s

Cafezinho do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 624 – Desastres não naturais

Ao longo dos anos, o Brasil experimentou uma variedade de desastres naturais, incluindo secas, temperaturas extremas, inundações e tempestades. Mais de 63 mil desastres foram registrados entre 1991 e 2020, de acordo com um levantamento divulgado em 2022 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Mas…

| 17/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 623 – Duas lamas, duas tragédias

O Brasil está vivenciando duas lamas que revelam muito sobre nossos líderes e sobre nós mesmos. A lama das enchentes e a lama moral. Elas mostram que, mesmo sob pressão extrema, há uma força coletiva em nosso povo que busca superar e reconstruir. Mas também deixam claro que mudanças são necessárias.

| 10/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 615 – Esquerda e direita

Ser verdadeiramente racional significa estar aberto a ajustar e melhorar ideias, incluindo as do capitalismo, para beneficiar a sociedade, sem se agarrar a ideologias que já não se aplicam mais. A história mostra que sistemas flexíveis funcionam melhor.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 602 – Cinco por cento

Há uma minoria capaz de resistir, e todos os grandes movimentos sempre começaram com uma minoria que não desistiu. O que podemos fazer? Nos juntarmos a essas minorias e montar nossa resistência. Sim, o inimigo está mais forte, tem gente defendendo terrorista abertamente, tem gente defendendo, elegendo e comemorando o sucesso de bandidos, tem gente namorando a ideia de genocídio de Judeus, tem gente sapateando sobre a Constituição, tem gente usando a Justiça como ferramenta de poder, e assim vai. Sem resistência, os planos dessa gente são implementados com facilidade.

| 15/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 593 – Relativizar é absurdo

Quem relativiza o crime, criminoso é. Quem relativiza o canalha, canalha é. Quem relativiza o terror, terrorista é. Não precisa pegar em armas e praticar o crime.

| 13/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 592 – Fuja dos zumbis

A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.

| 06/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 591 – A máquina de matar

Hoje vai ser um pouco diferente aqui. Em vez de ler um artigo meu, vou ler uma abertura de um livro muito interessante que você encontra à venda na livraria Café Brasil: A máquina de matar – A biografia definitiva de Che Guevara

| 29/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 589 – O 11 de Setembro de 2001

Em 2001 o mundo assistiu boquiaberto a um evento que mudou o eixo da história. Todo mundo se lembra exatamente de onde estava no momento em que ficou sabendo do atentado às Torres Gêmeas. E até hoje eu não consigo ver aquelas imagens sem me arrepiar. Aqueles ataques tiveram impactos profundos e duradouros na história da humanidade.

| 15/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 580 – O súdito Ideal

Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.

| 14/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 578 – Esculhambando Hannah

A filósofa alemã Hannah Arendt, investigou os regimes extremos como o nazismo e o stalinismo em sua obra “Origens do Totalitarismo”. Hannah enfatizou a ideia da pluralidade, reconhecendo a diversidade e a individualidade de cada pessoa, e argumentou que a política é um espaço onde todos têm voz, apesar das diferenças. E agora é usada para legitimar a censura.

| 30/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 572 – Liberdade deletada

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”

| 19/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 554 – Os flautistas de Hamelin

Montaigne trata da cegueira que a obstinação e a convicção exagerada provocam nas pessoas, impedindo que elas exerçam seu senso crítico, transformando-as em massa de manobra e expondo-as a todo tipo de perigos, especialmente nas mãos de quem sabe manipular as cordinhas, se é que você me entende.

| 13/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 553 – Calibre suas expectativas

Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.

| 06/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair…

Quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais. São a “Abordagem 4D”: descartar, distorcer, distrair e desanimar.

| 16/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 544 – 90 milhões em ação

Oxalá algum dia possamos superar essa greta, pois dois meios Brasis não somam um Brasil inteiro.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 543 – Como a mídia faz sua cabeça

Nas sociedades democráticas, os meios de comunicação de massa são a força motriz da opinião pública. Fontes de mídia como Internet, jornais, noticiários, etc., desempenham papéis significativos na formação de nossa compreensão e percepção sobre os eventos ocorridos em nossas vidas diárias. E os profissionais da mídia sabem disso, usando algumas ferramentas que fazem a nossa cabeça. Neste vídeo, quero falar de três delas.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 540 – Adolescentes de 40 anos

Talvez a principal característica da pessoa madura esteja relacionada com o desenvolvimento de uma boa tolerância às inevitáveis frustrações e contrariedades a que todos nós estamos sujeitos.

| 11/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 539 – A bela tragédia

Belo é o trágico que contemplamos sem que ele possa nos destruir.

| 07/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 537 – Voce está errado

Um Cafezinho especial, relacionado às eleições presidenciais de 2022, onde abro o coração, até o limite que as redes sociais suportam, para manifestar as razões de minha escolha e o foco nas consequências no futuro do país.

| 29/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 535 – Milhões de mortos

Quem leu meus livros Brasileiros Pocotó, Nóis Qui Invertemo As Coisa e Me Engana Que Eu Gosto ou ouve meus podcasts há algum tempo, sabe que bato sempre nessa tecla: quais as consequências de uma sociedade dividida, onde o conflito substituiu o confronto de ideias?

| 22/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 534 – No caminho tem um inf*rno

Entre um bom e um mau economista existe então uma diferença: um se detém no efeito que se vê, o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que só se devem prever.

| 17/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 533 – gente demais falando merda

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar. Na história que for melhor contada, com mais gente contando, com mais presença na mídia.

| 14/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 532 – Eu saí do armário político

Olha, sei muito bem quanto custou minha saída do armário político, quando em 2014 decidi abraçar o tema “política” em meus conteúdos. Foi um horror, que continua até hoje.

| 10/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 531 – O armário político

Você esconde suas preferências políticas, evita falar em público sobre quem segue, em quem votou? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.

| 07/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 530 – Eu tenho medo

Todos temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público.

| 03/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 529 – Se Bolsonaro vencer…

Bolsonaro não precisará ser incompetente, grosso, desonesto, burro ou simplesmente ignorante para que seu governo seja diariamente contestado e que um escândalo o aguarde a cada esquina. E ele fará questão de botar lenha na fogueira, com a mesma língua solta e a capacidade infinita de irritar os adversários. Essa é sua natureza.

| 30/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 527 – Quero que você erre!

Ah, se o Brasil fosse um grande jogo de frescobol com todo mundo querendo que o outro acertasse…

| 23/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 526 – Os loucos nos extremos.

O mundo está polarizado, parece dividido em dois, não é? É, parece. Mas não é assim. Existem alguns extremos gritando feito loucos e, no meio, milhões de pessoas tentando descobrir qual é a melhor escolha. Mas a gritaria nos extremos é tamanha que achamos que elas são maioria. Não são. São minorias, mas têm acesso à mídia, à cultura, aos canais de comunicação que batem em você o dia inteiro, influenciando suas decisões.

| 19/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 523 – Pavlov e seus cães

Ivan Pavlov era um médico russo que fez um experimento interessante cerca de um século atrás. Reuniu alguns cães e começou a condicioná-los. Cada vez que chegava com comida, Pavlov tocava uma sineta, até um ponto em que, mesmo sem comida, bastava acionar a sineta para que os cães começassem a salivar. Ficavam com a boca cheia d’água só de ouvir o sino. Pavlov desenvolveu a ideia dos reflexos condicionados.

| 12/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 521 – Bate-boca de domingo

Entramos na reta final das eleições, a temperatura vai aumentado e, com certeza, nossos filhos olham com curiosidade os debates acalorados dos adultos.
O que será essa coisa chamada política que mobiliza as pessoas? Que provoca discussões nos almoços de domingo, que gera bate-bocas em alta temperatura? De onde vem a política? Para que serve?

| 02/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 520 – Dois Meio Brasis

Dois meio Brasis não somam um Brasil inteiro. Por anos, uma certa elite se esmerou em semear o ódio e o conflito entre os brasileiros. E obteve sucesso. A greta existe, mas o Brasil está longe de ser um país dividido. Divididos estão pequenos grupos organizados e barulhentos, em luta pelo poder. E que influenciam a maioria silenciosa a imaginar que o país está dividido.

| 29/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 519 – A república do ódio

A arte deve ser desconsiderada por conta da política?

| 26/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 516 – Pra quem decidiu não escolher

Tem uma frase de Willian James, que diz: “Quando você tem que fazer uma escolha e não a faz, isso por si só já é uma escolha”.

| 15/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 515 – Você nunca foi tão hipócrita

O convívio civilizado entre interesses conflitantes é nosso maior desafio. Lidamos com isso o tempo todo e de uma forma que nunca foi tão hipócrita. Os discursos vão para um lado, e as atitudes vão para outro. E não é só em política, não, mas em todos os segmentos de nossas vidas.

| 12/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 512 – O calo do dono

Por muito tempo nos queixamos que não tínhamos liberdade de escolha, que éramos colonizados pelos conteúdos que meia dúzia de empresas distribuíam, que faziam com que a sociedade não tivesse liberdade de escolha e, portanto, seguisse uma cartilha hegemônica.

| 01/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 507 – O monstro é …ista

Chegamos a um estado das coisas em que o sujeito é mais ou menos monstro dependendo de em quem ele votou.

| 15/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 498 – Cuidado comigo. Sou de direita.

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade, a que se diz a mais tolerante, mas não perde uma oportunidade de cassar a voz de quem pensa diferente.

| 13/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 491 – Os malabaristas eleitorais

Observando a corrida eleitoral, com os malabarismos que os marqueteiros exigem de cada candidato, tentando transformar ogros em cavalheiros, ladrões em salvadores da pátria e estúpidos em luminares, uma reflexão sobre contextos é necessária.

| 20/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 487 – A ditadura de precisão

Foi-se o tempo da truculência, do tiro, porrada e bomba. Foi-se o tempo do bandido vestido de preto, com o mocinho vestido de branco. Agora o mal está dissimulado, você vive ao lado dele, acorda com ele, dorme com ele, tem aulas com ele, responde pra ele, sem perceber que é ele.

| 06/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 486 – Ostracismo Social neles!

“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato, chamando-os pelos nomes que eles têm.

| 02/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 485 – Quem vai vender o Brasil?

Técnicos respeitados, quando não servem a objetivosd de uma certa elite, são tratados com falsa reverência, homenageados, aparentemente respeitados e isolados.

| 29/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 484 – Daniel Silveira condenado

Um advogado inteligente faz o que quiser com as leis, que foram feitas por humanos e podem portanto, ser manipuladas para dizer o que o humano quiser.

| 25/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 482 – A Terceira Via

A Terceira Via surgiu como uma tentativa de imbuir o capitalismo com uma consciência social. Sem ser esquerda ou direita, ela favoreceria uma economia de mercado, e não a sociedade de mercado.

| 18/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 471 – Café Com Leite

Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.

| 11/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 465 – Frankenstein

Ideias são como um vírus: vêm de um lugar qualquer, silenciosamente, vão infectando sem que gente perceba e podem se transformar numa doença, epidemia e pandemia.

| 18/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 443 –  O crime nosso de cada dia

A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.

| 03/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 427 – Política e histeria

A histeria política é sintoma da perda total do controle político, provocada pela exploração do medo.

| 08/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 422 – A política do ódio

Não siga a maioria só porque é maioria. Não siga a moda só porque é moda.

| 20/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 413 – Esses eu não negocio!

O que faz com que a pessoa tenha consciência do certo e errado e capacidade de analisar e agir sobre o tema é seu caráter.

| 20/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 412 – O viés de confirmação

No Cafezinho anterior eu defini “histeria ideológica”. Vou permanecer no tema trazendo agora a principal característica do histérico ideológico: o “viés de confirmação”.

| 16/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 411 – Histeria ideológica

Histeria ideológica é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.

| 13/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 403 – A teoria do banheiro mijado.

Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.

| 16/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 397 – O último da fila.

O sistema trata os inovadores como um corpo estranho e faz tudo para expulsá-los.

| 25/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 396 – Relativismo absoluto

A busca pela verdade e as ideias corretas por meio do debate honesto e respeitoso e da argumentação rigorosa, que é uma tarefa nobre, nunca foi tão difícil.

| 21/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 395 – Ervas daninhas

Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?

| 18/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 386 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 385 – O Vagabundo

Aquele vagabundo do cinema mudo, gentil, simples, ingênuo e cavalheiro, cheio de graça, não existe mais, é só memória.

| 14/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 381 – País-pererê

Esse é um trecho de um poema de Affonso Romano de Sant´Anna publicado em 1998. Ouviu? Mil-novecentos-e-noventa-e-oito.

| 30/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 377 – Uma onda de crimes

“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.

| 16/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 374 – Amizades perdidas

Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.

| 05/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 372 – (des)Equilíbrio

Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.

| 29/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 367 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 12/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 366 – Dissonância e hipocrisia

Dissonância cognitiva é o gatilho. O nome dessas atitudes é hipocrisia.

| 08/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 365 – (IN)segurança Nacional

Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.

| 05/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 362 – Na bala!

Se a constituição brasileira não proíbe que o deputado ofenda quem ele quiser, eles resolvem na bala.

| 22/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 360 – Sobre políticos e educadores

Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.

| 15/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 356 – O problema são os outros

Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 352 – O drama da esquina

Não espere os grandes dramas nacionais para agir.

| 18/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 351 – Um autoritário pra chamar de seu

As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.

| 15/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 349 – Pânico moral

Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.

| 08/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 347 – Remédio ou veneno?

Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 341 – O hiato da aspiração

Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.

| 11/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 328 – Lídercast Temporada 16

Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.

| 26/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 323 – Liberdade não tem preço

Quanto vale a sua liberdade?

| 09/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 319 – A cizânia

Fique de olho nos Tullius Detritus que infestam sua vida.

| 25/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 317 – Declaração de Princípios

Quando decidi que lançaria meu primeiro curso on-line, parti de uma declaração de princípios que sigo há vinte anos

| 18/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 316 – Não somos estúpidos

Não, não é para mergulhar no otimismo cego, que é tão burro e talvez até mais prejudicial que o pessimismo cego.

| 14/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais

Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.

| 07/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 313 – Pare de falar de política.

Decidir se afastar das discussões políticas é uma decisão política

| 04/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 310 – O Chaveiro

Sobre nossos esforços equivocados para diminuir a desonestidade.

| 24/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 304 – (in)Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 301 – O Coronismo

O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.

| 24/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 299 – O genocídio

Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.

| 17/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 298 – Jogando luz sobre a incerteza

Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.

| 13/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 290 – Relativismos morais

Se você está rindo de quem está se dando mal, é porque não entendeu nada.

| 15/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 289 – Sem futuro

Preste mais atenção às ameaças é nossa herança evolucionária.

| 12/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 288 – O Pacto dos Canalhas

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 284 – A polarização de araque

Assistir a rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 25/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 283 – COVID 20

Precisamos reconhecer quem fez um bom trabalho e punir, mesmo que apenas com o ostracismo político e social, os criminosos e incompetentes.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 22/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 278 – O Desengajamento Moral

Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 04/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 277 – Abrace uma causa

O objetivo deste Cafezinho é tratar das escolhas que cada um deve fazer para ajudar quem precisa. De forma racional, do jeito que você pode, com as armas que você tem, como uma missão, como uma atitude que faz parte daquela arte que anda tão abalada: a vida em sociedade. Em harmonia.

| 01/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 271 – Chicken Little

Tem um monte de raposas morrendo de fome lá fora.

| 10/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 268 – Skin In The Game

Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.

| 30/03/2020 - Luciano Pires
CAFEZINHO 266 – O QUE NÃO SE VÊ

Neste momento em que para deter uma epidemia os planejadores congelam completamente as cadeias logísticas de suprimentos, de medicamentos e até de alimentos, ler Bastiat faz explodir os miolos.

| 23/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 255 – Melhores Inimigos

Queremos é o barraco

| 14/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 252 – Brasiliência

Brasiliência é uma forma de ver a vida, que faz com que as pessoas, mesmo sofrendo, se sintam felizes.

| 01/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 250 – O lobo e o cordeiro

Monteiro Lobato tem um livro precioso chamado Fábulas, que eu li quando tinha meus doze anos e nunca mais esqueci. Uma das fábulas é a do Lobo e o Cordeiro.

| 27/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 249 – Na vanguarda do atraso

Para que, daqui a 40 anos, os jovens que hoje têm ido às ruas pedindo decência, honestidade e justiça, não sintam a mesma sensação de vazio que eu senti.

| 24/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 244 – A bomba

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar.

| 06/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 242 – 1700 anos

Que seu 2020 seja justo.

| 30/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 237 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento.

| 13/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 230 – Onde começam as grandes causas

Você tem a força. Mas antes de colocá-la nas grandes causas da humanidade, dê uma olhada no seu quintal.

| 18/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 229 – Manicômio Legal

O manicômio legal no qual estamos presos.

| 15/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 228 – O medo permanente

Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.

| 11/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 226 – O MCSC

Um movimento que independe de partidos, de políticos, de líderes visionários, de gurus salvadores da humanidade.

| 04/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 223 – Sobre pesos e contrapesos

A Justiça verdadeira limita o poder absoluto dos governantes.

| 25/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 222 – Sobre princípios e pragmatismo

Parece que está cada dia mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade.

| 21/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 219 – Brasil recusado na OCDE

Para essa gente, o Brasil não pode dar certo.

| 10/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 218 – Ignorância Pluralística

Colocando em você o medo de ser apontado como o único ou única que não concorda com a maioria.

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 217 – Os sinais

Os sinais de que o Brasil é diferente do que aparece na mídia estavam por aí. Mas pouca gente viu.

| 04/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 214 – Entropia 2

Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é possível, de aproveitar as partes boas e corrigir o que está errado.

| 23/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 213 – Entropia

Encontrar e consertar uma goteira ou uma trinca é fácil. O bicho pega quando o problema é social. Moral. Ético.

| 20/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo

Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.

| 13/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 207 – As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.

| 30/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 199 – A marcha da insensatez

A política no Brasil definitivamente virou uma mixórdia.

| 02/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 198 – Infraestrutura

Fechei com minha palestra O Meu Everest as comemorações dos 159 anos do Ministério da Infraestrutura em Brasília. Na plateia, cerca de 120 a 150 pessoas da equipe do Ministério, dos mais humildes aos mais graduados.

| 29/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 196 – O sequestro do belo

Reduzir tudo isso à uma questão de simpatia por partidos políticos ou ideologias é ser um verdadeiro trouxa.

| 22/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 191 – Cuidado

Tanto o ingênuo quanto o estúpido são ingênuos e estúpidos demais para saber que estão sendo ingênuos e estúpidos.

| 05/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 183 – Ostracismo social

Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!

| 07/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 182 – No ninho

Se alimentamos o processo com matéria fecal, como é que vamos reclamar do resultado depois?

| 03/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 181 – De olhos bem abertos

A imprensa, na média, é presidencialista. Ignora que o Brasil, depois da Constituição de 88, se tornou um arremedo de Parlamentarismo.

| 31/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 180 – O prazer de derrotar

Passamos a valorizar as táticas agressivas pelo prazer de discutir, de confrontar, especialmente se existir uma plateia.

| 27/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 178 – O Exorcista

O Brasil está sofrendo um imenso exorcismo, e o demônio que nos possui há décadas não quer cair fora.

| 20/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 177 – Os monstros da negatividade 3

A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer.

| 17/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 174 – Presunção de honestidade

Confiança e reciprocidade. É disso que a presunção de honestidade trata.

| 06/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 173 – O disjuntor

Disjuntor é o dispositivo eletromecânico que desliga a corrente elétrica quando acontece um curto circuito. No seu cérebro acontece o mesmo.

| 03/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 171 – O que tem pra agora

É natural que, em meio a tantas derrotas, essa pequenina, acanhada e insignificante vitória seja comemorada e vire manchete nos jornais que veem a libertação do ex-presidente com simpatia.

| 26/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 170 – Os monstros da negatividade II

Os monstros da negatividade são incapazes de ver qualquer sinal positivo e culpam os outros, o sistema, as elites, os elementos externos pela desgraça que vai chegar.

| 22/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 169 – O silêncio das pedras

Há silêncios e silêncios. Há o silêncio das pedras. Há o silêncio dos homens.

| 19/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 168 – O que nos define

O que nos define são os adversários que vencemos.

| 15/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 166 – O nobre

Este Brasil de 2019 é muito diferente daquele de 2015.

| 08/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 165 – Moralfabetismo

Vivemos tempos de autonomia moral, onde cada indivíduo é incentivado a utilizar sua própria visão de mundo, e tudo fica cada vez mais relativo.

| 05/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 164 – Olhar para 64

Olhar para 64 me faz ver um país livre de ideologias ultrapassadas e maduro para discutir e participar da política. Mas qual 64?

| 01/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 162 – Recado aos presidentes

Em negociações complexas, emoções que levam a declarações, tuítes e posts provocando, ameaçando e ridicularizando a outra parte, precisam ser deixadas de lado.

| 25/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 161 – A prisão do ex-presidente

Embora pareça que tudo está dentro da esfera criminal, na verdade é a esfera política que comanda.

| 22/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 160 – Os cinco estágios

Ajudando a compreender o cenário político brasileiro.

| 18/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 159 – O bobo da corte

O palhaço, o bobo, o gozador, é o único a perceber a gravidade do que estava acontecendo.

| 15/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 157 – Papo de bêbado 2

Se eu fosse o Bolsonaro, nestes primeiros 100 dias estaria trancado entre quatro paredes.

| 08/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 156 – O que é que aconteceu com o carnaval?

O que é que aconteceu com o carnaval? Meus amigos da Panela Produtora lançaram no disco É Carnaval uma música que explica.

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 154 – Pegando no pé

A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.

| 25/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 152 – 45 Dias

Tem muita coisa importante acontecendo enquanto você perde tempo com os prestidigitadores que desviam sua atenção pra bater sua carteira.

| 18/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 150 – O PAI

No Brasil, imediato é longo prazo.

| 11/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 149 – Nação, não governo

O Ministro da Educação anuncia que vai impulsionar o Projeto Rondon e retomar educação moral e cívica nas escolas.

| 08/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 148 – Os Hostis

Neste final de semana o Brasil parou para assistir a eleição para Presidente do Senado. E quem era bom e quem era mau? Os índios ou os soldados?

| 04/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 147 – O Rabo e a Perna

Três tipos de realidade que ajudam a entender a confusão na qual estamos metidos.

| 01/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 146 – A Esfera Moral

Fique esperto para perceber qual esfera estão usando para apresentar a você os acontecimentos.

| 28/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 145 – Crime e Política

As esferas criminal e política são intencionalmente misturadas para criar pressão de opinião pública a favor de algum projeto político.

| 25/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 143 – 13 dias

É pra descer a lenha mesmo, cobrar o que está errado, exigir que as promessas sejam cumpridas e a transparência prometida seja aplicada. Mas, vem cá… 13 dias?

| 18/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 142 – Renan Não

Eu não sei o que você está fazendo aí, cara, mas eu estou espalhando pra todo lado. Entre em contato com seus senadores e manifeste sua opinião. #RenanNao

| 14/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 141 – Os cães de Pavlov

Como cães de Pavlov, estamos condicionados a babar.

| 11/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 140 – A Espiral do Silêncio

Não enxergar o que Temer fez de bom foi uma escolha à qual você foi induzido.

| 07/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 138 – A ponte

Feliz ano novo. Feliz ponte nova.

| 31/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 136 – O novo Brasil que vem aí

Eu ouço as vozes, eu vejo as cores, eu sinto os passos de outro Brasil que vem aí

| 24/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 135 – O mundo mental do homem médio

Como tem gente assanhada para cassar nossa liberdade de manifestar a discordância…

| 21/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 133 – Rifa de CDs

Uma forma de fazer uma corrente do bem, capaz de garantir socorro, educação ou um teto para quem precisa, na África e no Brasil.

| 14/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 131 – Compartilhe!

Seja a mídia que você quer ver no mundo

| 07/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 129 – Minority Report Tropical

O Brasil se transformou na República do Futuro do Subjuntivo.

| 30/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 126 – Mais Médicos

– Mas eles estavam atendendo os brasileiros necessitados!

| 19/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 125 – O chute

Se o governador mentiu ou se enganou, peço desculpas por ter acreditado nele e disseminado uma informação não verdadeira

| 16/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 124 – À luz do sol

É assim, com a luz do sol, que a gente faz a limpeza.

| 13/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 123 – A zona da indiferença

Ter consciência sobre o que é certo e errado todo mundo tem, exceto os psicopatas e as crianças muito pequenas. Mas capacidade de análise e ação a respeito, nem todos têm.

| 12/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 122 – Vira a chave

Mudar de assunto no calor dos acontecimentos é irresponsabilidade moral.

| 09/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 121 – Papo de bêbado

Voltar democraticamente aos trilhos. Se essa não é sua conversa, nem vem. Vou tratar como papo de bêbado.

| 05/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 118 – Os padrões

Não parece existir um padrão no qual os caras apenas preenchem alguns espaços vazios?

| 26/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 116 – Os demônios brochadores

O que vem por aí? Uma mudança ou nova brochada?

| 19/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 115 – Um voto não vale uma amizade

Não gaste sua energia e seu tempo precioso de vida discutindo narrativas que alguém está criando para manipular você.

| 15/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 114 – E se?

Mudanças só acontecem quando a crise que sofremos for maior que a dor de uma nova solução.

| 12/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 112 – Como decidi meu voto

Meu voto é estratégico, para aquilo que o momento exige.

| 04/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 110 – Perdedores Honrados

Vencer é democrático, exterminar, não é.

| 28/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 108 – O Ismo Quântico

O Ismo Quântico é o fenômeno que acontece quando o sufixo ismo faz com que uma palavra signifique ao mesmo tempo duas coisas distintas.

| 21/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 107 – O voto proporcional

Seu voto, antes de ir para um candidato, vai para um partido.

| 17/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 104 – A greta

Dois meio Brasis jamais somarão um Brasil inteiro.

| 07/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 102 – Pra quem vai anular o voto

Você que pretende não votar, anular, ou votar em branco, tem todo direito de fazê-lo. Mas…

| 31/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 99 – Competência Moral

Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral…

| 20/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 98 – Os poetas da corrupção

Os advogados e jornalistas que insistem que não existe a materialidade das provas, não são necessariamente desonestos, parte da quadrilha ou mal-intencionados.

| 17/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 96 – A cozinha e a lixeira

O Brasil é uma grande cozinha. Nela existe uma lixeira. Mas o Brasil não é só a lixeira.

| 10/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 95 – Banco traseiro

A fila anda! A gente muda! O tempo passa! O mundo é outro! Vira o disco, meu!

| 06/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 94 – Jornalismo e civilidade

O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.

| 03/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 93 – Os nanicos

Se quem tem ideias novas é boicotado pela grande imprensa, cabe a cada um de nós trabalhar para que sejam ouvidos

| 30/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 92 – Tirania Digital

Qual é o meio para se combater a tirania digital?

| 27/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 91 – Os outros

A sensação de culpa existe como um mecanismo que nos ajuda a reconhecer quando fazemos algo que prejudica nosso papel social dentro de um grupo, ameaçando nossos laços sociais.

| 23/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 89 – Manifesto

Quero um mundo melhor, igualzinho a você. Talvez divirjamos sobre a forma de chegar lá, e isso deve ser discutido.

| 16/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 86 – Ser e parecer

É simples! É só fingir ser perfeito…

| 06/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 84 – A sociedade da informação

Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

| 29/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 81 – A Confederação

A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.

| 18/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 77 – Sobre caráter

Todo mundo tem a capacidade de saber o que é certo e o que é errado, mas nem todos têm a capacidade de agir a respeito.

| 04/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 73 – Estupidez Coletiva

Não interessa determinar o que é verdade e o que é mentira. Interessa determinar o que é legítimo de acordo com os interesses do grupo. O esperto indivíduo se transforma no estúpido coletivo.

| 21/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 72 – Fake News 1

Quem julga o juiz?

| 18/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 70 – O Efeito Genovese

O comportamento de quem vê algo errado e nada faz a respeito foi chamado de Efeito Genovese, ou Efeito Espectador.

| 11/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 69 – Quatro Formas de Gastar Dinheiro

Gastar nosso dinheiro conosco; nosso dinheiro com outros; o dinheiro dos outros conosco e o dinheiro dos outros com os outros. Onde é que você acha que um gestor público, um político se encontra?

| 07/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 68 – Janelas Quebradas

Quando desaparecem a lei, o respeito, a ordem, fica evidente que a propriedade abandonada não é de ninguém, não é? Então pode tudo.

| 04/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 67 – Os sofistas

As eleições estão chegando, meu caro, fique esperto com quem parece ser. A única coisa que ele quer é ganhar seu voto.

| 30/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 64 – Outra piada

O caso do triplex no Guarujá começou em setembro de 2016. Foram mais de 9 meses de investigações, recolhimento de provas, perícias e depoimentos, inclusive de 99 testemunhas, 73 delas de defesa. O resultado foi uma sentença com 218 páginas, fundamentada em 1000 itens. E sentença de 9 anos e meio de prisão. VocêSabeQuem recorreu […]

| 20/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 63 – Sai fora

As pessoas com as quais você anda, as fontes das quais bebe, estão te prendendo no amargo Brasil dos Pocotós?

| 16/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 61 – A arte suave

Sergio Moro e seus pupilos jogam a arte suave.

| 09/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 60 – Didatismo

Você que já sacou qual é golpe do malandro, compartilhe com quem ainda não sabe.

| 06/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 59 – O que é de todos

Um país nunca será melhor do que os cidadãos que o compõe.

| 02/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 58 – Os diferentes

Se você é um desses radicais que discursam a favor desse separatismo social, instigando o instinto da morte e cego pela histeria política, não faz ideia dos demônios que está invocando…

| 30/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 56 – Uma dica

Olha, você vai ter de procurar por contra própria se educar nesses temas. Felizmente existe onde.

| 23/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 55 – Histeria Política

Gritaria ideológica em rede social, sustentada em achismo sobre as motivações do crime, não passa de histeria política. Que não leva a nada além de mais histeria.

| 19/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 50 – A escala AECIO

A Escala AECIO é uma das pragas que têm destruído as áreas de comentários de jornais, revistas e da internet. É ela que tem acabado com a capacidade das pessoas de dialogar ou mesmo de debater de forma sadia qualquer tema por qualquer meio.

| 02/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 49 – O Brasil dos sonhos

Durante dois dias eu vi um Brasil dos sonhos. E, acredite, como aquele lá de Barreiras, existem outras centenas por aí. Mas não aparecem na mídia.

| 26/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 48 – As reformas

Reformas estruturais implicam em mudanças na forma como os governos funcionam.

| 23/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 44 – A Escala de Allport

A Escala de Allport tem cinco níveis, que vão se sucedendo, tudo começando com rótulos e piadinhas inocentes que ouvimos aqui e ali. Por isso é tão importante combater as manifestações de intolerância.

| 09/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 42 – Imunização Cognitiva

O imunizado cognitivo está vacinado contra fatos objetivos. Para ela ou ele, argumentos lógicos não têm relevância.

| 02/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 41 – Dissonância Cognitiva

Conforme a teoria da Dissonância Cognitiva, escolhemos o caminho que requer menos energia e especialmente, menos estresse emocional.

| 28/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 40 – Sociopatas

Uma expicação que ajuda você a entender certas personagens que não saem dos jornais, rádios e televisões nestes dias intensos.

| 26/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 38 – A agarra

Basta implantar uma dúvida, uma agarra… e pronto! A verdade deixa de existir, agora o que temos é uma versão dela.

| 19/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 31 – Feliz Natal

Só tem um jeito desta bagaça dar certo.

| 25/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 30 – A zona da indiferença

O que liga a consciência do certo e errado com a capacidade de agir a respeito é uma coisa chamada caráter.

| 22/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 29 – O menos ruim

Comece a reparar nos discursos que você faz e ouve diariamente. São sobre podres ou virtudes?

| 18/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 28 – No grito

Não dá pra construir um país no grito.

| 15/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 26 – Brasil Futebol Clube

Não dá para ganhar um jogo sem acreditar no time.

| 06/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 22 – O efeito pedagógico

Vai faltar cadeia…

| 23/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 18 – Indicativa x Impositiva

Indicativa x impositiva. Uma palavrinha muda tudo…

| 09/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 16 -Voto Nulo

Seu voto nulo não anula eleição, no máximo serve para dizer: “não concordo com isso que está aí”.

| 03/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 14 – A sala, o piano e a partitura

Mesmo uma obra de arte, só tem utilidade de houver uma pessoa para apreciá-la. Sem gente, só restam os objetos inertes. Mortos.

| 20/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 13 – A sociedade da confiança

Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

| 16/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 12 – Os tortos e os direitos

Eu sou direito. Quero tratamento diferente dos tortos.

| 13/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 10 – Legítima defesa

Quatro anos e 240 mil assassinatos depois, a única coisa que foi reprimida foi a opinião da jornalista.

| 06/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 8 – Deslulifique-se

Parar de falar neles é o primeiro passo para que sejam lançados, você sabe onde: na lata de lixo da história.

| 29/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 7 – Polícia Federal – O filme

Ou eu dei azar ou quem PRECISA assistir o filme, para entender e não deixar que tudo se repita no futuro, não o está fazendo.

| 25/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 5 – Pimenta Azteca

O nome disso é livre mercado, goste você de Pimenta Azteca ou não.

| 18/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 4 – A intolerância

Uma organização conhecida por investir em cultura decide promover um evento que trará obras polêmicas de diversos artistas para conhecimento do público. E o bicho pega.

| 15/09/2017 - Luciano Pires