos quando fez a audição para o papel de Elliot, no filme ET – O Extraterrestre, que marcou várias gerações. No vídeo a seguir, você assistirá o momento em que o diretor explica a ele o contexto da cena, e ele interage com um ator que, provavelmente, está lendo o diálogo. Trata-se do momento em que agentes do governo dizem a Elliot que vão levar seu amigo ET embora.
Henry entra no papel e… bem, assista no play.

| 27/09/2022 - Luciano Pires
Pacto brutal

Terminei de assistir a Pacto Brutal, a mini série da HBO Max que trata do assassinato da atriz Daniella Perez em 1992. Eu tinha 36 anos na época, e foi um choque receber a sucessão de notícias que criavam uma história muito mais impactante que as novelas das quais Daniella era protagonista.

| 13/08/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O mago Steve Ray Vaughn

Quando você domina sua técnica, tem repertório e recursos, o imprevisto é bem-vindo.

| 07/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual sobre talento

O que tinham feito suas mãos?

| 28/06/2022 - Luciano Pires
Planejamento Antifrágil – Aula gratuita!

Planejamento Antifrágil é a capacidade de incorporar o imponderável a nossos planos, tornando-os flexíveis para aproveitar as oportunidades que sempre surgem nos momentos de crise. É a capacidade de reduzir a margem de erro e ter opções para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão.

| 05/06/2022 - Luciano Pires
Ensaio sobre Palestras e Palestrantes

Depois de realizar mais de 1000 palestras no Brasil e exterior, decidi escrever um ensaio sobre palestras e palestrantes, olhando para os dois “lados do balcão” e respondendo a perguntas fundamentais: como as palestras agregam valor para os eventos? Quais cuidados tomar quando escolher o palestrante? E se você for palestrante, o que fazer para se diferenciar?

| 18/05/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O Tema da Vitória

Senna foi o típico exemplo de que para saber algo, só tentando e testando. É a tal experiência, que exige a prática para ser alcançada.

| 12/05/2022 - Luciano Pires
5o. Sarau Café Brasil

Depois da Pandemia, está de volta o #Sarau Café Brasil, um encontro para assinantes dos vários canais do Café Brasil, onde teremos convidados para falar de sociedade e cultura, música e uma troca de ideias nutritivas com gente interessada em crescimento pessoal e profissional. Não perca!

| 10/05/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: o poder da autenticidade

Coisas que só acontecem quando somos autênticos, quando temos respeito e reconhecimento pelo nosso interlocutor.

| 28/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: a emoção de se mostrar humano

É a emoção de se mostrar humano que fará com que você performe além das expectativas.

| 19/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: quanto vale um mentor?

Um mentor não se mede pela quantidade de ensinamentos, pelo talento ou pela capacidade de ensinar. Se mede pela forma como ele explicita como você é importante para ele.

| 11/04/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Um Brasil que não existe mais

Prepare-se. São 12 minutos de um conteúdo que foi ao ar na MTV de um Brasil que não existe mais.

| 22/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Tamanho não é documento

Uma moto Kawasaki H2R, um Tesla P100DL, um Aston Martin Vantage New, um Lotus Evora GT 430, um carro de fórmula 1 da Red Bull, um caça de combate Soloturk F16 e um jato particular Challenger 605. Qual é o mais rápido?

| 19/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual : Tempo de energia

Coisas boas, atraem coisas boas. Assim como gentileza, gera gentileza.

| 15/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – No flow

Flow (fluxo em português), é aquele momento mágico de foco total, em que você mergulha completamente numa atividade, como se não existisse mais nada no mundo. Veja um exemplo máximo de flow, neste vídeo.

| 12/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Isso é Produtividade Antifrágil

Eu decidi que de agora em diante, toda vez que me deparar com uma pergunta sobre o que significa ser uma pessoa Produtiva e Antifrágil, enviarei este vídeo. 

| 09/03/2022 - Luciano Pires
Por dentro das Big Techs

Alguma coisa está mudando na cultura do trabalho, e dentro de algum tempo os resultados serão cobrados. Aí veremos o bicho pegar.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Um pouquinho de história

Um pouquinho de história só para manter as coisas em perspectiva.

| 06/01/2022 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Nem tudo se desfaz

Vale muito a pena ver a história da qual somos protagonistas, sem o ranço ideológico e narrativa torcida que temos visto nos documentários mais recentes.

| 23/09/2021 - Luciano Pires
Henrique Viana

O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Deduzir ou induzir

Veja a quantidade de gente que induz coisas, especialmente nas mídias sociais. A partir de um fragmento de verdade, criam um cenário completo repleto de certezas absolutas.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Palestra Planejamento Antifrágil

Aproveite o embalo, pois além de ouvir a história, você verá as imagens. É uma experiência totalmente diferente.

| 04/05/2021 - Luciano Pires
Como se proteger da manipulação das mídias

Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.

| 17/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Pelé e os parasitas.

Meu herói está lá, a Copa de 1970 está lá, o futebol maravilhoso está lá, vários depoimentos de jogadores espetaculares, tá tudo lá, mas…

| 28/02/2021 - Luciano Pires
Branding a preço de banana.

Quanto vale o branding? Pelo que estou vendo acontecer com o marketing através de mini infuenciadores digitais, nada.
Recorro a uma lembrança antiga: a Quinzena de Tapetes do Mappin para refletir a respeito de uma armadilha na qual os jovens infuencers estão caindo.

| 27/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho Live

Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.

| 24/03/2020 - Luciano Pires
Me Engana Que Eu Gosto

Me engana que eu gosto: dois meio brasis jamais somarão um Brasil inteiro.

| 23/01/2020 - Luciano Pires
Palestra O Meu Everest

Meu amigo Irineu Toledo criou um projeto chamado Positive-se Talks que acontece de quando em quando em São Paulo, e me convidou desta vez. Dia 20 de Novembro de 2019, quarta feira, farei minha palestra O Meu Everest, depois de muito tempo, num evento aberto ao público. Com 120 minutos, O Meu Everest é uma […]

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Brazilian Rhapsody

O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.  

| 24/07/2019 - Luciano Pires
1964 – O Brasil entre armas e livros

Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo qual observar a história.

| 11/04/2019 - Luciano Pires
#DicaNetFlix Trotsky

É uma série de terror. Tem assassinos em série, monstros psicopatas, tortura psicológica, tortura física, mortes explícitas, vítimas indefesas e a ruindade do ser humano, que nos leva a questionar se eram humanos.

| 12/01/2019 - Luciano Pires
#Retrospectiva PodSumários

Comece 2019 praticando o Fitness Intelectual. A barriga pode ser grande, mas o cérebro tem de ser tanquinho.

| 01/01/2019 - Luciano Pires
Como decidi em quem votarei para Presidente

Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou entrando na modinha, mas jogando com as variáveis, com o possível, e tirando minhas conclusões. Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.

| 03/10/2018 - Luciano Pires
Democracia, Tolerância e Censura

O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
O dia seguinte

Com o aumento considerável do mercado de palestrantes nos últimos anos, sinto que aumentou também o questionamento sobre a eficácia de palestras para alcance de resultados dentro de empresas. A relação custo x benefício tem sido cada vez mais difícil de comprovar. E o incômodo sobre o que acontece depois que o palestrante vai embora é cada vez mais persistente.

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Fact Check? Procure o viés.

Investigar o que é verdade e o que é mentira – com base em fatos – é o papel dos “fact checkers”. Determinar o que é legítimo, não.

| 22/05/2018 - Luciano Pires
O impacto das mídias sociais nas eleições

Baixe a pesquisa da IdeiaBigdata que mostra o impacto das mídias sociais nas eleições de 2018.

| 15/05/2018 - Luciano Pires
Síntese de indicadores sociais 2016 do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apresenta, a Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016, indicadores como demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda e domicílios.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Silvio Santos, Zé Celso e o Oficina

Uma reunião para ser objeto de estudo em qualquer aula de sociologia, antropologia e negócios. E negociação.

| 01/11/2017 - Luciano Pires
#TransgressaoEhIsso

Transgredir é muito mais que pintar o rosto, urinar na rua ou expor uma pintura de mau gosto. Transgredir é ultrapassar os limites, o que é muito positivo quando quebra tabus e destrói preconceitos de uma cultura. Quando simplesmente quebra a lei, é só um crime.

| 21/09/2017 - Luciano Pires
É tudo soda

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que escolher uma marca tem mais a ver com quem nós somos do que com o que o produto é. Inclusive na política.

| 19/06/2017 - Luciano Pires
A selhófrica da pleita

Isca intelectual de Luciano Pires tratando do nonsense semântico que tomou conta da sociedade como nunca antes na história deste país.

| 10/06/2017 - Luciano Pires
Freestyle

Isca Intelectual de Luciano Pires dizendo que quando ouve Olavo de Carvalho, Luiz Felipe Pondé, Reinaldo Azevedo, Clóvis de Barros, Leandro Karnal, Flavio Morgenstern, Mario Sérgio Cortella, Bruno Garschagen, Alexandre Borges, se sente um mané.

| 02/06/2017 - Luciano Pires
O Cagonauta

Isca intelectual de Luciano Pires. Se o seu chefe é um cagonauta, tome cuidado.

| 29/05/2017 - Luciano Pires
Terezinha de Santana

Isca Intelectual de Luciano Pires propondo uma reflexão sobre nossas prioridades, nosso tempo e as pessoas que importam.

| 26/05/2017 - Luciano Pires
O pacto dos canalhas

Isca Intelectual de Luciano Pires sobre o grande mal que aflige o Brasil. Onde é que você se situa?

| 22/05/2017 - Luciano Pires
A colheita

isca intelectual de Luciano Pires, sobre um Brasil que precisa de mais que instrução. Precisa de formação.

| 13/05/2017 - Luciano Pires
Pelo exemplo

Isca intelectual de Luciano Pires sobre gestão. Todo líder é um professor de ética, para o bem e para o mal. Escolha com quem você quer aprender.

| 05/05/2017 - Luciano Pires
Quem faz nossa cabeça

Isca intelectual de Luciano Pires. Imagino uma criança de oito anos, vendo na capa da Folha de hoje, em cores, a foto dos ônibus pegando fogo no Rio de Janeiro. Ou dos encapuzados destruindo orelhões. Ou dos milhares de automóveis parados diante de algumas dezenas de pessoas que queimam pneus.

| 29/04/2017 - Luciano Pires
A “Netflix de Conteúdo”

Surge o Café Brasil Premium, uma espécie de “Netflix do Conhecimento”, que quer dar a você os estímulos para a prática do Fitness Intelectual que ajuda a ampliar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. Neste mundo doido, não é pouco…

| 22/04/2017 - Luciano Pires
OrgulhoDeSerCorrupto

Isca intelectual de Luciano Pires. Neste Brasil confuso, perdido, aviltado, onde a confiança morreu, eles ostentam o orgulho de serem corruptos.

| 14/04/2017 - Luciano Pires
O moço do Uber

Isca intelectual de Luciano Pires relatando uma conversa com um motorista do Uber, imigrante ilegal nos EUA que precisou retornar ao Brasil por causa do Trump.

| 07/04/2017 - Luciano Pires
A terceirização e os brontossauros

A terceirização e os brontossauros. Isca intelectual de Luciano Pires mostrando que a terceirização é uma excelente saída, de eficiência comprovada pessoalmente em inúmeras ocasiões. Mas ainda há quem prefira enxergá-la pelas exceções.

| 30/03/2017 - Luciano Pires
A fábrica de conteúdo

A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a criar o conteúdo que ela própria consome. Acredite, não existe muito disso por aí…

| 22/03/2017 - Luciano Pires
Um jeito de ver o mundo

Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar o que é ser direita ou ser esquerda, e qual dos dois é mau ou bom.

| 17/03/2017 - Luciano Pires
O padrão

Isca intelectual de Luciano Pires demonstrando que existe um padrão de rótulos, no qual ano após ano se encaixam os nomes e… pronto! É nisso que transformou a imprensa.

| 02/03/2017 - Luciano Pires
#EnquantoIsso

Isca intelectual de Luciano Pires sobre celebrar pessoas que, apesar de terem diante de si problemas aparentemente insolúveis, partem para a ação e conseguem atingir objetivos que pareceriam impossíveis.

| 23/02/2017 - Luciano Pires
O desengajamento moral

Isca intelectual de Luciano Pires sobre o desengajamento moral, que nos transforma em monstros.

| 17/02/2017 - Luciano Pires
A descoberta

Isca intelectual de Luciano Pires que fala de bombardeios na II Guerra e de Pedro Álvares Cabral para tratar de… planejamento.

| 16/02/2017 - Luciano Pires
O ridículo

Isca intelectual de Luciano Pires pra incomodar: será que isso é o melhor que a gente consegue fazer?

| 09/02/2017 - Luciano Pires
Quando um não quer.

Isca intelectual de Luciano Pires com um exemplo de como uma discussão nas mídias sociais pode sair do confronto para a troca produtiva de ideias.

| 02/02/2017 - Luciano Pires
Nas Asas Da Panair

Isca intelectual de Luciano Pires falando de como ao evoluir tecnologicamente involuímos em muitos outros parâmetros.

| 01/02/2017 - Luciano Pires
Um bosta

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que “Fundado em 1952, o BNDES é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.

| 26/01/2017 - Luciano Pires
A rã e o escorpião

Isca intelectual de Luciano Pires, dizendo que é como se houvesse uma torcida para que deem errado. Como se não estivéssemos todos no mesmo barco.

| 19/01/2017 - Luciano Pires
Fake News

Isca intelectual lembrando da teoria dos Quatro Rês, que pode ser uma instrumento para escapar das Fake News.

| 12/01/2017 - Luciano Pires
Matrizes da Violência

Isca intelectual lembrando que os presídios brasileiros sempre foram violentos. Pessoas morrem nesses depósitos de corpos sem surpresas, em crônicas de mortes anunciadas. E já faz muito, muito tempo…

| 07/01/2017 - Luciano Pires
Mudei de ideia

Isca intelectual de Luciano Pires incentivando que você olhe para outras tribos.

| 30/12/2016 - Luciano Pires
2016 – Que ano!

Hora de parar e olhar pra trás pra ver o quanto subimos. E fazer disso a motivação para subir ainda mais alto.

| 23/12/2016 - Luciano Pires
Meus respeitos

Isca intelectual de Luciano Pires que reconhece que muitos dos que estiveram no lado oposto de seu no espectro político deixaram um pedacinho de cada um deles em quem ele é.

| 15/12/2016 - Luciano Pires
Culpa e vergonha

Culpa e vergonha. Um artigo de 2007 revela o tamanho da nossa tragédia. Nove anos depois, a única ação efetiva de mudança parece ser a operação Lava Jato. Por isso nos agarramos desesperadamente a ela.

| 09/12/2016 - Luciano Pires
Por que eu?

Ela foi a primeira mulher a assumir publicamente que tinha o vírus da AIDS no Rio Grande do Sul, na década de 90. E sua história é um misto de emoções, tragédia e superação. Uma lição de vida.

| 02/12/2016 - Luciano Pires
Cobertor de solteiro

Cobertor de solteiro. Isca intelectual de Luciano Pires que trata da Priscila e do Geddel, que vivem realidades tão diferentes que doem. O que é que nós, brasileiros, podemos fazer?

| 25/11/2016 - Luciano Pires
O véinho

Isca intelectual de Luciano Pires que pergunta: que geração é essa que precisa recorrer a um véinho para botar ordem na casa?

| 18/11/2016 - Luciano Pires
Pluralidade narrativa 2

Revendo uma Isca Intelectual de Luciano Pires que tenta explicar a eleição de Trump.

| 12/11/2016 - Luciano Pires
A política da pós-verdade

Pós-verdade é a confiança em afirmações que parecem verdadeiras, mas não têm qualquer base em fatos. Qualquer semelhança com seu dia-a-dia não é mera coincidência…

| 04/11/2016 - Luciano Pires
Lídercast IV – liderança e empreendedorismo na veia!

Saiu a quarta temporada do LíderCast, o Podcast que trata de liderança e empreendedorismo em bate papos com gente que faz acontecer. E esta temporada está uma porrada! São 12 programas, cerca de 16 horas de conteúdo para todos os gostos.

| 27/10/2016 - Luciano Pires
A lulificação do Brasil

Desaprendemos a ler nas entrelinhas, a entender uma ironia, a apreciar um desafio intelectual. Não sabemos mais o que significa “opinião” e o grande argumento nas discussões é o kkkkkkkkkk. Nada disso foi por acaso, nada disso é acidente. São sintomas de um meticuloso trabalho de mestrado de obra social.

| 22/10/2016 - Luciano Pires
O meiostream

Isca intelectual de Luciano Pires reconhecendo que a maioria dos empreendedores sérios que encararem o desafio de investir em seus sonhos, provavelmente passará a vida no meiostream. E isso não é ruim.

| 08/10/2016 - Luciano Pires
Quero meu vermelho de volta.

Isca Intelectual de Luciano Pires que já teve calça vermelha, camisa vermelha, meia vermelha, gravata vermelha. Mas agora não tem mais.

| 30/09/2016 - Luciano Pires
Seis dicas para o Eureka

Isca intelectual de Luciano Pires sobre a maquininha de encontrar o eureka. Acumule informações, dados, de todas as formas possíveis, reflita sobre o problema e deixe seu cérebro descansar.

| 23/09/2016 - Luciano Pires
A arte suave

Isca Intelectual de Luciano Pires sobre uns lutadores, uma plateia e uns comentaristas que não entendem da arte suave, zombaram, riem e subestimam, sem perceber o golpe que está a caminho.

| 16/09/2016 - Luciano Pires
A vida como processo

Isca intelectual de Luciano Pires. A vida é um processo. As coisas são mais complexas do que achamos que são.

| 09/09/2016 - Luciano Pires
Canalhas…ou estúpidos?

Isca Intelectual de Luciano Pires lembrando que a estupidez é uma condição, portanto é possível sair ou tirar alguém dela. Mas e os canalhas?

| 01/09/2016 - Luciano Pires
Sobre fascismo e a arte de comer picanha

Isca intelectual sobre quem perde conteúdo excelente por causa de umas gordurinhas…

| 20/08/2016 - Luciano Pires
As lágrimas do milionário

As lágrimas do milionário. Isca intelectual de Luciano Pires sobre motivação de quem já não precisa provar nada para ninguém.

| 08/08/2016 - Luciano Pires
O sexagenário

O sexagenário. isca intelectual de Luciano Pires se questionando: devemos usar um direito pelo simples fato de ter o direito?

| 30/07/2016 - Luciano Pires
Pense negativo

Pense negativo. isca intelectual de Luciano Pires. Não é provável que você se torne um bilionário, mas é possível. Não há probabilidade, mas há possibilidade. E tem gente que tem a resposta: – Pense positivo! Será?

| 22/07/2016 - Luciano Pires
Egosidade

Isca intelectual de Luciano Pires. Sabe aquele seu amigo que só tem certezas, sabe tudo e não aceita ideias de outros? Ele está doente.

| 14/07/2016 - Luciano Pires
O fator Merlin

Isca intelectual de Luciano Pires sobre viagens no tempo,

| 07/07/2016 - Luciano Pires
O ginete e o elefante

Isca intelectual de Luciano Pires sobre certos cinco fundamentos morais para o comportamento das pessoas que foram aplicados à política, criando cinco tipos de Moralizadores Políticos. Veja em qual você se encaixa.

| 16/06/2016 - Luciano Pires
A dissonância cognitiva

Isca intelectual de Luciano Pires. Vivemos hoje tantas as contradições que estamos desenvolvendo uma nova cultura, a das generalizações e afirmações absolutas. O resultado não pode ser bom.

| 10/06/2016 - Luciano Pires
A cultura do “estrupo”

A cultura do estrupo. Isca Intelectual de Luciano Pires que quer saber: temos mesmo no Brasil uma Cultura do Estupro? Ou a cultura é outra?

| 28/05/2016 - Luciano Pires
Os monstros da negatividade

Num momento de mudança, tudo que não preciso são os monstros da negatividade que, do alto de sua arrogância, destroem, dividem e desmotivam. Gente assim, quero bem longe de mim.

| 12/05/2016 - Luciano Pires
A Confraria Café Brasil

Para quem está acostumado com a briga de rua em que se transformaram as mídias sociais, encontrar um local onde você pode trocar ideias e conteúdo, sem xingamentos, sem abobrinhas, sem fotozinhas engraçadinhas, sem jogar fora tempo de vida, é encontrar um oásis.

| 28/04/2016 - Luciano Pires
As visões se clareando

Isca intelectual de Luciano Pires sobre um Brasil que está mudando mas ainda está cheio de gente que teima não ver.

| 14/04/2016 - Luciano Pires
A imunização cognitiva

Se você está se sentindo entorpecido das ideias, incapaz de descer do muro, provavelmente alguém está lhe ministrando umas doses de imunizante cognitivo.

| 31/03/2016 - Luciano Pires
Apareceu a Margarida

Afinal, um espectador que não concorda com o que está sendo dito no palco, tem o direito de interromper uma peça? E se forem dois espectadores? Dez? Cem? Bem, depende de quem está no palco…

| 24/03/2016 - Luciano Pires
Meu adversário me define.

Levanta aí, ô. Vamos pra luta! Do jeito que você puder: pelo Facebook, pelo Whatsapp, batendo panelas, indo às ruas, pressionando o político mais próximo, processando os bandidos se você tem as manhas, mobilizando mais gente. Só não dá pra ficar parado, assistindo.

| 16/03/2016 - Luciano Pires
Debaixo de vara

Debaixo de vara. Isca intelectual de Luciano Pires. Com a “vara” logo vem à mente a imagem de Lula protegendo a cabeça enquanto agentes da polícia descem a vara sobre ele não é? Mas de onde vem essa vara? Fiquei curioso e fui atrás.

| 10/03/2016 - Luciano Pires
E agora, Luiz?

E agora, Luiz? Uma licença poética de Luciano Pires sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade. Com todo o respeito.

| 04/03/2016 - Luciano Pires
Mentiras simbólicas, dez anos depois

Mentiras simbólicas, dez anos depois. Em 2006 publiquei um texto onde se desenhava claramente como a indústria da mentira conduzia os brasileiros como gado. Bem, dez anos depois, taí….

| 26/02/2016 - Luciano Pires
Gosto/Não gosto

Gosto/Não gosto. Isca cultural de Luciano Pires lembrando Blaise Pascal: “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.”. Mais que negar: ridicularizar. E aí faz papel de bobo.

| 18/02/2016 - Luciano Pires
Obrigado Senhor!

Isca intelectual de Luciano Pires. Quando as pessoas não se importam com o que você diz ou faz, desde que você seja um vencedor, esse se torna o padrão moral e ético da sociedade, não interessa que partido, cor ou religião você tenha.

| 11/02/2016 - Luciano Pires
O esperto

O Esperto. Isca intelectual de Luciano Pires que, a partir de um acontecimento real, reflete sobre os padrões morais e éticos que explicam a pindaíba em que os brasileiros se meteram.

| 05/02/2016 - Luciano Pires
A faxineira

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que políticos, advogados, jornalistas, juízes, empresários, qualquer um que se atrevesse a criticar Lula recebia imediatamente o rótulo de “elite ameaçada que não suportava ver pobres andando de avião”. Mas agora não vai dar.

| 29/01/2016 - Luciano Pires
Seu bosta

Que coisa. Parece que está aumentando a quantidade de gente que, por trabalhar em empresas badaladas, se acha. Empáfia, arrogância, desrespeito, ignorância… Já aconteceu com você? Pois acontece comigo, cada vez mais.

| 21/01/2016 - Luciano Pires
Incompetência, burrice ou má fé?

O Fórum Econômico Mundial apontou o Brasil como o país com o pior sistema de impostos do planeta. Mas o Estado, com sua mão peluda, se esmera em tornar a vida dos empreendedores mais complicada, cara, improdutiva e desmotivadora. Será incompetência, burrice ou má fé?

| 14/01/2016 - Luciano Pires
Do lado esquerdo do peito

“ Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: ‘Veja!’, e ao falar, aponta. O aluno olha e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande! Ele fica mais rico, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria, que é a razão pela qual vivemos. O milagre da educação acontece quando vemos um mundo que nunca havíamos visto.”

| 06/01/2016 - Luciano Pires
Tempo é vida

Tempo é vida. Isca intelectual de Luciano Pires pra entrar em 2016 com o pé direito. O que é que você faz com a vida que os outros dão a você?

| 31/12/2015 - Luciano Pires
Sobre posse e acesso

Sobre posse e acesso. Isca intelectual de Luciano Pires para quem já percebeu ( e os que ainda não sacaram) que algo muito profundo está mudando.

| 10/12/2015 - Luciano Pires
LíderCast II

Em meio aos sobressaltos destes dias intensos, estou lançando a segunda temporada do LíderCast, o podcast que trata de liderança e empreendedorismo entrevistando gente que faz acontecer. E ficou bom!

| 04/12/2015 - Luciano Pires
Os meninos de Mariana

Isca intelectual de Luciano Pires sobre dois mundos, duas janelas, duas lentes pra enxergar a realidade. Mas qual realidade?

| 27/11/2015 - Luciano Pires
Terror sagrado

Isca intelectual de Luciano Pires que tenta compreender a violência incompreensível espalhada pelo terror no mundo.

| 20/11/2015 - Luciano Pires
A visão

Isca intelectual de Luciano Pires para quem pode ver, mas escolheu cruzar os braços.

| 13/11/2015 - Luciano Pires
Como correr riscos

Isca intelectual de Luciano Pires para quem teme correr riscos. Tem que temer mesmo, mas o segredo é agir apesar do medo.

| 06/11/2015 - Luciano Pires
O imponderável

Isca intelectual de Luciano Pires sobre ele, o destino, o imponderável, que vive à espreita, não respeita nossas vontades, não obedece nosso controle. Simplesmente aparece quando quer, toma conta da vida da gente, faz suas artes e pronto. Fim.

| 30/10/2015 - Luciano Pires
Mundos morais

Isca intelectual de Luciano Pires desesperadamente procurando entender a razão de gente inteligente pensar tão diferente.

| 22/10/2015 - Luciano Pires
O babaca

Isca Intelectual de Luciano Pires, que pergunta: “Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?”

| 15/10/2015 - Luciano Pires
Violência endêmica

“O Brasil ostenta taxas tão altas há tantos anos que se pode falar em uma violência endêmica, e não epidêmica. É um problema grave e crônico. Nós concentramos 2,8% da população do mundo e 11% dos homicídios. Somos um país extremamente violento”. Samira Bueno, responsável pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, ao divulgar que o […]

| 09/10/2015 - Luciano Pires
A ética da corrupção

Isca Intelectual de Luciano Pires para tentar entender o que anda acontecendo por aí. Roubaram demais, de porta aberta. Envolveram gente demais. Deixaram milhares de pontas soltas. Mostraram sinais de riqueza. Roubaram mesmo quando faltou pão. E agora alguém tem que limpar.

| 01/10/2015 - Luciano Pires
Sobre adrenalina e empreendedorismo

Isca intelectual de Luciano Pires. Afinal de contas, o que é que define “empreendedorismo”? Quem empreende numa empresa como empregado é diferente de quem empreende como dono?

| 25/09/2015 - Luciano Pires
Pinte o seu quintal e seja universal

Isca Intelectual de Luciano Pires para quem está indignado com a situação dos refugiados na Europa, e não sabe o que fazer.

| 17/09/2015 - Luciano Pires
Os eles

Os eles. Isca Intelectual de Luciano Pires tentando descobrir quem são esses seres que agem nas sombras, essas assombrações que querem o mal dos que só querem o bem.

| 21/08/2015 - Luciano Pires
Participe do Debate!

No lançamento do livro ME ENGANA QUE EU GOSTO, Luciano Pires, Adalberto Piotto e Luiz Alberto de Souza Machado debaterão o cenário político e social brasileiro, a partir da seguinte questão levantada no livro: “Quarenta anos atrás, entre 1975 e 1977 eu estava nas ruas, no vigor de meus vinte e poucos anos, com cartazes nas […]

| 18/08/2015 - Luciano Pires
Traga seus ressentimentos passivos

Traga seus ressentimentos passivos. Isca intelectual e convite de Luciano Pires para quem quer transformar ressentimentos passivos em participação ativa. Haverá outra forma de mudar este país?

| 10/08/2015 - Luciano Pires
O quê e o porquê.

O quê e o porquê. Isca Intelectual de Luciano Pires, mais uma vez tratando de escolhas morais. Ou serão amorais?

| 07/08/2015 - Luciano Pires
Abaixo de zero

Tive uma conversa esta semana com um amigo empresário desiludido com o rumo de seus negócios. Sem qualquer expectativa de futuro, cansado, sem forças, ele está desistindo do Brasil. Quer “dar” a empresa para alguém, vender o que tem e ir embora. Pra longe. E ele não é o primeiro de quem ouço algo assim. […]

| 23/07/2015 - Luciano Pires
Brasiliência

Brasiliência. Isca Intelectual de Luciano Pires sobre uma invenção do brasileiro: a brasiliência, uma singular capacidade de viver tomando porrada e continuar sorrindo.

| 16/07/2015 - Luciano Pires
UFA, a União Faz a Força.

Como palestrante, viajo o Brasil de cabo a rabo e conheço uma realidade muito distante daquele país inviável que a televisão despeja em nossas salas toda noite. E diante de tantos exemplos de gente que faz acontecer por este país, concluo que a grande pauta de discussão no Brasil deveria ser… Conectividade! Normalmente se define […]

| 09/07/2015 - Luciano Pires
Seis mortos por hora

Seis mortos por hora. Isca Intelectual de Luciano Pires que discute o que acontece enquanto o Comitê está reunido com o Conselho, com o Coletivo, com a Sociedade, com o Grupo, com a Pastoral, discutindo o assunto na velocidade de 6 mortos por hora.

| 02/07/2015 - Luciano Pires
Morda a isca.

Morda a isca. Isca intelectual de Luciano Pires para quem quer tirar proveito das iscas. Quem morde a isca sai mais rico do que entrou. Quem não morde, não aprende nada, não ganha nada, não aproveita nada. Sai da leitura do mesmo jeito que entrou. Qual é a sua escolha?

| 26/06/2015 - Luciano Pires
Jane de Jacundá

No interior do Pará um exemplo de como a ação individual, aliada ao verdadeiro papel que o estado deveria representar, pode mudar a realidade. Ainda há esperança.

| 19/06/2015 - Luciano Pires
Quo usque tandem abutere.

O Brasil mudou. A fila andou. A paciência acabou. E Marco Túlio Cícero, em 63 antes de Cristo, disse as palavras que hoje precisam ser repetidas.

| 11/06/2015 - Luciano Pires
O teimoso

O teimoso. Isca Intelectual de Luciano Pires sobre um mal milenar. A luta contra a mediocridade, a idiotice e a estupidez tem um passado respeitável e um futuro interminável. Você está nela?

| 04/06/2015 - Luciano Pires
A armadilha

E a Câmara dos Deputados desarmou uma armadilha que estava sendo colocada no caminho do Brasil: tornou explicitamente constitucional a doação de empresas privadas para partidos em campanhas eleitorais. Vou aproveitar parte de um texto que escrevi a respeito em 2013: O raciossímio era o seguinte: quando os partidos recebem doações de empresas privadas ou […]

| 28/05/2015 - Luciano Pires
Onde foi que erramos?

Eu era um dos garotos que sonhavam com uma mudança no país. E hoje, depois que a geração que estava nas ruas nos anos 1970 assumiu o poder, vejo que aqueles sonhos não se concretizaram. Onde foi que erramos?

| 14/05/2015 - Luciano Pires
A Escala AECIO

A escala Aecio é um fenômeno da interpretação de textos que se tornou muito evidente com o surgimento das mídias sociais onde todo mundo opina, todo mundo se acha com a razão. Veja se você não é usuário contumaz…

| 07/05/2015 - Luciano Pires
A pedagogia da porrada

Passado o conflito, as redes sociais e a imprensa se dedicam furiosamente a falar da truculência da polícia, das pobres vítimas e do perverso governador, focando naquilo que se vê. Mas a questão está no que não se vê.

| 30/04/2015 - Luciano Pires
Terceirização fora de foco

Nós brasileiros temos um talento inigualável para entender mal, traduzir mal e aplicar mal conceitos de administração. Foi assim com o “partnership”, que virou “parceria”, com “reengineering”, que virou “reengenharia” e com o “outsourcing” que virou “terceirização”. Toda essa discussão em função da PL 4330, por exemplo, que regulamenta a terceirização, não trata daquele “outsourcing” […]

| 24/04/2015 - Luciano Pires
Pânico nas hostes

Numa semana de tirar o fôlego surge uma certeza: o Brasil está no caminho da mudança, E quem está provocando isso são os que descruzaram os braços e deixaram a zona da indiferença para gritar seu “basta”. Por isso o pânico nas hostes.

| 16/04/2015 - Luciano Pires
Meu dedinho

Vivemos um momento histórico no Brasil, uma transição espetacular que apenas os historiadores, dentro de uns 100 anos, serão capazes de avaliar com precisão. E nesse embalo, muitos se perguntam: mas o que posso fazer? Como posso ajudar? Basta sair às ruas e fazer uns posts no Facebook? Vou dar uns exemplos de como fazer.

| 10/04/2015 - Luciano Pires
Correndo da crise

Correndo da Crise. Isca Intelectual de Luciano Pires para o momento que vivemos. O medo provocado pela crise é uma experiência interessante. Comigo, quando bate aquele frio no estômago, o alerta de perigo, em vez de ficar paralisado sou empurrado para as oportunidades. E você? reage como?

| 03/04/2015 - Luciano Pires
O olhar não poluído

… Meu amigo sofria do mal que muita gente sofre, o de não reparar nas coisas que são rotineiras, da incapacidade, pela proximidade, de enxergar coisas legais que apenas um olhar não treinado consegue. A rotina faz com que tudo vire parte da paisagem. É preciso chegar um estrangeiro para nos acordar.

| 26/03/2015 - Luciano Pires
Vossa Excelência Achacadora

O bicho pegou na Câmara dos deputados quando o ex-ministro Cid Gomes confirmou em alto e bom som que ali existem “400 ou 300 achacadores”. Quem assistiu ao embate Cid x deputados ficou, como diria aquela, estarrecido. Mas só os bobinhos achavam que Cid baixaria a crista e humildemente pediria desculpas. Não é de sua […]

| 19/03/2015 - Luciano Pires
#VemPraRua

Domingo, 15 de março de 2015, está programada uma manifestação popular que promete tomar as ruas do país. Uma leitora de meu Facebook, a Ana Paula Maia, mandou um texto tão interessante sobre o assunto que decidi aproveitar algumas partes para este artigo da semana. O texto original da Ana, se você quiser ler, é um […]

| 12/03/2015 - Luciano Pires
Sexta Feira 13 e o impeachment

Quem assistiu Sexta Feira 13 sabe como funcionam os filmes de horror produzidos em série: Jason Voorhees, o monstro, mata um monte de gente até ser derrotado. Mas quando achamos que está tudo bem e o mocinho beija a mocinha, Jason levanta e ataca outra vez para ser morto pelo mocinho mais uma vez. E […]

| 13/02/2015 - Luciano Pires
Os Cães de Pavlov

Com o saco cheio de tanta notícia ruim tomei a decisão de publicar durante um dia inteiro apenas boas notícias no Facebook. Um desafio. Um post por hora durante todo o dia, só com coisas legais. E cumpri, no dia 22 de Janeiro de 2015, uma experiência interessante que provocou algumas reflexões. Primeira: não foi […]

| 05/02/2015 - Luciano Pires
O valor da liberdade

Cena 1: no calor infernal de São Paulo, pifa o ar condicionado de meu carro. Sim, sou coxinha, elite branca, burguês que anda de carro com ar condicionado. Na oficina especializada pergunto quanto tempo leva para arrumar. A resposta, com uma imensa má vontade: – Ah… um dia e meio só para achar o vazamento. […]

| 22/01/2015 - Luciano Pires
Não passarão.

As patrulhas do politicamente correto estão aí, mais fortes, numerosas e agressivas que nunca. Como você vai reagir?

| 15/01/2015 - Luciano Pires
Crônica para Charlie Hebdo

O atentado ao jornal Charlie Hebdo, que terminou com 12 mortos, entre eles cinco cartunistas franceses de grande expressão, fez com que aquele clima de ano novo, de esperança, de “agora vai”, fosse apagado num piscar de olhos. Saímos do sonho para a realidade em meio à barbárie. Pensei numa forma de escrever sobre o […]

| 08/01/2015 - Luciano Pires
Limpando a lista

Todo final de ano reviso minha agenda telefônica para eliminar os contatos que não têm mais relevância. Antes uma cadernetinha de endereços, hoje é em meu iPhone que vou revisando, em ordem alfabética, cada contato. É sempre uma surpresa. Quantos contatos nem me lembro quem são! Pessoas com as quais estive durante a realização de […]

| 31/12/2014 - Luciano Pires
Os velhinhos

Final de ano, época de reflexões, de revisão de nossos atos, de calibrar expectativas. Um texto meu antigo cabe bem aqui. Eu o escrevi após ver na televisão uma cena terrível: uma empregada espancando uma anciã indefesa. Nós, com a energia dos 20, 30, 40, 50 anos, não entendemos como alguém pode ficar à mercê […]

| 25/12/2014 - Luciano Pires
Dei ouro para o bem do Brasil

Houve um tempo em que os brasileiros orgulhosos doavam suas jóias para o bem do Brasil. Você faria isso hoje? Tem gente pensando nisso…

| 18/12/2014 - Luciano Pires
O outro Brasil que vem aí

Acho que quem se mete a escrever suas idéias, tem a obrigação de também disseminar as idéias de outros. Pensando assim, a caminho de fechar um ano complicado, escolhi um texto e cometi a suprema ousadia de adaptar um pedacinho.

| 11/12/2014 - Luciano Pires
Onde está a graça?

Bote na cabeça: não sou aquele desocupado que passa pelo Facebook pra dar uma especulada. Meus posts são parte da minha profissão. Antes de publicar, penso e repenso: como dar um nó na cabeça do leitor?

| 04/12/2014 - Luciano Pires
Minha vida

Muito prazer, esta é a história de minha vida. Me pergunto como será viver num país sem crise? Não sei. Desde que nasci, vivo de crise em crise, nunca vi o Brasil em paz, tranquilo, sereno. Sempre enrolado, atrapalhado, desorientado, enganado, roubado, ameaçado…

| 27/11/2014 - Luciano Pires
Minha escolha sou eu

Não lembro de jamais ter visto o marketing político causar tanta influência numa eleição como na presidencial de 2014. Como é que gente educada, inteligente, letrada, continua acreditando nas mentiras que os políticos contam? E vota neles? Será que a culpa é do marketing?

| 20/11/2014 - Luciano Pires
É a credibilidade, estúpido.

O governo fixou uma meta, mudou-a duas vezes e agora, aos 43 do segundo tempo, vem dizer que não há mais meta. E, questionado, diz: “Ah, mas os outros também não vão cumprir…”. Mais um golpe num atributo que deveria ser sagrado: a credibilidade.

| 13/11/2014 - Luciano Pires
Vivo tranquilo

É possível conviver em harmonia com quem pensa diferente da gente? E quando é período de eleições? Eu vivi semanas intensas, com conflitos, discussões, dente ficando de mal e uma certeza: a gente quer gente que tem opinião.

| 05/11/2014 - Luciano Pires
Os icebergs

Raciocine comigo: saímos deste processo eleitoral mais maduros, parece que aquele conformismo brasileiro ficou para trás. Muita, mas muita gente mesmo está discutindo política. Vi jovens que não davam a menor bola para o tema, fazendo perguntas e se interessando.

| 31/10/2014 - Luciano Pires
La grieta

Existe uma divisão irreconciliável no Brasil, ‘A Greta’. Eu realmente creio que a greta é o pior que se passa conosco. E acredito que vá transcender o atual governo que será sucedido por outros que também passarão.

| 24/10/2014 - Luciano Pires
Ostracismo social

“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato.

| 17/10/2014 - Luciano Pires
Os vivos e os mais vivos 2

Já se passaram 25 anos desde que eu – aos 33 anos de idade – pude exercer meu voto para Presidente pela primeira vez. Agora é a sétima e ainda parece muito pouco, não é? Por isso temos que estar antenados.

| 10/10/2014 - Luciano Pires
Razão, emoção e eleição.

Há muito os estudos psicológicos dizem que o ser humano se motiva muito mais para evitar a dor do que buscar o prazer e isso se reflete em períodos de eleição. Afinal de contas, você vota com a razão ou com a emoção? Contra ou a favor?

| 02/10/2014 - Luciano Pires
70:20:10

Esta será a sétima eleição pós redemocratização do Brasil e continuamos levando na flauta, escolhendo candidatos sem pensar no futuro. Será que ainda não deu tempo de aprender a votar?

| 25/09/2014 - Luciano Pires
Muito além das lixeiras.

Vivi uma experiência privilegiada como palestrante do 9º. Circuito Aprosoja 2014, visitando 22 cidades no Mato Grosso e percorrendo cerca de 6500 km. Um banho de Brasil que mudou minha visão sobre o agronegócio.

| 18/09/2014 - Luciano Pires
O infinito talento.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar das virtudes, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

| 11/09/2014 - Luciano Pires
A escolha.

Qualquer pessoa que tenha estudado as questões que envolvem moral e ética, em algum momento deparou com o conceito do Imperativo Categórico, criado pelo filósofo Immanuel Kant por volta de 1785.“Imperativo”, no contexto utilizado por Kant, pode ser entendido como “mandamento”. E “categórico” é o que não aceita dúvidas, o “indiscutível.”

| 04/09/2014 - Luciano Pires
Pedrinhas no lago.

Em minha palestra TUDO BEM SE ME CONVÉM, recorro a uma frase de Aristóteles: “Não se pode conceber o muitos sem o um.” Olho para um grupo de pessoas e não consigo ver uma massa uniforme, o que vejo são vários “eus”, cuja soma de escolhas e atitudes determinará o “nós”.
E às vezes é um desses “eus” que faz a diferença.

| 28/08/2014 - Luciano Pires
Saindo da zona da indiferença.

Em artigo recente, tratei da Zona da Indiferença, aquele lugar onde as pessoas cruzam os braços e agem como se nada fosse com elas. Se você não leu, recomendo que leia. Está aqui: . Pois bem, como fazer quando você perceber que está lá, de braços cruzados, na Zona da Indiferença? Será fácil sair dela? Tudo […]

| 21/08/2014 - Luciano Pires
Snap!

Ele tem energia, carisma, sabe falar em público, é bem educado, é letrado, jovem, boa aparência, bem de vida, com uma família linda e parentes influentes na política nacional. E tem planos. Muitos planos. Surge lá no Nordeste e aos poucos vai se tornando uma personalidade nacional, sendo visto, reconhecido e ouvido. Passa a convencer […]

| 14/08/2014 - Luciano Pires
A Zona da Indiferença

A culpa não é minha, não é tua, não é dele. A culpa não é nossa, não é vossa, não é deles.

| 07/08/2014 - Luciano Pires
Desconfio

A sociedade cada vez mais desconfiada

| 31/07/2014 - Luciano Pires
De onde virá o grito?

Como a aurora precursora do farol da divindade, foi o dezessete de junho o precursor da liberdade.

| 27/06/2013 - Luciano Pires
A ética da agressão

Dois perdidos no oceano, cada um remando para um lado…

| 13/06/2013 - Luciano Pires
O óbvio

Uma coleção de obviedades para combater a violência. Mas se é tão óbvio, por que não fazemos?

| 03/05/2013 - Luciano Pires
No calor da emoção

Algo precisa ser feito. Se não no calor da emoção, quando?

| 25/04/2013 - Luciano Pires
Escrever rasoavel é errado, mas…

Conheça o “mas” como Conjunção Coordenativa Escusativa.

| 21/03/2013 - Luciano Pires
A grande brochada

Não, não é pessimismo. É apenas um pequeno truque para escapar de mais uma grande brochada.

| 20/09/2012 - Luciano Pires
ISO sim, Excelência

Aproveitando a eleição do Excelentíssimo Deputado Federal Tiririca, reciclarei um artigo que publiquei em 2005 e que me rendeu previsíveis xingamentos por parte dos “ justiceiros sociais”: elitista, direitista, fascista e aquelas coisas que vocês já conhecem. Mas o artigo nunca esteve tão atualizado.
Se eu quiser exercer medicina, não posso. Preciso do diploma, obtido depois de pelo menos sete anos de estudo. Se eu quiser advogar, não posso. Preciso de diploma e exame da Ordem dos Advogados. Se eu quiser “engenheirar”, não posso. Preciso do diploma de engenheiro. Se eu quiser ser gari, não posso. Tenho que ter diplomas básicos e passar por um teste físico.Mas se eu quiser ser vereador, deputado, senador ou presidente da república, eu posso. Ninguém me pede credenciais. Diplomas. Nem mesmo testes físicos, apesar do poder dessas funções de impactar nossa vida.Daí o deprimente espetáculo protagonizado por atores que elegemos, vários deles falando um português sofrível, revelando ignorância generalizada e valores morais questionáveis. E transformando política em balcão de trocas.

| 14/10/2010 - Luciano Pires
Causa E Conseqüência

Algumas histórias que aconteceram no Brasil ao longo dos últimos anos e no final uma pergunta bastante incômoda: das sete histórias apresentadas, qual você classifica como causa e qual como consequência?

| 03/01/2007 - Luciano Pires
Don Trujillo

Em texto recente sobre um assalto que sofri, lembrei de Don Facundo, um boneco de ventríloquo que nos anos sessenta e setenta foi a alegria da garotada na televisão. Um dia o boneco foi roubado e jamais reapareceu. E o ventríloquo sumiu. Pesquisei informações sobre ele e nada encontrei. Mas graças a alguns leitores – […]

| 01/01/1970 - Luciano Pires
As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás tive o privilégio de conviver com Orlando Villas Boas enquanto trabalhei num livro sobre ele e seu irmão Cláudio. O que ouvi do velho sertanista foram profecias…

| 01/01/1970 - Luciano Pires