s

Cafezinho do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 615 – Esquerda e direita

Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ajustar e melhorar ideias, incluindo as do capitalismo, para beneficiar a sociedade, sem se agarrar a ideologias que já não se aplicam mais. A história mostra que sistemas flexíveis funcionam melhor.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 602 – Cinco por cento

Há uma minoria capaz de resistir, e todos os grandes movimentos sempre começaram com uma minoria que não desistiu. O que podemos fazer? Nos juntarmos a essas minorias e montar nossa resistência. Sim, o inimigo está mais forte, tem gente defendendo terrorista abertamente, tem gente defendendo, elegendo e comemorando o sucesso de bandidos, tem gente namorando a ideia de genocídio de Judeus, tem gente sapateando sobre a Constituição, tem gente usando a Justiça como ferramenta de poder, e assim vai. Sem resistência, os planos dessa gente são implementados com facilidade.

| 15/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 593 – Relativizar é absurdo

Quem relativiza o crime, criminoso é. Quem relativiza o canalha, canalha é. Quem relativiza o terror, terrorista é. Não precisa pegar em armas e praticar o crime.

| 13/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 592 – Fuja dos zumbis

A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.

| 06/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 591 – A máquina de matar

Hoje vai ser um pouco diferente aqui. Em vez de ler um artigo meu, vou ler uma abertura de um livro muito interessante que você encontra à venda na livraria Café Brasil: A máquina de matar – A biografia definitiva de Che Guevara

| 29/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 589 – O 11 de Setembro de 2001

Em 2001 o mundo assistiu boquiaberto a um evento que mudou o eixo da história. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo do atentado às Torres Gêmeas. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar. Aqueles ataques tiveram impactos profundos e duradouros na história da humanidade.

| 15/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 580 – O súdito Ideal

Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.

| 14/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 578 – Esculhambando Hannah

A filósofa alemã Hannah Arendt, investigou os regimes extremos como o nazismo e o stalinismo em sua obra “Origens do Totalitarismo”. Hannah enfatizou a ideia da pluralidade, reconhecendo a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e argumentou que a política é um espaço onde todos têm voz, apesar das diferenças. E agora é usada para legitimar a censura.

| 30/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 572 – Liberdade deletada

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”

| 19/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 566 – A minoria tóxica

A Serasa Experian Agro desenvolveu um estudo inovador para avaliar as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) dos produtores rurais brasileiros. Com informações de mais de 160 mil produtores, a empresa criou uma avaliação do comportamento desses produtores em relação às questões ambientais, sociais e de governança. A amostra significativa foi selecionada a partir de dados de 1 milhão e 600 mil produtores que solicitaram crédito nos últimos três anos. E o resultado é uma surpresa.

| 07/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 554 – Os flautistas de Hamelin

Montaigne trata da cegueira que a obstinação e a convicção exagerada provocam nas pessoas, impedindo que elas exerçam seu senso crítico, transformando-as em massa de manobra e expondo-as a todo tipo de perigos, especialmente nas mãos de quem sabe manipular as cordinhas, se é que você me entende.

| 13/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 553 – Calibre suas expectativas

Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.

| 06/01/2023 - Luciano Pires