s

Todo conteúdo do Café Brasil

Portal Café Brasil
LíderCast 322 – Rodrigo Rezende

Rodrigo Rezende, carioca, empreendedor raiz, um dos donos da rede de restaurantes Delírio Tropical, que há 40 anos faz sucesso no Rio de Janeiro, e agora em São Paulo. O Delírio tem como mote “Pensamos que servir comida é um gesto de amor”, e isso explica muito de seu sucesso. Mas não para aí. Rodrigo é também o Presidente Estadual do Partido Novo, um raro empreendedor brasileiro sem medo de se envolver com política, para construir um Brasil melhor. Baita papo.

| 30/05/2024 - Luciano Pires
Americanah
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Americanah   “O identitarismo tem duas dimensões, uma dimensão intelectual e uma dimensão política, que estão profundamente articuladas, integradas. A dimensão intelectual é resultado de uma degeneração pela qual vem passando a inteligência contemporânea.” Carlos Sávio Gomes Teixeira   Dois fatores me levaram a escrever este artigo: o primeiro diz respeito ao meu gosto especial […]

| 20/05/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 624 – Desastres não naturais

Ao longo dos anos, o Brasil experimentou uma variedade de desastres naturais, incluindo secas, temperaturas extremas, inundações e tempestades. Mais de 63 mil desastres foram registrados entre 1991 e 2020, de acordo com um levantamento divulgado em 2022 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Mas…

| 17/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 926 – Definição de Gaúcho – Revisitado

Então… diante dos acontecimentos dos últimos dias eu decidi trazer de volta um episódio do Café Brasil que publiquei lá em 2006. Foi o Café Brasil 11. Na época eu ainda trabalhava na Dana, que um dia foi Albarus, empresa gaúcha. No Rio Grande do Sul tenho memórias e amigos. E é impossível assistir às imagens que vemos da catástrofe das chuvas sem sentir uma dor imensa no coração.
Por isso este episódio de hoje. Fica sendo uma homenagem a nossos irmãos gaúchos. A história mostra que eles têm garra, determinação e força para sair dessa. Eles vão sair. São gaúchos, ora!

| 15/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 623 – Duas lamas, duas tragédias

O Brasil está vivenciando duas lamas que revelam muito sobre nossos líderes e sobre nós mesmos. A lama das enchentes e a lama moral. Elas mostram que, mesmo sob pressão extrema, há uma força coletiva em nosso povo que busca superar e reconstruir. Mas também deixam claro que mudanças são necessárias.

| 10/05/2024 - Luciano Pires
A tragédia e o princípio da subsidiariedade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A tragédia e o princípio da subsidiariedade “Ações que se limitam às respostas de emergência em situações de crise não são suficiente. Eventos como esse – cada vez mais comuns por causa das mudanças climáticas – não podem mais ser tratados como ‘imprevistos’.” Marcio Astrini (Secretário-executivo do Observatório do Clima) Para Jacy Mendonça, ex-presidente do […]

| 10/05/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast Especial – Rodrigo Gurgel – Revisitado

No episódio de hoje a revisita a uma conversa que foi ao ar originalmente em 2018. Mais que um escritor, Rodrigo Gurgel é um professor de escrita, mas com uma história que começa com a militância sindical até chegar ao universo do conservadorismo. Que grande figura.

| 09/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 925 – No Beyond The Cave

Recebi um convite para participar do podcast Beyond The Cave – O podcast que irá lhe tirar da caverna!
Nele, três médicos curiosos, o Regis Rodrigues, Marco Antônio e o Caio Fernandes, investigam o labirinto da sociedade e a busca por sentido na vida com a ajuda da Filosofia, da Ciência e das mais fantásticas histórias.
Num clima de papo de bar, bastante amigável, e regado com umas cervejas muito especiais, falamos de tudo um pouco. Um papo bom, entre adultos, que eu vou reproduzir no episódio de hoje.

| 08/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 924 – Portugal dos Cravos – Revisitado

Lááááááááá em 2007, na pré-história do Café Brasil, gravei um episódio falando de Portugal e da Revolução dos Cravos, que neste ano de 2024 completa 50 anos. Cinquenta anos, cara! De 2007 para cá muita coisa mudou, os brasileiros migraram com força para Portugal e as duas culturas nunca foram tão combinadas, com os benefícios e problemas que isso sempre traz. No mês em que a Revolução dos Cravos completa 50 anos, eu vou revisitar o Café Brasil 40, de 2007.

| 01/05/2024 - Luciano Pires
Percepções opostas sobre a Argentina
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Percepções opostas sobre a Argentina “A lista de perrengues diários e dramas nacionais é grande, e a inflação, com certeza, é um dos mais complicados. […] A falta de confiança na moeda nacional fez com que, nas últimas décadas, milhares de pessoas passassem a guardar suas economias em moeda estrangeira, no exterior. Os argentinos em […]

| 22/04/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Live Café Com Leite com Roberto Motta

Live inaugural da série Café Com Leite Na Escola, conversando com Roberto Motta sobre a educação de nossas crianças. A live foi ao ar pelo Instagram.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 921 – A Praça e a torre

O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump​​.

A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.

| 10/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast 315 – Marina Helena

Hoje temos como convidada Marina Helena, pré-candidata a prefeita de São Paulo. Economista com mestrado pela UNB com 20 anos de experiência em políticas públicas no setor privado, setor público e terceiro setor, Marina é 1ª suplente para deputada federal por SP, e foi dirigente nacional do Partido Novo. Marina foi diretora de Desestatização do Ministério da Economia a convite do Ministro Paulo Guedes, e foi responsável por coordenar a elaboração de um plano de governo pra cidade de São Paulo em 2020. Também foi CEO do Instituto Millenium e fundadora do movimento Brasil Sem Privilégios. Marina tem uma vasta experiência no mercado financeiro, tendo trabalhado como economista por 14 anos em diversas instituições como Itaú, Bradesco e Bozano Investimentos. Detalhe: espera o nascimento de seu segundo filho na semana que vem. Por isso tivemos de fazer uma conversa mais reduzida, que não foi captada pelos microfones tradicionais do Café Brasil. Mas o que importa é o conteúdo.

| 21/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 615 – Esquerda e direita

Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ajustar e melhorar ideias, incluindo as do capitalismo, para beneficiar a sociedade, sem se agarrar a ideologias que já não se aplicam mais. A história mostra que sistemas flexíveis funcionam melhor.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 311 – Gus Erlichmann e Ariel Krok

O episódio de hoje é especial, com dois convidados: Gus Erlichman e Ariel Krok, dois profissionais da área de e-commerce e TI respectivamente, que mantêm atividades junto à comunidade judaica no Brasil e exterior. Batemos um papo sobre Israel, o conflito Árabe x Israelense e os atentados terroristas praticados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023. Pude exercer minha ignorância genuína e assim conduzir uma conversa esclarecedora sobre um tema que desperta paixões e ainda renderá muita discussão.

| 22/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Festas populares e economia criativa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Festas populares e economia criativa   “Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo.” Leonardo Cruz   As festas populares ocupam lugar de destaque entre os inúmeros segmentos da […]

| 05/02/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Prato da Boa Lembrança
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Prato da Boa Lembrança: economia criativa na veia Passei uns bons anos de minha vida viajando com frequência para todos os cantos do Brasil ministrando aulas e palestras ou participando de eventos representando as diversas entidades às quais estive vinculado profissional ou associativamente. Como apreciador assumido da boa gastronomia, não raras vezes deparava-me com um […]

| 24/01/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Inexplicáveis apoios
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Inexplicáveis apoios “O capitalismo é a causa raiz de um aumento global dos padrões de vida, em uma escala sem precedentes na história da humanidade antes do surgimento da economia de mercado.” Rainer Zitelmann   Em sua edição de domingo, 14 de janeiro, o jornal O Estado de S. Paulo publicou uma entrevista do sempre […]

| 17/01/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Facetas da criatividade, do empreendedorismo e da inovação no Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Facetas da criatividade, do empreendedorismo e da inovação no Brasil   “A judicialização, em qualquer lugar, opera como um obstáculo a qualquer iniciativa, especialmente daquelas cujo conteúdo pode ser mais inovador.” Eiiti Sato   Aproveitei o recesso de final de ano para intensificar minhas leituras e duas delas em particular servirão de base para este […]

| 08/01/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 907 – Conspiradores – revisitado

Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência. 

Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.

| 03/01/2024 - Luciano Pires
Contraste
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Contraste Iniciei a semana indo ao cinema – coisa rara desde a pandemia – para assistir ao filme O Sequestro do Voo 375, que me havia sido indicado por Andrea Matarazzo. Trata-se de um filme baseado em fatos reais, ocorridos no Brasil em 1988, quando um maranhense desempregado sequestra um avião da Vasp com o […]

| 22/12/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 602 – Cinco por cento

Há uma minoria capaz de resistir, e todos os grandes movimentos sempre começaram com uma minoria que não desistiu. O que podemos fazer? Nos juntarmos a essas minorias e montar nossa resistência. Sim, o inimigo está mais forte, tem gente defendendo terrorista abertamente, tem gente defendendo, elegendo e comemorando o sucesso de bandidos, tem gente namorando a ideia de genocídio de Judeus, tem gente sapateando sobre a Constituição, tem gente usando a Justiça como ferramenta de poder, e assim vai. Sem resistência, os planos dessa gente são implementados com facilidade.

| 15/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 904  – A praga

À medida que a guerra avança, e curiosamente, a gente já esqueceu da guerra da Ucrânia, muitas pessoas considerarão as mortes de civis no lado palestino moralmente equivalentes aos reféns judeus que ainda podem ser assassinados com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ou então aos jovens que foram torturados e assassinados pelo Hamas naquele concerto pela paz.
Não, não são equivalentes.

| 13/12/2023 - Julio Bessa
Henry Kissinger (1923-2023)
Julio Bessa

Henry Kissinger, pensador a ator das relações internacionais   “Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum.” Henry Kissinger   Fazendo uma rápida retrospectiva de minha trajetória profissional, constatei que estive quase integralmente vinculado à vida acadêmica em universidades ou a instituições de produção de ideias, pensamentos ou […]

| 08/12/2023 - Julio Bessa
Café Brasil 903  – Combatendo o terrorismo

Recebi de um ouvinte o link para uma palestra de Gabriel Schorr que elucida enormemente o que significa combater o terror no conflito Israel x Hamas. Gabriel Schorr é um brasileiro-israelense que vive em Israel há mais de 20 anos, onde atua como guia turístico. Mas é um ex-soldado das Forças de Defesa Israelenses, com diversas incursões em Gaza para combater terroristas.
Durante sua fala, Gabriel oferece uma visão abrangente da região, compartilhando suas experiências e discutindo os acontecimentos recentes, incluindo os ataques do Hamas em Israel.

| 06/12/2023 - Luciano Pires
A aposta dos argentinos
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A aposta dos argentinos “Milei herdou uma economia devastada pelo populismo, patrimonialismo e fisiologismo. Esse modelo peronista, assentado na tradicional fórmula da expansão do gasto público e no desequilíbrio fiscal só merece uma classificação: um desastre social.” Prof. Eduardo Costa (UFPA) Por uma diferença de aproximadamente doze pontos percentuais, superior ao que indicavam as pesquisas […]

| 21/11/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Ser estrangeiro
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Ser estrangeiro   “Quando vemos no noticiário crianças sírias ou de países africanos que morrem afogadas tentando chegar à Europa em botes, ou dezenas de pessoas sufocadas dentro de caminhões em travessia clandestina do México para os Estados Unidos, é essencial entender de que horror essas pessoas fogem.” Patrícia Campos Mello   Um dos problemas […]

| 07/11/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
Liberdade e prosperidade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O impacto da liberdade na prosperidade das nações   “Os cubanos, sob um sistema socialista, permanecem pobres e comem alimentos insossos. A noventa quilômetros de distância, os cubanos que moram em Miami tornaram-se relativamente ricos e fazem uma comida maravilhosa. Mesmas pessoas, dois sistemas econômicos diferentes, dois resultados econômicos – e gastronômicos – drasticamente diferentes”. […]

| 26/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Think tanks
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Think tanks   “O trabalho dos think tanks é de extrema importância para que os gestores recebam informações úteis, confiáveis e plausíveis sobre diversos recortes no conjunto da sociedade, entendendo quais políticas públicas funcionam e quais alternativas são possíveis na comparação com o que está sendo executado.” Margaret Tse   Participei, nos dias 13 e […]

| 18/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 896 – O Terror

Outubro de 2023, um dos grupos terroristas mais ativos da atualidade, o Hamas, faz um ataque à Israel que provoca mortes de muitos civis, com requintes de crueldade exibidos ao vivo em redes sociais. É o terror, atacando novamente. Atenção: este episódio não é sobre o conflito Israel X Palestina. É sobre terrorismo.

| 18/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 593 – Relativizar é absurdo

Quem relativiza o crime, criminoso é. Quem relativiza o canalha, canalha é. Quem relativiza o terror, terrorista é. Não precisa pegar em armas e praticar o crime.

| 13/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 592 – Fuja dos zumbis

A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.

| 06/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 291 – Dennys Xavier

Hoje convidamos o professor Dennys Xavier. Autor e tradutor de livros, artigos e capítulos científicos, Dennys é Professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Pós-graduação em Escola Austríaca do Instituto Mises Brasil (IMB). Doutor em História da Filosofia, tem Pós-doutorado pela Universidade de Coimbra e pela PUC-SP. É coordenador/autor da série best-seller ‘Breves Lições’. Uma conversa fascinante sobre esporte, sociedade, pensamento crítico e muito mais.

| 05/10/2023 - Luciano Pires
O extraordinário legado de Walt Disney
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O extraordinário legado de Walt Disney  “Nada define com tanta visibilidade os parques da Disney como a cordialidade e o comprometimento dos nossos membros do elenco ao longo dos anos e a apreciação que os convidados sentem pelo modo como são tratados.” Michael Eisner   “Gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”  “A vida […]

| 04/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 591 – A máquina de matar

Hoje vai ser um pouco diferente aqui. Em vez de ler um artigo meu, vou ler uma abertura de um livro muito interessante que você encontra à venda na livraria Café Brasil: A máquina de matar – A biografia definitiva de Che Guevara

| 29/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 892 – Na Dama de Ferro TV

O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.

| 20/09/2023 - Luciano Pires
Delírios indianos
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não é de hoje que os seguidores mais fanáticos de Lula vivem uma realidade paralela; mas essa fantasia megalômana, essa ficção de salto alto chegou a uma fase ainda pior, transformando-se num novo esporte: Fingir, no enorme picadeiro voador de Lula, que o mestre sempre tem razão. É de assustar o cinismo em voga. Todos […]

| 15/09/2023 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho Premium 589 – O 11 de Setembro de 2001

Em 2001 o mundo assistiu boquiaberto a um evento que mudou o eixo da história. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo do atentado às Torres Gêmeas. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar. Aqueles ataques tiveram impactos profundos e duradouros na história da humanidade.

| 15/09/2023 - Luciano Pires
Volta ao mundo por meio de livros
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Volta ao mundo por meio de livros[1]   “Não estou rico e nem vou ficar, mas estou livre para me dedicar a isso que chamam de literatura. E isso não envolve apenas o trabalho solitário da escrita, mas viajar o Brasil [e o mundo] todo e ajudar na formação, um a um, de leitores.” Ignácio […]

| 04/09/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 287 – Christian Lohbauer

No episódio de hoje convidamos Christian Lohbauer, que é Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo e professor de relações internacionais desde 1998. Christian foi executivo de empresas e entidades do setor do agronegócio e candidato a Vice-Presidente da República na chapa do Partido Novo nas eleições de 2018. Sua visão pragmática do Brasil é um alento em meio a tanta gente chutando seus “eu achos” e tentando destruir o pouco que conseguimos construir nos últimos anos. O Brasil tem jeito? Ouça nosso papo. Talvez você, que é ouvinte contumaz, perceba alguma diferença na ambientação e na qualidade do áudio. É que esta conversa foi gravada fora de nosso estúdio, lá nas instalações da Brasil Paralelo.

| 31/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 56 – A lei

Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre o livro A Lei, de Frédéric Bastiat, explicando que a maioria das pessoas, quando se fala em Leis, pensa em multas de trânsito e em impostos. Mas Bastiat explica que leis são mais que isso. Ele diz como devemos ficar atentos para que a lei proteja, e não ameace nossos direitos. Como já nascemos com direitos fundamentais, temos o dever de preservá-los! E a lei nos ajuda a fazer isso.

| 29/08/2023 - Luciano Pires
LíderCast 286 – Bruno Garschagen

No episódio de hoje, Bruno Garschagen, professor e escritor, uma das vozes mais respeitadas do Conservadorismo brasileiro, vem falar sobre o Brasil, sobre o cenário político e as discussões dos grandes temas que nos tiram o sono.

| 24/08/2023 - Luciano Pires
Leitura e repertório
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Leitura e repertório “Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Pedro Bom Jesus   Entre outras coisas, aproveitei o fim de semana para ler o relatório de atividades de 2022 do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, um think tank que completou 35 anos no ano […]

| 23/08/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Ignorar ou reclamar?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Já é lugar-comum, frase feita, esse papo (já) antigo de “o mundo mudou”, “a internet é terra de ninguém” e afins. Esqueçam; as redes sociais, portais, podcasts e tudo mais que nos chega pelas telinhas/telonas veio pra ficar, gostemos ou não. Há duas saídas: Conviver da melhor forma possível com essa revolução nada silenciosa, contando […]

| 02/08/2023 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 884 – A corrosão do consenso.

A temperatura das discussões políticas, ideológicas e sociais no Brasil continua alta, com grupos se radicalizando em torno da defesa de seus pontos de vista. Mas vivemos numa sociedade múltipla, que deveria permitir a convivência de ideias distintas. Ou melhor, deveria promover essa convivência. E para isso é preciso entender quais são os pontos de conflito. Vamos a eles hoje.

| 26/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 282 – Sílvio Grimaldo

No episódio de hoje temos Silvio Grimaldo, que é Cientista Político, Editor-Chefe da Vide Editorial e Diretor Executivo do portal Brasil Sem Medo, o primeiro streaming brasileiro de opinião e análise sobre política e cultura declaradamente conservador.

| 20/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 883 – Os negacionistas

Nos últimos tempos tem ficado cada vez mais complicado dar uma opinião contrária àquilo que uma certa elite determina que é o consenso. Não importa se é mesmo consenso, importa que haja uma percepção da sociedade de que aquilo é consenso, mesmo que seja só uma narrativa. Que nem precisa estar bem amarrada. O que vale é o grito, sacou? O que vale é a narrativa. E aí, os dissidentes viram negacionistas…

| 19/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 580 – O súdito Ideal

Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.

| 14/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 578 – Esculhambando Hannah

A filósofa alemã Hannah Arendt, investigou os regimes extremos como o nazismo e o stalinismo em sua obra “Origens do Totalitarismo”. Hannah enfatizou a ideia da pluralidade, reconhecendo a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e argumentou que a política é um espaço onde todos têm voz, apesar das diferenças. E agora é usada para legitimar a censura.

| 30/06/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – A Importância do Entimema (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Há uma grande importância prática no ENTIMEMA, pois nele, uma proposição — mais frequentemente a premissa MAIOR (P) — está apenas implícita, e por isso é mais provável que seja DESCUIDADAMENTE TOMADA COMO VERDADEIRA, sem um exame, tornando-se fonte de erro e de raciocínio falacioso. Ou aquela mentira que nem notamos porque parece verdade – […]

| 21/06/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 278 – Ives Braghittoni

Hoje trazemos Ives Braghittoni que é doutor em Direito pela USP – Largo de São Francisco e advogado em São Paulo. Ives é professor de Direito em graduação e pós-graduação e coordenador da Pós Graduação em Direito, Política e Liberalismo do Instituto Mises Brasil.

| 15/06/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Invisíveis
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Invisíveis “Ao focar nas habilidades e não nos estereótipos, as empresas podem focar nos talentos e habilidades das pessoas com deficiência, criando um ambiente inclusivo e propenso à inovação.” Em 2002, ministrei a palestra “Criatividade e Aprendizagem Acelerada” na quarta edição do Fórum Internacional de Processo Criativo, realizado em Aracaju. O referido evento, que posteriormente […]

| 07/06/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Despiu a fantasia
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Lula despiu de vez a fantasia. Ou seria disfarce? Mal aguentava fazer o papel de vovô bonzinho, socialista light, pai dos pobres, eleito pelo amor e pela “empatia” (que palavra ridícula, gizuiz). A verdade veio de fora, a reboque de um ditador/narcoterrorista que se transformou no melhor amigo do lobo – agora sem disfarce de […]

| 07/06/2023 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 876 –  Três princípios da Justiça – Revisitado

A definição clássica de justiça vem lá dos antigos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. Segundo eles, a justiça é um princípio ético e moral que se baseia na busca pela equidade, imparcialidade e respeito aos direitos individuais e coletivos. De acordo com essa visão clássica, a justiça é a virtude de dar a cada um o que lhe é devido, garantindo que todas as pessoas sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Não é lindo? Pois é. Vamos refletir a respeito revisitando um programa que foi ao ar em 2017…

| 31/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 572 – Liberdade deletada

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”

| 19/05/2023 - Luciano Pires
LíderCast 273 – João Henrique Martins

Hoje temos Joao Henrique Martins, que é cientista político especializado em economia ilícita e políticas de controle do crime. Com mais de 20 anos de experiência e pesquisas na área, João é doutorando em relações internacionais e mestre em ciência política, ambos pela USP, e graduado em ciências policiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde também atuou como professor. Oficial da reserva da PM de SP, atuou como analista do Centro de Inteligência, foi qualificado em redes de financiamento do crime organizado e terrorismo pelo FBI (EUA) e em gestão de Sistemas de Justiça Criminal e Segurança Pública no Brasil (USP) e na Europa, em programa de cooperação policial e judicial entre Brasil e União Europeia. Uma aula sobre o funcionamento – o seria desfuncionamento – do setor da segurança pública brasileiro.

| 11/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 873 –  Janelas para o mundo

E aí? A partir de qual janela você vê o mundo? Você é liberal ou progressita? Hummm, talvez seja um conservador? Quanto rótulo, não é? Mas o que quer dizer ser liberal ou progressista ou conservador? Pra que serve isso? Não tá confuso? Vamos ver…

| 10/05/2023 - Luciano Pires
George Orwell e o Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Presença de George Orwell “A luta em defesa da verdade objetiva ainda é fundamental e, embora Eric Blair tenha morrido em 1950, George Orwell continua bem vivo”. Alan Johnson Marcel Solimeo. economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, escreveu um artigo publicado pelo Diário do Comércio intitulado Instituições e anomia, destacando a importância do respeito […]

| 09/05/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
China, Índia e o poder da Ásia na economia mundial
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A Ásia pede passagem “A Índia tem sido, há cerca de 20 anos, a grande economia com o segundo maior ritmo de crescimento no mundo (atrás da China). Nos anos recentes, porém, a Índia tem conseguido acelerar o crescimento em razão de uma série de revoluções.” Fareed Zakaria A recente viagem à China do presidente […]

| 04/05/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 872 – Rau Dériu

E aí, você lembra como antigamente as comunicações eram? Limitadas às informações escritas e a relatos orais de pessoa para pessoa, o que demandava um baaaaaita tempo, não é? E pouca gente tinha dinheiro para bancar a tecnologia de distribuição. Pois é. Mas aí chegou a internet e mudou tudo, permitindo que qualquer um se tornasse comunicador e público. Imediatamente. Isso levou ao mundo atual dominado por narrativas, que são versões dos fatos, baseadas nos conhecimentos e perspectivas de quem as narra. Trato disso em meu livro “Merdades e Ventiras” e no curso “Inteligência Acima da Mídia”. Mas hoje eu quero provocar um pouco mais…

| 03/05/2023 - Luciano Pires
Bananas 2
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O cineasta Woody Allen fez ótimos filmes, como Bananas, de 1971: Nessa comédia, um bobalhão novaiorquino tenta impressionar uma sexy militante de esquerda e acaba envolvido na revolução comunista de um fictício país latino-americano. O próprio Allen interpreta o protagonista; Mellish, um ingênuo, que acredita na vitória dos revolucionários de esquerda para encerrar uma ditadura […]

| 27/04/2023 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 271 – Adriano Gianturco

Neste episódio convido Adriano Gianturco, que é Coordenador do Curso de Relações Internacionais no IBMEC, Professor de Ciência Política e autor de “A Ciência da Política”. Adriano é italiano, vive no Brasil desde 2010 e conversa sobre a dinâmica da política, no Brasil e no mundo. Falamos das mudanças a partir de 2013, dos problemas principais que atravancam o desenvolvimento do Brasil e daquilo que eu chamo de “brasiliência”, nossa capacidade de sobreviver às crises sempre com mais esperança. E também sobre o papel da mídia para o bem e para o mal.

| 27/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 870 – Papo com Leda Nagle

Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.

| 19/04/2023 - Luciano Pires
A garota que não se calou
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A garota que não se calou O título deste artigo é o mesmo de um livro publicado no Brasil em 2021, cuja história se passa na Nigéria, país de nascimento da autora Abi Daré, que mora há dezoito anos no Reino Unido, onde estudou direito na Universidade de Wolverhampton e fez mestrado em escrita criativa […]

| 30/03/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Palavrizar
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

“É uma ideia tão idiota que não chega nem sequer a ser uma ideia errada”. A frase é atribuída ao físico austríaco Wolfgang Ernst Pauli (1900-1958), ao analisar o trabalho de um aluno na universidade americana de Princeton. É mais ou menos isso que acontece no Brasil com os pretensos reformadores do idioma, buscando, alegadamente, […]

| 23/03/2023 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 865 – Uma pitada de estoicismo

Neste mundo enlouquecido, como é possível viver uma “boa vida”? Como fazer o melhor dentro das nossas possibilidades, ao mesmo tempo aceitando que muito está fora do nosso controle? Essas são questões centrais de uma linha filosófica chamada estoicismo, criada há mais de 2 mil anos e que ainda ajuda a gente a encarar as dificuldades da vida contemporânea.

| 15/03/2023 - Luciano Pires
LíderCast 263 – Marcelo Suano

No programa de hoje temos Marcelo Suano, que se formou em filosofia, mas mergulhou no estudo das relações internacionais para se transformar num cientista político. Um dos temas de sua preferência é o estudo do pensamento militar brasileiro, que está profundamente entranhado no DNA dos brasileiros, embora muita gente não acredite nisso. Um papo muito interessante sobre o funcionamento do exército, com direito a uma aula sobre o conflito Russia X Ucrânia.

| 02/03/2023 - Luciano Pires
Guerra entre Rússia e Ucrânia: um ano
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Guerra entre Rússia e Ucrânia: um ano “Um ano depois, Kiev está de pé. A democracia permanece.” Joe Biden   Contrariando as expectativas iniciais que sinalizavam para um conflito de curta duração, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia está completando um ano. Seus principais impactos podem ser vistos a partir de três prismas. […]

| 24/02/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 262 – Celso Grecco

No episódio de hoje temos Celso Grecco, um velho conhecido que, do mundo da propaganda e da promoção, parte para trabalhar com temas como Desenvolvimento Social e Propósito, já tendo ajudado centenas de organizações sociais e empresas a desenvolverem programas e projetos que transformaram vidas. Celso atuou em países como Inglaterra, Portugal, África do Sul, Estados Unidos e Jamaica. Em 2008, recebeu o prêmio Vision Awards em Berlim entregue pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, o professor Muhammad Yunus, e em dezembro do mesmo ano foi homenageado na sede da ONU em Nova York. Uma conversa leve sobre convicção, conveniência e constrangimento. Ouça que você entenderá.

| 23/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 261 – Paula Schmitt

No episódio de hoje temos a jornalista e escritora Paula Schmitt, que tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção “Eudemonia” e do de não-ficção “Spies”. Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Hoje publica seus textos no Poder 360 e na revista Oeste.
Paula pratica um jornalismo que não existe mais, aquele que teima em ir contra a corrente, com investigação profunda e sem medo de opinar. Uma conversa muito interessante sobre o poder e a responsabilidade da mídia, a sociedade e… liberdade.

| 16/02/2023 - Luciano Pires
Foco no passado, desconfiança nas instituições e falta de sintonia
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Foco no passado, desconfiança nas instituições e falta de sintonia   “O desempenho econômico é função das instituições e da sua evolução. Juntamente com a tecnologia empregada, elas determinam os custos de transação e produção.” Douglass North   Passados quarenta dias da posse do novo governo e tomando por base diversas declarações ou entrevistas do […]

| 09/02/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 860 – Liberdade, igualdade, fraternidade

Quem há de ser contra os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade? Quem é que não quer uma sociedade mais justa, igualitária e amorosa? Quem é que não luta pela democracia? Cara, todo mundo quer, não é? E tem uns que querem tanto, mas tanto, que não pensam duas vezes antes de matar por amor. O episódio de hoje tem os pés na revolução francesa e a cabeça… bem você decide.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
LíderCast 259 – Lygia Pimentel

No episódio de hoje trazemos Lygia Pimentel, médica veterinária e economista, CEO e fundadora da Agrifato, empresa de consultoria no Agronegócio. Lygia é mãe e empreendedora, passou por empresas como a XP, mas decidiu contribuir com a revolução na pecuária brasileira, através da produtividade com instrumentos financeiros. A conversa gira sobre a ignorância que o brasileiro tem sobre os processos do agro, especialmente na agropecuária. Falamos de defensivos agrícolas, de tecnologia e  muito mais. E a Lygia dá uma aula sobre o que o Brasil pode se tornar se tomar o rumo certo. 

| 02/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 859 – OesteCast

Fui convidado para participar do OesteCast, o podcast da revista Oeste, apresentado por Dagomir Marchezi e Cristyan Costa. O Dagomir tem mais ou menos a minha idade, então foi uma conversa repleta de referências, falando sobre a mídia, o Brasil cultura popular e muito mais.

| 01/02/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 258 – Alexis Fonteyne III

No episódio de hoje temos uma curiosidade: o primeiro convidado que vem pela terceira vez ao LíderCast. É o Alexis Fonteyne, empresário, industrial, youtuber e – ainda – Deputado Federal, que termina o mandato dentro de alguns dias. Falamos sobre a atividade de um cidadão que decide impactar a sociedade, entrando para a política. Afinal de contas, valeu a pena?

| 26/01/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Os tais “terroristas”
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O ataque às palavras começou via certa espécie de hipérbole conceitual, na qual uma alegada agressão policial virava “massacre”, uma remoção de viciados em crack se tornava “higienização social”, morte de bandidos em confronto era “assassinato em massa”, manifestantes pacíficos não passavam de “fascistas” e tudo, absolutamente qualquer coisa, era uma inaceitável, vampiresca falta de […]

| 17/01/2023 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 554 – Os flautistas de Hamelin

Montaigne trata da cegueira que a obstinação e a convicção exagerada provocam nas pessoas, impedindo que elas exerçam seu senso crítico, transformando-as em massa de manobra e expondo-as a todo tipo de perigos, especialmente nas mãos de quem sabe manipular as cordinhas, se é que você me entende.

| 13/01/2023 - Luciano Pires
Procurando entender as turbulências no Brasil e na América Latina
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Procurando entender as turbulências no Brasil e na América Latina “Primeiro eles vieram buscar os socialistas, e eu não falei nada porque eu não era socialista. Depois eles vieram buscar os sindicalistas, e eu não falei nada porque eu não era sindicalista. Depois eles vieram buscar os judeus, e eu não falei nada porque eu […]

| 10/01/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 553 – Calibre suas expectativas

Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.

| 06/01/2023 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 02/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O dia em que James Brown salvou Boston

No dia 4 de abril de 1968, o reverendo Dr. Martin Luther King foi assassinado nos Estados Unidos, desencadeando uma onde de protestos em todo país, com manifestações violentas nas principais cidades. E James Brown salvou uma cidade.

| 29/12/2022 - Luciano Pires
Socialismo amargo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Socialismo amargo   Viajando por países socialistas bebendo muita cerveja   “O socialismo de qualquer tipo leva a uma destruição total do espírito humano.” Alexander Soljenitsin   Dediquei parte considerável do recesso de fim de ano à leitura, procurando diversificar os estilos por considerar esta uma estratégia adequada para expandir o repertório e, consequentemente, desenvolver […]

| 27/12/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 19/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair…

Quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais. São a “Abordagem 4D”: descartar, distorcer, distrair e desanimar.

| 16/12/2022 - Luciano Pires
Descasamento entre política e economia
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Descasamento entre política e economia “A história dos últimos dois séculos pode ser lida como um processo de tensão permanente entre, de um lado, o mercado tentando subordinar a sociedade à sua lógica e, do outro, uma reação da sociedade lutando para domar o ‘touro em investida’”. Genauto Carvalho de França Filho e Jean-Louis Laville   […]

| 13/12/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 12/12/2022 - Luciano Pires
A censura e o “paradoxo da tolerância”
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Reconheço o direito de qualquer um defender o que quiser: Biden, Trump, Lula, Bolsonaro, o imperialismo norte-americano, o imperialismo chinês, o direito de autodeterminação dos Uigures. Tudo isso está no campo do debate político. Falemos, falemos à vontade, mas ouçamos o nosso adversário sem querer calar a sua voz. É no debate franco, é naquilo […]

| 01/12/2022 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 849 – A cegueira da escolha

Nossas opiniões e atitudes políticas são parte fundamental de quem nós somos. E de como construímos nossas identidades. Se eu pedir sua opinião sobre escolhas ou fatos políticos, você provavelmente a compartilhará comigo, mas também provavelmente resistirá a qualquer tentativa que eu fizer de tentar persuadi-lo a adotar um outro ponto de vista, não é? Afinal, se há algo que nos parece certo, são nossas próprias atitudes. Ou não? Mas… e se esse não fosse o caso?

| 23/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

Resumo de tudo que foi publicasdo no ecossistema Café Brasil ao longo da semana.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 544 – 90 milhões em ação

Oxalá algum dia possamos superar essa greta, pois dois meios Brasis não somam um Brasil inteiro.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 543 – Como a mídia faz sua cabeça

Nas sociedades democráticas, os meios de comunicação de massa são a força motriz da opinião pública. Fontes de mídia como Internet, jornais, noticiários, etc., desempenham papéis significativos na formação de nossa compreensão e percepção sobre os eventos ocorridos em nossas vidas diárias. E os profissionais da mídia sabem disso, usando algumas ferramentas que fazem a nossa cabeça. Neste vídeo, quero falar de três delas.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Boicote… “nazista”?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Tudo começou com Charles Cunningham Boycott, militar inglês que, aposentado, foi tentar a vida como representante de um rico proprietário de terras na Irlanda, em 1872. As coisas iam bem para Charles, até que um dia os camponeses locais foram até ele reclamar do alto valor cobrado pelo arrendamento das terras; eram tempos difíceis, e […]

| 16/11/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O seu café coado da semana!

VemAí A terceira edição da Black Friday Café Brasil, desta vez com uma oferta nunca antes vista por aqui!
Fique atento aos nossos próximos e-mails e saiba mais!

| 14/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 540 – Adolescentes de 40 anos

Talvez a principal característica da pessoa madura esteja relacionada com o desenvolvimento de uma boa tolerância às inevitáveis frustrações e contrariedades a que todos nós estamos sujeitos.

| 11/11/2022 - Luciano Pires
LíderCast 250 – Emanuel Pessoa

O convidado de hoje Emanuel Pessoa, advogado cearence com formação em Harvard, que tem uma visão crítica do segmento político, econômico e, especialmente, judiciário brasileiro. Falamos da judicialização da política e politização do judiciário, de ESG e de medidas – especialmente reformas – que precisamos fazer se quisermos que o Brasil dê certo.

| 10/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 539 – A bela tragédia

Belo é o trágico que contemplamos sem que ele possa nos destruir.

| 07/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 846 – Sina

Indo contra a minha regra das 48 horas eu vou fazer esse programa aqui, em cima das horas subsequentes à eleição.
Terminada mais uma eleição, temos uma nova situação, onde o Brasil passa a ter uma nova direção. Ou melhor, uma velha direção. Parece sina, cara… de quando em quando, estamos sob nova direção, que esquece o que foi feito pela anterior, e começa tudo outra vez. Do zero, cara!
Muita, mas muita gente ficou angustiada, amedrontada, decepcionada e agora está preocupada com o futuro. Bom, eu sou uma delas…

| 02/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 537 – Voce está errado

Um Cafezinho especial, relacionado às eleições presidenciais de 2022, onde abro o coração, até o limite que as redes sociais suportam, para manifestar as razões de minha escolha e o foco nas consequências no futuro do país.

| 29/10/2022 - Luciano Pires
LíderCast 249 – Dom Lancelloti

Dom Lancelotti, um cearense que se formou em direito e um dia decidiu que precisava se envolver com o ambiente político. E em 2018 cria o movimento Gays com Bolsonaro, derrubando o disjuntor de muita gente.

| 28/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 845 – Merdades e Ventiras live

Realizamos na semana passada a primeira Merdades e Ventiras Live, um encontro com personalidades para discutir como a mídia faz a nossa cabeça. No primeiro encontro, com o deputado Paulo Ganime e Roberto Motta, que hoje é comentarista na Jovem Pan, a discussão passou por política e, é claro, censura. É o áudio desse encontro que você ouvirá hoje.

| 26/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 535 – Milhões de mortos

Quem leu meus livros Brasileiros Pocotó, Nóis Qui Invertemo As Coisa e Me Engana Que Eu Gosto ou ouve meus podcasts há algum tempo, sabe que bato sempre nessa tecla: quais as consequências de uma sociedade dividida, onde o conflito substituiu o confronto de ideias?

| 22/10/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 020 – Briga na floresta

Estamos vivendo um período de eleições, que sempre mobiliza as pessoas, e as crianças olham a mobilização dos adultos e ficam sem entender. Que importância tem tudo isso? Uma fábula de Rubem Alves nos ajuda a entender como funciona o processo de escolha e de manipulação que leva às leis que nos orientam. 
Um episódio necessário para estes dias.

| 18/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 534 – No caminho tem um inf*rno

Entre um bom e um mau economista existe então uma diferença: um se detém no efeito que se vê, o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que só se devem prever.

| 17/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 533 – gente demais falando merda

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar. Na história que for melhor contada, com mais gente contando, com mais presença na mídia.

| 14/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 843 – O nosso hino

Aproveitando este momento único de mobilização nacional, que emenda talvez a eleição mais importante de nossa história com uma copa do mundo, decidimos fazer um episódio especial do Café Com Leite, explicando para a garotada a letra do nosso Hino Nacional. Para ampliar o alcance desse episódio, vamos reproduzi-lo aqui no Café Brasil.

| 12/10/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 19 – O nosso hino

O Hino Nacional Brasileiro é um dos mais belos hinos do mundo. Mas você sabe o que é e para que serve um hino?
O programa de hoje é mais do que especial, onde Bárbara e Babica explicam a letra de nosso hino e contam algumas curiosidades.Emocione-se conosco! 

| 11/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 532 – Eu saí do armário político

Olha, sei muito bem quanto custou minha saída do armário político, quando em 2014 decidi abraçar o tema “política” em meus conteúdos. Foi um horror, que continua até hoje.

| 10/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 531 – O armário político

Você esconde suas preferências políticas, evita falar em público sobre quem segue, em quem votou? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.

| 07/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 842 – Nós contra eles

Cara, é inexplicável como alguns políticos conseguem capturar corações e mentes das pessoas. Conquistam seguidores que acabam se transformando em torcidas organizadas. Tudo pelo meu time, até mesmo pregar a extinção do time adversário… Não é estranho isso? Há quem diga que sofremos uma espécie de psicose de formação de massa. Vamos dar uma outra olhada nesse tema?

| 05/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 530 – Eu tenho medo

Todos temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público.

| 03/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 529 – Se Bolsonaro vencer…

Bolsonaro não precisará ser incompetente, grosso, desonesto, burro ou simplesmente ignorante para que seu governo seja diariamente contestado e que um escândalo o aguarde a cada esquina. E ele fará questão de botar lenha na fogueira, com a mesma língua solta e a capacidade infinita de irritar os adversários. Essa é sua natureza.

| 30/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 527 – Quero que você erre!

Ah, se o Brasil fosse um grande jogo de frescobol com todo mundo querendo que o outro acertasse…

| 23/09/2022 - Luciano Pires
KKK…
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não, esse “KKK” não pertence à gíria interneto-uatizapiana que traduz gargalhadas. Na verdade, significa tristeza – não riso. E por dois motivos. Um deles é a banalização do mal na menção vazia, desnecessária, à Ku Klux Klan, KKK para os íntimos. A banalização do mal, aquela já explicada, digerida e exposta por tantos escritores, filósofos […]

| 20/09/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 526 – Os loucos nos extremos.

O mundo está polarizado, parece dividido em dois, não é? É, parece. Mas não é assim. Existem alguns extremos gritando feito loucos e, no meio, milhões de pessoas tentando descobrir qual é a melhor escolha. Mas a gritaria nos extremos é tamanha que achamos que elas são maioria. Não são. São minorias, mas têm acesso à mídia, à cultura, aos canais de comunicação que batem em você o dia inteiro, influenciando suas decisões.

| 19/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 523 – Pavlov e seus cães

Ivan Pavlov era um médico russo que fez um experimento interessante cerca de um século atrás. Reuniu alguns cães e começou a condicioná-los. Cada vez que chegava com comida, Pavlov tocava uma sineta, até um ponto em que, mesmo sem comida, bastava acionar a sineta para que os cães começassem a salivar. Ficavam com a boca cheia d’água só de ouvir o sino. Pavlov desenvolveu a ideia dos reflexos condicionados.

| 12/09/2022 - Luciano Pires
Brasil e Coreia do Sul
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Brasil e Coreia do Sul: 60 anos de trajetórias distintas Luiz Alberto Machado[1] Paulo Galvão Júnior[2] O Brasil comemorará no dia 7 de setembro próximo os 200 anos de sua independência. A Coreia do Sul, por sua vez, comemorou, no último dia 15 de agosto, 74 anos de sua independência, conquistada em 1948, poucos anos […]

| 09/09/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 241 – Arthur Pinheiro Machado

Hoje trazemos Arthur Pinheiro Machado, um engenheiro e empresário inovador que abraçou o mercado financeiro para provocar uma revolução, batendo de frente com nada menos que a Bolsa de Valores, o que acabou trazendo-lhe muitos problemas.

| 08/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 838 – Merdades e Ventiras

O mundo vem passando por uma revolução sem precedentes na mídia. Nos comunicamos de um jeito muito diferente de como fazíamos dez anos atrás. Hoje, cada um de nós é uma mídia individual, compartilhando com outras pessoas aquilo em que acreditamos – ou não. A comunicação é a cola que nos une ou é a força que nos separa. Por isso, compreender como funciona a mídia é fundamental para não ser transformado em massa de manobra. Eu me preocupei tanto com isso cara, que eu lancei um livro. E essa é a praia hoje.

| 07/09/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – O sapo e aonça

A poderosa onça decide desafiar o pequeno sapo para ver quem tem o grito mais forte. E então…

| 06/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 521 – Bate-boca de domingo

Entramos na reta final das eleições, a temperatura vai aumentado e, com certeza, nossos filhos olham com curiosidade os debates acalorados dos adultos.
O que será essa coisa chamada política que mobiliza as pessoas? Que provoca discussões nos almoços de domingo, que gera bate-bocas em alta temperatura? De onde vem a política? Para que serve?

| 02/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 837 – Calaboca, Chico

Tá difícil, né? Tem comunista debaixo da cama, tem bolsonarista na esquina, tem doutrinador pra todo lado. Pessoas mudam de opinião na cara dura, defendendo o que atacavam antes. Não dá mais pra confiar em ninguém. Não dá mais pra curtir ninguém. Não dá mais para liberar e emoção de curtir o que é belo, pois o belo foi produzido por alguém do outro lado. Que porre, cara!

| 31/08/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 15 – O Quarteto Fantástico

Neste episódio, pedindo ajuda a mais alguns super-heróis, especialmente o Quarteto Fantástico, Bárbara e Babica tratam de mais questões relacionadas à moral e ética, começando por definir o que são e para que servem os princípios morais. 

| 30/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 520 – Dois Meio Brasis

Dois meio Brasis não somam um Brasil inteiro. Por anos, uma certa elite se esmerou em semear o ódio e o conflito entre os brasileiros. E obteve sucesso. A greta existe, mas o Brasil está longe de ser um país dividido. Divididos estão pequenos grupos organizados e barulhentos, em luta pelo poder. E que influenciam a maioria silenciosa a imaginar que o país está dividido.

| 29/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 519 – A república do ódio

A arte deve ser desconsiderada por conta da política?

| 26/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 836 – Escola Sem Partido

No começo dos anos 2000 um pai preocupado resolveu fazer alguma coisa para combater a doutrinação ideológica que seus filhos vinham sofrendo nas escolas em Brasília. E ali nasceu um movimento que terminou até como pauta das eleições presidenciais de 2018. E um dia, o movimento puf! Acabou. Acabou? É essa história que contamos aqui hoje.

| 24/08/2022 - Luciano Pires
LíderCast 238 – Miguel Nagib

Hoje o convidado é Miguel Nagib, o homem que criou em 2004 o Movimento Escola Sem Partido que causou um enorme reboliço entre os diversos tons do espectro político. Uma história fascinante mostrando que se uma andorinha só não faz verão, pode provocar ventanias.

| 18/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 835 – O cilindro de Ciro

Direitos humanos são os direitos que você tem porque você é… humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como uma pessoa, como o direito de viver livremente, de falar o que pensa, e ser tratado como um igual. Os direitos humanos se aplicam a absolutamente todos em todos os lugares. Ou deveria ser assim. Vamos nessa praia hoje.

| 17/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 516 – Pra quem decidiu não escolher

Tem uma frase de Willian James, que diz: “Quando você tem que fazer uma escolha e não a faz, isso por si só já é uma escolha”.

| 15/08/2022 - Luciano Pires
Pacto brutal

Terminei de assistir a Pacto Brutal, a mini série da HBO Max que trata do assassinato da atriz Daniella Perez em 1992. Eu tinha 36 anos na época, e foi um choque receber a sucessão de notícias que criavam uma história muito mais impactante que as novelas das quais Daniella era protagonista.

| 13/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 515 – Você nunca foi tão hipócrita

O convívio civilizado entre interesses conflitantes é nosso maior desafio. Lidamos com isso o tempo todo e de uma forma que nunca foi tão hipócrita. Os discursos vão para um lado, e as atitudes vão para outro. E não é só em política, não, mas em todos os segmentos de nossas vidas.

| 12/08/2022 - Luciano Pires
A boa e velha realidade
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Frases que começam com as expressões “Então…” ou “Veja bem…” não têm como dar certo. Caso o cidadão receba resposta principiando com essas pérolas, pode esperar: Vem chumbo. Você pergunta ao mecânico se o carro vai ficar pronto antes do fim de semana e o nobre profissional engata um “Então…” já sabe qual a resposta […]

| 11/08/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
A visão pornográfica de mundo
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

A minha família está passeando no Brasil. Eles estão aproveitando as férias escolares do nosso filho mais velho. Ontem uma menina de treze anos conversou com a Bruna, minha esposa. A menina lhe contou que não gosta de andar sozinha nas ruas: ela sente medo e nojo do modo como os homens a observam. Eu […]

| 06/08/2022 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
LíderCast 236 – Paulo Ganime

No programa de hoje temos Paulo Ganime, Deputado Federal pelo partido Novo e recém lançado candidato ao governo do Rio de Janeiro. É sua segunda participação no LíderCast, falamos do dia a dia em Brasília e dos desafios de governar um estado como o Rio de Janeiro. 

| 04/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 833 – Rio, beleza e caos

Um cantinho e um violão / Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar / E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado / O Redentor que lindo
Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama
E eu que era triste / Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci / O que é felicidade meu amor

O Rio de Janeiro continua lindo… mas tá perigoso…

| 03/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 512 – O calo do dono

Por muito tempo nos queixamos que não tínhamos liberdade de escolha, que éramos colonizados pelos conteúdos que meia dúzia de empresas distribuíam, que faziam com que a sociedade não tivesse liberdade de escolha e, portanto, seguisse uma cartilha hegemônica.

| 01/08/2022 - Luciano Pires
Encontro de Cidades Criativas
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Encontro de Cidades Criativas  “As cidades surgem como espaço de encontro; uma cidade é um conjunto de pessoas com oportunidades distintas.” Ana Carla Fonseca A XIV Conferência da Rede de Cidades Criativas da UNESCO foi realizada na cidade de Santos, de 18 a 22 de julho, sendo encerrada com o compromisso do combate à desigualdade social […]

| 30/07/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 832 – Carta Aberta Ao Brasil – Revisitado

Em 2016 viralizou uma carta aberta ao Brasil, que um norte americano que viveu quatro anos por aqui, casou com uma brasileira e depois retornou para os Estados Unidos, escreveu. A carta provocou impacto, mas o enfoque dele não é novo, não. Eu decidi revisitar esse programa para que possamos refletir sobre o que ele disse em 2016, e ver se melhoramos de lá para cá.

| 27/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 507 – O monstro é …ista

Chegamos a um estado das coisas em que o sujeito é mais ou menos monstro dependendo de em quem ele votou.

| 15/07/2022 - Luciano Pires
Nós do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Nós do Brasil  Nossas heranças e nossas escolhas “No Brasil, o futuro de uma criança está em grande parte determinado pelas condições socioeconômicas de sua família no momento do nascimento. […] Como nascer em uma família rica ou pobre não é resultado de mérito, e sim da sorte, a loteria da vida é o principal […]

| 13/07/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Com Leite 9 – Cobra-kai e o mito da caverna

Na história do mundo, muitas pessoas se dedicaram a estudar o que é viver a vida, o que é verdade e mentira, como pensamos, como nos relacionamos. A essas pessoas nós chamamos de filósofos, e conhece-los nos ajuda a compreender melhor a vida e nos prepararmos para ela. É sobre os filósofos, que vamos falar hoje.

| 12/07/2022 - Luciano Pires
Os novos clubes de Lula
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Há alguns dias, o convenientemente descondenado Lula da Silva afirmou: Se eleito, fechará todos os clubes de tiro do Brasil, substituindo-os por “clubes de leitura”. Primeiramente, seria necessário alertar o delirante candidato, de declarado horror a livros, sobre a existência de Bibliotecas em muitas das cidades brasileiras; e que, por sinal, estão às traças desde […]

| 04/07/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 498 – Cuidado comigo. Sou de direita.

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade, a que se diz a mais tolerante, mas não perde uma oportunidade de cassar a voz de quem pensa diferente.

| 13/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 491 – Os malabaristas eleitorais

Observando a corrida eleitoral, com os malabarismos que os marqueteiros exigem de cada candidato, tentando transformar ogros em cavalheiros, ladrões em salvadores da pátria e estúpidos em luminares, uma reflexão sobre contextos é necessária.

| 20/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 822 – Café ao Quadrado

Convidei o Christian Gurtner, criador e apresentador do podcast Escriba Café, para uma live. A ideia era conversar sobre podcasts, cultura de cancelamento e liberdade de expressão. Eu e o Christian produzimos podcasts há mais de 16 anos, experiência é o que não falta. E o papo foi pra lá de agradável. Quem não assistiu, vai poder ouvir agora.

| 18/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 821 – O amor que nunca morre

A Pandemia causou prejuízos em todas as esferas de nossas vidas. Mas talvez o mais impactante, depois da morte de um ente querido, seja o estrago psicológico causado em muita gente, que se tornou insensível à dor alheia em nome de disputas políticas. No episódio de hoje abordaremos o caso de Arlene Graf, que perdeu o filho depois de tomar vacina contra o coronavírus. Esse tema teve cobertura desastrosa por parte da imprensa, e entra na história como um exemplo de vergonha, falta de sensibilidade e prova mais obscena da pequenez da imprensa. E de muitos de nós.

| 11/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 487 – A ditadura de precisão

Foi-se o tempo da truculência, do tiro, porrada e bomba. Foi-se o tempo do bandido vestido de preto, com o mocinho vestido de branco. Agora o mal está dissimulado, você vive ao lado dele, acorda com ele, dorme com ele, tem aulas com ele, responde pra ele, sem perceber que é ele.

| 06/05/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 6 – Meu País, Minha Nação

O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas eu acho que você já deve ter percebido que tem muita gente brigando, especialmente nas redes sociais, não é? Parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em grupos e fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.

| 03/05/2022 - Luciano Pires
Segura o Tchan
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O Carnaval de 1996 coroou o sucesso da banda de axé É o Tchan/Gera Samba, liderada por Compadre Washington, com a música-chiclete Segura o Tchan. Além da letra – digamos – exótica, a dançarina Carla Perez chamava a atenção pelos seus – também digamos – atributos coreográficos. O grupo começou despretensiosamente e caiu na graça […]

| 02/05/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 486 – Ostracismo Social neles!

“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato, chamando-os pelos nomes que eles têm.

| 02/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 485 – Quem vai vender o Brasil?

Técnicos respeitados, quando não servem a objetivosd de uma certa elite, são tratados com falsa reverência, homenageados, aparentemente respeitados e isolados.

| 29/04/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 5 – Os ratos e o queijo

Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade.
Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam juntos em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade… Mas um dia, qusndo o poder subiu à cabeça de alguns ratos, as coisas começaram a mudar.

| 26/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 484 – Daniel Silveira condenado

Um advogado inteligente faz o que quiser com as leis, que foram feitas por humanos e podem portanto, ser manipuladas para dizer o que o humano quiser.

| 25/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 818 – A cultura do cancelamento

Você sabe o que é cultura do cancelamento? Na explicação bonitinha é a remoção de apoio a indivíduos por conta de alguma opinião ou ação censurável que eles tenham omitido. Entendeu? Remoção de apoio. Essa é a explicação bonitinha. Na explicação real cara, é o linchamento público de reputações com base numa onda que pode nascer de uma indignação legítima com alguma opinião ou ato, mas que ganha vida própria e é impossível de ser interrompida, atingindo o indivíduo acusado, seus familiares, a empresa onde trabalha, os amigos e todos que tentarem de alguma forma retornar à racionalidade. Cara: isso é perigoso…

| 20/04/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 4 – Voto e Democracia

No episódio anterior, terminamos com uma pergunta: Como criar um sistema político em que seja o povo que exercita o poder? Hoje vamos falar sobre isso.

| 19/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 482 – A Terceira Via

A Terceira Via surgiu como uma tentativa de imbuir o capitalismo com uma consciência social. Sem ser esquerda ou direita, ela favoreceria uma economia de mercado, e não a sociedade de mercado.

| 18/04/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 3 – O Rei Tirano

A história mostra que muitos homens e mulheres puros e honestos, quando conquistam o poder, passam por horríveis transformações. Belos, transformam-se em monstros. Aconteceu assim com os reis, tão bonitos, tão honestos, antes de terem a coroa na cabeça e a espada na mão.

| 12/04/2022 - Luciano Pires
Novos especialistas
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Ah, Brasil… País que nunca decepciona. Se há alguma modinha besta rodando pelo mundo, a chance dela se arraigar aqui na Banânia é de 100%. A “modinha dos especialistas”, por exemplo; o brasileiro sabe tudo, conhece tudo; é palpiteiro polivalente. Quando a Covid rebentou pra valer, milhões de microbiologistas, infectologistas e imunologistas sem diploma dedicavam-se […]

| 08/04/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Com Leite 2 – Cada um por si

Você não gosta de política é? Que coisa chata! Sua família discute, às vezes fala alto, briga, seus colegas da escola acham que sabem sobre política, mas será que não estão apenas repetindo o que ouvem dos outros?
Olha, a política é necessária, viu? E você precisa entender algumas coisinhas antes de dar opiniões sobre ela!

| 05/04/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 1 – Chicken Little

Uma fábula que nos ensina muito sobre como nos protegermos das fake news.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Jornada Psicose em Massa

Um esforço hercúleo, que tem como objetivo dizer a você como é que as coisas acontecem. Se eu fosse você, corria ouvir. Depois não dá pra dizer “ah, eu não sabia”.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Ensinamentos da História
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Ensinamentos da História   “A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi, e contra o que foi, anuncia o que será.” Eduardo Galeano   Embora economista, por mais de 35 anos dediquei-me, na docência, às disciplinas do núcleo histórico do curso de ciências econômicas: História Econômica Geral, Formação Econômica […]

| 24/03/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 471 – Café Com Leite

Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.

| 11/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 812 – Agroecologia e Manipulação

Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.

| 09/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Imagem interna X Imagem externa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Imagem interna X Imagem externa “Nós ainda acreditamos que não há nem pode haver alternativa racional a não ser a política de coexistência pacífica, e gostaria de enfatizar este ponto com plena certeza.” Mikhail Gorbachev Enquanto assisto às fortes imagens da movimentação de forças russas nas imediações de Kiev, capital da Ucrânia, rememoro diferentes momentos […]

| 26/02/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 810 – Simpatia pelo Diabo – Revisitado

Em 2013 fiz um programa chamado DIAS SOMBRIOS, no qual eu falava dos conflitos crescentes no Brasil, da incapacidade das pessoas aceitar quem pensa diferente, do uso do rótulo “fascista” como se fosse “bobo” ou “tonto”. Aquele programa inspirou um outro em 2014, Simpatia pelo Diabo, que vou revisitar hoje.
Olha: já se vão oito anos… De lá para cá, saímos do bate boca para o cancelamento. Das sombras para as trevas, num crescendo de intolerância que continua dividindo o Brasil.

| 23/02/2022 - Luciano Pires
A liberdade econômica no Brasil e no mundo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A liberdade econômica no Brasil e no mundo   No início de 1990, Letônia, Lituânia e Estônia deixaram de fazer parte da União Soviética e iniciaram um processo de reformas liberais.  Em 2001, a renda média de um cidadão desses países já era maior do que a de um brasileiro. Hoje é o dobro.   Acaba de ser […]

| 18/02/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 465 – Frankenstein

Ideias são como um vírus: vêm de um lugar qualquer, silenciosamente, vão infectando sem que gente perceba e podem se transformar numa doença, epidemia e pandemia.

| 18/02/2022 - Luciano Pires
Está chegando o Café com Leite!

Um podcast que trata o público infantojuvenil como cidadãos!

| 17/02/2022 - Luciano Pires
LíderCast 230 – Paulo Moura

Hoje a conversa é com Paulo Moura, Estrategista Político e Especialista em Marketing Político, Estratégia & Comunicação. Paulo é um dos mais argutos comentaristas políticos em atividade no Brasil, com seu canal o Youtube, o  Dextra. Um papo fascinante sobre posicionamento político, economia e o futuro do Brasil. 

| 17/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 809 – Ser Woke

Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?

Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.

| 16/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 807 – O demolidor

“O que você realmente faz para não ser um idiota, nem ser feito de idiota, hein? Bom, talvez esta seja um pouquinho mais difícil. Talvez você precise de um momento de reflexão e autoanálise.”
Bem, o programa de hoje é dedicado aos que se consideraram idiotas e buscaram um jeito de sair dessa condição. Este Café Brasil é uma homenagem a um demolidor de idiotas.

| 02/02/2022 - Luciano Pires
A gastrodiplomacia, a economia criativa e o Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A gastrodiplomacia, a economia criativa e o Brasil  “A gastrodiplomacia tem o envolvimento direto de governos, que procuram expor a gastronomia de um determinado país como atrativo de destino turístico. […] Com isso, movimentam toda uma cadeia, não só turística, mas de alimentação, que envolve logística, produção, toda a parte de distribuição, consumo e exposição […]

| 28/01/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Os novos Odoricos
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Dias Gomes (1922-1999) foi um grande autor de romances, peças teatrais e novelas. Também pertencia à Academia Brasileira de Letras, nos bons tempos em que ser escritor era pré-requisito óbvio para ali ingressar. Que dó do grande Machado de Assis. Do jeito que a coisa vai, Anitta e Pabbbbbblllo Vitttttar estão com tudo para ocupar […]

| 25/01/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 805 – O Estupro da Mente

Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando:  é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….

| 19/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 443 –  O crime nosso de cada dia

A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.

| 03/12/2021 - Luciano Pires
Quadrinhos em alta
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Quadrinhos em alta Apesar do início com publicações periódicas impressas para públicos específicos, as HQs não se limitam a atender às crianças. Há quadrinhos para adultos, de muita qualidade, em exposição nas prateleiras das melhores livrarias do mundo.  Anna Rachel Ferreira Começo chamando a atenção para dois fatos – ou mitos? O brasileiro lê pouco. […]

| 25/11/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 796 – Maiorias Irrelevantes

Outro daqueles acidentes estúpidos vitimou mais uma jovem, desta vez a cantora Marilia Mendonça, e mais quatro pessoas que estavam no avião. Jovens não foram feitos para ir embora tão cedo. Mas a amargura que senti, que é o que nos torna humanos, parece que não atinge um certo tipo de gente, capaz de destilar o seu ódio mesmo diante de tamanha comoção. O programa de hoje trata de umas certas minorias que tornam as maiorias irrelevantes.

| 17/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Simplificar é confundir
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Alexis de Tocqueville escreveu que “uma idéia falsa, mas clara e precisa, tem mais poder no mundo do que uma idéia verdadeira, mas complexa”.   Tocqueville estava certo. Em todos os campos da vida humana, a simplificação das idéias, a sua clarificação para que todos possam utilizá-las no discurso de modo aparentemente unívoco, impede que […]

| 12/11/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
País de traficantes?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não é segredo que o consumo de drogas é problema endêmico no País, bem como o tráfico delas. O Brasil não apenas recebe toneladas de lixo aspirável ou injetável para consumo interno, como ainda “exporta” essa morte lenta (às vezes bastante rápida) para outros países consumidores, notadamente da Europa. Dos morros e favelas do Rio […]

| 08/11/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Pax Aeterna
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Maquiavel é, com alguma freqüência, considerado o primeiro cientista político moderno: nas suas análises, ele teria sido um dos primeiros a rejeitar tanto uma concepção metafísica da natureza humana quanto uma filosofia sistemática da História. O fiorentino teria procurado descobrir na própria narrativa da História, a partir de um raciocínio indutivo, as leis da ação […]

| 27/10/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 791 – Tempo Perdido

Você certamente já ouviu falar do Complexo de vira-latas, não é? Aquele conceito criado pelo escritor Nelson Rodrigues para definir uma das seleções brasileiras de futebol que, repleta de craques, sentia-se diminuída ao entrar em campo. Sempre se colocando como inferior diante dos adversários. Complexo de vira-latas é essa mania de considerar que nós, brasileiros, somos menos capazes, menos eficientes, menos importantes que as pessoas de outros países. Por que será, hein?

| 13/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 427 – Política e histeria

A histeria política é sintoma da perda total do controle político, provocada pela exploração do medo.

| 08/10/2021 - Luciano Pires
Enquanto isso
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Em setembro do ano passado o STF julgou um processo muito interessante, sobre a propriedade do Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio de Janeiro. Foi decidido que o palácio pertence à União, e não a Isabel de Orleans e Bragança. Quem é essa senhora? Bem, ela passou para a História com o […]

| 04/10/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Nem tudo se desfaz

Vale muito a pena ver a história da qual somos protagonistas, sem o ranço ideológico e narrativa torcida que temos visto nos documentários mais recentes.

| 23/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 422 – A política do ódio

Não siga a maioria só porque é maioria. Não siga a moda só porque é moda.

| 20/09/2021 - Luciano Pires
Menos Marx, mais Mises
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Menos Marx, mais Mises  “Apesar de ainda ser muito pouco conhecido entre os jovens brasileiros em comparação com Karl Marx, o nome do economista austríaco Ludwig von Mises se tornou um dos símbolos da nova direita, que, ao longo de mais de uma década, passou a congregar de anarcocapitalistas a monarquistas ultramontanos.” Camila Rocha Em […]

| 14/09/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Você ‘tem fé’ no Estado democrático de direito?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Hoje, num grupo de professores, um velho colega me escreveu que “tem fé” no “Estado democrático de direito” e na “separação dos poderes”. Mas com uma ressalva: ele acredita que “o Estado democrático de direito no Brasil está falido”. Ele não percebe que “Estado democrático de direito”, “separação de poderes”, “eleições livres”, “liberdade de imprensa” […]

| 10/09/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Não pode nem rir
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Todo mundo (ou quase) viu nas redes sociais e nos grupos de whatsapp; vídeo de uma mulher careca de ares muito sérios discorrendo didaticamente sobre a necessidade de mudarmos nossa forma de expressão na velha e boa Língua Portuguesa, para incluir os tais “pronomes neutros”, como se isso existisse no Português, taspariu. Deu até processo. […]

| 26/08/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 413 – Esses eu não negocio!

O que faz com que a pessoa tenha consciência do certo e errado e capacidade de analisar e agir sobre o tema é seu caráter.

| 20/08/2021 - Luciano Pires
Haiti, estado falido
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Haiti, estado falido “O Haiti não é um país caribenho, é um país da África subsaariana que circunstancialmente está situado no mar do Caribe.” Georges Landau O terremoto ocorrido dia 14 de agosto, atingindo 7,2 graus na Escala Richter e matando mais de 1.900 pessoas[1], trouxe o Haiti de volta às manchetes dos noticiários. A […]

| 18/08/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 412 – O viés de confirmação

No Cafezinho anterior eu defini “histeria ideológica”. Vou permanecer no tema trazendo agora a principal característica do histérico ideológico: o “viés de confirmação”.

| 16/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 411 – Histeria ideológica

Histeria ideológica é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.

| 13/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 403 – A teoria do banheiro mijado.

Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.

| 16/07/2021 - Luciano Pires
Reprise
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Reprise  Já vi esse filme outras vezes… e não gostei do final A combinação de novas denúncias de irregularidades envolvendo membros do governo, o andamento da CPI da Covid e a sucessão de manifestações em diversas partes do País pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro gera uma preocupação crescente – assumida ou não – […]

| 10/07/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
O infalível ministro
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A piada é antiga. Dá pra contar, se a turma do politicamente correto ainda não inventou o crime de lusofobia: A famosa cena bíblica do apedrejamento da adúltera, quando o Mestre teria dito… “Quem nunca errou, atire a primeira pedra!”. Manuel manda um pedregulho certeiro na coitada, pegando em cheio; Jesus reclama: “Ô português, você […]

| 08/07/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 777 – Polarização Política

Se você não vive em Plutão, já sacou como a polarização política tomou conta da sociedade, não é? Até remédio e tratamento médico agora tem lado! O resultado é uma frustração imensa dos cidadãos, que assistem um lado culpando o outro pelas mazelas da sociedade, provocando conflitos, ressentimentos, vinganças e puxadas de tapete por todo lado. E enquanto isso, o país não anda.
Mas como é que chegamos nesta situação?

| 07/07/2021 - Luciano Pires
Henrique Viana

O convidado para o LíderCast desta vez é Henrique Viana, um dos jovens fundadores da produtora Brasil Paralelo. Henrique conta sua jornada, de estudante de engenharia para produtor serial de conteúdo revisitando não só a história do Brasil como questões sociais que dominam os debates no país. Mas como a visão da Brasil Paralelo não […]

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 397 – O último da fila.

O sistema trata os inovadores como um corpo estranho e faz tudo para expulsá-los.

| 25/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 396 – Relativismo absoluto

A busca pela verdade e as ideias corretas por meio do debate honesto e respeitoso e da argumentação rigorosa, que é uma tarefa nobre, nunca foi tão difícil.

| 21/06/2021 - Luciano Pires
Continente dividido
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

América do Sul: Continente dividido “Depois de perder força -com as eleições de Mauricio Macri na Argentina e de Jair Bolsonaro no Brasil -a esquerda volta a ganhar espaço na América do Sul. Com a recente vitória de Pedro Castillo no Peru, o tabuleiro geopolítico do subcontinente chegou a uma situação de empate.” Fernando Jordão […]

| 20/06/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Direita, volver!
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Direita, volver! “O que testemunhamos hoje no Ocidente não são as dificuldades temporárias de um desenvolvimento progressivo; não se trata de ‘pausa’, mas de retrocesso. É o desmanche do mundo pós-1989. E o traço mais dramático da transformação em curso não é o surgimento de regimes autoritários, mas o fato de que, em muitos países […]

| 20/06/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 395 – Ervas daninhas

Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?

| 18/06/2021 - Luciano Pires
Entulho? Só quando convém
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Nestes tempos estranhos, algumas expressões da moda são muito ridículas, reverberadas principalmente pelas redes sociais; as politicamente corretas geralmente são as piores. Mas há outras, como o Inglês mal traduzido (falso cognato) que gera demências como “inicializar”, “empoderar” “planta” em lugar de fábrica ou “desclassificar” como tirar sigilo de algo. Enfim, resultado da atividade incessante […]

| 18/06/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 774 – Adversário x Inimigo

Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo assim: “Esclarecendo as regras para block nesta página: entrou aqui sujando postagens com coisas como “bolsonarista”, “genocida”, “gado” e outras demonstrações de estupidez, é block na hora. E junto vão os que curtirem o comentário. Hoje já foram quatro, um estúpido e três curtidores. O termo é “livramento”.

Cara! Pegou fogo! O post viralizou, provocou o block de mais uns vinte haters e centenas de comentários de pessoas dizendo que não suportam mais os ataques de ódio em redes sociais. Ódio em rede social. Vamos nessa hoje?

| 16/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 773 – Falando sobre nação – Revisitado

O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em castas, em classes, em raças, em grupos. E fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.

O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado em Janeiro de 2010, cara… 11 anos atrás.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Conhecendo a história do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Conhecendo a história do Brasil… por meio dos que contaram a história “A história é a justiça imparcial, mas tem a mania de chegar tarde.” Roberto Campos[1] Em artigo intitulado Livros para entender o Brasil de hoje[2], Rubens Figueiredo mencionou os grandes clássicos da historiografia brasileira, de leitura imprescindível, para discorrer sobre três livros recentes […]

| 01/06/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Tributo a Jaime Lerner
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Tributo a Jaime Lerner Recebi, com enorme tristeza, a notícia do falecimento de Jaime Lerner, ocorrido em Curitiba, dia 27 de maio. Seu trabalho como urbanista é merecedor de reconhecimento tanto no Brasil como no exterior. Arquiteto de formação, Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba, ficando internacionalmente conhecido pelo projeto de planejamento urbano, com […]

| 30/05/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Macrotendências
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Macrotendências: mudanças em curso  “As mortes totais causadas pelo terrorismo em todo o mundo despencaram 59% desde seu pico em 2014. No Ocidente, a ameaça presente é menos da violência islâmica e mais do terrorismo de extrema direita, que aumentou 250% no mesmo período e hoje responde por 46% dos ataques e 82% das mortes.” […]

| 22/05/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 386 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 385 – O Vagabundo

Aquele vagabundo do cinema mudo, gentil, simples, ingênuo e cavalheiro, cheio de graça, não existe mais, é só memória.

| 14/05/2021 - Luciano Pires
Qual é o problema mais grave do Brasil?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Qual é o problema mais grave do nosso país?   Vão dizer que é a corrupção. Vão dizer que é a criminalidade. Que é a desigualdade social, a qualidade dos nossos políticos, a ignorância da nossa elite.   Todas essas respostas estão corretas, mas não vão à raiz da questão. É preciso ver para onde […]

| 02/05/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 381 – País-pererê

Esse é um trecho de um poema de Affonso Romano de Sant´Anna publicado em 1998. Ouviu? Mil-novecentos-e-noventa-e-oito.

| 30/04/2021 - Luciano Pires
O nosso Olimpo
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Brasileiro em geral não gosta muito de ler, infelizmente. Com a chegada do smartphone então… O celular faz-tudo é primeirão em qualquer aspecto, do prazer ao ócio total. Se os clássicos não eram lidos no passado, que dirá agora, nesses tempos de tweeter, instagram e outras bobagens de leitura relâmpago, de conteúdo tão profundo quanto […]

| 27/04/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Como se proteger da manipulação das mídias

Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.

| 17/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 377 – Uma onda de crimes

“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.

| 16/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
Três livros sobre corrupção e como combatê-la
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A corrupção e o desafio de combatê-la em três livros “Ao contrário da maioria dos crimes violento ou passionais, a corrupção em larga escala é um crime absolutamente racional, baseado na análise do custo – a probabilidade de ser descoberto e eventualmente punido – e do benefício – a quantidade e a possibilidade de usufruto […]

| 08/04/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 374 – Amizades perdidas

Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.

| 05/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”

Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.

A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.

Como é que combate uma narrativa dessas, hein?

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 372 – (des)Equilíbrio

Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.

| 29/03/2021 - Luciano Pires
Exemplos positivos da sociedade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Exemplos positivos da sociedade O início do outono foi marcado pela publicação de dois documentos apresentados por diferentes segmentos da sociedade com considerações críticas e sugestões para o enfrentamento da difícil situação vivida pelo País. Um dos documentos, apresentado na forma de Carta Aberta à Sociedade Referente a Medidas de Combate à Pandemia, que se […]

| 23/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 367 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 12/03/2021 - Luciano Pires
Não existe ‘o melhor caminho’
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, há quem nos exija uma declaração explícita de posicionamento diante das lutas políticas do nosso tempo, como se fosse necessário sustentar um discurso únivoco sobre tudo isso.   O problema é que vejo a realidade política como inevitavelmente dialética.   Por isso, não consigo me alinhar por completo às fileiras de um grupo nem […]

| 08/03/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 366 – Dissonância e hipocrisia

Dissonância cognitiva é o gatilho. O nome dessas atitudes é hipocrisia.

| 08/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 365 – (IN)segurança Nacional

Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.

| 05/03/2021 - Luciano Pires
A guerra dos pelados
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

De 1912 a 1916 o Estado de Santa Catarina sofreu a Guerra do Contestado, conflito armado que opôs, de um lado, posseiros e pequenos produtores rurais, e de outro militares federais e estaduais. Nenhum dos contendores tinha muita razão; como nossos problemas sócio-econômicos são os mesmos desde sempre, a causa do rolo todo foi a […]

| 05/03/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
A americanização do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O imperialismo sedutor     “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor Eu fui à  Penha, fui pedir à Padroeira para me ajudar Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar   O Tio Sam está querendo conhecer a […]

| 05/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 759 – Karl Popper e os negacionistas

Não devemos aceitar verdades universais a partir de experiências indutivas, restritas a um contexto, no lugar e no tempo.

| 03/03/2021 - Luciano Pires
Pelé e os parasitas.

Meu herói está lá, a Copa de 1970 está lá, o futebol maravilhoso está lá, vários depoimentos de jogadores espetaculares, tá tudo lá, mas…

| 28/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 362 – Na bala!

Se a constituição brasileira não proíbe que o deputado ofenda quem ele quiser, eles resolvem na bala.

| 22/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 360 – Sobre políticos e educadores

Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.

| 15/02/2021 - Luciano Pires
Ciência e Mito na Pandemia
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Neste tempo de controvérsias de todos os tipos a respeito do Covid-19, é preciso perceber que há vários grupos econômicos com forte interesse em um ou outro tipo de biopolítica – as biopolíticas que favorecem as vacinas, ou os tratamentos preventivos, ou os tratamentos alternativos, ou a abertura dos comércios, ou o lockdown. Essas propostas […]

| 08/02/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
O essencial e o acessório
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O essencial e o acessório Em 1984 ocorreu uma ampla reforma curricular nos cursos de ciências econômicas que instituiu uma série de mudanças a serem obedecidas por todos os cursos ministrados no Brasil para quem ingressasse a partir de 1985. Dentre as mudanças da referida reforma, uma das mais significativas foi a exigência de uma […]

| 07/02/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 356 – O problema são os outros

Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Os conservadores, a nova esquerda e a metafísica liberal
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Há neste momento um fenômeno que parece simplesmente curioso, mas que permite a compreensão de um processo político que se enraíza na própria metafísica. Páginas conservadoras no Facebook (como a comunidade “Eu não aguento mais concordar com o PCO”) têm apontado, com surpresa, a sua convergência com muitas análises do Diário Causa Operária (DCO), o […]

| 27/01/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Honestidade: de diferencial a pré-requisito
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Honestidade: de diferencial a pré-requisito   Luiz Alberto Machado[1] Em minha primeira contribuição para esta coluna do Instituto Não Aceito Corrupção vou recorrer ao argumento central de um artigo escrito em meados da década de 1990 e a um fato ocorrido mais ou menos na mesma época com o objetivo de estabelecer um paralelo com o […]

| 26/01/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Os Malandrões
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A mesma história, personagens diferentes. Há uns 20 anos, o protagonista era um picareta chamado José Bové. Esse francês, militante de extrema-esquerda, vivia sabotando qualquer concorrente que ousasse competir com o subsidiadíssimo mercado rural de seu país. A coisa funcionava (e ainda funciona!) assim: Como a França tem pequena e ineficiente produção agrícola, não cobrindo […]

| 26/01/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 352 – O drama da esquina

Não espere os grandes dramas nacionais para agir.

| 18/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 351 – Um autoritário pra chamar de seu

As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.

| 15/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 349 – Pânico moral

Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.

| 08/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 347 – Remédio ou veneno?

Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Não existe novo normal
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não, não existe o “novo normal” propalado por alguns construtores de expressões de efeito, apelando mais para o sentimento (desespero, histeria e terror, se possível) do que para os fatos, esses acontecimentos chatíssimos, que insistem em manter as vítimas – digo, pessoas – teimosamente dentro da realidade inescapável. Num Brasil onde facções de todos os […]

| 24/12/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
A quem interessa a política do ódio?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

O ódio político que floresce no nosso tempo tem causado mal a todos nós – e ainda mais a quem realmente acredita nas narrativas políticas, em qualquer narrativa política. É preciso perceber que ambos os lados de um ambiente agressivo se beneficiam da tensão política que criam. A dança macabra entre as lideranças da esquerda […]

| 20/12/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 341 – O hiato da aspiração

Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.

| 11/12/2020 - Luciano Pires
Mainstream
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Mainstream Tema atual e oportuno  “As indústrias criativas não são mais hoje em dia um tema exclusivamente americano: são um tema global.” Frédéric Martel Acabo de ler Mainstream. Concluído em 2010 e lançado no Brasil em 2012, o livro me havia sido recomendado por dois grandes professores, Jair Marcatti e Martin Cezar Feijó. Trata-se de uma […]

| 03/12/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 746 – O viés

Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.

| 02/12/2020 - Luciano Pires
Vacinas para quem precisa
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não, o assunto não é a vacina contra a Covid-19. Por dois motivos: Primeiro, tem gente demais dando opinião sobre isso, e a maioria totalmente leiga no assunto. A coisa virou briga política, e não questão de saúde nacional. O outro motivo é bastante prosaico: Tá todo mundo de saco cheio desse assunto. Chega. A […]

| 25/11/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
A montanha-russa peruana
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A montanha-russa peruana Peru em flashes  “Desde a década de 1970, a democracia na América Latina cresceu num clima internacional favorável, mas suas vantagens são prejudicadas pela fraqueza de suas instituições. Apesar disso, ao estancar a inflação crônica nas últimas décadas, os sistemas eleitorais na América Latina crescem e mostram resistência, não obstante o enfraquecimento […]

| 20/11/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 744 – Sinalização de virtude

Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.

| 18/11/2020 - Luciano Pires
A nova esquerda e a ideologia ultraliberal
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, a nossa alienação nunca está onde nós acreditamos que ela esteja: a nossa alienação está justamente onde temos certeza de que enxergamos a realidade.   Digo isso porque percebo, em boa parte do campo crítico do qual participo, a incorporação da agenda ultraliberal: desde a queda do Muro, os metacapitalistas têm sequestrado cada vez […]

| 14/11/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
A Dialética do Confinamento
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

O pensamento, como o próprio real, é dialético: a escolha de um caminho sempre revela mais sobre nós mesmos do que sobre a paisagem. A escuridão sempre ilumina o que está oculto na nossa alma. A confusão sempre expõe uma ordem implícita. A crise do nosso tempo tem uma profundidade maior do que a sugerida […]

| 28/10/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 328 – Lídercast Temporada 16

Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.

| 26/10/2020 - Luciano Pires
LíderCast 205 – Lorenzo Ridolfi

Um “nerd” fascinado por matemática e por big data, que fica cismado com as informações desencontradas sobre a epidemia da Covid e decide preparar seus próprios gráficos, lançando um pouco de bom senso na gritaria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
A lição de Giordano
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O médico Joseph Giordano esperava um dia tranquilo de trabalho naquele longínquo 30 de março de 1981, como cirurgião-chefe da equipe de traumatologia da Universidade George Washington, situado na capital de mesmo (sobre)nome. Perto dali, Ronald Reagan, presidente dos EUA, acabara de ser baleado em plena rua por um psicopata; a limusine presidencial arrancou em […]

| 15/10/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 323 – Liberdade não tem preço

Quanto vale a sua liberdade?

| 09/10/2020 - Luciano Pires
Em pauta, a verdade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Em pauta, a verdade “O mundo do século XXI remete aos navegadores que conquistaram novas terras no século XVI: eles sabiam onde estavam e tinham apenas uma pálida indicação de onde chegariam. Paradoxalmente, o desenvolvimento acelerado da tecnologia trouxa consigo, por incrível que pareça, muita insegurança e incerteza. Não nos perdemos mais com o Waze, […]

| 02/10/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 319 – A cizânia

Fique de olho nos Tullius Detritus que infestam sua vida.

| 25/09/2020 - Luciano Pires
Boicote, Coelhinho?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O britânico Charles Cunningham entrou pra História de um jeito muito diferente. Em 1880, foi à Irlanda dirigir os negócios de um grande proprietário de terras local. Acabou entrando em desavenças com os arrendatários, ao exigir deles um aluguel muito maior do que poderiam pagar. Em represália, os agricultores passaram a ignorar Charles; ninguém o […]

| 18/09/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 317 – Declaração de Princípios

Quando decidi que lançaria meu primeiro curso on-line, parti de uma declaração de princípios que sigo há vinte anos

| 18/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 316 – Não somos estúpidos

Não, não é para mergulhar no otimismo cego, que é tão burro e talvez até mais prejudicial que o pessimismo cego.

| 14/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 734 – Globalização e Globalismo

Olha, vira e mexe a gente ouve falar em globalização e globalismo, como se fossem a mesma coisa. Mas não são. Aliás, não poderiam ser mais diferentes, cara. No programa de hoje, vamos esclarecer a diferença.

| 09/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais

Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.

| 07/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 313 – Pare de falar de política.

Decidir se afastar das discussões políticas é uma decisão política

| 04/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
O “anti” não funciona mais.
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Em política, imagem em construção no presente faz diferença. Imagem consolidada no passado, boa ou ruim, costuma ser decisiva.

| 28/08/2020 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Rua Augusta
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Rua Augusta  Quem te viu, quem te vê epois de meses trabalhando em home office, compareci ao Espaço Democrático. Dos vários corredores que levam à região central – Rebouças/Consolação, Augusta, Nove de Julho, Brigadeiro Luiz Antonio, 23 de Maio –, optei pelo trajeto que se configura como um grande retão, que se inicia logo depois […]

| 28/08/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
A educação nos novos tempos
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, esta epidemia não é a primeira pela qual a humanidade passa – e, a bem da verdade, nem particularmente mortal ela é. Houve muitas outras epidemias mais agressivas – como a Praga de Justiniano, em 541-542, que matou 40% da população de Constantinopla; a Peste Negra entre 1346 e 1353, que devastou a Europa, […]

| 26/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
O crime de Marília
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

No final dos anos 80, a pavorosa gemedeira caipiruda começou a invadir as rádios brasileiras. Muitos gostaram; afinal, nacionaleiros de plantão, cheios de arrogante ignorância, previam uma invasão cultural da “música americana”, como chamavam música estrangeira em geral – mesmo que fossem as ótimas músicas dos britânicos Queen, Elton John ou Rolling Stones, que dispensam […]

| 24/08/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 310 – O Chaveiro

Sobre nossos esforços equivocados para diminuir a desonestidade.

| 24/08/2020 - Luciano Pires
A grande gripe
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A grande gripe “A primeira vítima de uma guerra é a verdade”. Senador Hiram Johnson (em 1917) Ao se deparar com o título deste artigo, muita gente deve ter feito uma associação imediata com a pandemia que assola o mundo, tendo dominado o noticiário desde o último mês de março. Não é o caso. O […]

| 22/08/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Abrir as escolas?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, neste momento os Estados e municípios estão discutindo sobre a abertura das escolas públicas e particulares. Defensores da permanência do fechamento das escolas argumentam que “mais importante é a vida”. Eu concordo: mais importante é a vida. Justamente por isso defendo que as escolas – especialmente as públicas – voltem a funcionar. * * […]

| 21/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Por que o Bolsonaro cresce na pandemia?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Saiu na Folha de São Paulo de 14/08: “O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está com a melhor avaliação desde que começou o seu mandato. Segundo o Datafolha, 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho. Mais acentuada ainda […]

| 15/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cloroquina. Ou: Da necessidade da Filosofia
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

“Eu tomei cloroquina e fiquei curado”. Quantas vezes não ouvimos ou lemos alguém dizendo isso? Não duvido: muitos devem ter superado o Covid após o uso da cloroquina. Isso significa que o uso da cloroquina pode ajudar quem pegou o vírus? Não, não significa. * * * Amigos, é um fato: muitos brasileiros têm grande […]

| 13/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
O cachorro de cinco pernas

Quantas pernas um cachorro tem se você chamar o rabo de perna, hein? Quatro. Chamar o rabo de perna não faz do rabo uma perna. Essa frase é atribuída a Abraham Lincoln e eu a usei na abertura do Cafezinho 147, quando falei da realidade fantasma, a realidade desejada e a realidade em si. Diante […]

| 08/08/2020 - Luciano Pires
Leitura do Cafezinho 304 – (in) Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 06/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 729 – Cala Boca Zebedeu

Se você está feliz porque estão sendo caladas as vozes da patota que diz coisas com as quais você não concorda, é porquê não entendeu nada do que está acontecendo.

| 05/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 304 – (in)Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Leitura do Cafezinho 302 – Tenho pressa

Hoje as narrativas familiares perderam espaço para uma cultura voltada ao consumo, que tem muita pressa.

| 29/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 728 – Saindo do armário Político

Já se sentiu perseguido ou discriminado por conta de sua visão de mundo? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.

| 29/07/2020 - Luciano Pires
Leitura do Cafezinho 301 – O coronismo

O Coronismo é, talvez, o vírus mais letal da história da humanidade.

| 28/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 301 – O Coronismo

O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.

| 24/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 727 – A nova Inquisição

Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.

| 22/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 299 – O genocídio

Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.

| 17/07/2020 - Luciano Pires
A criatividade é a manifestação do divino no ser humano
Henrique Szklo - Iscas Criativas

A trajetória da nossa espécie desde que se desconectou do resto do reino animal só pode ser classificada como extraordinária. Tudo graças à capacidade admirável desenvolvida durante milênios de observar o ambiente, antecipar necessidades e solucionar problemas complexos. Basta comparar como era a vida há 5/10 mil anos com a que vivemos hoje para concluir […]

| 16/07/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Novos aproveitadores
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não, não se trata de defender Bolsonaro, o presidente que não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade. Trata-se, isso sim, de admitir que muitos dos inimigos do presidente utilizam seus constantes escorregões para, com a lábia que lhe falta, fazer cara de anjinho e impingir suas demências – quando não desonestidades. São os aproveitadores […]

| 15/07/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Isolamento social, ideologia e privilégio de classe
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

A linguagem é dialética. Para apreender toda a extensão do que é dito, é preciso captar não só o seu significado explícito, mas também o que se oculta. Todos sabemos: em período de pandemia, é preciso ficar em casa, cumprindo com o máximo de rigor a clausura, para que possamos nos proteger mutuamente. Esse é […]

| 14/07/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 298 – Jogando luz sobre a incerteza

Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.

| 13/07/2020 - Luciano Pires
O fenômeno da fraude acadêmica no Brasil
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Existe um fenômeno curioso na cultura brasileira: a falsificação de credenciais acadêmicas. A mentira do novo ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, que afirma ter concluído um doutorado que não concluiu, ostentando há anos um título que não possui, não é a primeira e – tenho certeza – não será a última fraude que veremos. * […]

| 06/07/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Pandemia ou misantropia?
Filipe Aprigliano - Iscas do Apriga

Mais importante que defender a sua opinião, é defender o direito de livre expressão e escolha.

| 04/07/2020 - Filipe Aprigliano em Iscas do Apriga
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Revisionismos e intolerância
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Revisionismos e intolerância “Sabemos que ninguém jamais toma o poder com a intenção de largá-lo. O poder não é um meio, é um fim em si. Não se estabelece uma ditadura com o fito de salvaguardar uma revolução; faz-se a revolução para estabelecer a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objetivo da […]

| 23/06/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Motivos de orgulho
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Motivos de orgulho Numa época repleta de dificuldades, pessimismo e más notícias como a que estamos vivendo em razão da pandemia de coronavírus e suas consequências sanitárias, econômicas, sociais e psicológicas não é fácil encontrar razões capazes de gerar otimismo, e que, mesmo em quantidade insuficiente para contrabalançar o sentimento geral amplamente negativo, possam pelo […]

| 18/06/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 722 – O Poder do Mau

Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 17/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 290 – Relativismos morais

Se você está rindo de quem está se dando mal, é porque não entendeu nada.

| 15/06/2020 - Luciano Pires
Sobre Liberdade

Abri uma das aulas de meu curso Produtividade Antifrágil com um alerta importante aos alunos. Talvez você aprecie. Ou não.

| 14/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 289 – Sem futuro

Preste mais atenção às ameaças é nossa herança evolucionária.

| 12/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 288 – O Pacto dos Canalhas

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/06/2020 - Luciano Pires
Brasis
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Brasis  “Quanto tempo um homem deve virar a cabeça, fingindo não ver o que está vendo?” Bob Dylan Minha primeira lembrança pra valer do que vou focalizar neste artigo é de quando li Os dos Brasis, de Jacques Lambert. Escrevendo em 1957, o jurista, sociólogo e demógrafo francês descrevia as particularidades e as diversas formas […]

| 06/06/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 720 – Conversa com Ganime

O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.

Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 03/06/2020 - Luciano Pires
Da arte de ser pessimista
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Previsões sempre fascinaram o ser humano. Seja mediante leitura de cartas ou palmas das mãos, seja tentando adivinhar qual será o clima amanhã, sempre surge alguém alegando ter o poder de antever acontecimentos da próxima semana ou do outro mês. Ocorre na meteorologia, na política, na medicina, e até na sala secreta de madame Zoraide, […]

| 01/06/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 284 – A polarização de araque

Assistir a rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 25/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 283 – COVID 20

Precisamos reconhecer quem fez um bom trabalho e punir, mesmo que apenas com o ostracismo político e social, os criminosos e incompetentes.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 22/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 716 – Cafezinho Live com Adalberto Piotto

Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 06/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 278 – O Desengajamento Moral

Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 04/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 277 – Abrace uma causa

O objetivo deste Cafezinho é tratar das escolhas que cada um deve fazer para ajudar quem precisa. De forma racional, do jeito que você pode, com as armas que você tem, como uma missão, como uma atitude que faz parte daquela arte que anda tão abalada: a vida em sociedade. Em harmonia.

| 01/05/2020 - Luciano Pires
Uma nova contracultura
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Hoje é um nome pouco lembrado, mas Johnny Rotten já teve muita fama. Muito mais que os prosaicos 15 minutos que a internet provê a qualquer um. Johnny, atualmente usando seu sobrenome verdadeiro, Lydon, foi vocalista do Sex Pistols, uma das mais conhecidas bandas de rock’n’roll (punk rock, para os puristas) da história musical. Foi […]

| 22/04/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Pandemia, ciência e democracia
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Num momento de crise, como a situação de pandemia em que vivemos, muitos desejam uma orientação a respeito de como devem agir, mas não sabem em que confiar. Nesse contexto, leio aqui e ali pessoas inteligentes nos exortando a “seguir a ciência”. Que elas me desculpem, mas eu não sigo o que eu não sei […]

| 17/04/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 713 – Cafezinho Live com Bruno Garschagen

Na terceira live da Temporada 1 do Cafezinho Live, meu amigo Bruno Garschagen, nos ajudou a discutir sobre política nestes tempos de pandemia.

O Bruno é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, professor de Ciência Política, escritor, autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo e do livro Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil. Também é colunista em diversos sites e comentarista em programas de rádio. E acima de tudo, é um lorde…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 15/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 271 – Chicken Little

Tem um monte de raposas morrendo de fome lá fora.

| 10/04/2020 - Luciano Pires
Ilusão acústica
Chiquinho Rodrigues

Não sei se eu já contei, mas tenho um irmão que é do “Disco” (é assim que as pessoas do mercado fonográfico se definem, mesmo até hoje, fabricando CDs) Esse meio é muito maluco e nele cabe toda a espécie de membros; vendedores, lojistas, produtores, divulgadores, chefes de vendas, diretores, bicos, e todo o pessoal […]

| 09/04/2020 - Chiquinho Rodrigues
Um mundo carente de lideranças
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A carência de lideranças políticas e o enfrentamento da pandemia “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.” Margaret Thatcher Poucos conceitos passaram por transformações tão profundas nas últimas três ou quatro décadas como o de liderança. Nessa trajetória de mudança, as características típicas de um líder tradicional cederam lugar […]

| 03/04/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 193 – Paulo Eduardo Martins

Jornalista combativo que sofreu as consequências da perseguição política e hoje é Deputado Federal, numa conversa animada sobre jornalismo, política e cidadania.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 02/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 268 – Skin In The Game

Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.

| 30/03/2020 - Luciano Pires
Aprenderemos algo?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Sim… afinal, não é possível que atravessemos esse inferno “coronário” sem tirar algum ensinamento, alguma aprendizagem, disso tudo. No caso do brasileiro, alguma disciplina e respeito, e já tá ótimo. Seria muito bom se as duas qualidades dessem um upgrade nesta terra onde os Macunaímas se reproduzem em progressão geométrica. Não podemos sair dessa fria […]

| 26/03/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Vivendo e aprendendo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Vivendo e aprendendo  Lições da quarentena “Vivendo e aprendendo a jogar Vivendo e aprendendo a jogar Nem sempre ganhando Nem sempre perdendo Mas, aprendendo a jogar.” Guilherme Arantes O mundo todo está passando por uma experiência inédita. Mesmo em situações críticas, como em guerras, jamais havia ocorrido uma situação como a de agora, com a […]

| 25/03/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho Live

Luciano Pires, criador e apresentador dos podcasts Café Brasil, LíderCast e Cafezinho promoverá uma série de Lives nas quais receberá convidados para tratar de assuntos específicos, com enfoque POSITIVO, sobre o comportamento e soluções para continuar trabalhando nestes tempos de pandemia.

| 24/03/2020 - Luciano Pires
CAFEZINHO 266 – O QUE NÃO SE VÊ

Neste momento em que para deter uma epidemia os planejadores congelam completamente as cadeias logísticas de suprimentos, de medicamentos e até de alimentos, ler Bastiat faz explodir os miolos.

| 23/03/2020 - Luciano Pires
Createfulness, uma expressão inventada sem um propósito definido
Henrique Szklo - Iscas Criativas

O conceito de mindfulness virou moda no mundo. Não posso fazer nenhum julgamento mais profundo porque não tenho conhecimento suficiente. Mas o que pesquisei sobre mindfulness, ou atenção plena, me fez encontrar paralelos e perpendiculares com relação à minha visão pessoal do que seja o processo criativo. Me deparei com algumas reflexões que acenderam minhas […]

| 09/03/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Por que o diálogo político é tão difícil?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, desde 2013 assistimos ao crescimento de uma polarização política que a nossa geração não conhecia. Como intelectual crítico, não sigo critérios pré-determinados por nenhum partido ou grupo político: sou completamente livre para circular, sem nenhuma culpa, entre idéias e autores de todas as cores. Estudo de Lukács a Voegelin, de Marilena Chauí a Olavo […]

| 02/03/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Resenha: Meu Pai, o Guru do Presidente
Jota Fagner - Origens do Brasil

Meu Pai, o Guru do Presidente, escrito pela Heloísa Helena de Carvalho Arribas e Henri Alfred Bugalho, é um livro que pretende retratar a conturbada relação entre Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (o guru do presidente) e sua filha Heloísa de Carvalho (coautora da obra). No entanto, o lançamento apressado acabou comprometendo a qualidade do […]

| 20/02/2020 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Todas mesmo?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Levado pelos ventos da modinha do movimento americano Me too, nascido da hipocrisia e do revanchismo de gente (genta, Dilma?) que não admite seu passado arrivista e joga para a plateia enquanto conta seus milhões no banco, o extremo-feminismo desembarcou no Brasil com tudo, encontrando terreno fértil em cabeças que pouco raciocinam – no máximos […]

| 17/02/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 255 – Melhores Inimigos

Queremos é o barraco

| 14/02/2020 - Luciano Pires
A tolerância nos faz mais criativos
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Neste momento em que uma indigesta polarização abraça o mundo, temos ouvido as pessoas de aparente bom senso propagarem por aí que é preciso tolerar as ideias diferentes das nossas. Bravo! Não sei se elas mesmas seguem sua própria recomendação (o surto de politicamente correto também é preocupante), mas, independentemente disso, não podiam ser mais […]

| 12/02/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Café Brasil 703 – Fogo no Hall

Já fizemos diversos programas tratando da liberdade de expressão, o suficiente para perceber que a sociedade está caminhando para uma posição muito estranha sobre o assunto. Ela quer a liberdade, desde que seja relativa. Vamos ver…

| 05/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 252 – Brasiliência

Brasiliência é uma forma de ver a vida, que faz com que as pessoas, mesmo sofrendo, se sintam felizes.

| 01/02/2020 - Luciano Pires
LíderCast 185 – Sérgio Victor

Jovem Deputado Estadual do partido Novo por São Paulo, empreendedor de sucesso que decide ser agente de mudanças e hoje está à frente do Código de Defesa do Empreendedor. Um papo sobre o chamado para a política e a consciência de que um indivíduo pode provocar muito impacto na sociedade.

| 30/01/2020 - Luciano Pires
Lady Murphy
Chiquinho Rodrigues

Há alguns anos dei aula em um conservatório musical em São Paulo onde conheci uma senhora muito interessante chamada Charlote Mellors Buckingham. Era uma elegante senhora inglesa alta e magra que vivia quase o tempo todo vestida de preto e carregava pra onde quer que fosse um fino estojo de couro onde guardava seu amado […]

| 30/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 702 – Saindo da Bolha

O Saindo da Bolha se anuncia como um podcast para quem quer escapar da visão simplista sobre política e costumes que a imprensa nacional apresenta (ou não) sobre outros países. É produzido e apresentado por Tom Sarti, um profissional experiente dedicado à comunicação digital desde que a comunicação se tornou digital, e que decidiu botar a boca no mundo para jogar luz na escuridão. E convidaram Luciano Pires para uma conversa onde o assunto principal foi a liberdade de expressão e os contratempos que temos com o excesso de “politicamente correto”… o que tem levado muitas pessoas a entrarem em conflito, pelas piores razões possíveis.

Vamos a ele?

| 29/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 250 – O lobo e o cordeiro

Monteiro Lobato tem um livro precioso chamado Fábulas, que eu li quando tinha meus doze anos e nunca mais esqueci. Uma das fábulas é a do Lobo e o Cordeiro.

| 27/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 249 – Na vanguarda do atraso

Para que, daqui a 40 anos, os jovens que hoje têm ido às ruas pedindo decência, honestidade e justiça, não sintam a mesma sensação de vazio que eu senti.

| 24/01/2020 - Luciano Pires
Minha despedida
Chiquinho Rodrigues

Como você bem sabe, sou músico e tenho uma produtora de vídeo aqui em São Paulo que é o Estúdio Bandeirantes. Atendemos clientes de quase todo o Brasil. Seja fazendo arranjos, produção de Cds, jingles ou vídeos empresariais e comerciais. Pois bem. Você sabe também o quanto eu amo escrever aqui neste espaço. Porém isso […]

| 23/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Documentira
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Até anteontem, os Estados Unidos eram o império do mal, a síntese de tudo de ruim que há no universo; um inferno habitado por seres inumanos, que massacram sul-americanos por puro prazer sádico, e cujo produto da indústria cinematográfica não passava de lixo enlatado a serviço da colonização mental de cucarachas abaixo do Equador. Em […]

| 21/01/2020 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
A harpa elétrica
Chiquinho Rodrigues

Valdenir era um cara que acreditava piamente em reencarnação. Mas não era só isso… Acreditava também em vidas passadas, ufos e astrologia. Flertava com o candomblé, o budismo e era também um católico fervoroso (uma puta salada eu sei… mas era uma figura super doce). Era um negro baiano filho de uma família pobre nascido […]

| 16/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
LíderCast 182 – Alexis Fonteyne

Segunda participação do Deputado Federal do partido Novo por São Paulo, que retorna para contar o que está acontecendo após quase um ano da posse. Vamos aos bastidores da política.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 699- Um brasileiro

Como sabemos que muitos ouvintes do Café Brasil não ouvem o LíderCast, vamos reproduzir hoje uma conversa que tivemos num episódio daquele nosso outro podcast, que muita gente considera o mais importante LíderCast já gravado até hoje.
Trata-se de uma loooonga conversa com um brasileiro daqueles que não se faz mais.
Ozires Silva.

| 08/01/2020 - Luciano Pires
Aplicativos IOS e Android para o Café Brasil Premium!

MUDANÇAS IMPORTANTES NO CAFÉ BRASIL PREMIUM A você que é assinante do Café Brasil Premium, trago informações muito importantes. É fundamental que você leia tudo, pois acontecerão alterações na forma como você acessa e consome os conteúdos.   Acabamos de lançar a versão 2.0 do site cafebrasilpremium.com.br com profundas mudanças. Ainda não é o que queremos, mas […]

| 06/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 244 – A bomba

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar.

| 06/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 698 – A Mente Moralista

Somos criaturas profundamente intuitivas cujas sensações guiam nosso raciocínio estratégico. Isso torna difícil – mas não impossível – fazer a conexão com quem vive sob outras matrizes morais, geralmente construídas a partir de diferentes configurações dos módulos morais disponíveis.

O programa de hoje é um daqueles especiais nos quais abro para os não assinantes, um conteúdo exclusivo do Café Brasil Premium.
Vamos com o PodSumário A mente moralista, feito a partir do livro homônimo escrito por Jonathan Haidt.

| 01/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 242 – 1700 anos

Que seu 2020 seja justo.

| 30/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 697 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento. Fez algo errado, não importa o partido, pau nele. Fez certo, não importa o partido, parabéns para ele. Isso é ser isento.

Já “isentão” é um xingamento. Vamos tentar entender do que se trata?

| 25/12/2019 - Luciano Pires
Rebeliões das massas
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Rebeliões das massas “Massa é todo aquele que não atribui a si mesmo um valor – bom ou mau – por razões especiais, mas que se sente ‘como todo mundo’ e, certamente, não se angustia com isso, sente-se bem por ser idêntico aos demais.” José Ortega y Gasset No último dia 5 de dezembro, o […]

| 15/12/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 237 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento.

| 13/12/2019 - Luciano Pires
Petróleo e pedras
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Quem acompanha corridas – de carro ou moto – pelo mundo sabe que os veículos elétricos estão na moda; desde o motociclismo de alta performance até disputas dignas de Fórmula 1. Meu amigo Cuca, viciado em qualquer coisa que tenha rodas (de carrinho de mão a caminhão atômico) garante que isso não é nada passageiro, […]

| 29/11/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 692 – Jabustiça

Justiça… onde é que a gente encontra a justiça? Nos tribunais? Nas leis? Na Constituição? Pelo que estamos assistindo, os sistemas sociais desenhados para nos garantir Justiça parece que não estão funcionando adequadamente. Nossa Justiça anda como um Jabuti. É a Jabustiça.
Mas afinal de contas, Justiça lenta, é Justiça? E por que tão lenta?

| 20/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 230 – Onde começam as grandes causas

Você tem a força. Mas antes de colocá-la nas grandes causas da humanidade, dê uma olhada no seu quintal.

| 18/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 229 – Manicômio Legal

O manicômio legal no qual estamos presos.

| 15/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 228 – O medo permanente

Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.

| 11/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 690 – Vale quanto?

Cara, você aceita pagar pelo ingresso de um show a metade do salário mensal de um professor ou policial militar? Ou 9 mil reais por um iPhone? Por que tem tanta gente ganhando tanto quando tantos outros ganham tão pouco? O que é que faz alguém ou algo valer mais ou menos?

| 06/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 226 – O MCSC

Um movimento que independe de partidos, de políticos, de líderes visionários, de gurus salvadores da humanidade.

| 04/11/2019 - Luciano Pires
LíderCast 176 – Willians Fiori

Professor, podcaster e profissional de marketing e vendas da área de saúde, que se especializou em Gerontologia. Uma conversa fascinante sobre aquilo que alguns chamam de “melhor idade”, mas que é na verdade a envelhescência.

| 31/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 689 – A Missão

De quando em quando publicamos no Café Brasil a íntegra de algum bate-papo que realizamos no LíderCast. Fazemos isso sempre que encontramos conversas tão inspiradoras que precisam ser ouvidas por mais gente.  É o caso do programa de hoje, com Henrique Prata, que está à frente do Hospital de Amor de Barretos.

Que história inspiradora… que missão.

| 30/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 223 – Sobre pesos e contrapesos

A Justiça verdadeira limita o poder absoluto dos governantes.

| 25/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 222 – Sobre princípios e pragmatismo

Parece que está cada dia mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade.

| 21/10/2019 - Luciano Pires
O melhor lugar da vida pra você usar a criatividade é na própria vida
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Muito se fala sobre a criatividade, mas a maioria não sabe exatamente para que serve, como utilizá-la, em que momento nem seu significado mais profundo. O número excepcional de atividades que praticamos em nossas vidas traz em si um dilema que acaba nos afastando do tema e acabamos por nos safar do desafio com a […]

| 16/10/2019 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Nosso Pearl Harbor
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Quando o Japão atacou os Estados Unidos, em 1941, destruindo a base aeronaval de Pearl Harbor, o então presidente Franklin D. Roosevelt discursou no congresso, externando toda a sua revolta pelo ataque. Foram palavras memoráveis, dignas de um estadista. Roosevelt classificou aquele fatídico dia 7 de dezembro como um dia que viveria na infâmia. Demorou, […]

| 16/10/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 687 – A herança maldita

Uma apresentação, com números, do descompromisso, a desonestidade e falta de responsabilidade dos que pintam o futuro de azul e têm respostas prontas para tudo.

| 16/10/2019 - Luciano Pires
Destaques da Aula 5 do Curso on-line de Filosofia (COF)
Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos

Lembremos que o objetivo dessa série é chamar atenção para o conteúdo do Curso On-line de Filosofia, que pode ser acessado na página do Seminário de Filosofia. Os principais destaques da aula de 2h59min serão apresentados em menos de 5 minutos de leitura, não substituem de forma alguma a experiência de assistir a uma aula completa […]

| 10/10/2019 - Eduardo Ferrari em Resumos e Artigos
Cafezinho 219 – Brasil recusado na OCDE

Para essa gente, o Brasil não pode dar certo.

| 10/10/2019 - Luciano Pires
LíderCast 173 – Henrique Prata

O homem que fundou o Hospital do Câncer de Barretos, hoje Hospital de Amor.
Uma história de empreendedorismo, mas, acima de tudo, de fé e de amor ao próximo

| 10/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 218 – Ignorância Pluralística

Colocando em você o medo de ser apontado como o único ou única que não concorda com a maioria.

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 217 – Os sinais

Os sinais de que o Brasil é diferente do que aparece na mídia estavam por aí. Mas pouca gente viu.

| 04/10/2019 - Luciano Pires
Voz de mulher
Chiquinho Rodrigues

Tem alguns jingles que são uma merda! Ou não! (Fiz vários assim). Basta você ouvir uma só vez e aquele troço fica azucrinando dentro da sua cabeça o dia todo. (bom para o cliente!) Em compensação existem outros que são muito bonitos, verdadeiras obras de arte. Quase uma trilha sonora de certas fases da nossa […]

| 03/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 685 – Entrevista no Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.

| 02/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 214 – Entropia 2

Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é possível, de aproveitar as partes boas e corrigir o que está errado.

| 23/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 213 – Entropia

Encontrar e consertar uma goteira ou uma trinca é fácil. O bicho pega quando o problema é social. Moral. Ético.

| 20/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo

Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.

| 13/09/2019 - Luciano Pires
Por que Bolsonaro exagera?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Como se já não enfrentássemos todos os problemas possíveis – e mais uns imaginados – Bolsonaro parece se esforçar para piorar os reais e parir os imaginários. Por qual razão o presidente se esforça tanto ao atravessar a rua só para propositalmente escorregar na casca de banana? Bolsonaro alega que suas maiores preocupações, desde a […]

| 12/09/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Viva Narciso
Jota Fagner - Origens do Brasil

A nossa vaidade nos impede de construir um ambiente mais tolerável A palavra “insentão”, popularizada nos últimos anos, serve para classificar a pessoa que não se deixa iludir pelo canto da sereia da direita ou da esquerda. O grande problema é achar que todas as visões de mundo se resumem a esses dois espectros. Pior […]

| 06/09/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 207 – As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.

| 30/08/2019 - Luciano Pires
Como o cristianismo influenciou os modernos movimentos políticos
Jota Fagner - Origens do Brasil

Teleologia e escatologia nas concepções políticas ocidentais, direita e esquerda são dois lados da mesma moeda   Já faz algum tempo que excluí o meu perfil no Facebook. Frequentar aquele ambiente virtual não estava me fazendo bem. Resolvi manter apenas a conta no Twitter, acreditando que ali eu estaria distante das disputas partidárias que tomaram conta […]

| 29/08/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 680 – Nova Previdência 2

A Nova previdência é o primeiro passo para colocar o Brasil nos trilhos. E como toda grande mudança, traz dúvidas, desconforto e medo. Mas também esclarecimentos. Por isso voltei ao Ministério da Economia em Brasília para conversar novamente com Bruno Bianco, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho.
Vamos atualizar as informações…

| 28/08/2019 - Luciano Pires
Resumo da Aula 3 do Curso On-line de Filosofia (COF)
Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos

Continuando a série de resumos do COF, os principais pontos da aula de 2h38min serão apresentados em menos de 5 minutos de leitura, sempre com o objetivo de chamar a atenção do leitor para o valor inestimável do curso do Professor Olavo de Carvalho. No início da terceira aula do COF, em 4 de abril […]

| 27/08/2019 - Eduardo Ferrari em Resumos e Artigos
Resumo da Aula 2 do Curso On-line de Filosofia (COF)
Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos

A segunda aula do COF, ministrada em 21 de março de 2009, teve a duração de 3h43min e foi resumida em menos de cinco minutos de leitura, com o objetivo de levar ao conhecimento do leitor uma ideia geral sobre o conteúdo, sem o intuito de esgotá-lo. Boa parte da aula foi dedicada a explicações […]

| 22/08/2019 - Eduardo Ferrari em Resumos e Artigos
A quem interessa a divisão da sociedade?
Jota Fagner - Origens do Brasil

O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de catequização para os credos seculares, nascido com a ascensão daquilo que o filósofo John Gray chamou de religiões políticas. Tal fenômeno transfere as energias que […]

| 22/08/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 679 – Será que acordamos?

Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico na TV Brasil, e convidou Luciano Pires para conversar sobre a participação popular na discussão dos temas brasileiros.
Será que finalmente acordamos a ponto de tomar conta do Brasil? Ou estamos fadados a chorar sobre o leite derramado?

| 21/08/2019 - Luciano Pires
O que podemos aprender com a tragédia que virá da Argentina?
Carlos Nepomuceno

O que podemos aprender com a tragédia que virá da Argentina? Live completa.

| 13/08/2019 - Carlos Nepomuceno
Ni nóis não
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A história todo mundo conhece, pelo menos no enredo do samba: Criminosos de extenso currículo (estelionatários, ladrões, traficantes) foram contratados para espionar telefones privados de autoridades, variando de promotores até o presidente. De posse do material ilegal, os bandidos trataram de leiloá-lo; segundo eles próprios, ao confessar os crimes, foi por puro “patriotismo”, sem a […]

| 12/08/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Apesar dos pessimistas de plantão, Brasil vive momento mágico
Carlos Nepomuceno

LIVE COMPLETA LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/

| 06/08/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 199 – A marcha da insensatez

A política no Brasil definitivamente virou uma mixórdia.

| 02/08/2019 - Luciano Pires
Deslembro
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Deslembro  Reminiscências do regime militar “Apesar de ter suas mazelas, nossa estrutura institucional gerou uma democracia vibrante, que assegura eleições regulares, alternância de poder, liberdade de opinião e de organização.” Rubens Figueiredo Antonio Paim, no recém-publicado Personagens da política brasileira, nos lembra que no discurso inaugural da campanha presidencial, a 3 de outubro de 1909, […]

| 31/07/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 198 – Infraestrutura

Fechei com minha palestra O Meu Everest as comemorações dos 159 anos do Ministério da Infraestrutura em Brasília. Na plateia, cerca de 120 a 150 pessoas da equipe do Ministério, dos mais humildes aos mais graduados.

| 29/07/2019 - Luciano Pires
Brazilian Rhapsody

O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.  

| 24/07/2019 - Luciano Pires
Por que a autenticidade radical do Bolsonaro faz tanto sucesso hoje em dia…
Carlos Nepomuceno

https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157497430623631

| 23/07/2019 - Carlos Nepomuceno
Entre Tabata e Ciro
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Tabata Amaral é deputada federal por São Paulo, filiada ao PDT, partido de esquerda que já abrigou, entre outros, Leonel Brizola e Dilma Rousseff, só para mencionar a que ponto baixo pode chegar um partido. Mas Tabata provou que há vida inteligente na esquerda; inteligente, honesta e patriota. Com apenas 25 anos, formada em Harvard, […]

| 22/07/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 196 – O sequestro do belo

Reduzir tudo isso à uma questão de simpatia por partidos políticos ou ideologias é ser um verdadeiro trouxa.

| 22/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 673 – LíderCast 12

Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.

| 10/07/2019 - Luciano Pires
A análise do discurso histórico do Paulo Guedes na XP
Carlos Nepomuceno

LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157462927933631

| 09/07/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 191 – Cuidado

Tanto o ingênuo quanto o estúpido são ingênuos e estúpidos demais para saber que estão sendo ingênuos e estúpidos.

| 05/07/2019 - Luciano Pires
LíderCast 159 – Paulo Ganime

Jovem deputado federal pelo partido Novo, engenheiro e economista que atuou em empresas multinacionais no Brasil e exterior e decidiu impactar na sociedade como político. 

| 04/07/2019 - Luciano Pires
Uma história de áudio
Chiquinho Rodrigues

Eu fiz meu curso de cinema com o Abrão Bermam. Um cineasta que sabia tudo  dessa arte e teve nos anos 80 um programa na TV Cultura onde ele falava de Produções em Super 8. Estou falando disso porque dias atrás eu estava revendo um documentário que  ele fez sobre antigas salas de cinema. Ele […]

| 27/06/2019 - Chiquinho Rodrigues
LíderCast 157 – Marcel Van Hattem

Marcel Van Hattem é um jovem Deputado Federal pelo partido Novo, cuja atuação tem chamado atenção pela garra na defesa das ideias liberais. Neste LíderCast, um pouco de sua história e visão para a construção de um Brasil melhor.

| 20/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 670 – A nova Previdência

No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.

| 19/06/2019 - Luciano Pires
As cigarras, as formigas e o tal do viés ideológico
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA.

| 18/06/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Komsomol brasileiro
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Um dos métodos mais eficazes para garantir a lavagem cerebral nos jovens de tenra idade (muitas vezes órfãos, vítimas da guerra ou dos pavorosos assassinatos em massa ordenados por Stalin) na ex-União Soviética era o Komsomol, uma organização juvenil do partido comunista que dirigiu o País de 1917 (em termos) até a derrocada em 1991. […]

| 13/06/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O terrorismo do país da mesada
Carlos Nepomuceno

LIVE COMPLETA.

| 13/06/2019 - Carlos Nepomuceno
LíderCast Temporada 12

Vem aí a Temporada 12 do LíderCast, que será lançada na segunda semana de Junho. Assinantes do www.cafebrasilpremium.com.br receberão a temporada completa. Não assinantes, um por semana.

| 08/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 183 – Ostracismo social

Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!

| 07/06/2019 - Luciano Pires
Entenda o novo jeito Bolsonaro de governar
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA AQUI. PROMOÇÃO – CURSO ONLINE “DIGITAL PARA PESSOAS” FORMAÇÃO BIMODAL – versão 2.0 TODA REMODELADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2019 – FASE BETA (SÓ PARA OS BIMODAIS!) FAÇA O NOVO MÓDULO A R$ 200,00 !!!   LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157340715398631   LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: […]

| 04/06/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 182 – No ninho

Se alimentamos o processo com matéria fecal, como é que vamos reclamar do resultado depois?

| 03/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 181 – De olhos bem abertos

A imprensa, na média, é presidencialista. Ignora que o Brasil, depois da Constituição de 88, se tornou um arremedo de Parlamentarismo.

| 31/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 667 – Ajuda, por favor

Toda mudança implica em incomodação. Se não incomoda, não tem mudança. E a incomodação é tão maior quanto mais fundo se mexe.

Nas últimas eleições, ganhou um candidato com um discurso de mudança. E assim que tomou posse e começou a mexer nas estruturas, foi parecido com um daqueles filmes de monstro, não lembro de o Godzilla, quando algum personagem começa a cutucar o chão até perceber que estava em cima do monstro, que então acorda e começa a se mover, tentando expulsar quem o incomodava. E quanto mais o incomodador insistia, mais nervoso o monstro ficava…
Esse é o Brasil. Você pode escolher se quer colocar sua energia a serviço da mudança ou então para parar as mudanças.

| 29/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 180 – O prazer de derrotar

Passamos a valorizar as táticas agressivas pelo prazer de discutir, de confrontar, especialmente se existir uma plateia.

| 27/05/2019 - Luciano Pires
Bolsonaro errou, mas nem tanto
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Bolsonaro fala demais, e sem freios. Não faz a necessária reflexão prévia. Ele precisa lembrar, urgentemente, que não é mais deputado nem está no balcão do boteco. O cargo que ocupa merece todo o respeito (de mão dupla), e a liturgia inerente é mais do que apenas isso; é essencial. Quanto aos filhos dele, o […]

| 22/05/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O Brasil da TV Globo, do Whatsapp e as manifestações do dia 26/05
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157340715398631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7XjPl0uOsj8TxfUISqzcl4YrxYBC0vOw O FUTURO DA POLÍTICA: DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER – VENHA FAZER O CURSO! https://www.bimodais.com.br/pagina-de-produto/o-futuro-da-pol%C3%ADtica-descentraliza%C3%A7%C3%A3o-de-poder

| 21/05/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 178 – O Exorcista

O Brasil está sofrendo um imenso exorcismo, e o demônio que nos possui há décadas não quer cair fora.

| 20/05/2019 - Luciano Pires
Eu não acredito na democracia moderna
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Eu não acredito na democracia representativa moderna. * * * Concordo com Schumpeter: no modelo de democracia do século XX, os indivíduos comuns são simplesmente consumidores de produtos políticos prontos sob a forma de programas-propaganda pré-embalados e dispostos no mercado eleitoral por elites que se interessam pelo poder de distribuir entre as instituições e as […]

| 17/05/2019 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 177 – Os monstros da negatividade 3

A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer.

| 17/05/2019 - Luciano Pires
Por que Bolsonaro tende a ser considerado melhor presidente do país até 2022?
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157323556458631

| 14/05/2019 - Carlos Nepomuceno
Em defesa do Olavo de Carvalho
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, as revistas Veja e Isto É decidiram atacar o escritor Olavo de Carvalho nas matérias centrais das suas edições da semana. A que se deve esse ataque, orquestrado pelas duas maiores revistas semanais do Brasil, a um homem que simplesmente escreve, sozinho, fora do país? Evidentemente, esse ataque foi planejado por grupos políticos com […]

| 13/05/2019 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Ideologia, religião política e o “corte” de verba da educação
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: https://youtu.be/t6GIlLdASXU LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157307123768631 RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1

| 07/05/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 174 – Presunção de honestidade

Confiança e reciprocidade. É disso que a presunção de honestidade trata.

| 06/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 173 – O disjuntor

Disjuntor é o dispositivo eletromecânico que desliga a corrente elétrica quando acontece um curto circuito. No seu cérebro acontece o mesmo.

| 03/05/2019 - Luciano Pires
O vagão, a locomotiva e a entrevista do Lula
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157290061663631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7XjPl0uOsj8TxfUISqzcl4YrxYBC0vOw

| 30/04/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 171 – O que tem pra agora

É natural que, em meio a tantas derrotas, essa pequenina, acanhada e insignificante vitória seja comemorada e vire manchete nos jornais que veem a libertação do ex-presidente com simpatia.

| 26/04/2019 - Luciano Pires
Os polirretos
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Quando a esperteza é muita, come o dono, já dizia Tancredo Neves (1910-1985). Em tempos do politicamente correto, a onda mais ridícula desde a modinha do ioiô ou, quem sabe, fotografar comida,  é muito importante segurar o rabo (no bom sentido, claro) porque a porta bate sem aviso. Todo cuidado é pouco, até para os […]

| 23/04/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Paciência, adjetivos e o amigo do amigo do papai….
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157273773468631 LINKS DAS OUTRAS LIVES: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ RESUMOS DAS LIVES ANTERIORES: https://www.youtube.com/playlist?list=PL7XjPl0uOsj8TxfUISqzcl4YrxYBC0vOw DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1

| 23/04/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 170 – Os monstros da negatividade II

Os monstros da negatividade são incapazes de ver qualquer sinal positivo e culpam os outros, o sistema, as elites, os elementos externos pela desgraça que vai chegar.

| 22/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 169 – O silêncio das pedras

Há silêncios e silêncios. Há o silêncio das pedras. Há o silêncio dos homens.

| 19/04/2019 - Luciano Pires
O copo, a água e o STF
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: RESUMO DAS LIVES ANTERIORES:

| 16/04/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 168 – O que nos define

O que nos define são os adversários que vencemos.

| 15/04/2019 - Luciano Pires
1964 – O Brasil entre armas e livros

Um documentário para ser visto como outro ângulo pelo qual observar a história.

| 11/04/2019 - Luciano Pires
100 dias de Bolsonaro
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

100 dias de Bolsonaro Mais dúvidas e incertezas do que avanços concretos “O discurso liberal, que parece ser o principal pilar da agenda econômica, está sendo obscurecido por dois outros discursos, um socialmente conservador e outro que é nostálgico para a ditadura de 1964-85.” Anthony Pereira Tradição nos Estados Unidos. Está virando moda por aqui: […]

| 10/04/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 660 – Na esquina da sua casa

Não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. É você quem pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Na esquina da sua casa.

| 10/04/2019 - Luciano Pires
O tolo, o apelido & o filho do José Dirceu
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA: DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1

| 09/04/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 166 – O nobre

Este Brasil de 2019 é muito diferente daquele de 2015.

| 08/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 165 – Moralfabetismo

Vivemos tempos de autonomia moral, onde cada indivíduo é incentivado a utilizar sua própria visão de mundo, e tudo fica cada vez mais relativo.

| 05/04/2019 - Luciano Pires
Holocausto, 1964 e Gilmar Mendes
Carlos Nepomuceno

LIVE RESUMO: Veja no Facebook a Live Completa! https://web.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10157223885563631

| 02/04/2019 - Carlos Nepomuceno
Possíveis aspectos positivos do PROSUL
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Possíveis aspectos positivos do PROSUL[1]  Considerações iniciais Na capital da República do Chile, em 22 de março de 2019, oito países se reuniram na criação de um fórum para o progresso da América do Sul, o PROSUL (em espanhol, PROSUR). Em Santiago de Chile, os presidentes da Argentina, do Brasil, do Chile, da Colômbia, do […]

| 01/04/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 164 – Olhar para 64

Olhar para 64 me faz ver um país livre de ideologias ultrapassadas e maduro para discutir e participar da política. Mas qual 64?

| 01/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 658 – Chá com a gente

Este programa reproduz a edição especial do Podcast Chá Com a Gente, produzido na Panela Produtora, com a participação de Filipe Trielli, Carlos Eduardo de Freitas com Flavio Morgenstern e Luciano Pires como convidados. A ideia era falar das novas formas de comunicação independente que surgiram nos últimos anos, mas o papo cresceu e acabamos falando daquilo que é a razão de ser com Chá Com a Gente, a discussão da alta, média e baixa cultura… sobretudo baixa.

| 27/03/2019 - Luciano Pires
Platão, Aristóteles e Rodrigo Maia
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA:   DIGITAL NA POLÍTICA – VENHA FAZER O CURSO! https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178554614-modulo-online-digital-na-politica-by-nep-_JM?quantity=1

| 26/03/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 162 – Recado aos presidentes

Em negociações complexas, emoções que levam a declarações, tuítes e posts provocando, ameaçando e ridicularizando a outra parte, precisam ser deixadas de lado.

| 25/03/2019 - Luciano Pires
Uma certa ideia de Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Uma certa ideia de Brasil Excelente retrospectiva de 2003 a 2018 “Precisamos ter uma ideia de como nos vemos como país, de nosso passado, nosso presente e nosso futuro.” Pedro Malan Este não é, decididamente, o que ocorre com o livro de Malan. Muito pelo contrário, sua leitura fornece uma excelente visão da trajetória da […]

| 22/03/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 161 – A prisão do ex-presidente

Embora pareça que tudo está dentro da esfera criminal, na verdade é a esfera política que comanda.

| 22/03/2019 - Luciano Pires
Defendam Douglas também
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não conhece Douglas Leandro Clizesqui? Sem problemas. Ninguém conhece. Ele é pai de Douglas Murilo, uma das oito vítimas fatais no massacre da escola estadual em Suzano; o caso todos conhecem. Douglas pai está preso em Flórida Paulista e pediu para ir ao enterro do filho, assassinado pela dupla de monstros que aterrorizou a tranquila […]

| 19/03/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
A abundante mente semanal
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE: LIVE COMPLETA:   Quer fazer? Me mande um zap: 21-996086422. R$ 200,00 – cinco vídeos e respostas das dúvidas, via zap.

| 19/03/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 160 – Os cinco estágios

Ajudando a compreender o cenário político brasileiro.

| 18/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 159 – O bobo da corte

O palhaço, o bobo, o gozador, é o único a perceber a gravidade do que estava acontecendo.

| 15/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 157 – Papo de bêbado 2

Se eu fosse o Bolsonaro, nestes primeiros 100 dias estaria trancado entre quatro paredes.

| 08/03/2019 - Luciano Pires
Diferentes tipos de capital
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Diferentes tipos de capital  “O mais valioso de todos os capitais é aquele investido em seres humanos.”             Alfred Marshall Logo na primeira aula do curso de ciências econômicas aprendi que a economia é a ciência que estuda a combinação dos recursos escassos de forma a satisfazer, da melhor forma […]

| 07/03/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LìderCast 143 – Doug Alvoroçado

Esse alvoroçado não é nome não, é adjetivo. Um professor, intérprete de libras, um ativista pela inclusão social através da tecnologia. É uma história fascinante de alguém que sai da periferia para causar impacto em toda a sociedade.

| 07/03/2019 - Luciano Pires
Tiroteio no Saloon
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

“Sou do Mato Grosso. Lá a gente lida com chantagista assim: é matar ou morrer”.                                                                       A dramática frase acima foi replicada […]

| 05/03/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 156 – O que é que aconteceu com o carnaval?

O que é que aconteceu com o carnaval? Meus amigos da Panela Produtora lançaram no disco É Carnaval uma música que explica.

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 654 – Sarau Café Brasil III

Realizamos mais uma edição do Café Brasil Premium, desta vez recebendo a agora deputada Janaína Paschoal para conversar um pouco sobre as coisas novas que precisam ser feitas para começar a colocar o país nos eixos. Neste programa, o áudio do Sarau.
Posso entrar?

| 27/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 154 – Pegando no pé

A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.

| 25/02/2019 - Luciano Pires
LíderCast 141 – Ronaldo Lira

Procurador do Ministério Público do Trabalho, uma conversa que mudará a forma como você vê o Ministério Público, mostrando como uma visão humanitária pode fazer com que a mão peluda do Estado impacte de forma positiva nas vidas de todos nós. Olha! É um programa fascinante.

| 21/02/2019 - Luciano Pires
Guerra Fria
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Guerra Fria  Antes, durante e depois “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”. Raymond Aron Não sou um cinéfilo, mas tenho o hábito de aproveitar as semanas que antecedem a entrega do Oscar, quando costumam entrar em cartaz os filmes que vão concorrer às diversas categorias […]

| 21/02/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Pessimismo Crônico
Carlos Nepomuceno

RESUMO DA LIVE:   LIVE COMPLETA: Reflexões sobre o Pessimismo Crônico e outros assuntos…Venha fazer a Formação Bimodal: https://nepo.com.br/2018/12/04/o-curso-de-formacao-bimodal/LINK PARA AS ANTIGAS:https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/ Publicado por Carlos Nepomuceno em Terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 LIVES DO NEPÔ – O DIGITAL NA POLÍTICA TODA TERÇA – AO VIVO NO FACEBOOK  (POR VOLTA DAS 5:30 DA MANHÃ CAMINHANDO […]

| 19/02/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 152 – 45 Dias

Tem muita coisa importante acontecendo enquanto você perde tempo com os prestidigitadores que desviam sua atenção pra bater sua carteira.

| 18/02/2019 - Luciano Pires
LíderCast 140 – Carlos Nepomuceno

Doutor em Ciência da Informação, jornalista, escritor e consultor especializado em estratégia no mundo Digital. Mas acima de tudo um provocador, interessado em estudar o impacto da internet na sociedade, aplicando o pensamento bimodal. Bimodal? É. Curioso? Ouça.

| 14/02/2019 - Luciano Pires
Noblesse Oblige
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Não dá pra saber quem é pior: A autora da bobagem, orgulhosa de sua total falta de noção, ou quem a defende, alegando lutar contra uma misoginia tão falsa quanto a cara de pau do arrivismo coitadista que impera no mundo. A autora: Deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT), recém empossada na Assembleia Legislativa […]

| 13/02/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 652 – A realidade real

Vivemos um tempo no qual muita gente tem dificuldades de decidir o que é real e permanece com a sensação de que está sendo manipulada. Uma tentativa de compreender a realidade é conhecer três esferas: a esfera política, a moral e a criminal. Duas estão por aí… a outra está dentro de sua cabeça.
Posso entrar?

| 13/02/2019 - Luciano Pires
Venezuela, Reforma Previdência & Futuro PT
Carlos Nepomuceno

Resumo da Live: Assistir completa: Formação Digital Bimodal: Programa de Formação sobre Futurismo Competitivo Bimodal Lives antigas: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/

| 12/02/2019 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 150 – O PAI

No Brasil, imediato é longo prazo.

| 11/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 149 – Nação, não governo

O Ministro da Educação anuncia que vai impulsionar o Projeto Rondon e retomar educação moral e cívica nas escolas.

| 08/02/2019 - Luciano Pires
Pessimismo Radical
Carlos Nepomuceno

LIVE DE HOJE: LIVES DO NEPÔ – O DIGITAL NA POLÍTICA TODA TERÇA – AO VIVO NO FACEBOOK (POR VOLTA DAS 5:30 DA MANHÃ CAMINHANDO NA LAGOA) https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno LINK PARA AS ANTIGAS: https://nepo.com.br/category/o-melhor-de-2019/lives-do-nepo-o-digital-na-politica/

| 06/02/2019 - Carlos Nepomuceno
Café Brasil 651 – Era uma vez…

A melhor forma de ensinar política para crianças – e adultos que são crianças crescidas – é contando histórias. E o mestre em contar essas histórias era Rubem Alves. Então senta que lá vem história… Este programa reaproveita alguns textos que usei em programas muuuuuuuuito antigos…

Posso entrar?

| 06/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 148 – Os Hostis

Neste final de semana o Brasil parou para assistir a eleição para Presidente do Senado. E quem era bom e quem era mau? Os índios ou os soldados?

| 04/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 147 – O Rabo e a Perna

Três tipos de realidade que ajudam a entender a confusão na qual estamos metidos.

| 01/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 650 – A Espiral do Silêncio

Temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público. Bote aí uma pitada de histeria e pronto! Caímos na Espiral do Silêncio.

| 30/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 146 – A Esfera Moral

Fique esperto para perceber qual esfera estão usando para apresentar a você os acontecimentos.

| 28/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 145 – Crime e Política

As esferas criminal e política são intencionalmente misturadas para criar pressão de opinião pública a favor de algum projeto político.

| 25/01/2019 - Luciano Pires
Ah… aí tem!
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Devidamente guardado pelo resto de sua criminosa vida na inexpugnável prisão de Oristano, localizada na ilha da Sardenha, o terrorista de extrema-esquerda Cesare Battisti finalmente está cumprindo pena pelos seus crimes pavorosos. Bandido profissional sob o manto de ”defensor” de alguma coisa difusa que todo comuna alega vagamente, esse monstro matou covardemente 4 pessoas e […]

| 21/01/2019 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 143 – 13 dias

É pra descer a lenha mesmo, cobrar o que está errado, exigir que as promessas sejam cumpridas e a transparência prometida seja aplicada. Mas, vem cá… 13 dias?

| 18/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 648 – Ethos, Logos, Pathos e o Diálogo Aberto

Neste cenário onde até “bom dia” leva patada, o que é que podemos fazer para conseguir conviver com quem pensa diferente? Tratar na porrada? Bem, alguns merecem… mas com outros dá pra tentar o diálogo aberto.

Posso entrar?

| 15/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 142 – Renan Não

Eu não sei o que você está fazendo aí, cara, mas eu estou espalhando pra todo lado. Entre em contato com seus senadores e manifeste sua opinião. #RenanNao

| 14/01/2019 - Luciano Pires
Biografias para começar bem o ano
Mauro Segura - Transformação

Período de férias é sempre bom para ler livros. Aqui você encontra dezenas de recomendações de livros de biografias que foram referendados pelos usuários do LinkedIn.

| 12/01/2019 - Mauro Segura em Transformação
#DicaNetFlix Trotsky

É uma série de terror. Tem assassinos em série, monstros psicopatas, tortura psicológica, tortura física, mortes explícitas, vítimas indefesas e a ruindade do ser humano, que nos leva a questionar se eram humanos.

| 12/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 141 – Os cães de Pavlov

Como cães de Pavlov, estamos condicionados a babar.

| 11/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 140 – A Espiral do Silêncio

Não enxergar o que Temer fez de bom foi uma escolha à qual você foi induzido.

| 07/01/2019 - Luciano Pires
Da cor do racismo ESPANHOL
Jota Fagner - Origens do Brasil

Compartilho com vocês o depoimento de uma amiga, conterrânea, que foi discriminada ao tentar entrar na Espanha. A metodologia aplicada  para decidir quem pode e quem não pode entrar  parece de um primitivismo atroz. É mulher? É negra? Solteira? Ah, então ela não pode ser classificada como turista. Eu sei que parece caricato, mas sugiro […]

| 04/01/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Esperando o sorriso da Fortuna
Jota Fagner - Origens do Brasil

Se existe uma constante nas festas de fim de ano e na data do meu aniversário é esse sentimento de que a vida é transitória. Vou ficando mais velho, nem sempre mais sábio. A maior parte dos meus anseios ainda não se concretizou, mas, de acordo com a tradição popular, é preciso acreditar que nesse […]

| 03/01/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
A caneta Bic e o novo presidente
Mauro Segura - Transformação

Na cerimônia de posse dos novos ministros, o livro oficial foi assinado pela caneta Bic que o novo presidente tinha no bolso. Por outro lado, na cerimônia dentro do Congresso Nacional, cafe e água foram servidos por garçons durante os discursos. Os pequenos detalhes fazem os grandes momentos. O novo presidente precisará estar atento aos detalhes para transformar o país.

| 01/01/2019 - Mauro Segura em Transformação
Cafezinho 138 – A ponte

Feliz ano novo. Feliz ponte nova.

| 31/12/2018 - Luciano Pires
Como chegamos ao País que somos
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Como chegamos ao País que somos  Interpretações do Brasil Reunindo textos de autoria de seus principais assessores e colaboradores, a Fundação Espaço Democrático, fundação de estudos e formação política do Partido Social Democrático (PSD) acaba de lançar Interpretações do Brasil – Tradicionais e novas abordagens históricas, econômicas e diplomáticas, um livro que pretende favorecer a […]

| 31/12/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 645 – O Brasil e a demanda por dar certo

Estamos em período de mudanças ou apenas nos preparando para mais uma grande brochada? Há motivos para ficar otimista? Ou melhor mesmo é continuar pessimista? Afinal de contas, ser pessimista é ser mais inteligente?
Posso entrar?

| 26/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 136 – O novo Brasil que vem aí

Eu ouço as vozes, eu vejo as cores, eu sinto os passos de outro Brasil que vem aí

| 24/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 135 – O mundo mental do homem médio

Como tem gente assanhada para cassar nossa liberdade de manifestar a discordância…

| 21/12/2018 - Luciano Pires
2018: o ano que o Brasil virou….
Carlos Nepomuceno

https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156987634518631/

| 18/12/2018 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 133 – Rifa de CDs

Uma forma de fazer uma corrente do bem, capaz de garantir socorro, educação ou um teto para quem precisa, na África e no Brasil.

| 14/12/2018 - Luciano Pires
Como ser um Diabo da Tasmânia
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

​​​Como disse certa vez o ex-ministro Pedro Malan, no Brasil até o passado é incerto. Mas o futuro não – ao menos em um caso: Há plena certeza que o tecido social esgarçou e vai rasgar. Toda essa demência politicamente correta, juntamente com os autoproclamados intelectuais e artistas-engajados-militantes revolucionários de internet lutam com toda a […]

| 13/12/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O mundo platônico e suas consequências
Carlos Nepomuceno

Live de terça O mundo platônico e suas consequências https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156972234548631/ TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado http://bit.ly/cursobimodalnepo Manda um zap: […]

| 11/12/2018 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 131 – Compartilhe!

Seja a mídia que você quer ver no mundo

| 07/12/2018 - Luciano Pires
Live de terça – a liderança liberal
Carlos Nepomuceno

https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156956112378631/ Live de terça A liderança liberal TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado Manda um zap: 21-99608-6422

| 05/12/2018 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 129 – Minority Report Tropical

O Brasil se transformou na República do Futuro do Subjuntivo.

| 30/11/2018 - Luciano Pires
A Tribo da Política – ou a Democracia das Identidades
Alessandro Loiola

Talvez nunca antes na história desses país os recorrentes embates na Internet tenham mostrado de modo tão claro nossa admirável habilidade de nos submetermos à polarização político-ideológica. Em Uncivil Agreement: How Politics Became Our Identity (University of Chicago Press, 2018), a escritora Liliana Mason discursou sobre este fenômeno, retratando como a Identidade é capaz de deslocar-se de um universo Pessoal […]

| 29/11/2018 - Alessandro Loiola
Coerência, essa cachorra
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Coerência é o nome do bichinho de estimação da lulada, a seita que virou torcida de presídio. Coerência é muito maltratada; não dão atenção a ela, nem a alimentam. Ao contrário, é sempre espancada por seus donos, transformando uma relação que deveria ser de respeito em um samba do crioulo doido, como batizou Sérgio Porto […]

| 28/11/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O novo povo brasileiro
Carlos Nepomuceno

Rivotril filosófico: UM OLHAR DIGITAL SOBRE A POLÍTICA O NOVO POVO BRASILEIRO TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado http://bit.ly/cursobimodalnepo […]

| 28/11/2018 - Carlos Nepomuceno
Café Brasil 641 – O delito de ser livre

Na ofensiva contra a liberdade, fica cada vez mais difícil viver nos termos da Constituição, segundo a qual todo brasileiro, respeitada a lei, tem o direito de se conduzir como prefere. O programa de hoje é feito com base num artigo do jornalista J.R. Guzzo
Posso entrar?

| 28/11/2018 - Luciano Pires
Mais duas coisas a falar sobre marxismo
Carlos Nepomuceno

LIVE DA SEMANA: UM OLHAR DIGITAL SOBRE A POLÍTICA Mais duas coisas a falar sobre marxismo https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156940475083631/ TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp […]

| 27/11/2018 - Carlos Nepomuceno
Precisamos falar sobre marxismo!
Carlos Nepomuceno

Rivotril filosófico: Precisamos falar sobre marxismo! Áudio completo: https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156938425093631/ TENHA VISÃO MAIS SOFISTICADA SOBRE O NOVO SÉCULO! TURMA PERMANENTE, COMECE HOJE! “O curso me ajudou a pensar o digital como meio e não fim”. – JEAN RIBEIRO – turma 2018. Online / 5 vídeos / Via Whatsapp R$ 350,00 – certificado http://bit.ly/cursobimodalnepo Manda um zap: […]

| 26/11/2018 - Carlos Nepomuceno
Os Fundamentos Morais da Esquerda e da Direita
Alessandro Loiola

O americano Jonathan Haidt é um psicólogo social, e professor e Liderança Ética na Stern School of Business da New York University. Seu trabalho de pesquisa enfoca as bases da moralidade em diversas culturas No livro “A mente moralista: por que boas pessoas são divididas pela política e pela Religião” (2013), Haidt elaborou seis fundamentos […]

| 22/11/2018 - Alessandro Loiola
Sucesso, Miséria e Capitalismo
Alessandro Loiola

A Liberdade Econômica está realmente associada à melhor qualidade de vida e mais dinheiro no bolso dos cidadãos? Ou o discurso da Esquerda está certo e tudo que o capitalismo faz é oprimir os pobres e aumentar a miséria? O sucesso no capitalismo não reflete exatamente a inteligência e o trabalho duro per se, mas […]

| 21/11/2018 - Alessandro Loiola
O marxismo é uma religião política!
Carlos Nepomuceno

Na minha live de hoje fiz uma afirmação que se tornou verdade para mim nos últimos anos, mas hoje ficou evidente. https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/videos/10156923285683631 Imaginava que quando se falava comunismo, socialismo, havia algo que ia ser colocado no lugar do capitalismo, da república. Não tem. O marxismo é um projeto religioso político que tem uma única proposta: […]

| 20/11/2018 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 126 – Mais Médicos

– Mas eles estavam atendendo os brasileiros necessitados!

| 19/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 125 – O chute

Se o governador mentiu ou se enganou, peço desculpas por ter acreditado nele e disseminado uma informação não verdadeira

| 16/11/2018 - Luciano Pires
Capitalismo Versus Esquerdismo*
Alessandro Loiola

Uma das consequências involuntárias do capitalismo é que ele coloca diferentes culturas e sociedades em contato direto muito mais amplo umas com as outras. Liga as pessoas entre si muito mais rapidamente do que estas e suas culturas possam estar preparadas para isso. Algumas culturas prosperam devido às repentinas oportunidades de colaboração que essa intimidade […]

| 15/11/2018 - Alessandro Loiola
A cavalgada de um cowboy
Jota Fagner - Origens do Brasil

Cowboy não havia dormido bem. Tinha feito corridas até às duas da manhã. O trabalho como moto-taxista costumava não render muito, mas em época de alta temporada a demanda era muito grande. Precisava aproveitar o período. Durante o inverno a cidade ficava vazia e sem muitas possibilidades. Naquela manhã de 24 de dezembro de 2012, […]

| 14/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 639 – Chega de falar de política

Diversos ouvintes mandam mensagens pedindo para que eu pare de falar de política, que querem de volta o Café Brasil que fala de música e de temas mais leves. Tá bom, então eu paro, vai.
Posso entrar?

| 14/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 124 – À luz do sol

É assim, com a luz do sol, que a gente faz a limpeza.

| 13/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 123 – A zona da indiferença

Ter consciência sobre o que é certo e errado todo mundo tem, exceto os psicopatas e as crianças muito pequenas. Mas capacidade de análise e ação a respeito, nem todos têm.

| 12/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 122 – Vira a chave

Mudar de assunto no calor dos acontecimentos é irresponsabilidade moral.

| 09/11/2018 - Luciano Pires
Os especialistas e suas previsões
Jota Fagner - Origens do Brasil

De tempos em tempos as sociedades alardeiam previsões catastróficas para um futuro não tão distante. Sempre existe o perigo do momento. Se ouvirmos os especialistas, atualmente temos que nos preocupar com o futuro da democracia no Brasil. Essas previsões apocalípticas muito raramente se confirmam, servem apenas para alimentar a sanha sensacionalista. Acadêmicos e especialistas são […]

| 08/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Moralidade e Capitalismo 7: O Pragmatismo
Alessandro Loiola

Em essência, o capitalismo é indiferente quanto a raça, classe, cor, religião, sexo, nacionalidade, credo, bom ou mau. É impessoal e não-humano como um programa de computador. E tem suas neuroses conflitantes, como a escolha entre “liberdade com dispersão de poder versus efetividade com concentração das tomadas de decisões”. Defender o capitalismo como sendo o sistema o menos […]

| 08/11/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo 6: A Dispersão do Poder
Alessandro Loiola

Os defensores do capitalismo que utilizam esta linha de argumentação afirmam que, ao dispersar o controle da economia entre vários detentores de capital, o poder seria igualmente dispersado. Eles parecem esquecer que a concentração de capital também resulta na concentração de poder por meio da concentração de riqueza, que pode então se reverter em influência […]

| 08/11/2018 - Alessandro Loiola
Café Brasil 638 – O efeito Dunning-Kruger

Cara, eu fico besta com a quantidade de gente que evidentemente não sabe das coisas, sai dando pitaco sobre as coisas. Todo mundo tem certezas e com as mídias sociais o que mais tem é gente dando pitaco. Isso não seria problema se essa gente não sofresse do efeito Dunning-Kruger, que ajuda a entender esta zona na qual nos encontramos.
Posso entrar?

| 07/11/2018 - Luciano Pires
McCarthy não; Nuremberg sim.
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Luis Fernando Veríssimo é lulista cinicamente disfarçado de isentão. O escritor descobriu ser esquerdista só depois do fim da ditadura militar, tempo em que ganhou muito, mas muito dinheiro mesmo, com seus livros. Quando descobriu-se lulista convicto, passou a reescrever suas ideias de forma suave, sua especialidade como mestre das palavras, camuflando seu esquerdismo caviar, […]

| 06/11/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Posso gravar a sua aula, professor?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos do Café Brasil, tenho visto recentemente uma grande reação à sugestão de uma professora chamada Ana Caroline Campagnolo, eleita deputada estadual em SC, a que os alunos gravem as aulas de seus mestres. O contexto dessa sugestão é a acusação de estudantes a professores que sustentam posições político-partidárias em classe – e que, em […]

| 05/11/2018 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 121 – Papo de bêbado

Voltar democraticamente aos trilhos. Se essa não é sua conversa, nem vem. Vou tratar como papo de bêbado.

| 05/11/2018 - Luciano Pires
O efeito Dunning-Kruger
Jota Fagner - Origens do Brasil

Conhece alguém que fala de assuntos que não domina com excesso de confiança? É o efeito Dunning-Kruger, aquele mesmo que está dando o tom dos debates políticos no Brasil e no mundo.   McArthur Wheeler tinha 44 anos quando resolveu assaltar um banco. Ele morava na cidade de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia. O ano […]

| 01/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
LíderCast 130 – Katia Carvalho

Mudadora de vidas, alguém que em vez de apenas lamentar a falta de sorte de seus semelhantes, arregaça as mangas e começa a mudar as vidas das crianças em sua comunidade.

| 01/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho Live – Como será o Brasil com Bolsonaro

Um bate papo entre Adalberto Piotto, Carlos Nepomuceno e Luciano Pires sobre as eleições presidenciais de 2018 e o que podemos esperar deste Brasil com Jair Bolsonaro.

| 31/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
O que nos resta então?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Qual é a causa profunda desta situação na qual tanto a direita quanto a esquerda perderam a capacidade de compreender o outro? Em outras palavras: por que as elites políticas não mais são capazes de acessar o mundo do brasileiro trabalhador? Para mim, amigos, a resposta está, em primeiro lugar, na falência do sistema educacional […]

| 26/10/2018 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 118 – Os padrões

Não parece existir um padrão no qual os caras apenas preenchem alguns espaços vazios?

| 26/10/2018 - Luciano Pires
A escatologia no jogo político
Jota Fagner - Origens do Brasil

A palavra escatologia representa tudo que chega em sua fase final, incluindo a história humana. De origem grega – que novidade! –, eschatos significa “último”, “fim”; e logos significa “palavra”, “discussão”, “instrução”, “ensino”, “assunto”, “tema”, “lógica”. Portanto, escatologia é o estudo do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos […]

| 25/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Bolsonaro é o vagão: a locomotiva é o novo eleitor digital
Carlos Nepomuceno

O Brasil vive duas revoluções em paralelo: – a digital, que iniciou mudança de cada eleitor/consumidor de dentro para fora, através da possibilidade do acesso a mais informação, interação e mobilização distribuída; – a republicana, que, a partir da digital, fez com que as pessoas passassem a querer muito mais do país do que antes. […]

| 25/10/2018 - Carlos Nepomuceno
Café Brasil 636 – As duas éticas da eleição

Gravei um LíderCast da Temporada 11, que só vai ao ar em Janeiro de 2019, mas o papo acabou enveredando pelas eleições e vou aproveitar um trecho neste Café Brasil. O convidado foi Carlos Nepomuceno, e sua argumentação é brilhante.

| 24/10/2018 - Luciano Pires
Mas por que justamente o Bolsonaro?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Por que foi o Bolsonaro o escolhido pelos eleitores, e não o Alckmin, o Amoedo ou o Meirelles? Pertenço ao grande campo das esquerdas e, para mim, é muito claro o porquê da ascensão da sua candidatura. Nós não estamos conseguindo nos contrapor a ela – como também não conseguiram os outros candidatos anti-PT – […]

| 23/10/2018 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Marxistas brasileiros vivem espécie de alucinação coletiva recorrente
Carlos Nepomuceno

O jornal Folha de São Paulo publica um artigo feita por uma petista confessa: Ver aqui: https://www.facebook.com/carlos.nepomuceno/posts/10156853246303631 …sem nenhum fato, baseado em suposições. A essa matéria que foi criada sem nenhum critério jornalístico, passa a se chamar “escândalo”. Vejamos a definição: Escândalo: “indignação, perplexidade ou sentimento de revolta provocados por >>>> ato <<<<< que viola […]

| 19/10/2018 - Carlos Nepomuceno
Cafezinho 116 – Os demônios brochadores

O que vem por aí? Uma mudança ou nova brochada?

| 19/10/2018 - Luciano Pires
Sempre, sempre Godwin
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O advogado Mike Godwin criou em 1990 a seguinte “lei” das analogias nazistas: “À medida que uma discussão online se alonga, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou os nazistas tende a 100%.”                         Segundo as hostes vermelhas que infestam a internet, qualquer um que não siga Lula da Silva como seu […]

| 18/10/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
É mais fácil seguir o grupo
Jota Fagner - Origens do Brasil

Existe uma crença muito difundida de que a história humana avança em etapas gradativas e que culminará numa revolução transformadora. O tipo de revolução muda conforme o viés ideológico. A esquerda acredita na chegada do socialismo real, a direita no liberalismo redentor. Comecemos pelo socialismo. Segundo essa crença, as pessoas terão igualdade de oportunidades numa […]

| 18/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Bolsonaro e Transformação Digital
Carlos Nepomuceno

Vivemos o início de Revolução Civilizacional na qual ao se plantar um “pé de cooperativa de táxi” por mais que se tome litros de Design Thinking não nasce nunca um Uber.

| 18/10/2018 - Carlos Nepomuceno
Café Brasil 635 – De onde surgiu Bolsonaro?

O pau tá quebrando, a eleição ainda indefinida e nunca se viu tanta gente em conflito. E conflito consigo mesmo e com outros! No meio do tiroteio, sem ironia, um personagem: Jair Bolsonaro. É hora de procurar saber de onde veio essa figura. Este programa eu dedico a meus amigos e ouvintes da esquerda.

Posso entrar?

| 17/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 115 – Um voto não vale uma amizade

Não gaste sua energia e seu tempo precioso de vida discutindo narrativas que alguém está criando para manipular você.

| 15/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 114 – E se?

Mudanças só acontecem quando a crise que sofremos for maior que a dor de uma nova solução.

| 12/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 634 – Me chama de corrupto, porra!

Cara, que doideira é essa onda Bolsonaro que, se você elogia, apanha, se critica apanha, se fica em cima do muro, também apanha? E que quebra a perna de especialistas, institutos de pesquisas, jornalistas, políticos e cientistas sociais? De onde vem isso? E por que agora?

Posso entrar?

| 10/10/2018 - Luciano Pires
O (quase) golpe
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, o Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se […]

| 05/10/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Respire fundo e aguarde
Jota Fagner - Origens do Brasil

O pior ainda está por vir Todo mundo já percebeu o quanto está difícil manter um diálogo saudável nas redes sociais. Invariavelmente somos alvos de alguma militância raivosa defendendo ideias ou figuras controversas. Excluí meu perfil no Facebook por causa disso. Antes da campanha eleitoral começar oficialmente eu tive a sensação de que o ambiente ficaria insuportável. […]

| 04/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
LíderCast 126 – Alexis Fonteyne

Empresário criativo e agora candidato a Deputado Federal em São Paulo pelo partido Novo, um inconformado com o manicômio tributário brasileiro e disposto a botar pra quebrar. Saia da frente dele.

| 04/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 112 – Como decidi meu voto

Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.

| 04/10/2018 - Luciano Pires
Como decidi em quem votarei para Presidente

Não sei se estou certo, não fui pela emoção, não estou entrando na modinha, mas jogando com as variáveis, com o possível, e tirando minhas conclusões. Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.

| 03/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 110 – Perdedores Honrados

Vencer é democrático, exterminar, não é.

| 28/09/2018 - Luciano Pires
Resumindo meu artigo anterior
Jota Fagner - Origens do Brasil

A proposta de Antonio Gramsci era ambiciosa, ocupar os espaços de produção e disseminação de conteúdo. Universidades, jornais, púlpitos, emissoras de rádio, etc. Sua ideia, no entanto, não era de tudo original. Vários pensadores já haviam percebido a importância desses espaços para o controle da opinião pública. No Brasil, muito antes de Gramsci ser amplamente […]

| 27/09/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 108 – O Ismo Quântico

O Ismo Quântico é o fenômeno que acontece quando o sufixo ismo faz com que uma palavra signifique ao mesmo tempo duas coisas distintas.

| 21/09/2018 - Luciano Pires
Júlio de Mesquita Filho e a contrarrevolução cultural
Jota Fagner - Origens do Brasil

A ideia de concentração hegemônica não é exclusividade de Gramsci, outros autores de diferentes espectros ideológicos propuseram caminhos parecidos. Júlio de Mesquita Filho é um deles É preciso compreender que o debate público se resume a uma disputa de discursos. Cada lado faz o recorte que melhor lhe convém. Em 1994, com a publicação do […]

| 20/09/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 631 – O valor de seu voto – Revisitado

Mais discussão de ano de eleição: afinal o que é o voto? E o voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? Vamos pensar a respeito disso no programa de hoje, que é a releitura de um episódio que foi ao ar em 2014.

| 19/09/2018 - Luciano Pires
Imagine uma facada diferente
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Imagine Fernando Haddad sendo vítima de uma tentativa de assassinato. Por um ex-militante do DEM ou do PSL, no mesmo dia em que Bolsonaro quase morreu pelas mãos de um ex-PSOL. Primeiramente, os brucutus lulistas jamais deixariam que o sujeito escapasse; ia ser trucidado pelos amantes da paz, do entendimento e da tolerância. Depois de […]

| 17/09/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 107 – O voto proporcional

Seu voto, antes de ir para um candidato, vai para um partido.

| 17/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Moralidade e Capitalismo 5: O Humanitarismo
Alessandro Loiola

Como mencionado anteriormente, os reformistas sociais enxergam na ganância e na ambição os traços mais detestáveis das entranhas capitalistas. Mas estas características ancestrais são inerentes à condição humana e jamais serão extintas. Qualquer sistema político e econômico terá que lidar com elas. Os defensores do capitalismo gostam de salientar que ele é o sistema que […]

| 10/09/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo 4: A Responsabilidade
Alessandro Loiola

“Dar às pessoas o que elas fizeram por merecer ao invés de simplesmente dar-lhes o que desejam” – este é o mantra da cultura capitalista. Todavia, o capitalismo nem sempre recompensa responsavelmente o trabalho duro e o talento, temos que reconhecer isso. Não obstante, não pode haver Moralidade sem responsabilidade, ou responsabilidade sem autodeterminação. Responsabilidade […]

| 10/09/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo 3: A Dignidade
Alessandro Loiola

Com base nas evidências acumuladas até aqui – e especialmente após o colapso do comunismo soviético -, é impossível negar que o capitalismo seja o sistema econômico mais eficiente e produtivo de todos. Na mesma medida, também é complicado afirmar ele seja absolutamente Bom e Correto do ponto de vista Moral. Após séculos de quilometragem, o sistema […]

| 10/09/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo 2: A Liberdade
Alessandro Loiola

A Liberdade sempre foi a primeira linha de defesa de todos que amam o Capitalismo. “O capitalismo é o respeito constitucional ao livre comércio e à propriedade privada – todo o resto é socialismo”, escreveu Hans-Hermann Hoppe. Mas a liberdade do capitalismo deve ser limitada para manter a ordem e a segurança social – incluindo […]

| 10/09/2018 - Alessandro Loiola
Moralidade e Capitalismo – parte 1
Alessandro Loiola

Durante milênios, as sociedades caracterizaram-se majoritariamente por uma cultura agrícola de subsistência, com poucas cidades, poucas estradas, poucos sistemas de comunicação, pouco uso de dinheiro, pouca alfabetização e pouco comércio. Apesar das idas e vindas dos Impérios Persa e Romano, do longo período do Califado e da aparência eterna das dinastias Chinesas, as sementes do […]

| 10/09/2018 - Alessandro Loiola
O que nos faz medíocres
Labi Mendonça - Iscas Anarquiscas

O QUE NOS FAZ MEDÍOCRES Em época de campanha majoritária no Brasil, para presidente, governadores, senadores, e deputados, sempre me assusta o retrato e a leitura que eu acabo fazendo do nosso eleitorado a partir de suas opções e manifestação. Somos medíocres. O primeiro susto que eu levo é perceber que a maioria das pessoas […]

| 08/09/2018 - Labi Mendonça em Iscas Anarquiscas
Cafezinho 104 – A greta

Dois meio Brasis jamais somarão um Brasil inteiro.

| 07/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 629 – Gramsci e os Cadernos do Cárcere

Essa aparente doideira que aí está não é doideira. É método. Hoje vamos conhecer Antonio Gramsci, cuja obra genial ajudou a chegar na situação em que nos encontramos. Cuidado com o disjuntor aí…

Posso entrar?

| 05/09/2018 - Luciano Pires
Democracia, Tolerância e Censura

O que distingue uma democracia de uma ditadura é a liberdade dos que discordam dela poderem dizer não.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
046 – Para quem vai anular o voto

Fiz um vídeo desenhando claramente o que acontece com quem decide se abster, votar em branco ou anular seu voto.

| 04/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 102 – Pra quem vai anular o voto

Você que pretende não votar, anular, ou votar em branco, tem todo direito de fazê-lo. Mas…

| 31/08/2018 - Luciano Pires
LíderCast 122 – Simone Mozzilli

Uma empreendedora da área de comunicação, que descobre a vocação do voluntariado, vive a mesma agonia das pessoas que ajudava e dá um novo rumo para sua vida. Outra daquelas histórias de superação, força e vontade de viver. É inspiradora.

| 30/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Trágico e engraçado
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A expressão é velha; óbvia, clichê, deve ser evitada a todo custo por qualquer um que caminhe pelo mundo das letras: O famoso “seria engraçado se não fosse trágico”. Porém, há túnel no começo da luz; os politicamente corretos inovaram nesse quesito, criando uma nova vertente, unindo o trágico e o engraçado. A coexistência desses […]

| 24/08/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
LíderCast 121 – Rodrigo Gurgel

Mais que um escritor, um professor de escrita, mas com uma história que começa com a militância sindical até chegar ao universo do conservadorismo. Que grande figura.

| 23/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 627 – Os donos da liberdade

Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?

Posso entrar?

| 22/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 99 – Competência Moral

Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral…

| 20/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 98 – Os poetas da corrupção

Os advogados e jornalistas que insistem que não existe a materialidade das provas, não são necessariamente desonestos, parte da quadrilha ou mal-intencionados.

| 17/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 96 – A cozinha e a lixeira

O Brasil é uma grande cozinha. Nela existe uma lixeira. Mas o Brasil não é só a lixeira.

| 10/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 625 – João Amoêdo

Continuando a conversa com candidatos a Presidente nas próximas eleições, hoje é a vez de João Amoêdo, do Partido Novo. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires. Antes de começar o show, um recado: a transcrição desta […]

| 08/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 95 – Banco traseiro

A fila anda! A gente muda! O tempo passa! O mundo é outro! Vira o disco, meu!

| 06/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 94 – Jornalismo e civilidade

O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.

| 03/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 624 – Paulo Rabello de Castro

Na medida do possível, estamos conversando com candidatos a Presidente nos episódios do LíderCast. Vamos republicar essas conversas aqui no Café Brasil, é uma prestação de serviços necessária. Hoje é o primeiro, Paulo Rabello de Castro.

| 01/08/2018 - Luciano Pires
Show de diplomacia
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Show de diplomacia  Brasil é exceção “Fronteiras? Nunca vi uma. Mas ouvi dizer que existem na mente de algumas pessoas.” Thor Heyerdahl Assumidamente apaixonado por esportes de uma forma geral, fico, a cada quatro anos, particularmente envolvido com a Copa do Mundo de Futebol, descrita pelo jornalista Thiago Uberreich como “o maior espetáculo esportivo do […]

| 30/07/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 93 – Os nanicos

Se quem tem ideias novas é boicotado pela grande imprensa, cabe a cada um de nós trabalhar para que sejam ouvidos

| 30/07/2018 - Luciano Pires
Por Manágua
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A pequena república da Nicarágua tem vivido um banho de sangue desde os anos 60, quando do início da Revolução Sandinista. A revolta tinha esse nome em ao líder popular Augusto César Sandino, executado em 1934 por ordem de Anastasio Somosa Garcia, ditador derrubado em 1979 pelos sandinistas da Frente Sandinista de Libertação Nacional. Quem […]

| 29/07/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 92 – Tirania Digital

Qual é o meio para se combater a tirania digital?

| 27/07/2018 - Luciano Pires
Posicionamento dos Candidatos – 23/7/2018
Luciano Pires

Uma planilha que reúne o posicionamento dos principais candidatos à Presidência, sobre temas importantes. Para ajudar você a escolher o candidato que mais se aproxima de suas ideias.

| 23/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 91 – Os outros

A sensação de culpa existe como um mecanismo que nos ajuda a reconhecer quando fazemos algo que prejudica nosso papel social dentro de um grupo, ameaçando nossos laços sociais.

| 23/07/2018 - Luciano Pires
LíderCast 116 – Roberto Motta

Empreendedor, professor, engenheiro, mestre em gestão, escritor e pai. Ativista político e defensor da liberdade do indivíduo contra todas as tiranias. Um papo muito interessante sobre liberdade individual e a capacidade de fazer acontecer.

| 19/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 89 – Manifesto

Quero um mundo melhor, igualzinho a você. Talvez divirjamos sobre a forma de chegar lá, e isso deve ser discutido.

| 16/07/2018 - Luciano Pires
É milagre, Crivella?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O Rio de Janeiro continua lindo Gil, e complicado; mais do que isso, espantoso. Não dá pra entender a razão pela qual os fluminenses elegem gente (latu sensu, ófi córsi) como Anthony Garotinho, sua esposa Rosinha, Sérgio Cabral e outros desse naipe. A bola da vez (no mau sentido) é o notório Marcelo Crivella, eleito […]

| 13/07/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
O despertador intelectual e a origem das ideias
Jota Fagner - Origens do Brasil

Possivelmente você teve uma pessoa que, em determinado momento de sua vida, acendeu a faísca da sua curiosidade sobre determinado assunto ou área do conhecimento. Talvez tenha sido mais de uma pessoa. O fato é que, sem essa intervenção sua vida poderia ter tomado um rumo completamente diferente. O historiador francês Jean-François Sirinelli classifica essas […]

| 12/07/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 621 – Orgulho de Ser Brasileiro

Em junho de 2018 realizamos o II Sarau Café Brasil, desta vez convidando o jornalista e cineasta Adalberto Piotto para exibir o seu filme Orgulho de ser brasileiro e, na sequência, participar de um bate-papo com a plateia. No programa de hoje reproduzimos a gravação do evento. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, […]

| 11/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 86 – Ser e parecer

É simples! É só fingir ser perfeito…

| 06/07/2018 - Luciano Pires
LíderCast 114 -Alexandre Ostrowiecki

Empreendedor, com uma história incrível de como o destino o coloca à frente de uma das 500 maiores empresas do Brasil, onde ele percebe que, como cidadão, pode fazer muito mais. Então, nasce o Ranking dos Políticos.

| 05/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 620 – Democracia, tolerância e censura

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade”.
Este programa é uma releitura do Café Brasil 264 – Democracia e censura, publicado originalmente em 2011.

| 04/07/2018 - Luciano Pires
O que pensa esse senhor?
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Imagine um político profissional, que passou por sete partidos, mas acusa de traidor quem troca uma única vez. Um sujeito que alega ter sido professor na famosa universidade americana de Harvard, mas se expressa num inglês de provocar risos; que diz ser professor de Direito, mas afirmou que se for procurado pela polícia federal, vai […]

| 29/06/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 84 – A sociedade da informação

Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

| 29/06/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 619 – LíderCast 9

Neste programa apresentamos os convidados da Temporada 9 do LíderCast, que acaba de ser lançada. Serão 13 programas somando quase 20 horas de conteúdo sobre liderança e empreendedorismo. Na veia.

| 27/06/2018 - Luciano Pires
LíderCast 112 – Paulo Rabello de Castro

Professor, consultor, com vasta experiência no setor privado, ex-presidente do IBGE e do BNDES e agora candidato a Presidente da República. Tempo de gravação: 01 horas, 31 minutos e 33 segundos

| 21/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 81 – A Confederação

A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.

| 18/06/2018 - Luciano Pires
1936, 1984, 1918
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A guerra civil espanhola (1936-1939) foi assustadora, cruel, mas teve seus lances tragicômicos. Um deles era a eterna bagunça entre as muitas facções que formavam as Forças Republicanas, compostas de anarquistas, comunistas, brigadas internacionais e outros aliados de pura conveniência, apoiados por uma insuspeita União Soviética, louca para expandir seu império de terror stalinista. Juntar […]

| 08/06/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 616 – Na média

Num ambiente construído para que as pessoas fiquem “na média”, o resultado será esse mesmo: gente média, conformada com o médio. E, pior, com inveja dos que parecerem acima da média.

| 06/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 77 – Sobre caráter

Todo mundo tem a capacidade de saber o que é certo e o que é errado, mas nem todos têm a capacidade de agir a respeito.

| 04/06/2018 - Luciano Pires
LíderCast 111 – Tiemi Yamashita

LíderCast 111 – Hoje conversamos com Tiemi Yamashita, uma brasileira que se achava japonesa e, no Japão, descobriu que era brasileira. E volta para disseminar o conceito do Mottainai, a eliminação do desperdício, que nos ensina uma forma diferente de encarar o mundo.

| 01/06/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
Complexo e outros males
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Uma das expressões que a esquerda (radical ou não) adora usar é o tal “complexo de vira-latas”. Essa gente não tem a menor ideia do que seja isso, nem de quem cunhou a expressão, mas a macaqueia reiteradamente, invocando-a como mantra para suas asnices nacionaleiras dignas do milênio passado; na sua visão troglodita, significaria uma […]

| 25/05/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Fact Check? Procure o viés.

Investigar o que é verdade e o que é mentira – com base em fatos – é o papel dos “fact checkers”. Determinar o que é legítimo, não.

| 22/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 73 – Estupidez Coletiva

Não interessa determinar o que é verdade e o que é mentira. Interessa determinar o que é legítimo de acordo com os interesses do grupo. O esperto indivíduo se transforma no estúpido coletivo.

| 21/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 72 – Fake News 1

Quem julga o juiz?

| 18/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 613 – Biologia política

E aí? Você é de direita ou de esquerda? Se incomoda com este podcast que traz ideias com as quais você não concorda? Tá querendo parar de ouvir, é? Hummmm….tem que ver isso….

| 16/05/2018 - Luciano Pires
O impacto das mídias sociais nas eleições

Baixe a pesquisa da IdeiaBigdata que mostra o impacto das mídias sociais nas eleições de 2018.

| 15/05/2018 - Luciano Pires
MInha culpa é sua, camarada!
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A tragédia do edifício que pegou fogo e desabou no Largo do Paissandu, em São Paulo, desvendou mais um bem bolado golpe; e golpe, novamente, travestido de “movimento social”: A máfia das invasões de prédios na capital paulista. Importante lembrar que o prédio de 24 andares não desabou, simplesmente. O incêndio provocado pelos invasores do […]

| 11/05/2018 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 70 – O Efeito Genovese

O comportamento de quem vê algo errado e nada faz a respeito foi chamado de Efeito Genovese, ou Efeito Espectador.

| 11/05/2018 - Luciano Pires
O domínio esquerdista na dramaturgia brasileira
Bruno Garschagen - Ciência Política

Hoje, não há qualquer ameaça ao domínio da esquerda nas novelas, filmes, séries, teatro, programas de TV, jornalismo. Por isso a reação agressiva quando alguma obra fura a ditadura cultural.

| 07/05/2018 - Bruno Garschagen em Ciência Política
Cafezinho 69 – Quatro Formas de Gastar Dinheiro

Gastar nosso dinheiro conosco; nosso dinheiro com outros; o dinheiro dos outros conosco e o dinheiro dos outros com os outros. Onde é que você acha que um gestor público, um político se encontra?

| 07/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 68 – Janelas Quebradas

Quando desaparecem a lei, o respeito, a ordem, fica evidente que a propriedade abandonada não é de ninguém, não é? Então pode tudo.

| 04/05/2018 - Luciano Pires