Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre a dengue, que é preocupante, pode causar sintomas graves e, em alguns casos, até levar à morte. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera em áreas com água parada, e cabe a cada um de nós ajudar a combatê-la.
Neste episódio, Bárbara e Babica aproveitam um momento de grande alegria para discutir justamente ela: a alegria. O que é, de onde vem e como nosso cérebro processa os neurotransmissores para nos alegrar. Uma aula imperdível.
Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre o livro A Lei, de Frédéric Bastiat, explicando que a maioria das pessoas, quando se fala em Leis, pensa em multas de trânsito e em impostos. Mas Bastiat explica que leis são mais que isso. Ele diz como devemos ficar atentos para que a lei proteja, e não ameace nossos direitos. Como já nascemos com direitos fundamentais, temos o dever de preservá-los! E a lei nos ajuda a fazer isso.
Neste episódio, Bárbara e Babica usam ideias de Carl Sagan para explicar como funciona o método científico e como é preciso ser cético. Mas o cético inteligente. Será que você tem um dragão na garagem?
Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre a importância de praticar o ceticismo, mostrando algumas idéias do cientista Carl Sagan. Com direito até a Evidências!
Neste episódio, Bárbara e Babica falam de como as informações sobre o Agro precisam ser cuidadosamente recebidas. Há muita mentira publicada, e é preciso compreender como funciona o processo de investigação científica.
Neste episódio, Bárbara a Babica continuam a falar sobre como os homens desenvolveram técnicas para combater as doenças que atacavam as plantações. E os fungos são uma delas. A cada dia os cientistas desenvolvem novos defensivos, mais eficientes e que atacam menos o meio ambiente.
Neste episódio, Bárbara e Babica vão mergulhar um pouco mais fundo nos cuidados que precisamos ter para usar produtos químicos na agricultura, mostrando como os procedimentos evoluíram e como temos de tomar cuidado com as informações veiculadas na imprensa e nos livros sobre o uso dos defensivos agrícolas pelo agronegócio.
Neste episódio, Bárbara e Babica vão começar a se debruçar num tema pra lá de polêmico: o uso de defensivos agrícolas, que muitas pessoas ainda chamam de agrotóxicos. Afinal de contas, são perigosos? Como?
Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre de onde vem a eletricidade que utilizamos em nosso dia a dia. É mais um episódio que trata da influência do agronegócio em nossas vidas, com curiosidades e até a proposta de uma experiência fascinante usando um pente. Um episódio elétrico!
Estamos vivendo um período de eleições, que sempre mobiliza as pessoas, e as crianças olham a mobilização dos adultos e ficam sem entender. Que importância tem tudo isso? Uma fábula de Rubem Alves nos ajuda a entender como funciona o processo de escolha e de manipulação que leva às leis que nos orientam.
Um episódio necessário para estes dias.
O Hino Nacional Brasileiro é um dos mais belos hinos do mundo. Mas você sabe o que é e para que serve um hino?
O programa de hoje é mais do que especial, onde Bárbara e Babica explicam a letra de nosso hino e contam algumas curiosidades.Emocione-se conosco!
A poderosa onça decide desafiar o pequeno sapo para ver quem tem o grito mais forte. E então…
Neste episódio, pedindo ajuda a mais alguns super-heróis, especialmente o Quarteto Fantástico, Bárbara e Babica tratam de mais questões relacionadas à moral e ética, começando por definir o que são e para que servem os princípios morais.
Na história do mundo, muitas pessoas se dedicaram a estudar o que é viver a vida, o que é verdade e mentira, como pensamos, como nos relacionamos. A essas pessoas nós chamamos de filósofos, e conhece-los nos ajuda a compreender melhor a vida e nos prepararmos para ela. É sobre os filósofos, que vamos falar hoje.
O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas eu acho que você já deve ter percebido que tem muita gente brigando, especialmente nas redes sociais, não é? Parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em grupos e fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.
Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade.
Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam juntos em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade… Mas um dia, qusndo o poder subiu à cabeça de alguns ratos, as coisas começaram a mudar.
No episódio anterior, terminamos com uma pergunta: Como criar um sistema político em que seja o povo que exercita o poder? Hoje vamos falar sobre isso.
A história mostra que muitos homens e mulheres puros e honestos, quando conquistam o poder, passam por horríveis transformações. Belos, transformam-se em monstros. Aconteceu assim com os reis, tão bonitos, tão honestos, antes de terem a coroa na cabeça e a espada na mão.
Você não gosta de política é? Que coisa chata! Sua família discute, às vezes fala alto, briga, seus colegas da escola acham que sabem sobre política, mas será que não estão apenas repetindo o que ouvem dos outros?
Olha, a política é necessária, viu? E você precisa entender algumas coisinhas antes de dar opiniões sobre ela!
Uma fábula que nos ensina muito sobre como nos protegermos das fake news.
Um podcast que trata o público infantojuvenil como cidadãos!